Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Abril de 2007


Luiz
 Share

Recommended Posts

A queda está muito boa!!! Eu tinha 15,3° às 19:30 e 13,7° às 21:30 e agora tenho 12,7° com 75%! Posso baixar dos 10°!!! :o

 

A propósito, Curitiba estabilizou em 11,X° desde às 20 h.

 

E às 22 h fazia 11,8° em Indaial, 12,3° em Ponta Porã e 15,5° em Campo Grande. Faz 16,6° em São José (SC).

 

Para nosso amigo Jordan, lá no Acre, ao menos o frio está rondando a Amazônia: em Comodoro, no MT (591 m) fazia 17,3° às 22 h e a máxima à tarde foi de 21,3°.

 

Coitado do Luiz: 19,3° pelo INMET em Maringá às 22 h... :(

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 509
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

MM !!!

 

O Marcos deve estar tendo uma síncope.

PQP!!!!!!!!!!!!!!

NÃÃÃOOOOO!!!!!!!!

#%¨$&¨%%$#*%¨!!!!!

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

 

Não dá para acreditaaaaaaaaaarrr!!!!! Por isso que tenho 12,7° a uma hora!!! Acabou nossa mínima!! Amanhã vamos aos 45°!! Eu disse quarenta e cinco!!!!%$¨&$*#%!!! :evil:

 

Abraços (com lágrimas)!

Link to comment
Share on other sites

MM !!!

 

O Marcos deve estar tendo uma síncope.

PQP!!!!!!!!!!!!!!

NÃÃÃOOOOO!!!!!!!!

#%¨$&¨%%$#*%¨!!!!!

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

 

Não dá para acreditaaaaaaaaaarrr!!!!! Por isso que tenho 12,7° a uma hora!!! Acabou nossa mínima!! Amanhã vamos aos 45°!! Eu disse quarenta e cinco!!!!%$¨&$*#%!!! :evil:

 

Abraços (com lágrimas)!

 

Não disse que ele estava tendo uma síncope ?

 

Pois bem, fui verificar agora a saída das 18Z do modelo norte-americano e ele antecipava o ingresso de nuvens baixas agora à noite em Porto Alegre. Olhem o perfil de nebulosidade previsto pelo modelo para POA nos próximos sete dias.

 

poanuvens2804wm5.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pior do que não estar sob ar frio por uma razão óbvia (o ar frio não atingiu aí e também não atingiu regiões mais ao norte) é estar sob ar frio e ver todas as áreas à volta (inclusive o litoral) caindo que é uma beleza.

 

Eis o problema: perder tudo quado há tudo para ser uma maravilha!

 

A propósito, eu subi para 13,0°. Fiquei 1:30 com 12,7°, e Tramandaí tinha 12,2° e Torres 13,2° (ambos pelo Climerh). Temos tudo para ter a maior mínima do RS.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, foi o que comentamos pelo telefone: a nebulosidade que entrou é finíssima!! No primeiro raio de sol, às 7:30, as nuvens sumirão 15 X mais rápido do que o som, mantendo-se no momento exato para f**** com a mínima!

 

O pessoal de Curitiba parece estar sofrendo com o mesmo. Mas lá muitas vezes fecha com 2°, 5°, 7°... aqui muitas vezes fecha com 10°, quando não mais... e abre no amanhecer. Show de horror!

 

Amanhã nossa máxima vai à 68°. Vamos para o Guiness!

Link to comment
Share on other sites

sondagem280400ztc4.jpg

 

Observem a sondagem de agora das nove noite de Porto Alegre. Ele revela dois fatos muito interessantes. Primeiro, nota-se o aumento da umidade justamente na camada da atmosfera onde estamos tendo nuvens desde dez e meia da noite. Segundo, é absolutamente notável como seca o ar em altitudes acima de 1.350 metros. Para o nível de 850 hPa (1.500 metros) a sondagem indicou umidade de tão-somente 2%. Apesar de localizado mais ao norte que o ponto da sondagem, este cenário me leva a suspeitar fortemente que o Cruzeiro pode estourar a boca do balão em termos de mínima e ser a grande notícia da manhã deste sábado. Suposições que podem ou não se confirmarem, mas que merecem ser feitas.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, foi o que comentamos pelo telefone: a nebulosidade que entrou é finíssima!! No primeiro raio de sol, às 7:30, as nuvens sumirão 15 X mais rápido do que o som, mantendo-se no momento exato para f**** com a mínima!

 

O pessoal de Curitiba parece estar sofrendo com o mesmo. Mas lá muitas vezes fecha com 2°, 5°, 7°... aqui muitas vezes fecha com 10°, quando não mais... e abre no amanhecer. Show de horror!

 

Amanhã nossa máxima vai à 68°. Vamos para o Guiness!

 

Como bom Curitibano (assim me considero) eu sei o que é passar por isso Marcos. O que você reclama de POA é EXATAMENTE o que passamos em Curitiba quase toda vez, e com o agravante que estamos a mais de 900m, então o vexame é maior, heheheh

Veja agora, estamos perdendo para FOZ DO IGUAÇÚ, que fica na mesma latitude mas a 180m, o que não me surpreende nem um pouco, pois Curitiba SEMPRE vive apanhando feio de FOZ e das cidades do centro sul do Estado! Curitiba é a POA do Planalto! De todas as regiões cuja mata nativa era a de Araucária, nos três estados do sul, Curitiba quase sempre fica com as piores mínimas.

Agora então, com esta porcaria de aquecimento global, e com quase 3000000 de habitantes na RMC, não tem salvação mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Por todas as estações do INMET e Climerh no RS, a do INMET de POA foi a única que subiu e se manteve. Todo o RS está em 10° ou menos, com exceção de nós e o Litoral Norte. Aqui temos 12,0° à 1 h e estagnado depois de subir; Torres tem 12,2° e caindo (13,0° no Climerh). Tramandaí tem 11,9°.

 

Ainda temos a "sorte" de que o tempo está abrindo em POA. Ponho aspas porque há muita nebulosidade à oeste e, além do aquecimento, a u.r. subiu!! Tenho 13,1° com 81% no momento, e há névoa úmida. A temperatura sequer cai...

 

Pelo contexto, vai perder até para o Litoral Norte. Com um pouco de sorte, podemos bater (ou empatar com) Tramandaí.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, foi o que comentamos pelo telefone: a nebulosidade que entrou é finíssima!! No primeiro raio de sol, às 7:30, as nuvens sumirão 15 X mais rápido do que o som, mantendo-se no momento exato para f**** com a mínima!

 

O pessoal de Curitiba parece estar sofrendo com o mesmo. Mas lá muitas vezes fecha com 2°, 5°, 7°... aqui muitas vezes fecha com 10°, quando não mais... e abre no amanhecer. Show de horror!

 

Amanhã nossa máxima vai à 68°. Vamos para o Guiness!

 

Como bom Curitibano (assim me considero) eu sei o que é passar por isso Marcos. O que você reclama de POA é EXATAMENTE o que passamos em Curitiba quase toda vez, e com o agravante que estamos a mais de 900m, então o vexame é maior, heheheh

Veja agora, estamos perdendo para FOZ DO IGUAÇÚ, que fica na mesma latitude mas a 180m, o que não me surpreende nem um pouco, pois Curitiba SEMPRE vive apanhando feio de FOZ e das cidades do centro sul do Estado! Curitiba é a POA do Planalto! De todas as regiões cuja mata nativa era a de Araucária, nos três estados do sul, Curitiba quase sempre fica com as piores mínimas.

Agora então, com esta porcaria de aquecimento global, e com quase 3000000 de habitantes na RMC, não tem salvação mesmo...

 

Calma ai guri! Ctba só perde pra Foz em MP com trajetória continental, e, mesmo assim por poucas horas, pois é só o sol aparecer para a temperatura disparar por lá.

Tb não concordo com a "surra" das cidades do centro sul, exceto Palmas, Inácio Martins e outras geladeiras do extremo sul do estado. Peguemos Guarapuava como exemplo. Esta cidade pode até ter média das mínimas um pouco menor, mas veja bem, são 200m de altitude de diferença e uma barbaridade em termos de longitude - ela fica no centro do estado, é pega pelas MP de cheio e quase não sofre a MM - é evidente que tenha mínimas menores!! Em contrapartida na média das máximas, Ctba leva vantagem e, no final das contas a média anual se equivale. Perceba tb que se utilizarmos dados da RM de Ctba, a vantagem para Guarapuava diminui ainda mais, pois estaríamos comparando cidades com nível de urbanização semelhante.

Dê tb uma olhada nos mapas do Simepar de temp. mínimas, máximas e médias de toda a RM de Ctba e compare com planalto de Guarapuava - perceba que Ctba é um bom pólo de frio do estado, nada desprezível!!

Link to comment
Share on other sites

01:35 AM

 

Buenos Aires Céu Claro 08ºC

 

POA Nublado 12ºC (Marcos suicidou-se ou tá vivo ainda? :lol:)

 

Curitiba 10ºC Parc. Nublado (Daqui a pouco fecha Zeo :lol: )

 

São Paulo Encoberto 15ºC (Daqui a pouco abre e amanhece com 09ºC, superando Curitiba 8)

 

Floripa Parc. Nublado 18ºC

 

Maringá 18ºC (Luiz, Cadê Você????)

 

Rio Nevoeiro 21ºC

Link to comment
Share on other sites

Curitiba é a POA do Planalto!

 

Michel, não chora, que na média das máximas a gente fica pau-a-pau com os "peso pesados" do estado - às vezes "ganhamos" e Pinhais (isto é, nossa RM) fica pau-a-pau com Palmas. O friozinho aqui sempre chega menos intenso, mas sempre vai embora mais tarde. E pelo menos a nossa média das mínimas é das mais perceptíveis, já que significa quase todo o período entre a meia noite às 8:00, e não a alta madrugada, hehehe.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Aqui, apesar da pouca nebulosidade desde 13h45 mais ou menos, aconteceu algo interessante:

 

18h00: 14,0

21h00: 11,5

24h00: 11,1

 

Nota: este encalhe da temp entre 21 e 24 horas se deu sem aumento da nebulosidade baixa, nem aumento expressivo da umidade relativa, nem mudança do vento pra uma direção nortista. A nebulosidade alta tambm continua tênue.

 

Mas depois da meia noite, a temp se lembrou de continuar a cair, e às 1h20 eu já tinha 10,4.

 

A média do mês tambem melhorou, e estou em 19,8.

Link to comment
Share on other sites

Dentre as Capitasi, POA debulhou nas mínimas esta manhã, com 10ºC/11ºC em toda região metropolitana. Porém, quem faz bonito nesta tarde são Curitiba e São Paulo, que pra variar, estão iguaizinhas: tempo encoberto e ventos SE. Já PO, mais ao Sul, com tempo mais seco devido à maior predominância da massa polar.

 

16:45:

 

São Paulo 16

 

Curitiba 16

 

 

 

Caco, não tem uma nuvem no céu nesse momento!!!

 

...lá pelas 2 da tarde não estava encobeto tb, tinha algumas nuvens e o sol tava forte por aqui!!! Coloquei óculos escuros pra sair no pátio da empresa, e deu até calor!!!

 

Veja de uma hora pra cá o que já aconteceu na estação do Alex:

 

17:13 59.5 °F / 15.3 °C

17:18 59.2 °F / 15.1 °C

17:24 58.8 °F / 14.9 °C

17:29 58.6 °F / 14.8 °C

17:35 58.3 °F / 14.6 °C

17:40 57.9 °F / 14.4 °C

17:45 57.7 °F / 14.3 °C

17:51 57.6 °F / 14.2 °C

17:56 57.4 °F / 14.1 °C

18:01 57.0 °F / 13.9 °C

18:06 56.8 °F / 13.8 °C

18:11 56.7 °F / 13.7 °C

18:22 56.3 °F / 13.5 °C

18:27 56.1 °F / 13.4 °C

 

Essa madrugada vai ser bem mais fria!!!

 

Sds.

 

O tempo em Curitiba abriu ao meio dia.

 

Fui almoçar com uma amigo usando óculos de sol!

 

SP garoou direto. São máximas semelhantes em condições bem distintas, he he he!

 

 

Não tem como discutir, Curitiba teve sol em parte da manhã e à tarde inteira!!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba, em geral, é muito "fraca" em mínimas absolutas em relação às cidades do centro-oeste com alguma altitude. Acima dos 600m, a partir de gpuava, num ano típico, já é o suficiente p/ garantir mínimas absolutas curitibocas e abaixo. Apesar disso, a freqüência de mínimas próximas à média das mínimas por aqui é maior (menor desvio padrão), a média das máximas sempre fica entre as mais frias (c/ estações padrão, obviamente) e a média das 9:00 e das 19:00 costuma ficar, no máximo, 3 graus acima da média das mínimas. Também só faz calor, no inverno, com bloqueio estabelecido, se não ficamos com infiltração marítima e variando de 11-18, 13-19 etc. Já Pinhais só perde p/ Inácio Martins e Palmas na média das máximas, e mesmo assim por décimos (SIMEPAR).

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Agora tenho de comemorar!! O tempo limpou!!!! :o

 

Já estou com 12,4° com 83%. A meia-hora fazia 12,9°.

 

Reparem que a MM também está avacalhando com parte do RS. A temperatura subiu em Canguçu, voltando aos 10°, e Ausentes tm 6,6° depois de ter batido 4,7°. :(

 

é verdade e Bento tinha 8,5ºC com UR96% - cerração na certa!!

Já aqui a temperatura baixa bem devagar, já tenho 8,8ºC com UR83% mas a pressão está baixando, revelando que a MP está enfraquecendo vagarosamente.

Ainda aposto em 6-7 de mínima por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Mínima hoje no Missões, 3,8º.Sugeri à Metsul que quando forem comprovar se ocorreu um fenômeno meteorológico aqui em Soledade e região, busquem as pessoas certas e os locais certos.Que adianta perguntar para algum morador do Centro ou das partes altas de Soledade se ocorreu geada em dias como ontem e hoje?Claro que eles vão dizer, "não vi geada".Agora perguntem aos moradores da baixada do Farroupilha com o Jaluir, que me confirmou geada ontem e hoje e da mesma forma o cabeleiro Juliano que mora na baixada do Giacomini, à qual o Shima conhece muito bem.

Aliás o amanhecer de hoje foi mais gelado em função do vento mais forte.

Link to comment
Share on other sites

O frio de POA é um sucesso mesmo! Quando a temperatura resolve finalmente cair abaixo dos 10°, a automática do INMET me sabota a medição.

 

Os registros horários pararam às 4 h, quando fazia... 10,1°!!! :( :lol:

 

O tempo limpou às 2 h, e pudemos recuperar parte da queda. Tive 10,9°, a mínima do ano até o momento!

 

Agora tenho 20,6° com 59%. Está esquentando e está bem mais úmido.

Link to comment
Share on other sites

O frio de POA é um sucesso mesmo! Quando a temperatura resolve finalmente cair abaixo dos 10°, a automática do INMET me sabota a medição.

 

Os registros horários pararam às 4 h, quando fazia... 10,1°!!! :( :lol:

 

O tempo limpou às 2 h, e pudemos recuperar parte da queda. Tive 10,9°, a mínima do ano até o momento!

 

Agora tenho 20,6° com 59%. Está esquentando e está bem mais úmido.

 

9,9 no INMET Marcos. É o que eles repassaram para a imprensa.

Link to comment
Share on other sites

No aero de POA a mínima foi 9 graus também.

 

Nas bases de Canoas e Santa Maria, mínima de 7 graus.

 

Um problema foi mesmo o aumento da temperatura no meio da madrugada.

 

E esse INMET é sacanagem mesmo.. tá sempre quebrado o sistema deles... deve ser "pouca" verba...

 

É verdade! Aumentou muito a temperatura depois das 3h00. Tanto é que a mínima de 1,6oC em SJ foi registrada pelas 2 e pouco...

Link to comment
Share on other sites

E esse INMET é sacanagem mesmo.. tá sempre quebrado o sistema deles... deve ser "pouca" verba...

O frio em POA é uma Lei de Murphy. Imaginem os caras do INMET: "Droga, vai baixar dos 10°! Corta o sinal, corta!", hehehehe!!! :lol: E cortaram a 0,2° de perdermos um dígito.

 

Tenho 20,9° e sol e nuvens. Está um dia ótimo!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Do site http://www.metsul.com:

 

O amanhecer deste sábado (28 ) foi o mais frio do ano até agora em diversas localidades do Sul do Brasil. Na Grande Porto Alegre, por exemplo, todas as cidades com estações meteorológicas registraram mínimas de um dígito, o que ainda não havia ocorrido em 2007. Os termômetros indicaram 8,2ºC em Campo Bom, 7ºC na Base Aérea de Canoas e 9,2ºC em São Leopoldo. Na área de Porto Alegre, as mínimas foram de 9ºC no Aeroporto Salgado Filho (Zona Norte), 9,9ºC no Jardim Botânico (Zona Leste), 13,4ºC na Rua Caldas Júnior (ilha de calor urbano do Centro) e 13,5ºC no Bairro Tristeza (Zona Sul).

 

No interior do Rio Grande do Sul, a menor temperatura registrada nas estações meteorológicas mantidas pelos institutos de Meteorologia foi de 3,4ºC. A marca foi observada em São José dos Ausentes na estação da MetSul e em Cambará pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A mínima estadual, entretanto, acabou registrada por uma estação meteorológica particular situada no distrito da Vicentina, região de vale entre Farroupilha e Bento Gonçalves. No local, os termômetros indicaram 2,9ºC às 4h12m da madrugada. Em grande parte do interior gaúcho a madrugada foi novamente muito fria com mínimas ainda mais baixas que a da sexta-feira em algumas localidades.

 

Em Santa Catarina, a mínima registrada pelo Inmet em São Joaquim foi de 2,0ºC, mas na sede da empresa Climaterra os termômetros marcaram 1,6ºC. Em Caçador, a Epagri registrou apenas 1,0ºC. No Paraná, o amanhecer novamente registrou temperatura muito baixa com mínimas entre 5ºC e 7ºC no Planalto de Palmas. No Sudeste, a capital paulista teve a noite mais fria do ano. A mínima, conforme o Inmet, foi de 14,0ºC no Mirante do Santana, a mais baixa de 2007 na cidade. No interior paulista, o órgão registrou 9,2ºC em Campos do Jordão e 12,7ºC em Avaré.

Link to comment
Share on other sites

Embora a nebulosidade tenha sido presente durante toda a noite frustrando um declínio maior, foi registrada a menor do ano até agora. O vento moderado também ajudou a dar aquela sensação gostosa de frio. No momento temos céu parcialmente encoberto aqui no noroeste paranaense.

 

- Umidade do ar: 67%

- Direção do vento: Sudeste (fraco)

- Temperatura mínima: 11,9 graus.

- Temperatura atual: 21,8 graus.

Link to comment
Share on other sites

Aqui começou a nublar pelas 6h00. Tivemos algumas aberturas de manhã, mas a tarde foi de céu praticamente encoberto por aqueles estratos baixos de origem marítima. Agora que começaram a aparecer umas manchas entre os estratos.

Primeira mínima abaixo de 10,0 desde 11 de novembro: 9,8

Máxima daquelas que implorávamos pra ter como mínima em março: 17,4. Evidentemente, o fato desta temperatura ser uma máxima, e o vento externo se insinuar por qualquer abertura de porta ou janela, tornavam a sensação deste 17,4 bem diferente da sensação de 17,4 de manhã cedo. Em virtude do metabolismo acostumado com temps quase eternamente acima de 15 nos últimos 5 meses, fui com duas blusas (lã leve e moletom por cima) no curso de Polonês, e só tirei as tais das blusas quando cheguei em casa.

Link to comment
Share on other sites

Aqui começou a nublar pelas 6h00. Tivemos algumas aberturas de manhã, mas a tarde foi de céu praticamente encoberto por aqueles estratos baixos de origem marítima. Agora que começaram a aparecer umas manchas entre os estratos.

Primeira mínima abaixo de 10,0 desde 11 de novembro: 9,8

Máxima daquelas que implorávamos pra ter como mínima em março: 17,4. Evidentemente, o fato desta temperatura ser uma máxima, e o vento externo se insinuar por qualquer abertura de porta ou janela, tornavam a sensação deste 17,4 bem diferente da sensação de 17,4 de manhã cedo. Em virtude do metabolismo acostumado com temps quase eternamente acima de 15 nos últimos 5 meses, fui com duas blusas (lã leve e moletom por cima) no curso de Polonês, e só tirei as tais das blusas quando cheguei em casa.

 

Eu tinha 9º C às quatro da madrugada. Não vi se baixou depois, mas acredito que não.

Link to comment
Share on other sites

Aqui começou a nublar pelas 6h00. Tivemos algumas aberturas de manhã, mas a tarde foi de céu praticamente encoberto por aqueles estratos baixos de origem marítima. Agora que começaram a aparecer umas manchas entre os estratos.

Primeira mínima abaixo de 10,0 desde 11 de novembro: 9,8

Máxima daquelas que implorávamos pra ter como mínima em março: 17,4. Evidentemente, o fato desta temperatura ser uma máxima, e o vento externo se insinuar por qualquer abertura de porta ou janela, tornavam a sensação deste 17,4 bem diferente da sensação de 17,4 de manhã cedo. Em virtude do metabolismo acostumado com temps quase eternamente acima de 15 nos últimos 5 meses, fui com duas blusas (lã leve e moletom por cima) no curso de Polonês, e só tirei as tais das blusas quando cheguei em casa.

 

Foi só eu falar que apareceram aberturas nas nuvens, que umas nuvens de garoa decidiram comparecer. Só espero que não esteja assim até amanhã, já que eu e mais 8 vamos subir o Anhangava.

Link to comment
Share on other sites

É Luciano, também não sei...

 

Só sei que, pegando-se os possíveis dados oficiais e as variáveis e situações que tínhamos:

 

Curitiba: Mínima de 9,X com CÉU LIMPO TODA MADRUGADA, sob influência TOTAL de MASSA POLAR (não FRENTE FRIA) :?: , a 910 metros de altitude, paralelo 25, urbanizada.

 

São Paulo: Mínima de 14,X com céu ENCOBERTO TODA MADRUGADA, SOB INFLUÊNCIA DE FRENTE FRIA (não MASSA POLAR) :?: , a 780 metros de altitude, paralelo 23,X, MEGA-urbanizada.

 

Porto Alegre: Mínima de 9,X com céu limpo, sob influência TOTAL DE MASSA POLAR, praticamente nível mar, paralelo 30, bem urbanizada.

 

Minha conclusão, baseada neste evento específico (embora tenha minha conclusão empírica e subjetiva, a qual vcs já sabem: que Curitiba tem dinâmica e clima MUITO parecidos com SP), é que a força com que a massa polar chega em Curitiba é muito próxima com que chega a SP (não igual!!!). O tempo que leva a frente para chegar de POA a Curitiba é bem maior, do que para chegar de Curita a SP. A frente perde mais força de POA para Curita, do que de Curita para SP. Embora óbvio, quero dizer que a força que ela perde é mais significativa.... Além de que: a grosso modo, toda FF que chega a Curita, chega a SP, mas nem toda FF que chega a POA, chega a Curita.

 

Fui...

 

Mais contra argumentos aparecerão? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.