Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/17/18 in all areas

  1. Novembro de 2018 já é o 4° mês de Novembro mais chuvoso em Palmas desde o início dos registros dos dados na estação do INMET localizada na cidade. Já temos 332 mm acumulados neste mês. O mês mais chuvoso do ano até o momento foi Fevereiro com 345 mm acumulados. Dados INMET
    7 points
  2. Chuva - novembro - até o dia 16 Anomalia de precipitação Chuvas, por enquanto, bem cima da média em áreas entre MG e GO (onde ficam represas importantes para o setor elétrico) e também no oeste da Bahia. Já no estado paulista, apenas o norte que está acima da média. Chuva total acumulada Maiores acumulados entre o centro-oeste e sudeste e sul do NE, o que é normal para essa época do ano. Pouca chuva na metade sul de SP.
    3 points
  3. Muita chuva nesta tarde em Palmas são 66 mm acumulados na automática sendo 49 mm em apenas 1h. Na minha casa já tenho mais de 70 mm acumulados
    3 points
  4. RECORDE: Tempestade de neve de ontem foi a 4º maior da história para um mês de Novembro em NYC e a mais precoce entre os registros.
    3 points
  5. Pessoal, Conforme conversamos no grupo de WhatsApp do BAZ, queremos fazer uma vaquinha para comprar uma estação meteorológica para o Sr Wolfgang de Itapiranga, ele tem mais de 80 anos de dados, anotados rigorosamente todo dia. Ele é um agricultor de poucas condições financeiras e não teria condições de comprar uma estação. Como eu vendo estações, me comprometi a vender a estação por 800,00 reais para poder ajudar. O preço normal de venda é 1500,00 reais. Então preciso saber quem tem interesse em ajudar, para depois definirmos um valor para cada um. Seria um belo presente de Natal a ele. Segue o link da Vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/estacao-meteorologica-sr-wolfgang Quem não quiser fazer pelo site, me chame no privado que eu passo o número da conta. Estipulamos o valor de R$50,00 por pessoa.
    2 points
  6. Por enquanto vão ajudar: FERNANDO KEISER FELIPE BACKENDORF AUGUSTO GOELZER DEIVID BECKER MARCELO ANDONI (NÃO É CERTEZA) TIAGO RIEGER JEAN COUTINHO  MORETÃO  KEVIN NAZARENO DIEGO SOARES MAURO SILVA GABRIEL CARDOSO JARDEL Já temos 16 pessoas.
    2 points
  7. Para cá o erro foi ter previsto o grosso da chuva para hoje e não para ontem igual aconteceu. As chuvas de hoje foram bem irregulares, típicas de verão. Para os próximos dias, o euro continua indicando pouquíssima chuva. E pelas imagens de satélite, percebo uma grande concentração da umidade no meio do continente, e não no litoral, igual nas últimas ocasiões. Parece que esse será o padrão do período chuvoso 2018-19.
    2 points
  8. Além da vaquinha, no que eu puder, gostaria de contribuir no que for preciso. Vou estudar a possibilidade de estar presente com os amigos no dia da instalação e fazermos um baita encontro. Minha mãe tem parentes em Maravilha/SC e estava sugerindo de visitá-los em breve comigo. Vou dar a ideia para aproveitar a oportunidade.
    2 points
  9. O modelo europeu extremamente instável para a próxima semana. Unica coisa que dá para saber é q vai chover muito. Ontem previa mais de 150mm pra cá. Hoje mais de 240mm em uma semana. Para outras regiões do sul de MG, triângulo mineiro e interior paulista entre 400mm e 600m em uma semana. Para a região de Frutal, MG no triângulo mineiro previsão de mais 353mm!!! em 24hr(recorde de lá é de 164mm) no dia 21 e 500mm em uma semana.
    2 points
  10. O Sr. Wolfgang merece. Segue a noticia encontrada pelo @jean10lj fonte: http://www.microbacias.sc.gov.br/visualizarNoticia.do?entity.noticiaPK.cdNoticia=5144
    2 points
  11. Segue o link da Vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/estacao-meteorologica-sr-wolfgang  Quem não quiser fazer pelo site, me chame no privado que eu passo o número da conta. Estipulamos o valor de R$50,00 por pessoa.
    1 point
  12. Acontece o mesmo na cidade de São Paulo. Canalizam os rios e córregos; aí chove demais, as galerias não dão conta e... aqueles transtornos todos. Isto sem falar que, geralmente nos trechos canalizados, a água flui mais rápido do que no leito natural, chegando mais depressa e com maior volume aos rios maiores. Já vi debates sobre o assunto. Muitos técnicos da área são favoráveis a canais abertos em vez de galerias. Entre outros motivos, pelo simples fato de que fica muito mais fácil efetuar limpeza e desobstrução de um canal aberto. Mas o grande e maior problema é a ocupação indiscriminada das várzeas dos rios e córregos. Segundo os geógrafos, a várzea nada mais é que o leito maior do rio, isto é, o leito do rio na época das cheias. Se a cidade invade este leito maior, o resultado são os problemas de enchentes que vemos corriqueiramente nas grandes cidades brasileiras. Tenho um amigo que é engenheiro civil com grande experiência em projetos de obras urbanas. E ele é categórico: "Várzea de rio é pra ser ocupada por parques e preservadas. Nada de construções". Mas... vai convencer os governantes e as pessoas que tomam decisões...
    1 point
  13. Foi mais um fiasco a previsão de hoje. Isso porque ocorreu tudo ao contrário do que se previa. O consenso geral era: Risco alto de chuva forte, tempo mais nublado e máximas comportadas. O que se viu: Sol entre nuvens, intenso abafamento, máxima de 29 graus na minha estação e 1,4mm de chuva, rsrsrs
    1 point
  14. Por enquanto vão ajudar: FERNANDO KEISER FELIPE BACKENDORF AUGUSTO GOELZER DEIVID BECKER MARCELO ANDONI (NÃO É CERTEZA) TIAGO RIEGER JEAN COUTINHO  MORETÃO  KEVIN NAZARENO DIEGO SOARES
    1 point
  15. Mais um dia abafado em Varginha. Máxima ficou na casa dos 31/32°C - com abafamento chato. Mínima boa de 17/18 graus na área urbana. A chuva chegou com força às 17:30, e durou um bom tempo com certa intensidade. Agora faz 19/20 graus.
    1 point
  16. Sr Wolfgang já está sabendo e ficou muito contente com a nossa iniciativa.
    1 point
  17. Acho melhor todos os participantes do BAZ fazerem uma vaquinha para contratar um vidente do que confiar nos modelos neste momento.
    1 point
  18. O canal de umidade deu uma recuada. O grosso da chuva agora pegaria áreas entre o sul de MG, nordeste de SP e triângulo. RMBH já ficaria um pouco de fora da festa. Norte/nordeste de Minas teria pouquíssima coisa. Até mesmo o Paraná teria chuva significativa. Já o GFS mostra uma melhor distribuição nas chuvas. Choveria de maneira razoável em áreas mais ao norte de MG O grosso de tudo isso, seria em GO e DF. GFS 12z de hoje (16/11)
    1 point
  19. Não tá dando pra apostar 1 centavo nessas previsões do Europeu ! Hoje mostrava tempo encoberto por aqui e com bastante chuva, e por enquanto não caiu nada. Também teve bons momentos de sol, e a máxima ficou muito acima do previsto.
    1 point
  20. Desculpem, essa é a normal correta 1891-2010, de Curitiba (oficial). A anterior que eu coloquei acima desconsiderem, saiu com um pequeno errinho (uma década duplicada)
    1 point
  21. Mais ao sul, na província de Valência, valores de chuvas exorbitantes têm caído nos últimos dias, causando muitos transtornos. Na cidade de Barx, foram acumulados 535,5 mm em 39 horas e segue chovendo!
    1 point
  22. Sr Wolfgang provavelmente passando os dados para o computador...
    1 point
  23. Verdadeira tempestade tropical ontem em Barcelona. Até 160 mm reportaram algumas estações:
    1 point
  24. Eu e o @jean10lj nos disponibilizamos para a instalação
    1 point
  25. Muito show a ideia, ele merece esse presente de natal. Minha dica é que quem não pode doar muito mas mesmo assim quer doar algo pode colocar a quantia. Eu ajudo a dividir
    1 point
  26. Atmosfera sem vento em médios níveis + alto calor + umidade torna qualquer previsão impossível. Somente com radar, que por algum motivo esta la entocado e a CEMIG nao me respondeu ate hoje. Lembrando que varios corregos de BH possuem sensores para detectar aumento de nível....se isso e usado pra alguma coisa eu acho que nao ne. A unica forma de comunicato que vejo é pelo Twitter. Sendo que tem pouquíssima penetração no Brasil. Nem pra deixar a informação disponível para a população geral. Eu poderia fazer um app que alerta as pessoas pelo celular rapidamente. Mas o Estado é atrasado demais. A solução que a Prefeitura adota é aumentar vazão dos córregos canalizados. Pior prática impossível, pois eles tapam os rios e esperam que tudo de certo. Daqui a 10 anos o volume mensal de chuva aumenta, mais rios canalizados e de nada adianta. foto: https://www.otempo.com.br/cidades/noventa-anos-de-canalização-1.1116227
    1 point
  27. 6feira nublada e agradável em Sampa! No limite para um "mormaço", mas está ainda agradável. ZCAS ou ZCOU no próximo findi? Palpite: Novembro, para Sampa, terminará ou na média, ou pouca coisa abaixo. Ou seja: EXCELENTE!
    1 point
  28. Se for olhar a previsão do Euro, a Defesa Cívil apenas foi na onda do modelo, pois ele também não previa esse dilúvio. E hoje descobri que uma das vítimas desaparecidas após a enchente na Vilarinho era uma adolescente conhecida minha. Muito triste o que aconteceu!
    1 point
  29. Setembro e outubro/2018 em Matão: A maior temperatura de 2018 até o momento (e espero que pare por aí) ocorreu em setembro, com 37,5°C. Uma primavera bem suave, eu diria. Normalmente passa dos 37°C em outubro várias vezes. A máxima de 35,4°C em outubro foi a menor absoluta desde 2011 para o mês. Itajubá-MG (Unifei)
    1 point
  30. que estranho. aqui choveu apenas 20mm... choveu bem mais dias atras e não aconteceu nada. nessas horas, cade o radar da cemig, cade os alertas da defesa civil? eu vi uma noticia que estavam treinando moradores a fechar ruas em temporais....país de quinta categoria. Aqui a responsabilidade deles:
    1 point
  31. Acumulados de chuva de 12:30 às 20:30 em Belo Horizonte, segundo a Defesa Cívil: Barreiro - 35,0 mm Centro Sul - 38,6 mm Leste - 22,4 mm Nordeste - 12,6 mm Noroeste - 35,8 mm Norte - 20,6 mm Oeste - 63,6 mm Pampulha - 95,4 mm Venda Nova - 84,6 mm A automática do Inmet na Pampulha registrou 40 milímetros. Temos 2 mortes confirmadas após uma enchente e segue chovendo.
    1 point
  32. Ontem o destaque do calor em Santa Catarina foi a grande Florianópolis, Águas Mornas teve máxima de 36,8C destoando bastante das outras regiões. O auge do calor ficou por conta do Vale do Ribeira, no Sul paulista com máximas muito parecidas com o evento pré-frontal intenso de Novembro de 2017, que trouxe a máxima do ano aqui.
    1 point
  33. Normais do Aeroporto Afonso Pena, comparadas com as normais de Curitiba/INMET (em cinza). Abaixo, os dados considerados:
    1 point
  34. Essa é a normal climatológica de Curitiba (oficial), 1891-2010, feita de acordo com dados retirados do site http://berkeleyearth.lbl.gov/auto/Stations/TAVG/Text/152832-TAVG-Data.txt . Alguns dados antigos consegui verificar e são idênticos ou muito próximos das medições que eu tinha. Considero, portanto, dados fidedignos e plausíveis. Abaixo coloco as normais 1981-2010,1961-1990, 1931-1960, 1901-1930, 1895-1900:
    1 point
  35. Ontem acumulei 19,1 mm e não passei dos 27,1°. Mas foi um dia abafado. Hoje finalmente o calor intenso cedeu. Tive mínima de 17,7°. Mas nada de fresco ou coisa do tipo. Agora já tenho 28,8° com 47%. Baita massa de ar """frio""".
    1 point
  36. Europeu decepcionante mesmo, muito instável, como tem sido em boa parte dessa primavera. Na próxima rodada, se bobear, já recoloca tudo novamente. Hoje de madrugada, uma chuva forte surpreendente, trouxe 25,4mm e com isso o mês já tem 128mm. Vamos chegar na média padrão do mês nos próximos 5 dias.
    1 point
  37. Uma coisa que já reparei é que o Europeu não sabe lidar com a entrada de ar polar no sudeste nessa época do ano. Sempre que a temperatura vai cair um pouco, eles automaticamente reduzem muito a chuva. O GFS não está nem aí para esse detalhe. Na última semana, quando ficamos com tempo frio e chuvoso, aconteceu a mesma coisa, o europeu só colocou a chuva em cima da hora. Mas no início do mês eles acertaram, tanto que ficamos vários dias com seu nublado e pouca chuva em BH. Já começou a chover por aqui. As chances de superar os 20 milímetros em 10 dias previstos pelo Europeu para a região de BH nas próximas horas são bem grandes.
    1 point
  38. Este tópico tem a função de apresentar os principais índices de instabilidade, sua descrição e valores de referência. NDICE K O Índice K (ºC) é uma medida do potencial de instabilidade baseado na variação vertical de temperatura, no conteúdo de umidade na baixa troposfera e na extensão vertical da camada úmida. K = (T850 - T500) + Td850 - (T700 - Td700) , onde: T850 = temperatura do nível de 850 hPa (ºC); Td850 = temperatura do ponto de orvalho do nível de 850 hPa (ºC); T700 = temperatura do nível de 700 hPa (ºC); Td700 = temperatura do ponto de orvalho do nível de 700 hPa (ºC); T500 = temperatura do nível de 500 hPa (ºC); Quanto mais positivo for o índice K, maior será a probabilidade de tempestade. Os valores do índice K variam com a estação do ano e localização. Valores de K acima de 30 são indicadores de alta probabilidade de ocorrência de convecção profunda. Valores de referência para formação tormentas com o Índice K. K < 20 = Nenhuma 20 < K < 25 = Tormentas isoladas 25 < K < 30 = Tormentas amplamente dispersas 30 < K < 35 = Tormentas dispersas 35 < K < 40 = Muitas tormentas ÍNDICE CAPE A Energia Potencial Convectiva Disponível (Convective Available Potencial Energy), o CAPE (J kg-1) mede a energia potencial disponível para a convecção. CAPE POTENCIAL CONVECTIVO 0 a 1000 Marginalmente instável 1000 a 2500 Moderadamente instável 2500 a 4000 Acentuadamente instável > 4000 Extremamente instável ÍNDICE TOTAL-TOTALS O índice Total-Totals (TT) é utilizado para identificar potenciais áreas com desenvolvimento de tormentas convectivas. É o resultado da soma dos índices convectivos Cross-Total (CT) e VerticalTotal (VT). TT = CT + VT Assim como o índice K, a maior limitação do índice TT é a dependência da umidade em 850 hPa, pois a umidade em baixos níveis pode estar abaixo dessa superfície. Quando a massa de ar é quente e úmida, esses índices dão interpretações semelhantes, mas quando o ar é mais frio e seco o TT tem melhores resultados por dar um peso maior à presença de ar frio em níveis médios. TT é calculado com a temperatura no nível de 850 hPa mais a temperatura do ponto de orvalho no nível de 850 hPa menos duas vezes a temperatura no nível de 500 hPa. TOTAL = ( TD850 - T500 ) + ( T850 - T500 ) = T850 + TD850 – 2T500 , onde: Valor de TT Atividade Convectiva < 44 Potencial fraco 44 até 50 Tormentas moderadas 50 até 55 Tormentas fortes > 55 Tormentas muito fortes Continua....
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.