Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

SJ tá com 0,1º :shock: :o:o e precipitação, e o Morro da Igreja tá mais quente,com 2,4º
Isso pode ser ruim e querer dizer que falta frio em altitude nao?

 

O AR FRIO ESTÁ ENTRANDO DE OESTE PARA LESTE E LÁ TEM SOL.

 

É de desanimar. Sempre falta alguma coisa para nevar no Brasil. É impressionante. Quando tem umidade, daí não tem frio em altura. A neve adora fazer um c* doce por aqui não?

Todo ano a mesma coisa. Preciso economizar de alguma maneira uma grana e ir para uma estação de inverno no Chile e Argentina. :evil: :lol:

Link to comment
Share on other sites

SJ tá com 0,1º :shock: :o:o e precipitação, e o Morro da Igreja tá mais quente,com 2,4º
Isso pode ser ruim e querer dizer que falta frio em altitude nao?

 

O AR FRIO ESTÁ ENTRANDO DE OESTE PARA LESTE E LÁ TEM SOL.

 

É de desanimar. Sempre falta alguma coisa para nevar no Brasil. É impressionante. Quando tem umidade, daí não tem frio em altura. A neve adora fazer um c* doce por aqui não?

Todo ano a mesma coisa. Preciso economizar de alguma maneira uma grana e ir para uma estação de inverno no Chile e Argentina. :evil: :lol:

 

É verdade!!! Sempre falta alguma coisa... É RARISSIMO Nevar no Brasil!!!

:cry: :cry: :cry:

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente, hoje não deve passar dos 12°C em POA!!!

Que lugar maravilhosso!!!

Para mim, é a capital que tem o melhor clima. Frio no inverno e bem quente no verão.

 

Abraços,

 

Acho difícil... Talvez no INMET não passe, mas em certos bairros (os mais habitados) acredito que chegue a uns 14ºC. Pelo menos aqui no Cristal continua nublado e a temperatura subiu 1ºC em menos de uma hora.

Link to comment
Share on other sites

Totalmente nublado e garoa, vento fraco sudoeste, e a garoa e chuva fraca alternando-se, agora 5,9º no Inmet, não sei quanto tá lá em casa, pois estou na casa do Seu Pinheiro aqui no Almeida.O maluquinho da praça, chegou a marcar 2º hoje de manhã.

 

Paulo, as chances são muito pequenas, mas se nevar será na madrugada/amanhecer de domingo. Fique tranquilo por enquanto, o grosso do frio chega mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

Mínima do dia:

 

-1,5oC São Joaquim - Villa Francioni

 

EU NÃO ARREDONDO, IGNORO A SEGUNDA CASA. ANOTEI -1,4ºC

 

-1,48oC vá lá Ronaldo...

 

O correto seria anotar as duas casas, se possível, afinal, a leitura deve ser dada em algarismos significativos: algarismos corretos e o primeiro duvidoso.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba ainda agradaveis 17c.

 

Mas me parece que o ar frio ta entrando agora, olhando em direçao a oeste tem uma linha quase reta de nuvens dividindo um ceu bem azul pra oeste e bem nublado a leste.

 

E se não fosse alguns nuvens que vieram de NO depois do céu limpar teríamos máx acima de 20 graus hoje... Felizmente estas nuvens vieram e seguraram a máxima em 19 graus.

Esta semana provável que será vez do leste do PR e de SP. Teremos provável geada e então o vento de leste manterá nossas máximas baixas, tlvz até 12 graus. Este junho tem sido bom, mas sinto falta de dias de máxima baixa, seguidamente nublado.

Link to comment
Share on other sites

Primeira observação com o abrigo instalado na nova posição:

 

Minha casa (17:08 ):

 

Céu encoberto (8/8 )

Temperatura do ar: 17,6ºC

Umid. Rel. do ar: 60%

Pressão amosf. reduzida: 1013,1 hPa (local: 953,87 hPa)

 

INMET:

 

Temperatura: 17,2ºC

Umid. rel. do ar: 69%

Pressão atmosf. local: 952,0 hPa

Link to comment
Share on other sites

INMET indicando geada para o oeste, planalto e serra amanhã... será? geada com tanta nebulosidade e umidade?

 

 

Ricardo, muito impressionante as imagens do granizo em Três de Maio!!! :shock: :shock:

Ainda deve ter gelo em algumas ruas da cidade, não?? ainda mais com esse frio agora!!!

Geada sobre granizo!!! O Noroeste gaúcho tem tido muitos fenômenos inteesantes do ponto de vista climático em 2008!!!

agora só falta a neve... 8)

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

INMET indicando geada para o oeste, planalto e serra amanhã... será? geada com tanta nebulosidade e umidade?

 

 

Ricardo, muito impressionante as imagens do granizo em Três de Maio!!! :shock: :shock:

Ainda deve ter gelo em algumas ruas da cidade, não?? ainda mais com esse frio agora!!!

Geada sobre granizo!!! O Noroeste gaúcho tem tido muitos fenômenos inteesantes do ponto de vista climático em 2008!!!

agora só falta a neve... 8)

 

Sds.

 

Silvio, tem sim! Aos montes, aqui em casa tem cantos onde tem acumulação ainda.

Se eu conseguisse uma foto de geada sobre o granizo seria um belo prêmio! Difícil de alguém conseguir a mesma relíquia! hehe

 

É... só a neve... hehe... tomara que venha, aposto nos meses de julho, agosto e setembro... Agora faz 7,3ºc e 92%.

Link to comment
Share on other sites

 

O correto seria anotar as duas casas, se possível, afinal, a leitura deve ser dada em algarismos significativos: algarismos corretos e o primeiro duvidoso.

 

Será Luiz? Se a maioria dos termômetros possuem uma margem de erro de 1 grau para mais ou para menos, seria essa precisão toda conveniente?

Sei lá... Com exceção de aparelhos muitíssimo bem calibrados é dado de pouca valia.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

 

O correto seria anotar as duas casas, se possível, afinal, a leitura deve ser dada em algarismos significativos: algarismos corretos e o primeiro duvidoso.

 

Será Luiz? Se a maioria dos termômetros possuem uma margem de erro de 1 grau para mais ou para menos, seria essa precisão toda conveniente?

Sei lá... Com exceção de aparelhos muitíssimo bem calibrados é dado de pouca valia.

Abs.

 

Esta regra que passei só vale para aparelhos profissionais. Estes são calibrados em laboratório e possuem exatidão conhecida. Por isso são caros. Pelo fato de medir os centésimos, acho que vale a pena anotar.

Link to comment
Share on other sites

Tarde mais fria do ano aqui em Passo Fundo, máxima de 7,3ºC, o tempo todo encoberto e às vezes um chuvisco bem fraco. Agora 6,4ºC.

 

Na minha estação foram de absurdos 9,2º C.... :?

E agora mesmo bem mais quente. 7,9º C. Temperatura confirmada no term do carro. Já disse, para mim a região da estação do Inmet é mais fria que aqui na cidade.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Maringá, 19:00 local.

 

Predomina nublado. Muitas aberturas em que se podem ver as estrelas.

 

Bairro Cidade Monções:


  • Temperatura: 15,0ºC
    Umid. Rel. do ar: 69%
    Pressão local: 954,62 hPa (RNM: 1013,3 hPa)

 

INMET/automática:


  • Temperatura: 14,8ºC
    Umid. Rel. do ar: 76%
    Pressão local: 953,0 hPa

Link to comment
Share on other sites

O WRF rodado experimentalmente aqui em casa aponta temperatura de 0ºC em 850 hpa para a noite sob a serra e planalto gaúcho e catarinense, porém sem precipitação.

 

850mbhghttemp11go1.th.png precipitation11bo1.th.png

 

A menor mínima na região sul é projetada para o norte de SC e sul do PR, com temperaturas ao redor de 0ºC

 

sfctt22mg3.th.png

Link to comment
Share on other sites

Para lembrar o evento memorável:

 

"Esta observação não pode ser válida nem mesmo para a área central da cidade protegida pelas construções, pois no dia 31 de julho de 1955 registrou-se a mínima em Rolândia, mais ao norte, com -2,0ºC. No mesmo dia, a mínima absoluta alcançou em Apucarana -7,5ºC segundo observações do autor. Neste dia, as árvores da cidade estavam cobertas de caramelos de gelo, que pendiam de seus galhos. Os bancos de pedra das praças públicas estavam cobertos por uma grossa camada de gelo, dando a impressão de uma paisagem de inverno da zona fria."

 

"De fonte particular, o autor conseguiu saber que a temperatura registrada em Maringá na noite de 31.7 para 1.8.1955 foi -3ºC."

 

"Na noite de 30 para 31 de julho de 1955 registravam-se temperaturas de -5ºC e -9ºC na área entre Arapongas e Maringá. Em Apucarana (870 m), o autor MEDIU -2,5ºC e -8,5ºC nos vales."

 

(Maack, R. Geografia Física do Estado do Paraná. Livraria José Olympio Editora. Rio de Janeiro, 1981)

Link to comment
Share on other sites

Tarde mais fria do ano aqui em Passo Fundo, máxima de 7,3ºC, o tempo todo encoberto e às vezes um chuvisco bem fraco. Agora 6,4ºC.

 

Na minha estação foram de absurdos 9,2º C.... :?

E agora mesmo bem mais quente. 7,9º C. Temperatura confirmada no term do carro. Já disse, para mim a região da estação do Inmet é mais fria que aqui na cidade.

Abs.

 

Que estranho, no termômetro do meu carro a temperatura sempre bate com a do Inmet, poucas vezes fica diferente. Hoje mesmo, o máximo que ele marcou foi 7ºC(ele nao marca décimos).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.