Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

PNI - Instalação Abrigo Rebouças


Artur Chiovitti
 Share

Recommended Posts

Abrigo Rebouças: Algumas fontes situam sua altitude em 2540 metros e outras em 2350 metros. A verdade é que calibrei meu altimetro em 2458 metros no posto MArcão e o caminho para o Rebouças é DESCIDA. Fiz varias medições no altimetro em diversos momentos e obtive as seguintes leituras:

 

10 da manha - 2395 metros

11 da manhã - 2404 metros

meio dia - 2408 metros

 

Tirando a média (as diferenças de pressao diarias justificavam esta alteracao): 2402,33 metros de altitude.

 

Numa das pontas se via o topo do maciço das prateleiras, na outra ponta o Pico das Agulhas Negras. O vale onde fica a estação Rebouças é FECHADO em todos os lados, com paredões que superavam facilmente os 50 metros de desnível. Passando o Rebouças, mais 500 metros subia um promontório, para em seguida despencar pelo paredão que alcançava 300 metros do outro lado.

 

Vamos as fotos:

 

1) Calibração da estação Rebouças: 0,0.

7ZfUTVI.jpg

 

2) Panoramica da Baixada do Rebouças 360 graus:

HHX3yTm.jpg

 

3) Localização da estação no fundo da baixada:

EowyYid.jpg

 

4) Eu finalizando a instalação da estação. Notem a altura do abrigo, acima de 1,50 metro de altura:

G3BlTJI.jpg

 

5) Vista do Pico das Agulhas Negras (2787 metros de altitude). Bem no meio da foto, a tonalidade do pico está mais azulada, para que reconheçam melhor.

YzCo4o1.jpg

 

6) Represa proxima ao Abrigo Rebouças, onde no dia que fez -6,9, foram coletadas placas de gelo de mais de 1 CM de espessura. Reparem na barragem de concreto:

STXJ0XB.jpg

 

7) Área de acampamento delimitada pelo parque:

PPeCMEN.jpg

 

8) Pausa contemplativa:

guMMW0V.jpg

 

9) Estrutura montada pelo parque para refeições dos visitantes. Reparem a bica dágua, bebi a água de lá e desde sábado meu estomago nunca esteve tão bem na minha vida! Boa e GELAAAADAAAAA, acredito que estava uns 6 ou 5 graus a temperatura da água:

v5ORH37.jpg

 

10) Fechando o album, eu no Abrigo Rebouças:

FBeO9vi.jpg

 

Um último tira-gosto: A estação montada no momento em que o sensor registrou 8,2 graus. Observem a neblina, vem e vai numa velocidade impressionante.

1tfibO3.jpg

Link to comment
Share on other sites

Artur,

 

Fotos espetaculares! Já parou pra pensar que você é a única pessoa no Brasil que já instalou duas estações acima dos 2.000m de altitude! Vai entrar pro Guinness Book daqui a pouco! hehehe

 

Parabéns por batalhar mais essa pro BAZ, espero que os dados sejam espetaculares e em breve voltamos lá pra colocar os repetidores de sinal e deixar a estação online!

 

:hi: :good:

Link to comment
Share on other sites

Artur,

 

Fotos espetaculares! Já parou pra pensar que você é a única pessoa no Brasil que já instalou duas estações acima dos 2.000m de altitude! Vai entrar pro Guinness Book daqui a pouco! hehehe

 

Parabéns por batalhar mais essa pro BAZ, espero que os dados sejam espetaculares e em breve voltamos lá pra colocar os repetidores de sinal e deixar a estação online!

 

:hi: :good:

 

Pois é...eheheheh só falta um jeito de eu ganhar dinheiro com isso!

 

Sobre os dados serem espetaculares...aguardem, creio que teremos surpresas ehehehe

Link to comment
Share on other sites

Arthur e Carlos uma empreitada dura,mas feita com muita boa vontade, no decorrer dos dias vai deixar muitos bazianos satisfeitos e surpresos com as temperaturas do Rebouças.

Fotos bem legais, pelo jeito a estação vai amanhecer com geada em muitos dias do ano.

Que venha muitas massas polares fortes para o sudeste.

Parabéns aos dois.

Link to comment
Share on other sites

Que lindo lugar da pra ir do Marcao até la apé ? Em junho to indo la !

 

 

Amigos como colocaram essa barra de ferro no carro ? Qual o tamanho dela ? E quanto dela esta enterrado no chao ?

 

1 barra de 3 metros dividido em dois (braçadeiras de parafuso pra pegar nas duas pontas). Está enterrada cerca de 40 cm...

Link to comment
Share on other sites

Que lindo lugar da pra ir do Marcao até la apé ? Em junho to indo la !

 

 

Amigos como colocaram essa barra de ferro no carro ? Qual o tamanho dela ? E quanto dela esta enterrado no chao ?

 

1 barra de 3 metros dividido em dois (braçadeiras de parafuso pra pegar nas duas pontas). Está enterrada cerca de 40 cm...

 

 

To levando pra Gonçalves um tubo de ferro galvanizado de 2,40 , pretendo enterralo 70cm no chao ! Sera que sera necessario esse 3 pontos ancorados ao chao ?

Link to comment
Share on other sites

Que lindo lugar da pra ir do Marcao até la apé ? Em junho to indo la !

 

 

Amigos como colocaram essa barra de ferro no carro ? Qual o tamanho dela ? E quanto dela esta enterrado no chao ?

 

1 barra de 3 metros dividido em dois (braçadeiras de parafuso pra pegar nas duas pontas). Está enterrada cerca de 40 cm...

 

 

To levando pra Gonçalves um tubo de ferro galvanizado de 2,40 , pretendo enterralo 70cm no chao ! Sera que sera necessario esse 3 pontos ancorados ao chao ?

 

Pra Vue eu nunca usei isto não...70 cm no chão darão uma boa resistência já..

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Artur,tecnicamente você está de bermuda.

 

:good: :good: :good:

 

 

Mafili, tecnicamente estava me sentindo muito bem com frio de 9 graus na hora da instalação.

 

Só as canelas q tavam congelando eheheheh

 

Ansioso pelo registro das 2 menores mínimas do território brasileiro nesta madrugada.

 

Olhando GFS, Global e ECMWF, tem potencial pra -3 no Marcão e -5 ou até -6 no Rebouças.

 

PH, desculpe....vc tem q vir conhecer o frio da Mantiqueira...Não sabe de nada, inocente!!!!

Link to comment
Share on other sites

Artur,tecnicamente você está de bermuda.

 

:good: :good: :good:

 

 

Mafili, tecnicamente estava me sentindo muito bem com frio de 9 graus na hora da instalação.

 

Só as canelas q tavam congelando eheheheh

 

Ansioso pelo registro das 2 menores mínimas do território brasileiro nesta madrugada.

 

Olhando GFS, Global e ECMWF, tem potencial pra -3 no Marcão e -5 ou até -6 no Rebouças.

 

PH, desculpe....vc tem q vir conhecer o frio da Mantiqueira...Não sabe de nada, inocente!!!!

 

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

RTEmagicC_compadre-comercial.jpg.jpg

Link to comment
Share on other sites

Artur,tecnicamente você está de bermuda.

 

:good: :good: :good:

 

 

Mafili, tecnicamente estava me sentindo muito bem com frio de 9 graus na hora da instalação.

 

Só as canelas q tavam congelando eheheheh

 

Ansioso pelo registro das 2 menores mínimas do território brasileiro nesta madrugada.

 

Olhando GFS, Global e ECMWF, tem potencial pra -3 no Marcão e -5 ou até -6 no Rebouças.

 

PH, desculpe....vc tem q vir conhecer o frio da Mantiqueira...Não sabe de nada, inocente!!!!

ANTES VENHA AQUI NUM DE VENTANIA COM O FRIO TÍPICO, DEPOIS PODERÁS IR A SOLEDADE SE ESQUENTAR UM POUCO.... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
Link to comment
Share on other sites

Artur,tecnicamente você está de bermuda.

 

:good: :good: :good:

 

 

Mafili, tecnicamente estava me sentindo muito bem com frio de 9 graus na hora da instalação.

 

Só as canelas q tavam congelando eheheheh

 

Ansioso pelo registro das 2 menores mínimas do território brasileiro nesta madrugada.

 

Olhando GFS, Global e ECMWF, tem potencial pra -3 no Marcão e -5 ou até -6 no Rebouças.

 

PH, desculpe....vc tem q vir conhecer o frio da Mantiqueira...Não sabe de nada, inocente!!!!

Coitado, não conhece a Cerca Velha em dia de minuano :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Que lindo lugar da pra ir do Marcao até la apé ?

 

Dá pra ir tranquilo a pé do Marcão até o Rebouças. Foi uma das caminhadas mais incríveis que fiz na vida. Era uma segunda-feira de manhã e eu estava sozinho, num silêncio absoluto.

 

Dá pra ir de carro até o Rebouças, mas são pouquíssimas vagas e a estrada entre o Marcão e o Rebouças estava péssima (set/13).

Link to comment
Share on other sites

Artur,tecnicamente você está de bermuda.

 

:good: :good: :good:

 

 

Mafili, tecnicamente estava me sentindo muito bem com frio de 9 graus na hora da instalação.

 

Só as canelas q tavam congelando eheheheh

 

Ansioso pelo registro das 2 menores mínimas do território brasileiro nesta madrugada.

 

Olhando GFS, Global e ECMWF, tem potencial pra -3 no Marcão e -5 ou até -6 no Rebouças.

 

PH, desculpe....vc tem q vir conhecer o frio da Mantiqueira...Não sabe de nada, inocente!!!!

Coitado, não conhece a Cerca Velha em dia de minuano :rofl:

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Ah tem um detalhe que nem na cerca velha nem em Sao Joaquim vai sentir....QUEIMADURA SOLAR DE ALTITUDE. Eh pior que na praia com 40 graus!.

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Ah tem um detalhe que nem na cerca velha nem em Sao Joaquim vai sentir....QUEIMADURA SOLAR DE ALTITUDE. Eh pior que na praia com 40 graus!.

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

 

CUIDADO QUE NA COXILHA DA PANTERA DO DEDO FURADO, A INCRÍVEIS 899,9 M O SOL EM DIAS DE MINUANO E CÉU LIMPO O SOL BRILHA NA HORIZONTAL EM PLENO MEIO DIA! :sarcastic: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

MAS UMA VEZ NÃO RESISTI, CORNETA PH...

Link to comment
Share on other sites

PARABÉNS AOS QUE SE EMPENHARAM NESTA EMPREITADA, EM ESPECIAL AO ARTHUR.

 

Olha, isso que vocês fizeram, mais a estação do MI, eram o SONHO MAIS SONHADO de todos os bazianos de 2001 e 2002.

 

A gente viajava imaginando como seria monitorar nestes ícones do frio brasileiro.

 

Quem era daquela época sabe do que eu to falando! :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.