Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Paulo meu amigo, por favor, não leve para o lado pessoal. Apenas não consigo entender tamanha diferença de temperatura daí com aqui. ;)

Se tu observares no mapa verá que a continentalidade é praticamente a mesma, a altitude idem, pois boa parte da cidade tem a mesma altitude que daqui (ao menos o Google Earth mostra isso). Além disso a diferença de latitude não é tão significativa assim. Portanto Paulo, algo não se encaixa a não ser que existam outros fatores além de continentalidade, latitude, altitude e relevo. Pois estes não se diferenciam muito da região de Passo Fundo. Além disso Paulo, meu pai morou desde criancinha até quase os 40 anos em Ilópolis e me disse não ser muito mais frio lá que Passo Fundo. De qualquer maneira, como esta conversa é de muitos anos, eu irei falar com ele a respeito novamente e ver se ele afirma outra vez o que me disse.

Em suma amigo, não duvido jamais da tua palavra e sinceridade. Jamais! Apenas reafirmo haver algo errado na diferença de temperaturas obtidas aí das obtidas daqui. De qualquer forma sou totalmente leigo no assunto e não posso de maneira alguma afirmar haver erros nas temperaturas por ti colhidas, mas apenas que elas em comparação com as registradas aqui me causam estranheza. Contudo, jamais desconfiei das coisas que colocas aqui no BAZ.

Fica frio amigão!

Um forte abraço e temos que nos encontrar de novo aqui ou aí no "pé sujo" para saborear uma carne com vinho. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 3,5°!!! :o:D

 

Menor temperatura aqui em casa em 3 anos!! Dia 12/7/2003 registrei 3,3°!!

 

Tinha geada no terreno baldio em frente de casa, o Coutry Club (campo de golfe ao lado do Iguatemi) estava branco, e havia orvalho congelado e geada nos carros em frente de casa! :shock: Não via tal fenômeno por aqui desde o ano 2000!

 

E o resfriamento foi excelente!! Fazia 7,6° às 23 h e bati 3,5°! Queda de 4° durante a madrugada. Maravilha!!! :D

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Os 3,0° de São Francisco do Sul são profundamente respeitáveis!! :shock: E chama a atenção que a cidade tem as mínimas... pouco antes da meia-noite. Estava 3,2° às 23 h... e 7,1° às 7 h.

 

Pelos valores do litoral de SC, provavelmente deu geada em muitas áreas, inclusive Floripa!

 

E a uns 3 dias atrás postei sobre o forte frio em altitude que atingiria o S de SP e também o E do PR. Castro só teve a tragédia de estacionar em 2° e depois subir para 4°, possivelmente devido ao mesmo efeito que impediu uma mínima espetacular em SJ!!

 

SJ poderia ter batido -7° no Climaterra, e beirar os -10° no interior do município!! E a cidade esquentou de madrugada!! :( É o típico enfraquecimento do ar frio, em que o vento N e o aquecimento se dá por sentir, primeiramente, na serra, e depois em áreas baixas. Por isso, às vezes, as áreas baixas batem a serra nas mínimas (o que não foi o caso de hoje).

 

Torres bateu 3,7° e Tramandaí tinha 5,1° à 1 h! :shock: Só que a cidade estabilizou em teve apenas 5,0° às 7 h... Rio Grande ficou em apenas 4,0°.

 

Por fim, deu 5,5° em Sorocaba, 7,8° em SP e -0,3° no Monte Verde. A paulistada passou frio!! 8)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vejam a ironia das coisas. Bastou eu estranhar das temperaturas de Soledade e o Paulo de Floripa posta as mínimas oficiais de diversas cidades catarinenses muitas das quais também me surpreenderam:

 

Rio Negrinho (862m): -4,6ºC - EPAGRI

 

Caçador (960m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Videira (774m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Campos Novos (964m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Ponte Serrada (1100): -3,4ºC - EPAGRI

 

Campos Novos (924m): -3,0ºC - EPAGRI

 

Major Vieira (765m): -2,9ºC - EPAGRI

 

Lages (937m): -2,8ºC - EPAGRI

 

São Joaquim (1376m): -2,5ºC - EPAGRI

 

Concódia (585m): -2,1ºC - EPAGRI

 

Campo Belo do Sul (978m) : -1,9ºC - EPAGRI

 

Então se isso ocorreu por lá, por que não as mínimas em Soledade?

O que não dá para engolir é que com esta baita frio a norte e sul, Passo Fundo fique com mínimas vergonhosas. Estaria eu morando em um bolsão quente em pleno RS? :(

Sds.

Link to comment
Share on other sites

EM PORTO AMAZONAS...-3ºC FORA DO POMAR E 1ºC DENTRO DO POMAR ONDE ESTÁ SENDO FEITO O COMBATE A GEADA.

 

O que eles fizeram para combatê-la, Ronaldo??

 

Sei que de casos em que se acende tochas em torno da plantação (prática de alto risco) e de outros nos quais o ideal é molhar as árvores para que elas parem no 0oC e tenham uma chance de não congelar suas seivas! Acredito que que a segunda prática seja mais frequente em SJ, não?

 

Em Porto Amazonas eles acenderam tochas?

 

ELES USAM BRASEIRO, CARVÃO, ESPALHADOS PELO POMAR, ASSIM O CALOR FICA RETIDO PELA INVERSÃO TÉRMICA, É MAIS EFICIENTE, DESDE QUE NÃO TENHA VENTO.

Link to comment
Share on other sites

Hoje ainda fez mais frio nas baixadas, a mínima do ano no Almeida -5,8º, no Missões ocorreu o inverso, foi mais alta que ontem -2,9º, com geada severa, embora sem vento na madrugada.

E o Ronaldo se faz de desentendido, parece que não lê as minhas mensagens ou não quer ler.

Carlão vou propor a quádrupla aliança, Campos do Jordão, Urupema, Urubici e Rincão dos Silvanos, para desbancar SJ, que já tem muitos puxa,puxa heheheheh.

Dá-lhe ALMEIDA( SEMI-BAIXADA) -5,8º

 

PERDER TEMPO COM PINTOS!!!HE HE HE

 

HOJE DEU -6,1ºC COM -12,7ºC NUM ALTIPLANO, EM ALGUMAS ÁREAS ESTIMO QUE TENHA ATINGIDO ENTRE -7/-10ºC.

 

E O LUCAS QUE DEIXE DE SER CHATO, EM VÁRIAS ÁREAS DO PR PRÓXIMO A SC OS TERMÔMETROS FICARAM ENTRE 0/-4ºC. CTBA DEU 0,2ºC COM -4,6ºC NO INMET.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Depois de 2 anos de jejum, voltamos a ter uma negativa (a última foi em jun/04 -2,0 graus)! Enfim voltamos aos velhos tempos!

Curitiba fez as pazes com o frio e amanheceu literalmente gelada. Às 21:00 a temperatura era de 5 graus, às 23:00 de 3 graus e a geada já era presente sobre os carros.

Acordei às 5:30 e tive o prazer de ver meu mercúrio acusando 1,0 grau (Boqueirão - topo) e -0,9 graus (CIC semi-baixada). Já o Alex marcou 2,6 graus (topo) e o Simepar 2,4 grau (próx. centro).

A geada foi de intensidade moderada e abrangente nas cercanias do centro e forte na RM, inclusive no centro via-se carros cobertos de gelo.

Aqui no CIC tudo estava muito branco, parecia a conhecida "paraguaia"!!

Nos termômetros de rua vi marcas de -1 grau (praça do Carmo - Boqueirão - baixadão), 0 grau (em frente ao Shopping Cidade - Parolin) e 1 grau (Bacacheri - zona norte - normalmente mais quente)

 

Alô, alô Coletty meu chute foi quase certeiro, lembra-te que na saída da FAE disse que devia estar uns 5 graus?! e que tb arriscava uma negativa no CIC?

 

Vou tentar postar as fotos que tirei !!

 

Para teres uma idéia, a hora que eu te encontrei na FAE (18:30), já estava 7oC no aero, com -5oC de ponto de orvalho. Às 19:45, o vento já tinha virado e o ponto de orvalho tinha ido para 4oC. O aero tinha 5oC já aquela hora!!!!!!!!!!

 

Imagina o que não teríamos se o vento não virasse, he he he!!

 

 

nem me fala guri...quando encontrei o Coletty e fui informado da mudança no vento, me deu 256 tipos de medo!!

Com a alta velocidade de queda na temperatura no minício e meio da noite, havia calculado mínima de -3,0/-2,0 graus.

Pra variar, o maldito vento E acabou com a chance de uma mínima espetacular.

Mesmo assim estou feliz com os -0,9 graus que registrei no CIC.

Tem uns coitados de uns paulistas que trabalham aqui que disseram nunca ter visto frio tão intenso e geada tão forte... e olha que eles ainda não viram nada, pois esse friozinho não foi nada espetacular.

Diria um frio normal para Curitiba de outrora.

Link to comment
Share on other sites

As baixadas detonaram nessa madrugada!

 

Tem um rapaz lá no site da METSUL que afirma que lá em São Marcos, na baixada da sua casa chegou aos -7 graus. O Maurício de Caxias do Sul me passou um valor de -9,3C na onda do final de julho!

 

Por enquanto o GFS ainda não aposta em frio intenso para o final do mês. No último boletim da METSUL saiu a notícia de que "não se espera frio intenso para a próxima semana". Mas acho que alguma coisa vai acontecer, sim! Segue o mesmo padrão das outras entradas. O GFS não vai na onda, o INPE aponta a tendência e lá pelos 25 do 2.o tempo ele começa a acreditar em algo!

 

ESTOU INDO PELO INPE, QUE ESTÁ MUITO BEM DESDE JULHO. JÁ ESTOU ALERTANDO PARA OUTRA ONDA DE FRIO FORTE E GEADA AMPLA NA SEGUNDA, TERÇA E FRACA NA QUARTA. OUTRA PODERÁ VIR APÓS O DIA 4 DE SET.

Link to comment
Share on other sites

Já tenho 16,1° com 48%. Céu totalmente limpo e vento O, por vezes moderado.

Finalmente o INMET resolveu aquecer como aqui em casa. Saltou de 13,7° para 15,9° entre 13 e 14 h. Antes, estava com 13,9° às 13 h, ao passo que eu já passara de 15° nessa hora.

 

E cabe o destaque do ar extremamente seco no Sudeste!! Ituiutaba, em MG, estava com incríveis 12% às 14 h, depois de ter batido apenas 10%!!! :shock: A mínima na cidade foi de 5,8° , e agora já está 29,3°!! :shock:

 

Bauru (SP) tinha 14%, Franca (SP) 15% e Campina Verde (MG) 13% na última hora.

Link to comment
Share on other sites

As baixadas detonaram nessa madrugada!

 

Tem um rapaz lá no site da METSUL que afirma que lá em São Marcos, na baixada da sua casa chegou aos -7 graus. O Maurício de Caxias do Sul me passou um valor de -9,3C na onda do final de julho!

 

Por enquanto o GFS ainda não aposta em frio intenso para o final do mês. No último boletim da METSUL saiu a notícia de que "não se espera frio intenso para a próxima semana". Mas acho que alguma coisa vai acontecer, sim! Segue o mesmo padrão das outras entradas. O GFS não vai na onda, o INPE aponta a tendência e lá pelos 25 do 2.o tempo ele começa a acreditar em algo!

 

ESTOU INDO PELO INPE, QUE ESTÁ MUITO BEM DESDE JULHO. JÁ ESTOU ALERTANDO PARA OUTRA ONDA DE FRIO FORTE E GEADA AMPLA NA SEGUNDA, TERÇA E FRACA NA QUARTA. OUTRA PODERÁ VIR APÓS O DIA 4 DE SET.

 

Humildemente vou concordar com o Ronaldo, discordar da Climatologia, e por incrível que pareça, embasado na linha de raciocínio naturalista/lunar do Paulo (Soledade) :

A última massa de ar polar de julho, foi ao final da lua cheia e 3 dias antes da minguante.

Esta do final do mês (29/ago), está se desenhando muito semelhante. A lua minguante chegará dia 31/ago.

Link to comment
Share on other sites

As baixadas detonaram nessa madrugada!

 

Tem um rapaz lá no site da METSUL que afirma que lá em São Marcos, na baixada da sua casa chegou aos -7 graus. O Maurício de Caxias do Sul me passou um valor de -9,3C na onda do final de julho!

 

Por enquanto o GFS ainda não aposta em frio intenso para o final do mês. No último boletim da METSUL saiu a notícia de que "não se espera frio intenso para a próxima semana". Mas acho que alguma coisa vai acontecer, sim! Segue o mesmo padrão das outras entradas. O GFS não vai na onda, o INPE aponta a tendência e lá pelos 25 do 2.o tempo ele começa a acreditar em algo!

 

ESTOU INDO PELO INPE, QUE ESTÁ MUITO BEM DESDE JULHO. JÁ ESTOU ALERTANDO PARA OUTRA ONDA DE FRIO FORTE E GEADA AMPLA NA SEGUNDA, TERÇA E FRACA NA QUARTA. OUTRA PODERÁ VIR APÓS O DIA 4 DE SET.

 

Pode confirmar aí que o GFS começa a dar sinais de concordância com o Inpe e outros modelos globais. Há indicativos que o anticiclone com 1040hpa (!!!) no pacífico deve atravesar os andes e perder boa parcela da sua força, mas não o suficiente para deixar de fazer um frio intenso por aqui. Pacífico sul bombando!

Link to comment
Share on other sites

Vejam a ironia das coisas. Bastou eu estranhar das temperaturas de Soledade e o Paulo de Floripa posta as mínimas oficiais de diversas cidades catarinenses muitas das quais também me surpreenderam:

 

Rio Negrinho (862m): -4,6ºC - EPAGRI

 

Caçador (960m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Videira (774m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Campos Novos (964m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Ponte Serrada (1100): -3,4ºC - EPAGRI

 

Campos Novos (924m): -3,0ºC - EPAGRI

 

Major Vieira (765m): -2,9ºC - EPAGRI

 

Lages (937m): -2,8ºC - EPAGRI

 

São Joaquim (1376m): -2,5ºC - EPAGRI

 

Concódia (585m): -2,1ºC - EPAGRI

 

Campo Belo do Sul (978m) : -1,9ºC - EPAGRI

 

Então se isso ocorreu por lá, por que não as mínimas em Soledade?

O que não dá para engolir é que com esta baita frio a norte e sul, Passo Fundo fique com mínimas vergonhosas. Estaria eu morando em um bolsão quente em pleno RS? :(

Sds.

Tomasini, tá tudo bem amigo, agora raciocine comigo:

-Por que eles não admitem mínimas de -5,8 em Soledade?ou vamos descontar que o term dê uma margem de erro de 1,5º, que seja -4º então, é semi-baixada o Almeida,gente!!!!

-E por que então, devemos aceitar mínimas de -4º em Videira, Rio Negrinho e ássim por diante?É claro que os catarinas vão puxar a brasa pro assado...

- Uma correção, Passo Fundo é mais baixa que Soledade, enquanto PF tem 675m no Centro, Soledade tem 725m ( chegando a 744m por GPS na zona norte da cidade), e se eu colocar Raia da Pedra então 821m confirmada por GPS e Fontoura Xavier então 780m também confirmada por GPS...

- Soledade tem mais latitude que PF, queira ou não 70km ao sul faz diferença, basta eu te comparar as geladas cidades de Gramado Xavier (650m), Sinimbú, Lagoão, todas mais baixas que Soledade no entanto bem mais ao sul cerca de 80 a 100km ao sul de Soledade.

- Outro detalhe importante eu conheço bem Passo Fundo e sei do frio que faz aí, até por vezes com sensação térmica mais fria que Soledade.E pode acreditar Tomasini, as mínimas de Passo Fundo estão mascaradas por Institutos oficiais.Pode ter certeza que as mínimas de baixadas a barlavento ali na entrada sudoeste de Passo Fundo são de 3 a 5º mais baixas do que as tuas temperaturas e mesmo do Inmet.

Falei.

E eu tenho que engolir Videira Rio Negrinho e outras nanicas frias, podem parar,aqui todos sabem um pouco de meteorologia.

Não é que elas não tenham ocorrido por lá. Mas e as daqui do RS?

Link to comment
Share on other sites

Em suma amigo Tomasini é fácil:

-Soledade é como se fosse uma Passo Fundo 75 km ao sul, umas 6 ou 7 vezes menor em urbanização , com maior cobertura de mata nativa e em média 60m mais alta.

Abraços

Vou voltar ao tópico.A e Mauro beleza,mas só para ajudar no raciocínio, é a lua crescente que entra dia 31/08 ( lua boa também para o frio), pelo menos pelo tenho observado em agosto.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 18Z do GFS foi sensacional!

Apesar do potencial em milibares não ser dos mais altos a próxima alta pressão será extremamente continental e deve ser puxada por um ciclone extratropical que se formará em frente ao litoral sul. Os modelos estão convergindo para uma situação por demais interessante e inclusive já apontam neve na próxima terça-feira. Seguiremos acompanhando!

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 18Z do GFS foi sensacional!

Apesar do potencial em milibares não ser dos mais altos a próxima alta pressão será extremamente continental e deve ser puxada por um ciclone extratropical que se formará em frente ao litoral sul. Os modelos estão convergindo para uma situação por demais interessante e inclusive já apontam neve na próxima terça-feira. Seguiremos acompanhando!

 

Isso mesmo Caio! Interessante notar que o comportamento dos modelos, pela 3.a vez, aponta mesmo um verdadeiro repeteco. O INPE aponta que entra o frio, mas o GFS não acredita. Isso acontece até entrar no campo dos 8/7 dias para o evento. Depois ele começa a apontar.

 

Não me assustaria se saísse entre amanhã e quinta-feira uma mega saída apontando -10C em 850 em POA. Depois ele vai migrando para uma tendência de frio um pouco menor, mas ainda forte. É bom perceber que todas estas 3 últimas entradas de ar frio são bastantes fortes. Não tem frio moderado, é uma nova pancada de ar frio sobre o RS e SC, pelo menos.

 

A maior diferença desta nova onda polar continental é mesmo o ciclone colocado na costa gaúcha. Hoje, mantendo esta tendência do seu posicionamento, teríamos, enfim, a esperada nevasca na serra geral, no mínimo!

Link to comment
Share on other sites

Vejam a ironia das coisas. Bastou eu estranhar das temperaturas de Soledade e o Paulo de Floripa posta as mínimas oficiais de diversas cidades catarinenses muitas das quais também me surpreenderam:

 

Rio Negrinho (862m): -4,6ºC - EPAGRI

 

Caçador (960m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Videira (774m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Campos Novos (964m): -4,0ºC - EPAGRI

 

Ponte Serrada (1100): -3,4ºC - EPAGRI

 

Campos Novos (924m): -3,0ºC - EPAGRI

 

Major Vieira (765m): -2,9ºC - EPAGRI

 

Lages (937m): -2,8ºC - EPAGRI

 

São Joaquim (1376m): -2,5ºC - EPAGRI

 

Concódia (585m): -2,1ºC - EPAGRI

 

Campo Belo do Sul (978m) : -1,9ºC - EPAGRI

 

Então se isso ocorreu por lá, por que não as mínimas em Soledade?

O que não dá para engolir é que com esta baita frio a norte e sul, Passo Fundo fique com mínimas vergonhosas. Estaria eu morando em um bolsão quente em pleno RS? :(

Sds.

Tomasini, tá tudo bem amigo, agora raciocine comigo:

-Por que eles não admitem mínimas de -5,8 em Soledade?ou vamos descontar que o term dê uma margem de erro de 1,5º, que seja -4º então, é semi-baixada o Almeida,gente!!!!

-E por que então, devemos aceitar mínimas de -4º em Videira, Rio Negrinho e ássim por diante?É claro que os catarinas vão puxar a brasa pro assado...

- Uma correção, Passo Fundo é mais baixa que Soledade, enquanto PF tem 675m no Centro, Soledade tem 725m ( chegando a 744m por GPS na zona norte da cidade), e se eu colocar Raia da Pedra então 821m confirmada por GPS e Fontoura Xavier então 780m também confirmada por GPS...

- Soledade tem mais latitude que PF, queira ou não 70km ao sul faz diferença, basta eu te comparar as geladas cidades de Gramado Xavier (650m), Sinimbú, Lagoão, todas mais baixas que Soledade no entanto bem mais ao sul cerca de 80 a 100km ao sul de Soledade.

- Outro detalhe importante eu conheço bem Passo Fundo e sei do frio que faz aí, até por vezes com sensação térmica mais fria que Soledade.E pode acreditar Tomasini, as mínimas de Passo Fundo estão mascaradas por Institutos oficiais.Pode ter certeza que as mínimas de baixadas a barlavento ali na entrada sudoeste de Passo Fundo são de 3 a 5º mais baixas do que as tuas temperaturas e mesmo do Inmet.

Falei.

E eu tenho que engolir Videira Rio Negrinho e outras nanicas frias, podem parar,aqui todos sabem um pouco de meteorologia.

Não é que elas não tenham ocorrido por lá. Mas e as daqui do RS?

 

PAULO NÃO DIGAS BESTEIRA.

 

VIDEIRA FICA NUMA VALE EXTREMAMENTE PRONUNCIADO, ESTÁ ENTRE 700/800 m E A PARTE ALTA DO VALE ESTÁ A MAIS DE 1200 m, É UM GIGANTESCO DRENO DE AR FRIO.

 

O PLANALTO NORTE DE SC É UMA GIGANTESCA BAIXADA EM MÉDIA A 750/1000 m RODEADA POR SERRAS ENTRE 1200/1500 m.

 

POR ÚLTIMO, SÃO ESTAÇÕES OFICIAIS. PARA COMPLEMENTAR, CAÇADOR FICA NUMA BAIXADA, 800/950, RODEADO POR MONTNHAS DE 1100 A 1400 m.

 

QTO A DIFERENÇA ENTRE SOLEDADE E P.FUNDO, É PERFEITAMENTE POSSÍVEL DE ACONTECER.

Link to comment
Share on other sites

Essa mínima de -4.6C de Rio Negrinho deve estar errada. A cidade está mais baixa que Curitiba (~800m) e praticamente na mesma latitude e, apesar de ser um vale, não chega ser uma grande baixada. Não acredito que a mínima lá pode ter sido menor que Caçador (um vale a 1000m) ou Matos Costa (a 1200m).

Mesma coisa esses 3C de São Francisco, de quando em vez as mínimas por lá aparecem por demais baixa. Comparem com Joinville, do lado, com 7C.

 

Tinha que dar uma conferida nessas estações da EPAGRI.

Link to comment
Share on other sites

Quanto Soledade, eu não duvido que a mínima tenha sido assim baixa. Primeiro porque não tenho porque duvidar das medições do Paulo (boto minha mão no fogo que ele não coloca um ou dois graus a menos), depois porque a cidade tem umas baixadas deveras interessantes, a uma altitude considerável àquela latitude e continentalidade.

Se ninguém questionou os -4.6 de Rio Negrinho 800m na fronteira com o PR, por que tanto questiona-se -5 em alguma baixada a 700m no centro do RS?

Link to comment
Share on other sites

Quanto Soledade, eu não duvido que a mínima tenha sido assim baixa. Primeiro porque não tenho porque duvidar das medições do Paulo (boto minha mão no fogo que ele não coloca um ou dois graus a menos), depois porque a cidade tem umas baixadas deveras interessantes, a uma altitude considerável àquela latitude e continentalidade.

Se ninguém questionou os -4.6 de Rio Negrinho 800m na fronteira com o PR, por que tanto questiona-se -5 em alguma baixada a 700m no centro do RS?

 

Bom, ja comentei ha algumas semanas atras, da brutal diferença de temperatura entre Curitiba e Campo Alegre, em situaçoes de ceu claro e calmaria. naquele dia, em julho desteano, o Inmet teve cerca de 9,0 graus, o Alex cerca de 10 graus, e Campo Alegre (num local de baixada) teve 5,7. E Rio Negrinho fica a apenas 50 km. Entao, acho perfeitamente criveis os -4,6 de Rio Negrinho.

Aqui no Portao... singelos 3,1 de minima. Geada fraca em topo, e moderada em baixada. Moderada tendendo pra... moderada, o que nao me animou a usar as 6 poses ainda virgens na maquina fotografica. Mas é gratifcante, pelo segundo dia consecutivo, sair com uma blusa grossa de lã sob o moletom, e uma unica calça grossa de moletom. Claro, o gorro preto pra eu ficar com cara de mano. :)

Interessante a minima interna de terça, na parte de madeira da casa: 9,7.

À base de muitos dias frios, a media deste agosto foi rebaixada pra 16,9.

Link to comment
Share on other sites

Quanto Soledade, eu não duvido que a mínima tenha sido assim baixa. Primeiro porque não tenho porque duvidar das medições do Paulo (boto minha mão no fogo que ele não coloca um ou dois graus a menos), depois porque a cidade tem umas baixadas deveras interessantes, a uma altitude considerável àquela latitude e continentalidade.

Se ninguém questionou os -4.6 de Rio Negrinho 800m na fronteira com o PR, por que tanto questiona-se -5 em alguma baixada a 700m no centro do RS?

 

IATAIÓPOLIS A 40 KM DE R.N. DEU -2,5ºC. PORTO AMAZONAS DEU -3,0ºC. MATOS COSTA A ESTAÇÃO FICA NO TOPO.

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 23/08/06. 07h:12

 

SECO; 1,9ºC. -1,8ºC NO BANDEIRA COM MÍNIMA DE -3,3ºC.. A DISTÂNCIA ENTRE OS DOIS PONTOS É INFERIOR A 500 m EM LINHA RETA, A CLIMATERRA É ENCOSTA E O BANDEIRA UMA GRANDE BAIXADA.

 

U.R.; 53%

 

PRESSÃO; 1017 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); - E 0

 

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Quanto Soledade, eu não duvido que a mínima tenha sido assim baixa. Primeiro porque não tenho porque duvidar das medições do Paulo (boto minha mão no fogo que ele não coloca um ou dois graus a menos), depois porque a cidade tem umas baixadas deveras interessantes, a uma altitude considerável àquela latitude e continentalidade.

Se ninguém questionou os -4.6 de Rio Negrinho 800m na fronteira com o PR, por que tanto questiona-se -5 em alguma baixada a 700m no centro do RS?

Valeu Rodrigão, obrigado.Vc mesmo viu e fotografou a baixada do Almeida lá no Seu Pinheiro meu pai. :D

O Ronaldo começou a mostrar desconhecimento da minha região desde quando disse que aqui o verão começava em dezembro, quando foi corrigido pela Met Sul.

E outra coisa, não é só em SC que faz frio, está na hora de desmistificar esta tese. Enquanto ests cidades de SC tem estação em baixadas, as cidades do RS como Passo Fundo, Cruz Alta, Caxias,Bom Jesus, Cambará garanto que estão todas em topo, aí é covardia Ronaldo.Sempre desconfiei destas mínimas absurdas em SC em cidades com altitude média de 700 a 800m.

Eu não tenho que provar nada pra ninguém. A meteorologia que constate o que eu estou afirmando.

Link to comment
Share on other sites

GFS 0Z já dá neve para São Joaquim e região na terça que vem!! Mais uma vez o sul do Brasil poderá ficar todo abaixo de 0oC em 850 hpa e Santiago do Chile terá 14oC em 850 hpa no mesmo período. Dá-lhe INPE e Ronaldo!

 

Impressionante a secura do ar desta massa polar! SJ teve 50% de UR ao longo da madrugada!!

 

3o dia consecutivo de geada (não paraguaia) em Curitiba!

Link to comment
Share on other sites

Quanto Soledade, eu não duvido que a mínima tenha sido assim baixa. Primeiro porque não tenho porque duvidar das medições do Paulo (boto minha mão no fogo que ele não coloca um ou dois graus a menos), depois porque a cidade tem umas baixadas deveras interessantes, a uma altitude considerável àquela latitude e continentalidade.

Se ninguém questionou os -4.6 de Rio Negrinho 800m na fronteira com o PR, por que tanto questiona-se -5 em alguma baixada a 700m no centro do RS?

Valeu Rodrigão, obrigado.Vc mesmo viu e fotografou a baixada do Almeida lá no Seu Pinheiro meu pai. :D

O Ronaldo começou a mostrar desconhecimento da minha região desde quando disse que aqui o verão começava em dezembro, quando foi corrigido pela Met Sul.

E outra coisa, não é só em SC que faz frio, está na hora de desmistificar esta tese. Enquanto ests cidades de SC tem estação em baixadas, as cidades do RS como Passo Fundo, Cruz Alta, Caxias,Bom Jesus, Cambará garanto que estão todas em topo, aí é covardia Ronaldo.Sempre desconfiei destas mínimas absurdas em SC em cidades com altitude média de 700 a 800m.

Eu não tenho que provar nada pra ninguém. A meteorologia que constate o que eu estou afirmando.

 

CLARO QUE PODE TER DADO E DEVE TER DADO ESTA TEMPERATURA EM SOLEDADE. HOJE DEU 4,5ºC NO INMET E -3,3ºC NO BANDEIRA E APENAS A 1,5 Km DE DISTÂNCIA!

 

QUANTO AO RESTO NÃO DISCUTO COM OS DOIS, TEM QUE SER POR FONE, ESTOU COM MUITA PREGUIÇA DE FICAR TECLANDO. JÁ DISSE AS DE RN E MAJOR VIEIRA ESTÃO DENTRO DO ESPERADO. HOJE DEU -4ºC EM PORTO AMAZONAS E -1,0 EM ITAIÓPOLIS. SÃO CIDADES QUE ESTÃO DE 800 m PARA MAIS EM UM LOCAL QUE ACUMULA MUITO FRIO NESTE TIPO DE SITUAÇÃO. PAULO O DIA QUE VIERES A S.JOAQUIM NUM EVENTO DE FRIO COMO SEGUNDA-FEIRA, SABERÁS O QUE É FRIO....

Link to comment
Share on other sites

Castro - PR registrou hoje sua manhã + fria do ano -00,4ºC, Sorocaba - SP tambem 04,0ºC, São Miguel do Arcanjo com 02,3ºC.

 

Já a capital paulista ficou com 02,0ºC ontem em Parelheiros , hoje deu 02,6ºC.

 

Caramba, que diferença de Congonhas que não desceu dos 10°C hoje! Esse Parelheiros realmente assusta... :shock:

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo não questiono os teus conhecimentos em nível de SC, porém:

-Vc conhece a baixada legítima do Rincão dos Silvanos?Acho que não.

- Esta baixada é muito parecida com algumas que encontrei em viagens na região de Caçador, União da Vitória etc...

- Considere a nossa latitude e atuação das massas de ar frio...

E tem mais , não leve a mal, mas não vou mais discutir este assunto com vc.

Para tirarmos todas as dúvidas, só com instalação de estação oficial ou padrão aqui na região.

Nas previsões de tempo vc vai muito bem.Mas quanto ao conhecimento da região do Alto da Serra do Botucaraí, vc deveria aprender mais.

Voltando ao tópico, parece que os invernos tem sido tardios mesmo nos últimos anos hein.

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao tópico, parece que os invernos tem sido tardios mesmo nos últimos anos hein.

 

 

Pois é Paulo, se não me engano de 99 pra cá, todos os anos em setembro houve neve na região de São Joaquim, com exceção de 2004!!!

 

Aqui no Paraná tivemos frio forte em setembro de 99, 2000, 2001, 2002, 2003, e 2005 no oeste do estado!!!Em 2002 e 2003 foi o mais forte do ano!!!

 

parece que esse ano teremos algo de novo...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Quanto Soledade, eu não duvido que a mínima tenha sido assim baixa. Primeiro porque não tenho porque duvidar das medições do Paulo (boto minha mão no fogo que ele não coloca um ou dois graus a menos), depois porque a cidade tem umas baixadas deveras interessantes, a uma altitude considerável àquela latitude e continentalidade.

Se ninguém questionou os -4.6 de Rio Negrinho 800m na fronteira com o PR, por que tanto questiona-se -5 em alguma baixada a 700m no centro do RS?

Valeu Rodrigão, obrigado.Vc mesmo viu e fotografou a baixada do Almeida lá no Seu Pinheiro meu pai. :D

O Ronaldo começou a mostrar desconhecimento da minha região desde quando disse que aqui o verão começava em dezembro, quando foi corrigido pela Met Sul.

E outra coisa, não é só em SC que faz frio, está na hora de desmistificar esta tese. Enquanto ests cidades de SC tem estação em baixadas, as cidades do RS como Passo Fundo, Cruz Alta, Caxias,Bom Jesus, Cambará garanto que estão todas em topo, aí é covardia Ronaldo.Sempre desconfiei destas mínimas absurdas em SC em cidades com altitude média de 700 a 800m.

Eu não tenho que provar nada pra ninguém. A meteorologia que constate o que eu estou afirmando.

 

CLARO QUE PODE TER DADO E DEVE TER DADO ESTA TEMPERATURA EM SOLEDADE. HOJE DEU 4,5ºC NO INMET E -3,3ºC NO BANDEIRA E APENAS A 1,5 Km DE DISTÂNCIA!

 

QUANTO AO RESTO NÃO DISCUTO COM OS DOIS, TEM QUE SER POR FONE, ESTOU COM MUITA PREGUIÇA DE FICAR TECLANDO. JÁ DISSE AS DE RN E MAJOR VIEIRA ESTÃO DENTRO DO ESPERADO. HOJE DEU -4ºC EM PORTO AMAZONAS E -1,0 EM ITAIÓPOLIS. SÃO CIDADES QUE ESTÃO DE 800 m PARA MAIS EM UM LOCAL QUE ACUMULA MUITO FRIO NESTE TIPO DE SITUAÇÃO. PAULO O DIA QUE VIERES A S.JOAQUIM NUM EVENTO DE FRIO COMO SEGUNDA-FEIRA, SABERÁS O QUE É FRIO....

 

Não vou defender nunca que Soledade é mais fria que SJ, sem chance. Apenas não duvido das mínimas que o Paulo posta aqui.

 

Quanto a Rio Negrinho, continuo duvidando estes -4.6. A cidade não tem nada em especial pra ter uma temperatura tão baixa... conheço bem Rio Negrinho, meu pai é de lá, toda a família dele mora lá. Além do que fica do lado de São Bento, pra onde vou quase toda semana.

Rio Negrinho é notavelmente menos fria que São Bento, pois São Bento (centro) é um buraco.

Bah, não foram poucas as vezes que minha "oma" (avó materna) perdeu todo o quintal em São Bento na geada enquanto que minha avó paterna em Rio Negrinho nada!! Infelizmente minha avó não estava em Rio Negrinho este começo de semana para eu confirmar com ela o efeito dessa geada.

Se fez -4.6 em Rio Negrinho, em São Bento fez menos que no Cruzeiro então!! E mais, comparem com Curitiba e RM! Bah, estamos quase na mesma latitude e em altitude maior e deu, na melhor das hipóteses, 3C de diferença (o registro do Bettega -0.9C em uma baixada retirada do centro).

Outra, União da Vitória, fez -1.7 e lá sim é um vale enorme, que Rio Negrinho não chega nem perto!

Até mesmo Itaiópolis, Ronaldo... lá é muito mais frio e muito mais baixada que Rio Negrinho e fez -2.5C.

 

Tu sabe onde fica essa estação de Rio Negrinho, Ronaldo?

Vou para São Bento final de semana e se for o caso dou um pulo em Rio Negrinho para conferir...só se ela ficar num buraco longe da cidade, mas ela nunca teve algum registro excepcional que me lembre... eu acredito que ela deve estar desregulada.

Link to comment
Share on other sites

Quanto Soledade, eu não duvido que a mínima tenha sido assim baixa. Primeiro porque não tenho porque duvidar das medições do Paulo (boto minha mão no fogo que ele não coloca um ou dois graus a menos), depois porque a cidade tem umas baixadas deveras interessantes, a uma altitude considerável àquela latitude e continentalidade.

Se ninguém questionou os -4.6 de Rio Negrinho 800m na fronteira com o PR, por que tanto questiona-se -5 em alguma baixada a 700m no centro do RS?

Valeu Rodrigão, obrigado.Vc mesmo viu e fotografou a baixada do Almeida lá no Seu Pinheiro meu pai. :D

O Ronaldo começou a mostrar desconhecimento da minha região desde quando disse que aqui o verão começava em dezembro, quando foi corrigido pela Met Sul.

E outra coisa, não é só em SC que faz frio, está na hora de desmistificar esta tese. Enquanto ests cidades de SC tem estação em baixadas, as cidades do RS como Passo Fundo, Cruz Alta, Caxias,Bom Jesus, Cambará garanto que estão todas em topo, aí é covardia Ronaldo.Sempre desconfiei destas mínimas absurdas em SC em cidades com altitude média de 700 a 800m.

Eu não tenho que provar nada pra ninguém. A meteorologia que constate o que eu estou afirmando.

 

CLARO QUE PODE TER DADO E DEVE TER DADO ESTA TEMPERATURA EM SOLEDADE. HOJE DEU 4,5ºC NO INMET E -3,3ºC NO BANDEIRA E APENAS A 1,5 Km DE DISTÂNCIA!

 

QUANTO AO RESTO NÃO DISCUTO COM OS DOIS, TEM QUE SER POR FONE, ESTOU COM MUITA PREGUIÇA DE FICAR TECLANDO. JÁ DISSE AS DE RN E MAJOR VIEIRA ESTÃO DENTRO DO ESPERADO. HOJE DEU -4ºC EM PORTO AMAZONAS E -1,0 EM ITAIÓPOLIS. SÃO CIDADES QUE ESTÃO DE 800 m PARA MAIS EM UM LOCAL QUE ACUMULA MUITO FRIO NESTE TIPO DE SITUAÇÃO. PAULO O DIA QUE VIERES A S.JOAQUIM NUM EVENTO DE FRIO COMO SEGUNDA-FEIRA, SABERÁS O QUE É FRIO....

 

Não vou defender nunca que Soledade é mais fria que SJ, sem chance. Apenas não duvido das mínimas que o Paulo posta aqui.

 

Quanto a Rio Negrinho, continuo duvidando estes -4.6. A cidade não tem nada em especial pra ter uma temperatura tão baixa... conheço bem Rio Negrinho, meu pai é de lá, toda a família dele mora lá. Além do que fica do lado de São Bento, pra onde vou quase toda semana.

Rio Negrinho é notavelmente menos fria que São Bento, pois São Bento (centro) é um buraco.

Bah, não foram poucas as vezes que minha "oma" (avó materna) perdeu todo o quintal em São Bento na geada enquanto que minha avó paterna em Rio Negrinho nada!! Infelizmente minha avó não estava em Rio Negrinho este começo de semana para eu confirmar com ela o efeito dessa geada.

Se fez -4.6 em Rio Negrinho, em São Bento fez menos que no Cruzeiro então!! E mais, comparem com Curitiba e RM! Bah, estamos quase na mesma latitude e em altitude maior e deu, na melhor das hipóteses, 3C de diferença (o registro do Bettega -0.9C em uma baixada retirada do centro).

Outra, União da Vitória, fez -1.7 e lá sim é um vale enorme, que Rio Negrinho não chega nem perto!

Até mesmo Itaiópolis, Ronaldo... lá é muito mais frio e muito mais baixada que Rio Negrinho e fez -2.5C.

 

Tu sabe onde fica essa estação de Rio Negrinho, Ronaldo?

Vou para São Bento final de semana e se for o caso dou um pulo em Rio Negrinho para conferir...só se ela ficar num buraco longe da cidade, mas ela nunca teve algum registro excepcional que me lembre... eu acredito que ela deve estar desregulada.

 

A propósito Rodrigo, os -0,9 graus foi atingido numa semi-baixada a menos de 5km do centro de Curitba. Fico imaginando então as mega-baixadas lá da Lamenha Pequena - por lá chuto que tenha dado pelo menos -3,0 graus!!

O que não se pode esquecer, é que Curitiba vai muito, mas muito além do CIC.

Se na Lamenha Pequena que é aqui do "lado" já faz um puta frio, imagina na Lapa, Quatro Barras, Almirante Tamandaré e Mandirituba.

Mandirituba consegue ser quase 200m mais baixa que o centro de Curitiba - lá deve ter literalmente congelado!! bem abaixo de zero!!

 

 

Hoje tivemos o terceiro dia consecutivo de geadas amplas e a segunda negativa!! Minha mínima ficou novamente em 1,0 grau (topo - Boqueirão) e no CIC -0,6 graus (semi-baixada) com geadas bem amplas, mas com intensidade ligeiramente menor que ontem.

Link to comment
Share on other sites

Ar extremamente seco no Sudeste e no Centro-Oeste!! Agora (14 h) a u.r. era:

 

em Bauru (SP): 11%!! :shock:

 

em São Simão (GO): 9%!!! :shock: :shock: :shock:

 

Ontem, Ribeirão Preto bateu excepcionais 5%!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

 

Já aqui em casa, o tempo está bem seco. 22,1° com 38%. Minha mínima foi de 7,6°. Vento O, por vezes moderado, e céu limpíssimo com névoa seca... e uma boa amplitude térmica!

Link to comment
Share on other sites

Mínima ontem em Urupema: -6oC.

 

Fonte: Epagri-Ciran/Jornal Diário Catarinense

 

SIM, FOI ONTEM.

 

Não discordei de ti, apenas coloquei a notícia. Quem sempre discorda de ti é o próprio Ciran, né Ronaldo?

 

NÃO LÍ, VÊ SE PODE, A PALAVRA ONTEM.... É MIOPIA ...

 

ESCUSAS :oops: :oops: :oops:

Link to comment
Share on other sites

Castro - PR registrou hoje sua manhã + fria do ano -00,4ºC, Sorocaba - SP tambem 04,0ºC, São Miguel do Arcanjo com 02,3ºC.

 

Já a capital paulista ficou com 02,0ºC ontem em Parelheiros , hoje deu 02,6ºC.

 

Caramba, que diferença de Congonhas que não desceu dos 10°C hoje! Esse Parelheiros realmente assusta... :shock:

 

É nossa *Cruzeiro Paulistana*... :lol: :lol:

 

Registrei a mais baixa temperatura desde set/2002 aqui em casa, Granja Viana, Cotia, Zona Oeste Grande SP, 25 KM da Pça da Sé:

 

4,6ºC, com geada fraca.

Link to comment
Share on other sites

Ar extremamente seco no Sudeste e no Centro-Oeste!! Agora (14 h) a u.r. era:

 

em Bauru (SP): 11%!! :shock:

 

em São Simão (GO): 9%!!! :shock: :shock: :shock:

 

Ontem, Ribeirão Preto bateu excepcionais 5%!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

 

Já aqui em casa, o tempo está bem seco. 22,1° com 38%. Minha mínima foi de 7,6°. Vento O, por vezes moderado, e céu limpíssimo com névoa seca... e uma boa amplitude térmica!

 

Nem Floripa ficou de fora..

Aeroportos 15 horas - umidade relativa

São Jose do Rio Preto - SP: 7%

Araraguara - SP: 9%

Foz do Iguaçu: 11%

Campo Grande - MS: 11%

Curitiba (Bacacheri): 17%

Maringá: 17%

Florianópolis: 18% (na UFSC 19% /EPAGRI 28%)

Joinville: 28%

 

Na minha estação aqui em Floripa o minimo foi 31%

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.