Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Abril de 2007


Luiz
 Share

Recommended Posts

Foi registrada hoje também a menor máxima do ano até agora: 22,1 graus. A nebulosidade variou bastante. São nuvens altas em sua maioria, formadas por fortes correntes de jato em altos níveis da atmosfera. No momento, céu nublado com vento fraco e constante de sudeste.

 

- Umidade do ar: 74%

- Temperatura atual: 19 graus.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 509
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Do site http://www.metsul.com:

 

O amanhecer deste sábado (28 ) foi o mais frio do ano até agora em diversas localidades do Sul do Brasil. Na Grande Porto Alegre, por exemplo, todas as cidades com estações meteorológicas registraram mínimas de um dígito, o que ainda não havia ocorrido em 2007. Os termômetros indicaram 8,2ºC em Campo Bom, 7ºC na Base Aérea de Canoas e 9,2ºC em São Leopoldo. Na área de Porto Alegre, as mínimas foram de 9ºC no Aeroporto Salgado Filho (Zona Norte), 9,9ºC no Jardim Botânico (Zona Leste), 13,4ºC na Rua Caldas Júnior (ilha de calor urbano do Centro) e 13,5ºC no Bairro Tristeza (Zona Sul).

 

No interior do Rio Grande do Sul, a menor temperatura registrada nas estações meteorológicas mantidas pelos institutos de Meteorologia foi de 3,4ºC. A marca foi observada em São José dos Ausentes na estação da MetSul e em Cambará pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A mínima estadual, entretanto, acabou registrada por uma estação meteorológica particular situada no distrito da Vicentina, região de vale entre Farroupilha e Bento Gonçalves. No local, os termômetros indicaram 2,9ºC às 4h12m da madrugada. Em grande parte do interior gaúcho a madrugada foi novamente muito fria com mínimas ainda mais baixas que a da sexta-feira em algumas localidades.

 

Em Santa Catarina, a mínima registrada pelo Inmet em São Joaquim foi de 2,0ºC, mas na sede da empresa Climaterra os termômetros marcaram 1,6ºC. Em Caçador, a Epagri registrou apenas 1,0ºC. No Paraná, o amanhecer novamente registrou temperatura muito baixa com mínimas entre 5ºC e 7ºC no Planalto de Palmas. No Sudeste, a capital paulista teve a noite mais fria do ano. A mínima, conforme o Inmet, foi de 14,0ºC no Mirante do Santana, a mais baixa de 2007 na cidade. No interior paulista, o órgão registrou 9,2ºC em Campos do Jordão e 12,7ºC em Avaré.

 

Caros Amigos

Alguém pode me dizer se confere 1ºC em Caçador e Palmas 6.X já que estão bem próximas e Caçador tem uma altitude menor, estação em BAixada???

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, segue a MM não de nebulosidade, mas de vento.

Temos no momento ventos de 40 Km/h SE, mas a rajada máxima hoje foi de 87.2km/h SE, às 20:50h.

Com todo esse vento (aliado a certa nebulosidade) a temperatura não cai, temos 17ºC.

Na estação da defesa civil, que é baixada, tivemos 13ºC hoje pela manhã.

Link to comment
Share on other sites

Ainda vou instalar uma estação "particular" na baixada do Rincão dos Silvanos, só pra ver a peleia entre a referida e a tal de "Vicentina".

:arma:

 

Eu acredito que não é necessário "pelearmos", basta informar. A Vicentina não é nenhum lugar especial, mas sim uma simples baixada como outras incontáveis do nosso estado. A diferença da Vicentina não esta no frio, mas sim na coleta de dados realizada por uma estação meteorológica confiável. Também vale esclarecer que a estação não está instalada num “poço frio”.

Veja a seguir um exemplo claro de como o existem “poços de ar” frio em pequeníssimas áreas que eu chamaria de “nanoclimas”:

 

No dia 31 de julho de 2006 a estação automática da Vicentina localizada em região de baixada registrou temperatura mínima de -3,4 °C;

 

Segundo nosso amigo Paulo, Soledade registrou as seguintes marcas;

paulo.JPG

 

As estações do INMET registraram as seguintes temperaturas;

inmetrs.JPG

inmetsc.JPG

 

Em termômetro localizado na várzea do arroio que corta o vale da Vicentina, cerca de 500 metros distante da estação da Vicentina foi registrada a incrível marca de -9,3 °C a 1,7m do solo;

temp.jpg

Logo, para um leigo ou um bairrista, seria possível concluir que Farroupilha foi a cidade mais fria do sul do Brasil no dia 31 de julho de 2006.

É preciso ter bom senso para não incorrer neste erro.

Quanto à temperatura de Soledade e a região de Caxias do Sul, observe os dados levantados pelo INMET. É muito provável que a estação de Soledade estava localizada num ponto alto, da mesma maneira, Caxias do Sul e outras cidades desta lista.

TM.JPG

Se você quiser acreditar que Soledade é muito mais fria do que se imagina, pois então todo o estado também é mais frio do que se divulga, basta encontrar a baixada ideal.

 

Abraço

Eduardo Anselmi

Link to comment
Share on other sites

Amigo Anselmi, satisfação em ler seu tópico.O pelear, é em tom de brincadeira amigo, afinal como uma coisa inanimada vai pelear com outra, é linguagem figurativa.Mas como já estou acostumado com gente pegando no meu pé aqui no BAZ, levo na brincadeira.

-O que têm a ver as médias anuais e as médias mensais como as médias das mínimas?

-Realmente tenho que reconhecer que é considerável esta temp verifficada num poço frio como vc relatou.

-É o desafio" que quero lançar, uma disputa de um poço frio aí da sua região, com um poço frio daqui da minha região.Isto tudo por curiosidade pura meu amigo talian, não é pra se gabar se é mais ou é menos...

-Quero tirar esta dúvida e muitos no BAZ garanto que tmbm querem.Ou vc não gostaria de saber este fato?

-Eu aposto todas as minhas fichas que se tivesse um termômetro instalado nas mesmas condições que este lá próximo do Vicentina, lá na baixada do Rincão dos Silvanos, na parte gelada mesmo teria dado tranquilamente -11,-12º, pode apostar.

-Até gostaria de colaboração dos bazianos para sanar esta dúvida.Poderia eu por iniciativa própria instalar lá um term de relva, ou numa colocação melhor padronizada, mas com certeza alguma forma de medição, vou fazer.

-Se eu estiver equivocado, tiro o chapéu e reconheço a semelhança entre as mínimas daqui e as daí.Se vc vcs estiverem equivocados, apenas reconheçam que eu tenho razão ,certo.

- Que duelo bonito, a famosa Serra Gaúcha defendendo o Título do Peso Pesado das Mínimas x Alto da Serra do Botucaraí, a desafiante , que deverá levar o cinturão hehehehe :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ainda vou instalar uma estação "particular" na baixada do Rincão dos Silvanos, só pra ver a peleia entre a referida e a tal de "Vicentina".

:arma:

 

Informamos a mínima da Vicentina no site da MetSul com a maior tranquilidade porquanto (1) conhecemos o local, (2) vimos a estação, (3) o equipamento é de primeira linha e (4) a aparelhagem está instalada em conformidade com os padrões internacionais.

Link to comment
Share on other sites

Amigo Anselmi, satisfação em ler seu tópico.O pelear, é em tom de brincadeira amigo, afinal como uma coisa inanimada vai pelear com outra, é linguagem figurativa.Mas como já estou acostumado com gente pegando no meu pé aqui no BAZ, levo na brincadeira.

-O que têm a ver as médias anuais e as médias mensais como as médias das mínimas?

-Realmente tenho que reconhecer que é considerável esta temp verifficada num poço frio como vc relatou.

-É o desafio" que quero lançar, uma disputa de um poço frio aí da sua região, com um poço frio daqui da minha região.Isto tudo por curiosidade pura meu amigo talian, não é pra se gabar se é mais ou é menos...

-Quero tirar esta dúvida e muitos no BAZ garanto que tmbm querem.Ou vc não gostaria de saber este fato?

-Eu aposto todas as minhas fichas que se tivesse um termômetro instalado nas mesmas condições que este lá próximo do Vicentina, lá na baixada do Rincão dos Silvanos, na parte gelada mesmo teria dado tranquilamente -11,-12º, pode apostar.

-Até gostaria de colaboração dos bazianos para sanar esta dúvida.Poderia eu por iniciativa própria instalar lá um term de relva, ou numa colocação melhor padronizada, mas com certeza alguma forma de medição, vou fazer.

-Se eu estiver equivocado, tiro o chapéu e reconheço a semelhança entre as mínimas daqui e as daí.Se vc vcs estiverem equivocados, apenas reconheçam que eu tenho razão ,certo.

- Que duelo bonito, a famosa Serra Gaúcha defendendo o Título do Peso Pesado das Mínimas x Alto da Serra do Botucaraí, a desafiante , que deverá levar o cinturão hehehehe :lol:

Amigo Paulo aceite o fato de você não viver em uma cidade fria como São Joaquim e pare de tentar provar algo que não precisa ser provado já que aqui você não está falando com pessoas tão leigas assim. Se você gosta de frio, eu tenho certeza que o Coutinho receberia você com toda a hospitalidade que é característica do povo daquela região como da bela Soledade também.

Link to comment
Share on other sites

-Agora já puxou SJ, que falta de argumento.

-E o Alexandre como sempre sai em defesa da Serra Gaúcha.

- Por que o medo de comparar?Receio de que Soledade surpreenda vcs ?

- Não disse que a Vicentina não é adequado.A tem,peratura à qual me referi não foi da estação, sim de um term desabrigado conforme relato do próprio Anselmi.

-Nem por isto vc têm o direito de invalidar o que digo sobre a baixada do Rincão dos Silvanos.O desafio está aí.Engraçado, se poderemos fazer um comparativo com as euipes do BAZ durante o encontro em SJ, por que futuramente não podemos fazer o mesmo com outras partes do BR?

-Taí a idéia,uma equipe de bazianos pode fazer um monitoramento de qualquer baixada de tua região Abselmi, e outra equipe pode monitorar a baixada do Rincão.Simples não acham? Claro que esta comparação fica melhor se for feita durante atuação de massa de ar frio.

Não vejo por que a relutância em aceitar uma comparação...

Se falta argumento eles saem pela tangente e puxam SJ, etc.

Link to comment
Share on other sites

Aqui começou a nublar pelas 6h00. Tivemos algumas aberturas de manhã, mas a tarde foi de céu praticamente encoberto por aqueles estratos baixos de origem marítima. Agora que começaram a aparecer umas manchas entre os estratos.

Primeira mínima abaixo de 10,0 desde 11 de novembro: 9,8

Máxima daquelas que implorávamos pra ter como mínima em março: 17,4. Evidentemente, o fato desta temperatura ser uma máxima, e o vento externo se insinuar por qualquer abertura de porta ou janela, tornavam a sensação deste 17,4 bem diferente da sensação de 17,4 de manhã cedo. Em virtude do metabolismo acostumado com temps quase eternamente acima de 15 nos últimos 5 meses, fui com duas blusas (lã leve e moletom por cima) no curso de Polonês, e só tirei as tais das blusas quando cheguei em casa.

 

Eu tinha 9º C às quatro da madrugada. Não vi se baixou depois, mas acredito que não.

 

 

Tive mínima de 7,4ºC no Boqueirão às 5:30, 50 min depois começou a nublar... a máxima ficou nos 15,7ºC

Link to comment
Share on other sites

Paulão, és o único aqui que analisa dados como competição, que sempre tem que ter um vencedor com o intuito de desbancar alguém. O pessoal está aqui apenas analisando temperaturas, numa boa! Além disso, essas estações, particulares ou não, em Soledade já viraram lenda hein! hehe

 

Interessante também analisar a cidade de Jaguarão. Das novas estações do INMET talvez seja a que mais chama a minha atenção. A mínima lá hoje foi de apenas 8,6C. Fico pensando se poderá enfrentar Uruguaiana em termos de amplitude térmica, pois é das estações mais quentes do RS no verão, enquanto que no inverno também deve ficar entre os pontos mais frios da campanha, embora ao nível do mar. Por sinal, essa proximidade deve fazer com que as tardes de vento leste, sudeste sejam bem amenas!

Link to comment
Share on other sites

Paulão, és o único aqui que analisa dados como competição, que sempre tem que ter um vencedor com o intuito de desbancar alguém. O pessoal está aqui apenas analisando temperaturas, numa boa! Além disso, essas estações, particulares ou não, em Soledade já viraram lenda hein! hehe

 

Interessante também analisar a cidade de Jaguarão. Das novas estações do INMET talvez seja a que mais chama a minha atenção. A mínima lá hoje foi de apenas 8,6C. Fico pensando se poderá enfrentar Uruguaiana em termos de amplitude térmica, pois é das estações mais quentes do RS no verão, enquanto que no inverno também deve ficar entre os pontos mais frios da campanha, embora ao nível do mar. Por sinal, essa proximidade deve fazer com que as tardes de vento leste, sudeste sejam bem amenas!

 

Tora, corrija-me se estiver errado, mas creio que a região da campanha seja páreo duríssimo com a serra!! Lá a média de inverno deve ser bem baixa!! A latitude neste caso fala alto!

Link to comment
Share on other sites

Essas divisões internas do RS são muito interessantes, ressaltam como a propriedade frio supera o mero atributo de dado climatológico para atingir o status de valor a ser disputado a todo custo. É claro que uns cultivam mais do que outros deste atributo indispensável.

 

Quanto à Curitiba, mantemos aquele padrão conhecido: sem grande queda na invasão polar, porém compensando a falta de intensidade com maior duração. É uma clima bem ameno, e as médias idem.

 

Tenho 18.8 e 78%. Vamos ficar oscilando entre 13-19, 14-21...

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Ainda não foi desta vez que registramos temperaturas negativas no Brasil, ma este frio saiu melhor que a encomenda. Hoje São Joaquim está novamente com a temperatura em queda depois de amanhecer com 4,7oC na Climaterra e 2,7oC no Bandeira.

 

Mínimas nesta onda de frio:

 

27/04/2007

Climaterra 2,5oC

Bandeira 1,5oC

Cruzeiro 1,2oC

 

28/04/2007

Climaterra 1,6oC

Bandeira --

Cruzeiro 1,6oC

 

29/04/2007

Climaterra 4,7oC

Bandeira 2,7oC

Cruzeiro --

Link to comment
Share on other sites

18:45:

 

:?: Por que não caiu mais a temperatura em Curitiba se a mesma esteve com céu limpo a madrugada inteira e sob total influência de Massa polar?

 

Se você tivesse prestado mais atenção nas mensagens, teria percebido que até no Rio Grande do Sul houve um estanquamento na queda de temperatura a partir das 3 horas da madrugada de sexta para sábado. Aliás, na última mensagem do Torales ele até chegou a observar um aumento de temperatura a partir do meio da madrugada!

Então, o fato de a temperatura em Curitiba ter estancado nos 9C não significa necessariamente que a massa polar não tenha atingido direito a cidade.

Bom, já hoje no domingo, a diferença entre São Paulo e Curitiba só aumentou.

Curitiba ficou entre 12C e 19C, ao passo que São Paulo ficou entre 16,7 a quase 23C.

A única região do Estado de Sâo Paulo que realmente tem uma dinâmica muito semelhante à de Curitiba é o sul do Estado, a região de Apiaí, Capão Bonito, e o vale do Ribeira.

Já ficar insinuando que o clima de Curitiba é quase igual ao da Capital de São Paulo é forçado. Alguma semelhança tem, mas a diferença na intensidade do frio é abismal se for considerar que são apenas dois graus de latitude! A ponto das médias invernais e das mínimas absolutas na capital de São Paulo estarem mais próximas das do litoral do Paraná, do que de Curitiba!

Isso sem Contar que o Bettega registrou 7,5 na estação dele, ontem.

E não adianta vir com Parelheiros, que aqui nós temos Pinhais. Eis alguns dados de Pinhais: -6,5C em 1975, -3,7C em 1991, -3,2C em 1994, -1,9C em 1999, -3,5C em 2000, -1,1C EM 2006!

Pinhais é encostada em Curitiba, conurbada a ela. A diferença é a urbanização, que é bem menor (sem contar que a maritmidade em Pinhais é até maior, tanto que até 1990, Curitiba era, em média 0,2C mais fria que Pinhais na média anual. Atualmente a média anual de Pinhais esquentou 0,5C - aquecimento global - e a de Curitiba aumentou 1,2C - aquecimento global + urbanização - e só por isso é que estamos mais quentes do que Pinhais).

Link to comment
Share on other sites

Enquanto peleiam pela menor mínima, eu fico com minha generosa POA que, mesmo estando na região com melhor presença de ar frio no RS (a antiga MP está se subtropicalizando), peleamos pela máxima do Estado. Todo o RS de 23° para baixo, e nós e alguns pontos da fronteira batendo 25°. Se não é a mínima, me aparece uma máxima alta para compensar.

 

Na noite passada o tempo praticamente fechou assim que o sol se foi, mas abriu já em torno das 21 h, ficando com estratus e tempo bom. Tive 14,2° e bati 25,5° à tarde (0,1° a menos que o INMET).

 

No momento tenho 18,7° com 85% e tempo bom. Vou aos 15,5°/16° nessa noite.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, o caco não está se dando bem em suas teorizações acerca de climatologia, hehehe. Mas não acho produtivo recomeçar outro sermão expositivo sobre metodologia, já que o ponto de vista que comanda as práticas não tem uma libido sciendi, ou motivação científica. Deste modo, acho melhor restituir total liberdade aos argumentos, mesmo os mais malucos possíveis, e assim fazer concessões à verdade em prol de um mundo aprazível; mesmo que às custas do rigor e da precisão.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 30/04/07. 05h:48

 

SECO; 3,8°C.

 

U.R.; 94%

 

PRESSÃO; 1016 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); - E 0

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU CLARO. (0%). GEADA FRACA. .

 

CLIMATERRA DIA 30/04/07; MÍNIMA ATÉ AS 21h:00: -ºC, MÁXIMA: -ºC, RELVA: -ºC, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 80%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 0 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -°C. RAJADA MÁXIMA: 12 Km/h DE NE ÀS 03h:50 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -ºC AS -h: -

 

EXTREMAS ATÉ AS 21h:00 EM SC DIA 29/04/07:

 

MÍNIMA: 4,7°C EM S.JOAQUIM /CLIMATERRA.

 

MÁXIMA EM SC DIA 29/04/07; 26,1ºC EM TUBARÃO /UNISUL.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 29/04/07.; MÁXIMA : -°C, MÍN.: -°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 29/04/07: 2,7°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA --/01/07; MÍN; -°C E MÁX. -°C

 

MÁXIMA: -ºC E MÍNIMA DE -ºC E 0 mm . EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT /180 m NO DIA 29/04/07.

 

PALMAS/IAPAR (29/04/07}; -ºC/-°C. RELVA; -°C E - mm.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 29/04/07;

 

16,0ºC/6,8°C/ 2,2ºC. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 30/04/07. 08h:34

 

SECO; 8,8°C.

 

U.R.; 100%

 

PRESSÃO; 1017 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); E E 3

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU CLARO. (0%). HOUVE FORMAÇÃO DE GEADA FRACA. .

 

CLIMATERRA DIA 30/04/07; MÍNIMA ATÉ AS 21h:00: 3,4ºC, MÁXIMA: -ºC, RELVA: 0,3ºC, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 80%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 6 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -°C. RAJADA MÁXIMA: 12 Km/h DE NE ÀS 03h:50 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -ºC AS -h: -

 

EXTREMAS ATÉ AS 21h:00 EM SC DIA 30/04/07:

 

MÍNIMA: 0,4°C EM S.JOAQUIM / CRUZEIRO / CLIMATERRA.

 

MÁXIMA EM SC DIA 29/04/07; 26,1ºC EM TUBARÃO /UNISUL.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 30/04/07.; MÁXIMA : -°C, MÍN.: 0,4°C E RELVA: -4,5°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 30/04/07: 1,4°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA --/01/07; MÍN; -°C E MÁX. -°C

 

MÁXIMA: -ºC E MÍNIMA DE -ºC E 0 mm . EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT /180 m NO DIA 29/04/07.

 

PALMAS/IAPAR (29/04/07}; -ºC/-°C. RELVA; -°C E - mm.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 29/04/07;

 

16,0ºC/6,8°C/ 2,2ºC. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 30/04/07. 09h:00

 

SECO; 10,3°C.

 

U.R.; 98%

 

PRESSÃO; 1017 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); E E 3

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU CLARO. (0%). HOUVE FORMAÇÃO DE GEADA FRACA. .

 

CLIMATERRA DIA 30/04/07; MÍNIMA ATÉ AS 21h:00: 3,4ºC, MÁXIMA: -ºC, RELVA: 0,3ºC, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 80%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 5 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -°C. RAJADA MÁXIMA: 13 Km/h DE NE ÀS 08h:52 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -ºC AS -h: -

 

EXTREMAS ATÉ AS 21h:00 EM SC DIA 30/04/07:

 

MÍNIMA: 0,4°C EM S.JOAQUIM / CRUZEIRO / CLIMATERRA. MAIS BAIXA DO ANO EM SC E BRASIL

 

MÁXIMA EM SC DIA 29/04/07; 26,1ºC EM TUBARÃO /UNISUL.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 30/04/07.; MÁXIMA : -°C, MÍN.: 0,4°C E RELVA: -4,5°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 30/04/07: 1,4°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA --/01/07; MÍN; -°C E MÁX. -°C

 

MÁXIMA: -ºC E MÍNIMA DE -ºC E 0 mm . EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT /180 m NO DIA 30/04/07.

 

PALMAS/IAPAR (30/04/07}; -ºC/-°C. RELVA; -°C E - mm.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 30/04/07;

 

-ºC/7,6°C/ 1,2ºC. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Enquanto peleiam pela menor mínima, eu fico com minha generosa POA que, mesmo estando na região com melhor presença de ar frio no RS (a antiga MP está se subtropicalizando), peleamos pela máxima do Estado. Todo o RS de 23° para baixo, e nós e alguns pontos da fronteira batendo 25°. Se não é a mínima, me aparece uma máxima alta para compensar.

 

Na noite passada o tempo praticamente fechou assim que o sol se foi, mas abriu já em torno das 21 h, ficando com estratus e tempo bom. Tive 14,2° e bati 25,5° à tarde (0,1° a menos que o INMET).

 

No momento tenho 18,7° com 85% e tempo bom. Vou aos 15,5°/16° nessa noite.

 

Marcos, meus pais pegaram a mínima para mim no s[abado em Canela. Deu 4,6ºC lá na janela (acertei na mosca) e suponho uns 3,5ºC a dois metros do solo.

Link to comment
Share on other sites

O baixadão de Jaguarão mais uma vez fez bonito e praticamente empatou com Soledade! hehe E também humilhou Canguçu, ficando com uma mínima 5 graus menor. É a força das baixadas.

 

Também chama a atenção a semelhança de temperaturas Inmet Ausentes x Inmet São Joaquim. Mínima de 7,6C nos dois locais. Dois topos, pelo que já verifiquei aqui. Nas baixadas deve ter dado menos.

 

Em Porto Alegre, bons 14,2C. Não tem como reclamar.

 

E esse PHP fala.. fala.. fala muito !! hehehe Brincadeira!

Link to comment
Share on other sites

18:45:

 

:?: Por que não caiu mais a temperatura em Curitiba se a mesma esteve com céu limpo a madrugada inteira e sob total influência de Massa polar?

 

Se você tivesse prestado mais atenção nas mensagens, teria percebido que até no Rio Grande do Sul houve um estanquamento na queda de temperatura a partir das 3 horas da madrugada de sexta para sábado. Aliás, na última mensagem do Torales ele até chegou a observar um aumento de temperatura a partir do meio da madrugada!

Então, o fato de a temperatura em Curitiba ter estancado nos 9C não significa necessariamente que a massa polar não tenha atingido direito a cidade.

Bom, já hoje no domingo, a diferença entre São Paulo e Curitiba só aumentou.

Curitiba ficou entre 12C e 19C, ao passo que São Paulo ficou entre 16,7 a quase 23C.

A única região do Estado de Sâo Paulo que realmente tem uma dinâmica muito semelhante à de Curitiba é o sul do Estado, a região de Apiaí, Capão Bonito, e o vale do Ribeira.

Já ficar insinuando que o clima de Curitiba é quase igual ao da Capital de São Paulo é forçado. Alguma semelhança tem, mas a diferença na intensidade do frio é abismal se for considerar que são apenas dois graus de latitude! A ponto das médias invernais e das mínimas absolutas na capital de São Paulo estarem mais próximas das do litoral do Paraná, do que de Curitiba!

Isso sem Contar que o Bettega registrou 7,5 na estação dele, ontem.

E não adianta vir com Parelheiros, que aqui nós temos Pinhais. Eis alguns dados de Pinhais: -6,5C em 1975, -3,7C em 1991, -3,2C em 1994, -1,9C em 1999, -3,5C em 2000, -1,1C EM 2006!

Pinhais é encostada em Curitiba, conurbada a ela. A diferença é a urbanização, que é bem menor (sem contar que a maritmidade em Pinhais é até maior, tanto que até 1990, Curitiba era, em média 0,2C mais fria que Pinhais na média anual. Atualmente a média anual de Pinhais esquentou 0,5C - aquecimento global - e a de Curitiba aumentou 1,2C - aquecimento global + urbanização - e só por isso é que estamos mais quentes do que Pinhais).

 

Michel:

 

1) POA teve aumento ligeiro e momêntaneo na madrugada de 6ª p/ sábado porque nublou (pergunte ao Marcos!). Mas depois, voltou a abrir, e declinar novamente, ao contrário de Curita. :lol:

 

2) Pinhais está BEM mais para Curitiba do que Parelheiros para o centro de SP. E Parelheiros é um bairro do município de São Paulo 8). Aliás, Parelheiros está mais para Curitiba do que para SP nas mínimas no ano inteiro.

 

3) -3,2ºC em 1994 não é grandes coisas. 1994 foi o melhor anos em invasões polares que tenho na memória para SP. Na Capital (Inmet), mínima de 0,9ºC, com céu limpo. Aqui em casa, provavelmente como em Itapevi no Evandro, baixou de zero..(Zona Oeste Grande SP, a 30 KM Pça Sé).

 

Fui..

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba tem sol e temperatura de 20,4ºC no Boqueirão e 21,2ºC no Alex.

 

Como me provocaram lá vai mais uma chinelada:

 

São Paulo tem céu nublado e 24ºC (Congonhas e Guarulhos).

 

"Pequena" diferença de quase 4 graus sendo que a mais fria tem sol e a mais quente tem céu nublado!!

 

Bettega, por ironia, o Inmet de São Paulo registrou uma máxima hoje de 23,9C contra 24,0C em Curitiba. hehe

 

Na radiação, Curitiba teve mais sol durante a tarde, mas agora tem reflexo menor que SP.

 

Aqui em POA, máxima de 26,6C. Em compensação, conseguimos uma mínima ligeiramente menor.

Link to comment
Share on other sites

18:45:

 

:?: Por que não caiu mais a temperatura em Curitiba se a mesma esteve com céu limpo a madrugada inteira e sob total influência de Massa polar?

.

Já ficar insinuando que o clima de Curitiba é quase igual ao da Capital de São Paulo é forçado. Alguma semelhança tem, mas a diferença na intensidade do frio é abismal se for considerar que são apenas dois graus de latitude! A ponto das médias invernais e das mínimas absolutas na capital de São Paulo estarem mais próximas das do litoral do Paraná, do que de Curitiba!

 

mas este caco gosta de uma polêmica... :lol:

 

já disse para ele por telefone que ctba e SP são bem diferentes. ctba é muito mais fria que SP. já relatei muitas vezes aqui. desde mais cobertores até aquecedores precisei ao vir a ctba, após deixar SP depois de uns anos morando lá.

 

posso dizer que ambas são incomparáveis. sábado a mínima foi de 8ºC em ctba. isso é quase a mínima anual em SP. gostaria que fosse diferente.

 

antes de vir pra ctba ACHAVA que não era bem assim. mas me surpreendi.

 

como o ronaldo sempre disse: passe um inverno aqui e verás... :lol: 8)

Link to comment
Share on other sites

18:45:

 

:?: Por que não caiu mais a temperatura em Curitiba se a mesma esteve com céu limpo a madrugada inteira e sob total influência de Massa polar?

.

Já ficar insinuando que o clima de Curitiba é quase igual ao da Capital de São Paulo é forçado. Alguma semelhança tem, mas a diferença na intensidade do frio é abismal se for considerar que são apenas dois graus de latitude! A ponto das médias invernais e das mínimas absolutas na capital de São Paulo estarem mais próximas das do litoral do Paraná, do que de Curitiba!

 

mas este caco gosta de uma polêmica... :lol:

 

já disse para ele por telefone que ctba e SP são bem diferentes. ctba é muito mais fria que SP. já relatei muitas vezes aqui. desde mais cobertores até aquecedores precisei ao vir a ctba, após deixar SP depois de uns anos morando lá.

 

posso dizer que ambas são incomparáveis. sábado a mínima foi de 8ºC em ctba. isso é quase a mínima anual em SP. gostaria que fosse diferente.

 

antes de vir pra ctba ACHAVA que não era bem assim. mas me surpreendi.

 

como o ronaldo sempre disse: passe um inverno aqui e verás... :lol: 8)

 

Nada melhor do que o depoimento de quem conhece bem as duas cidades. Não preciso dizer mais nada!

É isso aí Schimutz!

Link to comment
Share on other sites

No momento tenho 18,7° com 85% e tempo bom. Vou aos 15,5°/16° nessa noite.

Foi melhor do que a conta. Nese último dia de abril, tive mínima de 14,9°. À tarde fui aos 26,1°, quase 1° a menos do que os 27,0° do INMET! Dia seco.

 

Agora à noite estamos com tempo típico de outono! A pouco estava com 17,9° e 98%. É a cara do mês de maio! Tem tudo para amanhecer com nevoeiro e bem fresco! 8)

 

Marcos, meus pais pegaram a mínima para mim no s[abado em Canela. Deu 4,6ºC lá na janela (acertei na mosca) e suponho uns 3,5ºC a dois metros do solo.

Tua casa é uma bênção!!! Isso são 5,3° a menos que o INMET e 6,3° a menos do que minha casa.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.