Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Abril


Delcio
 Share

Recommended Posts

Gurizada,

 

O dia de hoje está sendo de sonho para o curitibano, noite com céu claro favorecendo a queda de temperatura e manhã e tarde parcialmente nublada com ventos moderados, "segurando" desta forma as máximas.

Após ter tido mínima de 7,7 graus aqui no CIC (baixada média), no momento registro 16,2 graus com sol fraco.

Resumindo: Pra outono tá bom.

 

 

Abraços

Meio de Abril, e pra outono um dia assim, "tá bom".

ehehhehehehhe

Pena que aqui a tarde já está mais quente 20°C e o vento gelado de ontem, foi-se. Claro Bettega, cada um tem suas escalas :D

 

Abraços

 

tá bom? foi o mais frio há 3 anos. e isso que o mes nem acabou...

 

valeu!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 488
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Gurizada,

 

O dia de hoje está sendo de sonho para o curitibano, noite com céu claro favorecendo a queda de temperatura e manhã e tarde parcialmente nublada com ventos moderados, "segurando" desta forma as máximas.

Após ter tido mínima de 7,7 graus aqui no CIC (baixada média), no momento registro 16,2 graus com sol fraco.

Resumindo: Pra outono tá bom.

 

 

Abraços

Meio de Abril, e pra outono um dia assim, "tá bom".

ehehhehehehhe

Pena que aqui a tarde já está mais quente 20°C e o vento gelado de ontem, foi-se. Claro Bettega, cada um tem suas escalas :D

 

Abraços

 

tá bom? foi o mais frio há 3 anos. e isso que o mes nem acabou...

 

valeu!

 

 

eheh Shimutz, tu sabes que estou sempre insatisfeito com o frio aqui em Curitiba, aliás com o frio que faz no Brasil. Bem que poderíamos estar abaixo do paralelo 40º ! Seria show!

 

By the way, Curitiba no momento tem céu parc. nublado e temperatura de na casa dos 15 graus. Minha máxima ficou em 16,8 graus às 14:35h.

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

eheh Shimutz, tu sabes que estou sempre insatisfeito com o frio aqui em Curitiba, aliás com o frio que faz no Brasil. Bem que poderíamos estar abaixo do paralelo 40º ! Seria show!

 

By the way, Curitiba no momento tem céu parc. nublado e temperatura de na casa dos 15 graus. Minha máxima ficou em 16,8 graus às 14:35h.

 

 

Abraços

 

entendo, bettega. é que pra mim, vindo de SP, ctba é um PARAÍSO! :D

 

imagina, hoje aqui fez 8º em SP 14º. isso é fantástico. e este exemplo é comum ao longo do ano...hehehe

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Já havia alertado que a mínima em Porto Alegre não seria menor que 10°C no começo desta semana. Pensei que a capital gaúcha teria 11/12 graus, mas ficou um pouco acima disso. A nebulosidade é a explicação mais convincente.

 

Nos modelos de previsão numérica, não observo a entrada de sistema polar de forte intensidade para os próximos 15 dias. Entre 23 e 25 de abril, queda moderada nos termômetros. Talvez, no começo de maio, outra incursão de ar frio.

 

Abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

Nos modelos de previsão numérica, não observo a entrada de sistema polar de forte intensidade para os próximos 15 dias. Entre 23 e 25 de abril, queda moderada nos termômetros. Talvez, no começo de maio, outra incursão de ar frio.

 

Isso mesmo. Nada de significativo pela frente a curto prazo. E o pior é que há chance de o calor voltar já na semana que vem com máximas perto ou até acima de 30 graus.

A MP do início de maio por enquanto não anima.

Link to comment
Share on other sites

Nos modelos de previsão numérica, não observo a entrada de sistema polar de forte intensidade para os próximos 15 dias. Entre 23 e 25 de abril, queda moderada nos termômetros. Talvez, no começo de maio, outra incursão de ar frio.

 

Isso mesmo. Nada de significativo pela frente a curto prazo. E o pior é que há chance de o calor voltar já na semana que vem com máximas perto ou até acima de 30 graus.

A MP do início de maio por enquanto não anima.

 

Pode fazer 30 graus já nesta quinta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Acho difícil entrar duas massas de ar frio consistentes em seqüência, em abril.Do que eu lembro, geralmente ocorre a entrada de uma massa mais intensa, seguida de outra mais fraca ou vice-versa.

Em abril de 1995 tivemos duas significativas incursões de ar frio! Uma na Páscoa, em que eu viajei para a Serra (lembro num dos dias do feriado a previsão do jornal era de 7° a 20° para Caxia do Sul). Lembro que durante as manhãs e à noite a temperatura girava em 10°/12°. Outro frio, dessa vez mais intenso, foi no feriado de Tiradentes. Naquela época eu tinha um termômetro de máxima e mínima de mercúrio, e lembro ter registrado variação de 8° a 16° aqui em casa, o mesmo valor do INMET!! E o dia estava com sol e tempo bom! :shock: Naquele feriado eu fui à Gramado, e a máxima no dia havia sido de 12°. Naquela noite estava 5° na Serra. Foi o dia mais frio que já vi num mês de abril com sol.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

É impressionante!! Estamos sob uma mP em franca subtropicalização, vento E, fortíssima estabilidade... e não é que tem uma pequena quantidade estratus querendo aparecer justamente aqui? Do jeito que as coisas andam, é possível que, no mínimo, ele atrapalhem a queda na temperatura.

Com os meus 16,7° e 87% agora, corremos os sério risco de não baixarmos dos 15°, pra não dizer dos próprios 16°.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Alegria de pobre (de continentalidade) dura pouco... esta noite tivemos a MM atuando de forma agressiva ehehe

Durante toda a noite o céu ficou nublado com chuvisqueiros ocasionais não deixando a temperatura cair muito.

Às 6:00 meu mercúrio marcava 12,3 graus (Boqueirão) e 11,7 graus (CIC) bem longe das marcas alcançadas ontem com tempo mais seco.

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Um dos problemas para o frio de Curitiba é o bloqueio atmosférico. Ainda há a nebulosidade noturna e a urbanização, mas a altitude da cidade é o fato marcante para o frio que faz aí. Imaginem Curitiba no nível do mar. As marcas de 0° seriam históricas!!

E aqui, de fato, a Lago dos Patos modera as temperaturas em POA. Agora, pegue esse fator de moderação + influência oceânica + urbanização + nebulosidade noturna = mínima igual/acima do Litoral Norte, hehe.

Mas essa tragédia nem sempre acontece. A ausência de vento ajuda a cortar a influência oceânica e da Lagoa sobre POA, e a ausência de nebulosidade é resultado do mesmo.

 

Abraços!

 

 

Marcos concordo em partes.

A posição do jato subtropical situa-se normalmente ao norte do estado do PR, portanto os bloqueios praticamente acontecem de dessa região pra cima - ficando Ctba fora dessa zona. O que acontece é que nos últimos anos a posição do jato tem ficado na maior parte do tempo bem mais abaixo, ocasionando os bloqueios aqui na região. Não podemos afirmar ser esta a tendência futura, pelo menos eu não acredito que seja.

Já a nebulosidade noturna e urbanização são problemáticos, pois estamos em linha reta a menos de 100km do mar! Em invasões continentais esta tendência se reverte devido à direção dos ventos.

Tomemos Foz do Iguaçu como exemplo, esta cidade fica praticamente ao nível do mar e nas ocasiões de invasões polares continentais as temperaturas ficam próximas ou até abaixo de zero em muitas situações! é claro que o fator continentalidade pesa a favor, mas afirmar que o frio de Ctba seja unicamente devido à altitude é um erro, pelo menos pela minha ótica.

O que pesa a favor do nosso frio é estar em boa situação de latitude (p/ padrões de Brasil), boas condições de relevo, estar abaixo do jato subtropical e ter grande altitude; esta por último.

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Acho difícil entrar duas massas de ar frio consistentes em seqüência, em abril.Do que eu lembro, geralmente ocorre a entrada de uma massa mais intensa, seguida de outra mais fraca ou vice-versa.

Em abril de 1995 tivemos duas significativas incursões de ar frio! Uma na Páscoa, em que eu viajei para a Serra (lembro num dos dias do feriado a previsão do jornal era de 7° a 20° para Caxia do Sul). Lembro que durante as manhãs e à noite a temperatura girava em 10°/12°. Outro frio, dessa vez mais intenso, foi no feriado de Tiradentes. Naquela época eu tinha um termômetro de máxima e mínima de mercúrio, e lembro ter registrado variação de 8° a 16° aqui em casa, o mesmo valor do INMET!! E o dia estava com sol e tempo bom! :shock: Naquele feriado eu fui à Gramado, e a máxima no dia havia sido de 12°. Naquela noite estava 5° na Serra. Foi o dia mais frio que já vi num mês de abril com sol.

 

Abraços!

Bem lembrado Marcos, em abril de 1995, eu morava na zona norte da cidade e houve uma onda de frio, com 4 dias consecutivos com geada aqui.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Alegria de pobre (de continentalidade) dura pouco... esta noite tivemos a MM atuando de forma agressiva ehehe

Durante toda a noite o céu ficou nublado com chuvisqueiros ocasionais não deixando a temperatura cair muito.

Às 6:00 meu mercúrio marcava 12,3 graus (Boqueirão) e 11,7 graus (CIC) bem longe das marcas alcançadas ontem com tempo mais seco.

 

 

Abraços

 

12.2C de mínima na Água Verde... MM a noite inteira por lá!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Alegria de pobre (de continentalidade) dura pouco... esta noite tivemos a MM atuando de forma agressiva ehehe

Durante toda a noite o céu ficou nublado com chuvisqueiros ocasionais não deixando a temperatura cair muito.

Às 6:00 meu mercúrio marcava 12,3 graus (Boqueirão) e 11,7 graus (CIC) bem longe das marcas alcançadas ontem com tempo mais seco.

 

 

Abraços

 

12.2C de mínima na Água Verde... MM a noite inteira por lá!

 

 

Sem dúvida uma boa marca para um bairro bem urbanizado e com MM! Conseguiste igualar com minha marca no gélido Boqueirão.

 

 

A temperatura continua baixa na capital paranaense. No momento temos céu totalmente nublado e 16 graus no CIC.

Link to comment
Share on other sites

assim como a dessa semana :lol:

 

Depende do lugar. Pergunte a qualquer serrano se o frio com mínimas negativas em pontos mais altos e máximas abaixo dos 10 graus em abril pode ser considerado fraco.

 

Para POA, espero que esta próxima onda seja um pouco melhor! Acho que é normal, nesta época, que tenhamos breves aquecimentos entre uma onda e outra. Amanhã segue esquentando para tornar a esfriar na sexta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Um dos problemas para o frio de Curitiba é o bloqueio atmosférico. Ainda há a nebulosidade noturna e a urbanização, mas a altitude da cidade é o fato marcante para o frio que faz aí. (...texto...)

(...texto...) ...mas afirmar que o frio de Ctba seja unicamente devido à altitude é um erro, pelo menos pela minha ótica. (...texto...)

Opa! Não disse isso. Disse que o que faz a diferença no frio de Curitiba é a altitude. Como coloquei: se fosse ao nível do mar, chegar a 0° seria um sacrifício!!

 

FRIO, MAIS NA MADRUGADA/MEIO DA MANHÃ E NOITE DE SÁBADO PARA FRENTE, ESPECIALMENTE DO CENTRO AO LESTE DE SC E RS. PODE GEAR NO DOMINGO E SEGUNDA.

Ouviram o Ronaldo, hein? Mínima de 15° para POA!! :D Fará 13° em Torres! 8)

Brincadeiras à parte, mas isso quer dizer quais valores de temperatura? Com a frente entrando com menos nebulosidade e o ar frio ser mais seco, é possível que o E do RS bata os valores do "frio" que fez nessa semana (se bem que não confio nada na condição da nebulosidade durante a noite por aqui. Podemos, realmente, ficar em 15°!!).

 

Mínima hoje na Grande Porto Alegr: 10,2 em Lomba Grande. Fez 10 graus na Base Aérea de Canoas.

Aqui tive 14,8°. E pior que a nebulosidade que tentou aparecer no início da madrugada fez a temperatura subir de 16,8° a 17,1°. Depois caiu até a mínima.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, mas até que Paranaguá está fria para os padrões porto-alegrenses, certo? hehehehe

 

Mas espero que a próxima massa nos favoreça mais. Depois dos apenas TRÊS graus de diferença entre a Base de Canoas e o aero de POA, sendo apenas 5 quilômetros em linha reta, urbanização e altitude praticamente igual, pra nós bazianos de POA é inaceitável! Um grau mais "quente" me parecia bem mais plausível. Acho que precisará de um reparo aquela estação. As temperaturas lá estão quase iguais as da minha casa e perdendo para o Marcos em algumas vezes!

 

Ah, e se POA ganhar uma mínima de Caxias neste inverno vai merecer um tópico especial! hehe

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

assim como a dessa semana :lol:

 

Depende do lugar. Pergunte a qualquer serrano se o frio com mínimas negativas em pontos mais altos e máximas abaixo dos 10 graus em abril pode ser considerado fraco.

 

Para POA, espero que esta próxima onda seja um pouco melhor! Acho que é normal, nesta época, que tenhamos breves aquecimentos entre uma onda e outra. Amanhã segue esquentando para tornar a esfriar na sexta-feira.

 

Não to nada confiante com o frio do fim desta semana

 

 

Mas, maio deve começar junto com a entrada de uma forte massa polar. Aí o frio retorna!

 

Os últimos dias foram típicos de outono em Cvel City, a temperatura não passou dos 24 graus. Creio que esteja melhor do que POA.

 

15/04/2006 22,6 16,1

16/04/2006 23,0 15,0

17/04/2006 22,9 12,3

18/04/2006 22,6 12,2

19/04/2006 23,7 13,5

 

Hoje é quinta feira, venta muito nesta madrugada em Cascavel. Ssão 6 horas da manhã e a temperatura é de 14,4 ºC

Link to comment
Share on other sites

Últimas saídas dos modelos:

 

- Aumenta um pouco o frio seco deste final de semana/início da próxima semana.

 

- Coloca um veranico para o final deste mês, motivado por esse ar seco que entra e esquenta ao longo da semana.

 

- Mantém o frio para a primeira semana de maio.

 

A onda de calor do final do mês será tanto mais intensa quanto menos forte for a MP deste final de semana. À medida em que essa MP vem mais maritimizada abre espaço para o calor que avançará do continente a partir do meio da semana. As temperaturas poderão ser relativamente amenas na madrugada, mas durante o dia o calor será marcante, cenário típico dos veranicos de maio.

Link to comment
Share on other sites

Últimas saídas dos modelos:

 

- Aumenta um pouco o frio seco deste final de semana/início da próxima semana.

 

- Coloca um veranico para o final deste mês, motivado por esse ar seco que entra e esquenta ao longo da semana.

 

- Mantém o frio para a primeira semana de maio.

 

A onda de calor do final do mês será tanto mais intensa quanto menos forte for a MP deste final de semana. À medida em que essa MP vem mais maritimizada abre espaço para o calor que avançará do continente a partir do meio da semana. As temperaturas poderão ser relativamente amenas na madrugada, mas durante o dia o calor será marcante, cenário típico dos veranicos de maio.

 

mais uma manhã agradável na capital paranaense.

Da meia-noite às 4:00 garoa, depois céu nublado.

Min. 12,3 graus (Boqueirão) 11,8 graus (CIC)

Link to comment
Share on other sites

PARA SC, TEREMOS UM BOM FRIO NO AMANHECER DE SÁBADO NO SUDESTE DO ESTADO E EM TODA SC NO AMANHECER DE DOMINGO, SEGUNDA, TERÇA E TALVEZ QUARTA. ALGUMA GEADA NO DOMINGO A TERÇA FORA DA REGIÃO DE S.J. E EM S.J. JÁ PODE TER NO SÁBADO. A FRENTE PASSA COM MUITO POUCA ATIVIDADE AQUI. NÃO VEJO NENHUM VERANICO PARA SC.

Link to comment
Share on other sites

assim como a dessa semana :lol:

 

Depende do lugar. Pergunte a qualquer serrano se o frio com mínimas negativas em pontos mais altos e máximas abaixo dos 10 graus em abril pode ser considerado fraco.

 

Para POA, espero que esta próxima onda seja um pouco melhor! Acho que é normal, nesta época, que tenhamos breves aquecimentos entre uma onda e outra. Amanhã segue esquentando para tornar a esfriar na sexta-feira.

 

Não to nada confiante com o frio do fim desta semana

 

 

Mas, maio deve começar junto com a entrada de uma forte massa polar. Aí o frio retorna!

 

Os últimos dias foram típicos de outono em Cvel City, a temperatura não passou dos 24 graus. Creio que esteja melhor do que POA.

 

15/04/2006 22,6 16,1

16/04/2006 23,0 15,0

17/04/2006 22,9 12,3

18/04/2006 22,6 12,2

19/04/2006 23,7 13,5

 

Hoje é quinta feira, venta muito nesta madrugada em Cascavel. Ssão 6 horas da manhã e a temperatura é de 14,4 ºC

 

Olha Lucas, acho que não ficou muito diferente. Nossas máximas foram apenas um pouco mais baixas, mas subiu bem ontem e hoje, quando vamos chegar perto de 30 de novo!

 

Amanhã chove e voltamos para os 22 graus de máxima.

Link to comment
Share on other sites

Penso que ocorra alguma nebulosidade entre amanhã e domingo, sujeito a pancadas de chuvas no Paraná, mas com temperaturas se mantendo amenas, sem queda. E para a próxima semana noites um pouco frias, na casa dos 14/15 graus, mas dias quentes, podendo chegar a 29 graus na quinta feira

 

Como disse o Clóvis, e eu em maio, 30 só em agosto

=D

Link to comment
Share on other sites

CASCAVEL WIND CHILL - AEROPORTO - HOJE

 

06:00 = 5,8 ºC

07:00 = 5,8 ºC

08:00 = 7,3 ºC Vento de 45,70 km/h

09:00 = 9,6 ºC Vento de 52,40 km/h

10:00 = 12,6 ºC Vento de 62,15 km/h

 

esse vento me fez passar um frio pela manhã...

mesmo com mínima de 14,1ºC saí só de camiseta (meio que apoio às mínimas ruins de POA ) :lol:

Link to comment
Share on other sites

PARA SC, TEREMOS UM BOM FRIO NO AMANHECER DE SÁBADO NO SUDESTE DO ESTADO E EM TODA SC NO AMANHECER DE DOMINGO, SEGUNDA, TERÇA E TALVEZ QUARTA. ALGUMA GEADA NO DOMINGO A TERÇA FORA DA REGIÃO DE S.J. E EM S.J. JÁ PODE TER NO SÁBADO. A FRENTE PASSA COM MUITO POUCA ATIVIDADE AQUI. NÃO VEJO NENHUM VERANICO PARA SC.

 

Coutinho, se o frio no final de semana está garantido e a pouca atividade da massa de ar seco aqui em santa catarina se confirmar então teremos dias mais frios lá pelo dia 30? Ou vai esquentar como no sudeste?

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto teremos geadas boas na região de SC a partir do final de semana e mínimas abaixo de 10oC em Curitiba na segunda e na terça!!

 

Também não vejo veranico, e sim dias com grande amplitude e massa polar em processo de subtropicalização!! Máximas em torno de 22/24oC e mínimas ao redor de 11/13oC em Curitiba a partir da próxima quinta até o início de maio! Que venha depois uma bela MPC!!!

 

Veremos, pois!!!!

Link to comment
Share on other sites

CASCAVEL WIND CHILL - AEROPORTO - HOJE

 

06:00 = 5,8 ºC

07:00 = 5,8 ºC

08:00 = 7,3 ºC Vento de 45,70 km/h

09:00 = 9,6 ºC Vento de 52,40 km/h

10:00 = 12,6 ºC Vento de 62,15 km/h

 

esse vento me fez passar um frio pela manhã...

mesmo com mínima de 14,1ºC saí só de camiseta (meio que apoio às mínimas ruins de POA ) :lol:

 

Se tiver mais de 13 graus de manhã saio de camiseta mesmo :lol:

Link to comment
Share on other sites

CASCAVEL WIND CHILL - AEROPORTO - HOJE

 

06:00 = 5,8 ºC

07:00 = 5,8 ºC

08:00 = 7,3 ºC Vento de 45,70 km/h

09:00 = 9,6 ºC Vento de 52,40 km/h

10:00 = 12,6 ºC Vento de 62,15 km/h

 

esse vento me fez passar um frio pela manhã...

mesmo com mínima de 14,1ºC saí só de camiseta (meio que apoio às mínimas ruins de POA ) :lol:

 

Se tiver mais de 13 graus de manhã saio de camiseta mesmo :lol:

 

:D:D

 

HOJE ESQUENTOU!

A máxima em Cascavel do vento foi de 25,7ºC, mas por diversas vezes durante a tarde sentimos um ar deveras frio. A umidade estava baixa e na sombra estava bastante agradável

Não deu sequer para passar calor!

Qual foi a máxima de POA?

 

Mas amanhã as nuvens aumentam, e eu não gosto de sol e céu nublado!!!! :oops:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.