Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Julho de 2007


Recommended Posts

A temperatura finalmente caiu aqui em Juiz de Fora também. O tempo aqui ainda está nublado e com alguns períodos de vento, privilegiando assim as partes altas. Tanto é que o INMET registra 11 graus agora, enquanto que aqui (baixada) tenho 14,5ºC. Deve ficar abaixo dos 10 na estação do INMET hoje, amanhã o tempo melhora e é aqui em casa que vai ser bom 8)

 

Renan, onde fica essa estação do INMET em Juiz de Fora?

A altitude dela é de 950 metros (pelo que vi no INMET), muito mais alta que a cidade, não?

Na sua opinião, essa estação do INMET reflete bem o clima de Juiz de Fora, já que a maior parte da cidade está bem mais baixa, há menos de 700 metros?

 

A propósito, BH agora tem 18° C, com céu encoberto. Vc acha que a temperatura aqui chega a menos de 10° C no início da semana?

 

Agradeço se puder tirar-me essas dúvidas. Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Caio, esse dado de São Chico é incrível. Mas SFS é montanhosa, sei lá em pé de que morro essa estação pode estar localizada.

 

Itapoá, o terreno mais longe da praia deve ficar a 5 quadras!!! Tem uma única localidade pequena que fica no interior do municipio (a Jaca), duvido que essa estação esteja lá! Se esta estação fica na cidade (perto da praia) e estes dados estão certos, aposto que deve ter sido um dos piores frios da história por lá!

 

Meus pais têm casa lá desde Itapoá pertencia ao município de Garuva ainda, em 1984. A única ocasião em que me falaram que geou por lá, foi em 2000.

 

Aqui em Blumenau tive um repeteco do valor de ontém 5.0C e geada fraca.

Link to comment
Share on other sites

Eu to achando essa estação de Itapoá fria de mais, esse dado não pode estar certo...

 

Parece que é um frio muito localizado Rofrigo, veja o informe do Climerh nesta manhã. A estação de S. Francisco do Sul bateu 1oC!!!!!

 

27/07/07 - 07:15h

 

A massa de ar frio e seco, com centro próximo ao Sul do Brasil, mantém o ar estável com céu claro em SC. Esta foi mais uma madrugada gelada no estado e o dia está começando com temperaturas bem baixas. No momento, 1°C em São Francisco do Sul, 2°C em Urussanga, 3°C em Joinville, 6°C na Capital e 4°C em Chapecó.

 

Gilsânia Cruz - Meteorologista

 

Frio tambem no Morro da Igreja , lá a minima hoje ficou e, 02,7ºC positivos..!! :roll:

 

Carlos, hj foi aquele típico dia de frio de baixada. Ar estático, sem vento. Repare que as mínimas serão bem baixas nestes locais, porém, quando o sol abrir...

Link to comment
Share on other sites

Caio, esse dado de São Chico é incrível. Mas SFS é montanhosa, sei lá em pé de que morro essa estação pode estar localizada.

 

Itapoá, o terreno mais longe da praia deve ficar a 5 quadras!!! Tem uma única localidade pequena que fica no interior do municipio (a Jaca), duvido que essa estação esteja lá! Se esta estação fica na cidade (perto da praia) e estes dados estão certos, aposto que deve ter sido um dos piores frios da história por lá!

 

Meus pais têm casa lá desde Itapoá pertencia ao município de Garuva ainda, em 1984. A única ocasião em que me falaram que geou por lá, foi em 2000.

 

Aqui em Blumenau tive um repeteco do valor de ontém 5.0C e geada fraca.

 

Tem montanhas de 700m a 14 km do centro de Itapoa. O que já é alguma coisa. Eu acho a condição se S. Francisco do Sul muito pior.

Link to comment
Share on other sites

Eu to achando essa estação de Itapoá fria de mais, esse dado não pode estar certo...

 

Parece que é um frio muito localizado Rofrigo, veja o informe do Climerh nesta manhã. A estação de S. Francisco do Sul bateu 1oC!!!!!

 

27/07/07 - 07:15h

 

A massa de ar frio e seco, com centro próximo ao Sul do Brasil, mantém o ar estável com céu claro em SC. Esta foi mais uma madrugada gelada no estado e o dia está começando com temperaturas bem baixas. No momento, 1°C em São Francisco do Sul, 2°C em Urussanga, 3°C em Joinville, 6°C na Capital e 4°C em Chapecó.

 

Gilsânia Cruz - Meteorologista

 

Frio tambem no Morro da Igreja , lá a minima hoje ficou e, 02,7ºC positivos..!! :roll:

 

Carlos, hj foi aquele típico dia de frio de baixada. Ar estático, sem vento. Repare que as mínimas serão bem baixas nestes locais, porém, quando o sol abrir...

 

A mínima no Morro da Igreja no dia de hoje foi de 0,1oC pela regra da OMM e pelo comparativo do BAZ, é esta que vale! Até o momento!!!!

Link to comment
Share on other sites

0.6C mínima em Itapoá, eu teimo em não acreditar neste valor.

 

Agora, surpreendente o Mbar: 2C com chuva (?) em Curitiba no sábado!

 

DEU 1ºC EM S.F DO SUL.

 

A noite no Lit. Norte de Floripa foi tão fria que cheguei algumas vezes a conferir o gramado e as árvores da minha casa para ver se não havia geada... Ainda tenho esperança de um dia ver geada no litoral daqui, cansei de conferir no litoral norte do RS, mas nunca dei sorte, embora moradores de lá me referiram que já tinham conferido geada lá.

Link to comment
Share on other sites

Hje de manha passei no barigui e tirei uma foto da geada!!

 

foto1.jpg

 

O relogio do parque marcava maluquissimos -4°C!! Levei um termometro e marquei -1,3°C (na janela do carro, a aprox 1.5m e sobre o asfalto).O terometro do carro marcava -1°C no local, mas do outro lado do parque, mais pra dentro, chegou a marcar -2°C (do lado do pavilhao de exposiçao).

 

Mas, achei que ia chegar a 0°C na cidade inteira, mas nao. No Alex e no inmet deu 1°C, e na minha casa 2°C.

Link to comment
Share on other sites

Hje de manha passei no barigui e tirei uma foto da geada!!

 

foto1.jpg

 

O relogio do parque marcava maluquissimos -4°C!! Levei um termometro e marquei -1,3°C (na janela do carro, a aprox 1.5m e sobre o asfalto).O terometro do carro marcava -1°C no local, mas do outro lado do parque, mais pra dentro, chegou a marcar -2°C (do lado do pavilhao de exposiçao).

 

Mas, achei que ia chegar a 0°C na cidade inteira, mas nao. No Alex e no inmet deu 1°C, e na minha casa 2°C.

 

Aconteceu parecido aqui em Cascavel ontem, mas no centro da cidade foram registrados 0 grau e 1 no aeroporto! Curioso!

Link to comment
Share on other sites

Resumo do frio em Curitiba...

 

O aeroporto marcou mínima de -1 grau.

 

Estes valores do Bettega são aceitáveis, mas lembrem-se que tratam-se de regiões frias da cidade. Temperaturas entre -1 a -2ºC.

 

O Alex marcou 1,1ºC. A região do Alex é a mesma do Barigüi, onde, de fato, deve ter chegado até a -2ºC. Acontece que eu visitei a casa do Alex, e o termômetro é muito mal localizado para mínimas. Ele fica a uns 2 m do asfalto e num topo, topo mesmo, precisamente no alto de uma colina, com várias depressões em torno. Ele próprio comentou várias vezes em "comprar o terreno ao lado", atrás da casa dele, que já fica numa depressão.

 

O SIMEPAR marcou 1,2ºC. Ele fica ao lado do INMET, portanto considero o SIMEPAR. Fica numa região mediamente urbanizada, a uns 4/5 km do centro.

 

A temperatura nas regiões centrais oscilou entre 2 a 3 graus, verificando o que marquei e o que o Rodrigo marcou.

 

No entanto, as temperaturas horárias estão acima, muito até, dos dias mais frios registrados em 2004, e até mesmo em julho de 2005. O normal para estes dias "mais frios do ano", em Curitiba, é temperatura de 4 graus às 9:00, uns 9/10 graus ao meio dia, máxima entre 11 e 13, 8 graus às 19:00 e já abaixo de 5/6 graus a partir das 21:00, com 3 a 2 graus à meia-noite. Daí a média ponderada estar na casa dos 7 graus, enquanto nos dias mais frios ela chega a 5 e até mesmo 4.

 

Ainda trata-se de uma MP de forte intensidade, mas comum - mesmo após 2000 -, para Curitiba.

 

abraços

 

PS.: Em julho de 2004 aconteceu aquilo acima exposto, ainda com um baita vento.

PS2.: Deveria-se fazer um álbum de FRIO, além de NEVE. (Faria muito mais sucesso, dada a escassez de neve atual.)

Link to comment
Share on other sites

Se o Morro é literalmente um topo, natural que o forte sejam as máximas baixas... como é muito ventoso, as mínimas são prejudicadas, e quando está estático, as mínimas também são prejudicadas, pois o ar frio escoa. No entanto, isso tudo faz ser mais frio. "Frio" já é um conceito subjetivo, e a temperatura não se traduz imediatamente em frio... e se lá venta muito e as máximas são muito baixas, então provavelmente é mais frio do que se marcasse as mínimas que muitos querem. (Apesar de -17ºC me parecer otimismo excessivo.)

 

Acontece que a mínima absoluta baixa é um valor excepcional e atinge valores inéditos, além de a mente isolá-los como se fossem muito mais significativos do que quaisquer outros valores marcados ao longo do dia. Mas o "frio" é determinado pelo conjunto destes valores mais toda a situação atmosférica, enquanto a gente só aprecia a mínima absoluta. Ora, se oscila de 3 a 6 graus, a máxima é sempre um valor comumente acima das mínimas, e mesmo se for excepcionalmente baixa, sempre é algo acima de uma bela mínima. O efeito não é o mesmo de um -3 a 15. Pois aí fez -3.

 

Este efeito propriamente ideológico e mistificador das mínimas certamente vai contra a realidade efetiva - da pele - que seria sentida, tenho certeza. O frio real, sensível, no MI deve ser insuportável; apesar de seus valores de mínimas, até agora, de fato serem surpreendentemente acima do esperado.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

0.6C mínima em Itapoá, eu teimo em não acreditar neste valor.

 

Agora, surpreendente o Mbar: 2C com chuva (?) em Curitiba no sábado!

 

DEU 1ºC EM S.F DO SUL.

 

A noite no Lit. Norte de Floripa foi tão fria que cheguei algumas vezes a conferir o gramado e as árvores da minha casa para ver se não havia geada... Ainda tenho esperança de um dia ver geada no litoral daqui, cansei de conferir no litoral norte do RS, mas nunca dei sorte, embora moradores de lá me referiram que já tinham conferido geada lá.

 

VÁ A RATONES, LÁ DÁ GEADA COM MAIS FREQU~ENCIA, E HOJE DEVE TER DADO.

Link to comment
Share on other sites

Se o Morro é literalmente um topo, natural que o forte sejam as máximas baixas... como é muito ventoso, as mínimas são prejudicadas, e quando está estático, as mínimas também são prejudicadas, pois o ar frio escoa. No entanto, isso tudo faz ser mais frio. "Frio" já é um conceito subjetivo, e a temperatura não se traduz imediatamente em frio... e se lá venta muito e as máximas são muito baixas, então provavelmente é mais frio do que se marcasse as mínimas que muitos querem. (Apesar de -17ºC me parecer otimismo excessivo.)

 

Acontece que a mínima absoluta baixa é um valor excepcional e atinge valores inéditos, além de a mente isolá-los como se fossem muito mais significativos do que quaisquer outros valores marcados ao longo do dia. Mas o "frio" é determinado pelo conjunto destes valores mais toda a situação atmosférica, enquanto a gente só aprecia a mínima absoluta. Ora, se oscila de 3 a 6 graus, a máxima é sempre um valor comumente acima das mínimas, e mesmo se for excepcionalmente baixa, sempre é algo acima de uma bela mínima. O efeito não é o mesmo de um -3 a 15. Pois aí fez -3.

 

Este efeito propriamente ideológico e mistificador das mínimas certamente vai contra a realidade efetiva - da pele - que seria sentida, tenho certeza. O frio real, sensível, no MI deve ser insuportável; apesar de seus valores de mínimas, até agora, de fato serem surpreendentemente acima do esperado.

 

Perfeito.

Link to comment
Share on other sites

Se o Morro é literalmente um topo, natural que o forte sejam as máximas baixas... como é muito ventoso, as mínimas são prejudicadas, e quando está estático, as mínimas também são prejudicadas, pois o ar frio escoa. No entanto, isso tudo faz ser mais frio. "Frio" já é um conceito subjetivo, e a temperatura não se traduz imediatamente em frio... e se lá venta muito e as máximas são muito baixas, então provavelmente é mais frio do que se marcasse as mínimas que muitos querem. (Apesar de -17ºC me parecer otimismo excessivo.)

 

Acontece que a mínima absoluta baixa é um valor excepcional e atinge valores inéditos, além de a mente isolá-los como se fossem muito mais significativos do que quaisquer outros valores marcados ao longo do dia. Mas o "frio" é determinado pelo conjunto destes valores mais toda a situação atmosférica, enquanto a gente só aprecia a mínima absoluta. Ora, se oscila de 3 a 6 graus, a máxima é sempre um valor comumente acima das mínimas, e mesmo se for excepcionalmente baixa, sempre é algo acima de uma bela mínima. O efeito não é o mesmo de um -3 a 15. Pois aí fez -3.

 

Este efeito propriamente ideológico e mistificador das mínimas certamente vai contra a realidade efetiva - da pele - que seria sentida, tenho certeza. O frio real, sensível, no MI deve ser insuportável; apesar de seus valores de mínimas, até agora, de fato serem surpreendentemente acima do esperado.

 

abraços

 

A gente vai se comunicando muito por aqui e acaba atendo-se muito a números. Quando cai no subjetivo ninguém considera muito. Mesmo o valor da sensação térmica é desprezado. O que vale mesmo é o valor da mínima. A máxima também a poucos interessa, pois a mínima é que é o valor mais baixo do dia. A máxima também já é algo subjetivo, pois é o frio de quem anda na rua durante o dia.

 

Isso é o que confunde e complica!

 

Na verdade o Morro da Igreja está sendo "avacalhado" justamente por ser absurdamente mais frio que qualquer outro ponto do Brasil. É justamente o vento que faz com que seja o local mais inóspito do Brasil que faz com quem as pessoas vejam apenas as mínimas e esqueçam o fator mais importante de todos.

Link to comment
Share on other sites

Essa MP pode ser considerada fraca se comparada com as demais diversas massas 'legais' que entram/ram desde maio aqui no oeste gaúcho. Hoje, por exemplo, vários cidades tiveram mínimas acima de 5°C. Mínima ontem em São Francisco "da inprosperidade": 2,6°C e hoje de 5.4°C(......). À tarde, o efeito é de deserto, ou seja, você sente aquele friozinho de manhã e depois do meio-dia pode ir tomar um banho na piscina. Sem graça. Quarta-feira foi o único dia que pode se dizer que fez frio durante o dia todo. 0,9°C~8,2°C. Espero que amanhã e depois não seje a decepção desses últimos 2 dias.

Link to comment
Share on other sites

Essa MP pode ser considerada fraca se comparada com as demais diversas massas 'legais' que entram/ram desde maio aqui no oeste gaúcho. Hoje, por exemplo, vários cidades tiveram mínimas acima de 5°C. Mínima ontem em São Francisco "da inprosperidade": 2,6°C e hoje de 5.4°C(......). À tarde, o efeito é de deserto, ou seja, você sente aquele friozinho de manhã e depois do meio-dia pode ir tomar um banho na piscina. Sem graça. Quarta-feira foi o único dia que pode se dizer que fez frio durante o dia todo. 0,9°C~8,2°C. Espero que amanhã e depois não seje a decepção desses últimos 2 dias.

 

SANTA ROSA - NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL - TEVE ONTEM A MENOR MÍNIMA DESDE 2000 !!!!

Link to comment
Share on other sites

Essa MP pode ser considerada fraca se comparada com as demais diversas massas 'legais' que entram/ram desde maio aqui no oeste gaúcho. Hoje, por exemplo, vários cidades tiveram mínimas acima de 5°C. Mínima ontem em São Francisco "da inprosperidade": 2,6°C e hoje de 5.4°C(......). À tarde, o efeito é de deserto, ou seja, você sente aquele friozinho de manhã e depois do meio-dia pode ir tomar um banho na piscina. Sem graça. Quarta-feira foi o único dia que pode se dizer que fez frio durante o dia todo. 0,9°C~8,2°C. Espero que amanhã e depois não seje a decepção desses últimos 2 dias.

 

SANTA ROSA - NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL - TEVE ONTEM A MENOR MÍNIMA DESDE 2000 !!!!

 

Os pais da XUXA tremeram então! Por falar nisso, falta uma estação em Horizontina também! Daí sim!

 

Santa Rosa é um baixadão mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Tchê. Eu ví. O problema é que nos últimos dois dias houve uma inversão súbita da humidade e DOS VENTOS ao anoitecer aqui em São Chico. As temperaturas, que já estavam altas durante à tarde, não cairam tanto durante a madruga. À propósito, ontem o Renan postou aqui a diferença absurda entre Santa "Baixada" Rosa e São Luiz de mais de 9°C nas mínimas. Aquele frio isolado. Frio por frio, o dia 10, 11 e 12 foi mais fodão. Chegou a 3º negativos aqui em casa(a menor desde 2000).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

São massas com caracterósticas diferentes. Esta deste final de semana vai ser bem mais forte que a do dia 12 no RS, mas as mínimas nestas áreas mais baixas fora da Serra não devem ser tão especularmente baixas como as do dia 12. Lembram daquela velha discussão ? Frio é conceito. O potencial da massa não se avalia apenas pelas mínimas registradas.

Link to comment
Share on other sites

Hje de manha passei no barigui e tirei uma foto da geada!!

 

foto1.jpg

 

O relogio do parque marcava maluquissimos -4°C!! Levei um termometro e marquei -1,3°C (na janela do carro, a aprox 1.5m e sobre o asfalto).O terometro do carro marcava -1°C no local, mas do outro lado do parque, mais pra dentro, chegou a marcar -2°C (do lado do pavilhao de exposiçao).

 

Mas, achei que ia chegar a 0°C na cidade inteira, mas nao. No Alex e no inmet deu 1°C, e na minha casa 2°C.

 

 

Rodrigo,

 

Esta imagem é daquela geada de 2004. Certo? Eu a tenho guardada em mu PC desde então.

De qualquer forma a geada foi de igual intensidade. Na BR116 sentido 4 Barras, a geada era tão forte que parecia uma bela nevada!! Pena não ter levado minha câmera.

Link to comment
Share on other sites

Frio recorde em Florianópolis :

 

Florianópolis bateu novo recorde de frio, com mínima de 3,9ºC, segundo Inmet. A temperatura foi registrada na parte continental da cidade, e não na ilha. O aeroporto Hercílio Luz, que fica na ilha de Santa Catarina, registrou 6,0ºC, às 5 horas da madrugada. O recorde de frio anterior era de 4,6ºC, no dia 30 de maio.

 

Eu surto com esta palavra "recorde". O pessoal chama a mínima do ano de recorde. Toda hora tu lê isso na Somar, Climatempo, CPTEC, etc. Recorde para mim é recorde histórico. Recorde se dá a partir de uma base temporal prolongada. Se considerado somente o ano, o recorde será quebrado TROCENTAS VEZES porque entre janeiro e setembro sempre haverá um dia mais frio que o outro.

Link to comment
Share on other sites

Caio, esse dado de São Chico é incrível. Mas SFS é montanhosa, sei lá em pé de que morro essa estação pode estar localizada.

 

Itapoá, o terreno mais longe da praia deve ficar a 5 quadras!!! Tem uma única localidade pequena que fica no interior do municipio (a Jaca), duvido que essa estação esteja lá! Se esta estação fica na cidade (perto da praia) e estes dados estão certos, aposto que deve ter sido um dos piores frios da história por lá!

 

Meus pais têm casa lá desde Itapoá pertencia ao município de Garuva ainda, em 1984. A única ocasião em que me falaram que geou por lá, foi em 2000.

 

Aqui em Blumenau tive um repeteco do valor de ontém 5.0C e geada fraca.

 

Rodrigo, joguei a localização da estação no GE, e deu que ela fica a 3 km do oceano, e a 5 km de morros com mais de 500m de altitude. Efeito baixada animal+continentalidade. Mas Guaratuba, cidade paranaense bem litorânea e bem próxima, teve 7,0 pelo Simepar.

Link to comment
Share on other sites

Em Novo Hamburgo, no distrito de Lomba Grande, existem duas estações. Uma dista da outra 700 metros e uma está 50 metros mais alta que a outra. Já houve dias com diferenças de até 7 graus de um ponto para o outro. Logo, em noites de céu limpo, muito frio e ar estabilizado podem ocorrer variações brutais dentro de um mesmo bairro. Quanto mais numa cidade. Mais ainda numa região.

Link to comment
Share on other sites

O Alex me disse que o cano de água da casa da mãe dele congelou, e só descongelou às 10 da manhã, neste dia 27. Disse também que foi trabalhar com gelo no parabrisa do carro.

 

Como estes momentos estão cada vez mais escassos na Cidade Sorriso, então deve-se ressaltá-los bastante, para dizer aos nossos concorrentes: "ainda estamos no páreo!".

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Caio, esse dado de São Chico é incrível. Mas SFS é montanhosa, sei lá em pé de que morro essa estação pode estar localizada.

 

Itapoá, o terreno mais longe da praia deve ficar a 5 quadras!!! Tem uma única localidade pequena que fica no interior do municipio (a Jaca), duvido que essa estação esteja lá! Se esta estação fica na cidade (perto da praia) e estes dados estão certos, aposto que deve ter sido um dos piores frios da história por lá!

 

Meus pais têm casa lá desde Itapoá pertencia ao município de Garuva ainda, em 1984. A única ocasião em que me falaram que geou por lá, foi em 2000.

 

Aqui em Blumenau tive um repeteco do valor de ontém 5.0C e geada fraca.

 

Rodrigo, joguei a localização da estação no GE, e deu que ela fica a 3 km do oceano, e a 5 km de morros com mais de 500m de altitude. Efeito baixada animal+continentalidade. Mas Guaratuba, cidade paranaense bem litorânea e bem próxima, teve 7,0 pelo Simepar.

Estar a 3km do mar explica tudo...
Link to comment
Share on other sites

Se o Morro é literalmente um topo, natural que o forte sejam as máximas baixas... como é muito ventoso, as mínimas são prejudicadas, e quando está estático, as mínimas também são prejudicadas, pois o ar frio escoa. No entanto, isso tudo faz ser mais frio. "Frio" já é um conceito subjetivo, e a temperatura não se traduz imediatamente em frio... e se lá venta muito e as máximas são muito baixas, então provavelmente é mais frio do que se marcasse as mínimas que muitos querem. (Apesar de -17ºC me parecer otimismo excessivo.)

 

Acontece que a mínima absoluta baixa é um valor excepcional e atinge valores inéditos, além de a mente isolá-los como se fossem muito mais significativos do que quaisquer outros valores marcados ao longo do dia. Mas o "frio" é determinado pelo conjunto destes valores mais toda a situação atmosférica, enquanto a gente só aprecia a mínima absoluta. Ora, se oscila de 3 a 6 graus, a máxima é sempre um valor comumente acima das mínimas, e mesmo se for excepcionalmente baixa, sempre é algo acima de uma bela mínima. O efeito não é o mesmo de um -3 a 15. Pois aí fez -3.

 

Este efeito propriamente ideológico e mistificador das mínimas certamente vai contra a realidade efetiva - da pele - que seria sentida, tenho certeza. O frio real, sensível, no MI deve ser insuportável; apesar de seus valores de mínimas, até agora, de fato serem surpreendentemente acima do esperado.

 

abraços

 

A gente vai se comunicando muito por aqui e acaba atendo-se muito a números. Quando cai no subjetivo ninguém considera muito. Mesmo o valor da sensação térmica é desprezado. O que vale mesmo é o valor da mínima. A máxima também a poucos interessa, pois a mínima é que é o valor mais baixo do dia. A máxima também já é algo subjetivo, pois é o frio de quem anda na rua durante o dia.

 

Isso é o que confunde e complica!

 

Na verdade o Morro da Igreja está sendo "avacalhado" justamente por ser absurdamente mais frio que qualquer outro ponto do Brasil. É justamente o vento que faz com que seja o local mais inóspito do Brasil que faz com quem as pessoas vejam apenas as mínimas e esqueçam o fator mais importante de todos.

O que dizer então de locais com mínimas muito baixas e sensação térmica tambm intensa?

Link to comment
Share on other sites

O litoral de SC foi realmente surpreendente!! Mas reparem que, no simples nascer do sol a temperatura literalmente dispara!! Todo o litoral já bati acima de 10° às 10 h.

 

Interessante que, logo ao anoitecer, no inverno, São Francisco do Sul tem violenta queda de temperatura. Estava 5,8° às 20 h!! :shock: Mas, como des costume, subiu de novo para cair de novo! Isso é muito comum na estação do Climerh por lá.

 

Só não sei o que houve com Tramandaí, que tinha 5,8° às 3 h e disparou para 10,8° às 5 h, sendo que o vento mal mudou.

 

No Chuí, o destaque é o frio intenso: fez 3,2° às 7 h e a máxima ficou em 9,0° às 14 h. O vento virou com força de S às 10 h, dando início à entrada do novo ar frio no país.

 

A mais ou menos 1 h 30 min atrás, a MP começou a atingir POA, e a temperatura simplesmente despencou. Bati 17,2° de máxima, mas ainda com sol estou com apenas 13,5° e caindo continuamente! Por vezes temos rajadas moderadas de S. U.r. de 61%. Minha mínima foi de 6,1°. POA só não teve a maior mínima do RS devio ao pré-frontal no S do RS.

Link to comment
Share on other sites

Eu to achando essa estação de Itapoá fria de mais, esse dado não pode estar certo...

 

Parece que é um frio muito localizado Rofrigo, veja o informe do Climerh nesta manhã. A estação de S. Francisco do Sul bateu 1oC!!!!!

 

27/07/07 - 07:15h

 

A massa de ar frio e seco, com centro próximo ao Sul do Brasil, mantém o ar estável com céu claro em SC. Esta foi mais uma madrugada gelada no estado e o dia está começando com temperaturas bem baixas. No momento, 1°C em São Francisco do Sul, 2°C em Urussanga, 3°C em Joinville, 6°C na Capital e 4°C em Chapecó.

 

Gilsânia Cruz - Meteorologista

 

 

 

 

Frio recorde aqui em casa tambem, foi a madrugada mais fria desde 2000, daquelas famosas ondas de frio .

 

bati hoje 1,8 e geada fraca em algumas localidades.

Link to comment
Share on other sites

Frio recorde em Florianópolis :

 

Florianópolis bateu novo recorde de frio, com mínima de 3,9ºC, segundo Inmet. A temperatura foi registrada na parte continental da cidade, e não na ilha. O aeroporto Hercílio Luz, que fica na ilha de Santa Catarina, registrou 6,0ºC, às 5 horas da madrugada. O recorde de frio anterior era de 4,6ºC, no dia 30 de maio.

 

Eu surto com esta palavra "recorde". O pessoal chama a mínima do ano de recorde. Toda hora tu lê isso na Somar, Climatempo, CPTEC, etc. Recorde para mim é recorde histórico. Recorde se dá a partir de uma base temporal prolongada. Se considerado somente o ano, o recorde será quebrado TROCENTAS VEZES porque entre janeiro e setembro sempre haverá um dia mais frio que o outro.

 

pois é, carlos...

 

SE ESTIVER CERTO, S.F.DO SUL/SC PODE TER QUEBRADO O RECORDE DE MÍN. DE 1,0ºC AS 07 DA MANHÃ.
Link to comment
Share on other sites

Frio recorde em Florianópolis :

 

Florianópolis bateu novo recorde de frio, com mínima de 3,9ºC, segundo Inmet. A temperatura foi registrada na parte continental da cidade, e não na ilha. O aeroporto Hercílio Luz, que fica na ilha de Santa Catarina, registrou 6,0ºC, às 5 horas da madrugada. O recorde de frio anterior era de 4,6ºC, no dia 30 de maio.

 

Eu surto com esta palavra "recorde". O pessoal chama a mínima do ano de recorde. Toda hora tu lê isso na Somar, Climatempo, CPTEC, etc. Recorde para mim é recorde histórico. Recorde se dá a partir de uma base temporal prolongada. Se considerado somente o ano, o recorde será quebrado TROCENTAS VEZES porque entre janeiro e setembro sempre haverá um dia mais frio que o outro.

 

pois é, carlos...

 

SE ESTIVER CERTO, S.F.DO SUL/SC PODE TER QUEBRADO O RECORDE DE MÍN. DE 1,0ºC AS 07 DA MANHÃ.
Link to comment
Share on other sites

EM POA A TEMPERATURA NÃO CAI. DESABA NESTE MOMENTO.

E que linda queda!! Eu tinha 13,5° às 16:20 e agora tenho apenas 10,7°! :shock: Tempo geralmente nublado à E e limpo à O. U.r. de 64%.

 

Reparem que a temperatura despencou no E do RS, e agora estamos muito mais frios do que todo o centro e oeste, mesmo a serra e empatados com Ausentes.

 

Quero só ver quando essa "porrada" atingir a serra. A queda será incrível!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Frio recorde em Florianópolis :

 

Florianópolis bateu novo recorde de frio, com mínima de 3,9ºC, segundo Inmet. A temperatura foi registrada na parte continental da cidade, e não na ilha. O aeroporto Hercílio Luz, que fica na ilha de Santa Catarina, registrou 6,0ºC, às 5 horas da madrugada. O recorde de frio anterior era de 4,6ºC, no dia 30 de maio.

 

Eu surto com esta palavra "recorde". O pessoal chama a mínima do ano de recorde. Toda hora tu lê isso na Somar, Climatempo, CPTEC, etc. Recorde para mim é recorde histórico. Recorde se dá a partir de uma base temporal prolongada. Se considerado somente o ano, o recorde será quebrado TROCENTAS VEZES porque entre janeiro e setembro sempre haverá um dia mais frio que o outro.

 

pois é, carlos...

 

SE ESTIVER CERTO, S.F.DO SUL/SC PODE TER QUEBRADO O RECORDE DE MÍN. DE 1,0ºC AS 07 DA MANHÃ.

 

O recorde mencionado no post do Carlos Dias é de MENOR TEMPERATURA DESTE ANO, O QUE NÃO É RECORDE !!!!!!!!!!!

 

O recorde mencionado no post do Coutinho é recorde HISTÓRICO de TODA A SÉRIE HISTÓRICA !!!!!!!!!!!!!!!!

 

Informação é poder !!!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Belo dia de inverno em Curitiba!!

Os franceses aqui na empresa onde trabalho estavam todos reclamando do frio.

Hoje aqui em 4 Barras, tive máxima de 14,2ºC e mínima de -2,3ºC. Destaque para o aero que teve mínima de -1,0ºC às 6:00.

No momento tenho 7,8ºC em Quatro Barras e 9,9ºC em Ctba (Boqueirão). Mais uma noite gelada.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura finalmente caiu aqui em Juiz de Fora também. O tempo aqui ainda está nublado e com alguns períodos de vento, privilegiando assim as partes altas. Tanto é que o INMET registra 11 graus agora, enquanto que aqui (baixada) tenho 14,5ºC. Deve ficar abaixo dos 10 na estação do INMET hoje, amanhã o tempo melhora e é aqui em casa que vai ser bom 8)

 

Renan, onde fica essa estação do INMET em Juiz de Fora?

A altitude dela é de 950 metros (pelo que vi no INMET), muito mais alta que a cidade, não?

Na sua opinião, essa estação do INMET reflete bem o clima de Juiz de Fora, já que a maior parte da cidade está bem mais baixa, há menos de 700 metros?

 

A propósito, BH agora tem 18° C, com céu encoberto. Vc acha que a temperatura aqui chega a menos de 10° C no início da semana?

 

Agradeço se puder tirar-me essas dúvidas. Valeu.

 

Fala, Rafael. Aqui em Juiz de Fora temos duas estações do INMET, 1 automática e 1 padrão, sendo que ambas estão localizadas nesta mesma região da cidade, a 950m de altitude. Na verdade uma está a alguns metros da outra, hehehe :lol:

 

É um dos pontos mais altos do município, de fato. Elas estão localizadas dentro do território da UFJF, que fica a uns 3km do centro da cidade, sendo que no centro a altitude é em torno de 650/700m em média.

 

Pois é, cara, de fato eu não gosto muito da localização desta estação. As estações normalmente ficam em partes não-urbanizadas dos municípios, mas aqui em JF temos vários exemplos de lugares não-urbanizados e com altitudes que melhor representam a geomorfologia da cidade. Acho que não deveriam estar no topo..

 

Quanto à previsão para a capital, acho que você poderá comemorar. Tanto GFS quanto ETA continuam indicando uma considerável queda na temperatura aqui em MG a partir de Domingo, sendo que no Sábado vai chover bastante em algumas localidades do Sul e Zona da Mata (mas vai ter precipitação aí tb). Na segunda feira, ar polar influenciando boa parte do estado, com melhora do tempo e forte queda de temperatura. Na terça-feira, a madrugada e o amanhecer serão gelados, para BH mínimas em torno de 7 graus no aeroporto e 10C no centro. Na lagoa dos Ingleses pode até ser mais frio ainda.

 

Para Juiz de Fora as mínimas poderão variar de 6 a 3 graus, dependendo da localidade em questão.

 

Para o Sul de Minas eu acredito em temperatura negativa nas partes acima dos 1300m da Serra da Mantiqueira. Monte Verde, por exemplo, deve negativar e ter geada forte.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.