Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

RODADA DAS 12Z, DESATRE PARA AGRICULTURA, ESTÁ FICANDO MUITO RUIM ESTE FIM DE AGOSTO E SETEMBRO....

 

O frio demorou a chegar, mas quando veio, arrebentou. São várias massas polares consecutivas. Mal vamos sair de uma e já está vindo a outra!

 

É muito curiosa a configuração para o momento que o GFS coloca. Em Porto Alegre, chove no sábado e a temperatura em 850 já fica negativa. Depois sobe no domingo e afunda para -4 na segunda-feira! Que tal?

Link to comment
Share on other sites

Pois é Paulão, fez bastante frio aí em SC.

À tarde vou verificar a mínima do Almeida.

 

NORMAL NÉ! AFINAL É O ESTADO MAIS FRIO DO BRASIL!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :wink:

 

Acho que o Ronaldo nunca veio pro RS! :shock: :lol:

 

Por falar nisso, quando é que vem pra POA? Afinal, é só nós que vamos praí todos os anos..

 

FALANDO SÉRIO, SC TEM , EM %, MAIOR ÁREA QUE O RS COM O MÊS MAIS FRIO ABAIXO DE 13ºC E ABAIXO DOS 11ºC É QUASE O DOBRO DO RS.

 

DIFÍCIL, POIS TEM QUE TER ALGUÉM AQUI E TÁ DIFÍCIL DO RENATO OU HOMERO VIR PARA CÁ....

 

Acho que todo o meio oeste catarinense tem média igual ou inferior à 13°C no mês mais frio. É um Estado muito alto. Exclui-se desta área o vale do Itajaí e todo o litoral.

 

No RS a média é igual ou inferior à 13ºC em todo o planalto e serra, campanha, parte sul da fronteira oeste (Uruguaiana, Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul. Todas com 13ºC em julho), serra do sudeste e região sul (Camaquã para baixo). As partes com médias superiores à 13°C são as Missões, alto Uruguai, depressão central , grande Porto Alegre e Litoral norte.

 

Diria que dá 50% do Estado abaixo dos 13°C e 50% acima. Em SC a região com média abaixo de 13ºC deve representar uns 70% do Estado. Em compensação nenhuma região do RS possui média de mês mais frio superior à 15ºC. Porto Alegre, talvez a cidade menos fria do Estado em julho, possui média de 14,2ºC, muito próximo ou igual ao litoral norte. Tudo graças à urbanização.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

São Paulo deve ter a maxima + baixa deste ano , vejam :

 

Maio/06 : 16,3ºC

Jun/06 : 15,5ºC

Jul/06 : 12,7ºC

Ago/06 15,5ºC ( até ontem )

 

E agora Congonhas acaba de pular para 11ºC ( 14:00 HS )

 

A Infiltração marítima é muito forte!! Vejam o que ela gera aqui:

As 14:30h, tínhamos rajadas de 76 Km/h SE no cepagri/unicamp, temperatura de 16,9ºC com sensação térmica de 1,4ºC. Às 14:40, 17ºC, muito vento.... 81,6 Km/h SE. A sensação térmica era de 0,6ºC. As 14:50h o vento era de 67Km/h SE, que junto com os 16,9ºC resultava em uma sensação de 2,9ºC!!

Até Viracopos está com ventos fortes, no momento 36 Km/h SE. A temperatura no cepagri e em viracopos variou 3ºC, mesmo com sol o dia inteiro.

A máxima de hoje até o momento foi de 95,5 Km/h SE, às 07:40. Essas são as verdadeiras rajadas de bom tempo, hehe! Hoje tá gostoso de andar na rua!!

Link to comment
Share on other sites

São Paulo deve ter a maxima + baixa deste ano , vejam :

 

Maio/06 : 16,3ºC

Jun/06 : 15,5ºC

Jul/06 : 12,7ºC

Ago/06 15,5ºC ( até ontem )

 

E agora Congonhas acaba de pular para 11ºC ( 14:00 HS )

 

A Infiltração marítima é muito forte!! Vejam o que ela gera aqui:

As 14:30h, tínhamos rajadas de 76 Km/h SE no cepagri/unicamp, temperatura de 16,9ºC com sensação térmica de 1,4ºC. Às 14:40, 17ºC, muito vento.... 81,6 Km/h SE. A sensação térmica era de 0,6ºC. As 14:50h o vento era de 67Km/h SE, que junto com os 16,9ºC resultava em uma sensação de 2,9ºC!!

Até Viracopos está com ventos fortes, no momento 36 Km/h SE. A temperatura no cepagri e em viracopos variou 3ºC, mesmo com sol o dia inteiro.

A máxima de hoje até o momento foi de 95,5 Km/h SE, às 07:40. Essas são as verdadeiras rajadas de bom tempo, hehe! Hoje tá gostoso de andar na rua!![/quot

É, Marcelo... hoje está aquele dia perfeito para baixa sensação térmica.

Porém, quando chega a noite, a temperatura não baixa dos 10 graus.

Link to comment
Share on other sites

É, Marcelo... hoje está aquele dia perfeito para baixa sensação térmica.

Porém, quando chega a noite, a temperatura não baixa dos 10 graus.

 

É verdade, deveremos ficar em torno dessa mínima.

Imaginou se fizesse uns 5ºC com esse vento? Tava todo mundo congelado.

Vamos nos conformar com a sensação, enquanto o real não aparece! Pelo menos dá pra sentir!!! :wink:

Atualizando: a máxima do momento passou a ser 101.1km/h SE às 15:30h :shock: :shock: A sensação foi negativa, pena que não tenho o valor!

Link to comment
Share on other sites

É, Marcelo... hoje está aquele dia perfeito para baixa sensação térmica.

Porém, quando chega a noite, a temperatura não baixa dos 10 graus.

 

É verdade, deveremos ficar em torno dessa mínima.

Imaginou se fizesse uns 5ºC com esse vento? Tava todo mundo congelado.

Vamos nos conformar com a sensação, enquanto o real não aparece! Pelo menos dá pra sentir!!! :wink:

Atualizando: a máxima do momento passou a ser 101.1km/h SE às 15:30h :shock: :shock: A sensação foi negativa, pena que não tenho o valor!

Pô, acho que só em Campinas a entrada de uma massa de ar frio provoca ventos de pequenos tufôes. rss

Com certeza a sensação foi de um grau negativo ou abaixo disso.

Link to comment
Share on other sites

RODADA DAS 12Z, DESATRE PARA AGRICULTURA, ESTÁ FICANDO MUITO RUIM ESTE FIM DE AGOSTO E SETEMBRO....

 

E outros modelos de alcance global também vêm colocando um frio extraordinário para o início de setembro.

 

Chega a assustar o frio de início de setembro. A natureza "trancou" o frio. Agora está vindo tudo que deveria ter vindo em julho.

O Impacto psicológico é maior. Para a agricultura é muito ruim!!

Link to comment
Share on other sites

E São Paulo está mesmo acabando com Curitiba.... :D

 

Até nossa Parelheiros, nossa Cruzeiro Paulistana com 10,3ºC está dando um banho na CIC ( deve ser CPF ) em Curitiba.......

 

 

Peraí Carlos, estamos comparando laranja com maçã!!

Se é pra comparar, vamos comparar Parelheiros com a Lapa ou Mandirituba!! o CIC fica não muito distante do centro!! assim não vale!!

 

E tem outra, SP está nublada o tempo todo e com chuvisqueiro enquanto nós estivemos com muito sol o dia todo!! A propósito, minha máxima COM SOL foi de 14 graus e a mínima 3,8 graus. No momento tenho MUITO SOL e apenas 11,8 graus!!

Queres continuar comparando??!!

 

Putz quer saber de uma coisa, comemorem bem este, talvez único dia parcialmente vitorioso heheheh

 

Brincadeiras à parte, realmente estou surpreso com este dia paulistano!! Parabéns!!

Link to comment
Share on other sites

Bettega, estou impressionado com a sensação de frio que estava na rua, mesmo com esse sol e céu de brigadeiro em Curitiba!!! que se dane q a temperatura chegou a 15ºC durante a tarde!!!

 

...no meio dos prédios a sensação de frio era horrível!!!Que vento cortante e gelado que está!!!

Esse frio veio com tudo mesmo!!! No momento 11.7ºC no Alex, com sol, céu limpíssimo e 37% u.r.!!! :D

 

qdo escurecer a temperatura vai despencar!!!Ai, ai, ai, se não nublar vamos ter surpresas hj!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, depois dizem que eu tenho complexo de inferioridade, mas o Ronaldo tem uma necessidade de auto-afirmação, tanto que escolheu através de pesquisa morar em SJ, só para dizer que mora na cidade max fria heheheheheh.

Hoje o Almeida arrebentou de novo 8) fez -3,8º.De acordo com a Met Sul de -1,8º na Vicentina, considerando nossa vantagem na continentalidade e altitude, o Almeida não está muito fora de uma estação padrão hehe.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, depois dizem que eu tenho complexo de inferioridade, mas o Ronaldo tem uma necessidade de auto-afirmação, tanto que escolheu através de pesquisa morar em SJ, só para dizer que mora na cidade max fria heheheheheh.

Hoje o Almeida arrebentou de novo 8) fez -3,8º.De acordo com a Met Sul de -1,8º na Vicentina, considerando nossa vantagem na continentalidade e altitude, o Almeida não está muito fora de uma estação padrão hehe.

 

Paulo, a distância entre Soledade e Farroupilha é de apenas 128 km em lina reta.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, depois dizem que eu tenho complexo de inferioridade, mas o Ronaldo tem uma necessidade de auto-afirmação, tanto que escolheu através de pesquisa morar em SJ, só para dizer que mora na cidade max fria heheheheheh.

Hoje o Almeida arrebentou de novo 8) fez -3,8º.De acordo com a Met Sul de -1,8º na Vicentina, considerando nossa vantagem na continentalidade e altitude, o Almeida não está muito fora de uma estação padrão hehe.

 

Paulo, a distância entre Soledade e Farroupilha é de apenas 128 km em lina reta.

Falou Bruno ,não sabia que são apenas 128km.Com esta tua informação realmente a vantagem da continentalidade não é tão significativa então.A vantagem seria mesmo na altitude, o Almeida está a aprox 690, 700m, além da nebulosidade geralmente aqui ser menor e aqui na cidade também poucas vezes forma-se neblina, que é mais comum em Farroupilha.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, depois dizem que eu tenho complexo de inferioridade, mas o Ronaldo tem uma necessidade de auto-afirmação, tanto que escolheu através de pesquisa morar em SJ, só para dizer que mora na cidade max fria heheheheheh.

Hoje o Almeida arrebentou de novo 8) fez -3,8º.De acordo com a Met Sul de -1,8º na Vicentina, considerando nossa vantagem na continentalidade e altitude, o Almeida não está muito fora de uma estação padrão hehe.

 

Paulo, a distância entre Soledade e Farroupilha é de apenas 128 km em lina reta.

Falou Bruno ,não sabia que são apenas 128km.Com esta tua informação realmente a vantagem da continentalidade não é tão significativa então.A vantagem seria mesmo na altitude, o Almeida está a aprox 690, 700m, além da nebulosidade geralmente aqui ser menor e aqui na cidade também poucas vezes forma-se neblina, que é mais comum em Farroupilha.

 

Sim. Farroupilha, assim como Gramado e Canela, possui muitos dias de neblina em advecções. Ficam na borda da serra. A vantagem de Soledade está na maior ausência de nebulosidade e no fato de ser um descampado. Para mim aí reside a vantagem de Soledade nas mínimas. A continentalidade para mim é uma variável insignificante quando comparada à Farroupilha/Região das hortências. Veja a comparação entre Passo Fundo e Lagoa Vermelha. Uma é mais continental que a outra. É o caso de PF. A outra é mais alta em cerca de 100 metros, porém não há uma discrepância climática entre as duas cidades, pois a continentalidade não é algo tão significativo assim. No RS, para mim, a continentalidade começa a pesar quando se está a mais de 400km em linha reta do mar. É o caso de Rosário, Livramento, Alegrete, Uruguaiana, etc. No restante dos casos a diferença é tenue.

Link to comment
Share on other sites

 

Sim. Farroupilha, assim como Gramado e Canela, possui muitos dias de neblina em advecções. Ficam na borda da serra. A vantagem de Soledade está na maior ausência de nebulosidade e no fato de ser um descampado. Para mim aí reside a vantagem de Soledade nas mínimas. A continentalidade para mim é uma variável insignificante quando comparada à Farroupilha/Região das hortências. Veja a comparação entre Passo Fundo e Lagoa Vermelha. Uma é mais continental que a outra. É o caso de PF. A outra é mais alta em cerca de 100 metros, porém não há uma discrepância climática entre as duas cidades, pois a continentalidade não é algo tão significativo assim. No RS, para mim, a continentalidade começa a pesar quando se está a mais de 400km em linha reta do mar. É o caso de Rosário, Livramento, Alegrete, Uruguaiana, etc. No restante dos casos a diferença é tenue.

 

Bruno, eu considero Lagoa Vermelha bem mais fria que Passo Fundo e em episódios de neve Passo Fundo perde e feio!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, eu entendi, o Bruno fala com relação às mínimas e não a neve.No aspecto neve por exemplo, Soledade perde para Fontoura Xavier(780m), mas nas mínimas é taco a taco.No número de geadas inclusive Soledade tem mais ocorrências ao ano que Fontoura, pois em Fontoura a neblina é constante, acho que está aí o principal fator a neblina, o vilão.

Link to comment
Share on other sites

Bettega, estou impressionado com a sensação de frio que estava na rua, mesmo com esse sol e céu de brigadeiro em Curitiba!!! que se dane q a temperatura chegou a 15ºC durante a tarde!!!

 

...no meio dos prédios a sensação de frio era horrível!!!Que vento cortante e gelado que está!!!

Esse frio veio com tudo mesmo!!! No momento 11.7ºC no Alex, com sol, céu limpíssimo e 37% u.r.!!! :D

 

qdo escurecer a temperatura vai despencar!!!Ai, ai, ai, se não nublar vamos ter surpresas hj!!!

 

Sds.

De fato, tche, tá muito frio lá fora. Um vento não muito comum pra esses dias curitibanos. Essa noite/madrugada será gelada!

Link to comment
Share on other sites

Bettega, estou impressionado com a sensação de frio que estava na rua, mesmo com esse sol e céu de brigadeiro em Curitiba!!! que se dane q a temperatura chegou a 15ºC durante a tarde!!!

 

...no meio dos prédios a sensação de frio era horrível!!!Que vento cortante e gelado que está!!!

Esse frio veio com tudo mesmo!!! No momento 11.7ºC no Alex, com sol, céu limpíssimo e 37% u.r.!!! :D

 

qdo escurecer a temperatura vai despencar!!!Ai, ai, ai, se não nublar vamos ter surpresas hj!!!

 

Sds.

De fato, tche, tá muito frio lá fora. Um vento não muito comum pra esses dias curitibanos. Essa noite/madrugada será gelada!

 

Só que com o vento no quadrante E soprando forte como está, nosso ponto de orvalho, que está em 1oC, vai subir rapidinho. Se formos a 3oC na madrugada vai ser um grande lucro, he he he!!

Pelo menos rezemos para depois da geada o tempo fechar por causa do leste!!

Link to comment
Share on other sites

RODADA DAS 12Z, DESATRE PARA AGRICULTURA, ESTÁ FICANDO MUITO RUIM ESTE FIM DE AGOSTO E SETEMBRO....

 

E outros modelos de alcance global também vêm colocando um frio extraordinário para o início de setembro.

 

Linha de -2oC/-4oC chegando até o PR na terça!! Pena que a umidade ainda não se manifestou...Seria menos ruim para a agricultura e uma festa no BAZ! Mas se esse ciclone sobe um pouquinho....

Link to comment
Share on other sites

na verdade, a comparação de SP foi a seguinte:

 

-em alguns momentos a capital paulista registrou temperaturas menores que ctba, diante da falta de aquecimento provocada pelo sol, ao contrário de ctba.

 

-a máxima em SP foi MAIOR que em ctba. ela se deu depois das 0Z, quando começou o registro das temperaturas para o dia de hoje.

 

-agora a comparação é inconcebível. SP continua nos 10ºC e ctba, com chances de geadas ao amanhecer, com 8ºC.

 

 

 

não dá pra comparar SP e ctba todos os dias. são 10 X 1, no placar. este 1, pode ser dar como "gol contra", ainda... :wink:

 

mas são 15 min de fama... :wink:

 

gente, não é "defender" ctba. é ser realista.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, é impressionante a sensação de frio aqui na capital.

às 17:30h a temperatura já era de 9,8 graus e no momento tenho 5,0 graus com muito vento de sul - sudeste.

 

Putz de 15 minutos pra cá o céu simplesmente nublou 100%, é muita sacanagem p***a... o dia inteiro com céu limpo e agora que deveria ficar sem nuvens nublou...

 

Se chegarmos a 3 graus é lucro. estou muito P da vida... com essas condições e sem nebulosidade chegaríamos facilmente a -3 graus...

 

%¨&**(*%¨$%$¨%&¨& sem comentários

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis com 100% de maldição maldita neste momento! :? :? :?

 

Caio, por aqui até meia-hora atrás estava nublado, mas agora o céu já está estrelado, e a temperatura começou a cair. No momento tenho 13,7ºC.

 

 

Saudações

 

Aqui abriu um pouco mas ainda estamos com mais de 50% de nuvens, estou mais perto do mar. Talvez seja os primeiros efeitos do deslocamento da alta para o oceano.

 

A rodada das 12Z do Inpe corrobora o GFS e aproxima o ciclone da costa, caracterizando um cenário muito propício a ocorrência de neve.

Cabe ressaltar que estas (18Z GFS e 12Z INPE) foram rodadas isoladas, a tendência estabelecida é por um frio muito intenso e seco.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis com 100% de maldição maldita neste momento! :? :? :?

Curitiba idem, 8.7C no Água Verde.

 

Vento leste imperando em Curitiba :evil:

 

Estavamos com uma boa queda, chegando a 7°C ja as 20:00, porem a maldiçao apareçeu e 1 hora depois subiu para 8°C, que continua até agora. O pior de tudo nao é nem a nebulosidade, pois nao esta tao fechado, ainda da pra ver algumas aberturas no ceu, o pior é o vento de leste vindo do mar. Esse vento, apesar de deixar a sensaçao termica baixa, traz um ar mais umido e menos frio que o do ar polar fazendo assim, a temperatura até subir, como foi hoje.

E pra piorar, amanha ja as 08:00 da manha, a nebulosidade desapareçe e ja esquenta rapidinho...

 

Mas tudo bem, eu ja nao tava esperando muito coisa dessa massa mesmo...

 

Me surprendi com SP hje...pelo que me lembro,do tempo que morava la, e acompanhando aqui, essas tardes com temperatura abaixo dos 12°C acontecem em massas mais cavalares...e continua bem, tando 9°C agora la , quase encostando nos ridiculos 8°C de Curitiba agora....

Link to comment
Share on other sites

Muito estranho o que aconteceu hoje aqui em Sampa, ficou nublado o dia inteiro e justo no fim do dia, que em um dia normal as nuvens chegam vindo do litoral, hoje elas foram embora e o tempo abriu, se continuar da forma que está, São Paulo com certeza vai bater recorde de temperatura amanhã cedo, agora estamos na casa dos 8.0C e tempo aberto....só espero que as nuvens que vejo na direção do litoral não estraguem a nossa festa.

Link to comment
Share on other sites

Onda de frio PUNK!!! Só a neve que insiste em nao aparecer....

 

Vamos ver no que vai dar. Antigamente nao tinha onda de frio como esta que nao resultasse em neve em altitude superiores a 500 metros n o RS

 

Mas a 18 Z começa a dar 6 horas de janela de neve para Aparados da Serra e região de SJ. Aliás, o que não faltou nesta segunda metade de inverno foi o GFS prevendo neve.... Só falta ela se concretizar de verdade, he he he!!

 

É uma rodada ainda, mas o ciclone começou a subir!!!

Link to comment
Share on other sites

O CPTEC está sendo generosíssimo com o frio, apontando, para POA, mínimas de 4° no domingo, 3° na 2ª-feira (com máxima de 12° e céu limpo :shock: ) e mínima de 2° na 3ª-feira!!!! :shock: Se esse valor se confirmar, será a maior onda de frio que já vi num mês de setembro, batendo, inclusive, a de 2002. Isso no modelo de 7 dias.

 

O modelo dá ainda 0° para Santa Maria, -6° para SJ e variação de 7° a 9° em Curitiba com chuva.

 

Do mais, o americano dá o início da formação da bendita frente fria para a manhã de 6ª-feira, com um calor muito intenso sobre o MS e um pré-frontal já atingindo o Paraguai e o PR e violentíssimas instabilidades sobre o S do Paraguai, extremo NE da Argentina (Misiones) e o oeste da Região Sul.

 

Nesse mesmo dia, haveria um consistente núcleo de 1030 mb atravessando o centro-sul dos Andes, perfeito para a entrada de um frio forte!!

 

Teremos uma belíssima virada no tempo, com tempestades e violenta queda na temperatura!! 8)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.