Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Abril


Delcio
 Share

Recommended Posts

Só relembrando: essa onda de frio não só é similar a de 1999 (porém, sem o ciclone previsto até o momento), como também ocorrerá na mesma data!! :o

No caso de abr/99, a frente fria entrou em POA na madrugada do dia 16, depois de minha máxima ter ficado em 19,9° à meia-noite anterior. Ou seja: a frente entrou no RS no dia 15, um dia depois da data da entrada da atual frente fria: 14, sexta-feira. 8)

 

Por acaso, alguém se lembra da pressão atmosférica daquela massa de ar frio de abr/99?

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 488
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Só relembrando: essa onda de frio não só é similar a de 1999 (porém, sem o ciclone previsto até o momento), como também ocorrerá na mesma data!! :o

No caso de abr/99, a frente fria entrou em POA na madrugada do dia 16, depois de minha máxima ter ficado em 19,9° à meia-noite anterior. Ou seja: a frente entrou no RS no dia 15, um dia depois da data da entrada da atual frente fria: 14, sexta-feira. 8)

 

Por acaso, alguém se lembra da pressão atmosférica daquela massa de ar frio de abr/99?

 

Abraços!

 

 

1032/34

Link to comment
Share on other sites

Frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul na sexta-feira, provocando chuva em todo o estado, de sul para norte, gradualmente. Sábado, tempo instável; possibilidade de melhora a partir da tarde no sudoeste, devido ao avanço do ar seco. No domingo, sol e poucas nuvens, com excessão do extremo nordeste, que pode ter maior presença de nebulosidade, especialmente pela manhã.

 

Alta pressão atmosférica sobre o centro da Argentina nos próximos dias, com valores acima de 1030hPa! O ar polar deverá seguir uma trajetória continental, indicando queda de temperatura possivelmente no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

 

Creio que o sul gaúcho terá temperaturas mínimas na casa dos 5/6 graus, enquanto Porto Alegre (incluindo as cidades adjacentes) registrará entre 9 e 11 graus, no começo da próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

Olá Samuel!

Bem vindo!! (bom, a mensagem acima é a sua segunda... ehheehhehe)

 

Você é daonde ?

 

SDs

Obrigado, Clóvis!

 

Realmente, comecei a postar neste fórum ontem, mas não me apresentei... desculpe-me.

 

Moro em São Leopoldo - RS.

Tenho 18 anos e sou estudante.

 

Percebi que muitos aqui gostam de frio, assim como eu, portanto, vamos ficar atentos às condições do tempo!

 

Abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

Olá Samuel!

Bem vindo!! (bom, a mensagem acima é a sua segunda... ehheehhehe)

 

Você é daonde ?

 

SDs

Obrigado, Clóvis!

 

Realmente, comecei a postar neste fórum ontem, mas não me apresentei... desculpe-me.

 

Moro em São Leopoldo - RS.

Tenho 18 anos e sou estudante.

 

Percebi que muitos aqui gostam de frio, assim como eu, portanto, vamos ficar atentos às condições do tempo!

 

Abraço a todos!

 

Bem-vindo Samuel.

Meu palpite é que você tem algum vínculo com a MetSul ou com alguém que lá trabalha. Acertei? :wink:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Olá Samuel!

Bem vindo!! (bom, a mensagem acima é a sua segunda... ehheehhehe)

 

Você é daonde ?

 

SDs

Obrigado, Clóvis!

 

Realmente, comecei a postar neste fórum ontem, mas não me apresentei... desculpe-me.

 

Moro em São Leopoldo - RS.

Tenho 18 anos e sou estudante.

 

Percebi que muitos aqui gostam de frio, assim como eu, portanto, vamos ficar atentos às condições do tempo!

 

Abraço a todos!

 

Mais um gremista no fórum! Seja bem vindo!

Link to comment
Share on other sites

Seja bem vindo, Samuel!! :D

Entre e fique à vontade!! 8)

 

A rodada do NCEP está apontando 1,8°C em 850hpa na outra onda de frio. A do dia 23.

 

Isso pra POA???

Já no sábado de noite, a previsão é de 2° a 850 hpa sobre o extremo S do RS, e 0° no Uruguai.

O frio já atinge POA na manhã de sábado. Vai ser uma maravilha: sábado nublado e/ou chuvoso com forte queda na temperatura! Vamos ter um dia típico de inverno! :D

 

Por enquanto, estamos com a maior temperatura do Sul do país no momento, com a honrosa exceção do Chuí (que tinha 20,1° à 1 h) e, talvez, do tropical litoral do PR. À 1 h, fazia 19,4° em POA, 18,6° em Floripa, 18,2° em Tramandaí e 17,2° em São Francisco do Sul!!!

No momento, quase 2 h, tenho 19,1° com 89%. E temos céu limpo! Imaginem se estivesse nublado!! Estaria 395°!!!! 8)

Link to comment
Share on other sites

Olá Samuel!

Bem vindo!! (bom, a mensagem acima é a sua segunda... ehheehhehe)

 

Você é daonde ?

 

SDs

Obrigado, Clóvis!

 

Realmente, comecei a postar neste fórum ontem, mas não me apresentei... desculpe-me.

 

Moro em São Leopoldo - RS.

Tenho 18 anos e sou estudante.

 

Percebi que muitos aqui gostam de frio, assim como eu, portanto, vamos ficar atentos às condições do tempo!

 

Abraço a todos!

 

 

EM HOMENAGEM E BEM VINDO....5,1ºC AS 04h:36 COM PROVÁVEL GEADA.

Link to comment
Share on other sites

NA RODADA DAS 0Z, TEREMOS A QUEBRA DE RECORDES DE FRIO EM VÁRIOS LOCAIS DO OESTE E PLANALTO. MENOR CHANCE LESTE E LITORAL DE SC.

 

A somar meteorologia não fica atras, ja atualizou suas previsões, dá minima de 7 para Cascavel na segunda feira.

Eenquanto isso o Simepar...

....preve 33 para amanha

resultado do efeito de elemento psicotrópico? nem eu fico assim!

 

Aah tá!

 

a semana que vem vai ser DEMAIS!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no leste de São Paulo os modelos estão trabalhando com saída entre 11-12ºC para a semana que vem. A queda seria mais acentuada para as máximas, e não mínimas. Vamos ver se as rodadas confirmam!

 

Hoje em Monte Verde ás 07:00 hs a temperatura era de 08,4ºC

 

4,0oC na Climaterra e ainda não sabemos a mínima do Cruzeiro...

Link to comment
Share on other sites

Fantástico!! POA teve 17,2° ontem, abaixo apenas dos surpreendentes 18,5° de Cruz Alta!! Mas como isso? A única explicação que tenho em mãos para esse valor de Cruz Alta é a nebulosidade noturna, já que não conheço a região. Torres teve generosos 16,3°.

Pelo menos estamos tendo máximas boas, sempre entre 25° e 27°.

Hoje bati 18,4° e fez 18,0° na automática. Levamos ferro de novo.

 

E, em vista à expectativa do frio, a frente fria já se encontra no centro da Província de Buenos Aires, "explodindo" em "V" do NO da província até o litoral, cobrindo Mar del Plata. Seus efeitos já serão sentidos amanhã, com aquecimento e aumento da nebulosidade em altitude.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no leste de São Paulo os modelos estão trabalhando com saída entre 11-12ºC para a semana que vem. A queda seria mais acentuada para as máximas, e não mínimas. Vamos ver se as rodadas confirmam!

 

Hoje em Monte Verde ás 07:00 hs a temperatura era de 08,4ºC

 

4,0oC na Climaterra e ainda não sabemos a mínima do Cruzeiro...

 

Acabei de falar no Horto de Campos do Jordão e hoje foi o recorde do ano na estação, fez 06,8ºC ás 06:45 AM

 

Deu geada e -2,2oC na relva no Cruzeiro, o nosso Horto, ficamos sem a mínima absoluta mas girou em torno dos 1/0oC dado a temperatura aferida na relva.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos os companheiros foristas!

 

Délcio, respondendo a sua pergunta, não tenho vínculo com a empresa MetSul, mas seria muito interessante fazer parte dela. Talvez, se eu optar por Meteorologia no Ensino Superior, possa conseguir um emprego lá... hehe

 

Abraços!

 

Saudações tricolores à metade azul do Rio Grande...!

Link to comment
Share on other sites

Os dados sinalizaram intensificação do frio a partir de demoingo no Rio Grande do Sul. O sul gaúcho pode ter até 3 graus, enquanto nas regiões acima de 1200m existe a possibilidade de marcas negativas. A previsão é de geada para estas áreas. Quanto às máximas, devem ficar abaixo dos 20°C em praticamente todo o estado, apesar da presença de sol.

 

Interessante é Porto Alegre; a capital não deve registrar tempreraturas abaixo dos 10°C - está parecendo litorânea. Nas cidades adjacentes, creio que as mínimas ficarão na casa dos 8°C.

 

Notícia boa para os apreciadores do frio: possivelmente, outras duas invasões polares ainda neste mês de abril, além de uma intensa no começo de maio. Portanto, preparem-se!

Link to comment
Share on other sites

Os dados sinalizaram intensificação do frio a O sul gaúcho pode ter até 3 graus, enquanto nas regiões acima de 1200m existe a possibilidade de marcas negativas. A previsão é de geada para estas áreas.

 

Você está querendo me dizer que SJ dos Ausentes terá , marca negativa nesta Páscoa..?? Acho dificil........ :roll:

Existe essa possibilidade, mesmo que remota. O sítio Tempo Agora indica 0°C para segunda-feira (17/04) em São Joaquim. A própria MetSul confirma esta hipótese. Não me surpreenderia em ver marcas negativas no Planalto Sul Catarinense.

Link to comment
Share on other sites

Existe uma possibilidade ainda que remota de alguma neve nas regiões acima dos 1500m em SC?????

 

Pois é, tche, eu cheguei a pensar a mesma coisa.

Dando uma olhada aqui: http://www.emc.ncep.noaa.gov/gmb/STATS/animate/avn00.sa_animate.html

Na rodada de hoje às 00Z, se tu olhar pra 84h (domingo, 16/04 às 12Z), a linha dos 0C a 5C em 850hPa cai mais ou menos ali no planalto de SJ e com precipitação desde o planalto médio gaúcho pra cima!

 

Não existiria essa chance bem remota ao menos pro Morro da Igreja, das Antenas lá pra cima dos 1700m??

Link to comment
Share on other sites

Fantástico!! POA teve 17,2° ontem, abaixo apenas dos surpreendentes 18,5° de Cruz Alta!! Mas como isso? A única explicação que tenho em mãos para esse valor de Cruz Alta é a nebulosidade noturna, já que não conheço a região...

 

Marcos, talvez o dado de Cruz Alta (450 m) tenha algum problema. A estação automática de Santo Augusto (550 metros e a menos de 100kms ao norte de Cruz Alta) acusou a mínima de 15.4 C e até onde sei não havia nebulosidade na região. Santa Maria (95 m), ao sul, teve mínima de 12.3 C. Ou talvez o efeito baixada explique a distorção considerando a localização das estações do INMET.

Link to comment
Share on other sites

Talvez tenhas razão, Delcio. Nada surpreendente.

Ademais, não é que o INMET de Floripa ficou com a mínima 2,2° mais baixa do que a daqui? Sei que São Francisco do Sul também nos bateu!

 

(...texto...) Interessante é Porto Alegre; a capital não deve registrar tempreraturas abaixo dos 10°C - está parecendo litorânea. Nas cidades adjacentes, creio que as mínimas ficarão na casa dos 8°C. (...texto...)

 

Estou gostando dos modelos! Estão ficando mais espertos. Mesmo que a previsão seja de céu limpo, eu jamais confio que assim se mantenha em POA.

Não será nada surpreendente se nosso mínima ficar em 11° e Torres em 8° (2ª-feira). Já vi POA apanhar para Paranaguá, como ocorreu na manhã da gelada 13/7/2000.

 

Mas, mantendo-se o céu limpo, a Zona Sul de POA vai até a 6°, a aqui em casa devo ficar em 8° ou 9°.

 

É incrível que tem muita gente indo pra praia, e muito desse pessoal vai ficar supreso com o frio que vai pegar, hehe.

 

E, no momento, Montevidéu tem ventos de O a 61 km/h e rajadas de 74 com chuva!! :shock: Fazia 19° às 22:40. É a típica frente fria entrando com tudo!! :o

Link to comment
Share on other sites

Talvez tenhas razão, Delcio. Nada surpreendente.

Ademais, não é que o INMET de Floripa ficou com a mínima 2,2° mais baixa do que a daqui? Sei que São Francisco do Sul também nos bateu!

 

(...texto...) Interessante é Porto Alegre; a capital não deve registrar tempreraturas abaixo dos 10°C - está parecendo litorânea. Nas cidades adjacentes, creio que as mínimas ficarão na casa dos 8°C. (...texto...)

 

Estou gostando dos modelos! Estão ficando mais espertos. Mesmo que a previsão seja de céu limpo, eu jamais confio que assim se mantenha em POA.

Não será nada surpreendente se nosso mínima ficar em 11° e Torres em 8° (2ª-feira). Já vi POA apanhar para Paranaguá, como ocorreu na manhã da gelada 13/7/2000.

 

Mas, mantendo-se o céu limpo, a Zona Sul de POA vai até a 6°, a aqui em casa devo ficar em 8° ou 9°.

 

É incrível que tem muita gente indo pra praia, e muito desse pessoal vai ficar supreso com o frio que vai pegar, hehe.

 

E, no momento, Montevidéu tem ventos de O a 61 km/h e rajadas de 74 com chuva!! :shock: Fazia 19° às 22:40. É a típica frente fria entrando com tudo!! :o

 

Paranaguá mais fria que Porto Alegre em pleno dia de invasão polar :lol: Depois dessa dá vontade de fazer as malas e ir embora. Vou pra praia de qualquer jeito na páscoa, só tenho a reclamar da chuva :evil:

Link to comment
Share on other sites

Isso não é comum, mas aconteceu na manhã de 13/7/2000. Naquele dia, minha mínima, se não me engano, encostou em 6,7° pela manhã, batendo horrendos 5,2° no INMET. Em Paranaguá, a mínima foi de 4,6° ou 4,9. Foi uma diferença pequena, mas lamentável. Graças a Deus, minha mínima foi de 4,0° à meia-noite.

Floripa bateu 1° naquela manhã. O litoral da Região Sul nunca havia colocado POA tão no chinelo como naquela ocasião.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Talvez tenhas razão, Delcio. Nada surpreendente.

Ademais, não é que o INMET de Floripa ficou com a mínima 2,2° mais baixa do que a daqui? Sei que São Francisco do Sul também nos bateu!

 

(...texto...) Interessante é Porto Alegre; a capital não deve registrar tempreraturas abaixo dos 10°C - está parecendo litorânea. Nas cidades adjacentes, creio que as mínimas ficarão na casa dos 8°C. (...texto...)

 

Estou gostando dos modelos! Estão ficando mais espertos. Mesmo que a previsão seja de céu limpo, eu jamais confio que assim se mantenha em POA.

Não será nada surpreendente se nosso mínima ficar em 11° e Torres em 8° (2ª-feira). Já vi POA apanhar para Paranaguá, como ocorreu na manhã da gelada 13/7/2000.

 

Mas, mantendo-se o céu limpo, a Zona Sul de POA vai até a 6°, a aqui em casa devo ficar em 8° ou 9°.

 

É incrível que tem muita gente indo pra praia, e muito desse pessoal vai ficar supreso com o frio que vai pegar, hehe.

 

E, no momento, Montevidéu tem ventos de O a 61 km/h e rajadas de 74 com chuva!! :shock: Fazia 19° às 22:40. É a típica frente fria entrando com tudo!! :o

Porto Alegre, ultimamente, mesmo com céu claro, tem registrado as maiores temperaturas mínimas do estado, superando até mesmo cidades do Litoral Norte. Portanto, não ficarei surpreso se, na próxima invasão polar, a capital não tiver marcas inferiores a 10 graus. Canoas, ao lado, costuma indicar 2°C a menos Por isso, creio que POA, no começo da próxima semena, vai beirar os 10/11 graus, enquanto os municípios adjacentes terão, em média, mínimas de 8°C - Lomba Grande talvez registre 7,X°C. Sou conservador nesse quesito.

 

Realmente, não entendo a empreitada em direção ao litoral, pois sábado já será um dia de tempo chuvoso... a não ser pelo puro prazer de sair da metrópole.

 

A região do Prata está com instabilidade decorrente da frente fria. Como você disse, Montevidéu tem fortes rajadas de vento. Este sistema deve encontrar-se, na altura do Rio Grande do Sul, com nuvens carregadas que deslocam-se a partir do norte da Argentina, o que ocasionará chuvas fortes e trovoadas em algumas localidades do estado.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Isso não é comum, mas aconteceu na manhã de 13/7/2000. Naquele dia, minha mínima, se não me engano, encostou em 6,7° pela manhã, batendo horrendos 5,2° no INMET. Em Paranaguá, a mínima foi de 4,6° ou 4,9. Foi uma diferença pequena, mas lamentável. Graças a Deus, minha mínima foi de 4,0° à meia-noite.

Floripa bateu 1° naquela manhã. O litoral da Região Sul nunca havia colocado POA tão no chinelo como naquela ocasião.

 

Abraços!

O problema era o fato de o céu estar encoberto. Por isso, pela manhã, a temperatura ficou na casa dos 6 graus - sensação térmica negativa devido ao vento. À tarde, as marcas não foram superiores a 11°C. A nebulosidade começou a diminuir, e, à noite, não havia nuvens, com termomêtro indicando 5,2°C (creio ser este o valor), a mínima de 13/07/2000. No dia seguinte, Porto Alegre registrou -1°C, marca inferior às de cidades litorâneas!

 

Memorável onda de frio...!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.