Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

Sexta-feira, 14 de julho:

* 10,1 no Alex;

* 9,0 na manual do Inmet;

* 7,4 na Cic;

* 5,7 em Campo Alegre.

 

Ontem:

* 2,6 no Alex;

* 0,2 na manual do Inmet;

* -0,9 na Cic;

* ??????

 

A situação de tempo é a mesma: céu claro, calmaria, ar seco. Em 14/7, a diferença ntre a Cic e uma situação de baixada em Cmpo Alegre, foi de 1,7 graus. Simplesmente fazendo uma operação de ctrlc+ctrlv pro dia de ontem, seria sensato supor que fez -2,6 em baixada em Campo Alegre.

Disto pros -4,6 de RN, pareceria exagero, se... não tivesse feito -4,0 em baixada de Porto Amazonas, que tem condições de relevo semelhantes às do Planalto Norte catarinense.

 

Aqui, na metrópole...

4,3 de mínima, com geada fraca em topo e moderada em baixada. A geada mais forte desta massa de ar polar. Às 21h00 de ontem, fazia singelos 12,2 graus, depois de uma maxima de 18,9 graus, o que me deixou um pouco cético sobre a possibilidade da temp cair tanto até a manhã desta quarta... mas não é que caiu? :wink:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sexta-feira, 14 de julho:

* 10,1 no Alex;

* 9,0 na manual do Inmet;

* 7,4 na Cic;

* 5,7 em Campo Alegre.

 

Ontem:

* 2,6 no Alex;

* 0,2 na manual do Inmet;

* -0,9 na Cic;

* ??????

 

A situação de tempo é a mesma: céu claro, calmaria, ar seco. Em 14/7, a diferença ntre a Cic e uma situação de baixada em Cmpo Alegre, foi de 1,7 graus. Simplesmente fazendo uma operação de ctrlc+ctrlv pro dia de ontem, seria sensato supor que fez -2,6 em baixada em Campo Alegre.

Disto pros -4,6 de RN, pareceria exagero, se... não tivesse feito -4,0 em baixada de Porto Amazonas, que tem condições de relevo semelhantes às do Planalto Norte catarinense.

 

Aqui, na metrópole...

4,3 de mínima, com geada fraca em topo e moderada em baixada. A geada mais forte desta massa de ar polar. Às 21h00 de ontem, fazia singelos 12,2 graus, depois de uma maxima de 18,9 graus, o que me deixou um pouco cético sobre a possibilidade da temp cair tanto até a manhã desta quarta... mas não é que caiu? :wink:

Bem, Campo Alegre é 100m, 200m mais alta que Rio Negrinho e é um buraco também... O efeito baixada lá deve ser taura.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada ,também sempre achei as mínimas de Curitiba um tanto altas, até porque com essa altitude enorme, com certeza as baixadas mais a oeste da cidade (mais protegidas da influência do mar, devem ter mínimas bem menores).

E inclusive gostaria de saber se em Inácio Martins, Palmas as estações estão no topo, porque parece que o Paraná também fica desfavorecido em função da localização das referidas estações com relação às mínimas.Deve ter muito baixadão gelado no estadão do Paraná.

Link to comment
Share on other sites

A convergência encontrada nas soluções dos modelos já permite afirmar e arriscar até uma certa previsão amadora. O cenário para o fim do mês está muito animador, teremos mais uma forte onda de frio na despedida do mês. Agosto será lembrado por duas estações, verão na primeira quinzena e um inverno muito rigoroso na segunda.

 

Segunda, terça e quarta serão dias pouco menos ou igualmente gelados aos do início desta semana. Será uma bela ondulação polar que deve trazer temperaturas negativam em 850hpa por mais de 24 horas para as serras gaúchas e catarinenses. Esfria muito na segunda com chuva e temperaturas próximas aos 5oC à tarde em muitas localidades da região, o que vai gerar uma enorme expectativa. Com o deslocamento da frente e do ciclone atuando na costa o ar seco e extremamente continental deve tomar conta da região com mínimas próximas aos -6oC no Cruzeiro na quarta-feira. Terça pela manhã poderemos ter aquelas nuvens que se não trouxerem a sempre esperada neve, estragarão a mínima da madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada ,também sempre achei as mínimas de Curitiba um tanto altas, até porque com essa altitude enorme, com certeza as baixadas mais a oeste da cidade (mais protegidas da influência do mar, devem ter mínimas bem menores).

E inclusive gostaria de saber se em Inácio Martins, Palmas as estações estão no topo, porque parece que o Paraná também fica desfavorecido em função da localização das referidas estações com relação às mínimas.Deve ter muito baixadão gelado no estadão do Paraná.

 

 

Curitiba teve boas mínimas nessa onda de frio porque a parte mais intensa do anticiclone esteve sempre mais a leste. A continentalidade, portanto, não foi fator determinante nesta ocasião.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que ela tenha atuado mais a leste, Caio, a influência é do mar e não da massa de ar.O mar sempre influencia para amenizar as temperaturas, seja com massa continetal ou maritimizada.

 

O "epicentro" do frio estava no leste. Acho que era isso que ele quis dizer. Ali sim, o frio estava mais favorecido. Tanto é que cidades como Livramento e Uruguaiana, bem mais a oeste e bem continentais, não apresentaram mínimas tão baixas nos últimos dias.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada ,também sempre achei as mínimas de Curitiba um tanto altas, até porque com essa altitude enorme, com certeza as baixadas mais a oeste da cidade (mais protegidas da influência do mar, devem ter mínimas bem menores).

E inclusive gostaria de saber se em Inácio Martins, Palmas as estações estão no topo, porque parece que o Paraná também fica desfavorecido em função da localização das referidas estações com relação às mínimas.Deve ter muito baixadão gelado no estadão do Paraná.

Tche, como o Bettega falou, os baixadões de Curitiba estão (infelizmente) no norte desabitado da cidade, com certeza há algumas mínimas deveras interessantes por lá.

Eu acho que a grande vantagem de Curitiba nesta MP foi a ausência da MM... aliás, nisso o Paulo está certíssimo, geralmente temos a mínima avacalhada por causa da continentalidade.

 

Sobre a estação de Inácio Martins, fica a pergunta pro Duquia. Acho que o clima de lá deve ser bem parecido com Guarapuava, um pouco mais frio.

Em Palmas, aquela estação é um desastre, deve ficar no topo, veja as mínimas que ridículas!!

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que ela tenha atuado mais a leste, Caio, a influência é do mar e não da massa de ar.O mar sempre influencia para amenizar as temperaturas, seja com massa continetal ou maritimizada.

 

O "epicentro" do frio estava no leste. Acho que era isso que ele quis dizer. Ali sim, o frio estava mais favorecido. Tanto é que cidades como Livramento e Uruguaiana, bem mais a oeste e bem continentais, não apresentaram mínimas tão baixas nos últimos dias.

 

Cierto.

 

Saída 12Z ETA 20 dá neve entre segunda e terça próximas. Erupção de frio forte já no calendário, é só aguardar.

Link to comment
Share on other sites

A saída das 18Z do GFS foi algo além de espetacular. Tanto o frio quanto a precipitação foram elevados. Parece que vem!

 

Quanto ao frio acho que já é certo, pois faltam menos de 6 dias para o evento.

 

Agora a neve, he he he....vou esperar as últimas três horas pra ver se o GFS tira!!!

 

O bom é que o ciclone estava bem em frente e próximo ao Uruguai na 12Z, e já "produzia" alguma neve (+- 9 horas de precipitação nos mapas, só em SJ e região)!

 

Vou dar uma olhada na 18Z!

 

O bom é que, apesar dos ipês floridos, me sinto no inverno!! A segunda metade de agosto está sendo um inverno clássico!!

 

Quem sabe qual o valor da SOI??

Link to comment
Share on other sites

Gurizada ,também sempre achei as mínimas de Curitiba um tanto altas, até porque com essa altitude enorme, com certeza as baixadas mais a oeste da cidade (mais protegidas da influência do mar, devem ter mínimas bem menores).

E inclusive gostaria de saber se em Inácio Martins, Palmas as estações estão no topo, porque parece que o Paraná também fica desfavorecido em função da localização das referidas estações com relação às mínimas.Deve ter muito baixadão gelado no estadão do Paraná.

Tche, como o Bettega falou, os baixadões de Curitiba estão (infelizmente) no norte desabitado da cidade, com certeza há algumas mínimas deveras interessantes por lá.

Eu acho que a grande vantagem de Curitiba nesta MP foi a ausência da MM... aliás, nisso o Paulo está certíssimo, geralmente temos a mínima avacalhada por causa da continentalidade.

 

Sobre a estação de Inácio Martins, fica a pergunta pro Duquia. Acho que o clima de lá deve ser bem parecido com Guarapuava, um pouco mais frio.

Em Palmas, aquela estação é um desastre, deve ficar no topo, veja as mínimas que ridículas!!

 

CONHEÇO A ESTAÇÃO DE PALMAS E É MUITO RUIM O LOCAL.

Link to comment
Share on other sites

Qual a previsão de temperatura para Caxias do Sul hoje, onde a Seleção se apresentará às 22:00 HS...?????????

 

FARROUPILHA ONLINE: http://tta.anselmi.com.br/weather/live.html

 

Esta estação deve estar uns 20km à SO em linha reta do Jaconi.

 

Porém, como o Jaconi é uma baixada, acredito em uns 4ºC a menos que esta estação.

Link to comment
Share on other sites

Não só este frio está garantido como ainda tem margem (prazo) para dar aquela última aumentada pelos modelos! hehe

 

O próximo frio, se nos basearmos pelos últimos dois eventos e mais este, também está garantido. Chega por volta do dia 4 de setembro! Que seqüência excelente! Falei que esta segunda quinzena ia ser boa! hehe

Link to comment
Share on other sites

A saída das 18Z do GFS foi algo além de espetacular. Tanto o frio quanto a precipitação foram elevados. Parece que vem!

 

Quanto ao frio acho que já é certo, pois faltam menos de 6 dias para o evento.

 

Agora a neve, he he he....vou esperar as últimas três horas pra ver se o GFS tira!!!

 

O bom é que o ciclone estava bem em frente e próximo ao Uruguai na 12Z, e já "produzia" alguma neve (+- 9 horas de precipitação nos mapas, só em SJ e região)!

 

Vou dar uma olhada na 18Z!

 

O bom é que, apesar dos ipês floridos, me sinto no inverno!! A segunda metade de agosto está sendo um inverno clássico!!

 

Quem sabe qual o valor da SOI??

 

 

Grande zé, parece que finalmente o sol resolveu brilhar pra nós não, ou melhor, o frio, heheh!!!

 

Na minha opinião, o ciclone é crucial para nós curitibanos, e para a neve é claro!!!Se esse bendito finalmente se formar no prata, ou na costa uruguaia como vc apontou, além de frio forte garantido para o Paraná, teremos umidade e frio ao mesmo tempo nas serras sulinas!!!

 

torçamos então pra esse cenário se configurar!!!

 

obs: eu e o bettega demos uma "pescoçada" hoje na sua aula, depois do intervalo lá na FAE!!!podíamos fazer um mini encontro na FAE qualquer dia!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Não podemos desanimar com eventuais diminuições nas próximas rodadas, são ajustes naturais dos modelos que podem revelar uma nova guinada para o frio encima da hora. É o que pelo menos temos notado no GFS ultimamente.

 

O que me preocupa quanto ao fator "umidade" é a semelhança que esta próxima onda de frio tem com a que acabou de passar. Ainda são muito limites as condições de precipitação para a ocorrência do fenômeno neve, se esta fosse ocorrer amanhã seria em muita pouca quantidade. Por outro lado alguma coisa me leva a acreditar estarmos diante de uma situação bastante semelhante a abril de 99. Neve interessante durante a madrugada com 5-7cm de acumulação. Bom, vez passada falei em setembro de 2002 e nos ferramos, talvez seja melhor esquecer as comparações.

 

O frio parece estar garantido, se o GFS aumentou na última rodada porque não aumentaria mais a diante? Até as 84 horas anteriores há margem para uma guinada na ondulação polar. Antes de que qualquer coisa aconteça nos modelos, pelo menos a próxima semana promete ser gelada, e para quem teve um inverno como este, estaremos no lucro absoluto.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada ,também sempre achei as mínimas de Curitiba um tanto altas, até porque com essa altitude enorme, com certeza as baixadas mais a oeste da cidade (mais protegidas da influência do mar, devem ter mínimas bem menores).

E inclusive gostaria de saber se em Inácio Martins, Palmas as estações estão no topo, porque parece que o Paraná também fica desfavorecido em função da localização das referidas estações com relação às mínimas.Deve ter muito baixadão gelado no estadão do Paraná.

Tche, como o Bettega falou, os baixadões de Curitiba estão (infelizmente) no norte desabitado da cidade, com certeza há algumas mínimas deveras interessantes por lá.

Eu acho que a grande vantagem de Curitiba nesta MP foi a ausência da MM... aliás, nisso o Paulo está certíssimo, geralmente temos a mínima avacalhada por causa da continentalidade.

 

Sobre a estação de Inácio Martins, fica a pergunta pro Duquia. Acho que o clima de lá deve ser bem parecido com Guarapuava, um pouco mais frio.

Em Palmas, aquela estação é um desastre, deve ficar no topo, veja as mínimas que ridículas!!

 

Rodrigo,

 

O sul e o oeste de Ctba tb tem baixadões siberianos!! Mandirituba é um grande exemplo - quase 150m de desnível!!

Também acho muito ruim a localização das estações oficiais - elas estão praticamente no CENTRO da cidade!! aí não dá pra ser feliz... e olhe que mesmo por lá a temperatura desceu a 0 grau (inmet)!! Imagina nos mega-baixadões - no mínimo -4,0 graus ou até mais!!

 

A propósito, minha mínima hoje foi de 2,2 graus no Boqueirão com geada fraca e 1,3 grau no CIC com geada moderada!!

É o 4º dia consecutivo de geadas!!!!! até que enfim a MM não atuou de forma a avacalhar com nossas sempre potenciais mínimas!!

Link to comment
Share on other sites

0Z do GFS reduziu o frio em 850 hpa e manteve alguma umidade. Mas suspeito que a umidade excessiva seria parte da "fiasqueira" habitual, pois nessa rodada o frio diminuiu justamente porque o ciclone "desceu" para baixo do Prata. Por ela, janela para neve fraca de 18 h de segunda até 3 da manhã de terça, somente na Região de SJ.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 00Z também é um pouco mais pessimista e coloca Porto Alegre no limite do 0 grau em 850. Resta saber se ele vai manter esta conclusão ou vai reverter para o frio mais acentuado novamente nas próximas rodadas.

 

Pela última rodada do INPE, da 00Z de hoje o frio continua lá, firme e forte! Por sinal, é inclusive uma rodada bem animadora.

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo,

 

O sul e o oeste de Ctba tb tem baixadões siberianos!! Mandirituba é um grande exemplo - quase 150m de desnível!!

Também acho muito ruim a localização das estações oficiais - elas estão praticamente no CENTRO da cidade!! aí não dá pra ser feliz... e olhe que mesmo por lá a temperatura desceu a 0 grau (inmet)!! Imagina nos mega-baixadões - no mínimo -4,0 graus ou até mais!!

De fato tche, Mandirituba é um taura baixadão, apesar do centro ficar em um topo.

Agora, acho que não tem comparação as baixadas acima de 900m, 1000m lá pro Lamenha Pequena, Pilarzinho... bah, aquela região é muito alta e com o relevo muito quebrado.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 00Z também é um pouco mais pessimista e coloca Porto Alegre no limite do 0 grau em 850. Resta saber se ele vai manter esta conclusão ou vai reverter para o frio mais acentuado novamente nas próximas rodadas.

 

Pela última rodada do INPE, da 00Z de hoje o frio continua lá, firme e forte! Por sinal, é inclusive uma rodada bem animadora.

 

A rodada das 0Z do ETA 20 foi fantástica. Pelos dados apresentados a próxima onda de frio poderá ser mais intensa e duradoura do que esta última que nos atingiu. O GFS tem acompanhado o ETA e acredito que nas próximas rodadas ele volte a intensificar a ondulação polar e o anticiclone. Lembrem o que eu falei ontem, antes do modelo se decidir pela intensidade ele varia tanto no mais alto como no mais baixo e a tendência geral é pela opção de frio intenso.

 

Agora quanto a neve pessoal, vamos desistir de prever com tanta antecedência, a experiência tem nos ensinado isso. Não temos referenciais de acompanhamento de modelo para a previsão do fenômeno. Antigamente não havia acesso a tantos modelos e não acompanhavamos como hoje. É um fenômeno muito difícil de se prever, ainda mais tratando-se de latitudes médias como o Brasil. Sigo suspeitando o distanciamento da baixa, não é um bom sinal, portanto, muita cautela.

 

Seguimos torcendo e acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

O que nos anima Caio, é que quanto mais para o lado de setembro, mais fácil fica da umidade entrar em cima do ar frio, fica na situação limite , dependendo mais da temperatura do que da umidade e precipitação que ao natural ocorrre em setembro.Estatísticamente posso dizer que em fim de agosto e início de setembro, qualquer nuvenzinha provoca chuva ou garoa hehe.

Link to comment
Share on other sites

O que nos anima Caio, é que quanto mais para o lado de setembro, mais fácil fica da umidade entrar em cima do ar frio, fica na situação limite , dependendo mais da temperatura do que da umidade e precipitação que ao natural ocorrre em setembro.Estatísticamente posso dizer que em fim de agosto e início de setembro, qualquer nuvenzinha provoca chuva ou garoa hehe.

 

Paulo, eu não vejo nenhuma relação entre períodos e facilidade de entrar umidade junto aos anticiclones para fazer nevar. Setembro e outubro são conhecidos pelos sistemas convecitvos de mesoescala, é um período de umidade no Chaco e que influencía o sul do Brasil. Esses sistemas, porém, diferem em muito das carcterísticas dos sistemas de entrada de ar frio.

 

Portanto, setembro, anticiclones e umidade para a neve não estão relacionados. Estatísticamente setembro tem sido nos últimos anos o mês com maior incidência de neve, mas julho também já o foi. Esperamos que pelo menos para esse ano essa estatística seja mantida pois afinal, nos restam apenas este fim de agosto e o mês de setembro para a tão aguardada neve.

 

Seguimos monitorando!

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente gostaria que esta próxima invasão polar fosse mais úmida em relação a esta última.

Já não bastasse a vegetação estar extremamente seca por causa da estiagem agora já são 4 geadas consecutivas que deixaram tudo mais seco e amarelado ainda. O perigo de incêndios é muitíssimo grande!!

 

Desta vez prefiro umidado ao frio extremo.

Link to comment
Share on other sites

Sigo suspeitando o distanciamento da baixa, não é um bom sinal, portanto, muita cautela.

 

Seguimos torcendo e acompanhando.

 

 

Se a baixa se distanciar, esqueçam a neve, vai ser como julho, ou essa semana, frio seco!!!

 

Pro Paraná é um fiasco, com a baixa muito ao sul, o grosso do ar frio não chega por qui!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente gostaria que esta próxima invasão polar fosse mais úmida em relação a esta última.

Já não bastasse a vegetação estar extremamente seca por causa da estiagem agora já são 4 geadas consecutivas que deixaram tudo mais seco e amarelado ainda. O perigo de incêndios é muitíssimo grande!!

 

Desta vez prefiro umidado ao frio extremo.

Compartilho dessa opinião... mas seria um desperdício maritimizar mais uma alta! Só tivemos esta (a atual) decente para Curitiba este ano!!

Link to comment
Share on other sites

Ar extremamente seco no Sudeste e no Centro-Oeste!! Agora (14 h) a u.r. era:

 

em Bauru (SP): 11%!! :shock:

 

em São Simão (GO): 9%!!! :shock: :shock: :shock:

 

Ontem, Ribeirão Preto bateu excepcionais 5%!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

 

Já aqui em casa, o tempo está bem seco. 22,1° com 38%. Minha mínima foi de 7,6°. Vento O, por vezes moderado, e céu limpíssimo com névoa seca... e uma boa amplitude térmica!

 

DIA 22/8

 

EM SANTOS NA BASE AÉREA, 6ºC. ERAM 6H DA MANHÃ E MARCAVA 8ºC.

 

SAIU NA "A TRIBUNA" DE SANTOS, DIA 23/8.

 

EM IGUAPE, LITORAL SUL DE SP, MÍNIMA NESTE MESMO DIA 4,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Ar extremamente seco no Sudeste e no Centro-Oeste!! Agora (14 h) a u.r. era:

 

em Bauru (SP): 11%!! :shock:

 

em São Simão (GO): 9%!!! :shock: :shock: :shock:

 

Ontem, Ribeirão Preto bateu excepcionais 5%!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

 

Já aqui em casa, o tempo está bem seco. 22,1° com 38%. Minha mínima foi de 7,6°. Vento O, por vezes moderado, e céu limpíssimo com névoa seca... e uma boa amplitude térmica!

 

DIA 22/8

 

EM SANTOS NA BASE AÉREA, 6ºC. ERAM 6H DA MANHÃ E MARCAVA 8ºC.

 

SAIU NA "A TRIBUNA" DE SANTOS, DIA 23/8.

 

EM IGUAPE, LITORAL SUL DE SP, MÍNIMA NESTE MESMO DIA 4,8°C.

 

E na Cidade de Santos? Quanto deu?

Onde vc pegou esses dados da Base Aerea? Na Redemet, que tem o histórico e pega os dados da Base Aerea fez 10°C e não 08 as 09:00 UTC.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Ar extremamente seco no Sudeste e no Centro-Oeste!! Agora (14 h) a u.r. era:

 

em Bauru (SP): 11%!! :shock:

 

em São Simão (GO): 9%!!! :shock: :shock: :shock:

 

Ontem, Ribeirão Preto bateu excepcionais 5%!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

 

Já aqui em casa, o tempo está bem seco. 22,1° com 38%. Minha mínima foi de 7,6°. Vento O, por vezes moderado, e céu limpíssimo com névoa seca... e uma boa amplitude térmica!

 

DIA 22/8

 

EM SANTOS NA BASE AÉREA, 6ºC. ERAM 6H DA MANHÃ E MARCAVA 8ºC.

 

SAIU NA "A TRIBUNA" DE SANTOS, DIA 23/8.

 

EM IGUAPE, LITORAL SUL DE SP, MÍNIMA NESTE MESMO DIA 4,8°C.

 

Shimutz..este valor de 06,0ºC na Base Aerea de Santos é uma estimativa já que as medições começam as 08 horas.

 

Outra coisa , acho este valor meio fora da realidade de Santos, uma porque a base aerea fica afastada e no Guarujá.

 

Chutaria uns 10ºC a 12ºC de minima para Santos. Já Caraguatatuba na estação do IAC deu 11,4ºC e na minha estaçao agora lá em baixo no meu Predio deu 11,5ºC contra 12,5ºC da minha sacada a 43m de altitude.

 

Pois é, tb achei estranho essa minima da base aérea de Santos visto que ela fica inoperante durante a madrugada.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Ar extremamente seco no Sudeste e no Centro-Oeste!! Agora (14 h) a u.r. era:

 

em Bauru (SP): 11%!! :shock:

 

em São Simão (GO): 9%!!! :shock: :shock: :shock:

 

Ontem, Ribeirão Preto bateu excepcionais 5%!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

 

Já aqui em casa, o tempo está bem seco. 22,1° com 38%. Minha mínima foi de 7,6°. Vento O, por vezes moderado, e céu limpíssimo com névoa seca... e uma boa amplitude térmica!

 

DIA 22/8

 

EM SANTOS NA BASE AÉREA, 6ºC. ERAM 6H DA MANHÃ E MARCAVA 8ºC.

 

SAIU NA "A TRIBUNA" DE SANTOS, DIA 23/8.

 

EM IGUAPE, LITORAL SUL DE SP, MÍNIMA NESTE MESMO DIA 4,8°C.

 

Shimutz..este valor de 06,0ºC na Base Aerea de Santos é uma estimativa já que as medições começam as 08 horas.

 

Outra coisa , acho este valor meio fora da realidade de Santos, uma porque a base aerea fica afastada e no Guarujá.

 

Chutaria uns 10ºC a 12ºC de minima para Santos. Já Caraguatatuba na estação do IAC deu 11,4ºC e na minha estaçao agora lá em baixo no meu Predio deu 11,5ºC contra 12,5ºC da minha sacada a 43m de altitude.

 

Pois é, tb achei estranho essa minima da base aérea de Santos visto que ela fica inoperante durante a madrugada.

 

Abraços,

Fiquei curioso com esses dados e fui checar outros horários do Aero de Santos, que as medições começam na verdade a partir de 6 horas.

vejam abaixo os dados e tirem suas conclusões.

Se o termometro não estiver com problemas é bem possível que tenha sido registrado os 8,0ºC mesmo.

 

22/08/06

SBST 220900 00000KT CAVOK 10/08 Q1023= 06:00 com 10,0ºC

SBST 221000 00000KT CAVOK 08/07 Q1024= 07:00 com 08,0ºC

SBST 221100 00000KT CAVOK 15/11 Q1024= 08:00 com 15,0ºC

 

e a noite começa a cair rapidamente a partir das 18 horas

SBST 222100 00000KT CAVOK 17/09 Q1021= 18h com 17,0ºC

SBST 222200 00000KT CAVOK 13/10 Q1021= 19h com 13,0ºC

SBST 222300 00000KT CAVOK 12/10 Q1021= 20h com 12,0ºC

 

23/08/06

SBST 230900 00000KT CAVOK 10/09 Q1019= 06h com 10,0ºC

SBST 231000 00000KT CAVOK 10/09 Q1020= 07h com 10,0ºC

SBST 231100 00000KT CAVOK 15/14 Q1020= 08h com 15,0ºC

 

 

24/08/06

SBST 240900 00000KT CAVOK 12/11 Q1020= 06h com 12,0ºC

SBST 241000 00000KT CAVOK 11/10 Q1021= 07h com 11,0ºC

SBST 241100 00000KT 9999 SCT025 BKN070 14/12 Q1022= 08h com 14,0ºC

Link to comment
Share on other sites

Carlos abaixo segue alguns dados de temper. mínima de SP que um colega me passou:

24/8/06

Avare: 12.3

Campos do Jordao: 3.8

Catanduva: 14.9

Franca: 17.9

Iguape: 5.4

Presidente Prudente: 16.6

Santos (Aeroporto): 11.7

Sao Carlos: 13.9

Sao Paulo (Congonhas): 10.8

Sao Paulo (Mir de Santana): 10.2

Sao Simao: 10.1

Sorocaba: 9.7

Ubatuba: 12.9

Votuporanga: 16.2

Link to comment
Share on other sites

Caio ,a estatística prova que em 90% dos desfiles de 7 de setembro era com chuva ou frio.Recordo que eu tocava clarim na banda do Ginásio e o que a gente batia queixo de frio naqueles dias.

Na maioria esmagadora, o período segunda metade de agosto/primeira metade de setembro, tem predomínio de umidade e frio.Nos últimos anos o que mudou foi que as massas de ar frio tem sido mais intensas nesta época.

Link to comment
Share on other sites

A minima oficial da Base Aerea de Santos localizada em Vicente de Carvalho no Guarujá foi 08,3ºC segundo o Jornal *A Tribuna de Santos*

 

Só que este dado é das 08:00 da manhã, horario em que a estação da Base Aerea começar a funcionar.

 

Estou aguardando ansiosamente o dado da estação do Iac em Santos que fica na Sabesp, se não me engano no Canal 1 no José Menino.

 

Pera ai! A Estação abre as 06:00h horario de Brasilia ou seja 09:00H UTC. Vcs não estão confundindo não? 09:00h é UTC!!!!

Veja alguns dados que apurei no Weatherunderground da Base Aérea:

 

Dia 21/08- 12°C as 06:00h hora Local

Dia 22/08 - 10°C as 06:00h hora Local

Dia 23/08 - 10°C as 06:00h hora local REDEMET

Dia 24/08 - 12°C as 06:00h hora Local

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Está uma barbaridade a amplitude térmica daqui!!

Hoje mínima de 1,3 grau no CIC, atingi máxima de 23,3 graus e no momento 21,7 graus e UR 29%! Loucura total!!

Pseudofrio...é o efeito CDJ como dizem alguns.

 

E voce ve.... em CDJ essa semana deu 1 grau de minima, bem alta! É o efeito curitiba, como alguns dizem....

Link to comment
Share on other sites

Acho que os modelos devem continuar o ajuste negativo desta próxima ondulação polar. Pelo que tenho acompanhado em outros modelos teremos uma boa erupção de ar frio. O problema continua sendo a falta de combinação entre a entrada do anticiclone e o posicionamento da baixa. Acho que a 18Z acompanha a tendência do dia que é pela diminuição da intensidade do jato e trajetória desfavorável da baixa. Já já

Link to comment
Share on other sites

O modelo optou por uma solução intermediária, entretanto colocou mais frio do que apontava na tendência do dia de hoje. Interessante também notar a concordância com o ETA 20, onde ele sugere um excelente reforço de ar frio ainda com dificuldades de avançar para o sul do Brasil na quinta-feira. Frio forte depois, só pelo dia 3 de setembro. Está mais do que bom!

Link to comment
Share on other sites

O modelo optou por uma solução intermediária, entretanto colocou mais frio do que apontava na tendência do dia de hoje. Interessante também notar a concordância com o ETA 20, onde ele sugere um excelente reforço de ar frio ainda com dificuldades de avançar para o sul do Brasil na quinta-feira. Frio forte depois, só pelo dia 3 de setembro. Está mais do que bom!

 

PARA OS BAZIANOS MUITO BOA A RODADA DO INPE, MAIS PARA A AGRICULTURA...PÉSSIMA! NEVE BOA DIA 04/07, MAIS É UMA RODADA....

Link to comment
Share on other sites

Esses 8,0° em Santos constitui o recorde da cidade em quantos anos? Quando vi os supostos 6°, fiquei impressionado, tendo em vista que o recorde histórico da cidade é de 4°! :shock:

 

E, até o momento, tanto o americano quanto o CPTEC estão dando um frio moderado. O ETA de 7 dias dá 5° para POA na 4ª-feira da semana que vem, e um pouco abaixo de 0° para SJ. Nada excepcional. Um frio bom e moderado.

 

Estou com 15,7° e 63%. Amanhã será mais um dia seco.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Está uma barbaridade a amplitude térmica daqui!!

Hoje mínima de 1,3 grau no CIC, atingi máxima de 23,3 graus e no momento 21,7 graus e UR 29%! Loucura total!!

Pseudofrio...é o efeito CDJ como dizem alguns.

 

E voce ve.... em CDJ essa semana deu 1 grau de minima, bem alta! É o efeito curitiba, como alguns dizem....

 

Efeito Curitiba em CDJ?? teve madicao maldita la ???

 

:lol:

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo,

 

O sul e o oeste de Ctba tb tem baixadões siberianos!! Mandirituba é um grande exemplo - quase 150m de desnível!!

Também acho muito ruim a localização das estações oficiais - elas estão praticamente no CENTRO da cidade!! aí não dá pra ser feliz... e olhe que mesmo por lá a temperatura desceu a 0 grau (inmet)!! Imagina nos mega-baixadões - no mínimo -4,0 graus ou até mais!!

De fato tche, Mandirituba é um taura baixadão, apesar do centro ficar em um topo.

Agora, acho que não tem comparação as baixadas acima de 900m, 1000m lá pro Lamenha Pequena, Pilarzinho... bah, aquela região é muito alta e com o relevo muito quebrado.

 

O lance da Lamenha Pequena é o seguinte: topo de mais de 1000m, perto de baixada sub-900. E naquela baixada, temos áreas pouco ensolaradas no inverno, com cerca de 1 hora a menos de sol que o normal. Estive pedalando por aqueles lados na onda de frio de junho de 2004, e minha mão simplesmente doía de frio no "Lamenha Valley", antes do por do sol.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Está uma barbaridade a amplitude térmica daqui!!

Hoje mínima de 1,3 grau no CIC, atingi máxima de 23,3 graus e no momento 21,7 graus e UR 29%! Loucura total!!

Pseudofrio...é o efeito CDJ como dizem alguns.

 

E voce ve.... em CDJ essa semana deu 1 grau de minima, bem alta! É o efeito curitiba, como alguns dizem....

 

"Apenas" a maior variação térmica diária em casa desdeque comprei meu brinquedinho digial, em junho/2005: 6,4 a 26,6.

E às 21h00, já tinha despencado pra 14,5... O espírito de CDJ está entre nós!

Link to comment
Share on other sites

Ar extremamente seco no Sudeste e no Centro-Oeste!! Agora (14 h) a u.r. era:

 

em Bauru (SP): 11%!! :shock:

 

em São Simão (GO): 9%!!! :shock: :shock: :shock:

 

Ontem, Ribeirão Preto bateu excepcionais 5%!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

 

Já aqui em casa, o tempo está bem seco. 22,1° com 38%. Minha mínima foi de 7,6°. Vento O, por vezes moderado, e céu limpíssimo com névoa seca... e uma boa amplitude térmica!

 

DIA 22/8

 

EM SANTOS NA BASE AÉREA, 6ºC. ERAM 6H DA MANHÃ E MARCAVA 8ºC.

 

SAIU NA "A TRIBUNA" DE SANTOS, DIA 23/8.

 

EM IGUAPE, LITORAL SUL DE SP, MÍNIMA NESTE MESMO DIA 4,8°C.

 

E na Cidade de Santos? Quanto deu?

Onde vc pegou esses dados da Base Aerea? Na Redemet, que tem o histórico e pega os dados da Base Aerea fez 10°C e não 08 as 09:00 UTC.

 

Abraços,

 

não há estação em santos. mas não diferiu muito disso.

 

a fonte eu já mencionei. foi publicado no jornal local, aliás um dos mais antigos do brasil.

 

queres que eu escaneie a reportagem?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Ar extremamente seco no Sudeste e no Centro-Oeste!! Agora (14 h) a u.r. era:

 

em Bauru (SP): 11%!! :shock:

 

em São Simão (GO): 9%!!! :shock: :shock: :shock:

 

Ontem, Ribeirão Preto bateu excepcionais 5%!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

 

Já aqui em casa, o tempo está bem seco. 22,1° com 38%. Minha mínima foi de 7,6°. Vento O, por vezes moderado, e céu limpíssimo com névoa seca... e uma boa amplitude térmica!

 

DIA 22/8

 

EM SANTOS NA BASE AÉREA, 6ºC. ERAM 6H DA MANHÃ E MARCAVA 8ºC.

 

SAIU NA "A TRIBUNA" DE SANTOS, DIA 23/8.

 

EM IGUAPE, LITORAL SUL DE SP, MÍNIMA NESTE MESMO DIA 4,8°C.

 

E na Cidade de Santos? Quanto deu?

Onde vc pegou esses dados da Base Aerea? Na Redemet, que tem o histórico e pega os dados da Base Aerea fez 10°C e não 08 as 09:00 UTC.

 

Abraços,

 

não há estação em santos. mas não diferiu muito disso.

 

a fonte eu já mencionei. foi publicado no jornal local, aliás um dos mais antigos do brasil.

 

queres que eu escaneie a reportagem?

 

abraços

 

Claro que não!

Só achei estranho esses 06°C pois a estação só começa a funcionar as 06:00h de Brasilia, ou seja 09:00h UTC e nesse horario, que geralmente é a hora mais fria do dia em dias secos, estava 10°C no dia 23/08 cfe o Paulo postou.

Acho que esses 06°C é uma estimativa do dia 22/08 cfe informou o Carlinhos Dias. :D

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.