Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em agosto: pode nevar de quarta pra quinta ????


Recommended Posts

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui em Bento Gonçalves muita chuva temperatura 4,5°C

 

Coisa linda Todero!

 

Se continuar neste ritmo neva na madrugada. O freezing level está programado para chegar na sua regão as 06Z (3h00). Se tiver perto dos 2oC em superfície é só correr pro abraço.

 

O seu termômetro está abrigado?

 

Valeu pela informação!

Link to comment
Share on other sites

Estava analisando há pouco as saídas do Global das 12Z e do NCEP das 18Z. Me chamou atenção que o Global está prevendo mínima da semana em torno de 7C amanhã de manhã aqui em Passo Fundo e mínimas entre 8C e 10C no restante da semana. Enquanto isso o americano prevê o colapso da alimentação do ar polar na noite de segunda, antes da linha de 0C a 850hpa chegar ao norte e à serra gaúcha e catarinense. Portanto, chance quase zero de nevar por lá. Muito menos por aqui... :(

Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires teve o seu dia mais frio desde que comecou esta onda de frio. A temperatura maxima ficou na casa dos 10C com ceu limpissimo. A sensacao termica voltou a ficar mais baixa pq o minuano se intensificou. Fui ao Monumental de Nuñez assitir a abertura do campeonato argentino no jogo entre River x Tiro Federal. Tava dificil ficar na sobra devido a baixa sensacao termica.

 

Agora faz apenas 5C no centrao de BA (Avenida Corrientes). Quem conhece esta avenida sabe que aqui eh uma grande ilha de calor, portanto suponho que deva estar algo em torno de 2C/3C fora da zona urbana da cidade.

 

Estou impressionado com os dados de agora de POA e da serra gaucha. As chances de neve me parecem grande, ainda mais pq nao estou aí! :? Se o ar gelado avancasse mais, estes 4C com chuva de Bento seriam 1C de neve em Sao Joaquim. Esse eh o ano do azar!!! Mas como tudo eh ciclico, teremos muitas compensacoes nos anos vindouros!!

 

Abracos da linda Buenos Aires!!

Link to comment
Share on other sites

Aumenta a intensidade da chuva em PF e a temperatura oscila em 5,5º C. Confere com a sua temperatura por aí Delcio?

Sds!

 

Tchê, tenho 9.2 agora. É a menor temperatura do dia. Creio que amanhã de manhã a mínima ficará em torno dos 7/8 C.

 

Abraços

 

Hummm entao desconsiderem a minha temperatura...está sem o protetor que o vento levou...e estáp egando chuva direto no sensor :(

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Delcio, a julgar pelas temperaturas das proximidades, serra e POA, imagino que teu termômetro não esteja com a temperatura mais "aceitável" para o momento aí em Passo Fundo. O posicionamento dela talvez não esteja correto. Confira aí. Imagino que o Tomasini esteja pegando uma temperatura mais próxima do que deve estar ocorrendo, normalmente o sensor não apresenta problemas com chuva ou exposição à noite. A diferença pode ser pequena, apenas.

 

Agora tenho 10,6C aqui. A temperatura parece ter subido um pouco em todos os lugares!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires teve o seu dia mais frio desde que comecou esta onda de frio. A temperatura maxima ficou na casa dos 10C com ceu limpissimo. A sensacao termica voltou a ficar mais baixa pq o minuano se intensificou. Fui ao Monumental de Nuñez assitir a abertura do campeonato argentino no jogo entre River x Tiro Federal. Tava dificil ficar na sobra devido a baixa sensacao termica.

 

Agora faz apenas 5C no centrao de BA (Avenida Corrientes). Quem conhece esta avenida sabe que aqui eh uma grande ilha de calor, portanto suponho que deva estar algo em torno de 2C/3C fora da zona urbana da cidade.

 

Estou impressionado com os dados de agora de POA e da serra gaucha. As chances de neve me parecem grande, ainda mais pq nao estou aí! :? Se o ar gelado avancasse mais, estes 4C com chuva de Bento seriam 1C de neve em Sao Joaquim. Esse eh o ano do azar!!! Mas como tudo eh ciclico, teremos muitas compensacoes nos anos vindouros!!

 

Abracos da linda Buenos Aires!!

 

Legal Bruno! Estás bem no microcentro, provável local mais quente da cidade, bem perto do rio também! O grande lance é que todos os canais de TV divulgam a temperatura na cidade (acho que apenas de dois pontos diferentes) e incluindo os décimos. Impossível não estar sabendo a temperatura do momento, basta ligar a TV!

Deve ter sido bem legal esta experiência em Nuñez, consegui ver os gols do River na TV, deve ter sido bem frio, com muito vento na beira do rio! Veja se consegue pegar uma temperatura negativa!!

 

Acho que a neve chega amanhã, quando este ar mais gelado em Bs.As. conseguir avançar pela nossa serra, fazendo a temperatura bater no zero!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Bem se por estar exposto ao vento e chuva não causa tanta diferença e se tu lembrares Luiz que em SJ o consideramos pelo menos 0,5 grau mais conservador que o teu, ambos no abrigo, dá para arriscar que está captando a temperatura bem próxima do real. No momento chuva bem fraca, vento moderado com rajadas relativamente fortes e temperatura oscilando entre 5 e 5,5.

A propósito, sei que não é o tópico adequado mas está dentro do assunto por hora discutido. O sensor de temperatura das estações automáticas tipo a tua Luiz precisa ficar em um abrigo ou ela já vem abrigada?

Sds!

Link to comment
Share on other sites

A frente parece estar semi-estacionário sobre o N do RS, mas na verdade o bloqueio está mais a leste do estado e sobre o oceano. A linha de instabilidade se prolonga devido à perturbação da frente, enquanto que o ar frio escorre "por debaixo" da linha de instabilidade, já que ele avança melhor pelo oeste do que o leste.

Aqui em casa tenho 10,0° com 100%. A menor temperatura deste frio. De tarde bati incríveis 10,1°! Foi uma tarde gélida, pena que não saí de casa hoje... se bem que o tempo estava "horrível" (lindo para os padrões bazianos).

Amanhã aposto entre 9° e 11° aqui. Talvez eu tenha a menor máxima desde 2000. :o

Link to comment
Share on other sites

08/08/2005 - 01:00 : Além da possibilidade de neve na Serra, a Climatologia Urbana não descarta o fenômeno também no Planalto Médio do Rio Grande do Sul.

 

08/08/2005 - 00:53 : "Após algumas rajadas muito fortes de vento, a temperatura caiu para 4 graus e volta a chuviscar em Cruz Alta". (Paulo Henrique F. Sessegolo por e-mail)

 

07/08/2005 - 23:20 : "Neste momento a temperatura está em 7,6 graus e está garoando em Santa Rosa, porém considero esta temperatura muito baixa se considerados a altitude de Santa Rosa (285m) e também pelo céu encoberto e chuvoso. Observo as condições do tempo aqui em minha região há pelo menos 14 anos e dá para contar nos dedos quanta vezes os termômetros baixaram dos 9 graus com tempo chuvoso". (Ilson Tessaro Júnior por e-mail)

 

07/08/2005 - 21:40 : "Aqui em Cruz Alta o frio está surpreendendo pela sensação térmica muito baixa, chuva fraca desde a metade da tarde, rajadas fortes de vento e, agora, temperatura já baixando de 5,5 graus". (Paulo Henrique F. Sessegolo por e-mail)

 

07/08/2005 - 19:14 : O frio chegou com força ao noroeste gaúcho. Neste momento garoa, vento oeste/sudoeste a 34 Km/h e temperatura de 9 graus em Santa Rosa. (Ilson Tessaro Júnior por e-mail)

 

07/08/2005 - 18:19 : Chuva fraca e 8 graus em Santa Cruz do Sul (Joanthan Voges por e-mail)

 

07/08/2005 - 16:10 : Faz 7 graus agora em Santa Maria, 10 no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre e 9 graus tanto na Base Aérea de Canoas como em Santo Ângelo.

 

07/08/2005 - 15:51 : O termômetro da TVCOM registrava há pouco 8 graus no Morro Santa Teresa em Porto Alegre.

 

07/08/2005 - 15:46 : 7 graus com garoa agora em Santa Maria.

 

07/08/2005 - 15:45 : O frio é intenso. Nove graus com chuva agora em Porto Alegre, uma das menores temperaturas observadas nos últimos anos neste horário em Porto Alegre.

 

07/08/2005 - 13:45 : A temperatura mínima hoje na Grande Porto Alegre foi de 10,0 graus na estação da Climatologia Urbana em Novo Hamburgo.

 

07/08/2005 - 13:43 : A temperatura mínima hoje no Rio Grande do Sul, de acordo com o INMET, foi de 2 graus em Santa Vitória do Palmar.

 

07/08/2005 - 13:10 : Santa Maria tem a temperatura mais baixa dos últimos anos neste horário, conforme dados fornecidos pela Base Aérea. Chuva fraca e 6 graus agora.

 

07/08/2005 - 12:43 : O frio impressiona a esta hora em Santa Maria. Conforme dados da Base Aérea, chove fraco com 7 graus.

 

07/08/2005 - 11:40 : O ar gelado ainda não alcançou com toda a força o noroeste gaúcho. A minima registrada hoje em Santa Rosa foi de 13,8 graus e ainda não choveu. O céu está encoberto e o vento sopra de sul/sudoeste a 33 km/h. Faz 15,3 graus agora.

 

07/08/2005 - 05:13 : As imagens de radar mostram uma nova área de chuva forte se aproximando da Grande Porto Alegre pelo sudoeste. O sensor de descardas atmosféricas da Climatologia Urbana registra poucos raios.

 

07/08/2005 - 05:08 : Dois graus agora no Aeroporto Internacional de Ezeiza em Buenos Aires.

 

07/08/2005 - 05:06 : Há possiblidade de queda de granizo em pontos muito isolados da Serra nas próximas horas.

 

07/08/2005 - 04:55 : Chove muito fraco em Porto Alegre neste momento e faz 10,9 graus na área central da capital.

 

07/08/2005 - 04:25 : Chove torrencialmente agora em Porto Alegre.

 

07/08/2005 - 04:14 : Apesar da temperatura muito baixa de 11 graus, ouviu-se uma trovoada neste momento em Porto Alegre.

 

07/08/2005 - 04:08 : Cai uma pancada de chuva forte na área central de Porto Alegre, onde a temperatura já é de 11,6 graus.

 

07/08/2005 - 03:50 : Começa a chover em Porto Alegre. Faz 13,2 graus na área central da cidade.

 

07/08/2005 - 02:50 : As imagens de satélite mostram o desenvolvimento de nuvens mais carregadas no centro do estado, ao longo do paralelo 30, indicando que a frente fria está se ativando. Pode chover forte nas próximas horas.

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

ALERTA METEOROLÓGICO - ATUALIZAÇÃO 4

 

SEG 08 AGO 2005 - 02:30

 

ALERTA DE ONDA DE FRIO

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo reitera alerta sobre muito frio no estado nas próximas 48 horas. Há chance de nevar na Serra entre hoje e quarta-feira. Pode chover forte e cair granizo em pontos isolados do nordeste gaúcho.

---

 

Clique aqui para ler os demais boletins meteorológicos do site da Defesa Civil e o Monitoramento em Tempo Real da Onda de Frio com informações enviadas pelos usuários e atualizadas a todo momento.

 

---

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta sobre a continuidade da temperatura muito baixa no Rio Grande do Sul nas próximas 48 horas. Algumas cidades gaúchas tiveram neste domingo a tarde mais fria desde a onda de frio de 2000 ao lado da temperatura na tarde de 1 de setembro de 2002. Porto Alegre registrava chuva e marcas abaixo dos dez graus às quinze horas deste domingo e à noite Cruz Alta tinha apenas quatro graus e chovia. Agora, duas e meia da manhã, quando é emitido este boletim, faz 8,7 graus na área central de Porto Alegre. Esta é a menor temperatura na capital gaúcha sob tempo chuvoso desde a onda de frio de 2000.

 

Onda de frio é uma das mais fortes de 2005

 

Apesar de não serem esperadas temperaturas tão baixas como as observadas na segunda quinzena de julho, a massa de ar polar que ingressou no estado neste fim de semana será uma das mais fortes de 2005 no Conesul. Na Argentina estão sendo registradas temperaturas muito baixas em praticamente todo o centro-leste do país com marcas negativas na Grande Buenos Aires.

 

O ar gelado estará associado a um sistema de alta pressão por demais potente com núcleo entre 1.041 e 1.043 hPa sobre o leste da Argentina (região de Mar del Plata). É esperada a formação de um sistema de baixa pressão entre hoje e amanhã junto ao litoral gaúcho e catarinense. Com a área de baixa pressão, o ar polar mais intenso que está sobre o Oceano Atlântico deve ser "puxado" para o Rio Grande do Sul e deve contornar o leste gaúcho e avançar com mais força pelo oeste do nosso estado e de Santa Catarina, chegando com grande intensidade ao norte argentino, Paraguai, oeste do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul. Este sistema de baixa pressão ainda será responsável por manter a instabilidade sobre o norte e o leste do Rio Grande do Sul até quarta-feira, prognosticando-se muitas nuvens e até períodos de chuva que pode ser forte, com risco de granizo isolado, no nordeste do estado.

 

Temperaturas seguirão muito baixas

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte que os gaúchos vão seguir enfrentando muito frio nas próximas 48/72 horas. Nas áreas com tempo chuvoso, a temperatura sobirá muito pouco e o frio segue intenso durante todo o dia, caso da Serra e dos Aparados. Gradualmente as máximas estarão em elevação nos próximos dias, especialmente nas localidades com presença do sol, mas a temperatura seguirá bastante baixa à noite.

 

No sul do estado, onde os termômetros já marcaram 2 graus neste domingo, a temperatura estará próxima de zero nesta segunda ao amanhecer. Amanhã, quarta e quinta-feira as mínimas na fronteira com o Uruguai devem ficar entre 4 e 6 graus com tardes amenas. Na Serra, os termômetros devem marcar mínimas próximas de zero grau hoje e amanhã com máximas não superiores a 5/6 em muitas cidades. Na Grande Porto Alegre, as mínimas devem chegar a 7 graus, não se esperando uma queda maior da temperatura devido à presença de nuvens e de umidade associadas ao sistema de baixa pressão. Já as máximas estarão entre 11 e 14 graus hoje e serão mais elevadas de amanhã em diante.

 

Interior vai ter geada e mantém-se a chance de neve

 

O interior do Rio Grande do Sul, sobretudo o sul e oeste, deve registrar geada que pode ser moderada a forte nesta primeira metade da semana em algums localidades. O fenômeno, todavia, será dificultado na faixa leste em razão da maior cobertura de nuvens.

 

A Serra e/ou o Planalto Sul Catarinense podem presenciar a queda de flocos de neve a qualquer momento até a manhã de quarta-feira. A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo destaca que, com base na análise nos últimos dados, não se descarta a possibilidade de neve até no Planalto Médio nesta segunda, apesar da chance ser pequena. O período mais favorável à neve nos Aparados e Planalto Sul Catarinense será entre hoje e amanhã. Mesmo que a temperatura esteja acima de zero em superfície nos Aparados e no Planalto Catarinense, a presença de nuvens de maior desenvolvimento vertical da circulação do sistema de baixa pressão na costa pode favorecer a queda de flocos de neve ou gelo (sleet).

 

Mar deve ficar agitado

 

O avanço do ar frio, a formação de um sistema de baixa pressão no litoral e a presença de um potente sistema de alta pressão devem favorecer a agitação marítima na costa gaúcha na primeira metade desta semana. A navegação será desaconselhável. Para informações específicas sobre condições de navegação na costa, consulte a Marinha do Brasil.

 

Tempo instável e ventoso no leste e nordeste gaúcho até quarta-feira

 

Um sistema de baixa pressão vai se formar entre hoje e amanhã nos litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Com isso, se espera a manutenção do tempo instável no leste e nordeste do nosso estado até quarta-feira. Na quarta, o tempo começa gradualmente a melhorar, mas ainda pode chover em pontos isolados, sobretudo da Serra e do litoral. Adverte-se que a combinação de ar muito frio com nuvens de maior desenvolvimento associadas ao vórtice ciclônico na costa podem pode resultar em queda de granizo no nordeste do Rio Grande do Sul nas próximas 72 horas.

 

Nesta terça-feira, o sistema de baixa pressão será responsável ainda por provocar rajadas de vento ocasionalmente fortes que vão deixar a sensação térmica muito baixa.

 

O tempo quente retorna no próximo final de semana.

 

Responsáveis Técnicos: Meteorologistas Eugenio Hackbart e Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

08/08/2005 - 04:11 : Madrugada de frio histórico em Porto Alegre. Faz 7,7 graus agora na área central da capital e está garoando. Desde a manhã de 12 de julho de 2000, quando chovia e fazia 5 graus na cidade no começo da manhã, Porto Alegre não registrava tanto frio com tempo chuvoso.

 

08/08/2005 - 03:14 : Temperatura de 7,9 graus agora na área central de Porto Alegre e chove. Esta é uma das menores temeraturas na capital gaúcha sob tempo chuvoso dos últimos dez anos.

 

08/08/2005 - 02:32 : Temperatura de 8,7 graus agora na área central de Porto Alegre e segue chovendo. Esta é a menor temperatura na capital gaúcha sob tempo chuvoso desde a onde de frio de 2000.

 

08/08/2005 - 02:01 : Chuva e 9,5 graus na área central de Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

As temperatura já estão baixando rapidamente no MS.

Ponta Porã: 10,0ºC

Campo Grande: 15,0ºC

 

Assunção no Paraguai, tem apenas 8,0ºC e chuva.

 

Não sei se estou errado, mas pelo satelite parece que existe uma nebulosidade Pré-Frontal entre São Paulo até a Bolivia, ou já é a frente que pelo continente subiu mas rápido...

 

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

Amigos ,desculpem a ausência estive fora no final de semana. :wink:

Obrigado Caio e Climatologia pela refrência.

Incrível aqui na madrugada e agora, não ter nevado,temperatura atual de 1º, o maluquinho da praça -1º e o meu de ponteiro idem -1º,com garoa fina.

Se não nevar hoje, vai nevar quando amigos :evil: :evil:

À qualquer momento,deve ter novidade por aqui, estou muito atento.

Vento sul/sudeste com rajadas fortes.

Link to comment
Share on other sites

Amigos ,desculpem a ausência estive fora no final de semana. :wink:

Obrigado Caio e Climatologia pela refrência.

Incrível aqui na madrugada e agora, não ter nevado,temperatura atual de 1º, o maluquinho da praça -1º e o meu de ponteiro idem -1º,com garoa fina.

Se não nevar hoje, vai nevar quando amigos :evil: :evil:

À qualquer momento,deve ter novidade por aqui, estou muito atento.

Vento sul/sudeste com rajadas fortes.

 

Meu deus! Se não nevar assim não neva nunca mais!

 

Acredito que a partir da tarde as chances são melhores, lembra-se que eu falei que o freezing level chega aí por volta das 18Z (15H). Vamos aguardar e nos mantenha informado.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 08/08/05. 08:00

 

SECO; 3,5°C.

 

U.R.; 98%

 

PRESSÃO; 1020 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); ESE E 10

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; 0,1°C

 

CÉU ENCOBERTO COM CHUVA FRACA. (100%). .

 

CLIMATERRA DIA 08/8/05; MÍNIMA: -°C, MÁXIMA: -°C, RELVA: -°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 94%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: - mm.

 

RAJADA 18 Km/h COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -4,6°C. RAJADA MÁXIMA: 21 Km/h ÀS 00h:04 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -5,9°C AS 07h:46

 

EXTREMAS EM SC DIA 07/8/05:

 

MÍNIMA: 5,6°C EM S.JOAQUIM/INMET.

 

MÁXIMA EM SC DIA 06/8/05; 30,8°C EM JPOIVILLE/EPAGRI.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 07/8/05.; MÁXIMA; (06/08/05) -°C, MÍN.: -°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 07/8/05: 11,6°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 07/8/05; MÍN; -°C E MÁX. -°C (06/08/05):

 

MÁXIMA: -°C E MÍNIMA DE -°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 07/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 07/08/05;

 

17,0°C/5,6°C/4,2°C. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Se cair mais 2oC a temperatura em São Joaquim o Ronaldo já pode ficar debruçado na janela esperando a neve.

 

E tem muito ar frio pra chegar, Caxias tem 3oC (que já pode entrar em estado de alerta em breve), em condições de domínio igual do ar frio no sul do Brasil isso representaria entre 0oC/-1oC em SJ. A concentração do ar está ainda muito represada sobre o RS.

 

Vamos torcer!

Link to comment
Share on other sites

Todo esse frio e eu cozinhando na terra do sol nascente!

O pior,minhas duas estacoes nao estao funcionando por falta de operador(eu).

Aqui na cidade de Osaka a temperatura esta em 28 com 74 % de umidade as 21 hrs .Sempre muito quente com maximas entorno de 34.

 

Desejo que neve muito apesar de nao poder apreciar este espetaculo.

 

Boa sorte para vcs.

Link to comment
Share on other sites

Todo esse frio e eu cozinhando na terra do sol nascente!

O pior,minhas duas estacoes nao estao funcionando por falta de operador(eu).

Aqui na cidade de Osaka a temperatura esta em 28 com 74 % de umidade as 21 hrs .Sempre muito quente com maximas entorno de 34.

 

Desejo que neve muito apesar de nao poder apreciar este espetaculo.

 

Boa sorte para vcs.

 

BOM CALOR POR AÍ!! JÁ TREMEU A TERRA??

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 08/08/05. 10:00

 

SECO; 3,6°C.

 

U.R.; 99%

 

PRESSÃO; 1021 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); ESE E 15

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -3,1°C

 

CÉU ENCOBERTO COM CHUVA FRACA. (100%). .

 

CLIMATERRA DIA 08/8/05; MÍNIMA: 3,1°C, MÁXIMA: -°C, RELVA: 3,8°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 94%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: - mm.

 

RAJADA 30 Km/h COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -8,9°C. RAJADA MÁXIMA: 30 Km/h ÀS 10h:00 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -8,9°C AS 10h:00

 

EXTREMAS EM SC DIA 08/8/05:

 

MÍNIMA: 2,2°C EM S.JOAQUIM/INMET.

 

MÁXIMA EM SC DIA 06/8/05; 30,8°C EM JPOIVILLE/EPAGRI.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 07/8/05.; MÁXIMA; (06/08/05) -°C, MÍN.: -°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 08/8/05: 3,8°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 08/8/05; MÍN; 3,4°C E MÁX. -°C (06/08/05):

 

MÁXIMA: -°C E MÍNIMA DE -°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 07/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 08/08/05;

 

-°C/2,2°C/2,2°C. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Eu esperava a menor máxima desde 2000 com 11°, porém já jogo a toalha. O céu está limpo à O e SO e os estratus sobre POA já começam a se dissipar. A N e NE o tempo está bem fechado e cinzento. Só rezo para que, se o tempo abrir, que não feche no meio da tarde porque senão bye bye noite fria.

Tenho 10,2° com 78% no momento. Foi uma manhã muito fria. Tive 8,2° de mínima e choveu por boa parte da madrugada. A última vez que vi 8° com chuva foi em 2000 (na ocasião vi 7° com chuva, algo raro). Hoje a máxima deve ficar nos 13°.

Link to comment
Share on other sites

:shock: Neste momento chove forte em Foz do Iguaçu, faz apenas 8ºC na fronteira, a menor temperatura com chuva em 2005. Em Cascavel muito nevoeiro e temperatura de 10ºC!!!!!!!!!! -> CAINDO

Incrível, mas Iguazú, na Argentina, tem 6,9° às 10 h com chuva!!! :shock: Asunção, no Paraguai, às 10 h tem 10° com céu encoberto e vento, e Bernardo de Irigoyen tinha 4,4° às 9 h com nevoeiro de vento S a 33 km/h.

Por fim, vale lembrar que a pressão atmosférica em Buenos Aires já atinge 1039 mb!! :shock:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Delcio, a julgar pelas temperaturas das proximidades, serra e POA, imagino que teu termômetro não esteja com a temperatura mais "aceitável" para o momento aí em Passo Fundo. O posicionamento dela talvez não esteja correto. Confira aí. Imagino que o Tomasini esteja pegando uma temperatura mais próxima do que deve estar ocorrendo, normalmente o sensor não apresenta problemas com chuva ou exposição à noite. A diferença pode ser pequena, apenas.

 

Eu já acho que a minha temperatura não está tão longe da realidade: o INMET tinha 7.8 C às 21 horas de ontem aqui em PF. Portanto, a minha temperatura estava "apenas" 1.4 C acima. Diferença normal considerando que não tenho estação padrão.

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 08/08/05. 12:00

 

SECO; 3,6°C.

 

U.R.; 97%

 

PRESSÃO; 1021 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); ESE E 17

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -4,1°C

 

CÉU ENCOBERTO COM GAROA BEM FRACA E NEVOEIRO ISOLADO. (100%). .

 

CLIMATERRA DIA 08/8/05; MÍNIMA: 3,1°C, MÁXIMA: -°C, RELVA: 3,8°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 88%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: - mm.

 

RAJADA 25 Km/h COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -7,3°C. RAJADA MÁXIMA: 30 Km/h ÀS 10h:00 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -8,9°C AS 10h:00

 

EXTREMAS EM SC DIA 08/8/05:

 

MÍNIMA: 2,2°C EM S.JOAQUIM/INMET.

 

MÁXIMA EM SC DIA 06/8/05; 30,8°C EM JPOIVILLE/EPAGRI.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 07/8/05.; MÁXIMA; (06/08/05) -°C, MÍN.: -°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 08/8/05: 3,8°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 08/8/05; MÍN; 3,4°C E MÁX. -°C (06/08/05):

 

MÁXIMA: -°C E MÍNIMA DE -°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 07/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 08/08/05;

 

-°C/2,2°C/2,2°C. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Sábado pela manhã:

 

 

... No momento é possível dizer que é 8 ou 80. Ou neva desde segunda a noite até quarta nos pontos mais altos fazendo uma nevasca "alá 1998" ou ficaremos chupando o dedo com 3oC e muita chuva por três dias consecutivos. No momento escolher a segunda opção seria mais cauteloso e conveniente com as últimas rodadas, todavia eventos como o de 98 sempre farão a expecativa aumentar por um repeteco.

 

Ficaremos "chupando o dedo" ou dançando na neve?

 

Acho que os 3oC com chuva por dias seguidos vai se confirmar e nos deixar chupando o dedo na espera da neve. :cry:

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 08/08/05. 13:06

 

SECO; 3,3°C.

 

U.R.; 99%

 

PRESSÃO; 1021 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); ESE E 8

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; 1,8°C

 

CÉU ENCOBERTO COM GAROA FRACA E NEVOEIRO ISOLADO. (100%). HOUVE CHUVA DE GELO NO CRUZEIRO POR VOLTA DAS 12:30, TEMPERATURA DE 2,2°C..

 

CLIMATERRA DIA 08/8/05; MÍNIMA: 3,1°C, MÁXIMA: 6,8°C, ONTEM A NOITE, RELVA: 3,8°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 88%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: - mm.

 

RAJADA 15 Km/h COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -3,1°C. RAJADA MÁXIMA: 30 Km/h ÀS 10h:00 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -8,9°C AS 10h:00

 

EXTREMAS EM SC DIA 08/8/05:

 

MÍNIMA: 2,2°C EM S.JOAQUIM/INMET.

 

MÁXIMA EM SC DIA 06/8/05; 30,8°C EM JPOIVILLE/EPAGRI.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 07/8/05.; MÁXIMA; (06/08/05) -°C, MÍN.: -°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 08/8/05: 3,8°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 08/8/05; MÍN; 3,4°C E MÁX. -°C (06/08/05):

 

MÁXIMA: -°C E MÍNIMA DE -°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 07/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 08/08/05;

 

-°C/2,2°C/2,2°C. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

08/08/2005 - 14:31 : Frio impressionante no Mato Grosso do Sul. Faz 7 graus agora em Ponta Porã com céu nublado.

 

08/08/2005 - 14:29 : Muito frio no oeste do Paraná. Foz do Iguaçu tem 8 graus com chuva agora. Em Santa Catarina, Florianópolis tem 12 graus e chuva.

 

08/08/2005 - 14:25 : Faz apenas 7 graus em Chapecó, oeste de Santa Catarina, neste momento.

 

08/08/2005 - 14:20 : Está garoando com 3 graus em Caxias do Sul agora. Em Passo Fundo, 5 graus com chuvisco. Santo Ângelo tem 10 graus.

 

08/08/2005 - 13:00 : Houve precipitação de gelo (sleet) no distrito do Cruzeiro, em São Joaquim, agora há pouco.

 

08/08/2005 - 11:40 : O frio foi intenso no sul gaúcho nesta segunda-feira. Confira as mínimas, conforme dados do INMET:

 

Bagé: 0,0

Encruzilhada do Sul: 0,8

Santana do Livramento: 1,1

Uruguaiana: 1,7

 

08/08/2005 - 06:40 : 1,8 grau agora no Aeroporto Internacional de Ezeeiza em Buenos Aires.

 

08/08/2005 - 06:31 : Temperatura está em torno de zero grau na fronteira com o Uruguai em cidades como Bagé e Santana do Livramento.

 

08/08/2005 - 06:25 : Amanhecer gelado no Rio Grande do Sul. Confira a temperatura agora em algumas cidades:

 

Uruguaiana: 2 graus

Santa Maria: 5 graus

Pelotas: 4 graus

Porto Alegre: 9 graus

Canoas: 8 graus

Link to comment
Share on other sites

Poderíamos dizer que estamos sob alerta de neve em Pato a partir de hoje à noite ?

Olha, eu estava pensando, acho que existem chances reais de cair algo por aqui, mas... hehehehhe

 

Fonte : Climaterra

 

SEGUNDA-FEIRA; NUBLADO COM CHUVA/GAROA. 3/5°C E 8/10ºC.

 

TERÇA-FEIRA; NUBLADO COM CHUVA/GAROA. ABERTURAS DE SOL A TARDE. 2/4°C E 9/11ºC.

 

QUARTA-FEIRA; BOM COM SOL E PERÍODOS DE NUBLADO PELA MANHÃ.

-1/1ºC, BAIXADAS, E 12/14°C. GEADA.

 

Creio que são minuscolas as chances...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.