Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Olha o GFS mexendo em cima da hora aí geeeeeente...
Não falei? :D

 

Mini-encontro em SJ no domingo?! ehehehehehe :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Mexeu pouco, mas já é um indicativo de que possa mexer mais. Caminhou bastante no sentido do Mbar. Principalmente no que se diz respeito a trajetória e velocidade de deslocamento do sistema.

Link to comment
Share on other sites

Olha o GFS mexendo em cima da hora aí geeeeeente...
Não falei? :D

 

Mini-encontro em SJ no domingo?! ehehehehehe :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Mexeu pouco, mas já é um indicativo de que possa mexer mais. Caminhou bastante no sentido do Mbar. Principalmente no que se diz respeito a trajetória e velocidade de deslocamento do sistema.

 

O sistema tá mais rápido que o previsto.

 

Hj previa-se máxima diurna de cerca de 18C para POA. A maioria dos modelos previa isto. Porém já há circulação ciclônica por aqui, com muito vento na rua de direção oeste e temperatura de 13,6ºC na minha estação agora às 14hs. O P.O. está caindo e a temperatura só deve cair nas próximas horas. O tempo está 100% encoberto e em Livramento está 8ºC também com muito vento. É um ar frio considerável que está entrando.

Link to comment
Share on other sites

Tem chance de neve tanto no sábado como no domingo nas áreas acima de 1.000/1.200 metros.

Não sobra nem uma quirera pros pintos de 800m do Botucaraí???Podem anotar que existe a compensação, em função da localização geográfica, os 800 daqui equivalem às àreas de 900 a 1000m mais ao norte/nordeste.

Link to comment
Share on other sites

Olha o GFS mexendo em cima da hora aí geeeeeente...
Não falei? :D

 

Mini-encontro em SJ no domingo?! ehehehehehe :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Mexeu pouco, mas já é um indicativo de que possa mexer mais. Caminhou bastante no sentido do Mbar. Principalmente no que se diz respeito a trajetória e velocidade de deslocamento do sistema.

 

O sistema tá mais rápido que o previsto.

 

Hj previa-se máxima diurna de cerca de 18C para POA. A maioria dos modelos previa isto. Porém já há circulação ciclônica por aqui, com muito vento na rua de direção oeste e temperatura de 13,6ºC na minha estação agora às 14hs. O P.O. está caindo e a temperatura só deve cair nas próximas horas. O tempo está 100% encoberto e em Livramento está 8ºC também com muito vento. É um ar frio considerável que está entrando.

 

Não imaginei que estivesse tão frio por aí e no sul gaúcho. Excelente informação!

Link to comment
Share on other sites

Uma vez mais, recomeça a grande saga dos "caçadores da neve perdida" :lol: (by Shimutz).

 

Se Julho tenderá a ter um período de temperaturas mais altas, bem, QUE NÃO SEJA EM SEU FINAL/INÍCIO DE AGOSTO, hehehe

 

O tempo vai mudar em MG no domingo. Chuva e queda de temperatura no sul e zona da mata. Vamos ver se chega em BH dessa vez !

Link to comment
Share on other sites

Olha o GFS mexendo em cima da hora aí geeeeeente...
Não falei? :D

 

Mini-encontro em SJ no domingo?! ehehehehehe :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Mexeu pouco, mas já é um indicativo de que possa mexer mais. Caminhou bastante no sentido do Mbar. Principalmente no que se diz respeito a trajetória e velocidade de deslocamento do sistema.

 

O sistema tá mais rápido que o previsto.

 

Hj previa-se máxima diurna de cerca de 18C para POA. A maioria dos modelos previa isto. Porém já há circulação ciclônica por aqui, com muito vento na rua de direção oeste e temperatura de 13,6ºC na minha estação agora às 14hs. O P.O. está caindo e a temperatura só deve cair nas próximas horas. O tempo está 100% encoberto e em Livramento está 8ºC também com muito vento. É um ar frio considerável que está entrando.

 

Não imaginei que estivesse tão frio por aí e no sul gaúcho. Excelente informação!

 

 

Ótima notícia, a velocidade de deslocamento é muito importante, principalmente aqui pro Paraná!!! ainda mais se o ciclone for um pouqinho mais forte do que o previsto!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei admirado ao sair agora há pouco na rua e ver nuvens tão escuras...

 

É a velocidade de deslocamento. Lá em Foz choveu muito pouco até agora, mas já está com 15,5°.

 

Parece que não dará tempo de arrumar o abrigo para o termômetro ainda para esta frente. Ou melhor, o abrigo está pronto, mas não tenho ainda a estaca para posicioná-lo no gramado. Preciso de um cano de metal galvanizado de uns 3 metros... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Fiquei admirado ao sair agora há pouco na rua e ver nuvens tão escuras...

 

É a velocidade de deslocamento. Lá em Foz choveu muito pouco até agora, mas já está com 15,5°.

 

Parece que não dará tempo de arrumar o abrigo para o termômetro ainda para esta frente. Ou melhor, o abrigo está pronto, mas não tenho ainda a estaca para posicioná-lo no gramado. Preciso de um cano de metal galvanizado de uns 3 metros... :roll:

 

Liga para uma metalúrgica hoje e, se correr, ainda consegue.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei admirado ao sair agora há pouco na rua e ver nuvens tão escuras...

 

É a velocidade de deslocamento. Lá em Foz choveu muito pouco até agora, mas já está com 15,5°.

 

Parece que não dará tempo de arrumar o abrigo para o termômetro ainda para esta frente. Ou melhor, o abrigo está pronto, mas não tenho ainda a estaca para posicioná-lo no gramado. Preciso de um cano de metal galvanizado de uns 3 metros... :roll:

 

Luiz, olha lá no Tópico da viagem aos campos de cima da serra feita pelo Shimutz. Lá tu verás uma foto da minha estação em Canela. Tenho um cano de metal galvanizado, porém de 2 metros. Acho que já é o suficiente. Vc coloca os outros 30 cm no solo e o abrigo fica à 1,7metro do mesmo. Já fica bom :wink:

Link to comment
Share on other sites

Fiquei admirado ao sair agora há pouco na rua e ver nuvens tão escuras...

 

É a velocidade de deslocamento. Lá em Foz choveu muito pouco até agora, mas já está com 15,5°.

 

Parece que não dará tempo de arrumar o abrigo para o termômetro ainda para esta frente. Ou melhor, o abrigo está pronto, mas não tenho ainda a estaca para posicioná-lo no gramado. Preciso de um cano de metal galvanizado de uns 3 metros... :roll:

 

Luiz, olha lá no Tópico da viagem aos campos de cima da serra feita pelo Shimutz. Lá tu verás uma foto da minha estação em Canela. Tenho um cano de metal galvanizado, porém de 2 metros. Acho que já é o suficiente. Vc coloca os outros 30 cm no solo e o abrigo fica à 1,7metro do mesmo. Já fica bom :wink:

 

Meu abrigo precisará de uns 50 cm pelo menos de cano a mais... devido ao modelo de suporte...

Link to comment
Share on other sites

O frio chegou antes do previsto, bom sinal pra neve,11º e vento frio no Alto da Serra do Botucaraí!

 

Talvez em razão do gelo, mas aqui faz apenas 9,5ºc agora. E tem gelo nas ruas e casas ainda!

 

Imagine só, se bobear esfria e o gelo se mantém por mais uns dias... :o

Link to comment
Share on other sites

Gente, Olhe isso!!! :shock:

 

Santos-SP em pleno INVERNO e 34°C as 15:00h :shock: :shock: :shock:

Pré frontal brabo... é bom sinal...

 

Abraços,

 

Em Livramento apenas 8C! Nebulosidade ainda bem densa em toda a campanha com temperatura de até 10 graus... chance de neve a partir de amanhã!!

 

Pré Frontal fortissimo no sudeste é sinal de NEVE no Sul... Amanha o Rio tb deve passar fácil dos 32°C durante o dia...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

As saídas da tarde foram boas, projetando um cenário muito propenso para o fenômeno. O único ponto de interrogação fica por conta do frio nas camadas mais altas, pode atrapalhar. Vale destacar a constância do Inpe e do Mbar, os melhores neste evento. O padrão europeu conseguiu se redimir e na hora h convergiu para o padrão dos dois citados. O americano continua murrinha mas vem convergindo para a solução mais favorável ao frio e a neve. Não vou falar em chances de neve porque nem com reza braba, ciclone monstro e -59oC em 850 tem nevado ultimamente. Ano passado em Canela o Bruno viu chuva com 0oC e temperatura negativa em 850, mas chuva mesmo! Não é dessa vez que eu vou arriscar se a chance é pequena, média ou grande. Ela existe.

 

Com frio garantido em boa parte desta semana os olhos já se voltam mais a frente. E nessa direção começa a apontar outra forte invasão de ar frio por volta dos dias 29/30, com possibilidade desta ser a mais forte do ano até o momento. Seguem indicativos que sinalizam um começo de julho muito frio.

Link to comment
Share on other sites

As saídas da tarde foram boas, projetando um cenário muito propenso para o fenômeno. O único ponto de interrogação fica por conta do frio nas camadas mais altas, pode atrapalhar. Vale destacar a constância do Inpe e do Mbar, os melhores neste evento. O padrão europeu conseguiu se redimir e na hora h convergiu para o padrão dos dois citados. O americano continua murrinha mas vem convergindo para a solução mais favorável ao frio e a neve. Não vou falar em chances de neve porque nem com reza braba, ciclone monstro e -59oC em 850 tem nevado ultimamente. Ano passado em Canela o Bruno viu chuva com 0oC e temperatura negativa em 850, mas chuva mesmo! Não é dessa vez que eu vou arriscar se a chance é pequena, média ou grande. Ela existe.

 

Com frio garantido em boa parte desta semana os olhos já se voltam mais a frente. E nessa direção começa a apontar outra forte invasão de ar frio por volta dos dias 29/30, com possibilidade desta ser a mais forte do ano até o momento. Seguem indicativos que sinalizam um começo de julho muito frio.

 

Caio, esse ano mesmo, no dia 31/05, o Mauro Silva relatou chuva em Gramado com 0,7ºC. Na minha automática estava 0,1ºC neste momento.

 

Ano passado eu, o Marcos, o Torales e o Alexandre saímos de Canela rumo à São Joaquim para o E-BAZ sob uma temperatura de 0,7ºC e chuvisqueiro. Tá punk o negócio.

Link to comment
Share on other sites

Placar da neve

 

Climaterra:

 

Sem atualização

 

Climerh:

 

Não fala em neve

 

Somar:

 

Não fala em neve

 

Climatempo:

 

Com a umidade que os ventos levam para as serras, e o ar muito frio, as nuvens que se formarem podem provocar um pouco de neve neste sábado. Mas o fenômeno não deve ocorrer de forma generalizada. A previsão é de que neve apenas nas cidades mais altas, como Urupema, Urubici e São Joaquim, em Santa Catarina, ou São José dos Ausentes, na serra gaúcha.

 

Metsul:

 

A interação entre o ar frio e a nebulosidade ciclônica traz uma chance muito pequena de neve isolada em áreas acima de 1.200 metros de altitude no sábado no Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense.

 

Inmet:

 

Não fala em neve

 

Cptec:

 

Não fala em neve

 

Simepar:

 

Não fala em neve

Link to comment
Share on other sites

Pronósticos del SENAMHI alerta caída de nieve y granizo

 

Cusco registra invierno más frío de los últimos 30 años

 

 

La región Cusco registrará el invierno más frío de los últimos treinta años con temperaturas mínimas de hasta -15 grados centígrados, mientras que en las zonas altas los termómetros marcarán 20 grados bajo cero.

 

El Servicio Nacional de Meteorología e Hidrología (Senamhi), efectuó un informe técnico, pronosticando las condiciones térmicas para lo que resta el mes de junio y julio.

 

Según dicho informe, la última parte de la estación de otoño (mayo y finales de junio), se caracterizará por presentar temperaturas bajas, principalmente en las provincias altas.

 

La estación de invierno, de acuerdo al Senamhi, será una de las más crudas de los últimos 30 años y se caracterizará por presentar temperaturas mínimas muy por debajo de los cero grados centígrados.

 

Dichos climas, se manifestarán con intensidad entre afines de junio y julio. Disminuirán a mediados de agosto y cambiarán con el inicio de la estación de primavera en septiembre.

 

Las bajas temperaturas asociadas a precipitaciones pluviales provocarán la caída de nieve, granizo en las zonas altas de la región.

 

Según el informe del Senamhi al que tuvo acceso El Sol, en los días que resta de junio, se intensificarán las bajas temperaturas con -15 grados centígrados, así como con -20 grados centígrados en las zonas situadas por encima de los 4000 m.s.n.m.

 

En las zonas de selva y ceja de selva, durante este mes, habrá un descenso mayor de las temperaturas mínimas, que asociadas a las altas humedades relativas, acentuarán más la sensación de frío.

 

Este fenómeno se percibirá con mayor frecuencia a partir de estos días hasta el final de la estación invernal.

 

Del mismo modo, durante el mes de julio, continuarán manteniéndose los niveles bajos de las temperaturas, las que ante la probabilidad de la ocurrencia de lluvias podrían ocasionar de que en algunas zonas se presente la caída de nieve u otra forma de precipitaciones sólidas.

 

Este tipo de clima afectará -de acuerdo al Senamhi- las actividades agropecuarias y la salud de los habitantes.

 

 

¿Sabía usted?

 

Se reiteró los cuidados que debe asumir la población en esta temporada, especialmente abrigar a los niños y adultos mayores, por ser los más propensos a contraer males respiratorios.

Link to comment
Share on other sites

Um tanto fora de lugar, mas é ridículo o alarde que estão fazendo quanto ao gelo em Marte, parece até que não sabiam de sua existência! Ora, eu mesmo já vi a calota polar de marte com meu telescópio no quintal de casa! Fazem parecer que é novidade haver gelo em solo marciano! Telescópios na Terra observam a dinâmica das calotas polares marcianas há muito tempo!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Um tanto fora de lugar, mas é ridículo o alarde que estão fazendo quanto ao gelo em Marte. Ora, até eu já vi a calota polar de marte com meu telescópio no quintal de casa. Parece até que é novidade haver gelo em solo marciano! Telescópios na Terra observam a dinâmica do gelo marciano há muito tempo!

 

Pois é, então pq essa obsessão para encontrar água em Marte?

Link to comment
Share on other sites

Pronósticos del SENAMHI alerta caída de nieve y granizo

 

Cusco registra invierno más frío de los últimos 30 años

 

"En las zonas de selva y ceja de selva, durante este mes, habrá un descenso mayor de las temperaturas mínimas, que asociadas a las altas humedades relativas, acentuarán más la sensación de frío.

 

Este fenómeno se percibirá con mayor frecuencia a partir de estos días hasta el final de la estación invernal.

 

Del mismo modo, durante el mes de julio, continuarán manteniéndose los niveles bajos de las temperaturas, las que ante la probabilidad de la ocurrencia de lluvias podrían ocasionar de que en algunas zonas se presente la caída de nieve u otra forma de precipitaciones sólidas.

 

Este tipo de clima afectará -de acuerdo al Senamhi- las actividades agropecuarias y la salud de los habitantes".

 

 

A zona de selva peruana corresponde a região amazônica, onde o Estado do Acre é vizinho. Essa previsão pode valer por aqui também então. Resta saber se vão acertar... é o que eu espero.. Temperaturas de -20°C aqui do lado seria interessante :shock: .

Link to comment
Share on other sites

Um tanto fora de lugar, mas é ridículo o alarde que estão fazendo quanto ao gelo em Marte. Ora, até eu já vi a calota polar de marte com meu telescópio no quintal de casa. Parece até que é novidade haver gelo em solo marciano! Telescópios na Terra observam a dinâmica do gelo marciano há muito tempo!

 

Pois é, então pq essa obsessão para encontrar água em Marte?

 

Boa parte é mídia. Lá tem gelo e gelo seco. Vejam só algumas fotos que já tínhamos: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/62/Mars_NPArea-PIA00161_modest.jpg

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Mars_Hubble.jpg

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

SAIU AGORA NA METSUL:

 

"A chance é muito pequena para não dizer remota, conseqüência muito mais da falta de ar mais frio em altura do que de umidade, mas não é possível descartar a possibilidade de neve fraca e isolada ou mesmo queda de gelo nas áreas acima de 1.200/1.300 metros do Rio Grande do Sul e Santa Catarina tanto no sábado como no domingo, especialmente em cidades como Ausentes, Urupema e São Joaquim."

 

É GENTE......TÁ DIFÍCIL DE SAIR ESSA NEVE HEIM ! :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

 

Pois é, então pq essa obsessão para encontrar água em Marte?

 

É que segundo os cientistas o gelo das calotas polares marcianas não seriam de H²O mas formada com outra substância que não lembro agora.

Luiz! É contigo....

 

Tem água e CO2 em estado sólido (gelo seco).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.