Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Abril


Delcio
 Share

Recommended Posts

  • Replies 488
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fez menos do que esperávamos. Deu 7 graus na Base Aérea de Canoas. Lomba Grande deve chegar a 6/7 graus. Menores temperaturas do ano na Grande Porto Alegre. Abril até ontem estava meio grau abaixo da média na região metropolitana. Melhor outono dos últimos anos pra quem gosta de frio...so far.

 

No Salgado Filho deu 10 graus, comprovando a tese. No mínimo é bastante complicado uma diferença de 3 graus para poucos 5 km de distância!!!

Apesar disso, ficou mais parecido com o Inmet, que marcou 11,2C.

 

O frio esteve presente no leste do estado, visto que em Santana do Livramento a mínima ficou nos 15 graus e, no noroeste do estado, 17 graus! Deve ter sido também a primeira vez que bateu Curitiba, que marcou 11,9C no Inmet.

A noite foi muito estável, de céu limpo e seca! E eu fiquei em generosos 12,5°! Minha mínima foi apenas 0,2° acima do atual recorde de 2006, no sábado passado. A u.r. bateu 97%, prova da forte queda na temperatura. E isso que eu tinha 15,1° à 1 h!! :o

Link to comment
Share on other sites

Dia 30 é certo entra mais uma onda de frio. Frio adiantado e mantido em todas as rodadas, vez mais forte, vez mais fraca.

Este é um dos melhores inícios de outono que já acompanhei desde 1994, ta mais me parecendo 1996. E tomara que o resto do ano siga arrebentando com tudo.

 

Alerta yellow para a neve? Calma gente, teve rodada ameaçando mas ainda não estamos nem perto!

Link to comment
Share on other sites

No mínimo é bastante complicado uma diferença de 3 graus para poucos 5 km de distância!!!

 

Ontem a diferença foi de quase CINCO graus entre duas estações nossas distantes menos de UM quilômetro uma da outra.

 

Hoje a diferença entre a estação de Farroupilha e da Linha Vicentina foi de 5,4 °C distantes 5Km.Já registrei diferença de 8 °C.

 

Farroupilha(estação urbana) local ventilado atl. 720m

http://tta.anselmi.com.br/weather/atual.htm

 

Linha Vicentina(vale) atl. 630 m

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

Link to comment
Share on other sites

No mínimo é bastante complicado uma diferença de 3 graus para poucos 5 km de distância!!!

 

Ontem a diferença foi de quase CINCO graus entre duas estações nossas distantes menos de UM quilômetro uma da outra.

 

Hoje a diferença entre a estação de Farroupilha e da Linha Vicentina foi de 5,4 °C distantes 5Km.Já registrei diferença de 8 °C.

 

Farroupilha(estação urbana) local ventilado atl. 720m

http://tta.anselmi.com.br/weather/atual.htm

 

Linha Vicentina(vale) atl. 630 m

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

 

Com certeza, mas estou falando em duas cidades relativamente semelhantes, com apenas a distância como fator de diferenciação. Nos outros casos existem mais fatores de urbanização e altitude envolvidos, além de ser fato comum para dias de frio de baixada e etc. Caso eu não esteja equivocado, esta diferença se mantém constante por quase todos os dias, diferentemente do que ocorria em anos anteriores, pela minha observação, além do cruzamento dos dados aeroporto x Inmet.

Link to comment
Share on other sites

No mínimo é bastante complicado uma diferença de 3 graus para poucos 5 km de distância!!!

 

Ontem a diferença foi de quase CINCO graus entre duas estações nossas distantes menos de UM quilômetro uma da outra.

 

Hoje a diferença entre a estação de Farroupilha e da Linha Vicentina foi de 5,4 °C distantes 5Km.Já registrei diferença de 8 °C.

 

Farroupilha(estação urbana) local ventilado atl. 720m

http://tta.anselmi.com.br/weather/atual.htm

 

Linha Vicentina(vale) atl. 630 m

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

Excelentes dados Anselmi, cujos dados inclusive reforçam,a proximidade das minhas medições das oficiais..O quadro foi muito semelhante aqui em Soledade, com altitudes praticamente iguais, pois lá em casa no Bairro Missões(encosta aprox 715m) min 9º e no Almeida ( semi-baixada, aprox 670m) min 3,3º.

O principal fator à favor de Soledade na comparação com Farroupilha é a continentalidade.

Link to comment
Share on other sites

Nesses dias de forte estabilidade e céu limpo, a situação descrita abaixo é bem evidente:

 

A pouco voltei da academia do meu bairro, distante exatos 1000 m daqui de casa. É sensível as diferenças de temperatura no caminho, especialmente no final de tarde/início da noite. Minha casa é quase sempre mais quente durante o trajeto, atingindo o pico de frio a uns 600 m daqui, no início da minha rua, num cruzamento localizado numa baixada do bairro.

Áreas com poucas árvores (cruzamentos de ruas) e campos também ficam sensivelmente mais frios devido ao rápido resfriamento dessas áreas no pôr-do-sol.

Façam o teste na cidade: andem de carro num local de relevo e urbanização diferenciada e ponham o braço para a rua. Sente-se na pele a variação térmica.

A pouco eu tinha 20,6°.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Nesses dias de forte estabilidade e céu limpo, a situação descrita abaixo é bem evidente:

 

A pouco voltei da academia do meu bairro, distante exatos 1000 m daqui de casa. É sensível as diferenças de temperatura no caminho, especialmente no final de tarde/início da noite. Minha casa é quase sempre mais quente durante o trajeto, atingindo o pico de frio a uns 600 m daqui, no início da minha rua, num cruzamento localizado numa baixada do bairro.

Áreas com poucas árvores (cruzamentos de ruas) e campos também ficam sensivelmente mais frios devido ao rápido resfriamento dessas áreas no pôr-do-sol.

Façam o teste na cidade: andem de carro num local de relevo e urbanização diferenciada e ponham o braço para a rua. Sente-se na pele a variação térmica.

A pouco eu tinha 20,6°.

 

Abraços!

 

Exatamente Marcos!

Semana passada nas lavouras durante a colheita, bastava o sol se pôr para a temperatura despencar de modo brutal devido a secura do ar. E a tua experiência de colocar o braço para fora do carro e sentir as variações de temperatura eu já faço a "séculos" e mesmo no verão as variações são enormes e quase sempre relacionadas ao relevo e características locais como áreas arborizadas.

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Nesses dias de forte estabilidade e céu limpo, a situação descrita abaixo é bem evidente:

 

A pouco voltei da academia do meu bairro, distante exatos 1000 m daqui de casa. É sensível as diferenças de temperatura no caminho, especialmente no final de tarde/início da noite. Minha casa é quase sempre mais quente durante o trajeto, atingindo o pico de frio a uns 600 m daqui, no início da minha rua, num cruzamento localizado numa baixada do bairro.

Áreas com poucas árvores (cruzamentos de ruas) e campos também ficam sensivelmente mais frios devido ao rápido resfriamento dessas áreas no pôr-do-sol.

Façam o teste na cidade: andem de carro num local de relevo e urbanização diferenciada e ponham o braço para a rua. Sente-se na pele a variação térmica.

A pouco eu tinha 20,6°.

 

Abraços!

 

Mas a Marcos, idêntica situação por aqui, subindo do yôga ou da academia as vezes as diferenças são absurdas... hehehhehe

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Ioga Clóvis??

Por isso andei notando você meio "zen" ultimamente. :lol:

Abração!

 

Om shanti shanti Om, que haja paz paz paz entre nós.

ahahahahhahahahha

Cara, faz muito bem pra cabeça e pro corpo :)

 

Namastê (o divino que habita dentro de mim saúda o divino que habita dentro de você)

 

Parei antes que comecem a duvidar da minha masculinidade

hauahuahuahuahuhuahauha

Link to comment
Share on other sites

No mínimo é bastante complicado uma diferença de 3 graus para poucos 5 km de distância!!!

 

Ontem a diferença foi de quase CINCO graus entre duas estações nossas distantes menos de UM quilômetro uma da outra.

 

 

SÃO.JOAQUIM, 24/04/06. 21h:00

 

SECO; 10,6ºC E 7,7ºC NO BANDEIRA E 14,2ºC NO INMET.

 

U.R.; 66%

 

 

PRESSÃO; 1017 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); - E 0

Link to comment
Share on other sites

Fez menos do que esperávamos. Deu 7 graus na Base Aérea de Canoas. Lomba Grande deve chegar a 6/7 graus. Menores temperaturas do ano na Grande Porto Alegre. Abril até ontem estava meio grau abaixo da média na região metropolitana. Melhor outono dos últimos anos pra quem gosta de frio...so far.

 

No Salgado Filho deu 10 graus, comprovando a tese. No mínimo é bastante complicado uma diferença de 3 graus para poucos 5 km de distância!!!

Apesar disso, ficou mais parecido com o Inmet, que marcou 11,2C.

 

O frio esteve presente no leste do estado, visto que em Santana do Livramento a mínima ficou nos 15 graus e, no noroeste do estado, 17 graus! Deve ter sido também a primeira vez que bateu Curitiba, que marcou 11,9C no Inmet.

 

Sds!

 

Hoje foi a nossa vez. No inicio da madrugada chegou a maldicao das nuvens baixas vindas do mar...

com vento leste aqui e fatal.

Mas nao reclamo...tivemos 2 dias de ceu totalmente claro sob uma massa polar, ainda em abril e nada cavalar, coisa que ano passado so tivemos 2 dias com ceu claro de madrugada, sob uma massa polar.

Link to comment
Share on other sites

Ioga Clóvis??

Por isso andei notando você meio "zen" ultimamente. :lol:

Abração!

 

Om shanti shanti Om, que haja paz paz paz entre nós.

ahahahahhahahahha

Cara, faz muito bem pra cabeça e pro corpo :)

 

Namastê (o divino que habita dentro de mim saúda o divino que habita dentro de você)

 

Parei antes que comecem a duvidar da minha masculinidade

hauahuahuahuahuhuahauha

 

Que bom ter mais um yogi no sítio! Pratico este fantástico estilo de vida há 7 anos!!!

Link to comment
Share on other sites

Ioga Clóvis??

Por isso andei notando você meio "zen" ultimamente. :lol:

Abração!

 

Om shanti shanti Om, que haja paz paz paz entre nós.

ahahahahhahahahha

Cara, faz muito bem pra cabeça e pro corpo :)

 

Namastê (o divino que habita dentro de mim saúda o divino que habita dentro de você)

 

Parei antes que comecem a duvidar da minha masculinidade

hauahuahuahuahuhuahauha

 

Que bom ter mais um yogi no sítio! Pratico este fantástico estilo de vida há 7 anos!!!

Link to comment
Share on other sites

Realmente este abril está emocionante, neste feriado lá em Campos do Jordão bateu 2,6 no ( Iac ) e 2,8 na casa do Tucci, nada mal para este outono.

 

Boa mínima. Talvez maio seja melhor ainda!

 

Onde fica este tal IAC Carlão? É a automática do CPTEC localizada a 1580m por acaso? E a casa do Tucci é uma situação de baixada também?

Link to comment
Share on other sites

Realmente este abril está emocionante, neste feriado lá em Campos do Jordão bateu 2,6 no ( Iac ) e 2,8 na casa do Tucci, nada mal para este outono.

 

Boa mínima. Talvez maio seja melhor ainda!

 

Onde fica este tal IAC Carlão? É a automática do CPTEC localizada a 1580m por acaso? E a casa do Tucci é uma situação de baixada também?

 

Não é essa automatica do cptec que aliás está em manutenção, esta estação é manual e inclusive acabie de mandar um e-mail para saber seus dados lá para o pessoal do IAC - O Instituto Agronômico é um órgão da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), composto por 14 Centros, localizados em: Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí e Ribeirão Preto, os responsáveis por diversas áreas de pesquisa científica agrícola.

 

Sobre a casa do Tucci, me parece que é uma baixada...logo logo ele confirma..

 

abraço..

 

Muito boa essa mínima, tem a altitude de lá? Mínima que inclusive bateu o Cruzeiro de CDJ que é o Horto, onde eu também gostaria de saber a altitude.

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

De quelquer forma as previsões estão longe de configurar algo fantástico para a época. Na nevada de 19 e 20 de maio de 1999, POA teve 9oC/15oC e 9oC/18oC no aeroporto, com um baita ciclone no mar e muita neve no chão!! Naquela ocasião deu 5 cm em SJ e a Serra do Rio do Rastro amanheceu totalmente branca!!! Era maio!!!

 

Desta vez, nenhum modelo chega nem perto disso para POA, he he he!! Tudo bem, pode chegar na onda de frio do meio do mês!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui tem feito frio Lucas, com vento de 40 a 50km/h sensação de frio.

 

Eu fiquei surpreso amigo Paulo!

Ontem a máxima foi de 27,1 ºC e hoje com mínima de 12,1 ºC. Por conta das condições geográficas, grandes amplitudes entre o dia e a noite não costumam acontecer aqui em Cascavel.

Mas foi uma surpresa boa.

Ontem andando de moto pelo bairro, enfrentei uma área onde o ar estava sensivelmente mais frio, numa grande baixada. Na próxima madrugada o termômetro vai para lá

 

um abraço!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui tem feito frio Lucas, com vento de 40 a 50km/h sensação de frio.

 

Eu fiquei surpreso amigo Paulo!

Ontem a máxima foi de 27,1 ºC e hoje com mínima de 12,1 ºC. Por conta das condições geográficas, grandes amplitudes entre o dia e a noite não costumam acontecer aqui em Cascavel.

Mas foi uma surpresa boa.

Ontem andando de moto pelo bairro, enfrentei uma área onde o ar estava sensivelmente mais frio, numa grande baixada. Na próxima madrugada o termômetro vai para lá

 

um abraço!

 

7,5°C em Três Pontes e 11C aqui em casa hoje

 

A tarde 25°Ce agora 16C

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

O mês de abril se encerra com boas mínimas aqui em casa. Eis a seqüência:

 

26/4 - 16,4° (à meia-noite. Tive 17,1° pela manhã)

27/4 - 14,8°

28/4 - 14,4°

29/4 - 14,2°

30/4 - até o momento, estou com 17,4°. Pela manhã fez 17,7° mas, pelo andar da carruagem, devo bater os 14/15°.

 

Agora, já faz 10° em Livramento e Rio Grande, e 12° em Santa Maria! Logo a temperatura entrará em forte queda por aqui. 8)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal gostaria de destacar que hoje foi o dia mais frio do ano em Natal - RN com 22,0ºC com registro de 128,9 mm de chuva.. :shock:

 

BOM. A MÁXIMA EM ABRIL NO INMET FOI DE 22,6ºC E 23,1ºC NA CLIMATERRA. :lol:

 

Dê milho a eles, Ronaldo... :P

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Pessoal gostaria de destacar que hoje foi o dia mais frio do ano em Natal - RN com 22,0ºC com registro de 128,9 mm de chuva.. :shock:

 

BOM. A MÁXIMA EM ABRIL NO INMET FOI DE 22,6ºC E 23,1ºC NA CLIMATERRA. :lol:

 

Dê milho a eles, Ronaldo... :P

 

Sds.,

 

APENAS REPASSANDO O MILHO DADO POR PUNTA ARENAS..... :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.