Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

imagem3h.png

 

madrugada de temperaturas amenas no Paraná. Céu bastante encoberto no interior do estado. Nos Campos Gerais, no Sul e no Leste temos temperaturas baixas. No litoral noite fresca. Temperaturas mais altas também na região Noroeste. Aqui no Oeste temos temperaturas amenas. Agora faz 14 graus em Cascavel, Foz e Pato Branco. Ao longo do rio iguaçu os termômetros registram 16 graus. A chuva é esperada hoje em toda região. O GFS prevê período mais quente no começo do inverno!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vários núcleos de chuva, até de forte intensidade, deverão se formar no nordeste gaúcho, SC, PR e MS nos próximos dois dias, segundo o wrf.

E a próxima onda de frio? Pelo andar da carruagem deverá ser normal para esta época, com mínimas até "razoáveis" em alguns locais.

Link to comment
Share on other sites

Ctba e Paranaguá têm dinâmicas quase identicas e climas drasticamente diferentes, por conta de, estes sim, fatores como a chuva, pressão, temperatura, insolação, nebulosidade, relevo, altitude...

entendo como climas drásticamente diferentes uma variação de "temperado" para "desértico" ou "polar" para "equatorial"... não "subtropical" para "subtropical", como é o caso de Paranaguá X Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

segue chovendo no Paraná. A chuva é fraca, contínua e mantém a temperatura amena. Na última hora foram observadas chuvas em praticamente todo Paraná. Nas áreas de divisa com São Paulo, no entanto, o tempo segue firme

 

mapamunicipios.png

 

quanto as temperaturas, são poucas as áreas abaixo de 10 graus neste momento. Apenas em Palmas e General Carneiro os termômetros registram 9 graus. A média agora da temperatura no estado é de 13 graus. Em Londrina temos a temperatura mais elevada: 18 graus.

Link to comment
Share on other sites

Após dois dias de BAZ bloqueado, we're back!

 

Bueno, Shimutz, vou dar o meu último (prometo ser o último!) parecer sobre essa questão de dinâmica.

 

1 - POA e Canela têm dinâmicas muito parecidas, mas climas muito diferentes. Capisci? Tanto aqui quanto lá a atuação de ciclônes, frentes, ar quente, ar frio, etc, é quase sempre a mesma. É raríssimo encontrar um bloqueio entre as duas cidades ou uma frente que cause chuva apenas aqui e lá não. Isso mostra como a dinâmica atmosférica entre as duas cidades é parecida. ENTRETANTO, possuem climas distintos. Lá o verão é brando. Aqui é quente. Lá o inverno é frio. Aqui é meia-boca. Lá neva (ou nevava...) com certa frequência. Aqui não.

 

2 - É esse o ponto que quero chegar. Curitiba e SP possuem dinâmicas muito parecidas neste sentido. Não tanto quanto Canela e POA, mas é bem similar a dinâmica do tempo entre as duas cidades. SP tem média de julho de 16,0C e Curitiba tem média de 12,5C. São 3,5C de diferença em julho, tendo exatamente 2º de latitude de diferença, 400km de distância e 200 metros mais alta (Curitiba). Fazendo um análago ao RS, é exatamente a mesma diferença que encontramos entre Porto Alegre e Aceguá (fronteira com Uruguai). POA é cerca de 200 metros mais baixa, está 2º de latitude mais ao norte, 400km de distância e tem 3ºC de média de inverno a mais que Aceguá. No entanto, considero a dinâmica do tempo entre as duas cidades bem próximas (não tanto quanto POA e Canela), mas exatamente na mesma proporção entre Ctba e SP.

 

Resumindo. Não adianta ficar comparando temperaturas entre Ctba e SP que vc não vai me convencer em nada sobre a diferença de dinâmica entre as duas cidades. Fosse assim, caso eu ficasse aqui postando a diferença de temperatura entre Canela e POA vc acharia a dinâmica entre as duas cidades TOTALMENTE DIFERENTE. E não é... O foco está no modo como a atmosfera se comporta sobre cada cidade/região. Isso é inegável que Ctba e SP tem padrões bastante similares ao longo do ano.

Link to comment
Share on other sites

Após dois dias de BAZ bloqueado, we're back!

 

Bueno, Shimutz, vou dar o meu último (prometo ser o último!) parecer sobre essa questão de dinâmica.

 

1 - POA e Canela têm dinâmicas muito parecidas, mas climas muito diferentes. Capisci? Tanto aqui quanto lá a atuação de ciclônes, frentes, ar quente, ar frio, etc, é quase sempre a mesma. É raríssimo encontrar um bloqueio entre as duas cidades ou uma frente que cause chuva apenas aqui e lá não. Isso mostra como a dinâmica atmosférica entre as duas cidades é parecida. ENTRETANTO, possuem climas distintos. Lá o verão é brando. Aqui é quente. Lá o inverno é frio. Aqui é meia-boca. Lá neva (ou nevava...) com certa frequência. Aqui não.

 

2 - É esse o ponto que quero chegar. Curitiba e SP possuem dinâmicas muito parecidas neste sentido. Não tanto quanto Canela e POA, mas é bem similar a dinâmica do tempo entre as duas cidades. SP tem média de julho de 16,0C e Curitiba tem média de 12,5C. São 3,5C de diferença em julho, tendo exatamente 2º de latitude de diferença, 400km de distância e 200 metros mais alta (Curitiba). Fazendo um análago ao RS, é exatamente a mesma diferença que encontramos entre Porto Alegre e Aceguá (fronteira com Uruguai). POA é cerca de 200 metros mais baixa, está 2º de latitude mais ao norte, 400km de distância e tem 3ºC de média de inverno a mais que Aceguá. No entanto, considero a dinâmica do tempo entre as duas cidades bem próximas (não tanto quanto POA e Canela), mas exatamente na mesma proporção entre Ctba e SP.

 

Resumindo. Não adianta ficar comparando temperaturas entre Ctba e SP que vc não vai me convencer em nada sobre a diferença de dinâmica entre as duas cidades. Fosse assim, caso eu ficasse aqui postando a diferença de temperatura entre Canela e POA vc acharia a dinâmica entre as duas cidades TOTALMENTE DIFERENTE. E não é... O foco está no modo como a atmosfera se comporta sobre cada cidade/região. Isso é inegável que Ctba e SP tem padrões bastante similares ao longo do ano.

 

Aí é que está! Semântica é foda! PAra mim vc e o Shima estão falando a mesma coisa! Só que o que é MUITO para um não o é para o outro! Eu por exemplo, acho a Dinâmica de Aceguá muito distinta da de POA! Aceguá congela na maioria dos bloqueios que afetam o sul do Brasil, enquanto POA tem chuva (e Ctba sol, he he he). Aceguá tem dinâmica mais parecida com SVP e Montevidéo do que POA. Tem clima semelhante a Pinheiro Machado, mas ainda está um pouco mais a sudoeste. E aí discussão torna-se infinita! Para quem não conhece, dizer que Aceguá tem a mesma dinâmica climática de POA seria ,mais grave que dizer que PInheiro Machado tem a mesma dinâmica que POA! Portanto, a diferença entre vcs é semantica, e não climática!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Na minha opinião, de um modo geral, Porto Alegre é mais fria que Curitiba.

Curitiba, quando está sob a influência de um ar polar, tem mínimas muito inferiores a Porto Alegre. No entanto, em Porto Alegre o frio é mais abrangente, mantendo-se, inclusive, mais durante o dia.

Já vi muitas MP's que chegaram aqui, também, e não chegaram lá no Paraná.

Tenho primos morando em Curitiba e já fui lá muitas vezes. As noites são gélidas, mas o frio não se mantém tanto durante o dia quanto Porto Alegre.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Após ficar ausente do BAZ por 2 dias (eu e a grande maioria), finalmente posto novamente :D

 

A boa notícia é que o ETA convergiu para o lado do GFS e agora ambos colocam chuva mais intensa e frio para

boa parte de Minas Gerais a partir de sexta e até domingo. Com isso, o meu feriado na fazenda acho que vai

ficar para uma próxima, mas em compensação vou curtir o friozinho que vai fazer :mrgreen:

 

Agora céu com muitos cirrus e 23,8C

Link to comment
Share on other sites

A confirmar as últimas tendências dos modelos para o restante do mês é muito provável que junho reúna todos os requisitos para alcançar médias bem abaixo da normal climatológica.

 

Caio, haverá um pequeno veranico depois desta próxima MP, certo ? abraços

 

Por algumas rodadas vinha pintando uma segunda quinzena beeeem acima da média. Agora, tirando uma semaninha mais quente a partir do dia 15, o frio já voltaria a subir lá pelo dia 23.

 

Abrçs

Link to comment
Share on other sites

Zé, Aceguá tem dinâmica semelhante de POA. A grande diferença está na ausência de MM em muitas noites de inverno. Aqui elas nos rondam. No resto o maior frio daquela região se deve a maior latitude e altitude, obviamente. Não vejo tanta discrepância entre as dinâmicas a não ser aquela oriunda logicamente da diferença de latitude e altitude. Segue a mesma regra da diferença entre Ctba e SP, onde a dinâmica é similar, porém as características locais de cada região destacam algumas diferenças.

 

Shimutz, estamos chegando num entendimento. Concordo quanto às diferenças climáticas. Para mim era algo óbvio o fato de Ctba ser mais fria que SP, de Aceguá ser mais fria do que POA e de que Canela é mais fria que POA. Isso eu não estava discutindo. São climas diferentes (em termos relativos, óbvio), cada um cheio de peculiaridades.

 

Joãotur, essa questão de Ctba ser menos fria que POA no inverno é algo que já discuti comigo mesmo algumas vezes. Eis as minhas conclusões:

 

1 - POA mantem-se mais dias sob o domínio de ar frio.

 

2 - POA segura mais as máximas após o segundo dia da passagem do ar frio.

 

3 - Ctba detona com POA nas mínimas.

 

4 - Ctba tem média compensada bem mais baixa que POA. Efeito serra.

 

5 - Em invernos muito frios (exemplo: 1994, 1996 e 2000), nos igualamos à Ctba, quando não muito ficamos mais frios (2000).

 

6 - Em invernos normais e invernos quentes, levamos chinelada.

 

7 - No geral (a longo dos anos e normais), as médias apontam para Ctba como cidade mais fria, enquanto para eventos pontuais de frio extremos conseguimos nos igualar.

 

8 - Concluindo: No bem bom (invernos frios) nos igualamos à Ctba (capital mais fria do Brasil), porém temos a vantagem de termos à neve à 100km daqui (São Francisco de Paula) :D . Já em invernos normais e quentes (o que não nos interessa. Ao menos a mim :D ), como ocorre na maioria dos anos, Ctba é mais fria.

 

Dentro de instantes começa o bombardeio do Shimutz e do Bettega :o :lol:

Link to comment
Share on other sites

Concordo em muitos pontos com todos, mas, desculpem, já fui várias vezes a Curitiba e tenho parentes lá. Eles mesmo concordam comigo quando digo que, de um modo geral, Porto Alegre é mais fria sim.

Claro, como já falei, nas mínimas Curitiba ganha longe de Porto Alegre. Mas o frio aqui se mantém muito mais, dando a sensação de mais frio.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Não vejo um grande aquecimento para junho em Porto Alegre pelo menos.

Pelo gráfico do CPTEC a temperatura, cinclusive, sofreria uma queda brusca de novo já no dia 20 deste mês.

Pode ser até que SC e o PR não sejam atingidos por esta onda de frio, mas Porto Alegre se manteria abaixo da média sim.

O que os amigos acham?

Link to comment
Share on other sites

Também estive em POA muitas vezes e o abafamento é grande. 20ºC em POA e 20ºC em Ctba são muito diferentes... Isso é deveras importante! A sensação é de mais calor em POA, apesar de estarem com a mesma temperatura...[/b][/color]

 

Olha, discordo!

 

Não sei pq, mas ao meu ver a mesma temperatura da montanha quando é feita ao nível do mar parece que aquela do nível do mar possui uma sensação de mais frio!

 

10ºC em Canela é tranquilo para mim, enquanto que em POA me sinto gelado!

 

0ºC aqui em POA então, Deus me livre!!!!!!!!! Parece que o mundo vai acabar! Na serra não faço tanto estardalhaço.

 

Quando estava com o Caio nos Alpes Austríacos em fevereiro de 2006, lembro de ter presenciado um veranico que fez a temperatura subir para +7ºC de tarde com sol e sem vento. Ficamos de camiseta e jaquetinha! Lembro de termos comentado um com o outro que se fosse em Floripa ou em POA a sensação seria muito pior!!

 

Juro que não é psicológico! Sente-se na pele! O Ronaldo também concorda. Pergunte a ele a diferença de 10ºC em SJ e Floripa, hehehe

Link to comment
Share on other sites

 

Juro que não é psicológico! Sente-se na pele! O Ronaldo também concorda. Pergunte a ele a diferença de 10ºC em SJ e Floripa, hehehe

 

Eu disse quanto a 20ºC... 25ºC em Paranaguá é um horror de abafado, mas aqui 28ºC é bem suportável.

 

Bruno, evidentemente que a pressão e a umidade farão diferença. O ar na montanha é mais leve, menos denso... E quanto aos Alpes, tudo depende do vento e da nebulosidade. 8-)

 

Abçs

 

Ah, bom!! No calor eu concordo contigo. Aqui no nível do mar se sente mais calor com 30C do que se fosse aí na serra! Aqui abafa com facilidade. Viramos uma sauninha!

 

Temos mais atmosfera atuando sobre nós...

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Achei nada a ver esta tua frase:

"Abraços aos Portoalegrenses que querem a coroa de Ctba... ".

Em primeiro lugar, ninguém está competindo com ninguém. Seria ridículo fazer isto. Estamos colocando nosso ponto de vista sobre um assunto.

Gosto muito de ler algumas de tuas postagens, mas acho que fazer do BAZ um lugar para competir ou ser "dono de coroas" é totalmente equivocado.

Coloquei somente a minha opinião sobre o que sinto toda vez que visito a linda cidade de Curitiba.

Claro que o verão aí é bem mais ameno que Porto Alegre. Isto não se discute.

Claro que as mínimas no inverno são bem menores que Porto Alegre muitas vezes (mas nem todas também). Mas que de um modo geral o frio é maior aqui é. Desculpe se isto te incomoda, mas é. São fatos que se sente na pele inclusive. O frio aí não se mantém como aqui; já comprovei diversas vezes isto.

Mas tudo bem, respeito a tua opinião.

Somente digo outra vez: jamais vou competir aqui no BAZ. Acho que não cabe.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pelo que venho percebendo Curitiba sofre influência durante bastante tempo do anticiclone, às vezes quando entra continental e se afasta para o oceano, o ar frio permanece um bom tempo sobre Ctba... com vento de E e SE, e temperaturas baixas, se ele vem marítimizado ocorre o mesmo fenômeno. Já Poa sofre o efeito do jatos de baixos níves que traz calor do NO quando do afastamento do ar frio e as temperaturas sobem muito tanto as mínimas quanto às máximas. Vamos acompanhar vai ser interessante.

Interessante também é acompanhar as temperaturas nos horários em que pessoas mais se expõem ao frio por exemplo quando a maioria das pessoas vai trabalhar entre 07:00/09:00 e quando retornam pra casa entre 17:30/19:30, nessas horas existe uma preocupação maior com o tempo e as pessoas o sentem mais intensamente.

Vejamos a última invasão polar significativa. Dados INMET CONVENCIONAL.

 

dia........... POA.............. CTBA

02/06........09,1/12,1........2,7/14,3

03/06.........4,8/14,4.........-0,4/15,7

04/06.........3,9/18,9.........-0,7/19,4

05/06.........6,8/18,6.........3,7/22,7

06/06.........6,4/16,8.........5,6/20,1

07/06.........7,2/17,9.........6,7/16,5

08/06.........8,0/22,5.........5,0/20,5

MED.MIN......6,6...............3,2 ........... POA +3,4

MED.MAX.....17,3..............18,4...........POA -1,1

MED.SIMPLES.11,9.............10,8...........POA +1,1

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Proponho até que criemos um tópico para que possamos acompanhar as condições em Curitiba e Porto Alegre tanto antes, como durante e depois da passagens de anticiclones sobre o sul do BR para ver como ambas se comportam!

Por exemplo a frente entra em POA dia 23/6 em CTBA 24/06 permanece sobre o sul e se desloca para o mar dia 27/06.

Acompanharíamos desde o dia 21/06 até 30/06. Para vermos o comportamento da temperatura em ambas as capitais nas diferentes incursões da ar frio! Acho que vai ser deveras esclarecedor!

Link to comment
Share on other sites

 

Por algumas rodadas vinha pintando uma segunda quinzena beeeem acima da média. Agora, tirando uma semaninha mais quente a partir do dia 15, o frio já voltaria a subir lá pelo dia 23.

 

Abrçs

 

Bom saber ! Por aqui o céu está tomado por cirrus, é o indicativo de mudança de tempo à vista :mrgreen: . vlw !

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, já fiz uma tabela assim aqui no BAZ há uns 5 anos atrás!!!

 

POA ficou mais fria (em todas as médias) nas ondas de frio e perdia em todo o restante do mês. Por isso cheguei a conclusão que em meses de invernos frios empatamos com vcs e, em alguns casos, ficamos mais frios, pois durante as ondas polares baixamos bastante as nossas médias. Logicamente em anos ruins POA sucks!!

 

Nesta onda de frio de agora Ctba ficou mais fria (como vc bem mostrou os cálculos acima), pois foi uma MP sui generis, onde o frio foi bstante significativo do PR para cima. Aqui foi normal.

 

Deu muita discussão na época. :D

Link to comment
Share on other sites

 

Juro que não é psicológico! Sente-se na pele! O Ronaldo também concorda. Pergunte a ele a diferença de 10ºC em SJ e Floripa, hehehe

 

Eu disse quanto a 20ºC... 25ºC em Paranaguá é um horror de abafado, mas aqui 28ºC é bem suportável.

 

Bruno, evidentemente que a pressão e a umidade farão diferença. O ar na montanha é mais leve, menos denso... E quanto aos Alpes, tudo depende do vento e da nebulosidade. 8-)

 

Abçs

Não sei de 900 m dá tanta diferença na sensação. O que há é que Curitiba, quando aquece, tem grande amplitude térmica. Num dia de inverno em Curitiba quando chega aos 20° a manhã geralmente foi bem mais frio (10° ou bem menos) já que a altitude facilita o resfriamento noturno. Em POA podemos ter 20° depois de uma mínima de 15° e, quando chegamos aos 20° o ar está bem mais úmido.

 

Quanto ao calor nem se fala!! Uma tarde com 30° aqui pode estar com 60% e u.r. depois de uma manhã com mínima de 23°, ao passo que Curitiba dificilmente terá essa marca. Quanto maior a amplitude térmica maior o secamento da atmosfera no aquecimento. O valor de partida para atingir os 30° estará bem mais baixo em Curitiba, e quando bater essa marca o ar estará bem mais seco.

 

Abraços térmicos!

Link to comment
Share on other sites

Quando Curitiba dispara nas máximas dispara.

 

Só para deixar claro. É no inverno, né, Paulo!? Pois no verão a gente aqui frita, hehehehe

 

É algo bastante comum em Ctba mínimas de 2ºC acompanhadas por máximas de 22ºC

 

Claro, no inverno. No verão viramos torresmos.

Acho que é uma discussão interessante. Já passei muito frio em Curitiba. É uma cidade alta tendo esta vantagem em relação a Porto Alegre. Porto fica baixa. O frio ocorre nos seus arredores:Viamão, Grvataí, zonal sul e norte.

Quando escuto as rádios dizerem; Em Porto Alegre 10 °C quando faz 6 ou 7 no meu termômetro, eu fico puto da cara.

Vejo que Curitiba está muito acima. Muito mais próxima do equador que Porto Alegre(longe ainda). Mas, já há uma incidência solar maior. SP o mesmo. As latitudes determinam muita coisa destas cidades. Já Aceguá, que afinal fica a 60km de Bagé, é uma cidade que deve ter a mesma perfomance de Bagé. Frio e seca. Porém, disparam as temperaturas quand as massas de ar seco entram. Não tem como segurar qualquer umidade: não há. Não possui qualquer Lãmina dágua por perto. A umidade do Guaíba e da Lagoa dos Patos são importantes para regular temperaturas. Coisa que em Uruguaiana e Bagé não há. Embora, Uruguaiana tenha o Rio Uruguai. No entanto, sua interioridade determina picos de calor intensos.

Link to comment
Share on other sites

Falei na "entrada de ar seco..." Refiro-me ao fato de que as massas entram dando um grande gradiente de temperatura. diferença grande entre máxima e mínima.

Nesta semana, por exemplo, Porto está mantendo uma temperatura relativamente baixa. Ontem, não disparou. Hoje, também. Mas, como é a cidade do RS que tem a maior populaçao. Toma-se como referência a mesma. Gostaria que nos localizássemos na altura de Caxias do Sul. Seríamos mais lembrados pelo "frio". Curitiba o é. Baixa de zero. Embora nos últimos anos tenha sido difícil ocorrer. Este ano está baixando mais fácil. Olha o friozaço que fez semana passada!!!

Florianópolis, nem se fala, tenho amigos gaúchos que moram por lá e vão à praia em julho. Mas, sabemos que há regiões dentro da ilha que faz frio. Se bem que julho tem sido um mesmo de fiasco em relação ao frio.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Desculpe,amigo, mas notei um tom de competição sim da tua parte, embora fosse incabível.

Quanto ao meu humor, te digo que quem trabalha com Turismo já há 15 anos como eu, ele é imprescindível. Trabalhar num ramo como trabalho sem humor não dá. Desculpa se dei a impressão de ser "mau humorado"; não foi mesmo a minha intenção.

Digo, com toda certeza, adoro a tua cidade e sempre que posso dou um pulo aí. Acho limpa, organizada e um povo super educado.

Não quero de forma alguma criar nenhuma rixa neste site. Não tem cabimento mesmo.

Só respondi ao que colocaste. Se interpretei mal, desde já peço desculpas.

Espero que não fiques com má impressão a meu respeito.

Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba tem estas maximas pouco mais alta que POA, porém é bem pontual. Nas massas de ar frio, se pegar numero de horas abaixo de 15ºC ou 10ºC, Ctba e POA são bem parecidas.

 

Ctba leva pouca vantagem nas horas de frio abaixo de 5ºC, mas perde um pouco nas horas acima de 15ºC.

 

É o mesmo caso de Campos do Jordão, as veses tem maximas nao muito diferentes de Curitiba, mas é bem pontual tb, CDJ tem muito mais horas de temperaturas baixas (nao tem nem comparaçao com Ctba).

 

Mas acho que nao são nas grandes ondas de frio que Ctba leva a fama (pois as grandes ondas de frio atingem até o centro-oeste), são nos outros dias, mesmo fora do inverno, causados justamente pela MM que tanto reclamamos...

 

porém, engraçado que a fama nacional, é que POA é mais fria, até aqui em Curitiba mesmo...reparem que mesmo nos jornais, quando vem uma onda de frio, sempre noticiam POA...

Link to comment
Share on other sites

Cara hoje choveu forte em Sao Paulo de novo. Esse inverno esta típico subtropical por aqui, com muita chuva e frio.

Exatamente Tucci, vai chover bem ainda e depois esfriar. Nada a reclamar!! :D

 

Dia frio, úmido, escuro e extremamente chuvoso por aqui. O dia de hoje foi tão "melancólico" do ponto de vista climático que nem pareceu SP, mas sim uma Vancouver. :mrgreen:

 

No momento chove moderadamente aqui em Itapevi, e o céu está mais escuro ainda, já que está quase anoitecendo. Temperatura na marca dos 15,9°C.

A mínima foi de 9,4°C e a máxima de 16,9°C.

 

Tucci, junho está extremamente subtropical aqui em SP... que continue assim. :D

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Ok, amigo. Que bom que tudo foi esclarecido.

Alguma vez já foi feito um encontro do BAZ aí em Curitiba?

Acho que seria ótimo. De repente podemos pensar uma hora dessas.

É uma cidade excelente, com ótima oferta de hotéis com bons preços inclusive.

Abraços e bom feriado pra ti!

Link to comment
Share on other sites

Acho que é uma discussão interessante. Já passei muito frio em Curitiba. É uma cidade alta tendo esta vantagem em relação a Porto Alegre. Porto fica baixa. O frio ocorre nos seus arredores:Viamão, Grvataí, zonal sul e norte.

Quando escuto as rádios dizerem; Em Porto Alegre 10 °C quando faz 6 ou 7 no meu termômetro, eu fico puto da cara.

Hahaha!! Eu também fico PUUUUUU************* quando ouço 10° no rádio e aqui em casa tá 3° ou 4° a menos. Fico pensando: "Poxa, será que o sujeito não tem noção do que está dizendo?? Na rua está sensivelmente mais frio do que 10°!!!" O pior é que essa é a imagem que passam do frio de POA (que nem é grande coisa, mas também não é tão ruim, pô!!!) e ainda dizem que "está muito frio!!" PQP¹²³¹¹²³²¹³²³!!!!!

 

Semana passada, às 23 h, ouvi a listagem das temperaturas pelo RS (nem vou falar que rádio é) e davam 7° para o interior, às vezes menos, e na região de POA 10° ou um pouco mais. E Torres? Davam 22° para Torres e 21° para Tramandaí! O valor estava EVIDENTEMENTE ERRADO e o locutor comentou que estava "surpreso" com a temperatura alta do litoral. :|:|:| Claro, com a informação errada eu também acharia surpreendente neve em Floripa e 25° em POA!! Hehehehe!!! :lol: :lol: :lol:

 

Antes que me esqueça, ontem tive variação de 1,7° ao longo do dia: de 12,9° à 14,6°. Hoje variei de 12,3° e 16,9°. Agora tenho 15,2° com 75%, mas devo baixar da mínima até a meia-noite. Como a MetSul vem alertando, parece que teremos nevoeiro amanhã pela manhã.

 

Abraços errados!!

Link to comment
Share on other sites

Acho que é uma discussão interessante. Já passei muito frio em Curitiba. É uma cidade alta tendo esta vantagem em relação a Porto Alegre. Porto fica baixa. O frio ocorre nos seus arredores:Viamão, Grvataí, zonal sul e norte.

Quando escuto as rádios dizerem; Em Porto Alegre 10 °C quando faz 6 ou 7 no meu termômetro, eu fico puto da cara.

Hahaha!! Eu também fico PUUUUUU************* quando ouço 10° no rádio e aqui em casa tá 3° ou 4° a menos. Fico pensando: "Poxa, será que o sujeito não tem noção do que está dizendo?? Na rua está sensivelmente mais frio do que 10°!!!" O pior é que essa é a imagem que passam do frio de POA (que nem é grande coisa, mas também não é tão ruim, pô!!!) e ainda dizem que "está muito frio!!" PQP¹²³¹¹²³²¹³²³!!!!!

 

Semana passada, às 23 h, ouvi a listagem das temperaturas pelo RS (nem vou falar que rádio é) e davam 7° para o interior, às vezes menos, e na região de POA 10° ou um pouco mais. E Torres? Davam 22° para Torres e 21° para Tramandaí! O valor estava EVIDENTEMENTE ERRADO e o locutor comentou que estava "surpreso" com a temperatura alta do litoral. :|:|:| Claro, com a informação errada eu também acharia surpreendente neve em Floripa e 25° em POA!! Hehehehe!!! :lol: :lol: :lol:

 

Antes que me esqueça, ontem tive variação de 1,7° ao longo do dia: de 12,9° à 14,6°. Hoje variei de 12,3° e 16,9°. Agora tenho 15,2° com 75%, mas devo baixar da mínima até a meia-noite. Como a MetSul vem alertando, parece que teremos nevoeiro amanhã pela manhã.

 

Abraços errados!!

 

A BANDNEWS é terrível. Pelo menos aqui para o Rio o termometro deles é sempre quase 4 graus acima do que ocorre na cidade. Ridículo. Como a sede é em Botafogo, de frente a baia da guanabara, é um dos piores locais para minimas.... tudo bem... mas poderia, pelo menos, ficar igual ao do Aeroporto Santos Dumont que é próximo. A estação deles deve estar muito mal localizada! Até em dias chuvosos, quando toda a cidade está abaixo dos 18°C, o da BANDNEWS não desce dos 20°C. No dia que deu 9°C aqui no Rio, 12°C na minha casa, a informação pela manha era de que no Rio fazia 18°C enquanto toda a cidade estava abaixo de 15°C. SÓ SE FOR DENTRO DA REDAÇÃO!!! Fico Puto da Vida!!!

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Também estive em POA muitas vezes e o abafamento é grande. 20ºC em POA e 20ºC em Ctba são muito diferentes... Isso é deveras importante! A sensação é de mais calor em POA, apesar de estarem com a mesma temperatura...[/b][/color]

 

Olha, discordo!

 

Não sei pq, mas ao meu ver a mesma temperatura da montanha quando é feita ao nível do mar parece que aquela do nível do mar possui uma sensação de mais frio!

 

10ºC em Canela é tranquilo para mim, enquanto que em POA me sinto gelado!

 

0ºC aqui em POA então, Deus me livre!!!!!!!!! Parece que o mundo vai acabar! Na serra não faço tanto estardalhaço.

 

Quando estava com o Caio nos Alpes Austríacos em fevereiro de 2006, lembro de ter presenciado um veranico que fez a temperatura subir para +7ºC de tarde com sol e sem vento. Ficamos de camiseta e jaquetinha! Lembro de termos comentado um com o outro que se fosse em Floripa ou em POA a sensação seria muito pior!!

 

Juro que não é psicológico! Sente-se na pele! O Ronaldo também concorda. Pergunte a ele a diferença de 10ºC em SJ e Floripa, hehehe

Concordo plenamente!!!! 10 ° C em Bagé parece ser menos frio que 10 em Porto Alegre. Não é à toa que o pessoal chega a ficar de manga curta no vale nevado quando o sol racha. É engraçado, mas a "sensação" térmica, embora alguns ainda tentem negar sua existência, existe e de fato a pele sente.

Porto Alegre ontem estava extremamente fria. E a tempertura ficou variando entre 12 e 15.

Assim como uns 7°C em Curitiba à noite com uma neblina é de arrepiar.

Link to comment
Share on other sites

Aqui o o feriado será de tempo instável, como estamos no litoral não é raro chover bem no inverno também, a temperatura não vai subir muito de dia nem sofrer forte queda à noite, até o fim do mês acho que o que vier (de "frio") será úmido, sem grandes surpresas.

 

 

Quando Curitiba dispara nas máximas dispara.

 

Os veranicos duram mais em Curitiba, mas os máximos picos de calor em Porto Alegre são mais fortes que em Curitiba em qualquer mês do ano, em julho de 2005 peguei máxima de 32 graus em Porto Alegre depois de 3 dias de veranico na serra, em POA é uma máxima muito elevada para julho mas em Curitiba é muito elevada para qualquer mês do ano (acho que Curitiba não passa de 32 graus desde 2006 no Inmet, me corrijam se necessário), no verão então nem fala.

 

Já estive em POA duas vezes (ambas inverno) mas muito brevemente antes de subir para a serra (pernoitei no hotel perto do aeroporto, não fui à cidade), na segunda vez foi interessante pois no dia quando subi para a serra (20 e pouco) Porto Alegre estava nublada com 13/14 graus à tarde e quando voltei (31 de julho) céu limpo e mais de 30 graus, foram 7 máximas consecutivas na casa dos 30 graus entre julho e agosto.

 

Em Curitiba estive uma vez em fevereiro vindo de Foz do Iguaçu (passei 4 dias em Foz e 3 em Curitiba, ao contrário de Porto Alegre pude passear e conhecer um pouco Curitiba), o clima estava bem parecido com o final de outono carioca, sempre agradável, mas o sol era bem mais forte (pela altitude e época do ano).

Link to comment
Share on other sites

1 - POA mantem-se mais dias sob o domínio de ar frio.
Depende, essa última invasão polar por exemplo Curitiba ficou mais dias sob o domínio de ar frio. Na média, POA fica mais dias sob domínio do ar frio quando (1) não está sob bloqueio e Curitiba está (por exemplo 2007) e/ou (2) tiro de ar frio muito fraco ou tragetória pouco continental, de modo que só pega Curitiba de raspão e não estabiliza-se.

 

2 - POA segura mais as máximas após o segundo dia da passagem do ar frio.
Certamente, principalmente quando temos ciclogênese, onde a alta se estabiliza seca sobre Curitiba e permite as máximas elevarem-se sob a exposição solar.

 

3 - Ctba detona com POA nas mínimas.

 

4 - Ctba tem média compensada bem mais baixa que POA. Efeito serra.

Indiscutível conjunto de ar frio seco + altitude.

 

5 - Em invernos muito frios (exemplo: 1994, 1996 e 2000), nos igualamos à Ctba, quando não muito ficamos mais frios (2000).
Via de regra iguala-se, exceção são anos como 2007. Veja-se os dados de julho/2000:

POA:

Temperatura máxima 28 °C / 17 °C / 10 °C

Temperatura média 21 °C / 11 °C / 5 °C

Temperatura mínima 16 °C / 5 °C / -1 °C

 

Curitiba:

Temperatura máxima 26 °C / 18 °C / 10 °C

Temperatura média 18 °C / 11 °C / 4 °C

Temperatura mínima 15 °C / 5 °C / -4 °C

 

6 - Em invernos normais e invernos quentes, levamos chinelada.

 

7 - No geral (a longo dos anos e normais), as médias apontam para Ctba como cidade mais fria, enquanto para eventos pontuais de frio extremos conseguimos nos igualar.

 

8 - Concluindo: No bem bom (invernos frios) nos igualamos à Ctba (capital mais fria do Brasil), porém temos a vantagem de termos à neve à 100km daqui (São Francisco de Paula) :D . Já em invernos normais e quentes (o que não nos interessa. Ao menos a mim :D ), como ocorre na maioria dos anos, Ctba é mais fria.

 

Dentro de instantes começa o bombardeio do Shimutz e do Bettega :o :lol:

Exato, trocando em miúdos: Curitiba é fria até mesmo em invernos quentes, enquanto POA depende de MPs bombásticas para passar frio. :lol: :lol: :lol:
Link to comment
Share on other sites

Realmente, há estes picos de calor. veranicos aqui ocorrem. Em 2000, ano que foi frio em julho, principalmente, comíamos picolé no final de junho iníco de julho. Quando, esfriou abruptamente ficando 20 dias sequenciais de frio intenso. NUNCA FOI INCOMUM ACONTECER ISTO. Moro aqui há 33 anos(parece número cabalístico) e sempre foi assim. Na década de 70, havia calor intenso e frio inteso intercalando. E NÃO FALÁVAMOS EM AQUECIMENTO GLOBAL(só para polemizar um pouco).

Curitiba, basta passarmos de ônibus por ela à noite que já embaça os vidros!!! É serra. e é fria. Não tenho o bairrismo de 'forçar" uma Porto Alegre mais fria que Curitiba. Mas, a umidade daqui com frio é algo terrível. E no verão nem se fala. Não fosse a praia ficar tão perto par metade da população fugir para o litoral que fica a pouco mais de 100km. 40 aqui no verão não é tão incomum. É ATÉ MAIS COMUM EM NOVEMBRO!!!

Link to comment
Share on other sites

TEMPORAL FORTÍSSIMO EM ARAÇATUBA-SP!!!!!!

 

GRANIZO

VENTOS

TROVOADAS

E TEMPERATURA DESPENCOU DE 25°C PARA 16°C!!!

 

ESTÁ INCRIVELMENTE INTENSOOOOOO! NEM AS TEMPESTADES DE VERÃO FORAM TÃO INTENSAS!

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o

Link to comment
Share on other sites

Pois é...

Acho que o frio não está dando muita trégua por aqui.

A previsão do INMET para o RS é interessante. Boa para ficar na frente da lareira:

 

Previsão do tempo próximas 72h para o Estado do RIO GRANDE DO SUL

Previsão Elaborada em: 10/06/2009

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

quinta, 11 de junho de 2009

 

PARCIALMENTE NUBLADO COM GEADA NO SUL, OESTE, CENTRO, PLANALTO E SERRA DO NORDESTE, NAS DEMAIS REGIÕES, NÉVOA ÚMIDA E SECA NO DECORRER DO DIA.

 

TEMPERATURA: LIGEIRO DECLíNIO MAX.: 20°C MIN.: -1°C

VENTO DIREÇÃO: W-S

INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

sexta, 12 de junho de 2009

 

PARCIALMENTE NUBLADO COM GEADA.

 

TEMPERATURA: ESTáVEL MAX.: 19°C MIN.: -1°C

VENTO DIREÇÃO: S-E

INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

sábado, 13 de junho de 2009

 

PARCIALMENTE NUBLADO COM GEADA NO SUL, OESTE, PLANALTO E SERRA DO NORDESTE.

 

TEMPERATURA: ESTáVEL MAX.: 21°C MIN.: 0°C

VENTO DIREÇÃO: S-E

INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

Link to comment
Share on other sites

Aqui em mais de 20 anos deu granizo só 2 vezes (meu bairro, na orla tem lugar que não deu nenhuma vez e no subúrbio é mais frequente), mas eu só vi uma vez em 1998, resumo: granizo para mim é que nem neve, vi uma vez e depois nunca mais (a neve foi em 1992 na cidade de Toronto, mas pelo menos vi no solo por 3 dias, o granizo aqui não passou de pedrinhas pequenas por 3 minutos junto com chuva torrencial, sem acumular :( ).

 

Depois de um fraco pré-frontal esta tarde tenho agora vento sudoeste moderado e 22,8 graus, sensação menor.

 

Pelas normais 61-90, a máxima absoluta de Porto Alegre foi 39,8 em 16/11/1985, e a de Curitiba 35,2 em 17/11/1985! Onda de calor "bagual".

Link to comment
Share on other sites

Loepa, vc veio para cá em 2005/2006?

 

Estes foram os dois piores invernos em termos de calor que já vivi aqui em POA. Se não me engano tivemos junho e julho com média de 17C ou, pelo menos, em algum desses meses. Foi trash total. Extremamente outlier!

 

Realmente, o Loepa deve estar espalhando que não faz frio por aqui. Foram umas Bos...tas de invernos. Devem, inclusive, ser esquecidos por nós. deveria ter vindo pra cá em 2000 ou 1999. Não sei sua idade, mas teria pegado bem mais frio...

Foste pé frio...!

Link to comment
Share on other sites

A confirmar as últimas tendências dos modelos para o restante do mês é muito provável que junho reúna todos os requisitos para alcançar médias bem abaixo da normal climatológica.

 

Caio, haverá um pequeno veranico depois desta próxima MP, certo ? abraços

 

Por algumas rodadas vinha pintando uma segunda quinzena beeeem acima da média. Agora, tirando uma semaninha mais quente a partir do dia 15, o frio já voltaria a subir lá pelo dia 23.

 

Abrçs

 

 

Agora eu entendi o Caio..... Vejam a 12 Z do GFS. Tem uma super MP de 1032hpa entrando a partir de 10 dias. Ela ficaria presa na muralha BRasil inicialmente (mas já congelando RS e SC) , mas em seguida uma baixa se formaria e jogaria o ar frio para o sul/ sudese /centro=oeste (ainda no limite de 0oC em 850 hpa, mas com muita umidade). Alguns dias depois outra baixa se formaria... Vamos acompanhar, pois representa uma mudança em relação ao que vinha sendo sugerido até poucas rodadas atrás!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.