Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/10/18 in all areas

  1. Apesar do breve período de calor, a tendência continua sendo que Fevereiro seja um mês com temperaturas abaixo da média no Centro-Sul. Nos próximos 15 dias (ou seja até quase o fim do mês), o ECMWF indica temperaturas abaixo da média de uma forma geral, em especial na próxima semana. O Carnaval tende a ser bem frio no sul do país, no tocante as mínimas. O Modelo Europeu indica mínimas de 7/8ºC na Serra Catarinense. Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, o calor predomina entre hoje e segunda-feira... A partir de terça-feira as temperaturas despencam e o "clima de outono" retorna até o fim da grade do Euro. Em termos de chuva, até o fim do mês, o Modelo Europeu sugere maiores acumulados entre São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul. Já no Rio Grande do Sul, a estiagem seguirá nos próximos 15 dias pelo Modelo Europeu.
    7 points
  2. Modelo Europeu vem insistindo a pelo menos 3 rodadas, em chuva extrema para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro durante a quarta de cinzas. Na Saída desta tarde (12Z), o Europeu coloca até quinta-feira, acumulados que superam os 300mm entre Petrópolis, São Gonçalo e Niterói. Na cidade do Rio de Janeiro, os acumulados chegariam a 200mm. Praticamente toda essa chuva cairia durante a quarta-feira de cinzas, no que parece ter algum tipo de efeito orográfico com o avanço do sistema frontal sobre o litoral do Sudeste. O GFS por sua vez não indica este cenário, e mostra acumulados de no máximo até 100mm na região.
    6 points
  3. Vejam o tamanho e ouçam o barulho das pedras. Foi na Argentina, ontem:
    6 points
  4. Para mim, a maior bizarrice é Lima e Salvador, estão praticamente na mesma latitude, conheço as 2 cidades, mas vou falar de Lima porque fiquei impressionado com o clima daquele lugar e vivi uma experiência na pele. Sempre achei um charme os dias cinzentos de SP. Fui para Lima a trabalho, fiquei lá 1 ano. Me falaram que o clima da cidade era ruim, porque era cinzento e frio, mas como em SP acontece dias assim e achava legal, achei que ia gostar. Ledo engano, Lima é fria e úmida, a sensação é desagradável. E apesar de úmida nao tem estação chuvosa, é um deserto, a média anual é inferior a 10mm, (acumulados com garoas). Tem inverno e verão, em geral de Abril a Novembro é raro ver o sol, meses de Junho, Julho e Agosto são o auge do inverno, era todo dia entre 11/12 graus de min e 18/19 de max, era dificil acertar um dia para conseguir ver o por do sol no Pacífico. Ainda pequei ano com Lanina e isto ajuda a cidade a ficar mais fria e cinzenta que o normal. Me lembro que em Julho eram semanas a fio sem ver a cara do sol de maneira alguma, para se ter uma idéia a insolação de Julho em Lima é menos de 30h, isto poe Curitiba no chinelo. A cidade tem um aspecto empoeirado, tem muito carro a diesel nas ruas e a fuligem se mistura com a garoa e fica uma "lama" suja nas calçadas e como não chove aquilo não se lava. Quando voltei me deu satisfação de ver como o céu ensolarado do nosso inverno é bonito e como é bom chuva.
    5 points
  5. 4 points
  6. A estiagem vai se agravando no RS. Onze municípios decretaram situação de emergência devido a perdas na agricultura e na pecuária. As percas já ultrapassam a cifra de 76 milhões de reais. Os municípios que decretaram situação de emergência (reconhecidos ou não): Amaral Ferrador, Morro Redondo, Cristal, Hulha Negra, São Jerônimo, Canguçu, Cerrito, Pedras Altas, Arroio do Padre, Turuçu e agora por ultimo São Lourenço do Sul. Irão decretar nos próximos dias: Herval, Camaquã, Chuvisca, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Bagé e Piratini. Em Bagé segue o racionamento de 12 horas. O pior é que não há previsão de reversão do quadro, pouca chuva esperada para o restante de fevereiro e para março. Abaixo previsão de acumulado total de chuva do Europeu (saída das 12 Z) para os próximos dez dias. Depois a disponibilidade de água no solo.
    3 points
  7. Para Março, o CFS continua mostrando mais do mesmo.... Tendência continua para mais um mês sem incursões de ondas de calor, e a seca no Rio Grande do Sul continua. Verão 2017/2018 segue a todo o vapor, para terminar sem nenhuma onda de calor significativa.
    3 points
  8. As tempestades mais devastadores que já vi na vida foram todas em Porto Alegre.
    2 points
  9. 1 point
  10. Eu havia esquecido do resumo de Janeiro... mesmo porque não há destaque algum aqui no vale: média 24h: 24,4C tudo normal, inclusive a chuva. Em casa: Média 24h: 24,9C
    1 point
  11. Outro dia quente nesse ameno Fevereiro, a máxima provisória é de 31,1C. Apesar do calor no carnaval, a Quarta-feira de cinzas já será extremamente amena, com possível máxima Sub-20. Efeito do ar polar que cruzará o Sul.
    1 point
  12. Previsões ainda muito desanimadoras. Fevereiro continua com cara de inverno, no que diz respeito as chuvas de verão. O Mirante tem apenas 1,4 mm acumulado neste mês. O pior é que choveu abaixo da média em janeiro, fevereiro esta indo pro mesmo caminho, situação nada boa, já que o outono esta logo ai...
    1 point
  13. Graaande Carlos, tudo bem, cara? Saudades de vc e dos seus tabelões! Possivelmente, Sampa vá neutralizar esse desvio até 3ª feira. Está bem quente por aqui desde 5ª feira. Esta noite foi insuportavelmente quente para dormir em Pinheiros, e assim seguirá. Após um refresco até o outro sábado, teremos novamente (aí pergunto: a primeira onda de calor do verão????), perdurando até o outro final de semana. Ainda não sei, mas se fosse apostar minhas fichas, Fevereiro fecha na média ou ligeiramente abaixo. Abraços amigo de Toronto!
    1 point
  14. Noite segue abafada em Sampa. Temos nesse momento poucas nuvens no céu. Não houve registro de chuva mais cedo. Agora temos ainda quentes 26.4 graus na Mooca. A umidade está baixa para a hora, 55%. Pelos modelos, as chuvas devem aumentar amanhã no leste paulista. Elas aconteceram entre o final da tarde e a noite. O euro indica que a região de Campinas terá acumulados entre 10 e 20 mm, enquanto a Grande SP e vale do Paraíba poderão ter acumulados ainda baixos, inferiores a 10 mm. Resumindo: quando mais para o interior, maiores as chuvas! Já o GFS mostra um cenário um pouco diferente, alguns locais isolados terão até 40 mm de chuva, enquanto outros até 0 mm. Enfim, bem irregular.
    1 point
  15. Lavras deve ser bem monitorada, já que afinal de contas, têm uma escola agrotécnica há mais de 100 anos. Sim, todas cidades citadas são boas para serem monitoradas. Lambari possui umas baixadonas espetaculares mesmo cara. Voltando em Lavras, a UFLA vai se instalar aí em Paraíso. Vai ser bom para a cidade. As cidades próximas aí de Paraíso a mais fria seria Muzambinho? E Franca, pq não registra mínimas tão baixas, a estação está em um topo? Acho interessante as terras altas pra cima de Ribeirão da Alta Mogiana, são um oásis do calor infernal de Ribeirão e região. Umas baixadas ali na cota de 900, 1000 metros devem registrar algo parecido com o INMET de Paraíso, creio eu.
    1 point
  16. Distrito de Monte Verde, MG - Janeiro 2018 Média e precipitação em relação a média 2000-2010 -Média mínima: 14,0°C (-0,7°C) - Média máxima: 23,2°C (-1,2°C) - Mínima absoluta: 10,0°C - Máxima absoluta: 28,4°C - Maior mínima: 16,2°C - Menor máxima: 17,2°C - Precipitação: 412,4 mm (+184,4) - Maior precipitação em 24 hrs: 70,2 mm (dia 7)
    1 point
  17. URUPEMA - EPAGRI - JANEIRO 2018 Média 24hs: 17,3°C (-0,8°C)* Média das mínimas: 12,2°C (-0,6°C)* Média das máximas: 23,8°C (-0,7°C)* *Semi-normal 2010-2017 (viewtopic.php?f=134&t=16254#p550852) Máxima absoluta: 27,4°C Mínima absoluta: 1,4°C RECORDE Maior mínima: 16,1°C RECORDE Menor máxima: 17,6°C Precipitação: 288,0 mm Maior precipitação em 24hs: 50,4 mm (dia 16)
    1 point
  18. Um grupo de cientistas amadores fãs de auroras boreais descobriu um novo fenômeno atmosférico nos céus do norte do Canadá. Eric Donovan, professor da Universidade de Calgary, identificou a coluna de luz violeta em uma série de fotos compartilhadas no Facebook. A princípio, foi definido como um arco de prótons. Mas Donovan descartou a hipótese ao avaliar que não seria possível ver isso a olho nu. Diante do mistério, Donovan e seus colegas recorreram a um conjunto de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) que estuda o campo magnético da Terra para obter mais informações. Assim, descobriram que a coluna de luz é uma corrente de gás que flui em grande velocidade nas partes mais elevadas da atmosfera terrestre. Uma luz chamada Steve Cientistas analisaram o fenômeno usando satélites localizados a uma altitude de 300 km e notaram que o ar dentro da coluna era 3.000ºC mais quente e circulava a uma velocidade 600 vezes maior do que o ar do entorno. Pouco se sabe, além disso, sobre a enorme linha de luz violeta. Acredita-se que não seja uma aurora boreal, porque não resulta da característica interação de partículas solares com o campo magnético da Terra. O novo fenômeno foi batizado de "Steve", em referência à animação Os Sem-Floresta (2006), em que os personagens usam esse nome para falar de uma criatura que nunca tinham visto antes. "É um fenômeno natural lindo, observado primeiro por cientistas amadores e que despertou o interesse de cientistas profissionais", destaca Roger Haagmans, pesquisador da ESA. "No final das contas, é bastante comum, mas que ainda não o havíamos notado. Isso só foi possível graças a uma soma de esforços." Fonte: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2017/04/25/o-fenomeno-da-coluna-de-luz-violeta-flagrado-pela-1-vez-nos-ceus-do-canada.htm
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.