Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Maio 2009


Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pelo andar da carruagem das rodadas do GFS desde o final de semana passado teremos veranico semana que vem, sem mal ainda ter sentido o gostinho do frio (nenhuma MP nos pegou de jeito ainda, como sempre ocorre em maio). O problema maior é que as últimas rodadas estão desviando para o oceano a massa que terminaria com o veranico no dia 15. Aí a coisa ficareia feia. Acho que se a 12Z de hoje se confirmasse, Maio em Curitiba fecharia com anomalia positiva de 3oC, uma vez que até 23 não haveria nada de ar frio... :cry:

 

quem sabe isso nao seja um bom sinal...

 

ultimamente em maio, Ctba vem fechando até abaixo da normal 61-90 (o que ja é dificil), pra no auge do inverno ter +2/+3 de anomalia.

 

Pela média "decadal" (00-08), maio ta com média menor que junho, o que nao tem logica nenhuma...

Link to comment
Share on other sites

Soledade poderia ter temperaturas mais baixas em baixadas pela altitude, mas acho que quando em baixadas o vento daí dificulta um pouco o efeito, sobra a sensação térmica, que é muitoooo fria.

 

Abraço.

Beleza Ricardo e a gente aprende um bom pouco no BAZ hehe,assim como já percebemos o quanto a maritimidade e localização na encosta sudeste da serra gaúcha (Bento, Caxias, Canela)ajuda para as máximas baixas idem para as médias, igualmente já percebemos o quanto a continentalidade atua em cima das mínimas puxando-as para baixo(S Rosa ,Três de Maio).Como Soledade e Alto da Serra do Botucaraí estão praticamente na região central do RS,ficam numa situação intermediária ou seja não sofrem nem tanto a influência da continentalidade quanto S Rosa e nem da maritimidade quanto Canela.Outro dado importante levantado pelo Shimutz, há algo a ser estudado, sobre Gen Carneiro, Caçador e outras do interior de SC e PR, o primeiro fator escancarado é o efeito baixada, mas levamos em consideração que são baixadas localizadas em elevadíssima altitude.

Sobre o aspecto da sensação térmica não tenho nenhum receio em afirmar que minha região está entre as mais frias do BR, só um detalhe , à noite o vento pára, voltando a soprar mais forte ao amanhecer e durante o período diurno, indo até por volta das 22hs geralmente.Há exceções, exemplo o ano passado houve formação de geada com vento à noite toda, nestas noites a sensação é qualquer coisa descomunal.

Link to comment
Share on other sites

MATO QUEIMADO TEVE 1.3ºC ONTEM.

 

E... deve ganhar automática.

Putz! Eu não registro isso aqui em casa desde o ano 2000. :)

 

Aqui a mínima ficou em 13,3° estando 1,1° acima do oficial do INMET. Meu sensor externo perdeu sinal às 9:35 (pqp!!), mas agora rebusquei o maldito e tenho 20,2° com 68%. O dia está bem nublado com cirrus por aqui, além de úmido, como aquelas típicas manhãs enevoadas de outono. Tudo graças à instabilidade trazida pelo jato de altos níveis. Venta de NNO a 4,8 km/h. Não vamos passar do 22°.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Esta seca tem algo peculiar,não recordo de outra estiagem num período fora do verão tão intensa a ponto de secar poços artesianos, açudes e diminuir drasticamente o nível dos rios e córregos. :shock:

E sobre o Mato Queimado, tá queimado mesmo hein Ricardo :o

Expressiva a mínima daí ontem garoto ;)

Bom eu gostaria de ver pelo menos algumas destas cidades com uma estação da Metsul:

Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Itapuca, Arvorezinha, Ilópolis, São José do herval, Fontoura Xavier, Sério,Progresso,Putinga,Nova Alvorada, Ibirapuitã,Lagoão.

Dá uma forçada aí Alexandre, seria bem interessante mesmo gurizada. :D

Link to comment
Share on other sites

O GFS aponta temperaturas entre 6 e 8°C a 850hPa no Sudeste a partir do dia 15 *-*...era tudo o que eu esperava. Será q vem?? Vamos ver !!

Hoje tivemos um dia FEIO de verdade, mínima de 14,8°C, com nuvens altas durante toodo o dia, e deixou o tempo abafado e a luz do sol ofusca. A máxima chegou a 28,2°C. Agora é sério, eu prefiro um dia com céu azul e 38°C do que 28°C, o smog e esse céu horrivel que está hoje. Amanhã há chances da máxima baixar, nuvens baixas cobrirem o céu e chuva no estado???

 

Abraços1

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Luiz, Gen Carneiro reflete exatamante o que ocorre nas baixadas da região de Palmas,por conseguinte com mínimas de impor respeito, acredito que em mínimas seja a região mais fria do Brasil, superando até SJ, Urupema, e arredores. ;)

 

Em Soledade, colocam no topo. No Planalto de Palmas, ema baixada. Conspiração ?

:lol: :lol:

O problema Alexandre é que alguns bazianos confundem altitude com altura em relação ao redor.

O Shimutz por exemplo não pode afirmar que a estação de Gen Carneiro esteja em topo, aqui por exemplo numa primeira leitura, ou pra quem não conhece a região, imaginaria que 667m no Aero de Soledade seria baixada, pois a cidade em média está a 726m, com pontos de 744m na zona norte, quando na realidade é um topinho baixo com altura em relação ao redor.

Pelo menos se o Inmet tivesse colocado num topo a 720m, ficaria melhor.

Link to comment
Share on other sites

É muito legal quando se sai de General Carneiro, numa "serrinha", em direção à Palmas. Baita subida. Lá em cima chega-se aos 1300-1320 metros, se não me engano! É a Urubici paranaense.

 

Lembro de uma viagem que fizemos no verão. Estava bastante quente em Gen. Carneiro, em Horizonte, agradável, uns 23-24ºC. Quando voltávamos de um encontro do BAZ (retrasado, acho), fazia 15ºC em Horizonte e, ao chegar em Pato Branco, fazia 26ºC... O Clóvis adorou isso! :lol:

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

ISTO É RIO GRANDE?

 

PASMEM :o

 

Estado da vegetação em Mato Queimado devido apenas à seca:

 

img70244.jpg

 

E assim vai por aí afora, na Trilha tem outras fotos do lugar.

Isso é, LITERALMENTE, um mato queimado!!! :o:D

 

Bom, sem brincadeira, a tragédia da seca continua e, mais uma vez, o grosso da chuva ficou para SC e parte do PR. Aqui em POA o dia bem nublado com cirrustratus e, mas tarde, com alguns estratus. Resultado: tive a menor máxima do ano até agora: 20,8°. Ainda não tive máxima abaixo dos 20°, nem o INMET. Pela manhã tive 13,3°. Na média ponderada, foi o dia mais frio do ano até o momento. À tarde a névoa seca ficou mais espessa.

 

Agora tenho 17,3° com 83% e nublado. Venta de SSE a 3,9 km/h. Esperemos que chova algo amanhã com essa instabilidade do jato passando perto daqui. Vamos ver se temos um pouco de sorte.

 

Abraços secos!

Link to comment
Share on other sites

Aqui foi um dia de sol meio pálido entre nuvens altas, sol mixurica típico de maio, a mínima foi a menor do ano no Campo dos Afonsos (14), Vila Militar (15,5), Galeão (17) e Santos Dumont (18), a máxima ficou entre 25 e 27 e a noite é agradável com nuvens altas e 22 graus. Ontem a Vila Militar teve média de 24 horas de 20,8 graus, o dia mais "frio" do ano até então (o mais quente foi 13 de janeiro com média de 29,7 graus nas 24 horas, que "pobreza" nenhum dia com média na casa dos 30 em pleno verão carioca e na quente VM, os tempos mudaram).

 

Resultado: tive a menor máxima do ano até agora: 20,8°. Ainda não tive máxima abaixo dos 20°

 

Nem em janeiro? O Inmet teve 17,X OU 18,X em janeiro, ouvi dizer que foi recorde do mês, e o aeroporto não passou de 18 graus no mesmo dia 3.

Link to comment
Share on other sites

Dia chuvoso, não acumulou muito mas foi bem distribuído em boas horas os 10 mm que registrei, embora tenha chovido bastante forte na região da cidade onde trabalho no início da tarde. A máxima foi de 21,8°C e a mínima está sendo agora com 15,9°C e céu já ficando estrelado. Não sei se vai cair bem pois o ar está extremamente úmido e a neblina é quase uma certeza para a próxima madrugada.

Link to comment
Share on other sites

A Metsul está sendo "propagandeada" no blog do Políbio Braga:

 

"La Niña, que resfria as águas do Pacífico e produz seca no RS, perderá força até a metade do ano.

 

. Isto significa chuvas para o final do outono e começo do inverno.

 

- Avisa o leitor: institutos sérios como a Metsul têm nos avisado que: a) o quadro mundial há mais de 10 anos é de resfriamento global, o que tende a redução da chuva nas nossas latitudes ; b) as águas do Pacífico estão em La Niña e isso tende ao resfriamento e seca no RS; c) o sol apresenta o seu período de mais baixa atividade em um século, o que tende ao resfiramento e a atmosfera seca.. O RS precisa rever suas políticas de abastecimento de água, coisa sobre a qual jamais pensou em 250 anos e começa a trabalhar somente agora."

 

Para quem quiser ver: http://polibiobraga.blogspot.com/

É uma das postagens de hoje (sexta).

 

Parabéns à Metsul!

Link to comment
Share on other sites

Aqui foi um dia de sol meio pálido entre nuvens altas, sol mixurica típico de maio, a mínima foi a menor do ano no Campo dos Afonsos (14), Vila Militar (15,5), Galeão (17) e Santos Dumont (18), a máxima ficou entre 25 e 27 e a noite é agradável com nuvens altas e 22 graus. Ontem a Vila Militar teve média de 24 horas de 20,8 graus, o dia mais "frio" do ano até então (o mais quente foi 13 de janeiro com média de 29,7 graus nas 24 horas, que "pobreza" nenhum dia com média na casa dos 30 em pleno verão carioca e na quente VM, os tempos mudaram).

 

Resultado: tive a menor máxima do ano até agora: 20,8°. Ainda não tive máxima abaixo dos 20°

 

Nem em janeiro? O Inmet teve 17,X OU 18,X em janeiro, ouvi dizer que foi recorde do mês, e o aeroporto não passou de 18 graus no mesmo dia 3.

É verdade!!! :D Foram os 17,6° do dia 3/1! Muito oabrigado por me fazer relembrar!

 

Bom, agora tenho 17,5° com 85% e vento SSE a 3,4 km/h. Está nublado e tanto a temperatura quanto a umidade subiram. Será uma noite fresca e úmida.

 

Abraços relembrados!

Link to comment
Share on other sites

A Metsul está sendo "propagandeada" no blog do Políbio Braga:

 

"La Niña, que resfria as águas do Pacífico e produz seca no RS, perderá força até a metade do ano.

 

. Isto significa chuvas para o final do outono e começo do inverno.

 

- Avisa o leitor: institutos sérios como a Metsul têm nos avisado que: a) o quadro mundial há mais de 10 anos é de resfriamento global, o que tende a redução da chuva nas nossas latitudes ; b) as águas do Pacífico estão em La Niña e isso tende ao resfriamento e seca no RS; c) o sol apresenta o seu período de mais baixa atividade em um século, o que tende ao resfiramento e a atmosfera seca.. O RS precisa rever suas políticas de abastecimento de água, coisa sobre a qual jamais pensou em 250 anos e começa a trabalhar somente agora."

 

Para quem quiser ver: http://polibiobraga.blogspot.com/

É uma das postagens de hoje (sexta).

 

Parabéns à Metsul!

 

La niña ja foi .. so o padrão atmosferico nao se alterou ainda ... prever chuva pra junho julho ... normal com adequaçao do padrão atmosferico ... o sol ... qual seria a ligação com a seca no RS ?.. jah procurei essa resposta e não obtive ...

Link to comment
Share on other sites

A Metsul está sendo "propagandeada" no blog do Políbio Braga:

 

"La Niña, que resfria as águas do Pacífico e produz seca no RS, perderá força até a metade do ano.

 

. Isto significa chuvas para o final do outono e começo do inverno.

 

- Avisa o leitor: institutos sérios como a Metsul têm nos avisado que: a) o quadro mundial há mais de 10 anos é de resfriamento global, o que tende a redução da chuva nas nossas latitudes ; b) as águas do Pacífico estão em La Niña e isso tende ao resfriamento e seca no RS; c) o sol apresenta o seu período de mais baixa atividade em um século, o que tende ao resfiramento e a atmosfera seca.. O RS precisa rever suas políticas de abastecimento de água, coisa sobre a qual jamais pensou em 250 anos e começa a trabalhar somente agora."

 

Para quem quiser ver: http://polibiobraga.blogspot.com/

É uma das postagens de hoje (sexta).

 

Parabéns à Metsul!

 

La niña ja foi .. so o padrão atmosferico nao se alterou ainda ... prever chuva pra junho julho ... normal com adequaçao do padrão atmosferico ... o sol ... qual seria a ligação com a seca no RS ?.. jah procurei essa resposta e não obtive ...

 

São os mistérios da natureza..., kkkk

Link to comment
Share on other sites

Segundo o prognóstico trimestral do CPTEC para maio/junho/julho ou seja miolo do inverno, teremos temperaturas na média pra região Sul, e precipitação abaixo da média nas mesmas regiões afetadas pela estiagem..

 

Na sexta eu tive um dia do jeito que gosto, bastante nublado, temperatura por volta dos 20/22°c, e enquanto o oeste chora por chuva aqui desde às 23h que não pára de chover, na maior parte bem fraca mas já deu 2 pancadas relativamente forte. Agora temperatura morna de 17°c e uma leve garoa.

Link to comment
Share on other sites

MAIO/2009 EM MATÃO

 

(DIA...TEMP MINIMA...TEMP MAXIMA...PRECIPITAÇÃO)

01...12,7°C...24,6°C...0,0mm

02...12,3°C...23,1°C...0,0mm

03...11,9°C...25,1°C...0,0mm

04...13,4°C...22,4°C...1,5mm

05...10,9°C...23,9°C...0,5mm

06...12,3°C...26,2°C...0,0mm

07...13,1°C...27,6°C...0,0mm

08...14,8°C...28,2°C...0,0mm

 

Hoje o dia começou com céu aberto e minima de 15,2°C. Já tenho agora no começo da tarde a maior temperatura do mês: 28,9°C. Essa marca deverá alcançar os 30°C hoje. A UR é de 47%.

Link to comment
Share on other sites

Parece-me que a grande onda polar do ano será lá pelo dia 20/Maio... Estou certo?

 

E eu já especulava no dia 06/Maio :o Vai ser bom de previsão assim na China Caco!

 

As últimas Rodadas do GFS voltaram atrás e estão consistentes que a primeira onde da frio com F maiusculo do ano será no fina de semana que vem, entrando dia 15! Parece que o quote do Rodrigo Lofti em cima do meu post desanimado deu sorte, he he he! Temperaturas bem acima da média durante a semana no sul e a compensação no findi! Vou comprar lenha para inaugurar a lareira, afinal, estamos na grade dos 7 dias!

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

Parece-me que a grande onda polar do ano será lá pelo dia 20/Maio... Estou certo?

 

E eu já especulava no dia 06/Maio :o Vai ser bom de previsão assim na China Caco!

 

As últimas Rodadas do GFS voltaram atrás e estão consistentes que a primeira onde da frio com F maiusculo do ano será no fina de semana que vem, entrando dia 15! Parece que o quote do Rodrigo Lofti em cima do meu post desanimado deu sorte, he he he! Temperaturas bem acima da média durante a semana no sul e a compensação no findi! Vou comprar lenha para inaugurar a lareira, afinal, estamos na grade dos 7 dias!

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z de hoje mostra um alta de 1024mb se extendendo no sentido N-S do oeste da Pcia. de Buenos Aires até o extremo norte da argentina no dia 14/05/2009 12Z, quinta-feira próxima, o ar frio entra continental e a baixa alongada no atlântico mantém nebulosidade persistente no leste e serras do RS e SC até sexta-feira 15/05/2009 à noite.

Curitiba agora com tempo bom 22,8ºC, 43% parcialmente nublado.

Link to comment
Share on other sites

A máxima em Matão hoje foi de 29,9°C, a maior desde o começo de abril. É...as temperaturas maximas batem o pé, e não chegam aos 30°C desde o fim daquela infernal onda de calor de março. Amanhã deve passar dos 30°C.

Link to comment
Share on other sites

Noticia da página inicial do site Climatempo.

Alguém sabe se a Metsul já tem alguma posição sobre esse sistema?

 

Chuva e frio à vista no Sul do Brasil

Duas novas frentes frias são esperadas no centro-sul do Brasil nos próximos dias. A maior expectativa dos meteorologistas é em relação ao segundo sistema, que deve avançar rapidamente sobre o Sul do País e trazendo a primeira massa polar moderada a forte deste outono. As mudanças no tempo associadas a esta frente fria devem começar a ocorrer no Sul do Brasil entre terça e quarta-feira, no Rio Grande do Sul. Até lá, além da falta de chuva, os gaúchos terão que enfrentar uma rápida elevação de temperatura, com calor que poderá chegar nos 30C, ou mais, em várias localidades. A passagem desta frente fria deve provocar chuvas generalizas e até fortes nos Estados do Sul, permitindo o início do plantio do trigo que está bastante atrasado, por conta da seca observada na Região Sul. Porém, após a chuva, que deve ocorrer em apenas dois ou três dias, o ar polar vai predominar sobre a Região por vários dias, reduzindo novamente a nebulosidade e as condições de chuva, além de provocar frio intenso. Isto será um outro problema para os agricultores, porque a forte queda de temperatura poderá trazer geadas prejudiciais as lavouras em fase de germinação. O frio intenso é esperado só após o dia 15 de maio.

Esta nova frente fria deve avançar moderada a forte para o Sudeste e Centro-Oeste, também causando chuva e acentuada queda de temperatura após a sua passagem. Em São Paulo, os efeitos da frente fria devem ser sentidos na sexta-feira que vem.

Fonte:Climetempo

Link to comment
Share on other sites

Direto de Las Vegas andei olhando a última saída das 12Z e penso que aparece o primeiro sinal amarelo para a neve no grid de 7 dias neste ano. Mesmo assim se ocorrer como os modelos apresentam hoje tende a ser a autêntica neve brasileira, aquela restrita aos pontos acima dos 1600m onde somente os milicos do Cindacta seriam as testemunhas, na melhor das hipoteses o Ademar no Cruzeiro poderia presenciar a partir da noite de quinta. É pouco ainda, mas melhor do que o marasmo que anda este outono.

Abs

Link to comment
Share on other sites

POA teve bastante nevoeiro nessa manhã, e a alta umidade combinada à nebulosidade variada detonou a mínima, que só não foi maior que Mostardas pelo INMET. Ficamos entre 15° e 16° das 21 h de ontem às 9 h de hoje. Aqui em casa deu mínima de 15,5° e foi 15,3° no oficial. Minha máxima foi de 25,8° e deu 26,3° no oficial. Havia névoa seca durante todo o dia.

 

Agora tenho vento ESE a 8,9 km/h trazendo muita umidade. A MM de estratus está rondando a cidade e há nuvens ao S em função dos morros. Tenho 18,3° com + de 86% e 1014,1 mb. Devo repetir a mínima de hoje.

Link to comment
Share on other sites

chove forte em SP, com trovoadas. Abs

 

É vero Palestrino Tucci. Aliás, choveu pacas hoje em Floripa e Curitiba, com fechamento até as 15:00 de hoje no Inmte em 24,2 e 53,4 :o respectivamente. SP começou de noite; até as 15:00 não tinha caído uma gota. O que eu estou gostando ne3sse ano, é que até agora não se configurou a formação de nenhum bloqueio, nem sinal. Todas FF´s que chegam, provocam chuva, os sistemas de baixa pressão têm conseguido atingir latitudes menores, como Sampa.

 

Rumo ao Penta! :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Fala Caco... Mais uma molesinha na libertadores hein??? Essa nunca tinha visto... Mas tudo bem.

de fato a linha das baixas est mais ao norte esse ano. Agora esta armando um temporal em SP. Eh uma linha que se estende de Foz do Iguacu ate o RJ. Podem esperar que vem chuva ai. Abs

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia amanheceu sem nuvens, com uma névoa seca. A mínima foi de 15,7°C. Neste momento, temos céu com muitas nuvens, 28,9°C e 46% de UR. Pode chover hoje. A máxima já atingiu os 29,4°C, e deve chegar aos 30°C.

Link to comment
Share on other sites

Essa noite teve boa queda na temperatura. Estava 18,X° depois da meia-noite e a temperatura demorou a cair, mas minha mínima despencou e chegou a 14,8°. Deu 14,4° no oficial. Se eu reclamo da MM, vejam só o estrago que o vento NE faz no Litoral Norte do RS: Tramandaí teve mínima de 20,2°, o único valor em 20° em toda a Região Sul. Foi a madrugada inteira nessa temperatura com rajadas de quase 40 km/h.

 

Minha máxima foi de 28,3° e agora estou com 26,5° e 54%. Céu limpíssimo, névoa seca típica do outono e vento quase nulo de ENE a 1,9 km/h. Maior rajada de 10,2.

 

O pootencial de frio foi aumentado em todas as rodadas desde as 12Z de ontem. Mas a umidade foi caindo. Vou chegar na sexta no Brasil, não sou tão pé frio assim Sr Ronaldo.

O modelo de 7 dias do CPTE dá a entrada do ar frio para o sábado. Antes disso teremos um semana úmida no Sul. Vai ser coisa boa.

 

Abraços com boas perspectivas!

Link to comment
Share on other sites

HA HA HA HA

 

Acho que nunca ví algo tão próximo de neve para cá no GFS como na rodada das 12Z!

 

Para sexta, 0,8°C em 850hpa com 1mm de precipitação.

 

Amanhã e terça, se manter esse potencial, aí sim posso esperar geada forte até aqui no meu topo ventoso.... O modelo segue indicado 0/1°C de mínima no sábado.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Retorno ao BAZ com boas notícias, heim ? :mrgreen:

Estava na quente Além Paraíba, aliás não estava tão quente assim desta vez, afinal já é Maio. Mas então é isso, nesta semana que começa agora poderemos ter a primeira onda de frio forte do ano. Vamos torcer ! A temperatura seria extremamente baixa no amanhecer de domingo e segunda feira em SJ e região. Tem alguma chance de neve também. UFA ! :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Extraordinária a 12Z do GFS! Linha de 0°C pega boa parte da região Sul na quinta-feira. Canhão polar? Veremos nos próximos capítulos.. E principalmente com pés no chão.
Como bem disse o Caio, sinal amarelo pra neve. A 12Z de hoje está animal, foram três 12Z ótimas!

 

Dependendo do andar da carruagem, de quinta pra sexta subirei a serra ;)

Link to comment
Share on other sites

Extraordinária a 12Z do GFS! Linha de 0°C pega boa parte da região Sul na quinta-feira. Canhão polar? Veremos nos próximos capítulos.. E principalmente com pés no chão.
Como bem disse o Caio, sinal amarelo pra neve. A 12Z de hoje está animal, foram três 12Z ótimas!

 

Dependendo do andar da carruagem, de quinta pra sexta subirei a serra ;)

 

O Morro da Igreja está nos devendo uma nevada, quem sabe não é agora ? ;)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.