Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. Por aqui no RJ também, principalmente ontem no domingo. Hoje ainda também tá bem fresco. O jogo virou, graças a Deus!
  3. Today
  4. Frio em junho, segundo o Coutinho, apenas depois do dia 08... Epagri Ciram seguindo na mesma linha.
  5. Ponta Porã - MS ainda fica mais a NORTE do que São Paulo capital. Ponta Porã fica na latitude 22,50 e São Paulo capital na 23,50. São Paulo capital aproximadamente 110 km mais a sul.
  6. Boa tarde a todos. A menor máxima desde ago/23 foi registrada aqui no Alphaville JF ontem: 16,4˚C. Mas, vejam que interessante: até agora a menor temperatura do ano ainda são aqueles 14,5˚C de jan/24. Os próximos dias devem mudar isso, com certeza.
  7. Sim. Falta de estações meteorológicas oficiais dá nisto. O INMET deveria fazer um projeto de amplo monitoramento por aqui. Só fazer convênio com Prefeituras, etc. Mas o pouco que tem sequer manutenção há. Vide José Bonifácio, que está off há muito tempo.
  8. Só de o interior de SP não ser tão quente quanto os modelos apontam já está bom para mim. É impressionante como sempre plantam uma bolha de calor aqui, mesmo em situações de MPs continentais que normalmente avançam por aqui sem nenhum obstáculo. Mps bloqueadas mais ao sul e as marítimas tudo bem, porque aí incidência é mais indireta mas no caso das continentais me parece apenas uma calibração ruim dos modelos que de alguma forma não se ajustam bem à geografia do lugar. Aquela foto que postei de manhã segue inalterada, assim como a temperatura. Agora é aguardar a quarta-feira que promete a primeira mínima de um dígito (de madrugada é claro porque nessa latitude não dá para espera melhor que isso).
  9. Não tenho! Eu sou só entusiasta do assunto mesmo! Vou tentar trazer fotos, geralmente tô no trabalho nesse horário, então entro rapidinho pra dar uma olhada KKKKK, realmente, essa região do estado sempre me surpreende nessas massas polares
  10. Tarde interessantíssima por aqui, simplesmente segurando a menor marca diurna entre as estações do INMET. Nem o Morro da Igreja bateu!
  11. Fiz um registro do acesso a POA de quem vem da Região Metropolitana pela BR-116. Fluxo razoável trancando no trecho que havia desabado na Freeway (BR-290) bem abaixo das alças da antiga ponte do Guaíba e também na chegada no Centro. Hoje o trânsito no local estava relativamente tranquilo (até haver o protesto na Freeway dos moradores que estão há 25 dias fora de casa na Vila Farrapos e no Humaita!). Depois trago o vídeo que fiz hoje. Agora 16,1°.
  12. Sim. Lembra muito, inclusive, minha cidade interior de SP. 🙃 Bem que o interior de São Paulo pelo menos poderia ser assim...🥲
  13. Foi uma coisa absurda. De 50 a 60% da cidade foi inundada. A proporção foi parecida em São Leopoldo. Agora chove fraco e faz 16,2° com 94%. Mínima foi 13,9° logo à meia-noite.
  14. Impressionante o potencial para frio de Ponta Porã, quase na mesma latitude de SP. Tem a localização geográfica perfeita pra sentir o potencial total de toda MP continental.
  15. Tu tem estação meteorológica aí? Manda fotos também da sua cidade também pra gente apreciar. Realmente o clima daí numa continental é único no Brasil para esta latitude!
  16. PONTA PORÃ TEM 7°C NO AEROPORTO, E VENTOS DE 20KM/H MAIS FRIA QUE URUGUAIANA (10°C) E BAGÉ (12°C)!!
  17. Por falar em gelado… se liga nessa tarde de geladeira na região de Ponta Porã. Temperatura às 14h:
  18. Na verdade o que aconteceu foi que o análogo a 2016 está ocorrendo em Buenos Aires e nessa região da Argentina, talvez Uruguai tb. É como se fosse o 2016 do RS mas nessas regiões, com um mês de Maio gélido por lá. O maio de 2016 tinha sido o mais gelado no RS desde o de 88. O junho de 2016 se não me engano foi o quarto mês mais frio da história de POA. Provavelmente o junho em Buenos Aires será um GEEEELOOO Tem AP pra vender aí ou trocar aí? Kkk
  19. Acumulado de chuva nas capitais até 27/05(acima de 100mm) Porto Alegre Belém Novo 529,8mm Porto Alegre conv 513,6mm Macapá 382,3mm Maceió 375,6mm Boa Vista 342,4mm Manaus 277,8mm Salvador Rádio Farol 262,2mm Salvador conv 256,8mm Aracaju 255,4mm Belém 253,6mm Florianópolis ETE/Insular CASAN Epagri 217,6mm Natal 197,5mm São Luís aut 169,4mm João Pessoa 138,1mm Fortaleza conv 133,1mm Curitiba 128,6mm
  20. Esta semana, segundo o SMN, teremos temperaturas mais altas que as que vínhamos tendo em Buenos Aires, mas ainda assim boas para maio: Já o fim da grade parece outubro, mas nao vou reclamar (tanto) por enquanto, porque maio já foi surpreendentemente gelado, muito nao se pode pedir:
  21. Com a madrugada nublada, hoje a mínima nao foi tao baixa, de 7,8°C. Mas vamos tendo outra tarde incrivelmente gelada para maio aqui: 10,3°C agora!
  22. Buenos Aires ontem: Mínima: 3,5°C Máxima: 11,4°C - menor em 15 anos para maio Dia incrível, com timing perfeito. Madrugada de tempo aberto, proporcionando uma madrugada gelada, bem abaixo do previsto, e dia todo nublado, impedindo aumento acentuado da temperatura, com a menor máxima para maio desde 2009! Foto da gelada tarde de ontem, que tirei no bairro de San Telmo:
  23. Boa tarde! Buenos Aires no sábado: Mínima: 2,5°C Máxima: 12,9°C Tivemos a madrugada mais fria do ano. Durante o dia, permaneceu gelado, apesar da presenca do sol (o céu esteve parcialmente nublado).
  24. Eu acho por demais interessante essa característica do nosso estado. A Região Metropolitana é uma área de transição dentro de Minas Gerais. Nessa época do ano, pode acontecer isso que está na imagem (tempo nublado/chuva na zona da mata e sol na capital), as nuvens podem avançar mais e deixar o dia parcialmente nublado (maioria das vezes) ou, ainda, a nebulosidade densa fechar o tempo por aqui também, com chuviscos. Geralmente ficamos perto da transição do sistema e, quando o tempo fica nublado aqui, normalmente não avança muito além também. Uma evidência forte desse comportamento (talvez até uma consequência dele) é a distribuição dos biomas no estado. A RMBH é a última fronteira da Mata Atlântica em Minas Gerais antes do domínio do Cerrado e, especificamente a cidade de Belo Horizonte está rigorosamente dentro da transição da Mata Atlântica para o Cerrado. Quando falarem que o bioma predominante em BH é um ecótone de Mata Atlântica e Cerrado, ACREDITEM: Em tese, o centro de BH está na Mata Atlântica e a Pampulha, no Cerrado. É incrível quando a gente viaja para norte e a vegetação vai mudando significativamente. em Sete Lagoas, o cerrado já é bem mais característico, ainda com resquícios da Mata Atlântica, e, em Curvelo, o Cerrado já domina completamente o cenário e começam a aparecer as chamadas "matas secas" (completamente decíduas no inverno), inexistentes aqui. Reparem que esse comportamento das nuvens respeita quase perfeitamente os limites dos biomas. No verão, esse comportamento é semelhante, mas voltado às chuvas tropicais. A maioria das ZCAS atinge a capital e o centro de MG, enquanto um número menor de corredores chegam na zona da mata e no sul de Minas. Já vi muitas vezes chuvaradas na capital perderem força a medida que avançamos a sul, provavelmente pela menor influência do corredor de umidade a sul. Mais uma vez, coincide com a mudança nos biomas. Apesar do texto longo (eu me empolgo), espero ter contribuído para o conhecimento geral do nosso estado. . . . Monitoramento: como foi dito, muito pouco desse sistema chegou aqui. Só aumento de nuvens, queda ligeira de máximas e vento. Está muito agradável, mas não foi dessa vez que chegou o frio. A próxima MP promete avançar um pouco melhor, finalmente trazendo as menores temperaturas do ano, que ainda estão lá em janeiro ( ) nos topos. Deve fazer uns 13 graus, com máximas de 24. Agora, o céu está parcialmente nublado, às vezes ameaça ficar nublado, com 24,6C na Pampulha ao meio dia.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.