Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Maio 2009


Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Está agradável por aqui mais com bastante vento. Acabo de ter uma rajada de 34,0 km/h vindo de oeste. Faz 21,2° com 48% e céu limpo!

 

Aqui em Ctba ta com sol entre algumas nuvens, 42% de umidade (caindo) e rajadas de até 40Km/h, tb de oeste.

 

Quadro tipico de entrada daquelas massas de ar frio mais fortes, nao fosse o "calor" de 22C.

 

Cara de outono 8-)

Link to comment
Share on other sites

Está agradável por aqui mais com bastante vento. Acabo de ter uma rajada de 34,0 km/h vindo de oeste. Faz 21,2° com 48% e céu limpo!

 

Aqui em Ctba ta com sol entre algumas nuvens, 42% de umidade (caindo) e rajadas de até 40Km/h, tb de oeste.

 

Quadro tipico de entrada daquelas massas de ar frio mais fortes, nao fosse o "calor" de 22C.

 

Cara de outono 8-)

Exatamente! Estou com 21,8° e 48%, e tanto a temperatura quanto u.r. simplesmente estagnaram a mais de meia-hora atrás, mas agora esquento mais meio grau. Se minha máxima passar dos 22° será muito, mas vamos ver.

 

Vento NO a 23,0 km/h e céu limpo.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Está agradável por aqui mais com bastante vento. Acabo de ter uma rajada de 34,0 km/h vindo de oeste. Faz 21,2° com 48% e céu limpo!

 

Aqui em Ctba ta com sol entre algumas nuvens, 42% de umidade (caindo) e rajadas de até 40Km/h, tb de oeste.

 

Quadro tipico de entrada daquelas massas de ar frio mais fortes, nao fosse o "calor" de 22C.

 

Cara de outono 8-)

Exatamente! Estou com 21,8° e 48%, e tanto a temperatura quanto u.r. simplesmente estagnaram a mais de meia-hora atrás, mas agora esquento mais meio grau. Se minha máxima passar dos 22° será muito, mas vamos ver.

 

Vento NO a 23,0 km/h e céu limpo.

 

Abraços outonais!

 

Aqui chegou a 23.3ºC, agora faz 22.9ºc. Céu limpíssimo e umidade de 25% no abrigo ao sol e 29% no que já pegou sombra (automática), o vento que já é pouco deve ser quase nulo na madrugada. MQ pode zerar!!! (quanto otimismo! :lol: )

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Hoje, ao contrário do que eu previa, a mínima foi de 12,3°C :( .

Creio eu que para amantes do frio, haja a seguinte frase: "Frio é igual a dinheiro, quanto mais a gente tem, mais a gente quer". E quem discordar, que atire a 1ª pedra xD.

O dia começou com algumas nuvens baixas, e nevoeiro nos bairros mais altos e afastados do Centro, porém era menos denso que o que atingiu a cidade toda ontem. Logo as nuvens dissiparam, e, próximo das 11h vieram os cumulus comuns nesse horário. Agora temos bastante nuvens altas. Faz 25,7°C com UR de 47%. Amanhã eu deverei registrar uma mínima entre 10 e 12°C.

 

Abraços GELADOS a todos!

 

 

 

Assino embaixo. Já estive em Toronto no inverno, e me irritava quando a temperatura ameaçava superar os 0ºC. Passei um mês entre 0,4ºC e -21,2ºC com térmica chegando a -37ºC. E eu queria sempre mais frio, queria que chegasse aos -30º, mas lá é muito difícil eu acho...

Link to comment
Share on other sites

Vai gear em muitas localidades no centro-sul hoje! Campos do Jordão vai baixar dos 5ºC fácil, mais devido ao ar seco. São Paulo também terá uma mínima generosa; em torno dos 13ºC. Curitiba e PoA entram na festa também. São Joaka nem se fala; geada na certa e temperatura também abaixo dos 5º! Será que lá não pode dar uma negativa nesta madrugada?

Link to comment
Share on other sites

Ai, ai, ai... o tempo estava bom em POA, mas nublou completamente exatamente na hora da máxima!! Dá pra acreditar? Eu tinha recém batido a máxima de 22,6° quando os estratus tomaram conta, retendo o máximo de calor possível. :x :evil: :evil:

 

O tempo está limpo, adivinhem, e toda a faixa O até N. Nublado só sobre a cidade e adjacências. Tenho 19,5° com 54% e apenas a faixa de luz do pôr-do-sol (sim, o céu está limpíssimo fora daqui). Venta de O a 11,9 km/h.

 

Rezemos para essa praga ir embora!!!

Link to comment
Share on other sites

Até o momento podem ESQUECER de POA: queda de 0,3° em uma hora e, olhado ao N, é possível ver a linha de tempo bom. Isso mesmo: o tempo fecho EXATAMENTE até aqui. Pelo INMET queda de 19,0° a 18,8° entre 18 e 19 h!

 

Somos o PONTO (não a região, mas O PONTO) mais quente do RS no momento!! Em Tramandaí já tinha 17,5° até às 18 h e Torres empatava com POA com tempo bom.

 

Simplesmente incrível, mas tenho RIDÍCULOS 19,2° no momento. E possível que tenhamos a noite mais quente da Região Sul! Querem frio? Vão para o Rio de Janeiro!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Até o momento podem ESQUECER de POA: queda de 0,3° em uma hora e, olhado ao N, é possível ver a linha de tempo bom. Isso mesmo: o tempo fecho EXATAMENTE até aqui. Pelo INMET queda de 19,0° a 18,8° entre 18 e 19 h!

 

Somos o PONTO (não a região, mas O PONTO) mais quente do RS no momento!! Em Tramandaí já tinha 17,5° até às 18 h e Torres empatava com POA com tempo bom.

 

Simplesmente incrível, mas tenho RIDÍCULOS 19,2° no momento. E possível que tenhamos a noite mais quente da Região Sul! Querem frio? Vão para o Rio de Janeiro!!!!!!

 

Chega a proximidade do inverno e a brabeza do Marcos se acirra... Hahaha. =))

Link to comment
Share on other sites

GEADA EM DIVERSOS PONTOS DE SC COM MÍNIMAS NEGATIVAS EM VÁRIOS LUGARES DO PLANALTO E OESTE, MAIS NAS BAIXADAS.

 

CTBA PODE TER DE 1/3 NA RM

 

E 4/6 NA CIDADE.

 

Pois é... tá dificil o negócio pra amanhã aqui em Curitiba.

 

Climaterra (Ronaldo) - 04/06ºC

Somar - 05ºC

Climatempo - 07ºC

Simepar - 09ºC

CPTEC - 12ºC :shock:

 

Diferença de até 08ºC entre as previsões, realmente os modelos devem estar bem "doidos", essa diferença para uma previsão de 24hs é gritante!!!

Quem acertara???

Link to comment
Share on other sites

GEADA EM DIVERSOS PONTOS DE SC COM MÍNIMAS NEGATIVAS EM VÁRIOS LUGARES DO PLANALTO E OESTE, MAIS NAS BAIXADAS.

 

CTBA PODE TER DE 1/3 NA RM

 

E 4/6 NA CIDADE.

 

Pois é... tá dificil o negócio pra amanhã aqui em Curitiba.

 

Climaterra (Ronaldo) - 04/06ºC

Somar - 05ºC

Climatempo - 07ºC

Simepar - 09ºC

CPTEC - 12ºC :shock:

 

Aposto mais na Climatempo.

 

Diferença de até 08ºC entre as previsões, realmente os modelos devem estar bem "doidos", essa diferença para uma previsão de 24hs é gritante!!!

Quem acertara???

Link to comment
Share on other sites

E o GFS ainda me "mata do coração" :lol:

Agora na rodada das 18Z ele indica uma MP bem continental a partir do dia 14, com temperaturas máximas um tanto quanto BAIXAS para a região sul e boa parte do centro-oeste. Isso sem falar que choveria HORRORES em toda esta área castigada pela estiagem. OU SEJA, seria perfeito para todo mundo ! :D

Link to comment
Share on other sites

Até o momento podem ESQUECER de POA: queda de 0,3° em uma hora e, olhado ao N, é possível ver a linha de tempo bom. Isso mesmo: o tempo fecho EXATAMENTE até aqui. Pelo INMET queda de 19,0° a 18,8° entre 18 e 19 h!

 

Somos o PONTO (não a região, mas O PONTO) mais quente do RS no momento!! Em Tramandaí já tinha 17,5° até às 18 h e Torres empatava com POA com tempo bom.

 

Simplesmente incrível, mas tenho RIDÍCULOS 19,2° no momento. E possível que tenhamos a noite mais quente da Região Sul! Querem frio? Vão para o Rio de Janeiro!!!!!!

 

Chega a proximidade do inverno e a brabeza do Marcos se acirra... Hahaha. =))

Pois vou te contar um coisa: TODO o RS está em queda, eu chego em casa às 21:15 e qual era a temperatura? 18,6°. Isso mesmo: 18,6°; queda de 0,9° em 3 h!!

 

NO MM

Essa ERA a temperatura, porque agora ela está despencando!! Tenho 16,9° com 65% e céu limpo!! :D

 

Abraços contraditórios!

Link to comment
Share on other sites

AQUI CHEGOU A 5,7 ANTES DAS 21, PASSOU A 7,4 E AGORA ESTÁ 5,9, VOLTOU A FICAR CALMO. JÁ TEM GEADA NO CRUZEIRO.

 

RONALDO QUAL A CAUSA DESTE RÁPIDO E REPENTINO AQUECIMENTO E DA POSTERIOR QUEDA NA TEMPERATURA AÍ EM SÃO JOAQUIM?

20:44 5.7 °C

21:24 7.5 °C :shock:

22:35 5.8 °C

 

GENERAL CARNEIRO PELO INMET(AUTOM.) TEM 5,1ºC À 01UTC

Link to comment
Share on other sites

Queda rápida por aqui para compensar a maldita nebulosidade que se foi só às 21:30. Estava 16,5° às 23 h e caiu para 15,9° às 23:30.

 

Agora faz 15,8° com 67% e céu limpo. Vento ONO a 3,1 km/h, por vezes calmo. Devor ir aos 11,5°/12°.

 

Incrível como o teu bairro responde rápido à dissipação de nebulosidade. Aqui em casa demora para recomeçar a cair, depois que o céu abre. Acho que é em função da proximidade com o rio. No momento, 15,9º. Tenho expectativa de uns 12º para amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Queda rápida por aqui para compensar a maldita nebulosidade que se foi só às 21:30. Estava 16,5° às 23 h e caiu para 15,9° às 23:30.

 

Agora faz 15,8° com 67% e céu limpo. Vento ONO a 3,1 km/h, por vezes calmo. Devor ir aos 11,5°/12°.

Aqui na ilha baixou a cerração e com ela a temperatura, a 20 minutos tinha 17,1°C, agora já tenho 15,0°C cravados.
Link to comment
Share on other sites

Caçador bateu 3,9° na última hora e Quaraí 6,1°. A MM está em parte da serra e passou pelo Litoral Norte do RS, vide o estancamento nessas áreas no final da noite. Canela parou e tinha míseros 12,2° à meia-noite. Dã.

 

Queda rápida por aqui para compensar a maldita nebulosidade que se foi só às 21:30. Estava 16,5° às 23 h e caiu para 15,9° às 23:30.

 

Agora faz 15,8° com 67% e céu limpo. Vento ONO a 3,1 km/h, por vezes calmo. Devor ir aos 11,5°/12°.

 

Incrível como o teu bairro responde rápido à dissipação de nebulosidade. Aqui em casa demora para recomeçar a cair, depois que o céu abre. Acho que é em função da proximidade com o rio. No momento, 15,9º. Tenho expectativa de uns 12º para amanhã.

Sim, responde rápido à saída de MM porque o abrigo está ao ar livre. Mas como o ar resfria rápido ele também escoa para o terreno onde se encontra o Iguatemi e o Country Club, uns 25/30 m abaixo do terreno onde se encontra minha casa. A queda freiou e tenho 15,3° com 68%. Quase não há vento e o céu está limpinho! Devo ir aos 11,5°/12°.

 

Abraços em queda!

Link to comment
Share on other sites

MM está atrapalhando bastante algumas cidades por aí. Já General Carneiro é incrível, esta cidade parece nunca sofrer os efeitos da MM, sob ar polar ela nunca decepciona e desce com força mesmo a temperatura por lá. Deve "vencer" todas as cidades, até mesmo São Joaquim :shock: ?

 

Por aqui tenho 15,2C, diferença de 3 graus pro INMET (18,2C)

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa fiquei em modestíssimo 12,5°. :| Deu 11,0° no INMET (oficial) um queda boa em compoaração ao início da noite.

 

Iraí deu incríveis 5,0°; Santa Maria 6,5°e Indaial 9,6°! Em Santa Rosa despencou para 5,4° e deu 2,5° em Quaraí!! 8-)

 

Agora já tenho 21,3° com 56%. Adeus frio. Esperemos a noite.

Link to comment
Share on other sites

General Carneiro é a grande campeã do dia ! :mrgreen:

 

Se bobear o Cruzeiro, Vila Francioni ou algum outro ponto de SJ registrou mínimas inferiores, mas aí não vale, estamos falando de cidade X cidade, e neste aspecto Gal. Carneiro "venceu" todas as demais. A geada deve ter sido forte por lá. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hoje mais uma prova que quando tem ceu claro e tempo seco, as diferenças entre areas mais ou menos urbanizadas sao maiores.

 

Pelo simepar, as 4:00 da manha, Curitiba tinha 10,5°C e o aeroporto 9°C, enquanto que na regiao metropolitana tava 6,0°C na Lapa e 8,2°C em Pinhais.

 

No inmet e na estaçao do Alex a minima chegou a modestos 9,2°C, enquanto que o no aeroporto fez um 6°C bem vampiro. Na Lapa deve te chego a 4°C ou até menos....

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio de Janeiro chove agora, contrariando quase todas as previsões (o CPTEC teve coragem de prever 32 graus de máxima para cá, assim vão virar sérios concorrentes da Climatempo), tenho 23 graus neste começo de tarde.

 

Interessante observar os microclimas de Florianópolis, dá para perceber que o aeroporto está num ponto privilegiado para frio ilha, teve 11 graus de mínima hoje, já estação da Lagoa da Conceição com sua mínima de 18,1 graus hoje (e menor do ano) é praticamente em enclave tropical no litoral catarinense.

 

Para mim os destaques de hoje foram os 5 graus no aeroporto Afonso Pena e a negativa em General Carneiro.

 

Agora olha a COINCIDÊNCIA, na observação das 13:00 temperatura de 22 graus em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro (só a última com chuva).

Link to comment
Share on other sites

POA empatou com o aero de Floripa: 11,1° na automática do INMET e 11,0° no oficial. Tive 12,5° aqui em casa. Minha grande diferença com o INMET se explica pela forte queda de temperatura depois que o tempo limpou e não houve tempo de eu compensar toda a queda.

 

EXTREMAS REGISTRADAS EM SANTA CATARINA NO DIA 07/05/09

- 07/05 - 14h44min

 

MÍNIMAS REGISTRADAS EM SC NESTA QUINTA-FEIRA DIA 07/05/2009

 

*PAPANDUVA /EPAGRI; 0,0°C

 

*SÃO BENTO DO SUL /EPAGRI; 0,0°C

 

*RIO NEGRINHO /EPAGRI; 0,0°C

 

*MAJOR VIEIRA /EPAGRI; 0,0°C

 

*CAMPO ALEGRE /EPAGRI; 0,0°C

 

*CAÇADOR/ INMET; 0,2°C

 

*MONTE CASTELO /EPAGRI; 0,2°C

 

*TRÊS BARRAS /EPAGRI; 0,2°C

 

*CANOINHAS /EPAGRI; 0,2°C

 

*MAJOR VIEIRA /INMET; 0,7°C

 

*PORTO UNIÃO /EPAGRI; 0,8°C

 

(...)

 

* GEADA NA REGIÃO DENTRO OU FORA DA ESTAÇÃO.

 

FONTE; CLIMATERRA, EPAGRI E INMET

 

MATERIAL PRODUZIDO PELA CLIMATERRA. É VEDADA A DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SEM A MENÇÃO EXPRESSA DA FONTE.

Santa Catarina bateu o pé, chorou, gritou, fez birra e falou: "NÃO VOU NEGATIVAR!!!" hehehehehehehe. Parece POA em frio extremo: faz 0,tudo, até crava em 0,0° (vide 2000), menos negativo, hehehe!

 

Abraços birrentos!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto General Carneiro congelava em - 1°C hoje cedo, os "pés vermelhos" de toda a faixa norte do Paraná variavam entre 14°C e 18°C!

 

Tive o dia mais quente de maio até agora, variei de 16,4°C a 28,6°C, sempre com cirrus no céu provenientes do jato em altos níveis. Bom, felizmente la lluvia já está a caminho e deve chegar ainda nesta madrugada! Tenho 21,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Tive um dia bem típico de Maio, com frio de madrugada e calorzinho à tarde. Hoje a umidade relativa ficou abaixo de 30% aqui, evidenciando o começo da estação seca por aqui. Máxima de 26,6C e mínima de 12,9C. Amanhã irei a Além Paraíba e volto no domingo, então creio que ficarei ausente do BAZ.

 

forte abraço

 

 

Em tempo: Que ABSURDO a amplitude térmica em Santa Rosa, na baixada do Ilson. TEMP.MIN: 1,8 - TEMP.MAX: 27,8 !!!!!! :shock: :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Joinville, hj foi o dia mais frio do ano, bati os 11,8.

 

Data..07 de Maio.......Temperaturas.Precipitacao

Local........Estacoes..Min.....Max....mm

Itaum.......David.........11,8...25,3....00,0

Aeroporto..Redemet....14,0...24,0....ND

Capri........Iate Clube..16,3...26,7....00,0

Itapoa......Inmet........11,5...23,0....00,2

Sao Chico..Epagri.......11,2...22,4....00,0

R.M Joinville..............11,2...26,7....00,2

 

Varias regioes da Grande Joinville ficaram na casa dos 11 a 13 graus, qto mais proximo do mar, maior eh a minima, vide o Capri Iate clube e o Aeroporto.

Link to comment
Share on other sites

Pelo andar da carruagem das rodadas do GFS desde o final de semana passado teremos veranico semana que vem, sem mal ainda ter sentido o gostinho do frio (nenhuma MP nos pegou de jeito ainda, como sempre ocorre em maio). O problema maior é que as últimas rodadas estão desviando para o oceano a massa que terminaria com o veranico no dia 15. Aí a coisa ficareia feia. Acho que se a 12Z de hoje se confirmasse, Maio em Curitiba fecharia com anomalia positiva de 3oC, uma vez que até 23 não haveria nada de ar frio... :cry:

Link to comment
Share on other sites

Na baixada do Banhadal deu 1,9°, com geada.

 

Baixada de SR teve 1.8ºC com geada. Quando postei 2,3ºC era a temperatura no momento da postagem lá da Metsul pelo Ilson, podem confirmar :D

 

Estamos bem na foto! :mrgreen:

 

Por incrível que pareça não consegui os dados de MQ ainda, o telefone deve estar com problema, amanhã eu vou lá pra ver se consigo algum lugar para colocar a automática! :P

 

Quanto deu no Vivibar e na outra baixadona, PH?

 

Soledade poderia ter temperaturas mais baixas em baixadas pela altitude, mas acho que quando em baixadas o vento daí dificulta um pouco o efeito, sobra a sensação térmica, que é muitoooo fria.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

 

Santa Catarina bateu o pé, chorou, gritou, fez birra e falou: "NÃO VOU NEGATIVAR!!!" hehehehehehehe. Parece POA em frio extremo: faz 0,tudo, até crava em 0,0° (vide 2000), menos negativo, hehehe!

 

Abraços birrentos!

 

O dia que tiver chance de negativar em POA, vamos fazer uma concentração na madrugada! Aí se der -0,1C a gente comemora, os bazianos se abraçam como se fosse ano novo! haha

 

Variação absurda de temperaturas, em muito também se deve ao fato de que agora temos uma rede de estações muito mais ampla!

Link to comment
Share on other sites

 

Santa Catarina bateu o pé, chorou, gritou, fez birra e falou: "NÃO VOU NEGATIVAR!!!" hehehehehehehe. Parece POA em frio extremo: faz 0,tudo, até crava em 0,0° (vide 2000), menos negativo, hehehe!

 

Abraços birrentos!

 

O dia que tiver chance de negativar em POA, vamos fazer uma concentração na madrugada! Aí se der -0,1C a gente comemora, os bazianos se abraçam como se fosse ano novo! haha

 

Variação absurda de temperaturas, em muito também se deve ao fato de que agora temos uma rede de estações muito mais ampla!

Hahaha! É verdade! Aí a gente monta uma torcida organizada com o uniforme com gelo, hehehe.

 

Sobre as discrepâncias microclimáticas, veja só: em Belém Novo deu 9,3° hoje de manhã, o oficial do INMET 11,0°, eu atingi 12,5° e o Bruno segurou em elevados 14,8°. Do Bruno para o Belém Novo são 5,5° de diferença!

 

Minha máxima foi de 25,3°, apenas 0,1° acima do INMET (oficial). No início da noite tínhamos vento E que o Shimutz relatou na passagem por aqui. 8-) Mas agora o vento parou e a temperatura está caindo rapidamente! Agora tenho 15,7° com 79% e sem vento. O tempo está bom e há algumas camadas de cirrus. A luz está cheia e às 23 h pudo observar um halo lunar. 8-)

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.