Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Julho - Após frio intenso, é o calor que arrebenta !!!!


Luiz
 Share

Recommended Posts

E o ciclone que deveria se formar??? A maioria dos modelos apontavam um bonito extra tropicla nesta massa, não??? Já vi gente falando sobre " se tivesse um ciclone...". Isso significa que não haverá ciclone???

Todos os sites o davam como certo!! Eu só não entendia o fato de ter uma massa continental forte com ciclone no litoral e pequena chance de neve....

 

A conclusão é: ou a massa polar não é assim tão forte ou o ciclone extra tropical é fraco, não???

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E o ciclone que deveria se formar??? A maioria dos modelos apontavam um bonito extra tropicla nesta massa, não??? Já vi gente falando sobre " se tivesse um ciclone...". Isso significa que não haverá ciclone???

Todos os sites o davam como certo!! Eu só não entendia o fato de ter uma massa continental forte com ciclone no litoral e pequena chance de neve....

 

A conclusão é: ou a massa polar não é assim tão forte ou o ciclone extra tropical é fraco, não???

 

Isso bate com as seguidas rodadas do Global retirando o frio, paulatina e consistemente.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O frio mesmo nem chegou ainda. Calma.....

 

Não estamos duvidando disso. Mas de sua intensidade. Por mim chega forte, só não compreendo o que o AVN dá para o estado do Paraná. Este flip-floping dele é ridículo. Não se sabem mais no que confiar.

 

E o pior que se pensa é para o encontro. Sob chuva e sem frio. Frio com "F" maiúsculo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O frio mesmo nem chegou ainda. Calma.....

 

Mas então não poderá aquecer já na quarta certo?

Ou então será uma onda polar de tiro curtíssimo. :-s

 

Sds!

 

Frio domingo. Muito frio segunda. Muito frio terça. Muito frio quarta de manhã e frio quarta à tarde. Frio/muito frio quinta de manhã. São cinco dias de frio e logo na sequência pode vir reforço após uma pausa de 48/72 horas em que a temperatura sobe, mas nem tanto por causa da chuva.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O frio mesmo nem chegou ainda. Calma.....

 

Mas então não poderá aquecer já na quarta certo?

Ou então será uma onda polar de tiro curtíssimo. :-s

 

Sds!

 

O famoso, com todo respeito, "peido de véia" citado noutros dias. :roll:

 

:butthead:

 

Não será peido de véia. Serão cinco dias com frio e outra entrada de ar polar possível na sequência.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Isso para qual região Luiz? Acho que podemos estar falando uma coisa para cada lugar do sul do Brasil. Aqui em POA ficamos nos 14 graus boa parte do dia. Vamos ver amanhã!

 

Sds!

 

A minha máxima durante o dia foi de 14,7ºC hoje, Fábio. Não falta o frio. Estou só questionando a previsão do AVN, que dá um frio ridículo!

 

Sds.,

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quanto ao frio, fico com a Climatologia, e espero que vamos pegar chuva no encontro na 6ª e no sábado, já melhorando nesse dia com queda na temperatura. Acredito que vamos pegar negativo lá no domingo.

 

E o ciclone que deveria se formar??? A maioria dos modelos apontavam um bonito extra tropicla nesta massa, não??? Já vi gente falando sobre " se tivesse um ciclone...". Isso significa que não haverá ciclone???

Todos os sites o davam como certo!! Eu só não entendia o fato de ter uma massa continental forte com ciclone no litoral e pequena chance de neve....

 

A conclusão é: ou a massa polar não é assim tão forte ou o ciclone extra tropical é fraco, não???

Na verdade não há um ciclone extratropical definido, mas uma série de baixas pressões de confundindo no Atlântico Sul. Ao sair da costa da América do Sul, da Patagônia até o RS, a pressão atmosférica vai caindo em direção ao alto mar. O giro dessas baixas combinadas (e confusas) joga o ar frio desde a costa da Antártida até o centro da América do Sul. Era exatamente isso que estava ocorrendo em junho, porém no Pacífico Sul. O resultado era que tínhamos todas as massas de ar frio "arremessadas" para o meio do Pacífico e essas baixas bloqueavam toda e qualquer massa de ar frio para cá. Agora as baixas estão no Atlântico e jogam tudo pro continente. Era tudo o que precisávamos. :wink:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Acho que em algumas pessoas ja ta batendo a sindrome do "jogar a toalha na vespera". Mas como a climatologia disse, o grosso do frio ainda ta pra chegar, agora aquela expectativa que a climatologia tinha colocado uns dias atrás de esta ser uma das ondas de frio mais intensas dos ultimos 5 anos, acho que não deve ser.

 

Mas as minimas poderão ser boas, pois ta bem continental e seca a massa (como a climatologia tinha previsto).

Aqui em Curitiba, o ar ja esta ficando bem seco e a oeste o ceu ja ta limpando com vento oeste bem definido.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aguardem as mínimas de terça e quarta.

 

Oito graus com garoa agora em Chapecó. Imagina quando avançar pra São Joaquim. Começa o plantão da neve.

 

Ronaldo está ocupado com as visitas devido ao aniversário, mas mandou recado. "Vocês estão tudo loucos em jogar a toalha antes da hora. Se for peidinho, vai ser aquele de infestar a casa por vários dias", disse ele. "O grosso do ar frio nem chegou", acrescentou.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Floripa calor!!

Temperatura aqui na minha estação 24,1ºC, com vento noroeste.

E pensar que Chapecó tem apenas 10,0ºC

 

Faz 13,7ºC em Maringá. A sensação térmica já bateu nos 4ºC às 07:36.

 

é pelo jeito a massa de ar frio alcançou Maringá antes de chegar em Ctba!! Muito curioso!!

Agora tenho 10 graus e céu nubladaço

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa, muito boa Delcio. :prayer:

 

Baforada polar. Depois da onda de frio peidinho de véio ( :butthead: ) , nada melhor que uma baforada polar (ou seria arroto polar).

 

Mas brincadeiras à parte com a informação séria que o Delcio nos trouxe, dêem uma olhada no campo de umidade em 850 hPa do ETA:

 

http://tucupi.cptec.inpe.br/cgi-bin/etaprevsx6.cgi?campo=RH8&prev=0000&data=00&ling=p&submit.x=9&submit.y=11

 

Permanece o mistério:

 

Por que foi tirado do ar do site do CPTEC o alerta de frio do sábado que falava em chance de neve em Palmas e detalhava minuciosamente a previsão de neve para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina ? Os alertas sempre permanecem por alguns dias na página e o da sexta ainda está lá ? O que aconteceu com o alerta do sábado que falava ainda em mínimas de -7 para o sul do Brasil ?

 

E há mais mistério no ar ?

 

Por que o INMET ainda não divulgou alerta de frio, neve ou geada ?

 

E a Defesa Civil Nacional não ouve o INPE que no sábado, no tal boletim tirado do ar, indicava mínima de até 7 graus negativos. Para a Defesa Civil Nacional, em seu boletim da sexta, as mínimas sequer seriam negativas no sul do Brasil:

 

As temperaturas mínimas poderão variar entre 4 graus Celsius (°C) e 7°C nas regiões mais altas do Mato Grosso do Sul e entre 10°C e 12°C nas outras áreas. Os habitantes das áreas mais altas do Rio Grande do Sul deverão conviver com mínima de 0°C e 2°C e nas demais localidades entre 5°C e 9°C. Os termômetros no Paraná poderão registrar baixas temperaturas entre 4°C e 7°C nas regiões mais altas e entre 10°C e 11°C nas demais regiões. Em Santa Catarina, a previsão indica variação entre 0°C e 2°C nas áreas altas e entre 6°C e 11°C em outras localidades

 

O Simepar ? Bonito, bonitaço pra variar. Lascou -3 em Palmas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Esta é pro Paulo Henrique: no dia e horário mais frio dessa massa de ar olha em que local haverá um núcleo de umidade mais forte sobre o RS? Justamente sobre Passo Fundo e Soledade... \:D/ \:D/ ... onde a temperatura em superfície vai estar ao redor de 0 C.

Isso conforme o ETA.

 

RH8+0048.gif

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Delcio, não atiça o homem.

 

:D

 

O WRF roda para a região de Palmas, cobrindo o período que vai de 00Z a 12Z de segunda. A rodada sairá daqui a pouco. Resolução de 5x5 km iniciada com dados do GFS/12Z.

 

Sds.,

Luiz

 

Às 21 horas Palmas registra 5,0ºC.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Acabou o processamento do WRF. Logo posto os mapas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pelos mapas, há possibilidade de neve na região de Horizonte para o final da madrugada/manhã de segunda.

 

Temp. em superfície (sombreado) e temperatura a 850 hPa (contornos) às 10Z, ou 7 h local, de segunda:

palmas19kp.gif

 

Duquia, lá vai a topografia que você pediu!

palmas29xv.gif

 

Sds.,

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

AlÔ gurizada voltei, estive na gelada Fontoura ontem...Lá eu e meu pai pegamos uma precipitação um tanto diferente,espécie de chuva congelada???Ou de repente foi o reflexo do sol nos pingos...

Aqui está ali pra nevar, 3ºnubladão,vento sudoeste;oeste a 20 a 30km/h.

Delico vc me enlouqueceu com aquela projeção pra quarta hehehehehe

Climatologia, a cara é de neve mesmo, não via esta situação tão preparada desde 2000.è como diz o Delcio, não necessita estar o tempo todo nublado, basta juntar núcleos de umidade;nebulosidade por alguns instantes e pimba NEVE,estou em alerta máximo,vamo que vamo gurizada

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos! A onda de frio acabou de chegar ao Acre. Todo o leste do Estado já está tendo queda de temperatura nos termômetros, e as sensações térmicas estão baixas também! No momento, faz 15°C com chuviscos em Brasiléia. Em Rio Branco, onde está ventando forte, faz 16,6°C aqui na minha casa. Detalhe: A cerca de 3 horas atrás fazia 21°C 8) . O céu está encoberto com chuviscos, o vento forte aqui no centro da cidade deixa a sensaçao térmica próxima de 10°C. Vem muito frio pela frente!!!! Cuiabá já amanheceu com 13°C hoje!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Opa, era tudo o que os BAZIANOS queriam!!!!

Mas, aqui no Estado de São Paulo, os modelos apontam que o frio forte não chegará... :evil: :x

O Eta e o global do CPTEC dão um peidinho de ar frio para cá, o ncep um pouquinho mais forte, mas mesmo assim nem barulho vai fazer..hehe

O CEPAGRI/UNICAMP emitiu um boletim, divulgado pela imprensa, que iria fazer até oito graus na quarta...ou seja, nada demais :?

Mas vamos lá!! Olha a neve!!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.