Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Today
  2. Chuva e trovoadas seguem constantemente em Florianópolis. Temperaturas entre 13 e 14°C. 20240518_011733.mp4
  3. Pós 2000 foi um marco de mudança climática, e pós esse vulcão aí negócio ficou mais louco ainda, no mais sextou pra mim e tô sem condições de escrever o que penso kkkkk Amanhã faço textão ou textinho sobre o que achou dessa bagunça aí.
  4. bem lembrado sobre o vulcão!!! Tá aí um assunto que seria MUITO legal ver a opinião do pessoal com experiência e conhecimento aqui do forum, tipo vc e vários outros, mas eu vou só ler pq não tenho tanta base técnica (e nem empírica kkkkkkkkk)
  5. Sobre o debate dos modelos, desde que acompanho aqui no BAZ percebi que nos últimos 4 anos eles estão "enlouquecendo" pessoal aqui já percebeu a tempos que a previsão estendida está horrível (MPs sempre jogadas pro fim da grade que simplesmente somem e aparecem no outro mês ou bolha do inferno que não se concretiza), algo que lembro até 2020 por aí não era tão sofrível essa previsão. Quero jogar pra quem entende aí o que Eu no leigo leigo penso, tivemos o Vulcão aí que jogou uma quantidade de partículas absurdas na Atmosfera, quem não lembro do por do sol rosado/avermelhado que tomou conta do Brasil? + Transição de La Nina forte pra El nino forte + transação pra La nina forte de novo. Então nos últimos 4 anos teve vulcão e transição El nino/nina fortes + bolhas de água fria e quente no pacífico que quem vê os vídeos do Coutinho sabe. São muitos parâmetros, acho que só uma atualização absurda de parâmetros pros modelos conseguirem pegar tudo e calcular corretamente a previsão .
  6. Eu ia comentar sobre isso. Eu acompanho o clima, como os amigos aqui, há bastante tempo. Mas percebi também que deu essa piorada, ou estagnada, porém, meu palpite é que as mudanças climáticas estão dificultando muito as previsões dos modelos, pois elas vêm causando recentemente diversos cenários inusitados (ondas de calor fora de época, ou muito prolongadas, enchentes com maior frequência - mesmo que em locais diferentes, e por aí vai). E esses novos cenários, mais extremos e estranhos, possivelmente não estão sendo bem absorvido pelos algoritmos desses modelos, que acredito estarem alimentados por dados de várias décadas em que o clima era mais bem comportado. Mas é só meu palpite, na verdade é uma dúvida que tenho, que estou colocando aqui como uma hipótese, que levantei aqui justamente para tentar entender o que está acontecendo com os modelos.
  7. Depois dos 30 a gente começa a entender as mensagens passadas nestes desenhos, são brilhantes. Outro clássico é aquele do frajola com insônia, assistam que vale a pena: 12 grau
  8. O @Maicon já resumiu bem o que penso, mas só gostaria de frisar esse ponto que você escreveu aqui. Eu te dei dezenas de exemplos recentes de "temperaturas pré-2000" e médias das décadas de 60 e 70 medidas no 5° DISME do centro de Belo Horizonte - topo urbanizado e verticalizado. Alguns, inclusive, superaram qualquer registro de qualquer década. Sobre as anomalias, infelizmente não há o que fazer. É sentar e aguardar.
  9. Eu ia comentar sobre isso. Eu acompanho o clima, como os amigos aqui, há bastante tempo. As vezes fico com a impressão de que a previsão do tempo deu uma estagnada ou até piorou, de uns anos pra cá. Os modelos até mostram bem as tendências, com 4, 5 dias de antecedência, mas dentro de uma grande margem de erro. E principalmente nas estações intermediárias (Primavera e Outono). Acho que acertam mais quando estamos no auge do verão ou no meio do inverno (onde tem, aqui no RJ é um baixo verão). Estou em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Agora 22°. Aqui é um dos locais mais frescos da cidade. Estou tendo um alívio.
  10. SOBRE O BLOQUEIO, E SE VAI SER QUEBRADO AINDA EM MAIO... Screen_Recording_20230706-125523_Samsung Internet_360x760.mp4
  11. Eu também não crio expectativa em relação às previsões. É muito mais fácil de eu acreditar em uma onda de calor/bloqueio que está sendo previsto no médio/longo prazo do que em uma previsão de forte MP ou de bastante chuva (até porque é mais fácil de um modelo acertar um bloqueio do que chuva). ------ Outro Hobby interessante e quem tem a ver com meteorologia é passar a acompanhar as previsões e o tempo em locais como o Chile, Uruguai, Argentina e até mesmo Austrália, Nova Zelândia e Africa do Sul, enquanto esse desastre não se despede. ------ Noite com grande diferença entre um e outro local da capital paulista. Dos frios 15 graus no extremo sul aos 25 graus em áreas bastante urbanizadas. Temos a presença de céu limpo.
  12. Cara, entendo perfeitamente sua revolta, 34°C - 35°C de máxima por vários dias a essa altura do campeonato faz qualquer um coringar mesmo. Eu no teu lugar já teria perdido a sanidade mental com essas temperaturas a muito tempo! Mas note nos gráficos que o aquecimento ele sempre é gradual ao longo dos anos, não há nenhum fator novo para nos levar a um padrão totalmente fora da curva de uma hora para outra. Essas coisas assim acontecem apenas em filmes de hollywood. Vamos ter outros eventos bizarros como este? Sem dúvidas! Mas na maior parte do tempo, vamos permanecer perto da média, em condições mais toleráveis. Não é uma questão de se, mas sim de quando a normalidade voltará. Pode ate não ser em 2024, mas uma hora volta. #VaiPassar
  13. Extremas hoje aqui foram 11.8 a 17.5 graus com sol,nublando e uma pancadinha de chuva. Eu não crio mais expectativa em relação ao clima, me limito a registrar e acompanhar a previsão.
  14. Anomalias mensais do Galeão em 850 hPa (sondagens) esse ano: De longe é a maior anomalia registrada desde 1961 quando começaram as sondagens. Até o começo dessa semana a anomalia estava em +6,x Outro dado: A altura média do nivel de 500 hPa nesse mês está em 5930 m. O famoso janeiro e fevereiro de 2014 tiveram respectivamente 5896 m e 5891 m.
  15. Sou técnico em Transportes e Trânsito, embora não esteja mais atuando no ramo. Conheci 2 caras deste vídeo aqui, um deles inclusive hoje é meu amigo e o maior hobbie dele é aviação. Mas se quiser, passo o seu contato para te iniciarem na busologia! https://youtu.be/798Qi-d0Gwk?si=cVi-hM63G6BTrEp1
  16. A previsão do Google usa mais de um modelo. Eles tentam fazer uma média dos modelos, junto com previsões locais com interpretação dos modelos por agências de previsão.
  17. Também acho absurdo, estamos entrando na era da inteligência artificial, e não vejo nenhum avanço substancial nos modelos de previsão atmosférica.
  18. Não sei o que você quis dizer com "gurus do tempo", mas tem um cara que eu confio em relação às previsões, pois ele já se mostrou correto quando muita gente duvidava. E isso não é de hoje! O cara é o Ronaldo Coutinho. O bicho é monstro em relação à interpretação dos modelos e previsão para curto e médio prazo. O @coutinhoajuda muita gente que trabalha com agricultura (que não é o meu caso, mas eu curto as previsões dele). Mas a intenção do meu post não é provocar discórdia. Vamos ser otimistas em relação a esse inverno, pois há chances, sim, de ele ser bem próximo à média da normal 91 - 20.
  19. eu já não sei mais nada, íamos ter uns 20 mm de chuva hj, e abriu sol. AINDA BEM, na verdade. Não estou reclamando. Mas realmente mostra a dificuldade dos modelos. Eu digo isso com base no tempo.com, que acho que usa o europeu. No weather.com, que é aquela previsão padrão que aparece no google, que não sei qual modelo usa, já dizia que não choveria hj. E o tempo.com insistiu em chuva. Então realmente tá tudo muito confuso mesmo, e não devemos sofrer antes da hora.
  20. Oi Renan, na minha opinião de leigo (mas de leigão mesmo, daqueles bem leigo) talvez o cenário seja mais propício pra uma Primavera abaixo da média, mesmo que venha um inverno meia boca né? Só pra confirmar se estou interpretando corretamente as postagens aqui do pessoal que manja mais dos paranauê.
  21. 🌥️☁️☁️☁️☁️🌧️⛈️ Máxima: 27,4°C em Rio Negrinho/Centro Mínima até o momento: 8,2°C↓ em Urubici/Serra do Corvo Branco Menor máxima até o momento: 12,5°C↑ no Morro da Igreja Rajada máxima: 91,37 km/h no Morro das Torres Precipitação máxima até o momento: 89,69 mm↑ em São Joaquim/Fabrini > Mais um dia com frio bloqueado no sul catarinense. Segue um padrão diferente e a serra não consegue acompanhar (proporcionalmente). Serra teve chuva e bastante vento NO. Mas amanhã a situação muda, e volta a esfriar na serra. > O Vale do Itajaí teve mínimas bem altas novamente. As máximas estão boas e não faz calor. > A máxima ficou na região do @SandroAlexoutra vez. Região que está absurdamente quente.
  22. Matheus. O tópico é monitoramento. Se a gente não fizer isto, não há nada pra postar. Todos sabem o objetivo do BAZ. Está explicito que não é previsão do tempo. Mas monitoramento de modelos. E não estamos passando pano. Muito pelo contrário. Todos os dias as anomalias de +7, +8 estão sendo postadas aqui a exaustão, inclusive. A questão é que estamos monitorando justamente pra saber quando o bloqueio será quebrado. Quando surge um indício disto aqui será postado, goste ou não. Pois este é o objetivo do BAZ, fazer monitoramento e análise dos modelos.
  23. Várias pancadas seguem em direção a ilha. Amanhã podem ocorrer acumulados +100 mm em alguns pontos de Santa Catarina. Aero Floripa desde às 19h com trovoadas. Existe informação de bastante turbulência nos voos.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.