Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Maio 2009


Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

hoje o dia foi chuvoso em Cascavel-PR

Acompanhem os dados registrados:

 

Parque São Paulo com mínima de 16,1 e máxima de 17,7

Jardim Alvorada, 7km de distancia do Parque São Paulo com mínima de 15,6 e máxima de 17,8

Simepar a 15km de distancia do Parque São Paulo com máxima de 17,8.

 

Foi um ótimo dia de outono por aqui!

Agora no Jardim Alvorada 14,2°C, mas nesta madrugada ja tivemos 13,9

 

Essa bela baixa pressão que passou bem por cima das nossas cabeças foi uma maravilhosa surpresa

Link to comment
Share on other sites

AQUI EM MATÃO, O DIA COMEÇOU FRIO, COM 13,9°C. Algumas nuvens apareceram, e aumentaram vindas de sul e oeste. A máxima chegou a 22,4°C, e as nuvens NEGRAS começaram a chegar mais, e ventos fortes de sul, e muito gelados começaram a soprar na cidade, pegando todos desprevinidos. Muito impressionante. A temperatura caiu da máxima para a mínima, em poucos minutos. Faz 14,1°C, e a mínima foi de 13,6°C, e pode ser menor. Desse jeito, teremos uns 9°C amanhça. Neste momento céu nublado, chuva e trovoadas, além do incessante vento de sul.

Link to comment
Share on other sites

AQUI EM MATÃO, O DIA COMEÇOU FRIO, COM 13,9°C. Algumas nuvens apareceram, e aumentaram vindas de sul e oeste. A máxima chegou a 22,4°C, e as nuvens NEGRAS começaram a chegar mais, e ventos fortes de sul, e muito gelados começaram a soprar na cidade, pegando todos desprevinidos. Muito impressionante. A temperatura caiu da máxima para a mínima, em poucos minutos. Faz 14,1°C, e a mínima foi de 13,6°C, e pode ser menor. Desse jeito, teremos uns 9°C amanhça. Neste momento céu nublado, chuva e trovoadas, além do incessante vento de sul.

 

Isso é sério, Vinícius ? Impressionante, pois isto nem é uma massa de ar frio, uma queda de temperatura dessas ocorrer realmente é significativo. Minha mínima foi bem semelhante com a sua: 14,0C. sds

Link to comment
Share on other sites

AQUI EM MATÃO, O DIA COMEÇOU FRIO, COM 13,9°C. Algumas nuvens apareceram, e aumentaram vindas de sul e oeste. A máxima chegou a 22,4°C, e as nuvens NEGRAS começaram a chegar mais, e ventos fortes de sul, e muito gelados começaram a soprar na cidade, pegando todos desprevinidos. Muito impressionante. A temperatura caiu da máxima para a mínima, em poucos minutos. Faz 14,1°C, e a mínima foi de 13,6°C, e pode ser menor. Desse jeito, teremos uns 9°C amanhça. Neste momento céu nublado, chuva e trovoadas, além do incessante vento de sul.

 

Isso é sério, Vinícius ? Impressionante, pois isto nem é uma massa de ar frio, uma queda de temperatura dessas ocorrer realmente é significativo. Minha mínima foi bem semelhante com a sua: 14,0C. sds

 

Como dizem os sérios, e eu sou sério, não brinco em serviço. Já disse que estou I.M.P.R.E.S.S.I.O.N.A.D.O.o.O.O.o. E a temperatura caiu ainda mais: 13,4°C. Céu muito escuro e chuva fraca. Tá com cara de INVERNO MESMO *-*. Amo tudo isso!! Vc não sabe como eu estou feliz !!!

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Agora, o sol aparece entre muitas nuvens, mas logo logo volta a ficar nublado. A temperatura subiu um pouco, faz 15,5°C, e o vento continua gelado de sul, porém fraco. A temperatura mínima deverá ser atingida durante a noite. Queria perguntar se amanhã há alguma chance do dia ser nublado, chuvoso e frio novamente.

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Uma área de chuva passou por São Paulo, fazendo a temperatura despencar. Agora a maior parte da cidade está na faixa de 16-17°C. Aqui na zona leste faz 19,3°C, em queda.

 

Percebi que as instabilidades do VCAN aumentaram e já chegam a atingir o sul de Minas. Vou torcer muito para que consiga chegar aqui também, faltam só 400km :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

A passagem de instabilidades associadas ao VCAN trouxe muito vento e chuva de 12mm para a região de Campinas. Houve queda de algumas árvores, outdoors e placas nas cidades da RMC, apesar do vento registrado nas estações oficiais não ter ultrapassado os 84 Km/h. A temperatura caiu de 26ºC para 16ºC em menos de uma hora!

Agora temos 18ºC, com ceu começando a limpar. Quem sabe amanhã não temos uma queda boa!

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, acho aue amanha nao chove mais nao.

Mais uma vez uma baixa fria sobre SP. Estranho como as linhas das baixas estao mais ao norte no ultimo mes... Uma sequencia de baixas na latitude do PR, influenciando muito o sul do sudeste tambem. Eh um padrao tipico de La Nina ainda, com ciclones mais ao norte, ar frio subindo mais, seca no RS e chuva em SP.

De qq forma choveu um pouco na safrinha, e parece que vem mais chuva pra ela nos proximos 5 dias, com formacao de nova baixa que pega corrientes, PY, Misiones, Parana e SP, RJ e Minas nessa sequencia, com a maior parte das chuvas em volta do paralelo 24.

Link to comment
Share on other sites

O interessante da formaçao dessa baixa no MS, PR e SP foi que ao passo que ela gerou umidade nessas regiões que sofriam com a seca, trouxe seca aqui para AC e RO que sofreram o mes de abril inteiro com as chuvas intensas. Não chove por aqui desde sábado, enquanto que passamos abril com chuvas intensas diariamente. A baixa deve ter sugado a umidade do norte para se sustentar. Bom, ao menos levou chuva pra quem precisava. Falta uma baixa maior agora pra sugar aumidade do MA e CE pro RS... hahuahuahu

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

Mín.: 13,7°C (Com forte neblina)

Máx.: 24,9°C

 

Agora céu estrelado mas com aumento de nuvens na última hora e 17,6°C.

A chuva não foi muita coisa, mas parece que trouxe um pequeno suspiro para o milho, principalmente. A perspectiva de chuva é boa para os próximos dias, principalmente para o oeste paranaense.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, acho aue amanha nao chove mais nao.

Mais uma vez uma baixa fria sobre SP. Estranho como as linhas das baixas estao mais ao norte no ultimo mes... Uma sequencia de baixas na latitude do PR, influenciando muito o sul do sudeste tambem. Eh um padrao tipico de La Nina ainda, com ciclones mais ao norte, ar frio subindo mais, seca no RS e chuva em SP.

De qq forma choveu um pouco na safrinha, e parece que vem mais chuva pra ela nos proximos 5 dias, com formacao de nova baixa que pega corrientes, PY, Misiones, Parana e SP, RJ e Minas nessa sequencia, com a maior parte das chuvas em volta do paralelo 24.

 

Como o João fala, até agora vemos que a mesma dinâmica que tem estado em Curitiba, ocorre em SP/Capital. Até agora... Já mais para o Sul, a dinâmica é outra, mais seco.

Link to comment
Share on other sites

Realmente POA é insuperável. Se estamos com mínimas boas nesses dias, agora a cidade compensa nas máximas. Pela manhã tive mínima de 15,0°. Ontem deu 28,6° no oficial e hoje 29,0° (igualzinho à tórrida S.L. Gonzaga). Ambas foram as máximas oficiais do RS (talvez Campo Bom tenha passado disso, mas é na Região Metrpolitana). Aqui em casa atingiu calorosos 29,9° à tarde, talvez o único ponto do RS a ciscar os 30°! A temperatura disparou para depois despencar!!

 

No apartamento da minha namorada no Jardim Botânico variou de 13,5° à 28,6°.

 

Agora há camadas de estratus anunciando instabilidade. Tenho 19,3° com 71% e sem vento. A pressão está caindo e tenho 1011,4 mb. A MetSul dá mínimas de 8° e 7° quarta e quinta-feira em POA!! Vamos esperar! :D

Link to comment
Share on other sites

Hoje, como previsto, tivemos a manhã mais gelada do ano, mas a mínima de 10,9°C poderia ter sido menor se o céu não ficasse nublado até alta madrugada. Durante ela, choveu fraco, apenas 0,5mm. Depois que o céu abriu, umas 4h30min, a temperatura que era de 13,7°C, despencou para a mínima. No momento temos Sol com Algumas nuvens e 22,0°C. A máxima já atingiu os 23,1°C, e não deve ficar muito acima disso. Amanhã sim, 1 dígito de mínima.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 25.9ºC, a umidade é de 44%. Hoje a rajada máxima foi de 33.8km/h, sendo que o vento mudou sua diração com o passar do dia, agora é W-SW. A máxima foi de 28ºC e a mínima de 15.1ºC, bem agradável.

 

Mas, ainda assim, acima da média, certo Ricardo ?

Chegamos à metade do outono, e +- a partir de agora as características de inverno passam a predominar. Entretanto, ainda não foi observada nenhuma onda de frio significativa, e o GFS coloca algo possivelmente melhor lá pelos dias 11/12. Mas pra pegar o sul em cheio, ainda tem que melhorar mais.

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 25.9ºC, a umidade é de 44%. Hoje a rajada máxima foi de 33.8km/h, sendo que o vento mudou sua diração com o passar do dia, agora é W-SW. A máxima foi de 28ºC e a mínima de 15.1ºC, bem agradável.

 

Mas, ainda assim, acima da média, certo Ricardo ?

Chegamos à metade do outono, e +- a partir de agora as características de inverno passam a predominar. Entretanto, ainda não foi observada nenhuma onda de frio significativa, e o GFS coloca algo possivelmente melhor lá pelos dias 11/12. Mas pra pegar o sul em cheio, ainda tem que melhorar mais.

 

E como... Este mês terá que dar uma reviravolta muito grande para não acabarmos com uma anomalia muito acima da média. TM e a estação de SR se aproximam muito nas médias, veja, do dia 1º ao 4 de maio, TM está com 20.8ºC e SR com 20.75ºC. Se pegar a normal de SR pela Somar que é de uma média de 17.6ºC em maio, precisaremos ter quedas muito boas na temperatura para haver uma aproximação dos valores...

 

O que me deixa feliz é MQ, eita, lá sim, nas duas últimas semanas aprox. 75% dos dias a mínima é de 9ºC ou 8ºC (e nem há massa de ar polar significativa atuando...), enquanto isso aqui em casa varia de 15ºC a 16ºC geralmente...

 

Estou devendo a postagem dos dados de Mato Queimado, tenho todos os valores aqui, falta passar para o PC.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Estou devendo a postagem dos dados de Mato Queimado, tenho todos os valores aqui, falta passar para o PC.

 

Aliás, eu, uma rádio local e uma cooperativa, estamos com plano (por enquanto plano, mas pode ser posto em prática logo) de colocar uma automática igual à minha lá em Mato Queimado!!

 

É o sonho desse baziano! :lol:

 

Única coisa que falta é um plano de dados da Claro, já que lá celular funciona com antena e é possível utilizá-lo como modem.

 

:D

Link to comment
Share on other sites

Ar frio de origem polar já se faz sentir no sul do RS. Na última hora, Bagé tinha 10.1ºC, Canguçu 9.5ºC, Livramento 10.3ºC e Jaguarão 10.7ºC

acho que o frio que faz no sul para outono é normal ... mais quente um pouco que no ano passado ... nao tivemos ainda uma onda de frio intensa porem pelo menos aqui .. calor ficou muito restrito ... unica coisa a se considerar é um quadro de seca no sul do pais e de enchentes no norte\nordeste ... porem vai chover muito no sul ... dae inverteremos o quadro .. e o padrao atmosferico ... isso pode acontecer creio a partir da segunda quinzena do mês de maio, entao segue chuvoso junho e julho .. tbm com anomalias positivas no inverno ...

bem so observações leigas ...

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Finalmente choveu em POA!!! Foi pouco depois das 20 h e teve até trovoadas!! Essa é a primeira chuva significativa em 1 mês e 1 dia. A última chuva foi no dia 4 de abril, quando houve duas fortes pancadas de chuva. Também é a primeira vez que meu novo abrigo fica na chuva. Instalei-o no dia 14/4. 8-)

 

Hoje tive variação de 16,9° à 29,1°. Agora faz 18,9° e está nubladão com estratus. Vento NNO a 4,7 km/h com 1010,3 mb, o que mostra que a linha do ar frio ainda não entrou. Esperemos mais uma pancada de chuva seguido do minuano. Amanhã vamos amanhecer bem mais frio.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, como previsto, tivemos a manhã mais gelada do ano, mas a mínima de 10,9°C poderia ter sido menor se o céu não ficasse nublado até alta madrugada. Durante ela, choveu fraco, apenas 0,5mm. Depois que o céu abriu, umas 4h30min, a temperatura que era de 13,7°C, despencou para a mínima. No momento temos Sol com Algumas nuvens e 22,0°C. A máxima já atingiu os 23,1°C, e não deve ficar muito acima disso. Amanhã sim, 1 dígito de mínima.

Abraços!

 

Vinícius,

 

não vai dar 1 de dígito mínima porque esquentou a partir da tarde de hoje (ontem).

 

Abs,

 

Caco

Link to comment
Share on other sites

Parece-me que a grande onda polar do ano será lá pelo dia 20/Maio... Estou certo?

 

Provavelmente não Caco, afinal temos um inverno inteiro pela frente e, a chance é de 99% que a massa de ar frio mais forte do ano aconteça em Junho, Julho ou Agosto.

 

Além disso, os modelos estão muito instáveis no momento. Uma tendência lá para o dia 20 é uma coisa muito difícil de se analisar por enquanto.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Parece-me que a grande onda polar do ano será lá pelo dia 20/Maio... Estou certo?

 

Provavelmente não Caco, afinal temos um inverno inteiro pela frente e, a chance é de 99% que a massa de ar frio mais forte do ano aconteça em Junho, Julho ou Agosto.

 

Além disso, os modelos estão muito instáveis no momento. Uma tendência lá para o dia 20 é uma coisa muito difícil de se analisar por enquanto.

 

abraços

 

Renan, eu me interpretei mal. Estou me referindo a PRIMEIRA GRANDE ONDA POLAR, entendeu? ;)

Link to comment
Share on other sites

Só tô dando um toque aqui! Para quem é igual ao Shiimutz e acha que o clima de Curitiba não tem características de tropical de altitude, convido a acessar ao tópico "Classificações Climáticas", aonde tem uma média dos meses (até então) de março e abril, e verão a similaridade da dinâmica entre SP/Capital e Curitiba, no regime pluviométrico, evolução dos dias x evolução temperaturas, etc. E verão que a dinâmica de Curitiba é mais parecida com SP/Capital do que com PoA (Sul). GARANTO!

 

Abs,

 

Caco

Link to comment
Share on other sites

Pelo Global uma bomba polar atingiria parte do conesul a partir do dia 20, com um centro de alta pressão de 1035mb atravessando os Andes, se vier a confirmar, de longe seria a mais forte do ano, problema que é previsão de 360h..

Pelo Esseble na mesma data ele colaca um ciclone frente ao litoral do RS/SC enquanto o oeste do continente seria varrido com o ar polar, pelo menos é o que dá a entender, mas tem muito chão ainda pela frente hehe.

Link to comment
Share on other sites

Deu 7,4° em Canela; 7,8° em Santa Maria; 5,3° em Alegrete; 6,5° em São Gabriel; 6,6° em Bagé; 5,4° em Ausentes; 6,7° em SJ; 5,8° no Morro da Igreja... até em Santa Marta, que teve uma breve chuva entre 8 e 9 h e de repente caiu para 14,7°!

 

Aqui em casa a mínima ficou em 13,3° e deu 12,9° na auto do INMET. Agora tenho 19,3° com 52% e vento moderado variando entre S e NO. A maior rajada foi a pouco com 32,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, ao contrário do que eu previa, a mínima foi de 12,3°C :( .

Creio eu que para amantes do frio, haja a seguinte frase: "Frio é igual a dinheiro, quanto mais a gente tem, mais a gente quer". E quem discordar, que atire a 1ª pedra xD.

O dia começou com algumas nuvens baixas, e nevoeiro nos bairros mais altos e afastados do Centro, porém era menos denso que o que atingiu a cidade toda ontem. Logo as nuvens dissiparam, e, próximo das 11h vieram os cumulus comuns nesse horário. Agora temos bastante nuvens altas. Faz 25,7°C com UR de 47%. Amanhã eu deverei registrar uma mínima entre 10 e 12°C.

 

Abraços GELADOS a todos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.