Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O frio entra atrasado, será mais prolongado e continua com a mesma intensidade. Projeção de mínimas em torno de 2/3 C nesta segunda e terça em Passo Fundo. O aquecimento será pequeno, lento e gradual a partir de quarta-feira. As máximas só ultrapassarão os 20C lá por quinta ou sexta-feira.

Agora sim, aquele veranico de maio foi pro espaço de vez. Até o final do mês deve manter este padrão e fechar como um maio histórico. Provavelmente vamos entrar em junho desta mesma forma.

Em tempo, a forte MP do início de junho sumiu completamente.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre agora faz 14,8ºC com sol. Faz 13,6ºC na RBSTV. O ar frio não é um cavalo até agora, mas já se faz se sentir forte tendo em vista que agora são 13hs e o céu limpou. deve cair forte essa noite. Projeto uns 7ºC de mínima aqui para área urbana de Porto Alegre de mínima amanhã, não passando dos 15/16ºC de tarde. Excelente para Maio.

Link to comment
Share on other sites

Uruguai registra - 3,8 graus e gaúchos devem se preparar para uma noite gelada

 

A massa de ar seco e frio de origem polar segue ingressando no Rio Grande do Sul e provocou temperaturas ainda mais baixas no estado gaúcho no amanhecer deste domingo. A menor temperatura hoje no Rio Grande do Sul ocorreu em Bagé, onde o Instituto Nacional de Meteorologia observou 2,4 graus e formação de geada. Os termômetros ainda indicaram 2,9 graus em Santa Vitória do Palmar, 3,9 em Livramento e 4,3 em Rio Grande. Em Uruguaiana, a mínima apurada pelo INMET foi de 4,8 graus, entretanto no Aeroporto Rubem Berta fez menos: 3 graus às sete da manhã.

 

Uruguai teve 3,8 graus negativos

 

Em Montevidéu, a mínima em Carrasco foi de 2 graus enquanto na estação da Direccion Nacional de Meteorología no Bairro do Prado fez 1,6. Já no Bairro de Punta Carretas, mais próximo do mar, a empresa Nimbus Weather - parceira da MetSul Meteorologia no Uruguai - registrou 3,8 graus. No interior uruguaio, a menor temperatura ocorreu em Mercedes, cidade que está a apenas 22 metros de altitude e que registrou impressionantes 3,8 graus abaixo de zero. Pando teve uma mínima de 0,6 grau.

 

Fez 6,1 graus negativos na Província de Buenos Aires

 

Na Argentina, a mínima na Província de Buenos Aires foi de 6,1 graus negativos na cidade de Azul. No Aeroporto Internacional de Ezeiza da capital argentina, os termômetros marcaram 0,0. No Observatorio Central da cidade de de Buenos Aires fez 2,6. Por toda a província de Buenos Aires, diversas cidades voltaram a registrar marcas negativas. Dolores teve 3,2 graus negativos. Junin observou 3,6 graus abaixo de zero. Olavarría amanheceu com 2,8 graus negativos. Em Pejuahó fez meio grau abaixo de zero. Em Bahia Blanca, os termômetros indicaram 1,4 grau abaixo de zero e uma sensação térmica de 6,8 graus negativos por efeito do vento. E Mar del Plata teve a impressionante marca de 3,6 graus negativos.

 

Temperaturas podem chegar a 0 na fronteira e a 3 graus na Grande Porto Alegre

 

O frio muito intenso é resultado de uma potente massa de ar polar para esta época do ano que cobre grande parte do centro e do sul da América do Sul. No Rio Grande do Sul, as temperaturas estão em declínio desde sexta-feira. No sábado, a temperatura já tinha alcançado 5 graus na fronteira com o Uuruguai. Com o avanço do ar mais seco sobre o estado gaúcho, as mínimas devem ser ainda menores na madrugada e no amanhecer desta segunda-feira.

 

Conforme o prongóstico da MetSul Meteorologia, os termômetros podem indicar entre 0 e 2 graus na fronteira com o Uruguai, não se descartando marcas até mesmo negativas em alguns pontos da região da Campanha. Na maioria das localidades do interior gaúcho (Missões, Fronteira Oeste, Noroeste, Centro), as mínimas vão ficar entre 2 e 4 graus com alguns pontos registrando até 1 grau. Pontos mais elevados podem chegar a ter zero grau de mínima. Na Grande Porto Alegre, os termômetros podem indicar entre 3 e 5 graus, não se descartando até mesmo 2 graus em algumas áreas verdes fora da zona urbana como é o caso do distrito de Lomba Grande em Novo Hamburgo, onde a MetSul conta com os dados de uma estação meteorológica de apoio. Na área urbana da capital gaúcha a temperatura mínima deve variar entre 6 e 9 graus de acordo com os microclimas, mas no geral as mínimas nos bairros centrais de Porto Alegre devem ficar entre 8 e 9 graus. No Planalto Médio, cidades como Passo Fundo e Carazinho podem registrar de 1 a 3 graus, No Alto da Serra do Botucaraí (região de Soledade, Arvorezinha e Fontoura Xavier), os termômetros devem indicar marcas semelhantes às previstas para o Planalto Médio. Já na região da Serra do Nordeste, os dados sinalizam a possibilidade de temperatura mínima entre 1 e 3 graus na zona de Caxias do Sul, Gramado e Canela. Nos Aparados da Serra pode fazer zero grau e no Planalto Sul Catarinense os termômetros devem indicar mínimas até negativas na região de São Joaquim em Santa Catarina. Com o frio muito intenso, a MetSul Meteorologia alerta para geada ampla no interior gaúcho e em parte de Santa Catarina na próxima madrugada, sendo que em alguns pontos o fenômeno pode ter intensidade moderada a forte.

 

Muito frio também na terça e na quarta

 

Os modelos que ontem indicavam um acentuado ingresso de umidade pelo nordeste gaúcho reverteram em parte esta tendência e agora sinalizam ar mais seco sobre o Rio Grande do Sul tanto na terça como na quarta-feira. As madrugadas deste dias devem ser igualmente muito frias no estado com temperaturas ainda menores em áreas de baixada e vales do que as previstas para esta segunda-feira. Na Grande Porto Alegre, por exemplo, a MetSul Meteorologia projeta que as temperaturas mínimas devem ficar abaixo ou ao redor de 5 graus nesta segunda-feira, na terça e possivelmente ainda na quarta-feira. Mesmo com o sol, as máximas à tarde devem variar entre 15 e 17 graus na Grande Porto Alegre e na maior parte do interior. A MetSul Meteorologia adverte que voltará a ocorrer formação de geada nas madrugadas de terça e quarta-feira. Apenas na tarde de quarta-feira a tendência é que a temperatura se aproxime ou mesmo atinja 20 graus.

 

Publicado às 13:25 de 21/05/2006

Link to comment
Share on other sites

Se as previsões do Accuweather fossem corretas eu começava a construir uma casinha em nosso terreno no Cruzeiro ainda este ano, he he he!!

 

Vejam os próximos dias!!!

 

 

Sunday, May 21

 

 

Cloudy, winds gusting to 40 mph and cold High: 7° C RealFeel®: 5° C

 

Sunday Night: Mostly cloudy and quite cold Low: 1° C RealFeel: -5° C

Monday, May 22

 

 

Very cold with rain and snow with little accumulation, becoming all rain; breezy in the afternoon High: 5° C RealFeel: -5° C

 

Monday Night: Very cold with a coating to an inch of snow, rain mixed in early Low: -1° C RealFeel: -7° C

Tuesday, May 23

 

 

Mostly cloudy and chilly High: 7° C RealFeel: -2° C

 

Tuesday Night: Partly cloudy and chilly Low: 1° C RealFeel: -3° C

Wednesday, May 24

 

 

Chilly with intervals of clouds and sunshine High: 7° C RealFeel: 2° C

 

Wednesday Night: Partly cloudy and chilly Low: 2° C RealFeel: 1° C

Thursday, May 25

 

 

Intervals of clouds and sunshine High: 8° C RealFeel: 7° C

 

Thursday Night: Partly cloudy Low: 3° C RealFeel: 2° C

Link to comment
Share on other sites

Agora céu com muitas nuvens 60% e limpando, temperatura 9,9 máxima 10,1 e ontem máxima de 10,9 durante o dia.

http://tta.anselmi.com.br/weather/atual.htm

 

Se prepara que vai cair bem aí, Anselmi. Aqui em Porto Alegre já estamos quase sem nuvens. A face sul/sudoeste está limpíssima, já pro norte, aí para o lado da serra, ainda há mitas nuvens, mas deve limpar bem.

 

Aqui em casa tenho 15,4ºC agora.

Link to comment
Share on other sites

Amigos:

 

O dia hoje em Gramado foi interessante, pois a mínima onde estou (+/- 840 mt de altitude foi 5,7º , às 10:30, e não cedo de manhã. A máxima não ultrapassou a casa dos 9,5º .

Agora está 7,8º , e o tempo está limpando.

 

Vamos aguardar para ver o que acontecerá amanhã pela manhã, presumivelmente com céu limpo.

 

Mauro.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, o dia foi nublado, ameno e com alguns chuvisqueiros bem fracos. A tendência de fechar o mês com uma média bem abaixo continua, visto que os modelos indicam a permanência de temperaturas máximas amenas para essa semana, com as mínimas até caindo bem no meio da semana.

Link to comment
Share on other sites

18Z ainda não completa saindo do forno:

 

- Esta alta permanece até amanhã com 1028mb no interior da Argentina.

 

- Na terça ela começa a se deslocar lentamente para o oceano e acaba ganhando ainda mais força já com 1032mb.

 

- Entre quarta e quinta-feira finalmente ela atinge o seu potencial máximo com 1036mb :shock: em seu centro posicionado sobre o extremo-sul do oceano atlântico, em frente a costa da Patagônia.

 

- A partir de sexta o anticilone começa a perder força e aquecer lentamente, alimentando a alta do atlântico, esta reponsável pelos bloqueios.

 

- Já no final de semana próximo e início da outra a tropicalização desta alta fica mais evidente com o fortalecimento do forte frio noturno na mantiqueira, dando início ao aquecimento pré-frontal no sul ao aguardo da próxima invasão de frio.

 

- O pré-frontal se intensifica entre a terça e a quarta-feira antecedendo a tão aguardada mas ainda nada definida massa polar do início de junho.

 

- Em suma, uma semana muito fria no sul do Brasil com tempo se estabilizando lentamente de SC para cima. Tempo seco e início de aquecimento no próximo final de semana antecedendo a invasão polar do início de junho, pelas últimas rodadas programada para 01/06 quinta-feira.

Link to comment
Share on other sites

O final da tarde e o começo da noite deste domingo estão sendo os mais frios até agora neste ano no Rio Grande do Sul. O entardecer em Porto Alegre teve sol e nuvens, mas a nebulosidade está em diminuição, o que vai favorecer o acentuado declínio da temperatura nas próximas horas na região da capital. Agora às oito da noite, a temperatura já era de 8 graus tanto na Base Aérea de Canoas como na Base Aérea de Santa Maria. Em Porto Alegre os termômetros indicam 11 graus no Aeroporto Salgado Filho. Na sede da MetSul Meteorologia, em São Leopoldo, a temperatura é de 11,9. Na região de Caxias do Sul faz 5 graus. Já em São Joaquim (Santa Catarina), a temperatura é de 6,5 graus.

 

No amanhecer desta segunda-feira, os termômetros podem indicar entre 0 e 2 graus na fronteira com o Uruguai, não se descartando marcas até mesmo negativas em alguns pontos da região da Campanha. Na maioria das localidades do interior gaúcho (Missões, Fronteira Oeste, Noroeste, Centro), as mínimas vão ficar entre 2 e 4 graus com alguns pontos registrando até 1 grau. Pontos mais elevados podem chegar a ter zero grau de mínima. Na Grande Porto Alegre, os termômetros podem indicar entre 3 e 5 graus, não se descartando até mesmo 2 graus em algumas áreas verdes fora da zona urbana como é o caso do distrito de Lomba Grande em Novo Hamburgo, onde a MetSul conta com os dados de uma estação meteorológica de apoio. Na área urbana da capital gaúcha a temperatura mínima deve variar entre 6 e 9 graus de acordo com os microclimas, mas no geral as mínimas nos bairros centrais de Porto Alegre devem ficar entre 8 e 9 graus. No Planalto Médio, cidades como Passo Fundo e Carazinho podem registrar de 1 a 3 graus, No Alto da Serra do Botucaraí (região de Soledade, Arvorezinha e Fontoura Xavier), os termômetros devem indicar marcas semelhantes às previstas para o Planalto Médio. Já na região da Serra do Nordeste, os dados sinalizam a possibilidade de temperatura mínima entre 1 e 3 graus na zona de Caxias do Sul, Gramado e Canela. Nos Aparados da Serra pode fazer zero grau e no Planalto Sul Catarinense os termômetros devem indicar mínimas até negativas na região de São Joaquim em Santa Catarina. Com o frio muito intenso, a MetSul Meteorologia alerta para geada ampla no interior gaúcho e em parte de Santa Catarina na próxima madrugada, sendo que em alguns pontos o fenômeno pode ter intensidade moderada a forte.

Link to comment
Share on other sites

E aqui em Curitiba chuva que nao para, e temperatura caindo pouca coisa, em comparaçao ao RS. Pelas previsoes aqui em Curitiba so deve limpar bem depois do meio da semana, quando o frio enfraquecer. E agora o vento que tava de sul virou para leste, que nao é nada bom.

Parece que teremos um começo de semana acinzentado, tenho 12.0C agora e garoa.

Link to comment
Share on other sites

Queria destacar o gélido começo de noite na província de Buenos Aires e Uruguay.

 

Às 21hs já fazia incríveis -0,5ºC em Tandil e às 23hs, 5ºC em Ezeiza.

 

No Uruguay o destaque fica com Montevideo, Florida e Mercedez. Todas apresentavam temperaturas ao redor de 3ºC e 4ºC às 21hs. Amanhã deve negativas em Mercedez e Florida mais uma vez.

 

O sul gaúcho também deve estar bombando. Penas que as automáticas do Inmet estão fora do ar. Meus pais em Livramento estão com preguiça de sair da cama para olhar o termômetro, mas suponho que deve estar uns 6ºC na cidade e uns 4/5°C na estação do INMET.

 

Acho que a campanha também deve negativar.

 

Na serra Farroupilha já tem 3,8ºC! Suponho que na minha casa em Canela deve estar uns 3°C!

 

São Joaquim está com apenas 4ºC. Acho que deve estar nublado por lá. Assim que abrir a temperatura deve negativar.

 

Porto Alegre, a cidade menos fria do Estado, está com 9ºC no aeroporto.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Saíram os dados do INMET das 00hs:

 

São Joaquim: 4,8°C (climaterra 3,8°C)

Bom Jesus: 5,4°C

Caxias do Sul: 6,2ºC (4,0°C no Anselmi) :?

Bagé: 6,4ºC

Lagoa Vermelha: 6,6ºC

Rio Grande: 6,8ºC :shock:

Santana do Livramento (328 metros): 7,3°C e tempo nublado :?

Santa Maria: 7,6ºC

Encruzilhada do Sul (420 metros): 7,6ºC

Santa Vitória do Palmar 7,6ºC

Porto Alegre: 10°C :oops:

Curitiba: 11,7°C

Link to comment
Share on other sites

fantástico! a temperatura, como o coutinho e o caio depois falaram, realmente veio a cair agora! 13 graus em pleno maio (comparando ano passado com esse, seria um dos dias mais frio do ano passado HEHE) -- e tem tudo para durar pelo menos mais um dia e meio...

 

ahh que delícia. sinto-me em casa hehe

 

 

 

abraço,

Leonardo.

Link to comment
Share on other sites

A mídia da Província me diverte, hoje na Zero Hora dizia que POA amanheceria com 6 graus :lol: Sem falar que a Central RBS de meteorologia avisava que poderia nevar nos Aparados da Serra :lol: E nas fotos das reportagens, na falta de neve ou até mesmo de geada (na maioria das vezes ela se derrete nos primeiros raios de sol), mostram pessoas encasacadas zanzando pela rua :lol: Sendo que não é preciso muito frio pro pessoal fazer isso.

Link to comment
Share on other sites

Quanto estará fazendo em Soledade ? Aposto em 4/5 graus.

Acertou, neste momento fazia 5,9º em casa e o maluquinho marcava 4º.

Foi uma noite gélida, comventos fracos de sudeste, a mínima no Missões em abrigo PVC o TFA, marcou 0º, com enorme camada de gelo sobre os carros, relva e telhados, até às 8hs ainda tinha geada até nos pontos altos da cidade.

Agora ventos moderados e a temp está em 3º na emissora.

Ontem fui narrar jogo lá em XV de Novembro, ao sul de Ibirubá, proximidades do alague do Jacuí, peguei um início de hipotermia, à noite tive febre e calafrios e dê-lhe chá quente pra melhorar. :wink: :wink:

Link to comment
Share on other sites

A mídia da Província me diverte, hoje na Zero Hora dizia que POA amanheceria com 6 graus :lol: Sem falar que a Central RBS de meteorologia avisava que poderia nevar nos Aparados da Serra :lol: E nas fotos das reportagens, na falta de neve ou até mesmo de geada (na maioria das vezes ela se derrete nos primeiros raios de sol), mostram pessoas encasacadas zanzando pela rua :lol: Sendo que não é preciso muito frio pro pessoal fazer isso.

 

A mínima no aeroporto foi de insistentes 7 graus, desde as 3 da manhã marcando isto. Quanto deu em Canoas? e no Inmet?

Link to comment
Share on other sites

Mínimas pelo RS

 

Cidades Mínima Geada

Porto Alegre 7°C não houve

Cambará do Sul - 0,3°C não houve

Bagé 2°C Moderada

Rio Grande 2,1°C não houve

Santa Vitória do Palmar 2,3°C Moderada

Bom Jesus 2,4°C Fraca

Caxias do Sul 2,6°C Moderada

Santa Maria 2,9°C Fraca

São Luiz Gonzaga 3°C Fraca

Uruguaiana 3°C não houve

Lagoa Vermelha 3,2°C Fraca

Teutonia 3,8°C não houve

Encruzilhada 3,8°C Fraca

Ibirubá 3,8°C Moderada

Livramento 4,9°C Moderada

 

Fonte: RBS

Link to comment
Share on other sites

Mínimas pelo RS

 

Cidades Mínima Geada

Porto Alegre 7°C não houve

Cambará do Sul - 0,3°C não houve

Bagé 2°C Moderada

Rio Grande 2,1°C não houve

Santa Vitória do Palmar 2,3°C Moderada

Bom Jesus 2,4°C Fraca

Caxias do Sul 2,6°C Moderada

Santa Maria 2,9°C Fraca

São Luiz Gonzaga 3°C Fraca

Uruguaiana 3°C não houve

Lagoa Vermelha 3,2°C Fraca

Teutonia 3,8°C não houve

Encruzilhada 3,8°C Fraca

Ibirubá 3,8°C Moderada

Livramento 4,9°C Moderada

 

Fonte: RBS

 

Muito estranha a mínima de Rio Grande, no Bom Dia Rio Grande marcava 8 graus.

Link to comment
Share on other sites

Rio Grande do Sul tem a primeira temperatura negativa do ano e Grande Porto Alegre registra 3,8 graus

 

A temperatura caiu abaixo de zero pela primeira vez neste ano no Rio Grande do Sul. A mínima no estado foi de 0,3 negativo em Cambará do Sul, conforme medição realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Em Bom Jesus, os termômetros indicaram 2,4. Nas estações de apoio da MetSul Meteorologia no Aparados da Serra, São José dos Ausentes registrou 2,0 graus e São Francisco de Paula 1,4. Caxias do Sul amanheceu com 2,6 graus, mas Farroupilha registrou 1,3. Em toda a região serrana houve formação de geada. No interior gaúcho, a temperatura ficou entre 2 e 5 graus na esmagadora maioria das localidades. Em Bagé fez 2,0 graus. Rio Grande teve 2,1. Em Santa Vitória do Palmar, os termômetros indicaram 2,3. No centro do estado, a Base Aérea de Santa Maria apontou uma mínima de 2 graus. Já no extremo oeste, o Aeroporto Rubem Berta indicou 3 graus. Assim como ocorreu na Serra, também no interior gaúcho houve formação generalizada de geada. Na Grande Porto Alegrem foram registradas as menores temperaturas do ano até agora e a primeira geada de 2006 na área metropolitana. A mínima nesta segunda-feira na Grande Porto Alegre foi de 3,8 graus na estação de apoio da MetSul Meteorologia situada na parte baixa de Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo. Já na área mais elevada de Lomba Grande os termômetros indicaram 5,6 graus. Em Campo Bom, onde a mínima foi de 4,6, houve formação de geada. Na sede da MetSul Meteorologia em São Leopoldo, a temperatura mínima ocorreu perto das oito da manhã com 6,6 graus. Em Porto Alegre, a temperatura no começo da manhã oscilava entre 7 e 9 graus, dependendo do microclima da cidade.

 

O frio muito intenso é resultado de uma potente massa de ar polar para esta época do ano que cobre grande parte do centro e do sul da América do Sul. Conforme o prongóstico da MetSul Meteorologia, a madrugada e o amanhecer desta terça-feira devem ser ainda mais frios no Rio Grande do Sul, especialmente na regiões de vales e baixadas.

 

De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, os termômetros podem indicar entre 1 e 3 graus na fronteira com o Uruguai. Na maioria das localidades do interior gaúcho (Missões, Fronteira Oeste, Noroeste, Centro), as mínimas também vão ficar entre 1 e 3 graus com. Na Grande Porto Alegre, os termômetros devem indicar entre 2 e 4 graus. Na área urbana da capital gaúcha a temperatura mínima deve variar entre 5 e 7 graus de acordo com os microclimas, mas no geral as mínimas nos bairros centrais de Porto Alegre devem ficar entre 7 e 8 graus. No Planalto Médio, cidades como Passo Fundo e Carazinho podem registrar de 1 a 3 graus, No Alto da Serra do Botucaraí (região de Soledade, Arvorezinha e Fontoura Xavier), os termômetros devem indicar marcas semelhantes às previstas para o Planalto Médio com marcas menores em áreas de baixadas. Já na região da Serra do Nordeste, os dados sinalizam a possibilidade de temperatura mínima entre um grau negativo e um grau positivo, esperando-se as menores temperaturas nas áreas de baixada entre Bento Gonçalves e Gramado. Nos Aparados da Serra pode fazer um grau negativo e no Planalto Sul Catarinense os termômetros devem indicar mínimas entre zero e dois graus abaixo de zero. Com o frio muito intenso, a MetSul Meteorologia alerta para nova ocorrência de geada ampla no interior gaúcho e nas áreas verdes da Grande Porto Alegre. Algumas cidades também vão amanhecer com formação de neblina.

 

As madrugadas de quarta e quinta-feira ainda serão frias, mas com temperaturas mínimas mais elevadas. Entretanto, nas regiões de baixada, o frio seguirá sendo muito intenso. Na Grande Porto Alegre, por exemplo, a MetSul Meteorologia projeta que as temperaturas mínimas devem ficar abaixo ou ao redor de 5 graus até a quinta-feira. Mesmo com o sol, as máximas à tarde devem variar entre 15 e 18 graus na Grande Porto Alegre e na maior parte do interior hoje e amanhã. Apenas na tarde de quarta-feira as máximas se aproximam ou atingem 20 graus na maioria das regiões. A MetSul Meteorologia adverte, por fim, que voltará a ocorrer formação de geada nas próximas madrugadas.

 

Publicado às 11:25 de 22/05/2006

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.