Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Caculeto
 Share

Recommended Posts

Seria legal saber até que latitude set e out estão empatados para termos uma idéia "climatológica". Em Brasília por ex. o outubro já está bem mais quente que setembro.

 

Interessante levantamento Caco, nessas horas realmente da pra se ter uma idédia de como se comporta o clima no Brasil em situações diferenciadas. Já que POA está exatamente igual, seria legal saber como esta em Uruguaiana/Bagé/Chui que sao 3 pontos de referência interessante no aspecto latitude/longitude. Ja que citaram a estabilidade dos climas temperados aproveitava tbm pra pegar cidades do prata/bahia blanca/ushuaia num lado e Santiago/Puerto Montt/Punta Arenas noutro.

 

Lembrando que temperados tipo chinês (da costa leste dos continentes) costumam ter invernos mais zoados que os da costa oeste. Em compensação, os da costa oeste costumam pirar mais quando o assunto é verão, já que eles tem picos curtos de extremo calor, que fazem nosso verão corar de vergonha por sua estabilidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 626
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Quebrando o silêncio do tópico.. O GFS diminuiu bem a intensidade do ar frio sobre o Paraná até a terça-feira, mas ainda assim as manhãs serão bem amenas.

 

Chovendo fraco no momento e temperatura em queda. Tenho 20,5°C com vento SW contínuo e com eventuais rajadas, desde o fim da tarde. Mínima de 16,8°C e calorosos 29,1°C no meio da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Picture1.png

 

Esta é a primeira previsão usando o novo painel do tempo do BAZ. A madrugada vai ter queda das temperaturas no Paraná. O dia começa frio em Cascavel, Guarapuava e Curitiba onde a mínima será de 13°C. Em Ponta Grossa e em Foz do Iguaçu mínima prevista de 14°C. No Oeste o tempo firma e o sol aparece nesta segunda feira.

Link to comment
Share on other sites

Frente fria em franca atividade aqui em JDF. A partir da segunda metade do dia começaram as rajadas mais fortes de

vento, e neste momento elas continuam intensas. Muitas nuvens carregadas, algumas com forte desenvolvimento vertical,

passam pelo céu. Houve chuva forte em alguns locais, em outros ainda choveu pouco. Aonde estou agora chove fraco, com

bastante vento.

Link to comment
Share on other sites

De volta aos tropicos da bahia, e sem direito a horario de verão...ainda estou no trabalho :rtfm:

 

Durante toda viagem de SP até aqui, bastante nebulosidade. Em SP chegou a chover de manhã, e estava mais fresco. Aqui esta nublado, porém bastante quente.

Pelo menos peguei dias invernais semana passada em Ctba, diminuindo minha frustração de o ano sem inverno... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Em POA chegamos a um estágio que é impossível fazer frio durante o dia inteiro, mesmo quando há atuação de uma MP forte (para a época). O dia já está bem longo e o sol ficando mais próximo do zênite (embora o limite máximo seja de 7 graus de inclinação em relação a este no dia 21/12). De tarde, com sol, ivariavelmente passará dos 22C.

Link to comment
Share on other sites

Em POA chegamos a um estágio que é impossível fazer frio durante o dia inteiro, mesmo quando há atuação de uma MP forte (para a época). O dia já está bem longo e o sol ficando mais próximo do zênite (embora o limite máximo seja de 7 graus de inclinação em relação a este no dia 21/12). De tarde, com sol, ivariavelmente passará dos 22C.

A partir de agora frio o dia inteiro é altamente improvável. Frio o dia inteiro com sol é quase impossível. Ontem tive variação de 13,2° a 24,9° (creio que a máxima foi alterada porque há material de construção no mei pátio, pqp). Pior que passei um pouco de calor à tarde. Bastou caminhar uns 500 m e já comecei a suar. Começou o inferno. Pqp.

 

Hoje de manhã atingi a ótima marca de 12,2°. Deu 13,7° na RBS e 10,5° no INMET. Maravilha!

 

Deu 5,9° em Canela, 4,2° em Ausentes e 3,8° em Vacaria.

 

Agora tenho 19,6° com 61%. Venta de ENE a 2,9 km/h. Já já estaremos nos 20°. Creio que vou aos 25°.

 

Abraços agradáveis!

Link to comment
Share on other sites

SP

 

Aqui no Estado de SP, Itararé no sul do estado ficou com 06,9. Campos do Jordão ficou com 09,1. No litoral Santos ficou com 16,5 e Peruíbe com 16,1.

 

Na capital paulista no Mirante de Santana na Zona Norte ficou com 13,4. Na estação do IAG/USP na Agua Funda deu 12,0. Parelheiros ficou com 13,6 e no Aero em Congonhas fez 13,0 graus.

 

Não entendo essa estação de Parelheiros! É confiavel? Ou será alguma particularidade da região?

 

Tem dias que da 3ºC/4ºC a menos que o resto da cidade, e tem dias como hoje, que chega a ficar até acima do inmet, e do urbanizado aero de congonhas.

 

O IAG por exemplo, sempre segue a logica de ser 1ºC/2ºC mais frio que o inmet.

Link to comment
Share on other sites

Falando daquele buraco chamado Parelheiros... lembro que algum instituto de meteorologia havia instalado uma estação no Núcleo Curucutu, em Eng. Marsilac (bem pra lá de Parelheiros)... alguém pode passar o link desta estação, se tiver?

 

Ela está no site do Cptec>link Banco de Dados>sub-link PCD's.

Há algum tempo atrás eu forneci apenas o nome do site ao Shima referente a um pedido de informação dele, mas hoje estou entendendo que é bom fornecer as coisas um pouco mais mastigado. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Partir domingo temperaturas desabam aqui em Sampa. Novamente teremos mínimas abaixo de 10ºC no início da semana que vêm. Este outubro está uma delícia! :pleasantry:

 

Sei não... Se nem aqui vai fazer tanto frio, imagina aí. Vem do Oeste muitas instabilidades formadas pela Baixa. Se o tempo ficar bem fechado, frio de dia sem extremos mínimos.

 

Vai queimar a língua! É meia-noite e está 13ºC em Congonhas. Itapevi, GViana, Parelheiros já devem estar quase beirando os 10ºC. Vamos ver amanhã :pleasantry:

 

Hoje a máxima em Sampa foi menor do que em Cuitiba (22x23)... :good:

Link to comment
Share on other sites

Aqui fui de 14,2 a 19,3. Na rua, estimo uma variação de 13,3 a 20,6. À medida que se aproxima o verão, minhas amplitudes diárias aumentam, creio que pelo próprio posicionamento solar, que fica cada vez mas ao sul, e minha janela (a do sensor) é face sul. Muito cuiado quanto à incidência de sol direto quando chegar dezembro...

No cuore do inverno, minha amplitude era de 60% da de Santana, e em setembro já subiu pra 69%. E por enquanto estou considerando esta porcentagem tb pra outubro.

Aqui, céu 200% estrelao, sem o menor sinal de nuvens e/ou névoa úmida. Em Parelheiros, 11,6 às 1h10. Chegou a 10,9 pouco após ameia noite mas esquentou.

Link to comment
Share on other sites

E não é que São Paulo capital teve temperatura menor que Curitba?

 

INMET SP: 12,1ºC

INMET Curitiba: 13ºC

 

Aeroporto de Curitiba (SJP): 13ºC

Congonhas: 11ºC

Campo de Marte: 11ºC (conforme CGESP)

 

Estações CGESP < 10ºC:

 

Tremembé: 9,5ºC

Parelheiros (AS 7:15 da manhã): 9,8ºC

 

Itaim Paulista e Ribeirão dos Meninos com valores em torno de 10ºC também.

 

IAG/USP até onde eu vi estava em 11,8ºC.

 

Não consigo acessar o Ciiagro. Algum valor interessante??

 

 

Ahh, por aqui deve ter ocorrido o mesmo porblema que na região de Curitiba: nebulosidade. Fiquei com 16,2ºC, valor deveras alto.

Link to comment
Share on other sites

Queria comentar um fato relevante com os senhores. Agora são 09:35hs e a UR na minha estação em Canela é de apenas 33% (PO de 1,1C). Essa marca é totalmente atípica para a região no meio da tarde, imaginem, então, para o horário!

 

A mínima na estação foi de 7,2C. Estou curioso com a marca do Castelinho, pois em noite de PO baixo a diferença entre topo e baixada dispara.

Link to comment
Share on other sites

E não é que São Paulo capital teve temperatura menor que Curitba?

 

INMET SP: 12,1ºC

INMET Curitiba: 13ºC

Aeroporto de Curitiba (SJP): 13ºC

Congonhas: 11ºC

Campo de Marte: 11ºC (conforme CGESP)

Estações CGESP < 10ºC:

Tremembé: 9,5ºC

Parelheiros (AS 7:15 da manhã): 9,8ºC

Itaim Paulista e Ribeirão dos Meninos com valores em torno de 10ºC também.

IAG/USP até onde eu vi estava em 11,8ºC.

Não consigo acessar o Ciiagro. Algum valor interessante??

 

 

Ahh, por aqui deve ter ocorrido o mesmo porblema que na região de Curitiba: nebulosidade. Fiquei com 16,2ºC, valor deveras alto.

 

Na minha janela cheguei a 11,9 e em uma PWS de Santo André, disponível no Wunderground, chegou a 11,5. Madrugada estreladíssima, com momentos de leve névoa úmida. Em Marsilarctic, 8,5 em mais uma manhã sub-10 nos confins da RMSP.

Link to comment
Share on other sites

Ninguém tem relatos/fotos de geada por essas bandas?

 

Castelinho, Monte Verde, São Joaquim....

 

Belos valores do poço frio que é Cumbica e de Marsilac...

 

Lembro que fui pra Sampa em Setembro, em um dia de muito calor...

 

No caminho para o aeroporto a temperatura estava em torno de 25ºC, perto das 19:00....chegando lá a temperatura já era de 21ºC, com vento....

Link to comment
Share on other sites

EMERGENCIA EM URUPEMA PELAS PERDAS PROVOCADAS PELO FRIO

 

Quem acordou cedo em Urupema nesta terça-feira, 19, pode visualizar mais uma geada, considerada fora de época na região serrana.

 

Apesar de ser um fenômeno bonito, apreciado por moradores e turistas nos dias mais frio do inverno, a ocorrência da geada em plena primavera causa danos e enormes prejuízos ao setor agropecuário.

 

A ocorrência de baixas temperaturas atingiu fortemente a produção de maçãs, além da batata e pecuária de corte e leite. Com isso, o prefeito municipal de Urupema decretou situação de emergência.

 

Quanto à cultura da maçã, de acordo com laudo técnico da EPAGRI local e Secretaria Municipal de Agricultura, estima-se uma perda de produção na ordem de 13.000 toneladas, o que representa cerca de 70% da produção total estimada para a safra de 2010/2011.

 

Esta grande perda foi resultante de fatores como, a extremidade das temperaturas registradas e o estágio fonológico que se encontrava a cultura justamente na fase final da floração.

 

Nesta tarde, a técnica da Defesa Civil no estado, Cleonice Forster, esteve em visita a um pomar na localidade do Cedro, do produtor Cleber Medeiros, e pode constatar o tamanho dos danos.

 

Segundo a Engenheira Agrônoma, Márcia Pinto de Arruda, a fruticultura foi afetada em todas as localidades do município. Na comunidade do Cedrinho, por exemplo, muitos pomares tiveram perda total.

Marília Oliveira

 

Assessora de Imprensa

 

http://www.urupema.sc.gov.br/conteudo/?item=10506&fa=1&cd=81654

Link to comment
Share on other sites

Nossa, que tragédia para Urupema. O frio parece ter sido mais abrangente na cidade do que em São Joaquim, haja vista a perda elevada da produção em comparação a São Joaquim. Sei que a produção de maçã em SJ é bem maior e que, no frigir dos ovos, a perda de 10% em São Joaquim acaba se tornando um valor elevado. Mesmo assim, uma pena.

 

Mas as fotos mostram o que eu me mato pra conseguir aqui em Joinville durante todo o inverno climático :laugh: Mesmo assim, esse ano nem isso consegui registrar :cray:

E eles conseguem na segunda quinzena do mês de Outubro..

 

Quanto as outras localidades, em algum local deve ter havido registro das geadas também...

 

Hoje por aqui, dia lindo. Temperatura máxima até o presente momento de 27,5ºC, vento constante e umidade de 40%. Ahh se os verões fossem assim...

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA ATÉ ONTEM;

 

MI; 7,6

CRUZ;10,2 ATÉ HOJE

S.J; 10,6

CLIMATERRA; 10,8

URUPEMA; 10,8

CETREJO; 11,7

ÁGUA DOCE; 12,5

L.RÉGIA; 13,4

LAGES; 14,1

C.NOVOS; 14,4

CONCÓRDIA; 16,9

CHAPECÓ; 17,3

FPOLIS; 18,2

INDAIAL; 18,6

S.JOSÉ; 18,8

 

VILA; 8,7, PARA MIM ESTÁ ERRADO.

 

 

HOJE DEU 1,0°C EM URUPEMA/EPAGRI/PREFEITURA

Link to comment
Share on other sites

Falando daquele buraco chamado Parelheiros... lembro que algum instituto de meteorologia havia instalado uma estação no Núcleo Curucutu, em Eng. Marsilac (bem pra lá de Parelheiros)... alguém pode passar o link desta estação, se tiver?

 

Ela está no site do Cptec>link Banco de Dados>sub-link PCD's.

Há algum tempo atrás eu forneci apenas o nome do site ao Shima referente a um pedido de informação dele, mas hoje estou entendendo que é bom fornecer as coisas um pouco mais mastigado. :ok:

 

Valeu!!! :good:

 

Hoje a mínima aqui em Itapevi foi de apenas 7,2ºC... no meu posto avançado em Mogi das Cruzes, a mínima foi de 8,2ºC (Cocuera)

Link to comment
Share on other sites

Que belas marcas para o Estado de SP! Está igual ao RS!

 

Eu destacaria o aero de Cumbica, o Castelinho em Canela, Monte Verde, CJ e o litoral de SP! Estão com marcas tipicamente invernais!

 

Aqui em casa não baixei dos 14,7° pela manhã devido ao vento. A máxima atingiu 26,9°, além do que foi o dia mais seco do mês até o momento: u.r. de 41%. Ainda assim venho mantendo boas marcas para outubro. Nesses primeiros 20 dias do mês tenho as seguintes médias:

 

mínima: 14,0°

 

máxima: 23,2°

 

simples: 18,6°

 

Pelo tempo seco e a diferença usual daqui para o INMET nessa época é bem possível que a compensada no INMET esteja entre 17,8° e 18,0°.

 

Agora tenho 16,5° com 80%. Venta de SE a 22,5 km/h. Devo ficar nos 15°.

Link to comment
Share on other sites

Alguém reparou na mínima na estação da estação do INPE/FAPESP Curucutu, ONTEM???

 

http://satelite.cptec.inpe.br/PCD/metadados.jsp?uf=25&id=30890&tipo=AGROMET&idVariavel=7&dia=20&mes=10&ano=2010&Submit2.x=10&Submit2.y=14&Submit2=Enviar

 

6,5ºC!!!! Valor beeem baixo hein?? Quase minha mínima do ano aqui....

Link to comment
Share on other sites

Alguém reparou na mínima na estação da estação do INPE/FAPESP Curucutu, ONTEM???

 

http://satelite.cptec.inpe.br/PCD/metadados.jsp?uf=25&id=30890&tipo=AGROMET&idVariavel=7&dia=20&mes=10&ano=2010&Submit2.x=10&Submit2.y=14&Submit2=Enviar

 

6,5ºC!!!! Valor beeem baixo hein?? Quase minha mínima do ano aqui....

 

Nossa que espetaculo!

Link to comment
Share on other sites

Fico pensando nesses profissionais que aconselharam/aconselham a começar a adaptar as culturas de frio no Sul por culturas mais adaptadas ao calor, em não sei quantas décadas começar até a plantar café* em SC, na boa, vendo esses prejuízos todos causados pelo frio no momento presente eu ficaria quieto depois disso. Se fosse pra emitir uma Nota Fiscal por cada previsão futura lançada nesse ramo da climatologia, das duas uma, ou geral ia ficar pianinho porque sabe que as chances de falar merda são altas ou ia ser o ramo com mais processos no Procon uahauhauh

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fico pensando nesses profissionais que aconselharam/aconselham a começar a adaptar as culturas de frio no Sul por culturas mais adaptadas ao calor, em não sei quantas décadas começar até a plantar feijão em SC, na boa, vendo esses prejuízos todos causados pelo frio no momento presente eu ficaria quieto depois disso. Se fosse pra emitir uma Nota Fiscal por cada previsão futura lançada nesse ramo da climatologia, das duas uma, ou geral ia ficar pianinho porque sabe que as chances de falar merda são altas ou ia ser o ramo com mais processos no Procon uahauhauh

 

DEPENDE DA FONTE..............

Link to comment
Share on other sites

Fico pensando nesses profissionais que aconselharam/aconselham a começar a adaptar as culturas de frio no Sul por culturas mais adaptadas ao calor, em não sei quantas décadas começar até a plantar feijão em SC, na boa, vendo esses prejuízos todos causados pelo frio no momento presente eu ficaria quieto depois disso. Se fosse pra emitir uma Nota Fiscal por cada previsão futura lançada nesse ramo da climatologia, das duas uma, ou geral ia ficar pianinho porque sabe que as chances de falar merda são altas ou ia ser o ramo com mais processos no Procon uahauhauh

 

DEPENDE DA FONTE..............

 

Postagens aqui dentro do próprio fórum.

Link to comment
Share on other sites

Sei não... Se nem aqui vai fazer tanto frio, imagina aí. Vem do Oeste muitas instabilidades formadas pela Baixa. Se o tempo ficar bem fechado, frio de dia sem extremos mínimos.

 

Vai queimar a língua! É meia-noite e está 13ºC em Congonhas. Itapevi, GViana, Parelheiros já devem estar quase beirando os 10ºC. Vamos ver amanhã :pleasantry:

 

Hoje a máxima em Sampa foi menor do que em Cuitiba (22x23)... :good:

 

Bom, estou me referindo, como sempre, às estações do Inmet, pois a certeza e facilidade de acesso de dados é excelente. Se for considerar outros pontos, aqui chegou perto de 0ºC, pois ontem em Colombo registrei 6ºC e não é a mais fria...

 

Ontem, como eu disse, aqui sim, a mínima ficou abaixo dos 10ºC: 9.7ºC. Aí, como eu disse e reafirmo, mínimas abaixo de 10ºC no Mirante só ano que vem, cuja mínima ontem foi de 13.2ºC.

 

Hoje, mínimas de:

 

- Ctba 12.9ºC com céu encoberto durante toda a madrugada.

- SP 11.9ºC. Céu limpo toda madrugada.

 

Quanto às máximas, por conta de condições atmosféricas diferentes, houve esta situação. Aqui, a radiação solar foi de mais 3,3 kwh/s por QUATRO horas. Aí por DUAS horas. Ou seja, Ctba teve o céu mais limpo e o sol mais presente.

 

Hoje já ocorre o inverso: Aqui a radiação é menor, pois não chegamos aos 3000wh/s (com 17.1ºC) e aí passa dos 3300 (com 18.4ºC).

 

Mas é um fator periférico que só serve para justificar os valores térmicos. Por conta disso tudo, Ctba leva muita antagem sobre as cidades do interior, por apresentar céu mais nublado, temperaturas mais baixas.

 

Abçs

 

 

15:30

 

SP 23,8ºC Céu Limpo

 

Curitiba 27ºC Céu Limpo

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

NESTE ANO DESDE ABRIL ALERTEI SOBRE O FRIO, POTENCIAL DE DANOS, EM SETE,OUT E NOV. A ANOS VENHO FALANDO NAS PALESTRAS SOBRE O AUMENTOS DO RISCO DE GEADA CEDO E TARDE.

 

IDEM

 

Jornal > Tempo e clima

Letra Diminuir letra Aumentar Letra

 

ANO 115 Nº 214 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 2 DE MAIO DE 2010

El Niño perto do fim no Pacífico

 

O fenômeno que mexeu com o clima do planeta nos últimos meses e resultou em chuva em excesso com muitas tempestades no Rio Grande do Sul nos últimos meses está perto do fim. A imagem que ilustra este artigo final mostra as anomalias de temperatura das águas do Pacífico entre a superfície do mar e 400 metros de profundidade em janeiro, fevereiro, março e abril. Observe como as águas mais profundas se resfriaram durante as últimas semanas, o que se nota pelo crescimento das áreas na cor azul, significando uma mudança importante no maior oceano do planeta. O Pacífico caminha de uma fase quente (El Niño) para fria (La Niña) na sua região equatorial, o que pode ter importantes e sérias consequências no clima gaúcho nos próximos meses, como um risco acentuado de estiagem no próximo verão climático. O rápido resfriamento do Pacifico pode levar a eventos extremos de frio já neste inverno, sobretudo na segunda metade da estação, e agravaria muito a possibilidade de ondas de frio com geada tardia na primavera. Seria uma evolução muito rápida para La Niña nos próximos 90 dias, indicam projeções por computador de vários centros internacionais. Uma delas chega a sugerir um episódio de La Niña prolongado que poderia avançar até o final de 2011 ou começo de 2012.

 

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=214&Caderno=0&Noticia=133320

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.