Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Maio 2009


Recommended Posts

Podemos dizer que hoje foi o melhor dia do outono, no que diz respeito as perspectivas, é claro. Ainda não tinha visto nesta estação uma concordância tão boa para a expectativa de frio futura. Tanto o padrão europeu quanto o americano tem encontrado uma solução semelhante e têm se mostrado consistentes com relação as suas rodagens anteriores. Na mesma direção o Global do Inpe também corrobora o ingresso de ar frio com boa intensidade pelo interior do cone-sul no começo da próxima semana. Na verdade como muito comentado neste espaço a solução apresentada foi pelo incremento no potencial de frio, mostrando um grande canal transportando ar frio desde a Patagônia até as médias latitudes do continente.

 

A pergunta que fica agora no ar é: mas será que vai manter, aumentar ou diminuir o frio nas próxima rodadas? É uma resposta arriscada para qualquer um, mas pela característica do sistema eu não acredito num grande incremento do frio em altura. Este anticiclone tem um potencial isobárico mediano, mas sua principal qualidade é a a continentalidade que por sua vez vai provocar a secura do ar e belas mínimas pelo interior do cone-sul. Mesmo assim chegamos nas 12Z a uma situação limítrofe para a paraguaia nos pontos acima dos 1600m. Falta muito ainda para algo mais consistente. Mas não se surpreenda se alguns institutos acostumados com análises primárias começarem a anunciar neve nos municípios de Urubici, São Joaquim e Urupema. Dando a entender que pode cair neve no centro de Urubici, o que sabemos da dificuldade.

 

Precipitados a parte a neve é um fenômeno de difícil previsão, que dirá no Brasil. Mas os indícios de frio forte na próxima semana já são tantos que já chegou a hora de apenas aguardarmos pelos primeiros registros generalizados de mínimas negativas. E sem se esquecer que ainda nesta quinta, sexta e sábado o RS e parte de SC devem receber uma boa pitada do que teremos na próxima semana. Não esqueçam que o índice de frio em 850hpa é um entre tantos índices a se levar em consideração na previsão de neve e advecção do frio, aprendam com o erro dos outros.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Eu pensei que eu tivesse sido claro, mas pelo visto vocês não entenderam o que eu quis dizer!

Não estou duvidando da máxima de 14°C em Cascavel! Obviamente não! Afinal de contas, estamos falando de P.A.R.A.N.Á!

O que eu quis dizer é que se a máxima no domingo for de 14°C, obrigatoriamente a mínima no sábado tem que ser de 14°C pelo menos! Oficialmente dizendo, claro. Porque ninguém fica considerando máxima de 14°C (as 15h) se as 21h do dia passado ainda estava 18°C por exemplo. Os 14°C vira uma "máxima" não-oficial. E o que acaba valendo mesmo são os 18°C. Foi isso que eu estava falando, e vocês me interpretaram mal :roll:

 

A questão não é nem A nem B, Bruno.

A previsão do tempo neste caso não vai considerar a mínima diária, mas sim a mínima pela manhã! É claro que eu poderia ter jogado para sábado a mínima do final da noite (23h59), mas no entando, não vai corresponder de fato a previsão do dia.

No sábado o dia amanhece com 16 e a máxima talvez suba pra 20. Depois a temperatura cai, a noite para uns 13. Mas a previsão para a noite já se enquadrará na mínima do dia seguinte.

 

sacado?

Link to comment
Share on other sites

Essa rodada isolada dá previsão de neve para o dia 02, madrugada e manhã para SJ e no dia 03, de madrugada e manhã para SJ e Palmas.

Porém, ainda está muito longe. Fica a expectativa de estabelecer uma "boa" tendência.

 

DÁ, NÃO DIRIA, SIM UMA REMOTA CHANCE.

Mas foi só uma referência a saída bruta do gfs 12z, que aponta neve para tais regiões.

Link to comment
Share on other sites

Frio na Bahia hoje :

 

-Correntina 11,7°C

-Vitoria da Conquista 12,2°C

-Itaberaba 12,4°C

-Piatã 12,5°C

-Irecê 13,0°C

-Barreiras 13,7°C

 

Valeu Carlos. Recordes do ano em algumas cidades da Bahia, além desses dados do INMET, mais alguns dados do CPTEC no interior da Bahia:

- Caetité 8,5C

- Piatã 10,0C

- Brumado 11,0C

Link to comment
Share on other sites

Podemos dizer que hoje foi o melhor dia do outono, no que diz respeito as perspectivas, é claro. Ainda não tinha visto nesta estação uma concordância tão boa para a expectativa de frio futura. Tanto o padrão europeu quanto o americano tem encontrado uma solução semelhante e têm se mostrado consistentes com relação as suas rodagens anteriores. Na mesma direção o Global do Inpe também corrobora o ingresso de ar frio com boa intensidade pelo interior do cone-sul no começo da próxima semana. Na verdade como muito comentado neste espaço a solução apresentada foi pelo incremento no potencial de frio, mostrando um grande canal transportando ar frio desde a Patagônia até as médias latitudes do continente.

 

A pergunta que fica agora no ar é: mas será que vai manter, aumentar ou diminuir o frio nas próxima rodadas? É uma resposta arriscada para qualquer um, mas pela característica do sistema eu não acredito num grande incremento do frio em altura. Este anticiclone tem um potencial isobárico mediano, mas sua principal qualidade é a a continentalidade que por sua vez vai provocar a secura do ar e belas mínimas pelo interior do cone-sul. Mesmo assim chegamos nas 12Z a uma situação limítrofe para a paraguaia nos pontos acima dos 1600m. Falta muito ainda para algo mais consistente. Mas não se surpreenda se alguns institutos acostumados com análises primárias começarem a anunciar neve nos municípios de Urubici, São Joaquim e Urupema. Dando a entender que pode cair neve no centro de Urubici, o que sabemos da dificuldade.

 

Precipitados a parte a neve é um fenômeno de difícil previsão, que dirá no Brasil. Mas os indícios de frio forte na próxima semana já são tantos que já chegou a hora de apenas aguardarmos pelos primeiros registros generalizados de mínimas negativas. E sem se esquecer que ainda nesta quinta, sexta e sábado o RS e parte de SC devem receber uma boa pitada do que teremos na próxima semana. Não esqueçam que o índice de frio em 850hpa é um entre tantos índices a se levar em consideração na previsão de neve e advecção do frio, aprendam com o erro dos outros.

 

JÁ FALEI VÁRIAS VEZES, NÃO É O VALOR DA PRESSÃO, SIM DA ESPESSURA, PODES TER UMA ALTA DE 1022 E OUTRA DE 1036, A PRIMEIRA PODE SER MAIS FRIA QUE A SEGUNDA. ALÉM DO GRADIENTE ALTA/CICLONE.

 

ESTA MASSA DE AR FRIO É MUITO FORTE, PELA RODADA DO GFS E EUROPEU.

 

Interessante este detalhe; confesso que não sabia. Mas como calcular/quantificar ou avaliar a espessura?

Link to comment
Share on other sites

Alguém aqui é louco de taxar que nevará? Ou que o frio será muito forte, COM CERTEZA? Ainda não dá para afirmar. Estamos num momento em que há uma tendência indicando que o frio será forte partir do início semana que vêm, e só por enquanto.

 

já dá pra afirmar sim, que o frio vai vir. Forte, médio... na minha opinião varia para quem sente. Prefiro dizer que o frio vai ser bom.

Link to comment
Share on other sites

Tarde amena a fria hoje em Matão. A máxima DURANTE A TARDE foi de 19,6°C. No dia, a máxima foi de 21,5°C mesmo, às 11h. A mínima foi de altos e abafados 16,5°C, porém o vento frio pela manhã deixava a sensação nos pés. Choveu apenas 0,5mm. O céu se mantém nublado e faz 18,2°C, com vento sudoeste.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona leste de São Paulo registrei mínima de 17,8°C e máxima de 24,5°C nesta terça-feira. Tivemos ainda uma pancada de chuva por volta de 6h15 da madrugada e outra por volta de 17h20, acumulando 11mm. No momento, 20,6°C.

Para cá a expectativa é de máxima ao redor de 20°C nesta sexta-feira, e na semana que vem poderemos registrar a menor temperatura do ano, até agora em 11,2°C no meu bairro.

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

 

em breve estarei em Porto Alegre. Será minha quarta vez na capital gaúcha. Dessa vez ficarei lá entre os dias 6 e 14 de junho. Sinto que vem coisa boa por ae...as rodadas parecem começar a convergir para uma solução de frio interessante justamente a partir do dia 7/8...o q têm a me dizer? Levo casacos para frio menor que 5°C?

 

Só se tu for sair da área urbana, e se a MP for extremamente boa. Dentro do perímetro urbano de POA, temperatura menor de 5º é coisa rara. Acontece uma ou duas vezes por ano, basta, por exemplo, acompanhar a estação do Bruno, que é na ilha de calor da área bem urbana. No Centro, é pior ainda. Bom, acho que menos de 5º, só talvez nas áreas periféricas, tipo o Belém Novo, o Aeroporto, e logo ao amanhecer. Eu, se fosse tu, apostaria em uns 7, 8º.

Ah, isso é só uma opinião amadora, e falta tempo ainda. Não sabemos se até lá não evoluirá para uma bomba polar. Acho que o Alexandre tem condições de te responder com mais confiabilidade.

Abraço!

 

Valeu Bruno. De fato os modelos tão variando demais de um dia para o outro...tá difícil prever... Bom...se será difícil eu pegar uma mínima respeitável, pelo menos devo pegar máximas em torno de 15°C...isso é relativamente comum em junho em POA. Resta saber se será nesse ano tb...rs. Aguardemos!

Link to comment
Share on other sites

Para a região Oeste do Paraná, Cascavel e Foz do Iguaçu, a previsão é a seguinte, de acordo com as rodagens de hoje!

imagem2lpz.png

 

chegada da frente fria no sábado, céu nublado, garoa, vento e leve frio constante no domingo. Sol na semana que vem.

A cobertura do céu a tarde pode chegar a 50% na segunda e a quase 80% na terça por conta da umidade que restará pela região Sul. Por estes motivos as mínimas ficarão em torno dos 5 graus. Mas na terça a noite o céu abre e o frio aumenta para 3 graus.

Link to comment
Share on other sites

18Z pouca coisa pior, mas mantem a tendência. Segue possibilidade de neve na terça.

 

Eu achei ela ainda mais incrível, Rodrigo :shock:

Menos precipitação terça e quarta e menos frio domingo e segunda. Pouca coisa menos, mas se já era limítrofe, ficou um pouco mais difícil de prever.

 

É, vamos ver.....agora, a quarta feira que vem promete, heim ? e isso vale para boa parte do centro sul ! :D bah, tomara que não tirem de última hora esse frio.

 

Agora quente por aqui, ainda 18,3 graus. Houve uma PANCADA DE CHUVA no centro hoje, mas muito rápida e isolada, nem caiu nada no INMET ou aqui, rs.

Link to comment
Share on other sites

POA está no limite da nebulosidade que estende-se para o N e NE. Estávamos com céu limpo, depois ficou um pouco nublado e agora está abrindo de novo. Estou com 14,2° e 79%. Não há vento.

 

Nessa quarta-feira a máxima ficou em 20,7° depois da mínima matinal de 16,4°. O vento S e SE segurou o aquecimento, e a mínima ficou em 14,5° no final da noite.

 

 

Mas que m**** este gráfico! Para a região de Passo Fundo sequer tem chuva. :evil:

 

Mas vai chover bem no final de semana por aí.

 

Queria uma possibilidade de neve aqui. Mas prá variar vai ser a monótina geada de sempre...saco!! :evil: :evil:

Quem dera ter geada aqui onde moro. É uma ou duas vezes por ano... SE tiver.

 

Abraços com geada!

Link to comment
Share on other sites

 

Eu pensei que eu tivesse sido claro, mas pelo visto vocês não entenderam o que eu quis dizer!

Não estou duvidando da máxima de 14°C em Cascavel! Obviamente não! Afinal de contas, estamos falando de P.A.R.A.N.Á!

O que eu quis dizer é que se a máxima no domingo for de 14°C, obrigatoriamente a mínima no sábado tem que ser de 14°C pelo menos! Oficialmente dizendo, claro. Porque ninguém fica considerando máxima de 14°C (as 15h) se as 21h do dia passado ainda estava 18°C por exemplo. Os 14°C vira uma "máxima" não-oficial. E o que acaba valendo mesmo são os 18°C. Foi isso que eu estava falando, e vocês me interpretaram mal :roll:

 

A questão não é nem A nem B, Bruno.

A previsão do tempo neste caso não vai considerar a mínima diária, mas sim a mínima pela manhã! É claro que eu poderia ter jogado para sábado a mínima do final da noite (23h59), mas no entando, não vai corresponder de fato a previsão do dia.

No sábado o dia amanhece com 16 e a máxima talvez suba pra 20. Depois a temperatura cai, a noite para uns 13. Mas a previsão para a noite já se enquadrará na mínima do dia seguinte.

 

sacado?

 

Agora sim ficou esclarecido! ;)

Link to comment
Share on other sites

O INVERNO COMEÇA PRA VALER SEMANA QUE VEM E JUNHO EM 2009 PODE FUGIR NOVAMENTE AO PADRAO DA DÉCADA, E ASSIM COMO EM 2008, SER MAIS FRIO QUE A MÉDIA.

 

Tomara que julho não siga o padrão de 2008.

 

E que belo corredor polar está se desenhando para o início da semana :D

Link to comment
Share on other sites

Bom, o ETA segue uma tendência de frio mais modesto para o sudeste, já o GFS coloca bem mais frio. Se depender do primeiro, SP desce difícil dos 10C e JF nem abaixa dos 12C. Já pelo GFS, frio abaixo de desses valores facilmente e por vários dias. É torcer para que o ETA "mude de opinião", o que deve acontecer. abraços

Link to comment
Share on other sites

tanta chuva ajuda nas atividades do setor primário. Mas para a policultura, tradicional nos minifundios do Paraná, a quantidade de água ja promete passar do ponto!

 

imagem2trs.png

 

Nos últimos dias a reposição de umidade no solo foi boa no Paraná, principalmente no Oeste e Sudoeste do estado que passaram por uma semana (anterior) um pouco mais seca devido massa de ar seco e frio que predominava. Contamos agora com boas condições climáticas e solo umidecido para o desenvolvimento das culturas agro-exportadoras. A frente estacionária continua reforçando as instabilidades sobre a região mantendo a umidade relativa do ar muito alta em todo estado. O céu encoberto previsto para hoje e para os próximos 3 dias (sex, sab, dom) deve contribuir para uma evapotranspiração de referência em níveis bem baixos. A perda de água pelas plantas e pelo solo deve ficar abaixo de 0,5mm/dia. O padrão meteorológico deve ser alterado na segunda feira com a entrada de alta pressão causando gradual dissipação das nuvens. No entanto, para o começo da próxima semana, mais provavelmente entre terça e quinta feira, deve haver ocorrencia de geadas em diversas localidades e mínimas no estado do Paraná em torno de 3°C no Oeste, -1°C no Centro-Sul e 5° no Norte pioneiro, área principal do cultivo do café, no estado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acho que aquela neve granular made in china (a paraguaia ja foi rebaixada no Brasil :D )de 14 segundos que cai onde o vento faz a curva, ja vem se tornando uma possibilidade real em SJ/MI/Ausentes para próxima semana...

 

Agora, aquela neve que da pra tirar foto, filmar, ver caindo, ai eu ainda não arriscaria...

 

A neve "made in China" ou "paraguaia" já me parece quase certeza, mas realmente neve de acumular, que ESTÁ DIFÍCIL DE OCORRER HOJE EM DIA, ainda precisa de melhores rodadas por parte dos modelos.

 

quente no momento, faz torridos 26,1C !!!

Link to comment
Share on other sites

Será que em São Paulo conseguimos baixar de 10°C?? A torcida é grande. No momento 20,3°C por aqui.

 

Mantendo esta tendência, é certo que sim.

 

Espero que sim também, mas se for na forma da massa anterior, que Ctba teve 1ºC no Aero, complicado SP baixar de 10ºC.

 

Mas não vai ser como da outra vez. Será mais forte e avançará mais para o Norte, meu caro secador.

Link to comment
Share on other sites

Fala gente!

 

Maravilha o fórum na expectativa assim de novo ein, o fds vai ser do céu ao inferno nos modelos na dança final antes da MP.... :lol:

 

Dança maior que as previsão entre Climaterra e Simepar não tem!

 

Máxima de 21°C para segunda, com mínima de 9°C, para a Climaterra, máxima de 13°C e mínima de 4/5°C. Mas que nada, conhecendo o Simepar no sábado ou domingo o frio entra nas previsões!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.