Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Julho - Após frio intenso, é o calor que arrebenta !!!!


Luiz
 Share

Recommended Posts

Aiaiaiaiaiaiaiai!!!! Será a neve bem no final de semana de encontro do BAZ??? :D

O ETA dá entre -2° e 0° no domingo com leve precipitação e ventos em torno dos 25 km/h soprando de O. Os modelos apontam uma forte ciclogênese já no sábado às 9 h, com -2° em 850 hpa sobre Uruguaiana e 2° ao mesmo nível em SJ!! A frente fria já atinge SC e PR na 6ª-feira. Ótimas notícias para nosso futuro próximo!! :o:D

 

Marcos, o frio não chegou a surpreender. Ficou dentro do esperado. Estas eram as previsões:

 

Grande Porto Alegre: 0 a 2 graus (Deu 0 em Canoas)

Porto Alegre - Zonas Norte e Sul: 1 a 3 graus (Deu 2 no Aeroporto)

Porto Alegre - Bairros Centrais: 3 a 5 graus (Deu 4 na tua casa e 5 aqui)

 

(...texto...)

 

Fechou todas.

É verdade! Eu cheguei a reparar nisso mas esqueci de comentar. Ainda assim, fiquei surpreso com os 1,8° do INMET, sendo 2,3° abaixo da minha mínima de casa, de 4,1°. E, como disse o Torales, o frio foi muito intenso no leste. Deve ter geado no litoral, pelos dados e pelas condições do tempo no estado.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Acho que a próxima massa polar não será mais intensa que esta, porém deverá ser mais abrangente, o que pode ser bom para o PR e SP fazendo mais frio que esta de agora, enquanto o RS poderá ter as mesmas temperaturas de agora ou até um pouco mais. Pelo menos é o que ta pareçendo agora.

 

Hoje em Curitiba decepção, mas até que tava frio. Vento leste constante o dia inteiro, fazendo a sensação térmica ficar mais baixa e apesra do sol, a máxima foi de 15ºC, sendo mais baixa que ontem.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Passo Fundo a máxima amanhã mal chegará nos 13 C com chuva durante a tarde (talvez já de manhã). A partir da tarde de sexta a temperatura já entra em declínio acentuado. No sábado de manhã a mínima prevista é de 3 C apenas. Mas o melhor está reservado pro domingo e segunda... :P

Link to comment
Share on other sites

Estou vendo que o frio vai arrebentar mesmo mais para o final do mês. O Modelo Regional Eta do Cptec para 7 dias já está indicando temperatura mínima de 2 graus para Campinas entre o dia 25 e 27.

É mais confiável esse modelo?

Galera de SP, manifestem-se.

 

Caraca !!!! :shock: Este modelo do ETA está literalmente uma bomba ! 3°C de mínima para Cotia no dia 25/07 (próxima segunda) ! Espero que ele seja confiável... [-o<

 

 

 

Tomara mesmo que faça 3º C em Cotia e 2º C em Campinas! Com mínimas destas por aí, uma negativa em Curitiba estaria garantida!

2º C em Campinas é quase um 94!

Link to comment
Share on other sites

Estou vendo que o frio vai arrebentar mesmo mais para o final do mês. O Modelo Regional Eta do Cptec para 7 dias já está indicando temperatura mínima de 2 graus para Campinas entre o dia 25 e 27.

É mais confiável esse modelo?

Galera de SP, manifestem-se.

 

Caraca !!!! :shock: Este modelo do ETA está literalmente uma bomba ! 3°C de mínima para Cotia no dia 25/07 (próxima segunda) ! Espero que ele seja confiável... [-o<

 

 

 

Tomara mesmo que faça 3º C em Cotia e 2º C em Campinas! Com mínimas destas por aí, uma negativa em Curitiba estaria garantida!

2º C em Campinas é quase um 94!

ESSE ETA está é DOIDO!!!

O Ensemble e o GLOBAL do Ceptec estão completamente diferente para São Paulo!!!

Bem que eu gostaria que ele estivesse certíssimo....Vou estar em São Paulo nos dias 29 a 31 e se for me basear nos modelos do Global e Ensemble vou pegar temperaturas beirando os 27°C em pleno inverno de Julho paulistano! :P

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, acho que não terás este risco! A chance mesmo é de que esteja chovendo quando estiveres na estrada. Deverá esfriar a valer mesmo na tarde/noite de sábado, daí sim com a chance de neve! :D

 

Ronye, o ETA está servindo muito bem para Porto Alegre, e, imagino, para São Joaquim. O problema destas previsões é o longo prazo, principalmente o Global, que só pega tendência, nunca acerta a temperatura para mais de 10 dias.

 

Por último, não concordo com a afirmação de que o frio será mais intenso ou mesmo abrangente. Imagino que seja uma trajetória diferente. O frio vem bem continente adentro (na altura do norte da Argentina com o Paraguai) e é verdadeiramente SUGADO por este grande ciclone que se formará na costa, tenho uma boa trajetória na direção leste, sudeste, pegando em cheio, em um primeiro momento, o oeste do sul do Brasil, MT, MS e oeste de SP. Após, ele pegará o leste do Brasil, mas com tempo nublado, o que deverá impedir a queda mais forte na temperatura.

 

É um friozinho bem particular este. Confiram o comportamento da linha de zero grau em 850!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, acho que não terás este risco! A chance mesmo é de que esteja chovendo quando estiveres na estrada. Deverá esfriar a valer mesmo na tarde/noite de sábado, daí sim com a chance de neve! :D

 

Ronye, o ETA está servindo muito bem para Porto Alegre, e, imagino, para São Joaquim. O problema destas previsões é o longo prazo, principalmente o Global, que só pega tendência, nunca acerta a temperatura para mais de 10 dias.

 

Por último, não concordo com a afirmação de que o frio será mais intenso ou mesmo abrangente. Imagino que seja uma trajetória diferente. O frio vem bem continente adentro (na altura do norte da Argentina com o Paraguai) e é verdadeiramente SUGADO por este grande ciclone que se formará na costa, tenho uma boa trajetória na direção leste, sudeste, pegando em cheio, em um primeiro momento, o oeste do sul do Brasil, MT, MS e oeste de SP. Após, ele pegará o leste do Brasil, mas com tempo nublado, o que deverá impedir a queda mais forte na temperatura.

 

É um friozinho bem particular este. Confiram o comportamento da linha de zero grau em 850!

 

Sds!

 

Se pegar São Paulo capital, como pareçe que irá, ja será mais abrangente, e se fizer isso que ta sendo previsto no interior de SP, também ja será mais intenso. Isto do ponto de vista do sudeste. Quanto ao RS, ai pode ser que seja igual ou até mais fraco que este de agora, não sei (a climatologia pode falar melhor né).

Tudo depende do local. Quantas e quantas vezes ja não escutamos a climatologia dar um alerta em letras 36 de frio monstro, no entanto fica forte só no RS.

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL - PRELIMINAR

 

(Atualização completa com dados de temperaturas mínimas nesta quinta-feira logo mais às dez da manhã)

 

ALERTA METEOROLÓGICO - ATUALIZAÇÃO 9

 

QUI 20 JUL 2005 - 03:30

 

ALERTA DE CHUVA FORTE, GRANIZO E NOVA ONDA DE FRIO

 

Probabilidade de chuva forte e elevado risco de granizo nas próximas 48 horas em pontos isolados do Rio Grande do Sul. Nova massa de ar polar chega ao estado no final de semana. Ciclone extratropical trará rajadas de vento forte. Chance de neve é pequena nos próximos dias.

 

---

 

EM TEMPO REAL E AO VIVO

 

(a) Clique aqui para ler as informações em tempo real da onda de frio.

Clique aqui para ver a última imagem de satélite. Fique atento ao ver as fotos para as áreas de instabilidade nesta quinta e a imagem do ciclone (espiral de nuvens) na Bacia do Prata amanhã e sábado.

 

(b) A Climatologia Urbana, assim como fez no começo desta semana em São Francisco de Paula, estará sábado e domingo em São Joaquim para trazer ao vivo do Planalto Sul Catarinense as notícias do frio.

 

© Envie suas fotos da geada para contato@climatologiaurbana.com.br que estaremos publicando aqui no site da Defesa Civil.

 

---

 

Chuva e frio úmido é o que os gaúchos podem esperar nas próximas horas. Um sistema de baixa pressão será responsável por trazer chuva forte e até granizo para o Rio Grande do Sul hoje e amanhã. Devido à cobertura de nuvens e à chuva a temperatura não sobe muito hoje e faz frio mesmo à tarde. O sistema de baixa vai se transformar em ciclone extratropical no Oceano Atlântico amanhã e impulsionar ar mais frio para o estado no final de semana.

 

Risco de chuva forte e granizo hoje e amanhã

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que pode chover forte no Rio Grande do Sul hoje e amanhã. As precipitações mais fortes vão ocorrer no norte do estado, apesar que a possibilidade de chuva forte é válida para qualquer região gaúcha.

 

Existe a possibilidade de temporais com vento forte, mas no entendimento da Climatologia Urbana o risco é muito maior de granizo em pontos isolados devido à interação das áreas de instabilidade com o ar frio que ainda remanesce sobre o território gaúcho.

 

A instabilidade será resultado de um sistema de baixa pressão que avança a partir do norte. Este sistema de baixa pressão se deslocará para o sul nas próximas 24 horas e rapidamente vai se transformar num ciclone extratropical (ciclogênse explosiva) no litoral uruguaio entre amanhã e sábado.

 

O ciclone vai se intensificar e ficar muito organizado na Bacia do Prata no final de semana. Devido à atuação deste ciclone extratropical, pode ventar forte com rajadas de 60 a 80 km/h no sul e leste gaúcho (sobretudo entre o Chuí e Rio Grande) sábado e domingo.

 

É sempre importante recordar que ciclones extratropicais são comuns no inverno gaúcho e que nennhuma comparação pode ser feita com o Catarina que se tratou de um furacão, fenômeno só registrado uma vez até hoje no nosso estado. Portanto, a preocupação com o ciclone extratropical das próximas 72/96 horas deve se limitar a quem estiver em alto mar e não no continente.

 

O mar estará muito agitado junto à costa gaúcha entre sexta e somingo, inclusive com risco de ressaca, sendo recomendável consultar os boletins oficiais emitidos pela Marinha.

 

Volta a esfriar muito no final de semana

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo reitera o alerta que um novo bolsão de ar frio chega ao estado no final de semana. Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, o ar polar será impulsionado do norte da Argentina para o Rio Grande do Sul pelo ciclone extratropical no Prata.

 

O final de semana aqui no estado, como é comum em situações ciclônicas, vai apresentar nebulosidade muito variável com períodos de chuva e outros de sol. No sul gaúcho, que estará muito próximo do vórtice do ciclone, e no norte do estado, onde estará a banda de nebulosidade frontal do ciclone, a chuva será mais frequente.

 

Alguns dados analisados pela Climatologia Urbana seguem indicando a possibilidade de nevar nas partes mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no fim de semana. A possibilidade de nevar, entretanto, no nosso entendimento, é por ora pequena. Apesar da elevada umidade do ar e da chuva prevista para os Aparados e Planalto Sul Catarinense existe a possibilidade não estar suficientemente frio no nível de formação da neve na atmosfera (1.500 a 2.000 metros). Contudo, como as nuvens serão de maior desenvolvimento vertical e neste tipo de nebulosidade a neve ocorre com muito maior facilidade, entendemos por não descartar o fenômeno no final de semana, sobretudo nas áreas acima de 1.000 metros de altitude. Existe ainda uma remota possibilidade de queda de neve granular e/ou graupel nos cerros do sul gaúcho em razão da concentração do ar mais gelado junto à fronteira com o Uruguai e a maior proximidade do vórtice do ciclone (maior instabilidade e desenvolvimento vertical das nuvens).

 

Na próxima semana o ar seco deve voltar a predominar com geada em diversas regiões e temperaturas muito baixas, porém não tão geladas como a desta semana.

 

Clique aqui para ver a projeção de neve do modelo ETA20 do CPTEC para a madrugada de sábado para domingo.

 

A sensação térmica devido ao vento ficará entre 5 graus negativos e 10 graus negativos na noite de sábado e durante a manhã do domingo nos Aparados e Planalto Sul Catarinense.

 

E vem mais frio intenso em agosto

 

No entendimento da Climatologia Urbana, claramente está aberto o "corredor polar".

 

"Diferentemente dos meses de outono quando as escalas mostravam uma baixa frequência de ingresso de ar polar, com ondas de frio a cada 25/30 dias, agora estamos com uma alta frequência de 10/15 dias para as invasões frias", destaca o coordenador da Climatologia Urbana, meteorologista Eugenio Hackbart.

 

Hackbart ressalta que a atividade da OMJ (Oscilação de Madden-Jullian), uma oscilação de dimensão global, e a temperatura mais alta do Atlântico junto ao sul do Brasil e a Bacia do Prata devem favorecer a formação de ciclones extratropicais (ciclogênese) e com isso o ingresso de ar frio no estado. O coordenador da Climatologia Urbana destaca ainda um rápido e súbito processo de resfriamento do Oceano Pacífico previsto para as próximas semanas, o que deve repercutir ainda neste inverno que será mais rigoroso do que previamente se antecipava e com risco de déficit de chuva em alguns locais.

 

Com efeito, a Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que o restante da estação deve seguir registrando o ingresso de fortes massas de ar frio que em alguns casos podem ser intensas. Para agosto, por exemplo, não se descarta uma erupção de ar já na primeira semana do mês e outra muito significativa na segunda quinzena, dando continuidade ao ciclo aproximado de 30 dias das massas de ar frio mais fortes chegando ao Rio Grande do Sul na segunda metade do mês, o que estamos observando desde abril.

 

Outras informações

 

Para outras informações, dúvidas e sugestões entre em contato pelo nosso e-mail contato@climatologiaurbana.com.br

 

Responsável técnico: Meteorologista Eugenio Hackbart

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

21/07/2005 - 07:05 : Temperatura de 4 graus agora na Base Aérea de Canoas e 7 no Salgado Filho em Porto Alegre. Chove ainda agora de manhã em Porto Alegre, sendo possível que a região da capital registre a menor temperatura dos últimos anos com tempo chuvoso.

 

21/07/2005 - 06:23 : MAIS UM AMANHECER GELADO NA GRANDE PORTO ALEGRE. FAZ QUATRO GRAUS AGORA NA BASE AÉREA DE CANOAS E O CÉU ESTÁ ENCOBERTO NA ÁREA METROPÓLITANA.

 

21/07/2005 - 06:05 : Chove fraco em Santa Maria com 8 graus. Pelotas tem muita neblina e 9 graus.

 

21/07/2005 - 05:50 : As imagens de radar mostram que já chove em grande parte do interior gaúcho neste momento. As precipitações mais expressivas são observadas na região de Santa Maria. A chuva pode alcançar a área da capital gaúcha ainda agora pela manhã. Devido ao tempo fechado e à chuva, a temperatura não sobe muito e segue frio mesmo à tarde.

 

21/07/2005 - 05:08 : Sistema de detecção de descargas elétricas já indica raios no noroeste gaúcho a esta hora.

 

21/07/2005 - 05:04 : Em Porto Alegre seis graus agora no Aeroporto Salgado Filho e 8 na área central da cidade.

Link to comment
Share on other sites

O ETA segue dando nova queda nas temperaturas em Rio Branco a partir desse sábado. O fato é que nessa quinta estou amanhecendo com 14°C, então a MP nem vai ter muito trabalho de esfriar o tempo poraqui.. :lol: .

 

 

Jordan,

 

Essa próxima massa vai ser mais continental que a atual, apesar de ter um núcleo mais fraco!!! Na minha opinião, nova friagem significativa por aí!!

Link to comment
Share on other sites

O Eta continua dando frio para cá, apenas tirou um pouco a intensidade da mínima (antes era 2ºC), mas deixou 3 dias com mínimas baixas (6-8ºC).

Não vai ser nada de anormal, mas parece bem melhor do que a última massa de ar frio (pelo menos para nós): maior frio e maior duração.

É, parece que vai ser bem continental mesmo, pena que não estamos mais a oeste, hehehe

Link to comment
Share on other sites

O ETA segue dando nova queda nas temperaturas em Rio Branco a partir desse sábado. O fato é que nessa quinta estou amanhecendo com 14°C, então a MP nem vai ter muito trabalho de esfriar o tempo poraqui.. :lol: .

 

 

Jordan,

 

Essa próxima massa vai ser mais continental que a atual, apesar de ter um núcleo mais fraco!!! Na minha opinião, nova friagem significativa por aí!!

 

Perfeitamente Zé, os amigos do nortejá podem comemorar!

Link to comment
Share on other sites

Hoje registrei a menor temperatura histórica da América do Sul: -42,6°!!! :) É que pouco antes das 11 h meu sinal deu "tilt" e recebi o valor totalmente desordenado, hehehe.

Buenas, o tempo fechou logo no amanhecer. Tinha 8,1° às 7:15, sendo que a mínima havia sido de 7,7°. À 1 h eu tinha 10,3° e 11° à meia-noite. A queda de temperatura foi excelente e, de quebra, o sol se foi logo que deu as caras. Segundo relatos do Torales, choveu de manhã com 7°!! :shock:

Hoje não vamos nem aos 14°. Bati 13,2° a pouco e começou a gotejar por aqui. Tenho 13,0° com 76%. Céu muito nublado com névoa úmida... e a temperatura não vai subir tão cedo!!

A propósito, já não sei mais o que é 20°. :mrgreen:

 

Quanto à previsão, o ciclone deve ter 1010 mb de pressão e a alta, que na 6ª atinge 1031 mb sobre o centro da Argentina, chega aqui a 1024 mb. Temperatura de 0° a 850 hpa só na divisa entre o Uruguai e o RS. Já que a chance de nevar em SJ é pequena, pelo menos dá para se dizer que podemos ter perto de 0° com chuva. Em suma: será o nosso momento londrino.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Shima, estou com tanto trabalho, tenho as narrações de futebol neste domingo tem as finais do interior.Também assumi na área de jornalismo,das 08h as 10hs de seg a sexta.Inclusive Shima, entrevistei o prof Eugênio Hackbart e a amatéria sai amanhã de manhã em torno de 8e45,quem puder conferir, é so´acessar a rádio,matéria de aprox 15 min.

Desculem amigos,poer não poder comparecer emSJ,mas ainda vou pra esta terra podem ter certeza :D

Mas de qualquer forma mantenham-me informado, podemos fazer até uma participação com o repórter Shima,que tal ao vivo de SJ 8) 8) 8) :D:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Essa próxima massa vai ser mais continental que a atual, apesar de ter um núcleo mais fraco!!! Na minha opinião, nova friagem significativa por aí!!

 

Perfeito Zé Vicente. Essa última massa polar também não teve o núcleo dos mais fortes, apesar de ter feito a temperatura cair muito. A mínima chegou aos 12,5°C em Rio Branco ontem, e hoje fez 13,6°C. A pressão no entanto ficou em torno dos 1020, e por pouco tempo pois com o rápido deslocamento da MP pro mar, logo a pressão voltou a cair. A propósito, hoje estou vivendo um dia quase desértico, de manhã a temperatura que era de 13°C, saltou para 30° agora à tarde :shock: . No FDS as máximas voltam a despencar!

Link to comment
Share on other sites

... entrevistei o prof Eugênio Hackbart e a amatéria sai amanhã de manhã em torno de 8e45,quem puder conferir, é so´acessar a rádio,matéria de aprox 15 min.

 

Desidério, a entrevista vai ao ar na AM, não é?

Naquele horário vou estar na estrada e se possível pretendo ouvir.

Sds

Link to comment
Share on other sites

bom , eu fiquei ausente por 6 dias , e uma outra onda de frio forte, como eu disse ja, o novo forum , esta trazendo bons ventos do sul e gelados hehhe

 

É mesmo, o Paranaense do interior pode se preparar para o fim de semana com máximas muito baixas, isso vale para sábado e domingo. Por conta da nebulosidade há 25% de chance de nevar em Palmas, olha, já é alguma coisa, o valor mais alto do ano. Na manhã de segunda vai gear de novo com minimas entre -3 e 2 no Centro-sul e Oeste do estado.

Link to comment
Share on other sites

Nossa!

Isso aqui está deserto! :shock:

Ao que parece o frio não será o que pensávamos e o silêncio aqui neste tópico parece confirmar isso...

Bem, estou saindo logo mais em direção a São Joaquim. A expectativa é grande e no retorno haverei de postar muitas fotos na seção de imagens.

Sds!

 

E aqui em SP, mais uma vez, DECEPÇÃO em relação aos prognósticos das mínimas... até agora NÃO TIVEMOS NADA de extremos nas temperaturas mínimas de inverno. Extremos, para quem quiser saber sobre SP, seriam temperaturas abaixo dos 5°C. Parece que frio forte, só mesmo no Sul com esta frente... :evil: [-( :?

Link to comment
Share on other sites

Nossa!

Isso aqui está deserto! :shock:

Ao que parece o frio não será o que pensávamos e o silêncio aqui neste tópico parece confirmar isso...

Bem, estou saindo logo mais em direção a São Joaquim. A expectativa é grande e no retorno haverei de postar muitas fotos na seção de imagens.

Sds!

 

E aqui em SP, mais uma vez, DECEPÇÃO em relação aos prognósticos das mínimas... até agora NÃO TIVEMOS NADA de extremos nas temperaturas mínimas de inverno. Extremos, para quem quiser saber sobre SP, seriam temperaturas abaixo dos 5°C. Parece que frio forte, só mesmo no Sul com esta frente... :evil: [-( :?

 

Realmente este ano São Paulo esta com muita falta de sorte. Ou as massas polares são continentais demais, e demoram muito pra chegar ao leste paulista, ou elas ao chegar no Paraná vão para o mar , e só provocam um ar mais ameno e tempo nublado em SP. E a gente aqui em Curitiba ainda tava reclamando dos 2ºC que fez e dos 5ºC do dia seguinte. Aliás, normalmente qdo chega a 2ºC em Curitiba, teoricamente SP chegaria aos 8ºC ou 7ºC facil, pelo menos, e essa semana acho que nem chegou a descer dos 10ºC, não é? Poderia dizer que a massa polar dessa semana foi muito forte no RS e SC, forte no MS e oeste do PR, mediana no leste do PR e oeste paulista e fraca no leste de SP, RJ e MG. Vamos torçer para que esta de agora venha melhor. Acho que ta faltando mesmo aquele cavalo, e espero que venha em agosto, pois pareçe que onda de frio não vai falta.

 

Quanto ao silencio do forum, acho que é por causa do encontro do pessoal em SJ e pq a climatologia não ta divulgando aquelas notas com o acompanhamento da onda de frio.

 

A respeito desta massa polar, acho que deverá ser boa pela rapidez que irá chegar aqui, não perdendo muito o frio, pois intensa ela não será. Por causa disso, as previsões dos institutos estão ainda bem confusas. Acho que pode até nevar, mas acho que não será aqueeela neve em SJ.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

O frio tá vindo com força.

Estamos tomando porrada de Foz do Iguaçú neste instante.

 

Curitiba: 16 graus arghhhhhhhhhhh!!! :cry: :cry:

Floripa: 16 graus

Foz: 10 graus

Chapecó: 8 graus

Caxias do Sul (ah, bela Caxias, que inveja): 6 graus

POA: 11 graus

São Paulo: 22 graus (este não é dos paulistas...)

 

Quando será que teremos um mp com trajetorória mais marítima? Estou farto de levar porrada do oeste inteiro...

Link to comment
Share on other sites

Nossa!

Isso aqui está deserto! :shock:

Ao que parece o frio não será o que pensávamos e o silêncio aqui neste tópico parece confirmar isso...

Bem, estou saindo logo mais em direção a São Joaquim. A expectativa é grande e no retorno haverei de postar muitas fotos na seção de imagens.

Sds!

 

E aqui em SP, mais uma vez, DECEPÇÃO em relação aos prognósticos das mínimas... até agora NÃO TIVEMOS NADA de extremos nas temperaturas mínimas de inverno. Extremos, para quem quiser saber sobre SP, seriam temperaturas abaixo dos 5°C. Parece que frio forte, só mesmo no Sul com esta frente... :evil: [-( :?

 

Realmente este ano São Paulo esta com muita falta de sorte. Ou as massas polares são continentais demais, e demoram muito pra chegar ao leste paulista, ou elas ao chegar no Paraná vão para o mar , e só provocam um ar mais ameno e tempo nublado em SP. E a gente aqui em Curitiba ainda tava reclamando dos 2ºC que fez e dos 5ºC do dia seguinte. Aliás, normalmente qdo chega a 2ºC em Curitiba, teoricamente SP chegaria aos 8ºC ou 7ºC facil, pelo menos, e essa semana acho que nem chegou a descer dos 10ºC, não é? Poderia dizer que a massa polar dessa semana foi muito forte no RS e SC, forte no MS e oeste do PR, mediana no leste do PR e oeste paulista e fraca no leste de SP, RJ e MG. Vamos torçer para que esta de agora venha melhor. Acho que ta faltando mesmo aquele cavalo, e espero que venha em agosto, pois pareçe que onda de frio não vai falta.

 

Quanto ao silencio do forum, acho que é por causa do encontro do pessoal em SJ e pq a climatologia não ta divulgando aquelas notas com o acompanhamento da onda de frio.

 

A respeito desta massa polar, acho que deverá ser boa pela rapidez que irá chegar aqui, não perdendo muito o frio, pois intensa ela não será. Por causa disso, as previsões dos institutos estão ainda bem confusas. Acho que pode até nevar, mas acho que não será aqueeela neve em SJ.

 

O Clima de SP parece que mudou mesmo... até agora a menor minima lá foi de 9,X°C INMET. Enquanto que aqui no Rio a menor minima foi de 11°C no Alto da Boa Vista... SP mesmo com seus quase 800mts.. só desceu dos 10°C esse ano, se eu não me engano, 2 vezes, isso no INMET.E mesmo assim raspando nos 10°C.... O Rio, mesmo no Alto da Boa Vista com seus 340mts de altitude apenas e mais ao Leste , ficou perto dos 9,X de SP....

E ainda tem gente que compara as regiões Serranas do Rio com a Cidade de SP.... Petropolis já desceu dos 9°C várias vezes esse ano, isso no Centro.... Teresópolis e Nova Friburgo então nem se fala.....

 

Sexta Feira estarei em SP e pelo visto não vou sentir nenhum pouquinho de Frio em pleno inverno... he he he :lol: Bem que eu gostaria de peghar temperaturas abaixo dos 10°C que dizem que é facil fácil fazer ai, dá até pra perder a conta de quantos dias desce dos 10°C... :lol:

 

VALEU!!!

Link to comment
Share on other sites

O Clima de SP parece que mudou mesmo... até agora a menor minima lá foi de 9,X°C INMET. Enquanto que aqui no Rio a menor minima foi de 11°C no Alto da Boa Vista... SP mesmo com seus quase 800mts.. só desceu dos 10°C esse ano, se eu não me engano, 2 vezes, isso no INMET.E mesmo assim raspando nos 10°C.... O Rio, mesmo no Alto da Boa Vista com seus 340mts de altitude apenas e mais ao Leste , ficou perto dos 9,X de SP....

E ainda tem gente que compara as regiões Serranas do Rio com a Cidade de SP.... Petropolis já desceu dos 9°C várias vezes esse ano, isso no Centro.... Teresópolis e Nova Friburgo então nem se fala.....

 

Sexta Feira estarei em SP e pelo visto não vou sentir nenhum pouquinho de Frio em pleno inverno... he he he :lol: Bem que eu gostaria de peghar temperaturas abaixo dos 10°C que dizem que é facil fácil fazer ai, dá até pra perder a conta de quantos dias desce dos 10°C... :lol:

 

O Alto da Boa Vista para os cariocas seria o equivalente ao Pico do Jaraguá aqui em SP: uma ilha de temperaturas amenas em relação ao resto da cidade. Exemplo: 760m + 340m = 1100m = Pico do Jaraguá. Seria interessante colocarem outra estação ou pegar dados do Centro, da Ilha do Governador, de Bangu, de Copacabana...

Boa parte da RMSP sofre com a "ilha de calor", principalmente na ausência de frentes frias, mas, pelo menos aqui na minha cidade, que tem 200 mil habitantes, a gente não sabe o que é isso. Não gosto de ficar comparando SP com regiões serranas do RJ, mas te aconselho à trazer um agasalho quando vier para cá, caso contrário vc vai pegar uma bela duma pneumonia... :twisted:

 

Outra: em muitas cidades da RMSP, as temperaturas mínimas neste mês têm ficado abaixo dos 10°C. Veja os dados dos 15 primeiros dias daqui de casa (meu apto. fica junto ao centro da cidade):

 

Itapevi (Jd. Paulista)

 

01/07 = 13,4°C / 23,4°C

02/07 = 11,4°C / 26,3°C

03/07 = 10,1°C / 26,1°C

04/07 = 09,8°C / 25,2°C

05/07 = 11,4°C / 21,1°C

06/07 = 12,0°C / 17,1°C

07/07 = 10,2°C / 15,8°C

08/07 = 10,3°C / 16,5°C

09/07 = 08,3°C / 18,1°C

10/07 = 06,9°C / 18,8°C

11/07 = 10,1°C / 22,0°C

12/07 = 08,4°C / 22,5°C

13/07 = 06,7°C / 21,9°C

14/07 = 06,6°C / 21,8°C

15/07 = 07,6°C / 23,5°C

 

Moro à 725m de altitude... a única coisa que falta por aqui neste ano é uma bela duma frente fria típica, ou seja, daquelas que quando vão embora, deixam o céu limpo para as temperaturas despencarem. Com uma dessas, SP chega aos 5°C, 4°C, fácil. Abraços ! 8)

Link to comment
Share on other sites

Nossa!

Isso aqui está deserto! :shock:

Ao que parece o frio não será o que pensávamos e o silêncio aqui neste tópico parece confirmar isso...

Bem, estou saindo logo mais em direção a São Joaquim. A expectativa é grande e no retorno haverei de postar muitas fotos na seção de imagens.

Sds!

 

E aqui em SP, mais uma vez, DECEPÇÃO em relação aos prognósticos das mínimas... até agora NÃO TIVEMOS NADA de extremos nas temperaturas mínimas de inverno. Extremos, para quem quiser saber sobre SP, seriam temperaturas abaixo dos 5°C. Parece que frio forte, só mesmo no Sul com esta frente... :evil: [-( :?

 

Realmente este ano São Paulo esta com muita falta de sorte. Ou as massas polares são continentais demais, e demoram muito pra chegar ao leste paulista, ou elas ao chegar no Paraná vão para o mar , e só provocam um ar mais ameno e tempo nublado em SP. E a gente aqui em Curitiba ainda tava reclamando dos 2ºC que fez e dos 5ºC do dia seguinte. Aliás, normalmente qdo chega a 2ºC em Curitiba, teoricamente SP chegaria aos 8ºC ou 7ºC facil, pelo menos, e essa semana acho que nem chegou a descer dos 10ºC, não é? Poderia dizer que a massa polar dessa semana foi muito forte no RS e SC, forte no MS e oeste do PR, mediana no leste do PR e oeste paulista e fraca no leste de SP, RJ e MG. Vamos torçer para que esta de agora venha melhor. Acho que ta faltando mesmo aquele cavalo, e espero que venha em agosto, pois pareçe que onda de frio não vai falta.

 

Quanto ao silencio do forum, acho que é por causa do encontro do pessoal em SJ e pq a climatologia não ta divulgando aquelas notas com o acompanhamento da onda de frio.

 

A respeito desta massa polar, acho que deverá ser boa pela rapidez que irá chegar aqui, não perdendo muito o frio, pois intensa ela não será. Por causa disso, as previsões dos institutos estão ainda bem confusas. Acho que pode até nevar, mas acho que não será aqueeela neve em SJ.

 

O Clima de SP parece que mudou mesmo... até agora a menor minima lá foi de 9,X°C INMET. Enquanto que aqui no Rio a menor minima foi de 11°C no Alto da Boa Vista... SP mesmo com seus quase 800mts.. só desceu dos 10°C esse ano, se eu não me engano, 2 vezes, isso no INMET.E mesmo assim raspando nos 10°C.... O Rio, mesmo no Alto da Boa Vista com seus 340mts de altitude apenas e mais ao Leste , ficou perto dos 9,X de SP....

E ainda tem gente que compara as regiões Serranas do Rio com a Cidade de SP.... Petropolis já desceu dos 9°C várias vezes esse ano, isso no Centro.... Teresópolis e Nova Friburgo então nem se fala.....

 

Sexta Feira estarei em SP e pelo visto não vou sentir nenhum pouquinho de Frio em pleno inverno... he he he :lol: Bem que eu gostaria de peghar temperaturas abaixo dos 10°C que dizem que é facil fácil fazer ai, dá até pra perder a conta de quantos dias desce dos 10°C... :lol:

 

VALEU!!!

 

Não exagera Ronye , po

Essa semana tem previsão de maxima de 17 na terça e minima de 10 na quarta , pode não ser grande coisa mas não pode ser chamado de quente!

Link to comment
Share on other sites

Luan a coisa melhorou BASTANTE para vocês aí do Leste. O núcleo mais frio dessa massa de ar DEVE avançar para o Leste na terça feira. É neste dia que a máxima aí fica por volta dos 17 graus mas cai muito na manha de quarta, abaixo de 10 graus, ficando entre 7 e 9 graus. PODE (ainda não posso dizer que VAI) SER A NOITE MAIS FRIA DO ANO. A previsão ta no meu tópico

 

um abraço!

Link to comment
Share on other sites

Valeu meus amigos,

 

Sem querer ser chato, só acho que não é tão facil assim SP descer dos 10°C. Os Dados do Evandro são BEM DIFERENTES do Mirante de Santana.... SP realmente sofre com as ilhas de calor pelo visto....

Quanto ao agasalho, pode ficar tranquilo que eu vou levar sim, claro... vou chegar na Sexta e vou ficar até Domingo curtindo o final de semana em SP(Estão vendo como eu ADORO essa cidade, he he he), espero que eu pegue um pouquinho de frio, pois o Global estava dando máxima em torno de 27°C no Sábado e Domingo... ninguem merece!!! :(

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Sao Paulo se ferra com a ilha de calor. ponto.

 

Sua opiniao é valida Ronye. Assim como a minha sobre o RJ. Pra mim o Rio é um inferno de calor praticamente o ano todo. Alias, é a imagem que o RJ passa (é inclusive benefica pra cidade), que todo mundo tem. Meu irmao ta no Rio esse final de semana. Falei com ele hoje e ele disse que ta assando na praia, enquanto aqui eu nao registro maxima de 30ºC a dias e dias.

 

Em 2003 tivemos 39 dias abaixo de 10ºC na USP. É mais de 10% dos dias do ano. Nao tenho os dados de congonhas, que valeria pra minha regiao aqui e tambem nao anotava nessa epoca. INMET em SP nao vale pra cidade toda. A Z sul tem clima diferente da Z Norte, na minha opiniao. Tamos falando de mais de 0,5º de latitude e tambem de urbanização.

 

Mas que a gente ultimamente tem sofrido pra chegar a 10ºC, isso tem. Mas comparar com os dados do ADBV já nao dá né? Sejamos coerentes. O RJ é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais quente que SP.

 

O maximo de frio que faz no RJ é 15ºC, quando todo carioca coloca mil casacos. Toh certo ou toh errado?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.