Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Baixada da véia? Cerca velha? Deixe o passado para trás! Agora é General Carneiro que vai assumir! :lol:

 

Não por muito tempo... 8)

 

-4,3oC São Joaquim - Villa Francioni/Epagri (auto)

 

General Carneiro não chega a 1000 metros. Não misture categorias diferentes, senão cito a mínima em Ferraz! :lol:

 

Mesmo assim, a General Carneiro não ficou muito distante. Pela sua altitude, creio que ainda teremos muitas surpresas sim. Parece-me que a cidade está numa baixada dos Campos de Palmas, pois na divisa do município as cotas altimétricas superam 1300 metros, beirando 1400 m na região. No site do INMET aparece 1048 m de altitude. A sede parece estar a 983 metros... não seria uma segunda Caçador?

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo Luiz! :wink:

 

Consegui mais uma:

 

-2,8oC Campo Alegre - Epagri (auto)

 

A não ser que instalem logo a estação nos Campos de Palmas, parece que a cidade será eternamente desbancada no PR por Inácio e General.

 

 

Pois é, o que não reflete bem a verdade, pois estive em Inácio já algumas vezes, e nem sempre ela é mais fria que Palmas, na média Palmas deveria ganhar, mas a localização da atual estação é realmente péssima!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A mínima de General Carneiro foi excepcional!!

 

Quando o ar frio consegue entrar naquele planalto do meio-oeste catarinense/sudoeste do Paraná ele faz um belo estrago!!

 

Vacaria também teve uma bela marca.

 

Ausentes e São Joaquim INMET como sempre são decepção em noites sem vento. Topo suchs nessas horas.

 

O mesmo ocorre com a minha automática em Canela. Tive 0,8ºC de mínima, porém acredito em valores entre -1,0ºC/-1,5ºC nos locais protegidos do escoamento do ar frio.

 

Aqui em Porto Alegre tive 6ºC na janela do meu apto. Acredito em valores entre 2ºC/3°C nas áreas abertas do aero e zona sul.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo Luiz! :wink:

 

Consegui mais uma:

 

-2,8oC Campo Alegre - Epagri (auto)

 

A não ser que instalem logo a estação nos Campos de Palmas, parece que a cidade será eternamente desbancada no PR por Inácio e General.

 

 

Pois é, o que não reflete bem a verdade, pois estive em Inácio já algumas vezes, e nem sempre ela é mais fria que Palmas, na média Palmas deveria ganhar, mas a localização da atual estação é realmente péssima!!!

 

Sds.

 

Caio esssa estacao de Campo Alegre, eh acessivel atraves do site da epagri ? pois eu nunca vi ela la .

 

Essa cidade eh muito fria , e fica a 50km de Joinville

Link to comment
Share on other sites

"Descrição Sinótica do Dia 10/06/2008

A aproximação de uma Frente Fria deixou céu nublado no decorrer da tarde. As temperaturas mínimas sofreram ligeira elevação, sendo que os valores extremos registrados, até o momento, na Estação São Cristóvão foram de 23,5°C e 33,4°C e na Estação Guaratiba de 22,1°C e 32,0°C. "

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

 

Curitiba PR (aero) : 01,0

Curitiba PR (aut) : 03,6

 

 

Achei que hoje fosse pelo menos zerar por aqui!!! Na estação do Alex, antes da meia noite já estava abaixo de 05ºC, sem vento e com céu limpo!!! Mas daí em diante, começou a cair muito lentamente, e parou em 03ºC.

 

Sds.

 

Minima em Colombo, RMCtba: -0,1ºC

 

Passei a noite por lá.

 

Cheguei lá às 20h de ontem: 4,7ºC. O Sguário me ligou e em Ctba ele registrava 7,5ºC, se não me engano.

 

22h: 2,6ºC.

 

Noite com céu limpa, pouco. DEVE ter geado, mas nem sou louco pra ver geada e acordar às 6h. Se fosse neve... :lol: Acordei às 7h30, já com sol forte e calor de 1,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei umas 48 horas sem conseguir entrar no BAZ, agora parece que voltou ao normal.

 

 

Também nada muito interessante acontecendo, apenas mais um ar polar que foge do sudeste e traz boas mínimas ao sul mas mesmo no sul foi "sem emoção", só me chamou a atenção mesmo esta mínima de General Carneiro, a estação é o bicho, de longe a melhor surpresa (no "quesito" temperaturas mínimas) entre as automáticas do INMET que tive até agora..

 

Esta penca de estações na região de SJ só vai chamar a minha atenção quando uma delas descer dos menos dez :lol:

 

Aqui no Rio de Janeiro nubladasso hoje, escuro e fresco e até agora não choveu, não que precise, em média a vegetação da cidade está muito exuberante após a estação chuvosa regular e prolongada deste ano, mesmo o periodozinho sem chuva no meio de maio praticamente não teve efeito visível sobre a vegetação.

 

O meu pessimismo quanto frio no SE do Brasil em geral neste inverno não para de crescer.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olhando o relatório do Carlos parece que as temperaturas estão ficando cada vez mais baixas e cedo. Porém, numa análise mais fria podemos perceber a grande quantidade de automáticas espalhadas pelo sul do Brasil, retratando com maior clareza a situação de algumas cidades, a qual ainda era desconhecida da grande maioria!

 

A informação está aí, para qualquer descrente perceber! Show de bola!

 

E o frio intensifica ainda mais no final de semana!

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

 

Curitiba PR (aero) : 01,0

Curitiba PR (aut) : 03,6

 

 

Achei que hoje fosse pelo menos zerar por aqui!!! Na estação do Alex, antes da meia noite já estava abaixo de 05ºC, sem vento e com céu limpo!!! Mas daí em diante, começou a cair muito lentamente, e parou em 03ºC.

 

Sds.

 

Minima em Colombo, RMCtba: -0,1ºC

 

Passei a noite por lá.

 

Cheguei lá às 20h de ontem: 4,7ºC. O Sguário me ligou e em Ctba ele registrava 7,5ºC, se não me engano.

 

22h: 2,6ºC.

 

Noite com céu limpa, pouco. DEVE ter geado, mas nem sou louco pra ver geada e acordar às 6h. Se fosse neve... :lol: Acordei às 7h30, já com sol forte e calor de 1,2ºC.

 

conforme previ zerei e negativei nesta madrugada.

 

Mínimas:

 

SJP: -0,7ºC na encosta e -2,9ºC na baixada (dif. 50m de altitude) com geada muito forte

QB: -1,2ºC com geada muito forte

 

Dentro de casa atingi 8ºC

 

De tão forte a geada, mais parecia uma bela nevada!!

Link to comment
Share on other sites

BAZ volta a ativa e, embora tenhamos perdido os comentários da gelada terça-feira, ainda podemos falar desta quarta e, principalmente, teremos o filé Mignon que vai ser o fim de semana !

 

Desnecessário dizer que o ar frio não chegou aqui (mas é claro, afinal estamos numa zona tropical :evil: )

 

Segue o chatíssimo frio de manhã e calor à tarde.....houve nevoeiro muito intenso, que parecia até cenário de Serra Gaúcha.....é, parecia, seria idêntico na verdade, não fosse pela temperatura que era de tórridos 15ºC :lol:

 

abraços tropicais

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o que o Ronaldo disse na rádio, no fim de semana poderemos ter mais sincelo nas partes mais altas da serra catarinense...não deixa de ser uma coisa boa, embora a neve tenha que esperar mais.... :roll:

 

A coisa tá difícil para neve.

 

Para o frio, mais um mês abaixo da média neste ano.

Link to comment
Share on other sites

Realmente o BAZ fora a gente fica meio sem chão...

 

Amigos, quem tem imagens da geada posta para a gente, não vejo a hora de ir ver outra...

 

Jaque, em Urupema pode ter sincelo no fim de semana...conversa direitinho com o Ronaldo depois, mas seria realmente espetacular se você nos desse essa honra de fotografar esse belo fenômeno :wink:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Essa MP foi mais rápida que rastilho de pólvora...só dois dias...

Depois de negativar pela manhã, à tarde tive tórridos 17ºC de máxima aqui em QB com muito sol... muito transporte de umidade e ar mais aquecido das regiões tropicais...

 

No momento o céu está limpo, mas com UR85% e 11ºC aqui em QB. Se tiver mínima de 6- 7ºC amanhã será lucro.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

falta se formar um ciclone na costa do rs e sc.

Se isso ocorrer na próxima semana, poderemos ter gratas surpresas. Pois, o ciclone jogaria muita umidade sobre esse frio intenso que está por vir.

Entendi bem? ou alguém falou que a temperatura está acima da média?

acredito que não!

FAz tempo que não temos um inverno(climático) já taõ frio desde seu início, refiro-me ao RS.

Porto Alegre é uma das cidades mais difíceis de baixar a temperatura. Neste ano está baixando rapidinho, sem esforço algum.

E, acredito que houve geada nas baixadas aqui perto de casa.

Link to comment
Share on other sites

Hj o dia foi de céu 100% límpido em Porto Alegre.

 

Tive mínima de 6,4ºC e máxima de 15,0ºC na minha automática.

 

No Inmet a variação ficou entre 4,5ºC e 16,0ºC.

 

Agora tenho 11,4ºC e céu estrelado.

 

Minha mínima amanhã deve ser semelhante a de hoje.

 

Canela variou de 0,8ºC e 13,6ºC, acho eu que também de céu 100% limpo.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

falta se formar um ciclone na costa do rs e sc.

Se isso ocorrer na próxima semana, poderemos ter gratas surpresas. Pois, o ciclone jogaria muita umidade sobre esse frio intenso que está por vir.

Entendi bem? ou alguém falou que a temperatura está acima da média?

acredito que não!

FAz tempo que não temos um inverno(climático) já taõ frio desde seu início, refiro-me ao RS.

Porto Alegre é uma das cidades mais difíceis de baixar a temperatura. Neste ano está baixando rapidinho, sem esforço algum.

E, acredito que houve geada nas baixadas aqui perto de casa.

 

Tivemos ciclone aqui ao nosso lado segunda-feira e....?

 

Porto Alegre é um lixo para mínimas, porém consegue segurar bem a temperatura com o nascer do sol. A amplitude diária por aqui é baixa quando comparada a outras cidades. Exemplo: a amplitude daqui de casa hj foi de 8,6ºC, enquanto que em Canela foi de 12,8ºC, em São Joaquim 17,4ºC e Curitiba também mais de 17ºC.

Link to comment
Share on other sites

É com isso que não me conformo, rs rs ! um grande ciclone na costa do RS, e nem pra jogar umidade na serra e produzir em larga escala "aquele fenômeno". Será que nem mais com ciclone teremos neve forte ? o que será que vai precisar de acontecer pra voltar ao "normal" ? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.