Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ontem à noite ouvi o Cléo Kuhn na Rádio Gaúcha, e ele falou que essa semana seria de muito frio e também umidade do RS. Teríamos entre 0 e 2° na 4ª-feira em boa parte do RS ou seria a média para o estado - não lembro direito dessa parte - e depois voltaria a fica fechado o tempo com mínimas em 5°-7°.

 

A MetSul também indica um resfriamento muito intenso ( http://www.metsul.com/blog/ ) e não aponta aquecimento. Já os modelos de 5 e 7 dias do CPTEC dão frio contínuo para a semana toda com mínimas em POA de 4°, 7°, 4°, 4° e 4° entre 4ª-feira e domingo e predomínio de uma alta de origem polar, além de manter a tendência para o início da próxima semana. 8)

 

A partir de 5ª deve chover no N do RS até o PR.

 

EM BOM JARDIM DA SERRA, ESTAÇÃO DA CIDASC, AUTOMÁTICA, NO DIA 31/05/08 CHEGOU A -8,6ºC!!!!

:shock: :shock: :shock: Imaginem a geadinha do local!

 

Abraços intensos e constantes!

Link to comment
Share on other sites

Gente, um quadro tão interessante, e tão parado o BAZ :? :(

 

Eu cansei de postar algo, monitoramento, previsão ou pesquisa, e ver seu rumo ser desnorteado ou acabar em brigas e discussões. Estou mudando minha prática de publicações. :roll:

 

Ricardo tuas ponderações e pesquisas são muito importantes amigão, eu tmbm cansei desta disputa boba de onde é mais frio, mais quente,não sei o quê, me dei um puxão de orelhas para que eu tenha altruísmo e que saiba que a verdadeira função do BAZ,é aproximação ,aprendizado mútuo,troca de experiências, cada um colaborando da sua forma.

Não quero ser eu o desagregador. :D

E Ricardo só pra te animar, eu vi previsão de sleet num modelo aí pro norte da ARg. :D

Link to comment
Share on other sites

Luis Ricardo, o que eu pude observar ao fazer o trabalho sobre neve no sul do Brasil, é que mesmo que haja uma massa de ar polar cavalar esta será incapaz de provocar qualquer grande queda de temperatura, pois o calor específico da água é muito elevado e as águas são relativamente quentes no litoral sul do Brasil. Assim sendo, os valores isobáricos do anticiclone polar em superfície perdem importância diante da trajetória e continentalização. Acho que seria um trabalho interessante comparar as características físicas do AP continental na América do Sul com aqueles que se observam sobre a América do Norte e Ásia.

 

Para citar um exemplo, utilizei o mês de agosto de 1978, quando houve quatro incursões do AP sobre o sul do Brasil. O primeiro, com 1042 hPa, continental, provocou 4 dias com queda de neve no Planalto da Neve. O segundo e o terceiro tiveram valores acima de 1038 hPa, não provocaram nada, pois estavam sobre o mar. O último, com 1028 hPa, sobre o continente, também provocou neve.[/b]

Link to comment
Share on other sites

O dado publicado na revista Veja refere-se a uma tempestade de neve em que naturalistas europeus em viagem ao Brasil registraram a altura da camada de neve em Vacaria. Eles falam que era possível vêr acima do lençol de neve apenas as pontas dos chifres dos animais, o que os fez estimar a camada em 2 metros.

 

Embora não seja um dado oficial, com todo o rigor científico de hoje, devemos considerá-lo como uma importante informação histórica, até porque, este rigor citado acima, é coisa relativamente recente.

 

Outra informação importante que nos indica a possibilidade real desta tempestade ter acumulado esta camada, é que neste período a Terra experimentava uma queda de temperatura que começou desde o séc. XVII, conhecida como "Pequena Idade do Gelo".

 

Em 1957, houve um acúmulo que variou entre 80 cm e 150 cm em São Joaquim e outras áreas do Planalto da Neve. É considerada a maior nevada do séc. XX.

Link to comment
Share on other sites

Cadê os bazianos, onde estão os apaixonados pela neve e pelo frio??????????????????????????????????????????????????????????????????????????? :roll:

 

 

PH algumas pessoas não estavam conseguindo acessar o BAZ, não sei o pq mas por exemplo o Carlos Dias e o Paulo Ricardo me perguntaram se eu conseguia o acesso, eu consegui eles nao conseguiam.

 

abraços e que venha a neve.

Link to comment
Share on other sites

O dado publicado na revista Veja refere-se a uma tempestade de neve em que naturalistas europeus em viagem ao Brasil registraram a altura da camada de neve em Vacaria. Eles falam que era possível vêr acima do lençol de neve apenas as pontas dos chifres dos animais, o que os fez estimar a camada em 2 metros.

 

Embora não seja um dado oficial, com todo o rigor científico de hoje, devemos considerá-lo como uma importante informação histórica, até porque, este rigor citado acima, é coisa relativamente recente.

 

Outra informação importante que nos indica a possibilidade real desta tempestade ter acumulado esta camada, é que neste período a Terra experimentava uma queda de temperatura que começou desde o séc. XVII, conhecida como "Pequena Idade do Gelo".

 

Em 1957, houve um acúmulo que variou entre 80 cm e 150 cm em São Joaquim e outras áreas do Planalto da Neve. É considerada a maior nevada do séc. XX.

Interessante mesmo prof Rodolfo, a trajetória, a maneira com entra o ar frio determina neve de forma diferenciada, como o Sr colocou nem sempre uma super alta provoca neve e em outras vezes altas não tão elevadas provocam o fenômeno.

Aqui o frio se intensifica, com chuva, aumentou tmbm o vento oeste/noroeste, que o pessoal aqui chama de pampeiro.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura despencou em apenas 20 min caiu de 10 para 8,5º aqui no B.Missões, continua o garoão e vento forte oeste.

 

Que temperatura agradavel , heim Paulo..!! Para manha de quarta pode zerar ai na sua região..quem sabe..!!

 

Aqui na Baixada Santista agora 8:20 da noite tenho céu limpo e 27,8ºC..parece que estou em Janeiro.Minha maxima foi de 32,6 por aqui..

Sensação agradável hehe, com rajada máxima de 65,5 km/h na última hora de acordo com a aut Inmet. :shock:

Link to comment
Share on other sites

A temperatura despencou em apenas 20 min caiu de 10 para 8,5º aqui no B.Missões, continua o garoão e vento forte oeste.

 

Que temperatura agradavel , heim Paulo..!! Para manha de quarta pode zerar ai na sua região..quem sabe..!!

 

Aqui na Baixada Santista agora 8:20 da noite tenho céu limpo e 27,8ºC..parece que estou em Janeiro.Minha maxima foi de 32,6 por aqui..

Sensação agradável hehe, com rajada máxima de 65,5 km/h na última hora de acordo com a aut Inmet. :shock:

Cruz Alta também registrou rajada de 65,52km/h na última hora. Santa Rosa está off.

 

E Rio Pardo 79,9ºkm/h :shock:

Link to comment
Share on other sites

CHUVA CONGELADA, ENTRE 20:00/03 NO CRUZEIRO.

 

Não duvido que neve aí esta noite, Ronaldo. Estou falando sério, ainda mais depois desta notícia.

 

Aqui em POA venta horrores com pancadas de chuva intercaladas com aberturas.

 

A temperatura caiu 2ºC em 10 minutos depois das 20:40hs após um pancadão. Agora tenho 12,4ºC e as janelas uivando horrores.

 

É força de ar frio entrando. Meu pai ligou de Livramento dizendo que agora faz 6ºC com um minuano infernal por lá. O tempo está encoberto.

Link to comment
Share on other sites

Agora foi a vez de Canela despencar.

 

O pulso de ar frio demorou mais ou menos 1 hora e 10 minutos para percorrer os 78km de distância (linha reta) entre a minha estação em POA e lá. Ou seja, os ventos e o sistema como um todo estão andando a uma velocidade média de mais ou menos 60km/h!!!

 

A temperatura caiu de 10,3ºC para 8,0ºC em 10 minutos!!

Link to comment
Share on other sites

O tempo segue instável, com pancadas de chuva em alguns momentos, mas não vislumbro um acumulado satisfatório. O Simepar acaba de ir na mesma linha da Climatempo, apontando boa chuva entre quinta-feira e sábado, sendo que neste último dia o frio retornaria e bem! Amanhã o dia deve ser de tempo bom, com mínimas mais baixas no extremo oeste. Continua ventando de sudoeste e tenho 17,1°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Cara, fazia tempo que eu não sentia cheiro de neve.

 

Não olhei os modelos direito nas últimas rodas, porém algo me diz que nesta noite neva no legal nos pontos acima dos 1200 metros.

 

O ciclone é muito forte! Venta cavalarmente aqui em POA e em boa parte do RS. O céu acabou de limpar por aqui, porém, como em toda ciclogênese a nebulosidade começou a entrar pelo sul do RS e, pasmem, o Chuí registrou 70mm de chuvas nas últimas horas!

 

É força de ciclone associado a um ar frio muito forte.

 

Aqui em casa tenho 10,8ºC e muito vento.

Link to comment
Share on other sites

Será que vem neve? To achando que apesar do pouco movimento aqui ela deve chegar pela manhã.

 

Olha, o cenário é este.

 

1 - O ciclone é pancada.

 

2 - Estamos no solstício de inverno.

 

3 - Venta horrores (sempre neva com vento no sul).

 

4 - O ar frio é forte. Agora faz 6ºC em Uruguaiana com tempo encoberto e 4ºC em Buenos Aires.

 

Do quê mais precisamos?

 

Somente que o ar frio continue avançando e a nebulosidade ciclônica junto.

Link to comment
Share on other sites

PH, olha que coisa linda entrando pelo sul do Estado

 

 

http://br.weather.com/maps/regioesdomundo/intlamericadosul/amdosulimagemdesatlite_large.html

 

 

Cara, se entrar tudo isso é 65 na cabeça!!!

Exatamente Brunão, chama atenção, a consistência das nuvens,a nebulosidade compacta,típica de neve.E ae cadê o Ale, pra dar uma dica pra gente aeee :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.