Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

E Soledade deu show em muitas cidades do Brasil de novo, mínimas hoje:

-3,4º no Missões

-5,5º no Almeida

Geada negra, com vento à noite.

 

HOJE FOI REGISTRADO A MENOR TEMPERATURA DO ANO E DO BRASIL NESTE INVERNO; -8,1ºC NO ABRIGO E -13,9ºC NA RELVA NO DISTRITO DO CRUZEIRO/S.JOAQUIM/CLIMATERRA. E A SENSAÇÃO TÉRMICA REGISTRADA NA CLIMATERRA/S.JOAQUIM FOI DE -20,1ºC AS 06h:23

Link to comment
Share on other sites

Apenas comparando este episódio com a noite do dia 30 de julho, naquela onda de frio, neste mesmo horário (22:15) fazia exatamente a mesma temperatura que agora na automática do Ronaldo, -1,8ºC. Interessante, não? Porém, hoje temos condições ainda mais favoráveis para o descenso noturno. Vejam:

 

Noite do dia 30/07 às 22:15:

Temperatura: -1,8ºC

UR: 60%

Vento: 1,6km/h

Ponto de Orvalho: -7°C

Mínima no dia seguinte: -5,9ºC

 

Noite de hoje às 22:15:

Temperatura: -1,9ºC

UR: 56%

vento: Calmo

Ponto de Orvalho: -8,0ºC

Mínima projetada (por mim): -6,6ºC

 

Se eu acertar esta mínima vou pedir promoção. 8)

Link to comment
Share on other sites

Uma bela noite gelada em POA!! No início da noite as nuvens se dissiparam, o céu limpou totalmente e estamos sem vento!!

 

Tenho 7,8° e caindo devagar e sempre. A queda vai se acentuar quando baixada do shopping "encher" de ar frio.

Já a automática do INMET estava com 6,1° às 22 h! :shock: o INMET deverá bater a mínima do ano e descer a 2°. Se isso se confirmar, posso ir a +- 3,5° aqui em casa!! O aero de POA deverá ir a 1°.

 

Ainda às 22 h:

 

Indaial (SC): 6,7° :shock:

Floripa: 9,8°

Curitiba: 5,8° (e o vento está de E)

Castro (PR):2,3° :shock: (entre 19 e 20 h caiu 4,6° :shock: )

Sorocaba (SP): 8,3°

Itapeva (SP): 7,8°

SP: 10,4°

Monte Verde (MG): 3,1° 8)

 

Sul e Sudeste detonando!

Link to comment
Share on other sites

A empolgação da queda das temperaturas diminuiu um pouco!

 

Agora tá 7 graus na TVCOM, mas logo cai mais.

 

Essa é pro Zé, o outro fã:

 

Estou assistindo o Bem Amigos, no SPORTV com o Galvão Bueno e, sabe-se lá porque, ele está comentando várias vezes no programa sobre o frio que está fazendo. Aí o Dunga que está lá disse que em Porto Alegre fez frio toda a tarde, com máxima de 12 graus. Aí ele respondeu: "mas não faz tanto frio como em Pinheiro Machado". Em um momento anterior ele já tinha dito algo como que esteve em Pinheiro Machado e que estava muito frio por lá. Talvez ele tenha algumas terras na região, alguma coisa a ver com uva.. sei lá! De fato pra aquelas bandas logo os termômetros vão se enveredar para o zero grau também!

Link to comment
Share on other sites

A empolgação da queda das temperaturas diminuiu um pouco!

 

Agora tá 7 graus na TVCOM, mas logo cai mais.

 

Essa é pro Zé, o outro fã:

 

Estou assistindo o Bem Amigos, no SPORTV com o Galvão Bueno e, sabe-se lá porque, ele está comentando várias vezes no programa sobre o frio que está fazendo. Aí o Dunga que está lá disse que em Porto Alegre fez frio toda a tarde, com máxima de 12 graus. Aí ele respondeu: "mas não faz tanto frio como em Pinheiro Machado". Em um momento anterior ele já tinha dito algo como que esteve em Pinheiro Machado e que estava muito frio por lá. Talvez ele tenha algumas terras na região, alguma coisa a ver com uva.. sei lá! De fato pra aquelas bandas logo os termômetros vão se enveredar para o zero grau também!

 

O Galvão cria cavalo crioulo em Bagé. Ele e o Monjardim!

Link to comment
Share on other sites

Não esperem mínimas muito diferentes das de hoje para amanhã de manhã. Em alguns locais até serão maiores. O vento lá em Pato Branco já é um sinal.

 

Com certeza vai ser bem menor na região de Porto Alegre, pois já chegou na mínima de hoje agora às 23h. Se bobear, a mínima ainda vai ser batida antes da meia-noite chegar!

Link to comment
Share on other sites

Não esperem mínimas muito diferentes das de hoje para amanhã de manhã. Em alguns locais até serão maiores. O vento lá em Pato Branco já é um sinal.

 

Com certeza vai ser bem menor na região de Porto Alegre, pois já chegou na mínima de hoje agora às 23h. Se bobear, a mínima ainda vai ser batida antes da meia-noite chegar!

 

Então dá uma olhada na evolução da UR e do Ponto de orvalho...

Link to comment
Share on other sites

Ihhh, entrou um vento norte em Farroupilha agora de 7,2km/h. Tava muito bom para ser verdade.

 

São Joaquim continua calminha, mas até quando?

 

Na Vicentina e Gramado continua sem vento. Aliás, nessas duas localidades já está no ponto de congelamento da água ou abaixo disso. Deve ser o cano de descarga de algum caminhão no enorme estacionamento do Anselmi em Farroupilha, hehe

Link to comment
Share on other sites

Ihhh, entrou um vento norte em Farroupilha agora de 7,2km/h. Tava muito bom para ser verdade.

 

São Joaquim continua calminha, mas até quando?

 

Na Vicentina e Gramado continua sem vento. Aliás, nessas duas localidades já está no ponto de congelamento da água ou abaixo disso. Deve ser o cano de descarga de algum caminhão no enorme estacionamento do Anselmi em Farroupilha, hehe

 

O VENTO ESTÁ PIFADO.

 

O INPE MANTÉ INTENSO FRIO DIAS 28 A 30, 3 A 6.

Link to comment
Share on other sites

Ihhh, entrou um vento norte em Farroupilha agora de 7,2km/h. Tava muito bom para ser verdade.

 

São Joaquim continua calminha, mas até quando?

 

Na Vicentina e Gramado continua sem vento. Aliás, nessas duas localidades já está no ponto de congelamento da água ou abaixo disso. Deve ser o cano de descarga de algum caminhão no enorme estacionamento do Anselmi em Farroupilha, hehe

 

O VENTO ESTÁ PIFADO.

 

O INPE MANTÉ INTENSO FRIO DIAS 28 A 30, 3 A 6.

 

Beleza!

 

PS: Gramado já está -0,3ºC

Link to comment
Share on other sites

Ihhh, entrou um vento norte em Farroupilha agora de 7,2km/h. Tava muito bom para ser verdade.

 

São Joaquim continua calminha, mas até quando?

 

Na Vicentina e Gramado continua sem vento. Aliás, nessas duas localidades já está no ponto de congelamento da água ou abaixo disso. Deve ser o cano de descarga de algum caminhão no enorme estacionamento do Anselmi em Farroupilha, hehe

 

O VENTO ESTÁ PIFADO.

 

O INPE MANTÉ INTENSO FRIO DIAS 28 A 30, 3 A 6.

 

Mas é incrivel como aqui, o vento está virando rapido! Entre 18 e 19 horas, sudeste. Na ultima hora, nordeste. Porem com velocidade cada vez menor. :roll:

E o ponto de orvalho voltou a cair. A umidade teima em nao ficar acima de 68 % no Alex. Ceu clro, até o momento. Alguns poucos estratos isolados passearam por aqui por vola das 21h00, e nada mais.

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 21/08/06. 23h:54

 

SECO; -2,1ºC.

 

U.R.; 72%

 

PRESSÃO; 1017 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); - E 0

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -ºC

 

CÉU CLARO. (0%). JÁ TEM GEADA MUITO FORTE, -9,7ºC NA RELVA

 

40 CLIMATERRA DIA 21/08/06; MÍNIMA; -4,6ºC, MÁXIMA: 7,7ºC, E RELVA: -8,7ºC A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 36%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 0 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: - ºC. RAJADA ÁXIMA: 42 Km/h ÀS 01h:56 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -20,1ºC AS 06h:23

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Atualização dos aeros:

 

00:00

 

POA: 4C

Canoas: 2C

Santa Maria: 1C

Floripa: 10C

Ctba: 3C

 

Inmet:

 

POA: 4,8C

Caçapava: 5,1C

Rio Grande: 4,5C

Livramento: 5,0C (chegou a 3,6C dentro dessa hora) :shock:

Santa Maria: 2,4C vai negativar.

Santo Augusto: 2,3C idem ?

Torres: 4,6C (frio escorrendo do alto da serra!)

 

Floripa: 7,3C

Ctba: 4,2C

Link to comment
Share on other sites

Ihhh, entrou um vento norte em Farroupilha agora de 7,2km/h. Tava muito bom para ser verdade.

 

São Joaquim continua calminha, mas até quando?

 

Na Vicentina e Gramado continua sem vento. Aliás, nessas duas localidades já está no ponto de congelamento da água ou abaixo disso. Deve ser o cano de descarga de algum caminhão no enorme estacionamento do Anselmi em Farroupilha, hehe

 

O VENTO ESTÁ PIFADO.

 

O INPE MANTÉ INTENSO FRIO DIAS 28 A 30, 3 A 6.

 

Mas é incrivel como aqui, o vento está virando rapido! Entre 18 e 19 horas, sudeste. Na ultima hora, nordeste. Porem com velocidade cada vez menor. :roll:

E o ponto de orvalho voltou a cair. A umidade teima em nao ficar acima de 68 % no Alex. Ceu clro, até o momento. Alguns poucos estratos isolados passearam por aqui por vola das 21h00, e nada mais.

 

Se o vento continuar calmo,poderemos ir a 0°C, e ter temperatura negativa nas baixadas e na regiao metropolitana. No Alex esta 4°C e no aero ja faz 3°C. Acho que teremos uma boa geada amanha...Porem,como o vento ta de leste, qualquer soprada mais forte ja tras pra ca maldiçao...

Link to comment
Share on other sites

Ihhh, entrou um vento norte em Farroupilha agora de 7,2km/h. Tava muito bom para ser verdade.

 

São Joaquim continua calminha, mas até quando?

 

Na Vicentina e Gramado continua sem vento. Aliás, nessas duas localidades já está no ponto de congelamento da água ou abaixo disso. Deve ser o cano de descarga de algum caminhão no enorme estacionamento do Anselmi em Farroupilha, hehe

 

O VENTO ESTÁ PIFADO.

 

O INPE MANTÉ INTENSO FRIO DIAS 28 A 30, 3 A 6.

 

Mas é incrivel como aqui, o vento está virando rapido! Entre 18 e 19 horas, sudeste. Na ultima hora, nordeste. Porem com velocidade cada vez menor. :roll:

E o ponto de orvalho voltou a cair. A umidade teima em nao ficar acima de 68 % no Alex. Ceu clro, até o momento. Alguns poucos estratos isolados passearam por aqui por vola das 21h00, e nada mais.

 

 

Luciano, agora a pouco teve vento Norte no Alex!!!Mas, como vc disse, bem fraquinho e a temperatura continua caindo!!!

 

4.4ºC E CÉU LIPÍSSIMO!!!ACHO Q HOJE ZERA...

Sds

Link to comment
Share on other sites

Aqui, 5,5 à 0h00.

Nem sonho com valores de 0,X. Apenas me contento em empatar com a minima de segunda, e ter uma geada melhor. E justamente onde poderiamos ter valores de temp zerados, o aero, a umidade relativa está por volta dos 90%. Me espantei como o vento leste arremessou a u.r. do aero pra cima: de -4, o ponto de orvalho saltou pra +4! Ja aqui, a elevacao da u.r. foi menos brusca. No Alex, o p.o. foi de -3 pra 0 grau.

Topo é uma desgraça: a ultima vez que agua de bacia congelou por aqui, por exemplo, foi em 2 ou 3 dias em julho de 2000.

Link to comment
Share on other sites

Não esperem mínimas muito diferentes das de hoje para amanhã de manhã. Em alguns locais até serão maiores. O vento lá em Pato Branco já é um sinal.

 

Com certeza vai ser bem menor na região de Porto Alegre, pois já chegou na mínima de hoje agora às 23h. Se bobear, a mínima ainda vai ser batida antes da meia-noite chegar!

 

Então dá uma olhada na evolução da UR e do Ponto de orvalho...

 

Não sei se tu te referiu a minha Delcio, mas lembra-te de que a UR é inválida, o sensor está pifado, por consequencia o P.O. também está errado.

 

2,2°C aqui em casa agora,

-2,8°C em Três Pontes!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Depois de 2 anos de jejum, voltamos a ter uma negativa (a última foi em jun/04 -2,0 graus)! Enfim voltamos aos velhos tempos!

Curitiba fez as pazes com o frio e amanheceu literalmente gelada. Às 21:00 a temperatura era de 5 graus, às 23:00 de 3 graus e a geada já era presente sobre os carros.

Acordei às 5:30 e tive o prazer de ver meu mercúrio acusando 1,0 grau (Boqueirão - topo) e -0,9 graus (CIC semi-baixada). Já o Alex marcou 2,6 graus (topo) e o Simepar 2,4 grau (próx. centro).

A geada foi de intensidade moderada e abrangente nas cercanias do centro e forte na RM, inclusive no centro via-se carros cobertos de gelo.

Aqui no CIC tudo estava muito branco, parecia a conhecida "paraguaia"!!

Nos termômetros de rua vi marcas de -1 grau (praça do Carmo - Boqueirão - baixadão), 0 grau (em frente ao Shopping Cidade - Parolin) e 1 grau (Bacacheri - zona norte - normalmente mais quente)

 

Alô, alô Coletty meu chute foi quase certeiro, lembra-te que na saída da FAE disse que devia estar uns 5 graus?! e que tb arriscava uma negativa no CIC?

 

Vou tentar postar as fotos que tirei !!

Link to comment
Share on other sites

Mas nas áreas centrais não desceu de 2oC!! E isso teria ocorrido se o vento não virasse para o quadrante leste!

 

tudo bem, dois dias seguidos de geada moderada na Região Metropolitana de Curitiba. Minha empregada disse que tava tudo branco no caminho para cá, ontem já tava bastante e hoje ainda mais forte. Ela mora em Quatro Barras e o ônibus vem pela BR-116, local extremamente favorável a geada!

 

Mesmo no Água Verde, os carros que dormiram ao relento amanheceram brancos!

 

Voltamos a ter alguns dias de invenno de verdade em meio ao caos que foi este ano!

Legal!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Depois de 2 anos de jejum, voltamos a ter uma negativa (a última foi em jun/04 -2,0 graus)! Enfim voltamos aos velhos tempos!

Curitiba fez as pazes com o frio e amanheceu literalmente gelada. Às 21:00 a temperatura era de 5 graus, às 23:00 de 3 graus e a geada já era presente sobre os carros.

Acordei às 5:30 e tive o prazer de ver meu mercúrio acusando 1,0 grau (Boqueirão - topo) e -0,9 graus (CIC semi-baixada). Já o Alex marcou 2,6 graus (topo) e o Simepar 2,4 grau (próx. centro).

A geada foi de intensidade moderada e abrangente nas cercanias do centro e forte na RM, inclusive no centro via-se carros cobertos de gelo.

Aqui no CIC tudo estava muito branco, parecia a conhecida "paraguaia"!!

Nos termômetros de rua vi marcas de -1 grau (praça do Carmo - Boqueirão - baixadão), 0 grau (em frente ao Shopping Cidade - Parolin) e 1 grau (Bacacheri - zona norte - normalmente mais quente)

 

Alô, alô Coletty meu chute foi quase certeiro, lembra-te que na saída da FAE disse que devia estar uns 5 graus?! e que tb arriscava uma negativa no CIC?

 

Vou tentar postar as fotos que tirei !!

 

Para teres uma idéia, a hora que eu te encontrei na FAE (18:30), já estava 7oC no aero, com -5oC de ponto de orvalho. Às 19:45, o vento já tinha virado e o ponto de orvalho tinha ido para 4oC. O aero tinha 5oC já aquela hora!!!!!!!!!!

 

Imagina o que não teríamos se o vento não virasse, he he he!!

Link to comment
Share on other sites

EM PORTO AMAZONAS...-3ºC FORA DO POMAR E 1ºC DENTRO DO POMAR ONDE ESTÁ SENDO FEITO O COMBATE A GEADA.

 

O que eles fizeram para combatê-la, Ronaldo??

 

Sei que de casos em que se acende tochas em torno da plantação (prática de alto risco) e de outros nos quais o ideal é molhar as árvores para que elas parem no 0oC e tenham uma chance de não congelar suas seivas! Acredito que que a segunda prática seja mais frequente em SJ, não?

 

Em Porto Amazonas eles acenderam tochas?

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos:

 

Santa Maria -1C

Canoas: -0,xC

Porto Alegre: 3C

 

De Porto Alegre para Canoas, mais de 3 graus de diferença em apenas 5km de distância e nenhuma variação no relevo. Alguém limpe aquele termômetro, por favor! hehe

 

A queda foi realmente forte e constante durante a madrugada! Maior frio do ano até agora.

Link to comment
Share on other sites

E de novo o frio decepcionou aqui no Paraná, pra variar... 2006 não tem jeito mesmo

 

A mínima foi de=

 

-1,7 União da Vitória

-0,7 Palmas

-0,4 Toledo

0,0 Palotina

0,0 Telêmaco Borba

 

Em Cascavel a mínima variou entre 1 e 3 graus, sendo de 2,9ºC no centro da cidade e de 3,6ºC no SIMEPAR, até as 6 horas.

 

Em Curitiba fez 1,9ºC as 6h da manhã!

Link to comment
Share on other sites

Olhando os dados de POA, onde a mínima foi de interessantes 2,7C teve PRECIPITAÇÃO de 0,2mm quando a temperatura estava entre 2,9C e 3,1C! :shock:

 

Se isso ocorreu, foi uma das precipitações com temperatura mais baixa que se tenha visto.

 

É bem possível que tenha sido orvalho.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

Olhando os dados de POA, onde a mínima foi de interessantes 2,7C teve PRECIPITAÇÃO de 0,2mm quando a temperatura estava entre 2,9C e 3,1C! :shock:

 

Se isso ocorreu, foi uma das precipitações com temperatura mais baixa que se tenha visto.

 

É bem possível que tenha sido orvalho.

 

Saudações

 

Valeu Paulo! Nas outras estações não achei nada, mas em Santa Maria me parece que ocorreu algo semelhante! Não me recordo se estava nublado por aqui. Até pouco tempo atrás não existia nenhuma automática em Porto Alegre e esses valores passavam sem que ninguém soubesse!

Link to comment
Share on other sites

Hoje ainda fez mais frio nas baixadas, a mínima do ano no Almeida -5,8º, no Missões ocorreu o inverso, foi mais alta que ontem -2,9º, com geada severa, embora sem vento na madrugada.

E o Ronaldo se faz de desentendido, parece que não lê as minhas mensagens ou não quer ler.

Carlão vou propor a quádrupla aliança, Campos do Jordão, Urupema, Urubici e Rincão dos Silvanos, para desbancar SJ, que já tem muitos puxa,puxa heheheheh.

Dá-lhe ALMEIDA( SEMI-BAIXADA) -5,8º

Link to comment
Share on other sites

As baixadas detonaram nessa madrugada!

 

Tem um rapaz lá no site da METSUL que afirma que lá em São Marcos, na baixada da sua casa chegou aos -7 graus. O Maurício de Caxias do Sul me passou um valor de -9,3C na onda do final de julho!

 

Por enquanto o GFS ainda não aposta em frio intenso para o final do mês. No último boletim da METSUL saiu a notícia de que "não se espera frio intenso para a próxima semana". Mas acho que alguma coisa vai acontecer, sim! Segue o mesmo padrão das outras entradas. O GFS não vai na onda, o INPE aponta a tendência e lá pelos 25 do 2.o tempo ele começa a acreditar em algo!

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto os estragos do frio ficaram em Parelheiros - Zonal Sul da capital com 02,0ºC e Iguape litoral sul de São Paulo com 05,1ºC e na Base Aerea de Santos bateu 08,0ºC e Congonhas ficou com 07ºC

 

Nossa, bem diferente do Centro, Consolação e Congonhas que bateram nos 7°C. Se fez 7°C no Centro de SP aqui em casa teria que ter feito uns 12°C, pois geralmente é 5°C mais quente aqui. e o que deu aqui foi míseros 16,4°C com céu nublado!!!

Pelo menos vcs desceram dos 10°C pela primeira vez no ano. Aqui no Rio essa friagem foi um fiasco total... Me decepcionou... criei muita expectativa, pois o modelo americano colocava máxima de 17°C na Segunda no Rio e a minha minima foi quase a máxima que ele previa...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Hoje ainda fez mais frio nas baixadas, a mínima do ano no Almeida -5,8º, no Missões ocorreu o inverso, foi mais alta que ontem -2,9º, com geada severa, embora sem vento na madrugada.

E o Ronaldo se faz de desentendido, parece que não lê as minhas mensagens ou não quer ler.

Carlão vou propor a quádrupla aliança, Campos do Jordão, Urupema, Urubici e Rincão dos Silvanos, para desbancar SJ, que já tem muitos puxa,puxa heheheheh.

Dá-lhe ALMEIDA( SEMI-BAIXADA) -5,8º

 

Fez -2,8°C no vale da Vicentina em Farroupilha.

 

A baixada do Almeida simplesmente colocou 3ºC a menos que a da Vicentina com altitude semelhante.

Link to comment
Share on other sites

Só que com quase 200 km mais continental.

Não adianta Bruno, só vamos tirar a dúvida quando monitorarmos a baixada do Rincão dos Silvanos, que inclusive vcs devem conhecer, é muito bonito o local e realmente extremamente frio.

Observem as mínimas de Cruz Alta ou mesmo Júlio de Castilhos (do INPE) isto que são verificadas em topo, e estão mais baixas que Soledade em altitude.

Continentalidade vcs tem que engolir!!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa as mínimas foram praticamente as mesma de ontem. Um pouquito mais elevadas: 0,5° C em ambos os termômetros. Porém, a geada foi muito mais intensa e generalizada. Bonito de ver. Inclusive o Delcio muito precavido protegeu algumas plantas do jardim da casa dele. Passei cedo pela frente e vi amigo! :)

Bem, agora vamos nos atritar mais uma vez. Desta feita com o Paulo de Soledade. Olha amigo sem querer te acusar de nada, longe disso, pois te conheço e sei que és gente finíssima. Mas esta mínima do Almeida eu não consigo aceitar. Este termômetro só podia estar desabrigado ou muito perto do solo. Amigo Paulo, aqui em Passo Fundo certamente não negativou nem na estação oficial (irei verificar depois) e aí tu registra -5,8° C? Olha, eu reconheço ser Soledade mais fria que Passo Fundo mas nos meus parcos conhecimentos essa diferença não deveria nunca passar uns 2 graus. Agora quase 6?? Por mais que seja baixada e tal não há por aí relevo, altitude e latitude que possa dar tanta diferença em relação a Passo Fundo. Não me leve a mal amigo Paulo mas algo está errado. Ou Soledade não é tão fria assim ou Passo Fundo está sendo muito mal monitorada tanto pela estação oficial como pelos registros amadores.

Abração!

Link to comment
Share on other sites

Só que com quase 200 km mais continental.

Não adianta Bruno, só vamos tirar a dúvida quando monitorarmos a baixada do Rincão dos Silvanos, que inclusive vcs devem conhecer, é muito bonito o local e realmente extremamente frio.

Observem as mínimas de Cruz Alta ou mesmo Júlio de Castilhos (do INPE) isto que são verificadas em topo, e estão mais baixas que Soledade em altitude.

Continentalidade vcs tem que engolir!!!

 

Paulo, concordo que aí é mais continental e tudo mais, mas desta vez o ar frio estava mais concentrado à leste, tanto que POA teve a mesma mínima que Santana do Livramento (300 metros mais alta). Não desconfio do teu registro, apenas acho que o teu termômetro está mau localizado, pois a tua mínima não deveria destoar tanto assim da Vicentina. Aliás, a tua mínima ficou praticamente igual a do bairro bandeira em São Joaquim, 600 metros mais alta que o Almeida e localizada bem no núcleo do ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas de hoje - 22/08/2006 - em Santa Catarina

 

São Joaquim - Bairro Bandeira(1340m): -6,3ºC - CLIMATERRA

 

São Joaquim - Cruzeiro (1510m): -6,1ºC - CLIMATERRA

 

São Joaquim - (1364??m): -4,9ºC - CLIMATERRA

 

Rio Negrinho (862m): -4,6ºC - EPAGRI

 

Caçador (960m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Videira (774m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Campos Novos (964m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Ponte Serrada (1100): -3,4ºC - EPAGRI

 

Campos Novos (924m): -3,0ºC - EPAGRI

 

Major Vieira (765m): -2,9ºC - EPAGRI

 

Lages (937m): -2,8ºC - EPAGRI

 

São Joaquim (1376m): -2,5ºC - EPAGRI

 

Concódia (585m): -2,1ºC - EPAGRI

 

Campo Belo do Sul (978m) : -1,9ºC - EPAGRI

 

Matos Costa (1200m): -1,0ºC - EPAGRI

 

Anitápolis (802m): -0,9ºC - EPAGRI

 

Itapiranga (200m): -0,8ºC - EPAGRI

 

Ituporanga (475m): -0,5ºC - EPAGRI

 

Chapecó (679m): 0,8ºC - EPAGRI

 

Timbé do Sul (119m): 0,6ºC - EPAGRI

Urussanga (48m): 1,8ºC - EPAGRI

 

Pedras Grandes (49m) : 1,0ºC - EPAGRI

 

Campo Erê (900m): 1,0ºC - EPAGRI

 

São Miguel do Oeste (700m): 1,4ºC - EPAGRI

 

Urussanga (558m): 2,9ºC - EPAGRI

 

São Francisco do Sul (12m): 3,0ºC - EPAGRI

 

Indaial (86m): 3,4ºC - INMET

 

Florianópolis (02m): 3,9ºC - EPAGRI

 

Florianópolis (40m): 3,9ºC - Estação Capoeiras

 

Florianópolis (02m): 4,2ºC - - EPAGRI

 

Itajaí (05m): 4,6ºC - EPAGRI

 

Navegantes (05m): 5,0ºC - Aero

 

Florianópolis(07m): 5,5ºC - UFSC

 

Florianópolis (1,8m): 5,1ºC - INMET

 

Itajaí (2m): 6,0ºC - EPAGRI

 

Florianópolis (06m): 6,0ºC - Aero

 

Florianópolis (12m): 6,6ºC - CEFET

 

Joinville (04m): 7,0ºC - Aero

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tomasini, o term é de mercúrio e e não está totalmente desabrigado, pois já vem com a casinha de plástico, é próprio para ambientes externos.Tá e como vc explica o TFA marcar em quase topo na minmha casa no Missões -3,9º ontem e -2,9º hoje e ele está dentro do abrigo PVC, a 1m60 aprox...

Vai ver que o TFA que eu tenho marque bem menos que os oficiais.Na Praça bem topo do topo, marcou -5º ontem e -4º hoje, no digital de rua.

Já tô ficando sem vontade de debater, assim não dá. Estou sempre chovendo no molhado, cansa.

Se vcs acharem interessante eu passar os dados mesmo que extra-oficiais eu passo, senão eu não passo mais informações.

A Prefeitura aliás ainda está aguardando proposta da Met Sul que o Alexandre ficou de passar, para instalação da automática em Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.