Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

É tão bom esse ciclône que Palmeira das Missões está com 5,2C neste momento com 91% de UR.

 

Tá dando aquela tradicional laçada no RS o ar frio.

 

Vem tudo por Uruguaiana, Santa Rosa, Missões e Planalto indo diretamente para a serra.

 

Canela está com 5,7C e 91% de UR. O ar frio ainda não chegou por lá direito.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vou esparar esta rodada de dados e ir para cama. Se é que vou conseguir dormir com todo este vento explodindo na janela do meu quarto (frente oeste no penúltimo andar de um edifício localizado na parte alta da cidade).

 

PS: Acabou de dar uma rajada que parece que levantou metade das latas de lixo da rua. Derrubou tudo lá embaixo!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Nao to entendendo muito essa massa de ar frio. Quase ninguém está falando dela. A anterior, do final de maio, foi amplamente comentada, noticiada, inclusive aqui no Acre. Pelo que vi, essa tem tudo para ser tão boa quanto a última, ou até melhor. Mas os modelos pelo menos não estão botando muita fé nela... pelo que estou vendo. Para Rio Branco sequer dão temps. abaixo de 18 graus... Vamos aguardar essa terça-feira pra ver o andamento da situação....

 

Ahhh, editando, to com muita dificuldade pra acessar o fórum. Tive que atualizar a pagina umas 10 vezes pra conseguir acessar.

Link to comment
Share on other sites

Fonte Climaterra.

 

FORTE MASSA DE AR POLAR ENTROU NO ESTADO DERRUBANDO A TEMPERATURA EM TODAS AS REGIÕES. A MENOR TEMPERATURA FOI NO MORRO DA IGREJA/INMET EM URUBICÍ COM -3,7ºC E RAJADAS DE ATÉ 134,6 Km/h. TAMBÉM FOI NEGATIVA A MÍNIMA EM: URUPEMA/CIDADE; -0,3/EPAGRI/CLIMATERRA, CRUZEIRO/S.JOAQUIM/CLIMATERRA; -1,9ºC, VILA FRANCIONI/S.JOAQUIM; -2,0ºC, EPAGRI/S.JOAQUIM; -1,0ºC.

 

TIVEMO A OCORRÊNCIA DE NEVE FRACA E SINCELO (CRISTAIS DE NEVE EM SUSPENSÃO QUE "GRUDAM" NA VEGETAÇÃO, DANDO UM ASPECTO DE UMA NEVADA) NO MORRO DAS TORRES EM URUPEMA E NO DISTRITO DO CRUZEIRO EM S.JOAQUIM NO AMANHECER E AS 09:30/09:35.

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto nada de frio aqui na grande SP , aqui em casa no momento tenho 23,2C e a média segundo o CGE em suas estações é de 23C.

 

A noite com certeza sob a influencia da frente a temperatura tera um declinio mas nao deve fazer com que as temperaturas cheguem a valores abaixo de 10C.

Isso mesmo Troyano, para nós aqui nada de significativo é indicado, por enquanto.

 

OBS: que marasmo está o BAZ... O pessoal está com problemas para acessar?

Link to comment
Share on other sites

fiquei um bom tempo com problemas para acessar o BAZ.

 

Realmente estou com problemas... Eu consigo acessar o BAZ somente no nosso servidor Linux.

 

Não foi alterada configuração nenhuma aqui... somente parou de acessar de um momento para outro. Aqui parece estar tudo ok...

 

(desculpa postar aqui, mas tá complicado, tá caindo bastante)

Link to comment
Share on other sites

Embora eu não tenha conseguido acessar o BAZ.

Olhei as projeções de frio para os próximos dias.

Realmente, teremos muito frio.Pelo menos no RS. as previsões são de uma constante de frio até 20/06.

Acho que há uma certa "quebra" do "novo". Aqui no RS, o frio tem se tornado algo "comum" nos últimos dias. Talvez aí resida o desligamento de alguns componentes do BAZ(somado ao fato de dificuldade em acessá-lo).

o mês de junho parece ter voltado a ser o velho junho. Onde havia incursões de grandes massas de ar polar já no seu início.

Se tivermos umidade nos dias que seguem. talvez tenhamos alguma neve por aí. Pelas projeções está parecendo igual ao ano passado: seco e frio.

Link to comment
Share on other sites

Embora eu não tenha conseguido acessar o BAZ.

Olhei as projeções de frio para os próximos dias.

Realmente, teremos muito frio.Pelo menos no RS. as previsões são de uma constante de frio até 20/06.

Acho que há uma certa "quebra" do "novo". Aqui no RS, o frio tem se tornado algo "comum" nos últimos dias. Talvez aí resida o desligamento de alguns componentes do BAZ(somado ao fato de dificuldade em acessá-lo).

o mês de junho parece ter voltado a ser o velho junho. Onde havia incursões de grandes massas de ar polar já no seu início.

Se tivermos umidade nos dias que seguem. talvez tenhamos alguma neve por aí. Pelas projeções está parecendo igual ao ano passado: seco e frio.

 

 

O único porém, é que, apesar do frio contínuo, não vi nenhum "cavalo polar" pelos modelos!!!

Aquela massa polar que varreria o sul do Brasil como um todo, como foi em setembro de 2002, julho de 2000, etc...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Embora eu não tenha conseguido acessar o BAZ.

Olhei as projeções de frio para os próximos dias.

Realmente, teremos muito frio.Pelo menos no RS. as previsões são de uma constante de frio até 20/06.

Acho que há uma certa "quebra" do "novo". Aqui no RS, o frio tem se tornado algo "comum" nos últimos dias. Talvez aí resida o desligamento de alguns componentes do BAZ(somado ao fato de dificuldade em acessá-lo).

o mês de junho parece ter voltado a ser o velho junho. Onde havia incursões de grandes massas de ar polar já no seu início.

Se tivermos umidade nos dias que seguem. talvez tenhamos alguma neve por aí. Pelas projeções está parecendo igual ao ano passado: seco e frio.

 

 

O único porém, é que, apesar do frio contínuo, não vi nenhum "cavalo polar" pelos modelos!!!

Aquela massa polar que varreria o sul do Brasil como um todo, como foi em setembro de 2002, julho de 2000, etc...

 

Sds.

 

Silvio, acho cedo para desistirmos.

Pela situação fácil com que o frio está vindo, não podemos jogar a toalha tão cedo.

Os ciclones se formam de uma hora para outra.

Já temos o frio com massas polares que não são, ainda, baleias. Falta um ciclone se formar na costa.

Não esqueçamos que estamos num paralelo limite entre o frio e calor. O que se observa é uma briga de cachorro grande.

Minha única preocupação é que se forme algum bloqueio atomosférico. Aí sim, fica aquele marasmo de esperar uma massa polar baleia pra empurrá-lo prá longe e gerar frio.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente com o BAZ voltando ao normal podemos falar um pouco das últimas tendências apresentadas pelos modelos.

Passado o frio deste início de semana devemos preparar os agasalhos para uma nova e forte onda de frio que entra na sexta-feira. As mínimas devem ser muito baixas no amanhecer de domingo e segunda-feira, com possibilidade de valores ainda mais baixos aos registrados no amanhecer de hoje. A geada deve ser generalizada por todo o Sul do Brasil, com evento de congelamento da paisagem nas partes mais altas da região. Não pode-se descartar mínimas próximas ou inferiores a -5oC no amanhecer de segunda-feira.

 

Para a próxima semana existe a possibilidade de uma nova onda de frio por volta do dia 19. Por vezes os modelos a colocam com forte intensidade e continental, por vezes mediana e maritimizada. Penso que existe uma tendência maior desta onda de frio ser continental e figurar entre as mais fortes do ano. Tudo vai depender da posição das áreas de baixa pressão no oceano atlântico e da formação de uma área mais intensa de baixa pressão no prata.

 

Vamos acompanhar, mas pelo menos até o dia 22 a tendência é de dias mais frios, com episódios de forte intensidade.

Link to comment
Share on other sites

O GFS indica precipitação quando a temp a 850 estiver -4,1ºc aqui pra Três de Maio!!! E 3ºc na superfície! isso para o dia 20/06! 8)

E o acoplado também indica neve pra Santa Rosa e região nesses dias!

 

 

Essa previsão também serve para São Paulo - Capital?

Até o momento nada de frio por aqui.

 

Seja bem-vindo Mauricio...vc é da capital..??

 

Sou de São Bernardo do Campo, colado a serra do mar. Região úmida, com grandes formações de nevoeiro e temeperatura em média 3 graus a menos que o centro de São Paulo

Link to comment
Share on other sites

O GFS indica precipitação quando a temp a 850 estiver -4,1ºc aqui pra Três de Maio!!! E 3ºc na superfície! isso para o dia 20/06! 8)

E o acoplado também indica neve pra Santa Rosa e região nesses dias!

 

Esta rodada coloca neve em praticamente todo o RS.. GFS muito otimista... até demais!

 

Sim, mas o esquisito é que no Wunderground, a mesma rodada 06Z, indica apenas chuva :?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Um fator que pesa muito tambem, e as veses nao se comenta muito aqui, é a velocidade do deslocamento da massa de ar polar, as veses fazendo mais diferença que a força mesmo.

 

Falando para o PR, por exemplo, hoje teve as menores minimas do ano, numa massa que é mais fraca que aquela da semana passada, porém dessa vez o deslocamento até aqui foi mais rapido.

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

General Carneiro PR : -04,1

Caçador SC : -03,9

São Joaquim SC (Climaterra) : -03,5

Vacaria RS : -03,2

Curitibanos SC : -02,9

Rio Negrinho SC : -01,9

Rio do Campo SC : -01,9

São José dos Ausentes RS : -01,6

São Joaquim SC (aut) : -01,3

São Marcos RS : -00,9

Farroupilha RS : -00,6

Ituporanga SC : -00,2

Joaçaba SC : 00,4

Lagoa Vermelha RS : 00,7

Quarai RS : 00,8

Canela RS : 00,8

Curitiba PR (aero) : 01,0

Morro da Igreja SC : 01,1

Frederico W : 01,2

Castro PR : 01,4

Passo Fundo RS : 01,5

Erechim RS : 01,7

Alegrete RS : 01,7

Xanxerê SC : 01,8

Bagé RS : 02,0

Urussanga SC : 02,1

Santa Maria RS : 02,1

São Gabriel RS : 02,1

Inacio Martins PR : 02,3

Santa Rosa RS : 02,3

Ivai PR : 02,4

Bento Gonçalves RS : 02,5

Soledade RS : 02,6

Cruz Alta RS : 02,6

Itapoa SC : 03,1

Canguçu RS : 03,5

Santana do Livramento RS : 03,6

Curitiba PR (aut) : 03,6

Camaquã RS : 03,6

Uruguaiana RS : 03,8

Rio Pardo RS : 03,8

Palmeira das Missões RS : 03,9

São Miguel do Oeste SC : 04,0

Caçapava do Sul RS : 04,1

Torres RS : 04,2

Indaial SC : 04,3

Jaguarão RS : 04,4

Santo Augusto RS : 04,5

Dionisio Cerqueira SC : 04,6

Porto Alegre RS (aut) : 04,8

Foz do Iguaçu PR : 04,8

São Luiz Gonzaga RS : 04,9

São Borja RS : 05,4

Rio Grande RS : 05,6

Chui RS : 06,3

Santa Marta SC : 06,5

Monte Verde MG : 07,2

Florianópolis SC (aut) : 07,6

Caldas MG : 08,2

Maria da Fé MG : 08,2

Iguape SP : 08,3

Itaquirai MS : 08,5

Tramandai RS : 08,6

Ponta Porã MS : 08,9

Maringá MG : 09,3

Campos do Jordão SP : 10,1

 

 

A mínima em Joçaba segundo o INMET foi -1,7.

 

A propósito, Carlos, tu trabalhas no INPE? Semana que passou assisti um documentário sobre mudanças climáticas e havia um Carlos Dias fazendo explanações sobre o aquecimento global, eras tu?

Link to comment
Share on other sites

O Bruno foi bem claro do que ocorreu em POA nesses últimos dois dia: ventania, forte queda de temperatura e baixa sensação térmica!

 

Às 20:30 de segunda-feira tivemos forte pancada de chuva (aqui em casa deu 7,1 mm) seguido de vento muito forte, inclusive uivando nas janelas!! Não passei dos 31,2 km/h de rajada devido ao local protegido do anemômetro, e tive muita sorte em não ficar sem luz. Foi um show de janelas batendo, barulho e árvores caídas pela cidade!!

 

Porém, tive queda de luz à 1:55 de segunda para terça, e minha estação saiu do ar. De manhã cedo tive duas piscadas na luz.

 

Ontem atingi 9,7° no início da manhã, mas a mínima foi de 7,7° à meia-noite. Tive 13,3° de máxima.

 

Hoje de manhã tive mínima de 5,6°. Agora tenho 12,1° com 70%. Devo ficar em torno dos 14,5°/15° de máxima. Vento SO a 4-5 km/h e céu limpo! Bom foi poder usar o sobretudo de manhã e caminhar quase 20 minutos na rua. 8)

 

Não teve geada aqui no bairro: havia orvalho no terreno baldio daqui da frente, bem como sobre os carros.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Finalmente com o BAZ voltando ao normal podemos falar um pouco das últimas tendências apresentadas pelos modelos.

 

Para a próxima semana existe a possibilidade de uma nova onda de frio por volta do dia 19. Por vezes os modelos a colocam com forte intensidade e continental, por vezes mediana e maritimizada. Penso que existe uma tendência maior desta onda de frio ser continental e figurar entre as mais fortes do ano. Tudo vai depender da posição das áreas de baixa pressão no oceano atlântico e da formação de uma área mais intensa de baixa pressão no prata.

 

Vamos acompanhar, mas pelo menos até o dia 22 a tendência é de dias mais frios, com episódios de forte intensidade.

 

Acredito que nos dias 20, 21 e 22 seremos brindados com uma boa surpresa.

Link to comment
Share on other sites

A propósito, Carlos, tu trabalhas no INPE? Semana que passou assisti um documentário sobre mudanças climáticas e havia um Carlos Dias fazendo explanações sobre o aquecimento global, eras tu?

 

Gostaria muito que fosse Fernando.. :lol: :lol: trabalho no mmercado financeiro , BM&F..

 

abs

 

Se fosse você, Carlos, dando explicações sobre o aquecimento global, tenho certeza que irias negar tudo e ainda ia discutir com os que acreditam haha :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Minha estação saiu do ar devido à queda de luz das 1:55 da manhã de terça-feira. Como deixei espirar a data de uso temporário do software, não consigo mantê-lo ligado e plugado na internet.

 

Minha estação estará fora do ar nos próximos dias. Vou ver se arrumo isso o quanto antes.

 

:cry:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.