Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

Última neve considerável: Setembro/2002, num ano horrível, diga-se de passagem.

 

Última neve considerável em setembro de 2006.

 

Evento de Setembro/2006 foi bem mais localizado.

Independente da nossa peleia, em 2006 não foi localizado, nevou em grande parte do planalto rio-grandense e na serra catarinense. Inclusive Lages, Soledade, etc...
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Última neve considerável: Setembro/2002, num ano horrível, diga-se de passagem.

 

Última neve considerável em setembro de 2006.

 

Evento de Setembro/2006 foi bem mais localizado.

Independente da nossa peleia, em 2006 não foi localizado, nevou em grande parte do planalto rio-grandense e na serra catarinense. Inclusive Lages, Soledade, etc...

 

Tbém independente... A de Soledade não foi no mesmo episódio de frio da de Lages, São Chico, e não foi das "boas", satisfatória (c/ acumulação). O evento ao qual me refiro, só houve certa acumulação em São Chico; nas outras cidades foi uma quirera, ou muito pouco mais que isso. Muito longe do que foi observado em set/2002 (tanto em quantidade, como abrangência). O que dizer então se comparado com os eventos de 2000,96,99,94? O fato é que estamos numa escassez de neve "legal/boa/gorda" há bastante tempo. Quirera, ou pouca neve cai todo ano. 8)

Link to comment
Share on other sites

A coordenadora do CPTEC acaba de falar no Jornal Nacional que o inverno será mais quente de 01 a 02C que o normal nas médias!!!! Segundo ela as FF vão entrar com menor frequencia... até que ponto podemos confiar neste prognóstico? Ela generalizou a previsão, não disse que seria quente nesta ou naquela região... esquisito! :?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, no jornal da Band, houve uma reportagem sobre o frio em Palmas. Mostraram imagens da geada. Falaram que a cachoeira no parque no centro da cidade fecou congelada.

 

Nâo citaram General Carneiro.

 

Concordo com o Luiz. A estação de Palmas está mau localizada para registrar mínimas. Ela fica no topo e próximo a um grande lago. Fica difícil. Imaginem se ela estivesse onde ficava na nevada de 1966 ? Por dois dias consecutivos registrou 8ºC abaixo de zero ! Vejam: em Fraiburgo, -9ºC ! Ainda acho que a região de Palmas registra extremos mais acentuados do sul do Brasil, embora não seja a mais fria. E isto devido ao efeito geográfico da continentalidade.

Link to comment
Share on other sites

A coordenadora do CPTEC acaba de falar no Jornal Nacional que o inverno será mais quente de 01 a 02C que o normal nas médias!!!! Segundo ela as FF vão entrar com menor frequencia... até que ponto podemos confiar neste prognóstico? Ela generalizou a previsão, não disse que seria quente nesta ou naquela região... esquisito! :?

Sds.

 

Basta olhar a previsão para o ano passado. Disseram que o inverno seria quente. Pelo menos aqui no RS foi frio.

Acho curioso que façam essas previsões.

Gostaria de ver a opinião da equipe da Metsul e do Climaterra.

Se forem confirmadas as previsões da SOMAR e INPE, estaremos diante de uma grande decepção.

No entanto, o mês de junho já pode ser considerado como muito frio.

A ponto de haver geada por dois dias seguidos aqui em Porto Alegre.

Eu não tinha visto isso com frequancia nos últimos anos. Pode ter ocorrido há mais de 20 anos. Mas, nos anos recentes o frio não era tão forte.

Hoje, foi o terceiro dia consecutivo com frio. Houve um aquecimento na tarde, em função do grande gradiente de temperatura do ar seco.

Será que teremos um julho mais quente e com bloqueios???

Será que haverá uma inversão em agosto e setembro, gerando dias tórridos???

são perguntas que eu gostaria de ter a resposta de alguém especializado.

Sou um "metido" a saber algo. Mas, não me debruço sobre o assunto.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa, segunda-feira agora, uma meteorologista da Somar que fala todo dia na radio Aparecida disse que como a La Nina praticamente não existe mais, a frentes frias vão ter mais facilidades para chegar até o sudeste, principalmente na faixa leste o que proporcionaria temperaturas dentro do normal, ao contrário dos últimos anos.

Link to comment
Share on other sites

Última neve considerável: Setembro/2002, num ano horrível, diga-se de passagem.

 

Última neve considerável em setembro de 2006.

 

Evento de Setembro/2006 foi bem mais localizado.

Independente da nossa peleia, em 2006 não foi localizado, nevou em grande parte do planalto rio-grandense e na serra catarinense. Inclusive Lages, Soledade, etc...

 

Tbém independente... A de Soledade não foi no mesmo episódio de frio da de Lages, São Chico, e não foi das "boas", satisfatória (c/ acumulação). O evento ao qual me refiro, só houve certa acumulação em São Chico; nas outras cidades foi uma quirera, ou muito pouco mais que isso. Muito longe do que foi observado em set/2002 (tanto em quantidade, como abrangência). O que dizer então se comparado com os eventos de 2000,96,99,94? O fato é que estamos numa escassez de neve "legal/boa/gorda" há bastante tempo. Quirera, ou pouca neve cai todo ano. 8)

Foi com acumulação sim em alguns pontos Raia da Pedra, Itapuca e claro São Chico, até Novo Hamburgo teve acumulação.A de 2006 atingiu cerca de 70 cidades se não me engano.Com toda certeza existem algumas boas baixadas em Palmas?Se existirem tranquilamente terão mínimas equivalentes à General Carneiro.Não sei qual o mistério que alguns ainda não conseguem entender, está claro, as cidades em baixadas são mais frias nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Última neve considerável: Setembro/2002, num ano horrível, diga-se de passagem.

 

Última neve considerável em setembro de 2006.

 

Evento de Setembro/2006 foi bem mais localizado.

Independente da nossa peleia, em 2006 não foi localizado, nevou em grande parte do planalto rio-grandense e na serra catarinense. Inclusive Lages, Soledade, etc...

 

Tbém independente... A de Soledade não foi no mesmo episódio de frio da de Lages, São Chico, e não foi das "boas", satisfatória (c/ acumulação). O evento ao qual me refiro, só houve certa acumulação em São Chico; nas outras cidades foi uma quirera, ou muito pouco mais que isso. Muito longe do que foi observado em set/2002 (tanto em quantidade, como abrangência). O que dizer então se comparado com os eventos de 2000,96,99,94? O fato é que estamos numa escassez de neve "legal/boa/gorda" há bastante tempo. Quirera, ou pouca neve cai todo ano. 8)

Aí tu tens toda razão. 2006 só foi significativa se considerar 2001 em diante..

Mas em 2006, eu mesmo tava lá, tinha acumulado de Painel até Bom Jardim, todo o planalto catarinense ficou branco. No RS foi registrado neve em muitas cidades, inclusive consideradas quentes, mas não teve a mesma acumulação de SC. Foi uma boa nevada, mas fraca considerando essas que tu citou.

Link to comment
Share on other sites

Última neve considerável: Setembro/2002, num ano horrível, diga-se de passagem.

 

Última neve considerável em setembro de 2006.

 

Evento de Setembro/2006 foi bem mais localizado.

Independente da nossa peleia, em 2006 não foi localizado, nevou em grande parte do planalto rio-grandense e na serra catarinense. Inclusive Lages, Soledade, etc...

 

Tbém independente... A de Soledade não foi no mesmo episódio de frio da de Lages, São Chico, e não foi das "boas", satisfatória (c/ acumulação). O evento ao qual me refiro, só houve certa acumulação em São Chico; nas outras cidades foi uma quirera, ou muito pouco mais que isso. Muito longe do que foi observado em set/2002 (tanto em quantidade, como abrangência). O que dizer então se comparado com os eventos de 2000,96,99,94? O fato é que estamos numa escassez de neve "legal/boa/gorda" há bastante tempo. Quirera, ou pouca neve cai todo ano. 8)

Aí tu tens toda razão. 2006 só foi significativa se considerar 2001 em diante..

Mas em 2006, eu mesmo tava lá, tinha acumulado de Painel até Bom Jardim, todo o planalto catarinense ficou branco. No RS foi registrado neve em muitas cidades, inclusive consideradas quentes, mas não teve a mesma acumulação de SC. Foi uma boa nevada, mas fraca considerando essas que tu citou.

 

Realmente, nevou. Eu estava tabalhando com meu carro quando começou a cair neve no pára-brisa. Foi algo repentino e de grata surpresa. Pois, eu já tinha jogado a toalha para o frio e neve. Bem, isso foi muito bem retratado aqui no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado por esclarecerem a minha grande dúvida do que venho observando neste inverno.

Isso é o BAZ! :D:D =D> =D>

 

Pensava isso agora pouco lendo a mínima de SR e TM por esses dias, e você fez a pergunta, mas nada ainda.

 

Frio seco e contiental que tem predomina está fazendo esse show por lá, ou foi sempre assime só agora que a gente sabe ?

 

Abraços quentes, 14°C!!!!

Link to comment
Share on other sites

O rigoroso inverno de 2008

 

 

Olha, meus amigos, preparem-se !! Previsão do tempo (curto prazo) fazemos com base em dados de monitoramento em tempo real e modelos numéricos gerados por supercomputadores. Previsão de clima, no caso da MetSul, são feitas levando em consideração diversos fatores como projeções de modelos, condições oceânicas, criosfera, estatística, análogos históricos, atividade solar, etc. Agora existe algo de subjetivo, que não é numérico, chamado percepção. Dou muito valor ao que às pessoas sentem, especialmente aos homens do campo que ao longo de toda uma vida observam o tempo. Em São José dos Ausentes, o nosso observador do tempo há quase quinze anos e morador da região há 56 hoje me dizia acreditar que vem muito frio ainda pela frente. É o que o Luiz Cesa da Silva vem observando e sentindo da conversa com os demais moradores da região. Ele não tem acesso a modelos, desconhece como se encontra o Oceano Pacífico e muito menos sabe que o sol está com uma atividade solar muito baixa e preocupante. Mas ele está certo. A minha interpretação científica endossa a sua percepção. Vem muito frio, mas muito frio mesmo, ainda pela frente. E no que é pior, já fez muito frio. A estação mais fria sequer ainda teve início sob o ponto de vista astronômico, mas já transcorre há dois meses climaticamente. Parem pra pensar. O outono foi muito breve. Praticamente desde o dia 15 de abril a temperatura vem se comportando acima da média. Houve apenas um intervalo de uma semana de forte veranico em maio, mas que não impediu que o mês terminasse abaixo da média. Em São Joaquim, todos os meses do ano até o momento tiveram temperatura inferior à normal climatológica 1955-2007. Isso ocorreu antes apenas em 1960 e 1962. E junho agora ? Deve terminar de novo abaixo da média em São Joaquim. Todo o primeiro semestre abaixo da média. Impressionante !!! E não é só. Na última década, os meses de maio ficaram mais frios e os meses de junho mais quentes. Este ano tem tudo pra ter o primeiro junho com temperatura abaixo da média na cidade catarinense desde 1999. Mesmo que agosto e setembro sejam tórridos, será possível dizer que o inverno de 2008 foi rigoroso pelo que ocorreu entre abril e julho.

 

 

O que o "Cesinha" em Ausentes está antevendo é confirmado pelos modelos. Estamos com ar frio, nova massa de ar polar bem mais forte chega no fim de semana, outro pulso de ar frio pode nos alcançar ao redor do dia 25 e os modelos de mais longo prazo acusam forte erupção de ar polar para a primeira semana de julho e a possibilidade de uma outra ainda mais intensa antes do término da segunda quinzena do próximo mês. Aliás, se levarmos em conta o comportamento semelhante neste ano a 1960 e 1962 em São Joaquim, se verá que 1962 foi o julho mais frio na cidade catarinense em toda a sua série histórica de dados. Não acredito que haja uma repetição pura e simples, mas o próximo mês pode reservar ondas de frio de enregelar. Vejam como estão as coisas. O Sul do Brasil amanheceu ontem gelado. No Paraná, a temperatura chegou a 4,1ºC negativos em General Carneiro. Curitiba teve 1ºC no Aeroporto. Já em Santa Catarina, as mínimas foram de -4,9ºC em São Joaquim e Urupema. Ainda no Planalto Sul, em Lages registrou-se -1,5ºC. Fez ainda -4,0ºC em Caçador e -3,0ºC em Ponte Serrada. Na Grande Florianópolis, Angelina amanheceu com 0,4ºC. Aqui no Rio Grande do Sul, a mínima foi registrada em Vacaria com -3,2ºC. Houve geada, inclusive forte, na maioria das cidades gaúchas e catarinenses. Na Grande Porto Alegre, geou fraco em Campo Bom com 3,4ºC. Na Capital, os termômetros indicaram 4,4ºC no Aeroporto. Hoje, o frio novamente não deu trégua. O céu limpo e o ar seco fizeram com que a temperatura despencasse ontem à noite e a madrugada acabasse gelada no Centro, Sul e parte do oeste. Fez 2,2ºC em Quaraí e Alegrete. Santa Maria teve 3,5ºC. Porto Alegre registrou 5,3ºC. Campo Bom teve o segundo dia seguido com geada.

 

Autor: Eugenio Hackbart

Publicado em 12/06/2008 19:29

Link to comment
Share on other sites

Última neve considerável: Setembro/2002, num ano horrível, diga-se de passagem.

 

Última neve considerável em setembro de 2006.

 

Evento de Setembro/2006 foi bem mais localizado. Das cidades serranas, nevou satisfatoriamente em São Chico, cidade que acredito ser a mais propensa à queda de neve. Nas outras não nevou, ao contrário de set/2002, evento bem mais abrangente.

 

Setembro de 2006

 

- Neve mais ampla da década

- Não nevou satisfatoriamente apenas em São Chico

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=243

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=895

Link to comment
Share on other sites

*

O inverno, que começa daqui a dois dias, deve ser mais quente este ano na região do que em 2007, segundo previsão dos meteorologistas do Cptec (Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).

Depois de um outono frio, com temperaturas de 1ºC a 2ºC abaixo da média na nossa região, os meteorologistas estão prevendo um inverno mais quente que o normal.

“As temperaturas na Região Central e Sudeste tendem a ficar de 1ºC a 2ºC acima da média histórica, deixando a sensação de que o inverno é quente, porém, sempre lembrando que pode entrar uma frente fria nesse meio tempo, abaixando as temperaturas”, explica Maria Assunção Dias, diretora do Inpe.

No Vale do Paraíba, os próximos três meses serão marcados por nevoeiros pela manhã, madrugadas frias e possibilidade de geadas em áreas de baixada.

 

NÃO ENTENDI!!!!!!!!!

 

O ano passado o inverno foi mais quente que o normal, e esse ano vai ser mais quente ainda???

Ao mesmo tempo, vamos ter madrugadas frias com possibilidades de geadas não na serra e sim nas baixadas, sendo que nos últimos anos as geadas passaram longe daqui;

É impressão minha, ou esse boletim não diz coisa com coisa????

Link to comment
Share on other sites

Seja como for, essa nevada de 2006 NÃO FOI o suficiente pro pessoal aqui do BAZ ficar contente, hehehe......ainda precisa de uma daquelas pra DESENCANTAR DE VEZ !

 

20/30cm de acumulação, do tipo q ocorre de década em década.....e que, nesta atual, nem ficou perto de ocorrer

Link to comment
Share on other sites

Seja como for, essa nevada de 2006 NÃO FOI o suficiente pro pessoal aqui do BAZ ficar contente, hehehe......ainda precisa de uma daquelas pra DESENCANTAR DE VEZ !

 

20/30cm de acumulação, do tipo q ocorre de década em década.....e que, nesta atual, nem ficou perto de ocorrer

 

 

Esta é a questão, o Brasil vive uma incontestável e sem precedentes (na história das observações meteorológicas) escassez de neve mais forte, quando neva é em quantidades MUITO PEQUENAS como foi em 2006, quando ocorreu em um grande número de cidades, ou 2007, ainda mais fraca e muito menos abrangente que 2006, até a década de 90 ao que me parece nevadas grandes não ficavam mais de 10 anos sem aparecer...

 

 

Ao mesmo tempo as massas de ar frio tem uma dificuladade cada vez maior de avançar pelo sudeste o que tem gerado anomalias positivas de temperatura em TODOS os meses de TODOS os invernos recentes na maior parte das cidades (exceção feita ao litoral), a pergunta é: a falta de neve com acumulação duradoura no sul pode ter alguma relação com os invernos seguidos de temperatura acima da média em 90% do sudeste???

Link to comment
Share on other sites

Olá rapaziada, to na área ainda!!!!

 

Faz tempo que nao faço um post, bom gostaria de saber se alguém tem a média simples deste mes pra General Carneiro em palmas eu sei que é 10.5 e nos três dias dias desta abertura de inverno deram negativas...

 

Mas e ai se alguém tiver feito e façam o favor de colocar ai...

 

Bom General Carneiro agora é o "Fenômeno" :shock:

abrax

 

Palmas é mais fria que General Carneiro. Esta última será imbatível nas mínimas apenas. A antiga estação de Palmas representava melhor a cidade e tinha mínimas semelhantes às que a atual de Gen. Carneiro. É a impressão que tive.

 

EXATO, PALMAS É BEM MAIS FRIA E SE COLOCAREM A ESTAÇÃO NA ENTRADA DA CIDADE, BATE GENERAL FÁCIL, FÁCIL. A POSIÇÃO ATUAL É TUDO O QUE NÃO SE DEVE FAZER....

Link to comment
Share on other sites

Já começa a preocupar os indicativos de vento forte para o litoral gaúcho e sul catarinense entre sexta e domingo. Podemos ter rajadas superiores aos 100km/h e devem persistir por um bom intervalo de tempo. Acredito que em breve a Metsul já começará a avisar sobre o potencial de transtornos que deve envolver a formação desta baixa.

 

ATÉ O MOMENTO APENAS O RS E PARTE ALTA DO PLANALTO SUL..

Link to comment
Share on other sites

:shock:

 

Fatima Bernardes: "E os meteorologistas dizem que este inverno trará surpresas"

E me entram falando do caso Nardoni....

 

Depois falando em inverno mais "caliente", com poucas frentes frias chegando... Al Gore está editando o JN ?

 

FOI A MESMA QUE DISSE QUE O CATARINA NÃO ERA FURACÃO....... E OS PRÓPRIOS MODELOS DELES COLOCAM FRIO, QUASE CONSTANTE, ATÉ O DIA 17/18 DE JULHO!!!! E DESDE QDO NÓS JÁ NÃO ESTAMOS NO INVERNO!!! AH! ESQUECÍ DO DECRETO NÚMERO 5008.....

Link to comment
Share on other sites

A coordenadora do CPTEC acaba de falar no Jornal Nacional que o inverno será mais quente de 01 a 02C que o normal nas médias!!!! Segundo ela as FF vão entrar com menor frequencia... até que ponto podemos confiar neste prognóstico? Ela generalizou a previsão, não disse que seria quente nesta ou naquela região... esquisito! :?

Sds.

 

UMA PERGUNTA??? SERÁ QUE ELES SABEM O QUE É 1/2 GRAUS ACIMA DA MÉDIA NUM PERÍODO DE 3 MESES?!!!! É MUITA, MAS MUITA COISA, TERÍAMOS QUE TER MUITOS, MUITOS DIAS BEM ACIMA DO NORMAL PARA CONSEGUIR TAL FAÇANHA!!!!

Link to comment
Share on other sites

Hoje, no jornal da Band, houve uma reportagem sobre o frio em Palmas. Mostraram imagens da geada. Falaram que a cachoeira no parque no centro da cidade fecou congelada.

 

Nâo citaram General Carneiro.

 

Concordo com o Luiz. A estação de Palmas está mau localizada para registrar mínimas. Ela fica no topo e próximo a um grande lago. Fica difícil. Imaginem se ela estivesse onde ficava na nevada de 1966 ? Por dois dias consecutivos registrou 8ºC abaixo de zero ! Vejam: em Fraiburgo, -9ºC ! Ainda acho que a região de Palmas registra extremos mais acentuados do sul do Brasil, embora não seja a mais fria. E isto devido ao efeito geográfico da continentalidade.

 

NÃO PALMAS, MAS A REGIÃO ENTRE O HORIZONTE, ESPECIALMENTE NA REGIÃO DE TAQUARA VERDE, LÁ SIM, DEVE TER UMA MÉDIA SUPERIOR A 50 DIAS/-ºC/ANO, ASSIM COMO OS VALES DAQUI.

Link to comment
Share on other sites

Última neve considerável: Setembro/2002, num ano horrível, diga-se de passagem.

 

Última neve considerável em setembro de 2006.

 

Evento de Setembro/2006 foi bem mais localizado. Das cidades serranas, nevou satisfatoriamente em São Chico, cidade que acredito ser a mais propensa à queda de neve. Nas outras não nevou, ao contrário de set/2002, evento bem mais abrangente.

 

Setembro de 2006

 

- Neve mais ampla da década

- Não nevou satisfatoriamente apenas em São Chico

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=243

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=895

 

Para mim:

 

- Nevou satisfatoriamente apenas em São Chico em set/2006.

 

- Nevasca de Setembro de 2002 foi a mais intensa e abrangente da década.

Link to comment
Share on other sites

A coordenadora do CPTEC acaba de falar no Jornal Nacional que o inverno será mais quente de 01 a 02C que o normal nas médias!!!! Segundo ela as FF vão entrar com menor frequencia... até que ponto podemos confiar neste prognóstico? Ela generalizou a previsão, não disse que seria quente nesta ou naquela região... esquisito! :?

Sds.

 

UMA PERGUNTA??? SERÁ QUE ELES SABEM O QUE É 1/2 GRAUS ACIMA DA MÉDIA NUM PERÍODO DE 3 MESES?!!!! É MUITA, MAS MUITA COISA, TERÍAMOS QUE TER MUITOS, MUITOS DIAS BEM ACIMA DO NORMAL PARA CONSEGUIR TAL FAÇANHA!!!!

 

Exatamente isso, parece que não sabem...

Essas informações desconexas assustam e estressam a gente! A média por aqui já é alta de natureza, imaginem se aumentar em 2C!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

UMA PERGUNTA??? SERÁ QUE ELES SABEM O QUE É 1/2 GRAUS ACIMA DA MÉDIA NUM PERÍODO DE 3 MESES?!!!! É MUITA, MAS MUITA COISA, TERÍAMOS QUE TER MUITOS, MUITOS DIAS BEM ACIMA DO NORMAL PARA CONSEGUIR TAL FAÇANHA!!!!

 

Santa Rosa, Até dia 17 de junho, se compararmos 2007 com 2008, o junho do último ano está com quase 3ºc de média inferior. Está sendo mais frio, inclusive, que julho de 2007.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, a média é alta e a amplitude é baixa, principalmente nas cidades mais ao norte.

 

Imaginem o caso de SP-Capital. Ela tem uma amplitude anual de 7ºC, ou seja, se tiver uma anomalia de +2C a cidade estará na primavera no meio de julho.

 

É verdade Bruno... e a gente aqui no Rio no verão! rs. Como se não bastasse sentir calor de Outubro a Maio! :x

Sds.

Link to comment
Share on other sites

UMA PERGUNTA??? SERÁ QUE ELES SABEM O QUE É 1/2 GRAUS ACIMA DA MÉDIA NUM PERÍODO DE 3 MESES?!!!! É MUITA, MAS MUITA COISA, TERÍAMOS QUE TER MUITOS, MUITOS DIAS BEM ACIMA DO NORMAL PARA CONSEGUIR TAL FAÇANHA!!!!

 

Santa Rosa, Até dia 17 de junho, se compararmos 2007 com 2008, o junho do último ano está com quase 3ºc de média inferior. Está sendo mais frio, inclusive, que julho de 2007.

 

 

Incrível Ricardo, pois 2007 teve frio quase que constante no RS!!! Acho que a sua região, é uma das únicas, dentro do RS, que está tão mais fria que o ano passado!!! Provavelmente, devido a maior continentalidade dos anticiclones esse ano, além do tempo mais seco, acho eu.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Só para não restar dúvidas: a nevada de 2006 foi muito ampla!! Não se esqueçam que nevou em Novo Hamburgo e há registro fotográfico de flocos em POA, sem falar da granular!!

 

Todo o Planalto e a Serra do RS e SC tiveram neve! Nevou em Passo Fundo (lembro dos comentários aqui) e em Caxias do Sul nevou por várias horas!

 

Foi um espetáculo e uma grata surpresa tendo em vista que não se esperava uma neve tão extensa e prolongada. 8)

 

Agora tenho 11,4° com 73% e bem nublado. Cheguei a bater 10,4° antes de nublar.

Link to comment
Share on other sites

Olá rapaziada, to na área ainda!!!!

 

Faz tempo que nao faço um post, bom gostaria de saber se alguém tem a média simples deste mes pra General Carneiro em palmas eu sei que é 10.5 e nos três dias dias desta abertura de inverno deram negativas...

 

Mas e ai se alguém tiver feito e façam o favor de colocar ai...

 

Bom General Carneiro agora é o "Fenômeno" :shock:

abrax

 

Palmas é mais fria que General Carneiro. Esta última será imbatível nas mínimas apenas. A antiga estação de Palmas representava melhor a cidade e tinha mínimas semelhantes às que a atual de Gen. Carneiro. É a impressão que tive.

 

EXATO, PALMAS É BEM MAIS FRIA E SE COLOCAREM A ESTAÇÃO NA ENTRADA DA CIDADE, BATE GENERAL FÁCIL, FÁCIL. A POSIÇÃO ATUAL É TUDO O QUE NÃO SE DEVE FAZER....

 

 

É bom que vcs digam, pois, deve se salientar que o frio que anda fazendo nessas duas cidades, principalmente General Carneiro, não é só em função do efeito baixada, e que a região é sim extremamnte fria de forma geral, principalmente no inverno!!!

 

Essas mínimas extremamente baixas são comuns naquela região, e existem lugares até mais frios por ali, e NÃO SÃO BAIXADAS, pois nos Campos de Palmas se está no topo do topo, e lá ocorrem bem mais geadas do que em General Carneiro...!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre pensei que a falta de neve se devia ao posicionamento anormal, mais ao sul, dos bloqueios atmosfericos, que nos utlimos anos provocaram aquelas terriveis anomalias no PR, SP e parte de SC.

 

Porem este ano, que parece estar "normal", sem aqueles bloqueios interminaveis, ainda continua sem neve, apesar de ter massas de ar frio fortes, e com formaçao de ciclone!!

 

mas... tem mais uns 3 meses ainda, este ano se continuar como esta, tem tudo pra nevar...

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre pensei que a falta de neve se devia ao posicionamento anormal, mais ao sul, dos bloqueios atmosfericos, que nos utlimos anos provocaram aquelas terriveis anomalias no PR, SP e parte de SC.

 

Porem este ano, que parece estar "normal", sem aqueles bloqueios interminaveis, ainda continua sem neve, apesar de ter massas de ar frio fortes, e com formaçao de ciclone!!

 

mas... tem mais uns 3 meses ainda, este ano se continuar como esta, tem tudo pra nevar...

 

Essa situação, Rodrigo, é só pra nos matar do coração mesmo...é a maldição do BAZ: Torcemos tanto, mas tanto pra neve vir, que ela fica "com vergonha" de aparecer :lol:

 

Agora falando sério, é preciso um trabalho científico para responder a essa questão

Link to comment
Share on other sites

- Nevasca de Setembro de 2002 foi a mais intensa e abrangente da década.[/size]

 

Então, liste as cidades com neve em setembro de 2002 se foi tão abrangente.

 

 

Pra mim foi menos abrangente, mas 2002 teve maior acumulação em São Joaquim, não?? Em 2006 São Joaquim teve apenas 1CM de acumulação na área urbana, o que acabou deixando aquele evento um pouco decepcionante!!!

 

SDs

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre pensei que a falta de neve se devia ao posicionamento anormal, mais ao sul, dos bloqueios atmosfericos, que nos utlimos anos provocaram aquelas terriveis anomalias no PR, SP e parte de SC.

 

Porem este ano, que parece estar "normal", sem aqueles bloqueios interminaveis, ainda continua sem neve, apesar de ter massas de ar frio fortes, e com formaçao de ciclone!!

 

mas... tem mais uns 3 meses ainda, este ano se continuar como esta, tem tudo pra nevar...

 

Todos os meses do inverno têm históricos de grandes nevadas, mas pra mim mês de neve é agosto.

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre pensei que a falta de neve se devia ao posicionamento anormal, mais ao sul, dos bloqueios atmosfericos, que nos utlimos anos provocaram aquelas terriveis anomalias no PR, SP e parte de SC.

 

Porem este ano, que parece estar "normal", sem aqueles bloqueios interminaveis, ainda continua sem neve, apesar de ter massas de ar frio fortes, e com formaçao de ciclone!!

 

mas... tem mais uns 3 meses ainda, este ano se continuar como esta, tem tudo pra nevar...

 

Essa situação, Rodrigo, é só pra nos matar do coração mesmo...é a maldição do BAZ: Torcemos tanto, mas tanto pra neve vir, que ela fica "com vergonha" de aparecer :lol:

 

Agora falando sério, é preciso um trabalho científico para responder a essa questão

 

 

O problema é a falta de sicncronização entre a formação do ciclone e a entrada do ar frio!!! Só pra exemplificar, quando aquele ciclone de Abril(que causou maiores prejuízos) se formou, o ar frio já estava enfraquecendo, e o que tínhamos era um "rebarba" ou sobra do ar frio que tinha entrado no RS uns 3 dias antes!!!

 

...Aí não adianta ter ciclone, por mais intenso que seja!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

- Nevasca de Setembro de 2002 foi a mais intensa e abrangente da década.[/size]

 

Então, liste as cidades com neve em setembro de 2002 se foi tão abrangente.

 

Sinceramente, não sei listar. Mas até aí tudo bem, digamos então que "caiu flocos de neve" em maior número de cidades em set/2006. Mas posso dizer que, quando sai na mídia (TV), o espetáculo da NEVE com certeza é por que foi em grande quantidade e abrangente; o que não foi o caso de set/2006. Diferentemente de 2002,2000,99,96 e 1994. Digamos então que, em set/2002 nevou em menor quantidade de cidades, porém com uma quantidade bem mais satisfatória do que em set/2006.

 

Provavelmente set/2002 foi esquecido... Mas foi bem melhor que set/2006; assim como a massa polar de julho/94 foi mais potente do que qualquer uma de 2000, como certa vez o Filipe mostrou em um modelo, e eu falava há anos aqui no BAZ. Sei bem do que falo, a memória é boa. 8)

Link to comment
Share on other sites

Execetuando-se o modelo americano podemos dizer que persiste uma pequena chance de neve para a madrugada/manhã de domingo. Teremos alguns ingredientes importantes, apesar de nem todos estabelecidos na ordem e potência correta. Se a natureza ajudar talvez seja o primeiro registro de importância no ano. Os melhores cenários continuam sendo apresentados pelo Inpe e Mbar. Cabendo destacar que o padrão europeu melhorou bastante a expectativa de frio, com um ciclone mais desenvolvido e atuante ao que antes vinha apresentando.

Ainda impressiona principalmente a insistência do americano por um ciclone que já nasce enfraquecido e de duração efêmera. E esse cenário é constante e sem alterações. A mudança do padrão europeu já pode ser recebida como um bom sinal e uma tendência que pode ser seguida pelo americano em breve. Nesse sentido ganha tese de que o Inpe vem se mostrando um modelo muito confiável, para tendências e com uma estabilidade impressionante.

Mesmo se não nevar teremos uma onda de frio importante, com um dia de domingo muito gelado, um amanhecer de segunda com temperaturas negativas, bem como na terça. Ainda teremos o famoso frio de baixadas na quarta e um grande ponto de interrogação para o que vem pela frente. Com algumas sinalizações de um novo pulso polar entre o final de junho e o começo de julho.

Link to comment
Share on other sites

Execetuando-se o modelo americano podemos dizer que persiste uma pequena chance de neve para a madrugada/manhã de domingo. Teremos alguns ingredientes importantes, apesar de nem todos estabelecidos na ordem e potência correta. Se a natureza ajudar talvez seja o primeiro registro de importância no ano. Os melhores cenários continuam sendo apresentados pelo Inpe e Mbar. Cabendo destacar que o padrão europeu melhorou bastante a expectativa de frio, com um ciclone mais desenvolvido e atuante ao que antes vinha apresentando.

Ainda impressiona principalmente a insistência do americano por um ciclone que já nasce enfraquecido e de duração efêmera. E esse cenário é constante e sem alterações. A mudança do padrão europeu já pode ser recebida como um bom sinal e uma tendência que pode ser seguida pelo americano em breve. Nesse sentido ganha tese de que o Inpe vem se mostrando um modelo muito confiável, para tendências e com uma

estabilidade impressionante.

 

Mesmo se não nevar teremos uma onda de frio importante, com um dia de domingo muito gelado, um amanhecer de segunda com temperaturas negativas, bem como na terça. Ainda teremos o famoso frio de baixadas na quarta e um grande ponto de interrogação para o que vem pela frente. Com algumas sinalizações de um novo pulso polar entre o final de junho e o começo de julho.

 

 

 

Bom dia cara colega,

Veja a tendência publicada no site Climatmpo para São Paulo.

Eles estão prevendo mínima de APENAS 1 graus para a próxima quinta-feira 26/06.Essa previsão é confiável?

Está chegando um frio tão forte assim, para sampa?

Qual a probabilidade disso se confirmar?

 

Tendência para os próximos dias*

 

Ter, 24/06

Sol com algumas nuvens. Não chove.

máx: 18ºC

mín: 11ºC

chuva: 0mm

 

 

Qua, 25/06

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

máx: 18ºC

mín: 5ºC

chuva: 0mm

 

 

Qui, 26/06

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

máx: 18ºC

mín: 1ºC

chuva: 0mm

 

 

Sex, 27/06

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

máx: 19ºC

mín: 5ºC

chuva: 0mm

 

 

Sáb, 28/06

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

máx: 21ºC

mín: 8ºC

chuva: 0mm

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.