Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Que fiasco de alguns institutos :roll: :lol:

Agora, quanto à neve grande ;este ano não escapa sem ocorrer,podem ter certeza!

 

GRANDE PHP, COMO VC TEM TANTA CERTEZA??? :wink:

Certeza de palpiteiro e muita reza:lol: :lol: :lol:

Menores máximas no RS aut Inmet hoje:

Ausentes 9,5º

Vacaria 10,8º

Soledade 11,7º 8)

Lagoa Vermelha 11,9º

Bento 12,8º

Erechim 12,8º

Passo Fundo 12,9º

Cruz Alta 13,5º

Santa Rosa 17,2º

Link to comment
Share on other sites

A serra do mar gosta de represar umidade sobre a cidade e assim as máximas ficam contidas, assim como as mínimas.

Curtindo o clima tropical de altitude da capital paranaense?? :twisted:

 

 

O clima de CBTA é subtropical. Jamais neguei isto! Porém ninguém me tira da cabeça que existem influências sim do clima tropical sobre a cidade. Isso é inegável, vide a redução das chuvas no inverno em relação ao verão e às frentes-frias que tangenciam a cidade (em 95% da faixa de clima subtropical as frentes passam e o tempo limpa na maioria das ocasiões).

 

isso não tem nada a ver com a influência do clima tropical...

A posição geográfica + relevo influenciam.

Grande Bettega, lembra ainda que SJ tem este mesmo "efeito tropical" que Curitiba, o que favorece a ocorrência de neve. Do contrário, em SJ nevaria tanto quanto em Palmas!

 

Mas tranquilo, Bruno, a implicancia não é com o teu argumento - foi só uma brincadeira pra pegar no teu pé. Espero que tenhas gostado da tua estadia na capital paranaense e torço que da próxima vez possa me juntar a vocês no Alemão!

Link to comment
Share on other sites

Que fiasco de alguns institutos :roll: :lol:

Agora, quanto à neve grande ;este ano não escapa sem ocorrer,podem ter certeza!

 

GRANDE PHP, COMO VC TEM TANTA CERTEZA??? :wink:

Certeza de palpiteiro e muita reza:lol: :lol: :lol:

Menores máximas no RS aut Inmet hoje:

Ausentes 9,5º

Vacaria 10,8º

Soledade 11,7º 8)

Lagoa Vermelha 11,9º

Bento 12,8º

Erechim 12,8º

Passo Fundo 12,9º

Cruz Alta 13,5º

Santa Rosa 17,2º

 

Aqui tivemos um pouco de sol durante a manhã e chuva logo após o almoço e perdura até o momento.

 

Máxima: 15ºC em QB e em SJP

Mínimas: 7,8ºC em QB e 8,0ºC em SJP.

 

Agora 19:00 chuva e 10,4ºC em QB

Link to comment
Share on other sites

JN anunciou monstruosos ventos de 60km/h em SC! Vou procurar abrigo aqui em Blumenau.

 

Os telejornais agora à noite foram um mar de pérolas.

 

Num telejornal local com previsão da Somar, a informação era de que o ciclone enfraqueceu e se afasta para o mar. No Jornal da Band nacional, também da Somar, a notícia é que o ciclone enfraqueceu antes de atingir intensidade forte e depois de dissipou, mas ainda deixará o mar agitado amanhã. Como o que não existe mais vai ter consequências ? No Jornal Nacional, um exemplo clássico de 'esquentar' matéria no jornalismo. Pior foi ouvir que o ciclone se formará na noite de hoje e que atingirá a Grande Florianópolis e a Grande Porto Alegre. E como explicar o meteorologista do Ciram dizendo que o ciclone vai se formar agora à noite, se na página eles dizem desde o começo da tarde que enfraqueceu. Como enfraquece algo que não se formou ainda ?

Link to comment
Share on other sites

Que fiasco de alguns institutos :roll: :lol:

Agora, quanto à neve grande ;este ano não escapa sem ocorrer,podem ter certeza!

 

GRANDE PHP, COMO VC TEM TANTA CERTEZA??? :wink:

Certeza de palpiteiro e muita reza:lol: :lol: :lol:

Menores máximas no RS aut Inmet hoje:

Ausentes 9,5º

Vacaria 10,8º

Soledade 11,7º 8)

Lagoa Vermelha 11,9º

Bento 12,8º

Erechim 12,8º

Passo Fundo 12,9º

Cruz Alta 13,5º

Santa Rosa 17,2º

 

Santa Rosa com máximas bem consideráveis!! Considerável também é perceber que no mês de maio entre Santa Rosa e Soledade, SR teve praticamente o dobro de menores mínimas em comparação com a primeira! 8)

Link to comment
Share on other sites

Que fiasco de alguns institutos :roll: :lol:

Agora, quanto à neve grande ;este ano não escapa sem ocorrer,podem ter certeza!

 

GRANDE PHP, COMO VC TEM TANTA CERTEZA??? :wink:

Certeza de palpiteiro e muita reza:lol: :lol: :lol:

Menores máximas no RS aut Inmet hoje:

Ausentes 9,5º

Vacaria 10,8º

Soledade 11,7º 8)

Lagoa Vermelha 11,9º

Bento 12,8º

Erechim 12,8º

Passo Fundo 12,9º

Cruz Alta 13,5º

Santa Rosa 17,2º

 

Santa Rosa com máximas bem consideráveis!! Considerável também é perceber que no mês de maio entre Santa Rosa e Soledade, SR teve praticamente o dobro de menores mínimas em comparação com a primeira! 8)

E mais considerável ainda é comparar Santa Rosa, com o B.Missões, ou com o Parque das Tuias, aí SR perdeu em 90% das menores mínimas!Ricardo aceite uma realidade, não há local aí de tua região que possa se equiparar às mínimas de baixada daqui e nas máximas então nem em sonhos:lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Não há local aí de tua região que possa se equiparar às mínimas de baixada daqui e nas máximas então nem em sonhos[/b][/color]:lol: :lol: :lol:

 

O Paulo tem razão. Não há como comparar Soledade com Santa Rosa. A primeira é muito mais fria, apesar das repetidas mínimais mais baixas da segunda por efeito de continentalidade.

Link to comment
Share on other sites

Que fiasco de alguns institutos :roll: :lol:

Agora, quanto à neve grande ;este ano não escapa sem ocorrer,podem ter certeza!

 

GRANDE PHP, COMO VC TEM TANTA CERTEZA??? :wink:

Certeza de palpiteiro e muita reza:lol: :lol: :lol:

Menores máximas no RS aut Inmet hoje:

Ausentes 9,5º

Vacaria 10,8º

Soledade 11,7º 8)

Lagoa Vermelha 11,9º

Bento 12,8º

Erechim 12,8º

Passo Fundo 12,9º

Cruz Alta 13,5º

Santa Rosa 17,2º

 

Santa Rosa com máximas bem consideráveis!! Considerável também é perceber que no mês de maio entre Santa Rosa e Soledade, SR teve praticamente o dobro de menores mínimas em comparação com a primeira! 8)

E mais considerável ainda é comparar Santa Rosa, com o B.Missões, ou com o Parque das Tuias, aí SR perdeu em 90% das menores mínimas!Ricardo aceite uma realidade, não há local aí de tua região que possa se equiparar às mínimas de baixada daqui e nas máximas então nem em sonhos:lol: :lol: :lol:

 

INMET Santa Rosa não está em baixada, quando vai por isso em sua cabeça? Quer comparar B. Missões, então compare com a estação do Ilson que fica em uma baixada relativa e engula as mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Que fiasco de alguns institutos :roll: :lol:

Agora, quanto à neve grande ;este ano não escapa sem ocorrer,podem ter certeza!

 

GRANDE PHP, COMO VC TEM TANTA CERTEZA??? :wink:

Certeza de palpiteiro e muita reza:lol: :lol: :lol:

Menores máximas no RS aut Inmet hoje:

Ausentes 9,5º

Vacaria 10,8º

Soledade 11,7º 8)

Lagoa Vermelha 11,9º

Bento 12,8º

Erechim 12,8º

Passo Fundo 12,9º

Cruz Alta 13,5º

Santa Rosa 17,2º

 

Santa Rosa com máximas bem consideráveis!! Considerável também é perceber que no mês de maio entre Santa Rosa e Soledade, SR teve praticamente o dobro de menores mínimas em comparação com a primeira! 8)

E mais considerável ainda é comparar Santa Rosa, com o B.Missões, ou com o Parque das Tuias, aí SR perdeu em 90% das menores mínimas!Ricardo aceite uma realidade, não há local aí de tua região que possa se equiparar às mínimas de baixada daqui e nas máximas então nem em sonhos:lol: :lol: :lol:

 

INMET Santa Rosa não está em baixada, quando vai por isso em sua cabeça? Quer comparar B. Missões, então compare com a estação do Ilson que fica em uma baixada relativa e engula as mínimas.

Então tá o teimoso, pega o tal de Ilson(e não sei qual a condição do abrigo dele) e eu pego o Parque das Tuias e olha que nem preciso usar os Silvanos pra estraçalhar com tua região deustsh :twisted: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Que fiasco de alguns institutos :roll: :lol:

Agora, quanto à neve grande ;este ano não escapa sem ocorrer,podem ter certeza!

 

GRANDE PHP, COMO VC TEM TANTA CERTEZA??? :wink:

Certeza de palpiteiro e muita reza:lol: :lol: :lol:

Menores máximas no RS aut Inmet hoje:

Ausentes 9,5º

Vacaria 10,8º

Soledade 11,7º 8)

Lagoa Vermelha 11,9º

Bento 12,8º

Erechim 12,8º

Passo Fundo 12,9º

Cruz Alta 13,5º

Santa Rosa 17,2º

 

Santa Rosa com máximas bem consideráveis!! Considerável também é perceber que no mês de maio entre Santa Rosa e Soledade, SR teve praticamente o dobro de menores mínimas em comparação com a primeira! 8)

E mais considerável ainda é comparar Santa Rosa, com o B.Missões, ou com o Parque das Tuias, aí SR perdeu em 90% das menores mínimas!Ricardo aceite uma realidade, não há local aí de tua região que possa se equiparar às mínimas de baixada daqui e nas máximas então nem em sonhos:lol: :lol: :lol:

 

INMET Santa Rosa não está em baixada, quando vai por isso em sua cabeça? Quer comparar B. Missões, então compare com a estação do Ilson que fica em uma baixada relativa e engula as mínimas.

Então tá o teimoso, pega o tal de Ilson(e não sei qual a condição do abrigo dele) e eu pego o Parque das Tuias e olha que nem preciso usar os Silvanos pra estraçalhar com tua região deustsh :twisted: :lol: :lol: :lol:

 

Não vou fazer isso porque nem preciso. Gastar energia tentando te convençer de algo é besteira. O abrigo está em ótimo estado, e não é só termômetro, mas estação meteorológica e ele tem todos os dados dos últimos anos, inclusive desvios, médias e extremos. Abs. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Que fiasco de alguns institutos :roll: :lol:

Agora, quanto à neve grande ;este ano não escapa sem ocorrer,podem ter certeza!

 

GRANDE PHP, COMO VC TEM TANTA CERTEZA??? :wink:

Certeza de palpiteiro e muita reza:lol: :lol: :lol:

Menores máximas no RS aut Inmet hoje:

Ausentes 9,5º

Vacaria 10,8º

Soledade 11,7º 8)

Lagoa Vermelha 11,9º

Bento 12,8º

Erechim 12,8º

Passo Fundo 12,9º

Cruz Alta 13,5º

Santa Rosa 17,2º

 

Santa Rosa com máximas bem consideráveis!! Considerável também é perceber que no mês de maio entre Santa Rosa e Soledade, SR teve praticamente o dobro de menores mínimas em comparação com a primeira! 8)

E mais considerável ainda é comparar Santa Rosa, com o B.Missões, ou com o Parque das Tuias, aí SR perdeu em 90% das menores mínimas!Ricardo aceite uma realidade, não há local aí de tua região que possa se equiparar às mínimas de baixada daqui e nas máximas então nem em sonhos:lol: :lol: :lol:

 

INMET Santa Rosa não está em baixada, quando vai por isso em sua cabeça? Quer comparar B. Missões, então compare com a estação do Ilson que fica em uma baixada relativa e engula as mínimas.

Então tá o teimoso, pega o tal de Ilson(e não sei qual a condição do abrigo dele) e eu pego o Parque das Tuias e olha que nem preciso usar os Silvanos pra estraçalhar com tua região deustsh :twisted: :lol: :lol: :lol:

 

Não vou fazer isso porque nem preciso. Gastar energia tentando te convençer de algo é besteira. O abrigo está em ótimo estado, e não é só termômetro, mas estação meteorológica e ele tem todos os dados dos últimos anos, inclusive desvios, médias e extremos. Abs. :wink:

A sim, se é pra me convencer traga algo convincente e real, não deduções.Em se tratando de clima, só os fatos me convencem.

Link to comment
Share on other sites

O frio definitivamente não quer mais ir embora. Ontem Rio Branco teve mínima de 17°C e máxima de 25°C no aeroporto. Nessa quarta-feira a temperatura mínima foi ainda mais baixa, ficando em 15°C no início dessa manhã. Agora o sol brilha fraco, com muitas nuvens e faz 19°C no aeroporto da cidade. A quase 1 semana as temperaturas não passam dos 25°C aqui, não lembra nem de longe o clima Equatorial da região norte.

Link to comment
Share on other sites

A sim, se é pra me convencer traga algo convincente e real, não deduções.Em se tratando de clima, só os fatos me convencem.

 

Acesse as tabelas do INMET. Isso é algo convincente e real, não é dedução nem palpite. Você sabe bem, em médias e menores máximas Soledade ganha, em mínimas, em MAIO de 2008, SR ganhou de goleada. Fato é fato quando analisamos as estações do INMET, onde nenhuma está em baixada e ponto final. :?

Link to comment
Share on other sites

Santa Rosa ganhou de goleada nas mínimas, Inmet X Inmet. Isso é fato e ninguém discute.

O engraçado que sendo um apaixonado por SC como tu és Caio, quando divulgam o Bandeira, Cruzeiro,Francioni,Climaterra, tu não falas em Inmet.Quer dizer eu sei que os dados do Inmet não invalidam os demais, no entanto tu usa só o que te convém e o que te incomoda é que desmascarei o porquê das mínimas espetaculares de algumas cidades catarinenses.Vai enganar outro, eu tu não enganas.

E Ricardo, ponto final uma ova, dá uma analisada nos dados Inmet, veirifique a sensação térmica e compare S Rosa com Soledade a tunda é muito grande,comigo não adianta tu querer que eu engula apenas dados do Inmet como se fossem absolutos e únicos, quando tu sabes da imensa variação de temperaturas das baixadas aqui, mas falo de baixadas de 600, 650m 700,750, e até 800m, não de baixadinhas nanicas de 200m, 300m aí da tua Missões :wink:

Link to comment
Share on other sites

Santa Rosa ganhou de goleada nas mínimas, Inmet X Inmet. Isso é fato e ninguém discute.

O engraçado que sendo um apaixonado por SC como tu és Caio, quando divulgam o Bandeira, Cruzeiro,Francioni,Climaterra, tu não falas em Inmet.Quer dizer eu sei que os dados do Inmet não invalidam os demais, no entanto tu usa só o que te convém e o que te incomoda é que desmascarei o porquê das mínimas espetaculares de algumas cidades catarinenses.Vai enganar outro, eu tu não enganas.

:wink:

 

O Paulo só pode ter surtado. Ou não acompanha as minhas mensagens no BAZ ou está mentindo descaradamente.

 

E quanto a questão de ter desmascarado algumas cidades de SC é algo completamente absurdo e mentiroso. Mínimas não são desmascardas ou mascaradas. Pelo contrário, são aferidas, são reais. E todas em SC vem seguindo a lógica climatológica que sempre seguiram. Só não ver quem não quer aceitar essa realidade.

 

Agora quem entende mesmo de mascarar a realidade todos nós do BAZ já sabemos muito bem. É sabido do pólo norte brasileiro que caiu por terra, da neve que não existiu, da acumulação que ora é 3cm ora é 5cm quando na verdade não foi nenhum, da estação do Inmet que era pra jogar na cara de todos e competir igual pra igual com os lugares mais frios do Brasil. Aí sim Paulo, sabemos que nesse quesito não tem pra ninguém aqui no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

E Ricardo, ponto final uma ova, dá uma analisada nos dados Inmet, veirifique a sensação térmica e compare S Rosa com Soledade a tunda é muito grande,comigo não adianta tu querer que eu engula apenas dados do Inmet como se fossem absolutos e únicos, quando tu sabes da imensa variação de temperaturas das baixadas aqui, mas falo de baixadas de 600, 650m 700,750, e até 800m, não de baixadinhas nanicas de 200m, 300m aí da tua Missões :wink:

 

Ponto final. Em mínimas SR ganhou e pronto... Ou vai querer se infiltrar no INMET e mudar os dados?? :lol:

 

Se Soledade tiver baixadas de 800m então há aí uma depressão absoluta, abaixo do nível do mar, já que a altitude da cidade é em torno de 667m.

 

O que faz uma baixada mais fria que outra não é a diferença de altitude entre o vale e a crista, mas sim, a área do vale e da crista.

 

:wink:

 

Eu não estou falando de máximas, nem de sensação, nem de médias máximas ou mínimas. PAULO, EM MÍNIMAS SOLEDADE PERDEU FEIO INMETXINMET E PRONTO. EM MÍNIMAS

 

O RESTO ACHO QUE O CAIO FALOU BEM, FAÇO DAS PALAVRAS DELE AS MINHAS . :wink:

Link to comment
Share on other sites

Santa Rosa ganhou de goleada nas mínimas, Inmet X Inmet. Isso é fato e ninguém discute.

O engraçado que sendo um apaixonado por SC como tu és Caio, quando divulgam o Bandeira, Cruzeiro,Francioni,Climaterra, tu não falas em Inmet.Quer dizer eu sei que os dados do Inmet não invalidam os demais, no entanto tu usa só o que te convém e o que te incomoda é que desmascarei o porquê das mínimas espetaculares de algumas cidades catarinenses.Vai enganar outro, eu tu não enganas.

E Ricardo, ponto final uma ova, dá uma analisada nos dados Inmet, veirifique a sensação térmica e compare S Rosa com Soledade a tunda é muito grande,comigo não adianta tu querer que eu engula apenas dados do Inmet como se fossem absolutos e únicos, quando tu sabes da imensa variação de temperaturas das baixadas aqui, mas falo de baixadas de 600, 650m 700,750, e até 800m, não de baixadinhas nanicas de 200m, 300m aí da tua Missões :wink:

Grande amigo Paulo,

eu tive a feliz oportunidade de conhecer a região de Soledade e tomar um famoso pé sujo e inclusive estou campeando mais algum final de semana para levar a muié pra lá, ela adora pedras! Eu pude ver com esses dois olhos aqui o relevo da região que, sem sombra de dúvidas, é uma das mais frias do Rio Grande e de todo o território Sul-Brasileiro. São impressionantes as baixadas que o relevo da região forma bem como é impressionante o vento que faz nos topos.

O conjunto continentalidade + latitude + altitude + relevo da tua região resulta em frio que já surpreendeu e ainda vai surpreender muita gente aqui no BAZ.

 

Mas tem alguns pontos que a gente tem que considerar:

1. A região de SJ e campos de cima da serra do RS, toda ela, com seu relevo entre 1200m e 1800m é imbatível no Brasil. Não tem discussão. Pode vir a Baixada do Manduca com todo reboliço de china que la hay, pode vir o Horto e sua Portaria ou até pode-se tentar fazer um misto "portaria da baixada" que NÃO CONSEGUE bater a região de SJ. É a região mais beneficiada em termos de frio no Brasil (geada, neve, menores mínimas, baixada, sensação térmica, etc).

2. Toda a região central de SC, passando o Planalto de Palmas e chegando nos campos de Guarapuava tem muitas áreas (e cidades) acima dos 1200m~1300m, com baixadas impressionantes. Isso é o DOBRO da altitude da bela região de Soledade, com igual efeito de continentalidade e pouca diferença de latitude. É praticamente impossível que a melhor baixada da tua região bata, em termos de mínimas, as melhores baixadas deste planalto catarinense-sul-paranaense.

3. Existem outras regiões no Planalto e Serras Rio-Grandenses capazes de competir pau-a-pau com Soledade - tanto nas mal-posicionadas estações do INMET, quanto nas baixadas. Ora ganha Canela, ora ganha Vacaria, ora ganha Soledade, mas sempre fica ali - por poucos tentos.

Link to comment
Share on other sites

E Ricardo, ponto final uma ova, dá uma analisada nos dados Inmet, veirifique a sensação térmica e compare S Rosa com Soledade a tunda é muito grande,comigo não adianta tu querer que eu engula apenas dados do Inmet como se fossem absolutos e únicos, quando tu sabes da imensa variação de temperaturas das baixadas aqui, mas falo de baixadas de 600, 650m 700,750, e até 800m, não de baixadinhas nanicas de 200m, 300m aí da tua Missões :wink:

 

Ponto final. Em mínimas SR ganhou e pronto... Ou vai querer se infiltrar no INMET e mudar os dados?? :lol:

 

Se Soledade tiver baixadas de 800m então há aí uma depressão absoluta, abaixo do nível do mar, já que a altitude da cidade é em torno de 667m.

 

O que faz uma baixada mais fria que outra não é a diferença de altitude entre o vale e a crista, mas sim, a área do vale e da crista.

 

:wink:

 

Eu não estou falando de máximas, nem de sensação, nem de médias máximas ou mínimas. PAULO, EM MÍNIMAS SOLEDADE PERDEU FEIO INMETXINMET E PRONTO. EM MÍNIMAS

 

O RESTO ACHO QUE O CAIO FALOU BEM, FAÇO DAS PALAVRAS DELE AS MINHAS . :wink:

Obrigado pela intervenção Alexandre.Mas só para encerrar o assunto Ricardo rodou na geografia; Soledade no Centro da cidade 726m, na zona norte 744m, no interior tem pontos de 820 a 830m, e existem sim baixadas de 790,800m, na Raia da Pedra.E Caio só pra encerrar, tu sabes que eu to falando a verdade, não duvido dasmínimas ocorridas nestes baixadões catarinenses, só não aceito a mentira de que estas temperaturas só ocorram em SC, pois aqui nos baixadões do norte do RS(com altitudes de 600m acima ) as mínimas são equivalentes às catarinas.,só isto.

Link to comment
Share on other sites

SOLEDADE É UMA CIDADE MAIS FRIA QUE SANTA ROSA TANTO NAS MINIMAS COMO NAS MÁXIMAS. POR FAVOR, CONHEÇAM AS DUAS REGIÕES, AVALIEM O PADRAO HISTORICO, NAO SE BASEIEM NOS DADOS APENAS DE DADOS DE TRES MESES DE UMA ESTACAO. NAO ESTOU BRINCANDO, ESTOU FALANDO SERIO.

 

Não sei porque tanta intervenção, olhem sobre o que estão falando. Agora peço: O QUE EU DISSE NA PRIMEIRA MENSAGEM?

 

SANTA ROSA GANHOU DE GOLEDADA NAS MÍNIMAS INMET x INMET em MAIO.

 

Isso o ocorreu e pronto, não levei para padrões climatológicos nem ao menos comparei médias anuais. Estou falando grego?!

 

Paulo, pare de desviar assuntos. Eu falei e você que começou, para variar, a levar uma discussão para outros pontos, PORQUE NÃO ADMITE PERDER UMA. Como dizia o dicionário do Velho-oeste brasileiro: "deu pra ti".

 

ahh.. Vou fazer minhas redações que ganho mais. Até.

 

:?

Link to comment
Share on other sites

SOLEDADE É UMA CIDADE MAIS FRIA QUE SANTA ROSA TANTO NAS MINIMAS COMO NAS MÁXIMAS. POR FAVOR, CONHEÇAM AS DUAS REGIÕES, AVALIEM O PADRAO HISTORICO, NAO SE BASEIEM NOS DADOS APENAS DE DADOS DE TRES MESES DE UMA ESTACAO. NAO ESTOU BRINCANDO, ESTOU FALANDO SERIO.

 

pra comprovar segue o mapa com disponibilidade de horas de frio para o RS.

Percebe-se que SR tem bem menos horas com temperatura abaixo de 7,2ºC se comparado com Soledade.

 

horasdefrionx3.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Parcialmente nublado agora, e 22,2ºC......a mínima foi de 12,5C.

 

Parece que uma boa parte da serra da Mantiqueira vem tendo uma quarta feira bastante chuvosa, visto que em Monte Verde, CJ, Passa Quatro e Maria da Fé, não pára de chover desde a madrugada. Com isso, as mínimas foram altas, entretanto agora à tarde continua frio por lá

Link to comment
Share on other sites

SOLEDADE É UMA CIDADE MAIS FRIA QUE SANTA ROSA TANTO NAS MINIMAS COMO NAS MÁXIMAS. POR FAVOR, CONHEÇAM AS DUAS REGIÕES, AVALIEM O PADRAO HISTORICO, NAO SE BASEIEM NOS DADOS APENAS DE DADOS DE TRES MESES DE UMA ESTACAO. NAO ESTOU BRINCANDO, ESTOU FALANDO SERIO.

 

pra comprovar segue o mapa com disponibilidade de horas de frio para o RS.

Percebe-se que SR tem bem menos horas com temperatura abaixo de 7,2ºC se comparado com Soledade.

 

horasdefrionx3.th.jpg

Espetacular este mapinha Bettega, valeu! :D :wink:

Não esquenta Ricardo,até que por ser nanica, tua Santa Rosa, é bem fria pro tamanho dela :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

EU NÃO PEDI DISCUSSÃO SOBRE CIDADE MAIS FRIA, E TO POUCO ME LIXANDO PARA QUAL TEM MAIS HORAS DE FRIO. VOCÊ SABE LER PH? ENTÃO PORQUE NÃO LEU MINHA MENSAGEM DIZENDO SER ÓBVIO SOLEDADE TER MÉDIAS MAIS BAIXAS E MÁXIMAS MENORES, ASSIM, OBVIAMENTE TERÁ MAIS HORAS DE FRIO. O QUE EU DISSE FOI:

EM MAIO DE 2008, INMET X INMET, SANTA ROSA GANHOU DE GOLEADA NAS MÍNIMAS.

ISSO NÃO MUDA E PRONTO. NÃO HÁ OUTRO MODO DE FALAR ISSO.

 

Sabe porque esse stress? porque começaram uma discussão distorçendo minhas palavras. Se estou errado, leiam a minha última mensagem, eu esperava mais respostas.

Link to comment
Share on other sites

EU NÃO PEDI DISCUSSÃO SOBRE CIDADE MAIS FRIA, E TO POUCO ME LIXANDO PARA QUAL TEM MAIS HORAS DE FRIO. VOCÊ SABE LER PH? ENTÃO PORQUE NÃO LEU MINHA MENSAGEM DIZENDO SER ÓBVIO SOLEDADE TER MÉDIAS MAIS BAIXAS E MÁXIMAS MENORES, ASSIM, OBVIAMENTE TERÁ MAIS HORAS DE FRIO. O QUE EU DISSE FOI:

EM MAIO DE 2008, INMET X INMET, SANTA ROSA GANHOU DE GOLEADA NAS MÍNIMAS.

ISSO NÃO MUDA E PRONTO. NÃO HÁ OUTRO MODO DE FALAR ISSO.

 

Sabe porque esse stress? porque começaram uma discussão distorçendo minhas palavras. Se estou errado, leiam a minha última mensagem, eu esperava mais respostas.

Tá estressado Ricardo vai pescar,o Uruguai não passa muito longe daí :lol: :lol: :lol: :lol:

Então tá assim com várias vezes tu aproveita para indiretamente dar uma cutucada, vou te dar o troco, em cada situação favorável neste duelo Soledade x Santa Rosa, se provocado darei resposta :wink:

Link to comment
Share on other sites

EU NÃO PEDI DISCUSSÃO SOBRE CIDADE MAIS FRIA, E TO POUCO ME LIXANDO PARA QUAL TEM MAIS HORAS DE FRIO. VOCÊ SABE LER PH? ENTÃO PORQUE NÃO LEU MINHA MENSAGEM DIZENDO SER ÓBVIO SOLEDADE TER MÉDIAS MAIS BAIXAS E MÁXIMAS MENORES, ASSIM, OBVIAMENTE TERÁ MAIS HORAS DE FRIO. O QUE EU DISSE FOI:

EM MAIO DE 2008, INMET X INMET, SANTA ROSA GANHOU DE GOLEADA NAS MÍNIMAS.

ISSO NÃO MUDA E PRONTO. NÃO HÁ OUTRO MODO DE FALAR ISSO.

 

Sabe porque esse stress? porque começaram uma discussão distorçendo minhas palavras. Se estou errado, leiam a minha última mensagem, eu esperava mais respostas.

Tá estressado Ricardo vai pescar,o Uruguai não passa muito longe daí :lol: :lol: :lol: :lol:

Então tá assim com várias vezes tu aproveita para indiretamente dar uma cutucada, vou te dar o troco, em cada situação favorável neste duelo Soledade x Santa Rosa, se provocado darei resposta :wink:

 

Sei que terá situações muito maiores de provar o frio de Soledade, com certeza terá. E não estou falando de dias, todo dia enche o saco. Faça médias Paulo, pegue extremos, eu esperei até agora pra falar das mínimas, e sabe porquê? Porque eu não iria encher o saco falando dia após dia que Santa Rosa teve mínima inferior que Soledade.

 

Ah.. E sobre ir pescar? Vou sim, já está marcado, semana que vem quando eu voltar da Arg. vou dar uma passadinha no Rio Uruguai. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Outros importantes modelos globais corroboram a idéia das 12Z do GFS de uma bela onda de frio continental no início da próxima semana. Terça-feira da semana que vem é o dia!

 

As últimas rodadas foram desanimadoras. Postergam o frio, muitas vezes diminuindo o potencial.

Mas como amanhã é outro dia, vamos torcer para este quadro melhorar.

Link to comment
Share on other sites

EU NÃO PEDI DISCUSSÃO SOBRE CIDADE MAIS FRIA, E TO POUCO ME LIXANDO PARA QUAL TEM MAIS HORAS DE FRIO. VOCÊ SABE LER PH? ENTÃO PORQUE NÃO LEU MINHA MENSAGEM DIZENDO SER ÓBVIO SOLEDADE TER MÉDIAS MAIS BAIXAS E MÁXIMAS MENORES, ASSIM, OBVIAMENTE TERÁ MAIS HORAS DE FRIO. O QUE EU DISSE FOI:

EM MAIO DE 2008, INMET X INMET, SANTA ROSA GANHOU DE GOLEADA NAS MÍNIMAS.

ISSO NÃO MUDA E PRONTO. NÃO HÁ OUTRO MODO DE FALAR ISSO.

 

Sabe porque esse stress? porque começaram uma discussão distorçendo minhas palavras. Se estou errado, leiam a minha última mensagem, eu esperava mais respostas.

Tá estressado Ricardo vai pescar,o Uruguai não passa muito longe daí :lol: :lol: :lol: :lol:

Então tá assim com várias vezes tu aproveita para indiretamente dar uma cutucada, vou te dar o troco, em cada situação favorável neste duelo Soledade x Santa Rosa, se provocado darei resposta :wink:

 

Sei que terá situações muito maiores de provar o frio de Soledade, com certeza terá. E não estou falando de dias, todo dia enche o saco. Faça médias Paulo, pegue extremos, eu esperei até agora pra falar das mínimas, e sabe porquê? Porque eu não iria encher o saco falando dia após dia que Santa Rosa teve mínima inferior que Soledade.

 

Ah.. E sobre ir pescar? Vou sim, já está marcado, semana que vem quando eu voltar da Arg. vou dar uma passadinha no Rio Uruguai. :lol:

Tudo bem Ricardo, como a discussão já cansou e não gosto deste tipo de discussão sem um resultado, sem algo produtivo, então pra encerrar de vez, faço a mesma proposta pra ti e pro Caio, quando quiserem em noite de efeito baixada, podemos criar 3 grupos de bazianos para um auditoria, e conferir uma equipe em cada região, monitoramento completo,uma equipe em Três de Maio, outra no oeste Catarinense e outra em Soledade, pra terminar de vez com esta teima, se aqui perder pra Três de Maio, ou ficar muito diferente de SC, eu faço um grande reconhecimento de que eu estava errado,e assino embaixo, agora se for o contrário e a baixada daqui provar o contrário, aí vcs fazem um reconhecimento de estavam equivocados e pararm de teimar comigo neste aspecto certo?

É simples de resolver, talvez difícil de realizar, em função de quem estaria disposto a fazer o acompanhamento.

Mas terminaria de uma vez por todas com este blá,blá,blá.Eu estou falando de algo que tenho convicção, vcs não sei.

Link to comment
Share on other sites

O frio definitivamente não quer mais ir embora. Ontem Rio Branco teve mínima de 17°C e máxima de 25°C no aeroporto. Nessa quarta-feira a temperatura mínima foi ainda mais baixa, ficando em 15°C no início dessa manhã. Agora o sol brilha fraco, com muitas nuvens e faz 19°C no aeroporto da cidade. A quase 1 semana as temperaturas não passam dos 25°C aqui, não lembra nem de longe o clima Equatorial da região norte.

 

BOM PARA ALIVIAR O CALOR!!!

 

AQUI AGRADECEM QDO DÁ UNS DIAS ACIMA DE 20,0ºC!!! CONTRASTES DO BRASIL!

Link to comment
Share on other sites

EU NÃO PEDI DISCUSSÃO SOBRE CIDADE MAIS FRIA, E TO POUCO ME LIXANDO PARA QUAL TEM MAIS HORAS DE FRIO. VOCÊ SABE LER PH? ENTÃO PORQUE NÃO LEU MINHA MENSAGEM DIZENDO SER ÓBVIO SOLEDADE TER MÉDIAS MAIS BAIXAS E MÁXIMAS MENORES, ASSIM, OBVIAMENTE TERÁ MAIS HORAS DE FRIO. O QUE EU DISSE FOI:

EM MAIO DE 2008, INMET X INMET, SANTA ROSA GANHOU DE GOLEADA NAS MÍNIMAS.

ISSO NÃO MUDA E PRONTO. NÃO HÁ OUTRO MODO DE FALAR ISSO.

 

Sabe porque esse stress? porque começaram uma discussão distorçendo minhas palavras. Se estou errado, leiam a minha última mensagem, eu esperava mais respostas.

Tá estressado Ricardo vai pescar,o Uruguai não passa muito longe daí :lol: :lol: :lol: :lol:

Então tá assim com várias vezes tu aproveita para indiretamente dar uma cutucada, vou te dar o troco, em cada situação favorável neste duelo Soledade x Santa Rosa, se provocado darei resposta :wink:

 

Sei que terá situações muito maiores de provar o frio de Soledade, com certeza terá. E não estou falando de dias, todo dia enche o saco. Faça médias Paulo, pegue extremos, eu esperei até agora pra falar das mínimas, e sabe porquê? Porque eu não iria encher o saco falando dia após dia que Santa Rosa teve mínima inferior que Soledade.

 

Ah.. E sobre ir pescar? Vou sim, já está marcado, semana que vem quando eu voltar da Arg. vou dar uma passadinha no Rio Uruguai. :lol:

Tudo bem Ricardo, como a discussão já cansou e não gosto deste tipo de discussão sem um resultado, sem algo produtivo, então pra encerrar de vez, faço a mesma proposta pra ti e pro Caio, quando quiserem em noite de efeito baixada, podemos criar 3 grupos de bazianos para um auditoria, e conferir uma equipe em cada região, monitoramento completo,uma equipe em Três de Maio, outra no oeste Catarinense e outra em Soledade, pra terminar de vez com esta teima, se aqui perder pra Três de Maio, ou ficar muito diferente de SC, eu faço um grande reconhecimento de que eu estava errado,e assino embaixo, agora se for o contrário e a baixada daqui provar o contrário, aí vcs fazem um reconhecimento de estavam equivocados e pararm de teimar comigo neste aspecto certo?

É simples de resolver, talvez difícil de realizar, em função de quem estaria disposto a fazer o acompanhamento.

Mas terminaria de uma vez por todas com este blá,blá,blá.Eu estou falando de algo que tenho convicção, vcs não sei.

To nem aí e nem vou me dispor a fazer isso. A discussão não foi essa e em momento algum toquei no assunto das baixadas. Quero que "copie" minha fala duvidando das baixadas daí ou querendo compará-las com as de TM. O que eu disse por hora foi inmet x inmet, e isso é inalterável.

Link to comment
Share on other sites

Santa Rosa ganhou de goleada nas mínimas, Inmet X Inmet. Isso é fato e ninguém discute.

O engraçado que sendo um apaixonado por SC como tu és Caio, quando divulgam o Bandeira, Cruzeiro,Francioni,Climaterra, tu não falas em Inmet.Quer dizer eu sei que os dados do Inmet não invalidam os demais, no entanto tu usa só o que te convém e o que te incomoda é que desmascarei o porquê das mínimas espetaculares de algumas cidades catarinenses.Vai enganar outro, eu tu não enganas.

E Ricardo, ponto final uma ova, dá uma analisada nos dados Inmet, veirifique a sensação térmica e compare S Rosa com Soledade a tunda é muito grande,comigo não adianta tu querer que eu engula apenas dados do Inmet como se fossem absolutos e únicos, quando tu sabes da imensa variação de temperaturas das baixadas aqui, mas falo de baixadas de 600, 650m 700,750, e até 800m, não de baixadinhas nanicas de 200m, 300m aí da tua Missões :wink:

Grande amigo Paulo,

eu tive a feliz oportunidade de conhecer a região de Soledade e tomar um famoso pé sujo e inclusive estou campeando mais algum final de semana para levar a muié pra lá, ela adora pedras! Eu pude ver com esses dois olhos aqui o relevo da região que, sem sombra de dúvidas, é uma das mais frias do Rio Grande e de todo o território Sul-Brasileiro. São impressionantes as baixadas que o relevo da região forma bem como é impressionante o vento que faz nos topos.

O conjunto continentalidade + latitude + altitude + relevo da tua região resulta em frio que já surpreendeu e ainda vai surpreender muita gente aqui no BAZ.

 

Mas tem alguns pontos que a gente tem que considerar:

1. A região de SJ e campos de cima da serra do RS, toda ela, com seu relevo entre 1200m e 1800m é imbatível no Brasil. Não tem discussão. Pode vir a Baixada do Manduca com todo reboliço de china que la hay, pode vir o Horto e sua Portaria ou até pode-se tentar fazer um misto "portaria da baixada" que NÃO CONSEGUE bater a região de SJ. É a região mais beneficiada em termos de frio no Brasil (geada, neve, menores mínimas, baixada, sensação térmica, etc).

2. Toda a região central de SC, passando o Planalto de Palmas e chegando nos campos de Guarapuava tem muitas áreas (e cidades) acima dos 1200m~1300m, com baixadas impressionantes. Isso é o DOBRO da altitude da bela região de Soledade, com igual efeito de continentalidade e pouca diferença de latitude. É praticamente impossível que a melhor baixada da tua região bata, em termos de mínimas, as melhores baixadas deste planalto catarinense-sul-paranaense.

3. Existem outras regiões no Planalto e Serras Rio-Grandenses capazes de competir pau-a-pau com Soledade - tanto nas mal-posicionadas estações do INMET, quanto nas baixadas. Ora ganha Canela, ora ganha Vacaria, ora ganha Soledade, mas sempre fica ali - por poucos tentos.

 

COM S.JOAQUIM TEM A REGIÃO DOS CAMPOS DE PALMAS/SC, ENTRE TAQUARA VERDE ATÉ O HORIZONTE, ALÍ PELO EFEITO A CONTINENTALIDADE, PROVAVELMENTE, BATE S.JOAQUIM NO NÚMERO DE DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS, JÁ TIVE DADOS DE UMA ESTAÇÃO DE UM PRODUTOR QUE TEVE O REGISTRO DE ATÉ -8,5 E CERCA DE +- 50 DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS, ERA UMA BAIXADA A +- 1250/1300 m. PENA QUE PERDÍ OS DADOS, ERA COMUM VER MÍNIMAS DE -3/-5 E MÁXIMAS DE 19/21 NO MESMO DIA. NÃO VÍ O ABRIGO E O LOCAL, MAS OS DADOS IMPRESIONAVAM. ESTA REGIÃO RIVALIZA , PAU A PAU COM A REGIÃO DE S.JOAQUIM, NO QUESITO DE MÍNIMAS, MAS NO FRIO COMO UM TODO, PERDE.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.