Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Automática do Inmet no alto do Itatiaia RJ


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

AUTOMÁTICA DO INMET NO ITATIAIA RJ

 

Pessoal,

 

Acabei de ter uma reunião com o Disme do Rio de Janeiro.....e fiquei extremamente otimista com o resultado da reunião. Contei do Baz , das nossas estações, e toda historia do Itatiaia....como registros, repercussão da Imprensa etc....

 

Diante disso, o Diretor do Inmet em Brasilia Antonio Divino Moura, entrou em contato comigo e ressaltou que o lugar poderia ter mesmo uma estação automática, mas que 1o , vão fazer uma analise para saber quais são as estações que estão em demanda.

 

O Disme do Rio me disse que existem dois problemas principais.

 

1-Segurança

2-Manuntenção (no caso do pluviometro que precisa ser feita manutenção de tres em tres meses)

 

Expliquei que a estaçao ficaria a 20 metros da guarita do PNI onde se encontra nossa Davis e que em 1 ano ali, nunca aconteceu nada.

 

Qto a manuntenção, o Disme disse que se houver uma manutenção de tres em tres meses dos guardas ou por alguem do nosso grupo e se o Gestor do PNI garantir segurança chance de se instalar é muito grande.

 

Dai o Disme do Rio vai enviar um documento para Brasilia para o Diretor Antonio Divino Moura, colocando o PNI como prioridade máxima.....Inclusive a estação que irá pra lá é a automatica de Jacarepaguá que foi desativada por falta de segurança...

 

Agora é falar com o gestor do PNI, e enviar a documentação para o Disme do Rio de Janeiro e pronto...

 

A previsão para a automática do Inmet no PNI inaugurar é para Maio....completou o Disme do Rio...

Link to comment
Share on other sites

Olha...se der tudo certo mesmo vai ser um sonho...aliás outro sonho realizado no BAZ..!!

 

O Inmet já adiantou que vão precisar de uma area de 15m quadrados e inclusive já perguntou a altitude do local.

 

Será uma destas que irá pra lá....a da foto é do Pico do Couto

 

A610.jpg

 

Seria muito, mas muito importante no dia da instalação do Inmet caso este projeto dê mesmo certo, alguem do Baz estar presente...pra determinar o local certo...!!

 

Já adianto que o PNI vai querer deslocar nossa estação para outro local, pois não fará sentido uma ao lado da outra. Eu colocaria no Morro da Antena Grande (2.603m), mas acho que ele vão querer desloca-la para parte baixa...que pra nós , penso que não interessa..!!

Link to comment
Share on other sites

2o passo dado..!!

 

Acabei de falar com o Leonardo do PNI , ele irá enviar para o Disme do Rio ainda hoje, informando que há sim uma garita de segurança na Parte alta e que a manutenção do Pluviomentro será feita por eles e que cederá espaço fisico para a estação.

 

O Leonardo ja adiantou que se colocasse a estação do Baz no Morro da Antena (grande) há 2.603m....não haverá problema...que poderá ser feito sim...!!

Link to comment
Share on other sites

O PNI ACABA DE MANDAR A DOCUMENTAÇÃO PARA O INMET RJ....COM AUTORIZAÇÃO DO LOCAL, INFORMANDO VIGILANCIA 24HS E TB DISPONIBILIDADE PARA MANUTENÇÃO DA ESTAÇÃO.

 

AMANHA O PROCESSO IRÁ PARA BRASILIA PARA APROVAÇÃO.....

 

AGORA É ACENDER 1 VELA...!!!

 

Já to achando incrível que já vai sair do RJ amanhã em plena sexta e de carnaval. Depois é orar pela burocracia em Brasília.

Link to comment
Share on other sites

O PNI ACABA DE MANDAR A DOCUMENTAÇÃO PARA O INMET RJ....COM AUTORIZAÇÃO DO LOCAL, INFORMANDO VIGILANCIA 24HS E TB DISPONIBILIDADE PARA MANUTENÇÃO DA ESTAÇÃO.

 

AMANHA O PROCESSO IRÁ PARA BRASILIA PARA APROVAÇÃO.....

 

AGORA É ACENDER 1 VELA...!!!

 

Parabéns, Carlos!

 

Agora é torcer para que tudo dê certo. :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Já adianto que o PNI vai querer deslocar nossa estação para outro local, pois não fará sentido uma ao lado da outra. Eu colocaria no Morro da Antena Grande (2.603m), mas acho que ele vão querer desloca-la para parte baixa...que pra nós , penso que não interessa..!!

 

Só interessaria se tivesse segurança permanente no Abrigo Rebouças. Cara, uma estação por lá seria perfeito!!!

Oops, agora entendi "parte baixa" como aquela parte do PNI que fica junto à cidade de Itatiaia. :laugh: Lá não tenho o menor interesse.

 

Pena que aquele espaço é cedido para grupos de aventureiros e muitos deles tem a mão leve... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Parabéns Carlos, bela iniciativa!!!!

 

Falando em manutenção; será quem faz a manutenção na estação do Morro da Igreja, que em 2014 não está marcando precipitação. Poderiam arrumar isso antes das 'janelas de neve'.

 

Valeu turma...quem responde pela estação do Morro da Igreja que eu saiba é o Disme do RS..o chefe lá é o Solismar...gente boa...Qto a manutenção não sei responder se são eles ou o Epagri Ciram em parceria...

Link to comment
Share on other sites

Vlw turma..

 

O que me chamou a atencao, foi a velocidade das coisas..hoje apos a reuniao entrei em contato com o gestor do PNI e o mesmo na hora já preparou uma documentação com autorização e tudo mais....tudo em 2 horas....O que me deixou otimista tambem, foi que o Disme RJ vai colocar como prioridade esta estação.

 

Agora resta esperar, afinal eles são da mesma família federalxfederal.......

Link to comment
Share on other sites

Ótima notícia Carlos Dias

eu já tinha comentado aqui sobre a estação de Jacarepaguá estar encaixotada aguardando um novo lugar.

Se a estação Inmet ficar mesmo no Posto Marcão será ótimo.

 

Quanto a nossa Davis não aceito que vá para topo de morro, existe espaço para duas, a nossa Davis transmite de minuto a minuto sendo muito mais interessante.

 

Acredito que o Antônio Divino Moura vai aceitar no momento que receber o comunicado do Inmet do Rio. O Divino conseguiu em sua gestão muitas coisas superlegais para a Meteorologia brasileira,prédio que vai começar a ser construído este ano e que vai abrigar todo acervo das cadernetas de estações de todo o Brasil, com dados até do século XIX das mais antigas, os dados estão sendo todos digitalizados, em poucos anos teremos acessos até de estações desativadas e as em funcionamento, no Banco de Dados do Inmet.

 

Meu sonho é pesquisar os dados da estação convencional de Muriaé-MG que ficava em baixada e foi instalada em novembro de 1914, com dados completos até 1965 e depois foi para um topo de morro em dezembro de 1975 até abril de 2004.

atualmente é uma automática de topo.

Link to comment
Share on other sites

Ótima notícia Carlos Dias

eu já tinha comentado aqui sobre a estação de Jacarepaguá estar encaixotada aguardando um novo lugar.

Se a estação Inmet ficar mesmo no Posto Marcão será ótimo.

 

Quanto a nossa Davis não aceito que vá para topo de morro, existe espaço para duas, a nossa Davis transmite de minuto a minuto sendo muito mais interessante.

 

Acredito que o Antônio Divino Moura vai aceitar no momento que receber o comunicado do Inmet do Rio. O Divino conseguiu em sua gestão muitas coisas superlegais para a Meteorologia brasileira,prédio que vai começar a ser construído este ano e que vai abrigar todo acervo das cadernetas de estações de todo o Brasil, com dados até do século XIX das mais antigas, os dados estão sendo todos digitalizados, em poucos anos teremos acessos até de estações desativadas e as em funcionamento, no Banco de Dados do Inmet.

 

Meu sonho é pesquisar os dados da estação convencional de Muriaé-MG que ficava em baixada e foi instalada em novembro de 1914, com dados completos até 1965 e depois foi para um topo de morro em dezembro de 1975 até abril de 2004.

atualmente é uma automática de topo.

 

Marinho, legal que pensa como seria melhar manter nossa estação na encosta, mas eu penso assim: Se for pra ganharmos uma estação do Inmet em troca de colocar a nossa estação lá em cima do morro da antena, mataríamos dois coelhos com duas cajadadas: continuariamos tendo exclusividade da estação mais alta do Brasil (2603 mts altitude), e ao mesmo tempo, mesmo que percamos nas mínimas, poderíamos ter uma estação mais fria ainda na média anual e bem mais ventosa de onde está localizada.

 

Mas se não precisarmos mexer, seria melhor.

 

Ou então, como provavelmente eu estaria lá pra ajudar até na escolha do local, eu indicaria a colocação da estação do Inmet já na baixada do planalto, ia pegar mínimas ainda mais interessantes!

Link to comment
Share on other sites

Galera, conheci a região da mantiqueira a mais ou menos 1 mês, e fiquei muito impressionado, por isso resolvi entrar aqui nesta comunidade pois fico muito curioso com respeito as temperaturas q lá se registra no inverno!

Pessoal, o morro da entena fica em qual municipio????

 

Seja , bem vindo Breno..!! O Morro da Antena (2.603m) fica acima da casa de furnas (2.478m) dentro do Parque Nacional do Itatiaia que fica no Municipio de Resende RJ.

 

Itatiaia38.jpg

Link to comment
Share on other sites

Galera, conheci a região da mantiqueira a mais ou menos 1 mês, e fiquei muito impressionado, por isso resolvi entrar aqui nesta comunidade pois fico muito curioso com respeito as temperaturas q lá se registra no inverno!

Pessoal, o morro da entena fica em qual municipio????

 

Opa legal que foi lá conhecer! O morro da Antena, assim como a maior parte do parque nacional - Parte Alta, se encontra no município de Resende. O topo do pico das Agulhas Negras fica bem na divisa entre Itamonte e Resende.

Link to comment
Share on other sites

Parabens pela iniciativa!!

 

Sem sombra de duvida é um avanço na meteorologia brasileira, ter uma estação de um órgão vinculado a Organização Mundial de Meteorologia, há uma altura de 2400m (independente de ser habitada ou não)... Isso fora a estação do próprio BAZ, que poderá ser alocada há uma outra localidade, permitindo melhor acompanhamento no Itatiaia.

 

Quesito segurança ao menos não deve ser nenhum problema... Primeiro porque não é habitável e segundo que tem os guardas...

 

Bom. Que tudo dê certo! :good2:

Link to comment
Share on other sites

2600 metros de altitude deve ser interessante acompanhar os dados meteorológicos. Mas no caso os dados seria aberto ao publico podendo ser checados em algum site ou restrito????

 

Todas estações do INMET são disponibilizadas online.Tinha até uma na Antártica,em Comandante Ferraz, mas aconteceu aquela tragédia.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

[Resposta do Inmet / Aut no PNI

 

Prezado Sr. Carlos Alberto Dias, Pesquisador do Grupo Brasil Abaixo de Zero,

 

Agradecemos seu detalhado e-mail, mencionando a relevância de suas observações, bem como seu entusiasmo com as pesquisas realizadas no Parque Nacional do Itatiaia.

 

Sua solicitação será repassada internamente para ser analisada em confronto com outras demandas

que temos no vários municípios brasileiros.

 

Entendemos sua argumentação sobre a necessidade de monitoramento no PNI. E isto será

levado em conta em nossas análises. Porem, no momento, não temos como atender sua recomendação.

 

Agradecemos mais uma vez o contato e almejamos sucesso continuado em suas pesquisas Sub-Zero.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.