Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
DSoares

Estação Alto Quiriri - Um dos pontos + altos do NE de SC!

Recommended Posts

Olá, amigos do BAZ!

Ontem, dia de Finados (02/11/2013), parti em mais uma empreitada na busca de dados climatológicos. Fui até o morro do Bradador, município de Garuva, vizinho de Joinville, onde o GPS acusou algo entre 1530 e 1534 metros. É o ponto mais alto da região nordeste de SC e o ponto mais alto da dita Serra do Mar de Santa Catarina.

Do trevo entre a BR-101 e a SC-418 (antiga SC-301), foram mais de 90 Km de carro até chegar a base do morro, a 1278 m.s.n.m aproximadamente (dados GPS).

Base do morro.

20131102_155731_zps8022d935.jpg

Lá no alto, pude encontrar o morro do Bradador envolto em nuvens e que na hora da instalação tinha temperatura de 13,8ºC, vento de aproximadamente 15 km/h constante e muita, mas muita umidade.

Infelizmente, não consegui sinal de internet estável no local. O sinal de celular é muito variável, uma hora tem bastante sinal e em poucos segundos some tudo. Mas já estou trabalhando em alguma forma para colocar a estação online.

Aqui vão mais algumas fotos do local. Pena que estava envolto em nuvens, mas é um local belíssimo que fica muito próximo (em linha reta apenas 30 km) de Joinville.

Chegando no alto do morro

20131102_170712_zps2ebb6842.jpg

Nuvens baixando sobre os vales

20131102_190839_zps5c7f0fce.jpg

Estação instalada!

20131102_184501_zps133ca901.jpg

20131102_185606_zps21a573d4.jpg

Foto: meia baixada a mais de 1450 metros de altitude!!! Não estou afirmando nada, mas essa parte mais amarelada, quando passei mais perto, tinha cara de ser queimada de geada! A julgar que no final de outubro eu registrei 4,7ºC na Joinville Serrana, a aprox. 860 metros de altitude, dá para imaginar quanto não pode ter feito nesta baixada! Ali é um ponto em que no mínimo deixarei um termômetro máxima e mínima de mercúrio da Incoterm. No mínimo!

20131102_184652_zpsf5ea0df8.jpg

Detalhe: o Google Earth não capta essa baixada...

Infelizmente, meu carro não passou por um pequeno riacho que saia da lagoa que aparece na foto da base do morro e deixei ele ali mesmo para encarar o desnível de mais de 250 metros a pé, com mochila nas costas e uma mala na mão com a estação e seu suporte e ferramentas. Bruto!

Como chegamos de tarde no topo do morro, acabamos descendo de lá por volta de 19:30 e ainda tivemos que desatolar o meu carro. Apenas em duas pessoas! Resumo da ópera: ficamos quase 2 horas para desatolar o carro e saímos de lá 22:00. Chegamos em Joinville APENAS 00:30.

Ahh mais um detalhe: ao sair de lá, as 22:00, a região em que meu carro estava registrava em torno de 14ºC com névoa úmida mas com muitas estrelas no céu. Ao descer para Campo Alegre, em torno de 850 metros de altitude, havia nuvens baixas que deveria estar em torno de 1000 a 1100 metros sobre o nível do mar, ocasionando chuviscos na região! Ou seja, muitas vezes por lá o tempo pode estar aberto enquanto no seu entorno podem haver muitas nuvens! Isso é fantástico!!

Que animal! Coisa de baziano mesmo! Guerreiro pelos dados e ampliação da rede de PWS no Brasil.

Mal posso esperar os dados desta região interessante. Votei no outro local, mas este vai dar o que falar também. Principalmente nas máximas.

Aventura emocionante, Diego!

Trabalho de kem entende e não desiste do q ker...

A região é bela e intrigante, como já havíamos comentado certa vez e com certeza teremos belas surpresas pela frente, tanto com as temperaturas qto com as precipitações!

Feliz!

Abraços!

Que animal! Coisa de baziano mesmo! Guerreiro pelos dados e ampliação da rede de PWS no Brasil.

Mal posso esperar os dados desta região interessante. Votei no outro local, mas este vai dar o que falar também. Principalmente nas máximas.

Valeu, Caio..a empreitada foi monstruosa mesmo..cansativa mas logo logo vai ser compensadora...

Tem alguns pontos interessantes de monitoramento. Começarei monitorando de forma mais simples, mas quem sabe num futuro não instale outras estações?

Abraços!

BELO LOCAL, NÃO DEVE SER O MAIS ALTO, POR CARTAS DO EXÉRCITO, "VI" PONTOS COM 1600/1700.

AQUELA BAIXADA DEVE TER UMAS BELAS MÍNIMAS, DEVE NEVAR COM FREQUÊNCIA.

Grande, Coutinho!

Essas altitudes, salvo engano, ficam do lado do PR, região do Araçatuba em Tijucas do Sul...do lado catarinense esta região, ao que consta, é mais alta. O morro do Padre Raulino também passa dos 1500 metros.

Estou tentando baixar as cartas do exército para tentar verificar as altitudes..

Coutinho, como aquelas baixadas existem outras tantas ao norte do morro onde instalei..mas aquela ali me chamou a atenção..

E pra finalizar: achas que neva com que frequência no local? Acho que paraguaias ocorrem quase todo o ano, mas algumas um pouco mais consistentes devem ocorrer de quanto em quanto tempo??

Abraços

Aventura emocionante, Diego!

Trabalho de kem entende e não desiste do q ker...

A região é bela e intrigante, como já havíamos comentado certa vez e com certeza teremos belas surpresas pela frente, tanto com as temperaturas qto com as precipitações!

Feliz!

Abraços!

Valeu, Carlos...quando ela ficar online vai dar para ter uma boa ideia das terras altas do NE de SC e do Leste Paranaense..

Abraços!!

Que Local , Parabens Diego ancioso pra ver os dados dai , seria o local mais alto de uma estaçao no sul depois do Morro da Igreja ?

Valeu, William! Eu tb estou ansioso pelos dados..

Essa estação seria a mais alta do sul depois do Morro da Igreja sim...assim que ela estiver funcionando redondinha eu vou comunicar o pessoal do próprio CIRAM...

Abs.

Estou tentando baixar as cartas do exército para tentar verificar as altitudes..

Coutinho, como aquelas baixadas existem outras tantas ao norte do morro onde instalei..mas aquela ali me chamou a atenção..

Essas não servem?

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SG-22-Z-B-II-1.jpg

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SG-22-X-D-V-3.jpg

Não consegui encontrar a folha de São Miguel, vizinha à de Garuva, a oeste.

Tentei achar "na raça", alterando os códigos, mas aparece: "Not Found". :sad:

Grande Aldo, muito obrigado!

Justo a de Sâo Miguel eu não consegui achar também...mas essas já me ajudam...

Valeu!

BELO LOCAL, NÃO DEVE SER O MAIS ALTO, POR CARTAS DO EXÉRCITO, "VI" PONTOS COM 1600/1700.

AQUELA BAIXADA DEVE TER UMAS BELAS MÍNIMAS, DEVE NEVAR COM FREQUÊNCIA.

Grande, Coutinho!

Essas altitudes, salvo engano, ficam do lado do PR, região do Araçatuba em Tijucas do Sul...do lado catarinense esta região, ao que consta, é mais alta. O morro do Padre Raulino também passa dos 1500 metros.

E pra finalizar: achas que neva com que frequência no local? Acho que paraguaias ocorrem quase todo o ano, mas algumas um pouco mais consistentes devem ocorrer de quanto em quanto tempo?? COM FORÇA NÃO DEVE SER TÃO CONSTANTE, CREIO A CADA 10 ANOS +- CHUTE .

Abraços

ESTAS CARTAS EU VI NA EPAGRI EM 87/90, LEMBRO QUE TINHA PICOS ENTRE 1500/1700 NO LADO SC.

comentários em breve

Valores das máx D. Francisca me são estranhos...

Região mto próxima de Piraquara, mas temperaturas bem distantes das daki..

Abraços tristes e incafifados!

comentários em breve

Valores das máx D. Francisca me são estranhos...

Região mto próxima de Piraquara, mas temperaturas bem distantes das daki..

Abraços tristes e incafifados!

Campesino,

São as máximas de maio 2013.

OPA....deves ter razão erro de digitação nas Máximas da Dona Francisca.

Eu digitei a partir de uma imagem.

Certamente peguei coluna errada.

Vou jantar e corrigir.

Obrigado Campesino....os mapas por consequência devem estar com colunas trocadas.

Sorrry pela c@g@d@

Já volto.

Vou à padaria para reflexões....campesinas.

Obrigado.

Abração

Mafili, deves ter pego (pegado) (verbo abundante) a coluna de de temp. Média. .

No aguardo das correções então e de antemão agradeço o empenho :good:

Belíssimo trabalho, Mafili!

Estes gráficos são um colírio para os meus olhos admiradores de gráficos do TEMPO & CLIMA!

(e de nuvens e relâmpagos e chuvas e geadas e....)

Parabéns