Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Caculeto
 Share

Recommended Posts

  • Replies 626
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O que estou desconfiado é que a incursão de ar frio do fim de semana deve ser com umidade, desfavorecendo mínimas como de agora e proporcionando marcas à tarde muito amenas, mas ainda prolongando o longo período de temperatura abaixo da média. Nesta massa de agora tivemos uma baixa/ciclone que secou o ar na sequencia.

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja há 90 horas seguidas neste momento com temperatura de apenas um dígito.

não há um lugar mais frio do que este no país!

MI ser o ponto mais frio é obrigação, aliás pela altitude que tem poderia ser mais frio... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Evandro frio incomoda, ele vai minando o indivíduo.

Link to comment
Share on other sites

Neste momento aqui no parque do Ibirapuera, 14C e vento. FRIO !

 

Veja que interessante: a nebulosidade ficou constante em SP, capital e litoral.

 

Em Ctba, o dia foi de céu com quase sem núvens durante a tarde. Agora, aqui em Colombo o vento está gelado, céu limpo, mas a MM vai invadir. 17h20 registro 14.9ºC. No inmet de Ctba, 16.6ºC.

 

Nas próximas 3 horas, queda livre nas temperaturas.

 

Hoje variei por aqui de 12,4 a 14,6, tempo encoberto na maioria do tempo, com momentos de garoa e momentos de pequenas aberturas. Vento uivando na janela... E o mbar prevê 8,5 pra cá, com minha janela pessimizadora de mínimas creio que baixe só até os 10 mesmo. Afinal aquela vagaba da lady Murphy não deixará que baixe pra 9,9. :prankster:

Link to comment
Share on other sites

MI ser o ponto mais frio é obrigação, aliás pela altitude que tem poderia ser mais frio... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Evandro frio incomoda, ele vai minando o indivíduo.

 

Não é o que acontece comigo... aliás, passo mal com temperatura ambiente acima dos 30ºC.

O que me incomoda é umidade excessiva e chuva, ainda mais que ando de moto direto e, fato consumado, chuva + moto são duas coisas que não combinam.

 

Por aqui hoje a máxima não chegou à atingir os 17ºC. No início desta noite, voltando de Aldeia da Serra, peguei chuvisco próximo de casa. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Fim-de-semana que vem estarei em Canela. Entretanto, juro para vcs que não queria pegar frio. Quero um banho de sol!!!! Arder sob o mesmo (torturando Luiz/Tomasini mode on) !!!

 

Então venha pra Goiânia Brunão. Céu sem nuvens e calor de 35ºC. Aqui vc não corre o risco de pegar frio. Aqui até a cguva tá difícil esse ano. :laugh: :laugh: :laugh:

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Fim-de-semana que vem estarei em Canela. Entretanto, juro para vcs que não queria pegar frio. Quero um banho de sol!!!! Arder sob o mesmo (torturando Luiz/Tomasini mode on) !!!

 

Então venha pra Goiânia Brunão. Céu sem nuvens e calor de 35ºC. Aqui vc não corre o risco de pegar frio. Aqui até a cguva tá difícil esse ano. :laugh: :laugh: :laugh:

Abraços

 

Nem 8, nem 80! :heat:

Link to comment
Share on other sites

-1,1ºC em Urupema agora. Será que pode ir a -4ºC ?? Mais provável -2ºC ou -3ºC.

 

Pelo Inmet, São Joaquim tem recorde em outubro, normal 61-90, de -2,4(17/10/69).

Pelo jeito pode quebrar hoje.

Sds.

 

Não quebra, Silvio. A mínima em SJOA deve ficar positiva ou levemente abaixo de zero na estação climatológica.

Link to comment
Share on other sites

Muito frio por aqui, sensação bem abaixo de zero.Só à título de informação e curiosidade fui conferir a mínima absoluta do ano, lá no Bairro Farroupilha (baixadão) foi de -7º, com digital abrigado a 1m80cm.

 

Quantos abrigos têm em Soledade, Paulo ? Tem esse do Farroupilha, tem o do Parque. Já são dois.

Link to comment
Share on other sites

Muito frio por aqui, sensação bem abaixo de zero.Só à título de informação e curiosidade fui conferir a mínima absoluta do ano, lá no Bairro Farroupilha (baixadão) foi de -7º, com digital abrigado a 1m80cm.

 

Quantos abrigos têm em Soledade, Paulo ? Tem esse do Farroupilha, tem o do Parque. Já são dois.

Ale, abrigo padrão é só o das Tuias, este do Farroupilha é de PVC comum, embora proteja do relento, por isto que ressaltei por curiosidade.No Pantera só tem o abrigo por lá (padrão) pois o termômetro trouxe de volta pra casa, apenas para ter referência. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Nossa ! frio impressionante para Outubro, uma mp realmente muito significativa para a primavera. La niña agora

mostrando toda a sua influência. O dia aqui em São Paulo foi simplesmente invernal, casaco o dia inteiro e vento

extremamente gelado no terraço do edifício Itália (que impressionante vista !)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas até a última hora:

 

SJ: 2,8° :good2:

MI: 3,0°

Ausentes: 4,6° :good2:

Vacaria: 5,5° :good2:

Pico do Couto: 6,1° :good2:

CJ: 6,2°

General Carneiro: 6,8°

Monte Verde: 6,9°

Canela: 7,3°

Lagoa Vermelha: 8,0°

Caçador: 8,4°

Soledade: 8,9°

Rio Negrinho: 9,4°

Curitiba: 9,8°

Bento Gonçalves: 9,9°

Teresópolis: 10,3°

Sorocaba: 10,2°

Passo Fundo: 10,5°

Erechim: 11,0°

Torres: 12,0°

SP: 12,0°

POA: 12,2°

Itajaí: 12,3°

Santa Maria: 13,3°

Araranguá: 13,4°

Morretes: 14,6°

Floripa: 14,9°

Foz do Iguaçu: 16,4°

RJ (Vila Militar): 16,5°

Uruguaiana: 16,7°

 

Ou seja: quanto mais próximo do oceano, mais frio! RJ e Uruguaiana têm a mesma temperatura!!

 

Aqui em casa deu variação de 11,6° a 22,5° e u.r. caindo a até 39%! Agora faz 14,1° com 73% e venta de SE a 3,5 km/h. Pra variar tem nuvem atrapalhando o resfriamento.

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que isso não está relacionado com o tópico, mas vocês viram a reportagem do Fantástico ontem? caramba deu uns 20 min de reportagem sobre Aquecimento Global, acho que deve ter sido a centésima reportagem deles sobre isso, vi 5 min, mudei de canal após 15 min voltei e lá estavam ainda falando sobre isso, TOTALMENTE PARCIAL E TENDENCIOSO.

 

Pra cada idéia que tenta contradizer que o aquecimento é provocado pelo ser humano eles mostram 20 provas e idéias que reforçam sobre aquecimento antropológico, às idéias contrárias são meio que banalizadas e ridicularizadas, isso já está virando um fanatismo igual a qualquer outra religião.

 

É notável que a Inglaterra é o país no mundo mais interessado nesse assunto, há muito tempo perdeu a corrida industrial e o domínio e agora acham que vão retomar a sua força com tecnologias Limpas e Politicamente ecológica, hipócritas.

Link to comment
Share on other sites

Nossa ! frio impressionante para Outubro, uma mp realmente muito significativa para a primavera. La niña agora

mostrando toda a sua influência. O dia aqui em São Paulo foi simplesmente invernal, casaco o dia inteiro e vento

extremamente gelado no terraço do edifício Itália (que impressionante vista !)

 

Noite historica de Outubro :

 

São Paulo: 11,0

 

Ubatuba: 12,0

 

Santos: 15,0

 

Campos do Jordão: 05,0

 

Acordei por volta das 05:30h e a mínima registrada no termômetro daqui foi de 8,8ºC.

 

No momento, céu com algumas nuvens e apenas 9,3ºC. Para um mês de outubro, tá excelente! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Urupema fez história com -4,7oC em pleno mês de outubro. Uma marca difícil mesmo até no auge do inverno nas cidades mais frias. Aliás, que estações absolutamente padrões privadas ou de órgãos oficiais atingiram esta marca neste ano?

 

1) Urupema teve -8 no inverno.

2) A menor marca entre as estações do Inmet no inverno no RS foi de -4,9 em Cambará no dia 15/7.

3) A mínima de hoje em Urupema é o La Niña mostrando suas garras.

4) Qual será o tamanho do prejuízo para a fruticultura da região ?

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o dado de -5 em outubro é mais relevante e expressivo do que -8 em julho. É mais do que impressionante, é histórico. Veja que a marca de hoje quase empatou com a mínima absoluta do RS no ano para uma estação padrão/oficial. O que é muito representativo. Deve ter se aproximado da mínima absoluta do Inmet de SJ e bateu a mínima absoluta de CJ em qualquer estação com folga. Esta estação vai mostrando de pouco em pouco que Urupema é de longe a mais fria do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o dado de -5 em outubro é mais relevante e expressivo do que -8 em julho. É mais do que impressionante, é histórico. Veja que a marca de hoje quase empatou com a mínima absoluta do RS no ano para uma estação padrão/oficial. O que é muito representativo. Deve ter se aproximado da mínima absoluta do Inmet de SJ e bateu a mínima absoluta de CJ em qualquer estação com folga. Esta estação vai mostrando de pouco em pouco que Urupema é de longe a mais fria do Brasil.

 

Não discordo de nada. Apenas respondi a tua pergunta: "Aliás, que estações absolutamente padrões privadas ou de órgãos oficiais atingiram esta marca neste ano?"

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o dado de -5 em outubro é mais relevante e expressivo do que -8 em julho. É mais do que impressionante, é histórico. Veja que a marca de hoje quase empatou com a mínima absoluta do RS no ano para uma estação padrão/oficial. O que é muito representativo. Deve ter se aproximado da mínima absoluta do Inmet de SJ e bateu a mínima absoluta de CJ em qualquer estação com folga. Esta estação vai mostrando de pouco em pouco que Urupema é de longe a mais fria do Brasil.

 

 

CUIDADO....

 

ESCOLHI A DEDO O LOCAL. SE FOR COLOCAR EM SITUAÇÃO PARECIDA NO PERICÓ TEREMOS MARCAS IGUAIS OU MAIS BAIXAS. OUTRO DETALHE, A DOIS DIAS QUE VENTA AQUI E FICA NUBLADO E LÁ LIMPO E CALMO, FATOR LOCAL.

 

HOJE DEU -1,5°C NA MALWEE E FICA NUM TOPO.

 

AQUI EM CASA DEU 1,3 E VENTOU A MADRUGADA TODA. NO CRUZEIRO IDEM, 0,9°C

 

A MÉDIA DE LÁ ESTÁ +0,7°C EM RELAÇÃO A S.JOAQUIM.

 

OS EXTREMOS, SIM, NA ATUAL SITUAÇÃO, SÓ O CETREJO PARA FAZER FRENTE, ECOM COVARDIA, POIS URUPEMA TEM MORRO DE 1500 A 1700 EM VOLTA.

 

EM JUNHO, QDO DEU -7,8 DENTRO DA CIDADE, ESTIMO EM -10/-11 NA ESTAÇÃO, CASO JÁ TIVESSE FUNCIONANDO.

 

ALÍ MOSTRA O QUE DIGO, A DO INMET É O PIOR LOCAL PARA ESTE TIPO DE EVENTO.

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente sem palavras para descrever a atuação dessa MP....

 

Aqui tivemos a infelicidade da nebulosidade ter estragado um pouco a mínima, mas mesmo assim atingi interessantes 10,8 graus Celsius....

Pela região norte Itapoá baixou de 10 graus (9,6), São Francisco do Sul chegou aos 10,4 graus Celsius...

 

No topo de Rio Negrinho a temperatura atingiu interessantes 6,6 graus, o que me leva a crer que as baixadas do Planalto Norte também poderiam ter registrado bons valores de mínimas.

 

Agora, valores bem baixos também em São Paulo né?? Parelheiros com excelentes 8,8 graus Celsius...valores baixíssimos de máxima também...

 

E o que é a mínima de Urupema??? Simplesmente fantástica!!!

Link to comment
Share on other sites

Esse valor de Urupema é impressionante! Gostaria que o Ronaldo nos dissesse quando deu em out/1999 em SJ e qual poderia ter sido o dado em Urupema naquela ocasião. Ainda é o frio mais intenso que já vi em outubro.

 

Aqui em casa mais uma noite fria: 11,1°. É a segunda mínima de outubro. Perde apenas para os 10,2° do dia 3. No INMET deu 10,3° nessa noite. POA continua sem perder um dígito nesse frio, e isso que nessa noite não tivemos vento.

 

Para verem o estrago momumental que o vento marítimo faz nas mínimas, Tramandaí não baixou dos 16,5° nessa noite!!!! :negative: Ventou a noite toda moderado de E. Sem dúvida foi a maior mínima de todo o Sul (só falta Mostardas, mas o vento marítimo por lá causa estrago menor). Para efeito de comparação, Torres, 90 km ao N de Tramandaí, teve vento NO fraco e mínima de 10,5°.

 

Ainda deu 9,6° em Itapoá, 10,3° em Itajaí, 11,1° em Araranguá, 12,2° em Santa Marta (sempre com vento oeste moderado), 12,3° em Morretes, 12,4° em Floripa, 14,9° na Ilha do Mel. Curitiba ficou com 7,9°. Que maravilha!

 

Outro dado bonito é Soledade com 5,6° com vento NE moderado!! :clapping:

 

Agora tenho 21,3° com 53%. Venta de ESE a 5,8 km/h. Pressão em 1020,7 mb. Mais uma dia maravilhoso!

Link to comment
Share on other sites

Estive em Floripa, e me surpreendi com o frio que fez para a época do ano.

O dia estava com cara de inverno, vento sul moderado, ondas fortes (na joaquina acho que passou facil dos 2m) e ceu azul. Durante a tarde, apesar do sol, o termometro do meu carro marcava 19ºC.

É o tipo de dia que mais curto em praia, com sol, mas com cara de inverno... :good:

 

Em Curitiba acabei de ver que chegou aos 7ºC!! nada mal...

Link to comment
Share on other sites

Estive em Floripa, e me surpreendi com o frio que fez para a época do ano.

O dia estava com cara de inverno, vento sul moderado, ondas fortes (na joaquina acho que passou facil dos 2m) e ceu azul. Durante a tarde, apesar do sol, o termometro do meu carro marcava 19ºC.

É o tipo de dia que mais curto em praia, com sol, mas com cara de inverno... :good:

 

Em Curitiba acabei de ver que chegou aos 7ºC!! nada mal...

 

 

NA CHÁCARA DO RENATO, DO INMET, DEU 1,0°C. FICA A +- 1000 M E A 8 KM DA ESTAÇÃO DO INMET

Link to comment
Share on other sites

Bom dia gente!

 

De cair o queixo esses quase -5C!!!!!

 

Aqui no topo tive 9,6C hoje, 10,1C ontem.

 

Já tenho 24C agora, e ontem quase encostei nos 26C!

 

Aqui o que está estragando um pouco é que as máximas estão sempre entre 24-26C,

salvo na sexta feira se não em engano, quando ventou bastante o dia todo, e não passou de 22C

mesmo com muito sol, aquele dia sim teve muita cara de inverno!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o dado de -5 em outubro é mais relevante e expressivo do que -8 em julho. É mais do que impressionante, é histórico. Veja que a marca de hoje quase empatou com a mínima absoluta do RS no ano para uma estação padrão/oficial. O que é muito representativo. Deve ter se aproximado da mínima absoluta do Inmet de SJ e bateu a mínima absoluta de CJ em qualquer estação com folga. Esta estação vai mostrando de pouco em pouco que Urupema é de longe a mais fria do Brasil.

 

 

CUIDADO....

 

ESCOLHI A DEDO O LOCAL. SE FOR COLOCAR EM SITUAÇÃO PARECIDA NO PERICÓ TEREMOS MARCAS IGUAIS OU MAIS BAIXAS. OUTRO DETALHE, A DOIS DIAS QUE VENTA AQUI E FICA NUBLADO E LÁ LIMPO E CALMO, FATOR LOCAL.

 

HOJE DEU -1,5°C NA MALWEE E FICA NUM TOPO.

 

AQUI EM CASA DEU 1,3 E VENTOU A MADRUGADA TODA. NO CRUZEIRO IDEM, 0,9°C

 

A MÉDIA DE LÁ ESTÁ +0,7°C EM RELAÇÃO A S.JOAQUIM.

 

OS EXTREMOS, SIM, NA ATUAL SITUAÇÃO, SÓ O CETREJO PARA FAZER FRENTE, ECOM COVARDIA, POIS URUPEMA TEM MORRO DE 1500 A 1700 EM VOLTA.

 

EM JUNHO, QDO DEU -7,8 DENTRO DA CIDADE, ESTIMO EM -10/-11 NA ESTAÇÃO, CASO JÁ TIVESSE FUNCIONANDO.

 

ALÍ MOSTRA O QUE DIGO, A DO INMET É O PIOR LOCAL PARA ESTE TIPO DE EVENTO.

 

Impressionante o frio deste feriadão! Como o Caio disse, parece auge do inverno! Aliás, passaria fácil por dados de dias gelados de inverno, não fossem as máximas que está sendo registradas.

 

Na automática de Urupema, por exemplo, a posição previlegiada que ela usufrui em relação as máximas no inverno não ocorre nesta época, pois o MT não deve mais estar fazendo a mesma "sombra". Com isso, as máximas por lá tem sido maiores que as do CETREJO, ao contrário do inverno, quando o CETREJO tinha mínimas menores e máximas maiores. Vejam o que a trajetória do sol influencia, he he he!Urupema tinha as menores médias da região no auge do inverno (até com alguma folga, "superando" inclusive a Villa) e pelos dados do Ronaldo não as mantém na primavera, perdendo até para a Climaterra e para o INMET de SJ.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.