Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

Tmbm não to vendo aquecimento nenhum, em função da própria nebulosidade a temperatura não sobe muito entre hoje e segunda e volta a despencar a partir de terça e mantém-se o frio quarta e quinta.Palpite de observador :lol:

Mínimas aut.Inmet hoje:

Vacaria 8,3º

Ausentes 8,9º

Soledade 10º

Bento G. 10,2º

Cruz Alta 11,5º

Lagoa V. 11,5º

Passo Fundo 12,4º

Santa Rosa 13,4º

Erechim 13,8º

São Miguel do Oeste 15,5º

Xanxerê 14,2º

Joaçaba 13º

 

 

Porto Alegre: 8,9ºC

 

Tá, tudo bem, até agora já esquentou uns 10C

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tmbm não to vendo aquecimento nenhum, em função da própria nebulosidade a temperatura não sobe muito entre hoje e segunda e volta a despencar a partir de terça e mantém-se o frio quarta e quinta.Palpite de observador :lol:

Mínimas aut.Inmet hoje:

Vacaria 8,3º

Ausentes 8,9º

Soledade 10º

Bento G. 10,2º

Cruz Alta 11,5º

Lagoa V. 11,5º

Passo Fundo 12,4º

Santa Rosa 13,4º

Erechim 13,8º

São Miguel do Oeste 15,5º

Xanxerê 14,2º

Joaçaba 13º

 

 

Porto Alegre: 8,9ºC

 

Tá, tudo bem, até agora já esquentou uns 10C

 

Aqui em casa estava chovendo com 18,2C. 15 minutos depois: 14,8C! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Tmbm não to vendo aquecimento nenhum, em função da própria nebulosidade a temperatura não sobe muito entre hoje e segunda e volta a despencar a partir de terça e mantém-se o frio quarta e quinta.Palpite de observador :lol:

Mínimas aut.Inmet hoje:

Vacaria 8,3º

Ausentes 8,9º

Soledade 10º

Bento G. 10,2º

Cruz Alta 11,5º

Lagoa V. 11,5º

Passo Fundo 12,4º

Santa Rosa 13,4º

Erechim 13,8º

São Miguel do Oeste 15,5º

Xanxerê 14,2º

Joaçaba 13º

 

Soledade perdeu na mínima pra POA hein PHP! hehehe

 

Voltou a chover forte aqui! Agora 14,9C aqui. O INMET registrou a queda de 19.0 para 15.6C.

Link to comment
Share on other sites

Estou pessimista quanto ao inverno na Região Sudeste este ano, o de 2007 foi muito ruim para a região mas aqui no litoral foi até bom em comparação com o interior, acho pouco provável por exemplo que a frente mais intensa de 2008 se compare às do final de julho de 2007 ou setembro de 2006 aqui no Rio de Janeiro, e como estamos registrando temperaturas abaixo da média em todos os meses desde janeiro está cada vez mais próxima a hora da "maré" virar, e mesmo que não mude ainda pode ser um mês com temperatura abaixo da média mas sem um evento de frio realmente significativo como foi este maio de 2008.

 

Junho até agora novamente abaixo da média aqui (por causa da frente maritimizada entr eo final de maio e o início do mês), mas o cenário para o resto do mês me parece desanimador.

 

Outra coisa que me deixa pessimista é que na cidade de São Paulo até agora quase no solstício de inverno ainda não houve nenhuma mínima abaixo de 10 graus no Mirante do Santana, eu acredito que seja muito incomum chegar no meio de junho sem que tenha ocorrido pelomenos uma mínima abaixo de 10 no local (os paulistas devem ter uma noção melhor), isto me soa como mau agouro para o que está por vir, sem falar de Curitiba (que está no sul mas muitas vezes compartilha as anomalias com o sudeste) que ano passado já havia encostado no zero e este ano mal desceu de 6 ainda no INMET.

 

EU ESPERO ESTAR ERRADO, E QUE O INVERNO VOLTE A FAZER JUS AO PASSADO NO SUDESTE PRINCIPALMENTE NO INTERIOR, MAS SE NÃO FOR ESTE ANO QUE SEJA ENQUANTO EU ESTIVER VIVO

 

É exatamente o que eu falei la no topico do Rio de Janeiro, tbm acho que 2007 vai ter minimas menosres, segundo os dados este mes por um triz não perdeu pra 2007,..

Link to comment
Share on other sites

Muito quente e abafado em Sarandi.

Deveremos ter chuva nas próximas horas.

Temperatura em 23 graus!! :shock:

 

Chuva só segunda-feira Tomas... :wink:

 

É que o tempo estava fechadão aqui. Aí deu uma amansada. Acho que não chove por ora...

Peguei um belíssimo pôr do sol.

Se tiver saco o suficiente coloco depois na seção imagens.

Link to comment
Share on other sites

 

A máxima foi de quentes 28,5ºC !!!!! :shock:

 

Putz, Renan! Muito alto pra JF nessa época do ano!! O que foi isso?

Aqui em BH a situação está relativamente normal, uma anomalia pequena:

 

mínima de hj: 14,3º C (normal: 13º C)

máxima: 26,1º C (normal 25º C)

 

Em compensação o tempo está bastante seco: mínima de 31%.

Link to comment
Share on other sites

Tmbm não to vendo aquecimento nenhum, em função da própria nebulosidade a temperatura não sobe muito entre hoje e segunda e volta a despencar a partir de terça e mantém-se o frio quarta e quinta.Palpite de observador :lol:

Mínimas aut.Inmet hoje:

Vacaria 8,3º

Ausentes 8,9º

Soledade 10º

Bento G. 10,2º

Cruz Alta 11,5º

Lagoa V. 11,5º

Passo Fundo 12,4º

Santa Rosa 13,4º

Erechim 13,8º

São Miguel do Oeste 15,5º

Xanxerê 14,2º

Joaçaba 13º

 

Soledade perdeu na mínima pra POA hein PHP! hehehe

 

Voltou a chover forte aqui! Agora 14,9C aqui. O INMET registrou a queda de 19.0 para 15.6C.

É verdade!!! :twisted: A noite toda foi de tempo bom e, apesar da alta umidade, a queda foi generosa. Tive 10,1° de mínima. Bem que poderia baixar dos 10°. 8)

 

Tive máxima de 19,0° às 12:54, quando o tempo já estava nublado. Depois choveu e a temperatura à tarde ficou em 16° para 15°. Na chuva que caiu a partir das 16 h caí para a casa dos 14°. Acumulei 10,6 mm de chuva no total.

 

Agora tenho 14,2° com 1014,6 mb e névoa úmida. Mas vamos nos preparar para o aquecimento. Os próximos dias serão da típica loucura climática gaúcha.

 

Abraços oscilantes!!

Link to comment
Share on other sites

Mapa do GFS 00Z está bem bonitinho... Para o dia 18/19 indica sleet para o extremo centro-oeste gaúcho, parte pequena do noroeste e norte. A surpresa é que continua indicando sleet para o sul do MS, além de neve para as serras gaúcha e catarinense, e freezing rain para o nordeste de SC e parte do PR, onde indica sleet também na porção oeste do estado... Se isso fosse se confirmar! :lol:

 

Sem contar que para terça-feira, agora, indica sleet na serra gaúcha, catarinense, e centro sul do PR.

Link to comment
Share on other sites

Mapa do GFS 00Z está bem bonitinho... Para o dia 18/19 indica sleet para o extremo centro-oeste gaúcho, parte pequena do noroeste e norte. A surpresa é que continua indicando sleet para o sul do MS, além de neve para as serras gaúcha e catarinense, e freezing rain para o nordeste de SC e parte do PR, onde indica sleet também na porção oeste do estado... Se isso fosse se confirmar! :lol:

 

Sem contar que para terça-feira, agora, indica sleet na serra gaúcha, catarinense, e centro sul do PR.

 

Se....

Ao menos a continuidade por várias rodadas é um bom sinal.

 

Para minha surpresa o dia amanheceu totalmente encoberto, não só aqui, mas em praticamente todo o estado do Paraná. Ainda assim a temperatura está elevada.

 

- Vento: Sudeste (fraco)

- Temperatura: 19,2°C

Link to comment
Share on other sites

Após uma boa dança de salão os modelos parecem ter acertados os seus pares, e após alguma olhadas posso destacar o seguinte:

 

- O miolo de junho é apresentado pelos modelos como um período de sucessivas invasões de ar frio.

 

- A partir dessa semana o frio chega, sem data para despedir-se.

 

- O modelo foi e voltou, foi e voltou. E agora mantém a pequena chance de neve para as partes acima dos 1500m na madrugada/amanhecer de terça.

 

- Novo pulso forte de frio no próximo final de semana, quando estarei em Ausentes (na fazenda de um amigo, ueba).

 

- Outra invasão de ar frio, por volta do dia 18, talvez a mais forte do mês.

 

- Possibilidade da sequência continuar com outra forte onda de frio próxima ao dia 21.

 

E segue o baile!

Link to comment
Share on other sites

A umidade tomou conta de POA!! Está nublado e abrindo ao norte, parou de chover faz em torno de 2 horas e temos forte névoa úmida.

 

Acumulei 18,4 mm desde a tarde de sábado até agora, sendo 22 mm desde ontem. Tenho 18,0° e u.r. em torno dos 200% (o pessoal daqui sabe o que estou dizendo :lol: ). Pressão em 1010,2 mb.

 

Tive mínima de 13,7°. com chuva

Link to comment
Share on other sites

Os veranicos ocorrem em função de bloqueios em altitude. Assim sendo, a idéia do "veranico de maio" como sendo uma regra e fenômeno de ocorrência apenas neste mês não é exata. Veranico pode ocorrer durante qualquer período do inverno. Acredito que agora mesmo os estados do Paraná e grande parte de Santa Catarina experimentaram um novo.

Link to comment
Share on other sites

Os veranicos ocorrem em função de bloqueios em altitude. Assim sendo, a idéia do "veranico de maio" como sendo uma regra e fenômeno de ocorrência apenas neste mês não é exata. Veranico pode ocorrer durante qualquer período do inverno. Acredito que agora mesmo os estados do Paraná e grande parte de Santa Catarina experimentaram um novo.

 

Veranico é uma expressão pra definir um total de 4 a 7 dias de temperaturas relativamente altas.

Mas, na teoria, veranico não serve para todos os meses do período frio. Refiro-me ao RS.

Link to comment
Share on other sites

É interessante notar que, assim como esses veranicos em pleno inverno sempre ocorrem, o mesmo pode-se dizer do verão, em que sempre ocorrem alguns períodos de "invernico" :lol:

 

Tanto é que SJ mesmo sempre registra algumas temperaturas abaixo dos 5C em pleno verão.

Link to comment
Share on other sites

Vale a pena comprar a revista Veja desta semana. Há uma matéria sobre a confiabilidade da previsão do tempo no Brasil. Inclusive há os recordes do Brasil A maior nevasca, pasmem eles viram, foi em 1879, com 2 metros. Já a menor temperatura, pisaram na bola: o que valeu foram os -11ºC de Xanxerê. Esqueceram de Caçador, com quase -15ºC. Vale uma conferida.

Link to comment
Share on other sites

Vale a pena comprar a revista Veja desta semana. Há uma matéria sobre a confiabilidade da previsão do tempo no Brasil. Inclusive há os recordes do Brasil A maior nevasca, pasmem eles viram, foi em 1879, com 2 metros. Já a menor temperatura, pisaram na bola: o que valeu foram os -11ºC de Xanxerê. Esqueceram de Caçador, com quase -15ºC. Vale uma conferida.

 

Sobre a neve eu tinha lido semana passada sobre tal nevasca, foi registrada em Vacaria mas não é considerada "oficialmente" pois não havia instituto nem medições confiáveis na época. A oficial, se não me engano, é em São Joaquim com 1,53m de acumulação no entre 1955-1960. Muito interessante, o Ronaldo acho que pode confirmar o que falo

Link to comment
Share on other sites

A umidade tomou conta de POA!! Está nublado e abrindo ao norte, parou de chover faz em torno de 2 horas e temos forte névoa úmida.

 

Acumulei 18,4 mm desde a tarde de sábado até agora, sendo 22 mm desde ontem. Tenho 18,0° e u.r. em torno dos 200% (o pessoal daqui sabe o que estou dizendo :lol: ). Pressão em 1010,2 mb.

 

Tive mínima de 13,7°. com chuva

 

Quando falo que a UR de POA é o que existe de mais detestável no clima da cidade ninguém acredita.

 

Hj o dia está melequento!!!

 

O fog cobre a cidade desde às 14hs.

 

Nesse momento não vejo nada além de 100 metros da minha casa e tenho 16,9ºC na minha automática.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, show de horror!! POA foi pro Guiness hoje! A u.r. deve ter batido uns 2 milhões!! :shock: :lol:

 

Pouco depois da minha última mensagem havia bancos de nevoeiro no campo de golfe do Country Club, e depois a neblina tomou conta da cidade. Ficamos sem qualquer visibilidade desde às 17:30 até pouco antes das 19 h.

 

Já o ar quente tomou conta do norte. A automática de Erechim atingiu 24,5°! Fez 15,7° no Morro da Igreja com vento de 80 km/h! Aqui em casa não passei de 18,0°, o mesmo valor do oficial do INMET.

 

Agora tenh0 17,4° com 1009,4 mb. A frente está muito ativa no S do RS e o E do Uruguai.

Link to comment
Share on other sites

Metsul:

 

"...Na Serra e nas áreas mais altas de Santa Catarina, a temperatura deve cair abaixo de zero. Há uma possibilidade remota a pequena de queda isolada de neve nesta terça-feira no Planalto Sul Catarinense em conseqüência da interação do ar muito frio com a circulação de nebulosidade do sistema de baixa no mar."

Link to comment
Share on other sites

Vale a pena comprar a revista Veja desta semana. Há uma matéria sobre a confiabilidade da previsão do tempo no Brasil. Inclusive há os recordes do Brasil A maior nevasca, pasmem eles viram, foi em 1879, com 2 metros. Já a menor temperatura, pisaram na bola: o que valeu foram os -11ºC de Xanxerê. Esqueceram de Caçador, com quase -15ºC. Vale uma conferida.

 

Sobre a neve eu tinha lido semana passada sobre tal nevasca, foi registrada em Vacaria mas não é considerada "oficialmente" pois não havia instituto nem medições confiáveis na época. A oficial, se não me engano, é em São Joaquim com 1,53m de acumulação no entre 1955-1960. Muito interessante, o Ronaldo acho que pode confirmar o que falo

 

SEGUNDO DADOS DO RODOLFO, 10/9/1910 COM 150 CM

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que caia 1cm de neve em São Joaquim, eu já ficaria bastante contente, pois mostraria que a situação esse ano é realmente bem melhor pra neve do que nos últimos anos. E essa será somente a primeira massa de ar frio de Junho, de outras q virão

 

E o dia foi melhor hoje: Mínima de 13,2C e máxima de 26,5C, sendo que durante toda a manhã tivemos um nevoeiro "à la Caxias do Sul", que diminuiu e muito a visibilidade

 

esteve bem aceitável ao longo do dia inteiro. Agora está 14,5C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

SEGUNDO DADOS DO RODOLFO, 10/9/1910 COM 150 CM

 

Apenas nove dias depois depois desta nevasca surge na capital paulista o glorioso S. C. Corinthians Paulista... 8)

 

No momento, céu com muitas nuvens aqui em Itapevi e temperatura amena: 14,1°C. Entre o final da tarde e o início da noite deste domingo, o céu estava totalmente limpo, sem nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Vale a pena comprar a revista Veja desta semana. Há uma matéria sobre a confiabilidade da previsão do tempo no Brasil. Inclusive há os recordes do Brasil A maior nevasca, pasmem eles viram, foi em 1879, com 2 metros. Já a menor temperatura, pisaram na bola: o que valeu foram os -11ºC de Xanxerê. Esqueceram de Caçador, com quase -15ºC. Vale uma conferida.

 

Sobre a neve eu tinha lido semana passada sobre tal nevasca, foi registrada em Vacaria mas não é considerada "oficialmente" pois não havia instituto nem medições confiáveis na época. A oficial, se não me engano, é em São Joaquim com 1,53m de acumulação no entre 1955-1960. Muito interessante, o Ronaldo acho que pode confirmar o que falo

 

SEGUNDO DADOS DO RODOLFO, 10/9/1910 COM 150 CM

 

 

 

Em 1957 chegou a dar 100 CM :?:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Vale a pena comprar a revista Veja desta semana. Há uma matéria sobre a confiabilidade da previsão do tempo no Brasil. Inclusive há os recordes do Brasil A maior nevasca, pasmem eles viram, foi em 1879, com 2 metros. Já a menor temperatura, pisaram na bola: o que valeu foram os -11ºC de Xanxerê. Esqueceram de Caçador, com quase -15ºC. Vale uma conferida.

 

Sobre a neve eu tinha lido semana passada sobre tal nevasca, foi registrada em Vacaria mas não é considerada "oficialmente" pois não havia instituto nem medições confiáveis na época. A oficial, se não me engano, é em São Joaquim com 1,53m de acumulação no entre 1955-1960. Muito interessante, o Ronaldo acho que pode confirmar o que falo

 

SEGUNDO DADOS DO RODOLFO, 10/9/1910 COM 150 CM

 

 

 

Em 1957 chegou a dar 100 CM :?:

 

Sds.

 

VARIOU ENTRE 60 A 150 CM. A DE SETEMBRO FOI EM 24 HORAS.

Link to comment
Share on other sites

Apenas a massa de ar polar forte não é suficiente para provocar neve no sul do Brasil. O mais importante, é a tragetória dela. Temos exemplos de belas nevadas com massas de ar polar fraca no sul.

 

A mistura infalível é massa polar (no mínimo média para forte, não necessariamente fortíssima ou "baleia", cavalos", etc..) com ciclone na costa do RS.

 

Agora, sem ciclone, acho que uma potente polar pode trazer quirera em locais pontuais, eventos localizados apenas.

Link to comment
Share on other sites

ENTRE AS 02 ATÉ AS 08 HORAS DE TERÇA-FEIRA; 30% E +- 1 CM.

 

É isso daí mesmo. As chances são pequenas, mas pelo menos existem. Pela última rodada o que pode dificultar é a temperatura nas camadas mais altas. Na minha opinião vamos ter relatos de neve partindo dos pontos mais altos da região.

Link to comment
Share on other sites

Aviso do INPE!!! :shock:

 

 

Chuva forte, vento intenso e queda brusca das temperaturas sobre a Região Sul

 

Estado de Atenção

 

Hoje (09/06) choverá intensamente sobre o RS, em SC, grande parte do PR, sul do MS e no centro-sul do Paraguai. No decorrer do período a intensidade da chuva começará a diminuir sobre o centro-oeste do RS. No centro-norte deste Estado, em SC, PR e Paraguai, as chuvas deverão acontecer principalmente no período da tarde e noite. As chuvas fortes poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e ocasional queda de granizo. Entre hoje (09/06) à noite e amanhã (10/06) de manhã os ventos ficarão intenso na faixa litorânea do RS e no litoral nordeste di Uruguai. A intensidade do vento constante oscilará entre 40 e 50 Km/h, podendo ocorrer rajadas de vento que ultrapassarão os 70 Km/h. Em mar aberto os ventos constantes serão mais intensos, superiores aos 60 Km/h.

Amanhã (10/06) de manhã há pequena chance de ocorrência de neve na serra Gaúcha e Catarinense. Ocorrerão geadas em boa parte do sul e centro-oeste do RS, no centro-oeste de SC e no sul e sudoeste do PR.

 

 

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.

Defesa Civil

 

Atualizado: 09/06/2008 10:31:25

Link to comment
Share on other sites

EM BOM JARDIM DA SERRA, ESTAÇÃO DA CIDASC, AUTOMÁTICA, NO DIA 31/05/08 CHEGOU A -8,6ºC!!!!

 

Apenas para reacender a polêmica. Mais fria que São Joaquim? :shock:

 

A ESTAÇÃO FICA NUM LOCAL DE BAIXADA.

 

A MÉDIA FOI 10,0ºC, SÓ QUE É MÉDIA DE 24 HORAS. MAS A DA CIDASC, AO LADO DO INMET, DEU 10,7ºC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.