Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Caculeto
 Share

Recommended Posts

  • Replies 626
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

São Lourenço da Serra, mais uma vez, foi o grande destaque do frio que vem fazendo no estado de SP, com mínima de apenas 4ºC.

 

E, apesar do nome, não conta com a mesma altitude de CDJ, muito pelo contrário... está situada na Grande SP, entre Itapecerica da Serra e Juquitiba (6,8ºC). Aqui em Itapevi, mínima abaixo dos 10ºC novamente... 8,1ºC

 

Acho que já disse aqui...alguém tem uma foto ou as coordenadas desta estação de São Lourenço da Serra?? Não subestimando as mínimas que ocorrem na região, mas esta estação deve estar em um baixadão enorme com um cooler gigante nela :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Dando uma passada rapida por Curitiba essa semana, tive a sorte de pegar dias invernais em pleno outubro por aqui, antes de voltar aos tropicos da bahia :beach:

 

Hoje o dia foi com sol, entre nuvens esparsas durante todo o dia, e vento frio. No inmet a máxima foi de 18,2ºC, mas em boa parte da tarde ficou entre 15ºC/16ºC.

Agora ja faz 12ºC no aeroporto, com vento leste e M.M.

Link to comment
Share on other sites

Madrugada no Rio registra 12º C, menor índice de outubro em 14 anos

Último recorde foi em 1996, quando a temperatura chegou a 10,5º C.

Previsão indica aumento de temperatura a partir de quinta-feira (14).

 

 

Na madrugada desta quarta-feira (13), os cariocas viveram um típico dia de inverno na primavera. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que os termômetros marcaram 12º C, na estação da Vila Militar, na Zona Oeste da cidade. Segundo o Inmet, a temperatura foi a menor registrada em outubro, no Rio, nos últimos 14 anos.

 

O recorde aconteceu em 1996, quando a temperatura chegou a 10,5º C em pleno mês de outubro.

 

 

amanhecer_materia.jpg

Madrugada de primavera com cara de inverno no Rio; banhistas usam casaco na Praia da Urca, na Zona Sul (Foto: Ana Branco / Ag. O Globo)

O meteorologista Almerindo Marinho explica que uma massa de ar frio na região sudeste é a responsável pelos dias frios no Rio. Mas o clima deve esquentar a partir de quinta-feira (14), quando a expectativa é que a temperatura varie de 29º C a 14º C.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Parcialmente nublado e 19°C, este Outubro está compensando Maio que foi fraquinho por aqui.

 

Beto, quem não está gostando muito disso são os turistas!! Estive aí em Balneário no final de semana, e não deu pra aproveitar muito o sol!! :laugh:

Saí pra passear de barco com uns amigos, e ficamos de casaco em mar aberto! O vento era insuportável, e gélido!! :laugh:

Confesso que não estou gostando muito desse frio em Outubro não, é meio que fora de contexto, ainda mais depois de um setembro com tão pouco frio!!

Sds.

 

Na minha visão, justamente pelo fiasco de setembro é que merecemos um revival do frio em outubro, pra novembro seguir com cara de... novembro. Porque se ficar com cara de janeiro igual ano passado aí é f*! :heat:

Link to comment
Share on other sites

São Lourenço da Serra, mais uma vez, foi o grande destaque do frio que vem fazendo no estado de SP, com mínima de apenas 4ºC.

 

E, apesar do nome, não conta com a mesma altitude de CDJ, muito pelo contrário... está situada na Grande SP, entre Itapecerica da Serra e Juquitiba (6,8ºC). Aqui em Itapevi, mínima abaixo dos 10ºC novamente... 8,1ºC

 

Acho que já disse aqui...alguém tem uma foto ou as coordenadas desta estação de São Lourenço da Serra?? Não subestimando as mínimas que ocorrem na região, mas esta estação deve estar em um baixadão enorme com um cooler gigante nela :laugh:

 

Então ESTA é a causa da ilha de calor em Sampa! Finalmente desmascarada a farsa que culpava o concreto pela situação! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

LADO RUIM DO FRIO

 

URUPEMA PODERÁ DECRETAR ESTADO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A GEADA.

 

ESTIMA-SE 70% OU MAIS DOS POMARES ATINGIDOS COM PERDAS DE ATÉ 100% EM MUITOS.

 

Ronaldo, exisita alguma forma de minimizar o impacto das geadas na região?? Tipo, cobertura de parte de pomais, etc. Por que esse frio foi previsto, mas não sei se foi amplamente divulgado pela grande mídia né?

Link to comment
Share on other sites

LADO RUIM DO FRIO

 

URUPEMA PODERÁ DECRETAR ESTADO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A GEADA.

 

ESTIMA-SE 70% OU MAIS DOS POMARES ATINGIDOS COM PERDAS DE ATÉ 100% EM MUITOS.

 

Ronaldo, exisita alguma forma de minimizar o impacto das geadas na região?? Tipo, cobertura de parte de pomais, etc. Por que esse frio foi previsto, mas não sei se foi amplamente divulgado pela grande mídia né?

 

 

TEM, MAS COMO A ÁREA FOI GRANDE O CUSTO SERIA ALTO E O PESSOAL NÃO LEVOU A SÉRIO A PREVISÃO....

Link to comment
Share on other sites

É o que eu digo, La Niña na primavera e verão nos estados do sul = catástrofe! Não há 'lado bom' que possa compensar os danos causados por ela. Toda a vez que falam em volta da La Niña, eu sinto calafrios. E não é de frio não!

Sds.

 

AINDA PODEREMOS TER FRIO FORTE EM NOVEMBRO E NO VERÃO (ACIMA DOS 1000 M)

Link to comment
Share on other sites

Parcialmente nublado e 19°C, este Outubro está compensando Maio que foi fraquinho por aqui.

 

Beto, quem não está gostando muito disso são os turistas!! Estive aí em Balneário no final de semana, e não deu pra aproveitar muito o sol!! :laugh:

Saí pra passear de barco com uns amigos, e ficamos de casaco em mar aberto! O vento era insuportável, e gélido!! :laugh:

Confesso que não estou gostando muito desse frio em Outubro não, é meio que fora de contexto, ainda mais depois de um setembro com tão pouco frio!!

Sds.

 

Mas esperar pegar sol e calor no mês de outubro é contar com a sorte, ultimamente ele tem sido chuvoso e friozinho, mas esse mês tem feito frio mesmo. Esse ano parece que o inverno está preguiçoso demais, veio meio tardil mas com força, e parece que reluta em ir embora, particularmente estou apreciando muito.

 

Em Novembro a coisa muda de figura..

Link to comment
Share on other sites

Bem que a primavera inteira podia ser abaixo da média, assim como o verão. Melhor época de calor que teve nesta década

foi 2008, com muitos episódios de ZCAS e chegadas frequentes de FFs, ocasionando vários dias nublados e, consequentemente,

com máximas baixas. Vale dizer que foi um verão que chegava com influência de La niña, me parece... assim como este de

agora ! Dá para acreditar num verão bem ameno.

Link to comment
Share on other sites

Parcialmente nublado e 19°C, este Outubro está compensando Maio que foi fraquinho por aqui.

 

Beto, quem não está gostando muito disso são os turistas!! Estive aí em Balneário no final de semana, e não deu pra aproveitar muito o sol!! :laugh:

Saí pra passear de barco com uns amigos, e ficamos de casaco em mar aberto! O vento era insuportável, e gélido!! :laugh:

Confesso que não estou gostando muito desse frio em Outubro não, é meio que fora de contexto, ainda mais depois de um setembro com tão pouco frio!!

Sds.

 

Mas esperar pegar sol e calor no mês de outubro é contar com a sorte, ultimamente ele tem sido chuvoso e friozinho, mas esse mês tem feito frio mesmo. Esse ano parece que o inverno está preguiçoso demais, veio meio tardil mas com força, e parece que reluta em ir embora, particularmente estou apreciando muito.

 

Em Novembro a coisa muda de figura..

 

Com certeza, outubro e novembro nunca foram palpite certo pra calor aí na região, mas esse ano o frio veio forte mesmo! Era casaco pra todo lado, aqui em Curitiba a média estava em 14.7C a última vez que conferi, com boa anomalia negativa!! Pra trabalhar até que está bom!! Faltou um frio mais forte em setembro pra ficar perfeito!

Novembro deve ser mais seco que outubro pelo que apontam os modelos...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

NOvembro do ano passado foi o mês mais insuportável do ano... realmente não há esse cenário para 2010.

Ronaldo, que pomares que perderam? Pomar não é árvore? As árvores morreram ou as frutas abortam na geada?

 

 

QUEIMARAM OS FRUTOS.

 

Não sei se é na Flórida, mas uma vez li que é preferível molhar as árvores e consequentemente os frutos para que os frutos fiqem envoltos em uma camada de gelo, não sendo prejudicados pela geada em si....tem fundamento isso???

Link to comment
Share on other sites

NOvembro do ano passado foi o mês mais insuportável do ano... realmente não há esse cenário para 2010.

Ronaldo, que pomares que perderam? Pomar não é árvore? As árvores morreram ou as frutas abortam na geada?

 

 

QUEIMARAM OS FRUTOS.

 

Não sei se é na Flórida, mas uma vez li que é preferível molhar as árvores e consequentemente os frutos para que os frutos fiqem envoltos em uma camada de gelo, não sendo prejudicados pela geada em si....tem fundamento isso???

 

 

A água fica a 0oC. O ar a -5oC! é melhor a água!

Link to comment
Share on other sites

Alto risco de temporais (isolados) na faixa norte do Paraná nesta noite, alguns possivelmente em andamento, devendo se espalhar também para SP e interior de SC e norte do RS. Como apresentado no site da Metsul, índices de instabilidade preocupantes nessas áreas.

 

Trovoadas por aqui e 20,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Mas o Ronaldo acabou de desmentir isto Shima. Precisa constantemente haver água líquida protegendo a camada de gelo do ar mais frio.

Ao menos foi isso o que eu entendi...

Sds.

 

 

SIM.

 

A MEDIDA QUE MAIS ÁGUA CAI SOBRE O GELO FORMADO, AO CONGELAR LIBERA CALOR E MANTÉ O TECIDO VIVO NUMA TEMPERATURA DE +- 0°C, EVITANDO O DANOS. SE PARAR O GELO CONTINUARÁ A RESFRIAR-SE E TIRAR CALOR DA PLANTA, QUEIMANDO.

 

É ISOLANTE ATÉ O MOMENTO QUE TENH FLUXO DE ÁGUA, CESSOU, PASSA A SER VILÃO.

Link to comment
Share on other sites

São Lourenço da Serra, mais uma vez, foi o grande destaque do frio que vem fazendo no estado de SP, com mínima de apenas 4ºC.

 

E, apesar do nome, não conta com a mesma altitude de CDJ, muito pelo contrário... está situada na Grande SP, entre Itapecerica da Serra e Juquitiba (6,8ºC). Aqui em Itapevi, mínima abaixo dos 10ºC novamente... 8,1ºC

 

Acho que já disse aqui...alguém tem uma foto ou as coordenadas desta estação de São Lourenço da Serra?? Não subestimando as mínimas que ocorrem na região, mas esta estação deve estar em um baixadão enorme com um cooler gigante nela :laugh:

 

Então ESTA é a causa da ilha de calor em Sampa! Finalmente desmascarada a farsa que culpava o concreto pela situação! :sarcastic:

 

Acho que expliquei mal: é que uma geladeira tem um motor, e este motor precisa jogar o ar quente em algum lugar, aí claro que o ar quente é jogado sobre Sampa! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Então ESTA é a causa da ilha de calor em Sampa! Finalmente desmascarada a farsa que culpava o concreto pela situação! :sarcastic:

 

 

Acho que expliquei mal: é que uma geladeira tem um motor, e este motor precisa jogar o ar quente em algum lugar, aí claro que o ar quente é jogado sobre Sampa! :heat:

 

Ahhhh táá...agora consegui entender...hahahha

 

Só pode ser isso, Lucci...esse calor tem que ir para algum lugar...e como as massas de ar frio passam em São Lourenço antes de chegar em São Paulo, levam consigo o calor liberado pelo compressor :good: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aqui 20 mm até agora, com raios e pancadas fortes em diversos momentos do dia. Porém no meio do dia o céu mais aberto proporcionou uma máxima elevada de 30,1°C! Nesses primeiros 15 dias de outubro já tenho 124 mm, sendo que a média para o mês na cidade é de 164 mm. Tá bom demais!

 

Agora faz 17,9°C em minha estação, com URA de 93% e pressão de 1014 hPa. Breve trégua na instabilidade, mas outro "trem" de nuvens de tempestade já está em formação entre o Paraguai e o sul do MS.

Link to comment
Share on other sites

Sensação de abafado apesar dos 25°C, mas amanhã volta a cair a temperatura e voltar a curtir o frio de outubro, perspectiva dr abaixar dos 11°C nas próximas madrugadas. Citaram em frio vampírico, vampírico mesmo, mas mesmo de dia não sobe muito, por se tratar de outubro ta mais que bom.

 

ps.: Esse horário de verão é muito precoce e cada vez mais prolongado.

Link to comment
Share on other sites

Sensação de abafado apesar dos 25°C, mas amanhã volta a cair a temperatura e voltar a curtir o frio de outubro, perspectiva dr abaixar dos 11°C nas próximas madrugadas. Citaram em frio vampírico, vampírico mesmo, mas mesmo de dia não sobe muito, por se tratar de outubro ta mais que bom.

 

ps.: Esse horário de verão é muito precoce e cada vez mais prolongado.

 

 

NÃO DIRIA NEM UM POUCO EM FRIO VAMPIRO, POIS TER MÁXIMA DE 21/23°C COM CÉU CLIMPO E 16/18°C AQUI, É MUITO BAIXA PARA OUTUBRO, ONDE NORMALMENTE CHEGARIA A 26/28 E 20/22.

 

É QUE AINDA ESTAMOS COM O INVERNO NA "MEMÓRIA" DO ORGANÍSMO E ACHAMOS NORMAL A QUENTE TER ESTES VALORES, SEM ATER AO CALENDÁRIO!!

 

ATÉ ONDEM A MÉDIA AQUI ESTÁ EM 10,2. PELA MINHA PROJEÇÃO, PODERÁ FECHAR ENTRE 10,5 A 11,5, OU SEJA, ENTRE OS 4 MAIS FRIO JÁ REGISTRADOS, COM PEQUENA CHANCE DE SER O MAIS FRIO! (10,1 EM 62)

 

O H.VERÃO SEMPRE COMEÇOU NA SEGUNDA QUINZENA DE OUTUBRO E AGORA TERMINA MAIS CEDO, JÁ TEVE HV ATÉ COMEÇO DE MARÇO.

Link to comment
Share on other sites

Belas fotos Shima!

Parabéns! :good:

Sds.

 

De ti, é muito mais que um elogio, meu amigo. Mas a natureza ajudou muito... :hi:

 

Ctba segue com tempo encoberto, algum vento e 21,5ºC agora, 15h30. Bem agradável.

 

Mas Caco, 30ºC aí e 26ºC em Santos chega a ser odioso... :heat: :laugh:

 

 

A média das máximas apenas em set e out em Santos é pouco mais baixa em Santos que em SP. Talvez em dias em que a umidade está baixa, ou em FF´s que influenciam apenas o litoral.

Link to comment
Share on other sites

Sensação de abafado apesar dos 25°C, mas amanhã volta a cair a temperatura e voltar a curtir o frio de outubro, perspectiva dr abaixar dos 11°C nas próximas madrugadas. Citaram em frio vampírico, vampírico mesmo, mas mesmo de dia não sobe muito, por se tratar de outubro ta mais que bom.

 

ps.: Esse horário de verão é muito precoce e cada vez mais prolongado.

 

 

NÃO DIRIA NEM UM POUCO EM FRIO VAMPIRO, POIS TER MÁXIMA DE 21/23°C COM CÉU CLIMPO E 16/18°C AQUI, É MUITO BAIXA PARA OUTUBRO, ONDE NORMALMENTE CHEGARIA A 26/28 E 20/22.

 

É QUE AINDA ESTAMOS COM O INVERNO NA "MEMÓRIA" DO ORGANÍSMO E ACHAMOS NORMAL A QUENTE TER ESTES VALORES, SEM ATER AO CALENDÁRIO!!

 

ATÉ ONDEM A MÉDIA AQUI ESTÁ EM 10,2. PELA MINHA PROJEÇÃO, PODERÁ FECHAR ENTRE 10,5 A 11,5, OU SEJA, ENTRE OS 4 MAIS FRIO JÁ REGISTRADOS, COM PEQUENA CHANCE DE SER O MAIS FRIO! (10,1 EM 62)

 

O H.VERÃO SEMPRE COMEÇOU NA SEGUNDA QUINZENA DE OUTUBRO E AGORA TERMINA MAIS CEDO, JÁ TEVE HV ATÉ COMEÇO DE MARÇO.

 

hahaha pois é, dei bola fora nessa ai do horário de verão, realmente sempre foi meados de outubro. Agora ali do frio vampírico na minha opiniao pessoal eu nao considero ,porque mesmo de dia sempre esta batendo aquele frio vento sudeste, so tomei como referencia porque ja vi o uso dessa expressao por temp max inferiores a essas citadas, entao frio vampirico esta mais relacionado com a amplitude termica do que com a maxima em si.

Link to comment
Share on other sites

A média de outubro até o final desta nova onda de frio agora (meados semana que vem) não poderá ficar mais baixa do que set inteiro?

 

 

AQUI TEM TUDO PARA FICAR DE 1 A 1,5 A MENOS QUE SETEMBRO.

 

Pois é, aqui em SP também. A menos que a última semana de outubro seja extremamente quente, outubro fechará com média abaixo de setembro. Creio que isso seja impossível para localidades de clima tipicamente temperado, como NY, Paris, etc. Não sei se uma mistura de subtropical com temperado (B. Aires, Montevideo) seja possível uma coisa dessas.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o teu pensamento, Caco. Em climas temperados há uma maior organização das estações do ano, logo fica muito difícil de acontecer um abril mais frio que um março (análogo deles) numa cidade como NYC. Se ocorre, certamente é numa frequência muito menor que a verificada aqui.

 

Aqui em POA setembro e outubro estão iguais até o momento

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o teu pensamento, Caco. Em climas temperados há uma maior organização das estações do ano, logo fica muito difícil de acontecer um abril mais frio que um março (análogo deles) numa cidade como NYC. Se ocorre, certamente é numa frequência muito menor que a verificada aqui.

 

Aqui em POA setembro e outubro estão iguais até o momento

Comparação das médias de setembro com a 1ª quinzena de outubro aqui em casa:

 

setembro

mínima: 14,6°

máxima: 21,7°

simples: 18,15°

 

1-15/outubro

mínima: 13,8°

máxima: 22,9°

simples: 18,35°

 

Conclusão: outubro tem mais dias secos e consequente maior amplitude térmica. Realmente, os dois meses estão iguais na média simples. Como os dias mais secos distanciam para cima as minhas médias simples do INMET, é bem provável que a média geral de setembro e da primeira quinzena de outubro estejam literalmente empatadas.

 

Nesse dia 16 tive máxima de 24,2°. Agora tenho a mínima até o momento: 17,9° e com 77%. Venta de ESE a 9,1 km/h. E nublado.

 

Abraços empatados!

Link to comment
Share on other sites

Seria legal saber até que latitude set e out estão empatados para termos uma idéia "climatológica". Em Brasília por ex. o outubro já está bem mais quente que setembro.

 

Interessante levantamento Caco, nessas horas realmente da pra se ter uma idédia de como se comporta o clima no Brasil em situações diferenciadas. Já que POA está exatamente igual, seria legal saber como esta em Uruguaiana/Bagé/Chui que sao 3 pontos de referência interessante no aspecto latitude/longitude. Ja que citaram a estabilidade dos climas temperados aproveitava tbm pra pegar cidades do prata/bahia blanca/ushuaia num lado e Santiago/Puerto Montt/Punta Arenas noutro.

Link to comment
Share on other sites

O tempo seco e ensolarado predomina nesta semana no Estado, apesar de provável nevoeiro isolado nas madrugadas. As noites serão frias, especialmente nesta primeira metade da semana, mas as tardes serão agradáveis. Entre quinta e sábado a temperatura sobe com tardes, inclusive, quentes, seguidas por noites amenas. Nesta segunda, o sol aparece em todo o Estado com frio ao amanhecer, sobretudo na Campanha, que deve ter as menores marcas no território gaúcho, entre 3ºC e 5ºC. A madrugada de terça será a mais fria da semana no Rio Grande do Sul, mas os Campos de Cima da Serra não devem repetir as mínimas espetaculares da semana passada. Por conta do ar seco, espera-se uma acentuada amplitude térmica, especialmente na segunda metade desta semana, quando, por exemplo, Porto Alegre pode ter mínima ao redor de 10ºC/12ºC e máximas à tarde de 28ºC/30ºC (estação Sertório).

Link to comment
Share on other sites

Seria legal saber até que latitude set e out estão empatados para termos uma idéia "climatológica". Em Brasília por ex. o outubro já está bem mais quente que setembro.

 

Na verdade, num clima de Brasil Central, como o que ocorre em MT, boa parte de GO, norte de MG, W da BA, sul de PA/MA/PI, outubro é o mês mais quente do ano. Mas eventuais deslocamentos deste mês mais quente pra setembro ou novembro não podem ser descartados.

Uma coisa que notei vendo dados de Diamantina-MG é uma correlação totalmente negativa entre setembrs acima de média e abaixo da média em relação a Curita. Ou seja, justamente nos meses que setembro mais lembrou outubro em Cta, ele foi mais ameno em Diamantina.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.