Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Abril


Delcio
 Share

Recommended Posts

PARA SC, TEREMOS UM BOM FRIO NO AMANHECER DE SÁBADO NO SUDESTE DO ESTADO E EM TODA SC NO AMANHECER DE DOMINGO, SEGUNDA, TERÇA E TALVEZ QUARTA. ALGUMA GEADA NO DOMINGO A TERÇA FORA DA REGIÃO DE S.J. E EM S.J. JÁ PODE TER NO SÁBADO. A FRENTE PASSA COM MUITO POUCA ATIVIDADE AQUI. NÃO VEJO NENHUM VERANICO PARA SC.

 

Coutinho, se o frio no final de semana está garantido e a pouca atividade da massa de ar seco aqui em santa catarina se confirmar então teremos dias mais frios lá pelo dia 30? Ou vai esquentar como no sudeste?

 

TÁ MEIO INDEFINIDO, JÁ COLOCOU MUITO FRIO E JÁ COLOCOU CALOR, NÃO EXAGERADO. VAMOS TER AMPLITUDE BEM SIGNIFICATIVA DE SEGUNDA EM DIANTE. HOJE EM ITAPIRANGA FOI UM EXEMPLO. 7,8/28,5.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 488
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

CASCAVEL WIND CHILL - AEROPORTO - HOJE

 

06:00 = 5,8 ºC

07:00 = 5,8 ºC

08:00 = 7,3 ºC Vento de 45,70 km/h

09:00 = 9,6 ºC Vento de 52,40 km/h

10:00 = 12,6 ºC Vento de 62,15 km/h

 

esse vento me fez passar um frio pela manhã...

mesmo com mínima de 14,1ºC saí só de camiseta (meio que apoio às mínimas ruins de POA ) :lol:

 

Se tiver mais de 13 graus de manhã saio de camiseta mesmo :lol:

Alguém aí arrisca uma sunga? :shock: :lol:

Sinceramente, apesar da previsão de 10° da MetSul para as áreas verdes de POA (isso me garante 11°/12°), só vou apostar, realmente, nesses valores quando eu tiver certeza de que a nebulosidade não irá aparecer à noite.

Acredito que não teremos nebulosidade noturna devido à secura do ar frio e a rápida passagem da frente, o que irá eliminar rapidamente a umidade remanescente. Porém, se o tempo nublar e não baixarmos dos 15°, não será nada surpreendente!!

 

Abraços!

 

p.s.: o INMET deu mínima de 15,0° para cá, ontem, valor abaixo apenas de Rio Grande, com 15,8°. O 3º maior valor foi o distante 13,6° de Torres. E isso que o céu estava limpo com cirrus isolados.

Link to comment
Share on other sites

p.s.: o INMET deu mínima de 15,0° para cá, ontem, valor abaixo apenas de Rio Grande, com 15,8°. O 3º maior valor foi o distante 13,6° de Torres. E isso que o céu estava limpo com cirrus isolados.

 

Enquanto isso....na Base Aérea de Canoas fez 10 graus ontem e na Lomba Grande em Novo Hamburgo 10,2. O meu termômetro no meio do concreto deu 15,8.

Link to comment
Share on other sites

O dia "virou noite", aqui em Soledade agora pela manhã, com chuva, rajadas de vento moderadas de oeste/sudoeste.No momento faz 14º, e 98% UR.

OBS:

À TÍTULO DE INFORMAÇÃO: de acordo com o Sr Adão Moura (tio da minha esposa), que mora lá no Rincão dos Silvanos, houve geada forte na segunda-feira (17/04),na baixada do Penteado, eo termômetro de mercúrio chegou a marcar 0º, na varanda.

Link to comment
Share on other sites

Atualização dos Modelos Numéricos:

 

- Novo reforço de ar seco na sexta-feira. Frio de novo!

 

- Mantém a tendência de frio forte a partir do dia 2 de maio.

 

- Indica que esta onda de frio do início do próximo mês será extensa, podendo durar mais de uma semana. Realimentação da MP e corredor de ar frio se formando? Pode ser.

 

- Nenhum cenário favorável a neve até o momento. Já a geada está garantida em várias oportunidades.

 

Outono começando muito bem!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Florianópolis o tempo deu uma fechada na manhã bonita. Chuva por volta das 11:45 da manhã com maior intensidade e rajadas de vento. Agora está garoando, o céu clareando (mas com muitas núvens escuras) e me parece que há risco de mais chuva no período da tarde. Temperatura agradável ainda, por volta de 20 graus, mas tende a esfriar sábado/domingo.

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto teremos geadas boas na região de SC a partir do final de semana e mínimas abaixo de 10oC em Curitiba na segunda e na terça!!

 

Também não vejo veranico, e sim dias com grande amplitude e massa polar em processo de subtropicalização!! Máximas em torno de 22/24oC e mínimas ao redor de 11/13oC em Curitiba a partir da próxima quinta até o início de maio! Que venha depois uma bela MPC!!!

 

Veremos, pois!!!!

Grande ZÉ

 

 

É... se alguém irá acompanhar o início das geadas desse inverno serás tu!!!!! Sabe aquele amanhecer com o olho pregado?!!!!! Ehehehehehehe

Bom feriado!!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Grande Duquia!!! Sabes que tenho estado acordado sempre no melhor horário para observá-las, he he he!! Pena que elas ainda não começaram!!! Na verdade eu espero que até maio/junho eu não continue bem acordado neste horário, se o guri der uma folga, he he he!!!

Link to comment
Share on other sites

Vocês viram o comportamento do tempo na estação automática do INMET em Santa Maria?? :shock: :shock:

 

http://venus.inmet.gov.br/sonabra/dbRegSonabra.php?codEst=A803&onRollOver=%5Btype+Function%5D&onRollOut=%5Btype+Function%5D&onEnterFrame=%5Btype+Function%5D&v%5Furl=http%3A%2F%2Fvenus%2Einmet%2Egov%2Ebr%2Fsonabra%2FdbRegSonabra%2Ephp%3FcodEst%3DA803

 

Vejam vocês mesmos!! Temperatura de 18,3° às 21 h local (0 h do horário internacional). À 1 h local já fazia 25,8°, batendo 25,9°!!! :shock: O vento virou para N a 20 km/h com rajadas de mais de 50!!! Começou a chover entre 5 e 6 h da manhã.

Isso sim é um espetáculo de pré-frontal! Aumento de 7,6° na temperatura no meio da noite!

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto teremos geadas boas na região de SC a partir do final de semana e mínimas abaixo de 10oC em Curitiba na segunda e na terça!!

 

Também não vejo veranico, e sim dias com grande amplitude e massa polar em processo de subtropicalização!! Máximas em torno de 22/24oC e mínimas ao redor de 11/13oC em Curitiba a partir da próxima quinta até o início de maio! Que venha depois uma bela MPC!!!

 

Veremos, pois!!!!

Grande ZÉ

 

 

É... se alguém irá acompanhar o início das geadas desse inverno serás tu!!!!! Sabe aquele amanhecer com o olho pregado?!!!!! Ehehehehehehe

Bom feriado!!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Grande Duquia!!! Sabes que tenho estado acordado sempre no melhor horário para observá-las, he he he!! Pena que elas ainda não começaram!!! Na verdade eu espero que até maio/junho eu não continue bem acordado neste horário, se o guri der uma folga, he he he!!!

 

ISTO É QUE É FILHO BOM, ACORDA O PAI PARA FAZER AS OBSERVAÇÕES.KKKKKKKKKKKKKKKK, JÁ PASSEI POR ISTO E LOGO PASSAREI DE NOVO :cry:

Link to comment
Share on other sites

Que bela mensagem, Duquia! Me transformaste em secador e falaste um termo de que ainda desconheço seu significado científico: "em meteorolês dirí-a-se que há "advecção fria", como o sinal dessa variável é negativo". :?: :roll:

De qualquer forma, o pré-frontal foi violento! E o resfriamento muito forte! E por aqui o tempo já começa a abrir! Muitos cumulus, estratus e estratocumulus. A pouco fazia 19,7°. Estou ansioso para essa noite. 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

E o tempo abriu logo após o meio-dia,e a temperatura começou a cair, agora faz 16º, vento sul.A noite deverá ser fria mesmo, de acordo com as previsões da Met SUl.

 

qual foi a máxima aí Paulo?

Aqui a máxima foi mais baixa do que POA, 20,6.

neste momento a chuva continua, o Ronaldo deve acertar a previsão, eu fazendo uma adaptação pra cá, com noites frias a seguir, sábado e domingo, também na segunda feira

Link to comment
Share on other sites

Aqui a máxima foi mais baixa do que POA, 20,6.

Não! Empatou comigo, hehe!! :o E o INMET ficou em apenas 19,9°.

A temperatura está em queda por aqui. Tenho 15,6° e caindo com céu limpíssimo!! :D

Mas é incrível! A frente fria passou de maneira clássica: entrou, choveu forte, virou o vento, esfriou e o céu limpo, tudo no mesmo dia. Céu limpíssimo!! De repente, ao anoitecer, estratus isolados surgiram com o resfriamento rápido!! Graças a Deus foram só nuvens muito isoladas, mas percebe-se que, mesmo com as condições perfeitas para o resfriamento noturno, elas ainda assim aparecem.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Aqui a máxima foi mais baixa do que POA, 20,6.

Não! Empatou comigo, hehe!! :o E o INMET ficou em apenas 19,9°.

A temperatura está em queda por aqui. Tenho 15,6° e caindo com céu limpíssimo!! :D

Mas é incrível! A frente fria passou de maneira clássica: entrou, choveu forte, virou o vento, esfriou e o céu limpo, tudo no mesmo dia. Céu limpíssimo!! De repente, ao anoitecer, estratus isolados surgiram com o resfriamento rápido!! Graças a Deus foram só nuvens muito isoladas, mas percebe-se que, mesmo com as condições perfeitas para o resfriamento noturno, elas ainda assim aparecem.

 

Abraços!

 

NÃO QUAL O ANO, MAIS UM DIA AMANHECER COM CÉU QUASE AZUL, ENCHEU DE CÍRRUS, ENTRE 12/16 HORAS CHUVA E TROVOADA, ANOITECER QUASE LIMPO E NA LEITURA DAS 21h:00 JÁ TINHA GEADA SOBRE A GRAMA E TINHA QUE "RASPAR" O TERMÔMETRO DE RELVA PARA FAZER A LEITURA. TUDO EM +-12 HORAS!!

Link to comment
Share on other sites

Aiaiaiaiaiai... o tempo está nublado à E e NE de POA. Por pouco os estratus não estiveram por aqui. E isso que as nuvens se deslocam no sentido SO -> NE. Há alguma turbulência que, junto com a queda de temperatura, está gerando nebulosidade à E daqui. Vamos torcer, porque a u.r. continua aumentando com o forte resfriamento noturno!!

O céu continua limpo com névoa úmida. Tenho 14,8° com 92%. Devo ir aos 12°!

 

Tramandaí estava com 15,4° às 23 h com 100% e praticamente sem vento, mesmo depois de ter batido 14,6°.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre registra 14,4°C.

 

A temperatura mínima, hoje, deve ficar em torno de 12/13 graus.

 

Sobre a próxima massa de ar polar, que chegará na primeira semana de maio, penso que será de forte intensidade. A capital gaúcha terá marcas inferiores a 10°C. Preparem-se também para enfrentar tardes frias, ao redor de 15°C!!!

 

Abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

Situaçao interessante ocorre na cidade do Rio nesta madrugada, enquanto Guaratiba jã sofre com o pre-frontal (la fazia 20C as 22hs e subiu para 22,6C agora com ventos intensificando-se) o resto da cidade ainda tem uma noite relativamente agradavel e calma, embora a tendencia para as proximas horas seja de mudança ja que a pressao atmosferica segue em queda.

Por aqui 18,9C agora, Sao Cristovao tem 21,9C, Campos dos a]Afonsos (00:00) 19C, Sta Cruz (00:00)20C, Galeao (00:00)21C Stos Dumount 23C e destaque para para o vizinho xerem - distrito de D.de Caxias no pé da serra do mar com 16,4C as 2hs segundo a estaçao automatica do INMET

Link to comment
Share on other sites

Farroupilha registra a temperatura mais baixa do ano na cidade.

 

O amanhecer deste Sábado teve forte nevoeiro e frio.A mínima na estação automática de Farroupilha foi 6,5°C, batendo a mínima anterior, que erra de 6,7°C, registrada no dia 17 deste mês.

 

http://tta.anselmi.com.br/weather/live.html

http://tta.anselmi.com.br/weather/data.htm

 

Na Linha Vicentina em Farroupilha a mínima foi de 6,6°C sendo que a temperatura mais baixa do ano foi registrada no dia 18 com 4,9°C.

 

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

Link to comment
Share on other sites

O frio desta manhã de sábado foi bem menor que o prognosticado nos últimos dias:

 

Pelo INMET:

 

Menores Temperaturas

Estado: Rio Grande do Sul Data: 22/04/2006 - 12h UTC

 

ESTAÇÃO MEDIÇÃO

 

BOM JESUS: 4,6 °C

PASSO FUNDO: 5,2 °C

LAGOA VERMELHA: 7,0 °C

CAXIAS DO SUL: 7,2 °C

BAGE: 7,8 °C

 

As Estações Automáticas do INMET registraram:

 

Santa Maria: 7.7 °C

Rio Grande: 8.5 °C

Livramento: 8.6 °C

 

Estas temperaturas de Livramento e Bagé chamam a atenção visto que na fronteira com o Uruguai eram esperadas temperaturas entre 3 e 5 graus.

 

Também em São Joaquim a mínima deixou a desejar: 6.4 °C na Climaterra, sem geada pelo informe do Ronaldo desta manhã.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

No Ronaldo foi 5,4oC e no Inmet foi de 4,6oC - frio de altitude, as baixadas não foram expontes, o frio continua entrando. Ainda não estabilizou-se. Amanhã será a vez das baixadas.

Se olhares a mínima da Climaterra no Wunderground desconte sempre 1oC, a estação online pega sempre 1oC acima da mínima oficial.

Link to comment
Share on other sites

O frio desta manhã de sábado foi bem menor que o prognosticado nos últimos dias:

 

Pelo INMET:

 

Menores Temperaturas

Estado: Rio Grande do Sul Data: 22/04/2006 - 12h UTC

 

ESTAÇÃO MEDIÇÃO

 

BOM JESUS: 4,6 °C

PASSO FUNDO: 5,2 °C

LAGOA VERMELHA: 7,0 °C

CAXIAS DO SUL: 7,2 °C

BAGE: 7,8 °C

 

As Estações Automáticas do INMET registraram:

 

Santa Maria: 7.7 °C

Rio Grande: 8.5 °C

Livramento: 8.6 °C

 

Estas temperaturas de Livramento e Bagé chamam a atenção visto que na fronteira com o Uruguai eram esperadas temperaturas entre 3 e 5 graus.

 

Também em São Joaquim a mínima deixou a desejar: 6.4 °C na Climaterra, sem geada pelo informe do Ronaldo desta manhã.

 

PARECE QUE O ADEMAR LEU TUA MENSAGEM...

 

0,8 COM -2,5 GEADA BEM NO AMANHECER E CONGELAMANTO. PURA ADVECÇÃO DE FRIO EM ALTITUDE.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, SJ surpreendeu hoje pela diferença de temperatura da cidade para o interior do município. Só para colocar em paralelo, foram 5,4 no Climaterra, 4,6° no INMET e apenas 0,7° no Cruzeiro!!

 

Do mais, tive a noite mais fria do ano até o momento: 12,3°. 8) A automática do INMET foi mais generosa: 11,2°. Com o ar mais seco de hoje, é possível que a manhã de domingo seja um pouco mais fria, já que no anoitecer de ontem a u.r. já estava em mais de 60%.

 

Agora, tenho 22,4° com apenas 37% e vento O, moderado. Detalhe: o céu está absolutamente limpo!! Não há uma nuvem no céu, nem cumulus isolados, nem um fiapo de cirrus! Incrivelmente limpo!

Link to comment
Share on other sites

Para mim, SJ surpreendeu hoje pela diferença de temperatura da cidade para o interior do município. Só para colocar em paralelo, foram 5,4 no Climaterra, 4,6° no INMET e apenas 0,7° no Cruzeiro!!

 

Do mais, tive a noite mais fria do ano até o momento: 12,3°. 8) A automática do INMET foi mais generosa: 11,2°. Com o ar mais seco de hoje, é possível que a manhã de domingo seja um pouco mais fria, já que no anoitecer de ontem a u.r. já estava em mais de 60%.

 

Agora, tenho 22,4° com apenas 37% e vento O, moderado. Detalhe: o céu está absolutamente limpo!! Não há uma nuvem no céu, nem cumulus isolados, nem um fiapo de cirrus! Incrivelmente limpo!

 

Dia lindo, Marcos!! Dia que daqueles que faz a gente se sentir feliz! Incrível o dia de hj! Amanhã pela secura do ar, talvez baixemos dos 10°C!

Link to comment
Share on other sites

O Almeida mais uma vez arrebentando.Importante considerar que:

- a região do Almeida é de arrabalde da cidade, bem menos urbanizada que o Missões,é uma baixada em plano "alto", portanto não é a parte mais baixa dos arredores, e apresenta rápido fluxo de ar, inclusive muito ventosa, depois do amanhecer.

- estação oficial já em Soledade, é a minha campanha.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tive a mínima de 7,5º C, portanto, bem mais alta que a oficial.

Aproveitando, meu registro da chuva de ontem foi de 24mm.

Sds!

 

Aqui em casa cheguei aos 7,9º C, Tomasini. Para mim foi uma surpresa Passo Fundo ter perdido apenas para Bom Jesus na mínima de hoje. Batemos Lagoa Vermelha e Caxias, pelo menos nos registros do INMET.

Link to comment
Share on other sites

A queda por aqui também está bonita! Bati 22,8° em torno das 15:15 e estava 20,1° às 18 h. A u.r. bateu 34%. Agora, já tenho 17,8° com apenas 46%.

O céu estava limpíssimo, mas, "do nada", surgiu uma esquisita camada de cirrustratus. Porém, nada indica que ela vá impedir a queda na temperatura.

Durante a tarde havia estratus (não sei o tipo específico, mas formavam um disco) ao S de POA.

 

(...texto...) Agora, tenho 22,4° com apenas 37% e vento O, moderado. Detalhe: o céu está absolutamente limpo!! Não há uma nuvem no céu, nem cumulus isolados, nem um fiapo de cirrus! Incrivelmente limpo!

 

Dia lindo, Marcos!! Dia que daqueles que faz a gente se sentir feliz! Incrível o dia de hj! Amanhã pela secura do ar, talvez baixemos dos 10°C!

De fato!! As regiões entre os morros da Zona Sul, e mesmo áreas mais verdes da Zona Norte vão baixar dos 10°. E tem mais um elemento que irá ajudar na queda: a falta de vento. Nessa madrugada que passou ventou um pouco, aumentando pela manhã. Devemos ter a mínima do ano, com significativas diferenças de temperatura dentro de POA e em várias cidades do Sul! Será à noite dos vales e das baixadas! 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.