Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Julho de 2008


Recommended Posts

Por aqui tive a menor amplitude térmica do ano, e a segunda menor (junto com outros dias) desde o início de minhas medições em ago/95: 1,0°!! :shock: O recorde ainda é de maio de 1999 quando tive variação de 0,9° num dia.

 

Mínima de 13,8° e máxima de 14,8°.

 

Agora tenho 13,9° com 1018,2 mb. O tempo ameaça abrir e praticamente não há vento.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

hj tivemos um forte nevoeiro pela manha e a tarde chuva, nao forte , mas constante de fraca durante a tarde toda, depois no finalzinho da tarde o tempo abriu e um forte nevoeiro cobriu novamente Joinville, agora o ceu esta limpo nevoeiro se dissipou, devido ao vento e a temperatura caiu , maxima de hj 19,8 agora tenho 12,4 e umidade de 98%

Link to comment
Share on other sites

O que ferrou esta MP jogando ela para o oceano foi a formação de uma baixa a 40/45 graus de latitude em frente ao litoral chileno no Pacífico, e não o ASAS. E, ao que tudo inidica, uma nova baixa vai se formar no mesmo local junto com a MP do dia 8/9, jogando ela de forma ainda mais incisiva para o oceano. Pelo GFS, a partir daí, o ASAS vai realmente se engraçar e o horizonte de previsão termina. Isso significa que o marasmo pode avançar para a segunda quinzena e aí as médias do mês vão disparar... Mas a confiabilidade deos modelos no médio prazo, vale ressaltar, está péssima. Como disse o Ronaldo, se fossemos por eles, em maio eles chegaram a dar um junho quente.

De qualquer forma, tá faltando potência às MPs. Tanto esta agora quanto a seguinte tem 1024/1026 mbar, o que não colabora muito para um avanço mais forte ao norte. Qualquer baixa no pacífico e qualquer ASAS, na ausência de um ciclone no Prata/RS vai segurá-la e jogá-la para o oceano. Vamos torcer para que se forme uma baixa do nosso lado. Quando não tem frio para subir elas tem se formado fácil. Mas na hora que precisamos, ela não vem. Ou então rezemos por um verdadeiro cavalo de 1038 mbar!

 

E a neve hein? Será que o jejum continuará por mais um ano? Vamos ver...

Link to comment
Share on other sites

O que ferrou esta MP jogando ela para o oceano foi a formação de uma baixa a 40/45 graus de latitude em frente ao litoral chileno no Pacífico, e não o ASAS. E, ao que tudo inidica, uma nova baixa vai se formar no mesmo local junto com a MP do dia 8/9, jogando ela de forma ainda mais incisiva para o oceano. Pelo GFS, a partir daí, o ASAS vai realmente se engraçar e o horizonte de previsão termina. Isso significa que o marasmo pode avançar para a segunda quinzena e aí as médias do mês vão disparar... Mas a confiabilidade deos modelos no médio prazo, vale ressaltar, está péssima. Como disse o Ronaldo, se fossemos por eles, em maio eles chegaram a dar um junho quente.

De qualquer forma, tá faltando potência às MPs. Tanto esta agora quanto a seguinte tem 1024/1026 mbar, o que não colabora muito para um avanço mais forte ao norte. Qualquer baixa no pacífico e qualquer ASAS, na ausência de um ciclone no Prata/RS vai segurá-la e jogá-la para o oceano. Vamos torcer para que se forme uma baixa do nosso lado. Quando não tem frio para subir elas tem se formado fácil. Mas na hora que precisamos, ela não vem. Ou então rezemos por um verdadeiro cavalo de 1038 mbar!

 

E a neve hein? Será que o jejum continuará por mais um ano? Vamos ver...

 

Zé, o padrão se alterou de forma significativa. Apesar de hj fazer 42 dias que não chego à 22C, o que é uma excelente notícia, o horizonte está bastante nebuloso. Ao mesmo tempo que os modelos não apontam nada, eu nunca presenciei um julho estável, sem nada. Até os julhos mais quentes sempre tiveram um frio muito forte. Não será neste ano, de tantas anomalias negativas, que presenciarei meu primeiro julho sem frio.

 

Agora 15,4ºC em Porto Alegre. Não devo passar dos 16C.

Link to comment
Share on other sites

Aqui é tão quente, mas tão quente, que já tivemos 3,7ºc negativos em junho...

Com essa "alta" temperatura não é de se assustar que faz calor insuportável! 8)

 

Vai ver que é parente do Cacella... :lol:

 

Hehe eu fico lendo os comentários de vcs ai,..tudo eh relativo,...hehehe

Frio mesmo eu so passei este ano nas vezes que fui na Argentina.

 

A minha mínima do ano aqui no Rio de Janeiro até agora foi 16.1ºC,..veja bem to falando mínima no ANO,..

 

sds calorosas,..

Link to comment
Share on other sites

ASAS se fortalecendo a partir do dia 14, quando aumentam as chances de veranico no sul e resfriamento noturno na mantiqueira. Até lá, tempo ameno, sem ou pouco calor fora de época e algum frio entrando dia 10. Frio de verdade, típico de julho, somente nos últimos dez dia do mês.

 

Exatamente quando estarei em São Joaquim :lol:

Link to comment
Share on other sites

As rodadas desta tarde aumentaram a potência de uma erupção de ar frio marítimo a partir da próxima quarta-feira. Este anticiclone pode se intensificar a medida que desloca-se para o oceano, causando um resfriamento interessante na segunda metade da próxima semana. Este quadro pode favorecer a observação de temperaturas próximas a média climatológica ou ligeiramente acima na primeira metade do mês. Se o frio não vem com força pelo menos o calor também.

 

Estou teclando do aero rumo a Poa e depois Canela. Até lá!

Link to comment
Share on other sites

As rodadas desta tarde aumentaram a potência de uma erupção de ar frio marítimo a partir da próxima quarta-feira. Este anticiclone pode se intensificar a medida que desloca-se para o oceano, causando um resfriamento interessante na segunda metade da próxima semana. Este quadro pode favorecer a observação de temperaturas próximas a média climatológica ou ligeiramente acima na primeira metade do mês. Se o frio não vem com força pelo menos o calor também.

 

Estou teclando do aero rumo a Poa e depois Canela. Até lá!

 

E ai Caio...Será que preciso levar um casaco pesado, ou uma blusa de lâ basta..??

 

Estou levando casaco, mas sinceramente uma blusa de lã basta.

Link to comment
Share on other sites

As rodadas desta tarde aumentaram a potência de uma erupção de ar frio marítimo a partir da próxima quarta-feira. Este anticiclone pode se intensificar a medida que desloca-se para o oceano, causando um resfriamento interessante na segunda metade da próxima semana. Este quadro pode favorecer a observação de temperaturas próximas a média climatológica ou ligeiramente acima na primeira metade do mês. Se o frio não vem com força pelo menos o calor também.

 

Estou teclando do aero rumo a Poa e depois Canela. Até lá!

 

E ai Caio...Será que preciso levar um casaco pesado, ou uma blusa de lâ basta..??

 

Carlos,

 

A noite sempre tem resfriamento, muitas vezes acompanhado de cerração. Isto sempre acaba proporcionando uma baixa sensação térmica.

Um casaco vai bem.

Não vais utilizá-lo durante o dia. Mas a noite será bem provável.

Link to comment
Share on other sites

As rodadas desta tarde aumentaram a potência de uma erupção de ar frio marítimo a partir da próxima quarta-feira. Este anticiclone pode se intensificar a medida que desloca-se para o oceano, causando um resfriamento interessante na segunda metade da próxima semana. Este quadro pode favorecer a observação de temperaturas próximas a média climatológica ou ligeiramente acima na primeira metade do mês. Se o frio não vem com força pelo menos o calor também.

 

Estou teclando do aero rumo a Poa e depois Canela. Até lá!

 

E ai Caio...Será que preciso levar um casaco pesado, ou uma blusa de lâ basta..??

 

Carlos,

 

A noite sempre tem resfriamento, muitas vezes acompanhado de cerração. Isto sempre acaba proporcionando uma baixa sensação térmica.

Um casaco vai bem.

Não vais utilizá-lo durante o dia. Mas a noite será bem provável.

 

Como bem disse o Mauro, a amplitude térmica diária na serra é muito maior do que aqui em POA. Lá o sol se põe e a temperatura cair forte. Acredito em temperaturas ao redor dos 10ºC de noite, mínimas de 6ºC (se o céu abrir) e máximas de 18C/20C.

Link to comment
Share on other sites

Aquela minha teoria de que meses de inverno acima da média aqui no eixo Buenos Aires-Paraná se traduz em um período bem abaixo da média para o sul da Argentina está se confirmando. Enquanto estivermos mofando aqui nessa mesmice de 10ºC em 850hpa por duas semanas seguidas, o sul da Argentina (paralelo 40ºS para baixo) congela.

 

A MP que deve entrar por lá nesta semana deve ser uma das mais fortes do ano. Ela só não vai chegar aqui pq tem uma baixa no pacífico sul, ao lado da costa do Chile, que divide o ar frio em dois, fazendo com que uma parte vá para o atlântico e a outra passe ao sul de Ushuaia.

Link to comment
Share on other sites

Aquela minha teoria de que meses de inverno acima da média aqui no eixo Buenos Aires-Paraná se traduz em um período bem abaixo da média para o sul da Argentina está se confirmando. Enquanto estivermos mofando aqui nessa mesmice de 10ºC em 850hpa por duas semanas seguidas, o sul da Argentina (paralelo 40ºS para baixo) congela.

 

A MP que deve entrar por lá nesta semana deve ser uma das mais fortes do ano. Ela só não vai chegar aqui pq tem uma baixa no pacífico sul, ao lado da costa do Chile, que divide o ar frio em dois, fazendo com que uma parte vá para o atlântico e a outra passe ao sul de Ushuaia.

 

Pessoal...tô saindo, até amanhã e boa viagem pra todos..

 

 

fui..

 

Bem pessoal. Até o encontro!

Link to comment
Share on other sites

Choveu forte no Rio de Janeiro. A primeira forte pancada ocorreu ontem, por volta das 23 horas, com raios e trovoadas. Hoje pela manhã, voltou a chover forte, novamente com raios e trovoadas. A temperatura estava baixa, cerca de 20 graus C. Houve alagamentos.

 

Agora o céu está parcialmente nublado e 19 graus em minha varanda.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

SJP tem no momento 9,2ºC e céu limpo UR 60%.

Possibilidade de chegar a 3/4ºC ao amanhecer.

 

Pra minha região aposto nuns 7,0 a 7,9.

 

Até que não vejo com maus olhos uma estabilidade atmosférica nestes padrões de temperatura!

 

quase acertei, deu 5.0ºC aqui em SJP com forte cerração

 

Quase, esta é a palavra!

Eu previa 7,0 a 7,9 mas a cerração tb deu as caras por aqui e tb esquentou a mínima em relação ao valor previsto. Tive 8,2.

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão tem notie gelada, tempo aberto com 6,6°C lá agora. Aqui em São Paulo tempo aberto também e registro 14,9°C.

 

CJ vai mandar bem nas mínimas com esta estabilidade atmosférica nos próximos longos e duradouros dias de marasmo sem frente fria forte. Ruim para neve.

 

Concordo, na verdade é bom aqui para minha região também. Nos primeiros 3 dias de Julho por aqui, mínimas sempre em torno dos 10ºC. Agora já está em 14,2ºC

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão tem notie gelada, tempo aberto com 6,6°C lá agora. Aqui em São Paulo tempo aberto também e registro 14,9°C.

 

CJ vai mandar bem nas mínimas com esta estabilidade atmosférica nos próximos longos e duradouros dias de marasmo sem frente fria forte. Ruim para neve.

 

É verdade, tanto que já faz 4,5°C na cidade segundo a automática que fica num lugar ''quente'', acho que nos pontos mais frios de Campos do Jordão já faz uns 2°C agora às 23h!

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão tem notie gelada, tempo aberto com 6,6°C lá agora. Aqui em São Paulo tempo aberto também e registro 14,9°C.

 

CJ vai mandar bem nas mínimas com esta estabilidade atmosférica nos próximos longos e duradouros dias de marasmo sem frente fria forte. Ruim para neve.

 

É verdade, tanto que já faz 4,5°C na cidade segundo a automática que fica num lugar ''quente'', acho que nos pontos mais frios de Campos do Jordão já faz uns 2°C agora às 23h!

 

Finalmente, existe alguma chance de CJ negativar. Tava na hora !!!

 

Frio aqui também, agora com 12,2ºC

Link to comment
Share on other sites

Um fortíssimo nevoeiro engoliu POA!! Já tínhamos umidade, nublou e ainda esfriou um pouquinho.

 

Hoje variei de 13,2° à 16,9° e tivemos um solzinho só no final da tarde. Já faz um semana que temos o tempo continuamente cinza!!! :?

 

Agora tenho 13,8° com + de 91%. Sem vento e pressão em 1015,6 mb.

Link to comment
Share on other sites

Ontem à 0h30 tínhamos muita nebulosidade atrapalhando a qeuda e 14,5°C aqui na zona leste de São Paulo, mas a temperatura despencou durante a madrugada e chegou a 10,5°C! Agora temos névoa úmida e 11,5°C.

 

Em Campos do Jordão a madrugada foi gelada, mínima de 0,9°C na automática, arrisco dizer que nos pontos mais frios chegou a até -1°C!

Link to comment
Share on other sites

ASAS se fortalecendo a partir do dia 14, quando aumentam as chances de veranico no sul e resfriamento noturno na mantiqueira. Até lá, tempo ameno, sem ou pouco calor fora de época e algum frio entrando dia 10. Frio de verdade, típico de julho, somente nos últimos dez dia do mês.

 

Pelo que me recordo, bons episódios de neve no sul costumam ocorrer após períodos de calor em pleno inverno.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.