Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Maio 2009


Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pois é, chegou a hora do frio vampiro :lol:

 

Isso porque iniciou a transição para o começo da estação seca no Sudeste, o que virá acompanhado do aumento da chuva no Sul do Brasil com o canal primário de umidade voltando a atuar de forma mais meridional e não tão zonal.

 

Faz todo o sentido ;) .

Temperatura no momento, 15,8C e baixando.....sem MM hoje, por favor !

Link to comment
Share on other sites

Pois é, chegou a hora do frio vampiro :lol:

 

Isso porque iniciou a transição para o começo da estação seca no Sudeste, o que virá acompanhado do aumento da chuva no Sul do Brasil com o canal primário de umidade voltando a atuar de forma mais meridional e não tão zonal.

 

Faz todo o sentido ;) .

Temperatura no momento, 15,8C e baixando.....sem MM hoje, por favor !

 

Fala Renan...

Aí, se continuar assim vc vai arrebentar hj na mínima hein! :)

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Um cenário que não descartaria para o fim deste mês e o começo de junho. Bloqueio mantendo a chuva - com altos volumes - no Sul do Brasil com muito frio no Prata e frio úmido no Rio Grande do Sul, especialmente a Metade Sul, enquanto no Paraná a temperatura ficaria mais alta e com chuva.

 

Pessoalmente concordo com o cenário proposto, é uma leitura coerente com as últimas rodadas. Até o momento os modelos apresentam o bloqueio como vencedor no Brasil, mas em compensação o nosso vizinho do sul congelaria.

 

Falando em chuva Alexandre, viu como os modelos começam a colocar uma frente semi-estácionária por volta do dia 27 causando elevados índices de precipitação? Seria uma benção se também tivessemos chuva na possível frente mais forte na virada do mês, aliviaria um tanto o quadro da estiagem.

Link to comment
Share on other sites

Minha mínima hoje (Belo Horioznte, no bairro Vila Paris, zona sul), foi de 15,7° C.

É interessante como a diferença entre regiões densamente urbanizadas de BH e áreas suburbanas foi alta hoje, haja vista que, conforme citado anteriormente pelo Rafael BH, Confins teve apenas 12° C, enquanto o aeroporto da Pampulha teve 13,6° C.

 

Na verdade essa diferença - acredito - se deve mais ao efeito baixada que à questão de ilha de calor/urbanização. Falo isso ao observar a mínima "elevada" (14° C) da Serra do Rola Moça, área totalmente desabitada e a sul de BH. É aquela velha história: o ar frio escorre para as baixadas durante as madrugadas e os topos ficam a ver navios...ainda mais com vento... A Pampulha não é um baixadão, mas tem altitude inferior em relação a Zona Sul de BH.

 

Ah, e os 13,6° C foram medidos pelo INMET na estação automática da Pampulha e não no aeroporto. Aguardemos novos recordes :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Hoje PoA teve uma dinâmica climática e SP e Curitiba tiveram outra. Issa é p/ o Shimutz, q diz que Curitiba é 100% subtropical. Se o fosse, treria tido a mesma dinâmica que PoA hoje; mas não vai se comportar como SP por um bom tempo.

 

Outra: já falei para não colocar palavras na minha boca. Quando que eu afirmei que SP é tão fria quanto Curitiba? :?

Link to comment
Share on other sites

E na minha estação a temperatura segue caindo com o céu ainda claro ! :mrgreen:

agora está 13,9ºC.

 

Rafael, ainda não tinha visto este teu blog sobre o tempo em BH e Minas Gerais. Meus parabéns cara, ficou bem legal ! vou visitar mais vezes, hehehe.

 

sds

 

Valeu Renan! Estou procurando colaboradores em cada região de Minas. Se tiver interesse entre em contato. ;)

 

Que bela temperatura às 23h, hein? Acho que essa noite JF quebra recorde! Rs...

Aqui em BH não sei não... Agora 23h temos 17,5° C, ontem no mesmo horario já tava em 16,4° C... Pelo q vi no satélite tem mta nebulosidade espalhada no Centro-Oeste e Norte de Minas...tô achando que MM vai se manifestar aqui hj :cry:

Link to comment
Share on other sites

Hoje PoA teve uma dinâmica climática e SP e Curitiba tiveram outra. Issa é p/ o Shimutz, q diz que Curitiba é 100% subtropical. Se o fosse, treria tido a mesma dinâmica que PoA hoje; mas não vai se comportar como SP por um bom tempo.

Desculpe, Luiz Ricardo, mas a dinâmica observada num dia não pode ser usada para invalidar outro argumento (veja só, não estou embasando o pensamento do Shimutz, mas refutando o teu argumento). Se fosse assim, Erechim e Santa Rosa teriam um clima mais paulistano do que portoalegrense. Viste como foi o dia de hoje (19/5) por lá? Na primeira deu 24° e na segunda 26°.

 

Já aqui em casa variei de 15,0° à 19,0°. A mínima foi exatamente igual a do oficial do INMET. Foi o dia todo nublado abrindo às 14:45.

 

Agora faz 16,5° com +-85% e céu limpo. Vento de ENE a 6,4 km/h.

 

Abraços argumentativos!

Link to comment
Share on other sites

 

Valeu Renan! Estou procurando colaboradores em cada região de Minas. Se tiver interesse entre em contato. ;)

 

Que bela temperatura às 23h, hein? Acho que essa noite JF quebra recorde! Rs...

Aqui em BH não sei não... Agora 23h temos 17,5° C, ontem no mesmo horario já tava em 16,4° C... Pelo q vi no satélite tem mta nebulosidade espalhada no Centro-Oeste e Norte de Minas...tô achando que MM vai se manifestar aqui hj :cry:

 

Tenho interesse sim ^^

Sim, a temperatura estava caindo rápido, mas só agora o céu voltou a ficar claro....de 23 horas e pouco até +- agora o céu ficou com bastante MM. Resultado disso é que a temperatura se manteve a mesma desde então -continua a fazer 14 graus-. Seeeeeee ficar tempo bom até o final da manhã agora, devo ir a uns 12,XºC. Tem MP pra ti ;)

Link to comment
Share on other sites

Hoje PoA teve uma dinâmica climática e SP e Curitiba tiveram outra. Issa é p/ o Shimutz, q diz que Curitiba é 100% subtropical. Se o fosse, treria tido a mesma dinâmica que PoA hoje; mas não vai se comportar como SP por um bom tempo.

Desculpe, Luiz Ricardo, mas a dinâmica observada num dia não pode ser usada para invalidar outro argumento (veja só, não estou embasando o pensamento do Shimutz, mas refutando o teu argumento). Se fosse assim, Erechim e Santa Rosa teriam um clima mais paulistano do que portoalegrense. Viste como foi o dia de hoje (19/5) por lá? Na primeira deu 24° e na segunda 26°.

 

Já aqui em casa variei de 15,0° à 19,0°. A mínima foi exatamente igual a do oficial do INMET. Foi o dia todo nublado abrindo às 14:45.

 

Agora faz 16,5° com +-85% e céu limpo. Vento de ENE a 6,4 km/h.

 

Abraços argumentativos!

 

Concordo c/ vc Marcos!

 

Mas vamos esperar os próximos dias então para ver o que acontece com a dinâmica de Curitiba, se tende mais para o planalto do RS/SC ou SP. Na minha modesta opinião, tende mais para SP. E veja: não afirmo que SP é fria como Curitiba! Falo na dinâmica climática de massas de ar. Ambas ficarão sob bloqueio por um bom tempo...

Link to comment
Share on other sites

Caraca, já tem modelo matemático indicando uma boa entrada de frio a partir do dia 29 de maio!!! Vamos torçer!!! E pela intensidade, parece que vem coisa boa mesmo!!!

 

Amigos, alguem sabe o que aconteceu com o acoplado de 30 dias do cptec?

Alguem sabe se tem outro local para consultas?

 

Obrigado,

Link to comment
Share on other sites

Vocês viram que o modelo europeu está pegando? botando um bizarro centro de alta pressão de 1050mb pro sul do Pacífico? Essa alta penetraria no continente com potencial de 1045mb, final do mês e principalmente começo de Junho o Sul do Brasil tornaria uma Sibéria, só que acho que esse frio todo terá dificuldade em fura o bloqueio do Brasil central, sendo menos abrangente, vamos aguardar hehe

Link to comment
Share on other sites

Vocês viram que o modelo europeu está pegando? botando um bizarro centro de alta pressão de 1050mb pro sul do Pacífico? Essa alta penetraria no continente com potencial de 1045mb, final do mês e principalmente começo de Junho o Sul do Brasil tornaria uma Sibéria, só que acho que esse frio todo terá dificuldade em fura o bloqueio do Brasil central, sendo menos abrangente, vamos aguardar hehe
Acho que uma alta cavala dessas fura qualquer bloqueio! Assim eu espero :D
Link to comment
Share on other sites

Pelas últimas rodadas e pela convergência dos modelos quanto a provável data desta incursão polar já podemos considerar alta a probabilidade deste pulso polar. Contudo acho muito prematuro avaliarmos a intensidade e a abrangência deste sistema. Mas de outra maneira este forum serve para isso mesmo, é um espaço para loucos, aficcionados, amadores e profissionais. E a expectativa pelo ingresso deste pulso frio e suas probabilidades movimentam esta comunidade.

 

A leitura mais correta dos modelos já fora postada ontem pelo Alexandre. O anticiclone encontra dificuldades em se estabeler no Chaco e bate de frente com a barreira formada pelo jato subtropical em altos níveis. Contudo acredito que alguns ingredientes "on-time" podem contribuir para o avanço desta alta. Linhas de baixa pressão na costa patagônica contribuem (e muito) para o avanço de anticiclones deste porte. Alguns indicativos vêm mostrando isso. Apesar de que ainda não apareceu nenhum ciclone clássico, que no caso seria a grande bomba a arrombar a barreira do forte jato em altos níveis.

 

Meu palpite com a leitura de hoje? Ainda não saiu as 12Z, mas até o momento a Argentina já pode se preparar para uma fortíssima onda de frio. Sinal amarelo para o Brasil, o frio chega mas a intensidade ainda está naquela. Será que as linhas de baixa pressão da costa patagônica/prata vão colaborar conosco? Neste momento há boas mostras de que sim! Mas até o "on-time" vai ter muita tortura por aqui, vamos do céu a inferno a cada rodada. Culpa deste jato que cria dificuldades para os modelos anteciparem o avanço deste sistema.

Link to comment
Share on other sites

Pelas últimas rodadas e pela convergência dos modelos quanto a provável data desta incursão polar já podemos considerar alta a probabilidade deste pulso polar. Contudo acho muito prematuro avaliarmos a intensidade e a abrangência deste sistema. Mas de outra maneira este forum serve para isso mesmo, é um espaço para loucos, aficcionados, amadores e profissionais. E a expectativa pelo ingresso deste pulso frio e suas probabilidades movimentam esta comunidade.

 

A leitura mais correta dos modelos já fora postada ontem pelo Alexandre. O anticiclone encontra dificuldades em se estabeler no Chaco e bate de frente com a barreira formada pelo jato subtropical em altos níveis. Contudo acredito que alguns ingredientes "on-time" podem contribuir para o avanço desta alta. Linhas de baixa pressão na costa patagônica contribuem (e muito) para o avanço de anticiclones deste porte. Alguns indicativos vêm mostrando isso. Apesar de que ainda não apareceu nenhum ciclone clássico, que no caso seria a grande bomba a arrombar a barreira do forte jato em altos níveis.

 

Meu palpite com a leitura de hoje? Ainda não saiu as 12Z, mas até o momento a Argentina já pode se preparar para uma fortíssima onda de frio. Sinal amarelo para o Brasil, o frio chega mas a intensidade ainda está naquela. Será que as linhas de baixa pressão da costa patagônica/prata vão colaborar conosco? Neste momento há boas mostras de que sim! Mas até o "on-time" vai ter muita tortura por aqui, vamos do céu a inferno a cada rodada. Culpa deste jato que cria dificuldades para os modelos anteciparem o avanço deste sistema.

 

Deem uma olhada na imagem do Global do Inpe GLOBAL T126L28 (15 DIAS) - (100 X 100 KM) na rodada das OOZ desta quarta em 264hs de integração, diminuam um pouco o mapa para enxergar melhor toda a America do Sul e terão a visão de um SONHO!!! Alta de 1050MB :shock: no Pacifico Sul e baixa de 990MB a SE do Uruguai!!! Ahhhh se fosse 03 dias antes...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caraca, já tem modelo matemático indicando uma boa entrada de frio a partir do dia 29 de maio!!! Vamos torçer!!! E pela intensidade, parece que vem coisa boa mesmo!!!

 

Amigos, alguem sabe o que aconteceu com o acoplado de 30 dias do cptec?

Alguem sabe se tem outro local para consultas?

 

Obrigado,

Tenho a mesma dúvida, pois agora entra o Site da previsão numérica. Se alguem souber..

Link to comment
Share on other sites

Pela 0Z de hoje do GFS o sistema só conseguiria avançar com força até o RS e sul de SC, com frio úmido e MUITA CHUVA NA FRENTE. Mesmo assim teria uma baita língua de frio abaixo de zero em 850 hpa avançando até o sul de SC, o que não permitiria descartar neve típica de situações de bloqueio. Depois a alta se maritimizaria e proporcionaria dias frios e úmidos por um bom tempo.

 

Não vi as demais, mas de qualquer forma ainda falta muito tempo!

Link to comment
Share on other sites

Caraca, já tem modelo matemático indicando uma boa entrada de frio a partir do dia 29 de maio!!! Vamos torçer!!! E pela intensidade, parece que vem coisa boa mesmo!!!

 

Amigos, alguem sabe o que aconteceu com o acoplado de 30 dias do cptec?

Alguem sabe se tem outro local para consultas?

 

Obrigado,

Tenho a mesma dúvida, pois agora entra o Site da previsão numérica. Se alguem souber..

 

Está na pagina principal da previsão numérica junto com os outros modelos e meteogramas globais.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Em Matão, tivemos uma manhã fria hoje, com mínima de 11,4°C. O vento sopra do quadrante Sudeste desde a manhã, com rajadas moderadas. A tarde está bem agradável, com máxima momentânea de 23,2°C. Agora tenho 22,8°C, com 53% e céu completamente limpo. Ainda venta de sudeste. Amanhã a mínima deve ser 9-10°C.

Link to comment
Share on other sites

:?: O Marcos falou que Santa Rosa ontem fez 24º de máxima e PoA 19º. Seria porque esta FF é marítima?

Não, Erechim fez 24°, e errei a máxima de Santa Rosa: não fez 26°, mas 28°.

 

Hoje as temperaturas subiram por aqui. Tive mínima de 13,7°, mas agora o ar subtropical toma conta e aquece rapidamente. Tenho 24,9° com elevados 65%. O céu está totalmente limpo e há fraca névoa seca. Pressão em 1016,2 mb e vento NNE a 3,7 km/h.

 

Abraços aquecidos!

Link to comment
Share on other sites

Qual foi aquele evento que enquanto as serras do sul "se atolavam" em neve SP capital estava com forte veranico com temp. acima de 30°c? Acho que com bloqueio atmosférico do Paraná pra cima é bom pra neve de S.J não? porque a umidade e o ar polar ficam retidos, da mesma forma que acontece com Bariloche quando as FF fica bloqueadas no prata/sul gaúcho, já vimos várias vezes isso, eu lembro de Junho de 2002 ou 2003 se não me engano o sul gaúcho com anomalia negativa e o resto do país com anomalias positivas por conta do posicionamento da corrente de Jato. Mas muita água vai rolar ainda, esse Maio tá bem diferente do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Qual foi aquele evento que enquanto as serras do sul "se atolavam" em neve SP capital estava com forte veranico com temp. acima de 30°c? Acho que com bloqueio atmosférico do Paraná pra cima é bom pra neve de S.J não? porque a umidade e o ar polar ficam retidos, da mesma forma que acontece com Bariloche quando as FF fica bloqueadas no prata/sul gaúcho, já vimos várias vezes isso, eu lembro de Junho de 2002 ou 2003 se não me engano o sul gaúcho com anomalia negativa e o resto do país com anomalias positivas por conta do posicionamento da corrente de Jato. Mas muita água vai rolar ainda, esse Maio tá bem diferente do ano passado.

 

Agosto de 1965.

Link to comment
Share on other sites

 

Meu palpite com a leitura de hoje? Ainda não saiu as 12Z, mas até o momento a Argentina já pode se preparar para uma fortíssima onda de frio. Sinal amarelo para o Brasil, o frio chega mas a intensidade ainda está naquela. Será que as linhas de baixa pressão da costa patagônica/prata vão colaborar conosco? Neste momento há boas mostras de que sim! Mas até o "on-time" vai ter muita tortura por aqui, vamos do céu a inferno a cada rodada. Culpa deste jato que cria dificuldades para os modelos anteciparem o avanço deste sistema.

 

Exatamente Caio, e como era de se esperar, a dança do GFS já começou. Na rodada das 12Z o ar frio não consegue chegar até aqui, o bloqueio estaria forte demais.

Link to comment
Share on other sites

Caraca, já tem modelo matemático indicando uma boa entrada de frio a partir do dia 29 de maio!!! Vamos torçer!!! E pela intensidade, parece que vem coisa boa mesmo!!!

 

Amigos, alguem sabe o que aconteceu com o acoplado de 30 dias do cptec?

Alguem sabe se tem outro local para consultas?

 

Obrigado,

Tenho a mesma dúvida, pois agora entra o Site da previsão numérica. Se alguem souber..

 

Está na pagina principal da previsão numérica junto com os outros modelos e meteogramas globais.

Abraço

 

Valeu Rodrigo. Agora, achei!!! ;)

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z do Inpe foi muito positiva. Na contramão de outros importantes modelos globais o Inpe mostra que o anticiclone tem potencial para furar o bloqueio até aproximadamente 23o de latitude sul, formando um corredor polar que se sustentaria por um bom período.

 

Apesar de uma rodada que destoa por exemplo do Americano e de outros é uma sinalização importante. Já vi muitas vezes a tendência do Inpe ser seguida pelos modelos globais em cima da hora. Pode ser uma boa pista.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei!!

 

Minha estação em POA está online de novo. O anti-vírus reinicializou o NB e perdi os dados a partir do dia 10...

 

Pelo que andei vendo, devemos fechar maio acima da média. Bem acima por sinal, fugindo a regra dos últimos 3 anos, quando maio foi um dos meses mais frios do ano.

 

A boa notícia disso tudo é que a dinâmica, desta vez, deve ser mais favorável à entrada de MPs no miolo do inverno.

 

Cheers!

Link to comment
Share on other sites

Cheguei!!

 

Minha estação em POA está online de novo. O anti-vírus reinicializou o NB e perdi os dados a partir do dia 10...

No meu Linux essas coisas não acontecem... hehehehee :D

 

Se eu fosse familiarizado ao Linux eu já teria ele a tempos!!

 

Os produtos Microsoft dominam o mercado e por isso utilizo eles... ;)

Link to comment
Share on other sites

Difícil essa próxima madrugada ser a mais fria do ano aqui em Minas de novo...grande parte do Estado tá cercada por MM. :(

 

Aqui no Rio está chovendo em alguns bairros e em outros o céu está claro... No momento que chovia no maracana, aqui em casa o céu estava todo estrelado... agora, nublou e deve vir chuva!!! :(

Temperatura agradavel, 21,2°C.

Link to comment
Share on other sites

Difícil essa próxima madrugada ser a mais fria do ano aqui em Minas de novo...grande parte do Estado tá cercada por MM. :(

 

Aqui no Rio está chovendo em alguns bairros e em outros o céu está claro... No momento que chovia no maracana, aqui em casa o céu estava todo estrelado... agora, nublou e deve vir chuva!!! :(

Temperatura agradavel, 21,2°C.

 

Tempo bem agradável ae então! Em Vitória tb tá chovendo... Esse tipo de situação é bom para as máximas...mas péssimo para as mínimas! rs...Vamos ver se amanhã a nebulosidade diminui um pouco.

Link to comment
Share on other sites

EUROPEU MANTÉM O FRIO INTENSO. GFS, PERDIDO APÓS 144 HORAS. INPE NÃO ENTROU.

 

MANTENHO O AVISO DE FRIO INTENSO DO FIM DE MAIO EM DIANTE.

 

EM QUANTO ISSO O FRIO VAMPIRO SEGUE AQUI. GEADA NA BAIXADA E CALOR NO ALTO.

 

AS 4 HORAS;

 

MI; 12,7

INMET; 11,4

CLIMATERRA; 6,7/AGORA ESTÁ; 6,2°C

VILA; 6,1

 

ESTIMO EM 2/3°C NO PERICÓ

 

 

Essa do "frio vampiro" pegou hein? Muito boa!

 

Agora o pior Ronaldo é que nem modeleiro alguns por aí são. Pois se fossem não davam aquela previsão de neve na semana passada.

 

Acho que o americano acertou o caminho nas 6Z, veio perdido nas 18Z e 00Z mas parece que encontrou uma luz. Convergente ao cenário do europeu. Parece que temos uma projeção mais realista a caminho. A se confirmar nas rodadas de hoje e amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei!!

 

Minha estação em POA está online de novo. O anti-vírus reinicializou o NB e perdi os dados a partir do dia 10...

No meu Linux essas coisas não acontecem... hehehehee :D

 

Se eu fosse familiarizado ao Linux eu já teria ele a tempos!!

 

Os produtos Microsoft dominam o mercado e por isso utilizo eles... ;)

Tu te acostumas, até minha mãe que nunca tinha encostado o dedo num teclado até meio ano atrás, hoje em dia só usa Linux.

 

Os produtos Microsoft dominam o mercado e por isso eu não utilizo eles :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS ATÉ AGORA;

 

VILA; 2,8

BANDEIRA; 3,3

PERICÓ; 4,5

CLIMATERRA; 4,8

BENTINHO; 8,6

INMET; 8,6

M.I; 11,1

 

Para as pessoas "comuns" é inimaginável que um topo de uma montanha esteja mais quente que num vale bem mais baixo,porém nós que temos alguma noção de meteorologia sabemos que isto existe, ROnaldo.

E opinião de palpiteiro hehe, acredito em neve nesta próxima onda de frio em algum lugar das serras do sul do BR! E viva o otimismo da neve! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Estação automática do Inmet de Goiânia não está enviando os dados da MADRUGADA! PQP, que raiva.. e é só da madrugada. Depois das 7h começa a funcionar. Tinha que acontecer isso agora que começamos a ter mínimas interessantes.

 

Hoje a mínima entre 7h e 8h da manhã foi de 12,7°C, o que deve se aproximar da mínima do dia, mas não é igual. Principalmente porque a cidade mais próxima, Pires do Rio, teve mínima entre 7h e 8h de 12,8, mas a mínima do dia foi de 11,2. Acho que a mínima de hoje de Goiânia deve ter ficado por aí.

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS ATÉ AGORA;

 

VILA; 2,8

BANDEIRA; 3,3

PERICÓ; 4,5

CLIMATERRA; 4,8

BENTINHO; 8,6

INMET; 8,6

M.I; 11,1

 

Para as pessoas "comuns" é inimaginável que um topo de uma montanha esteja mais quente que num vale bem mais baixo,porém nós que temos alguma noção de meteorologia sabemos que isto existe, ROnaldo.

E opinião de palpiteiro hehe, acredito em neve nesta próxima onda de frio em algum lugar das serras do sul do BR! E viva o otimismo da neve! :lol:

 

Esse Paulo Henrique... e bota otimista nisso... eu me acho otimista Paulo mas vc é realmente campeão!!! :D

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Começou a expectativa da neve 2009 no BAZ.

GFS ainda a longo prazo coloca neve para o sul para o dia 29 e 30:

 

29 - 12 UTC

snow1.gif

 

30 - 00 UTC

snow2.gif

 

Pode ser loucura, ou apenas uma ilusão de rodada isolada, mas vale a fé baziana de que o quadro vai ser esse, mesmo com a dança que virá por aí.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.