Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Projeto - 2a estação oficial do BAZ


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

2a estação do BAZ

 

Pra mim a prioridade agora é dar inicio a colocação de uma Davis Vue, que custa muito mais barato que uma Pro e o local seria o PNI novamente... O Lubacris diz pra instalarmos uma no Pico do Itapeva em Campos do Jordão, mas acho que o Pq do Itatiaia, merece no mínimo três estações e na minha opinião se trata de prioridade máxima. Campos já conta com 2 estações do Inmet, uma davis na Vl Inglesa e outra no Jaguaribe, alem da Automatica do Inpe no Capivari.

 

Qto ao local seria o Morro da Antena (2.603m), o PNI instalaria um cercado igual este da foto onde está o Evandro e pronto....vamos ter mais uma Davis lá em cima. Alguem iria lá uma vez a cada 2meses extrair os dados...ou poderiamos fazer mensal..a coleta em sistema de rodízio.

 

Se chegarmos a um consenso e for mesmo o PNI o local indicado para a 2a estação, posso entrar em contato com os getores do PNI para ver este 2o projeto...

 

Qto a terceira Davis poderia ser uma proximo ao Abrigo Rebouças...mas teríamos ver a questao de segurança

 

467188_10151587215207863_290939995_o.jpg

 

Posto Marcão (2.457m) com o Morro da Antena ao fundo (2.603m)

 

DSC00525.jpg

 

Nosso amigo Evandro no Morro da Antena (2.603m)

 

Itatiaia38.jpg

 

No Alto , Morro da Antena (2.603m) , abaixo Casa de Furnas (2.478m)

 

GE+Itatiaia.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 148
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Carlos cotando pra comprar pro Pico dos Marins e Pro Itapeva , o dolar e os impostos estao bem puxados e algumas lojas nos EUA nao querem mandar pro nosso territorio mais , uma vue estao saindo hoje quase o dobro do que 1 ano atras , ta compensando mais comprar com alguem que tem estoque no Brasil ou alguem que vai pro EUA direto e poderia trazer ... MALDITO BRASIL !

Link to comment
Share on other sites

Uma Davis Vue hoje deve sair por uns 3 mil reais....que o DSoares me confirme se possível..Só uq eno meu ver seria uma situação diferente não dependendo de internet. Colocaríamos a estação e no fim do mês seria feita a coleta de dados. Minha duvida é onde que ficaria o console...Teríamos que fazer uma abrigo ali em cima....ou ficaria no Posto Marcão, mas daí a Davis Vue tem alcance de 300 metros e creio que não daria...Mas o Artur uma vez me disse que é possivel estender esta distancia com algum opcional que não me recorde o nome...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, uma pequena correção: nas imediações do Morro do Couto existem duas antenas de Furnas (antena menor e antena maior).

 

Ambas são separadas por poucos metros, mas a antena maior tem acesso asfaltado e é a que fica à vista para quem se encontra no Posto Marcão. A antena menor, que é o local onde tirei a foto, fica logo atrás e não tem vista direta para quem está no vale das Agulhas Negras. Para se chegar à ela, tem uma trilha à direita próxima ao final da estrada asfaltada que dá acesso à antena maior. Essa mesma trilha leva ao cume do Morro do Couto (2.680m) e a antena menor fica mais ou menos à 2.630m acima do nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

Uma Davis Vue hoje deve sair por uns 3 mil reais....que o DSoares me confirme se possível..Só uq eno meu ver seria uma situação diferente não dependendo de internet. Colocaríamos a estação e no fim do mês seria feita a coleta de dados. Minha duvida é onde que ficaria o console...Teríamos que fazer uma abrigo ali em cima....ou ficaria no Posto Marcão, mas daí a Davis Vue tem alcance de 300 metros e creio que não daria...Mas o Artur uma vez me disse que é possivel estender esta distancia com algum opcional que não me recorde o nome...

 

 

Por esse valor mesmo , da pra usar um reptido só nao sei qual a distancia ele alcança

Link to comment
Share on other sites

Evandro,

 

Atrás de vc tem uma mata...vc sabe se é possivel aterramento ali ou é pedra...??

 

E a distancia do Marcão...qto tempo de caminhada..??

 

Carlão, mato que cresce entre as pedras. Terreno muito duro, rocha nua.

 

À partir do Posto Marcão são mais ou menos 1h30 de caminhada, isso inclui paradas rápidas para beber água e recuperar o fôlego. A subida é bem íngreme e a altitude faz efeito sobre o corpo.

 

Se for possível subir de carro até a antena maior, o trajeto fica bem menos cansativo.

Link to comment
Share on other sites

Essa antena maior que está diznedo não são estas do Morro da Antena (2603m)...são do Morro do Couto..?? Que eu saiba o Morro do Couto está`há 2.680m

 

A do Morro do Couto é a antena menor, local em que tirei a foto. Está a 2.630m e fica à direita da estrada asfaltada que leva à antena maior. O acesso é feito por meio de trilha.

Link to comment
Share on other sites

Nunca mais fiz cotação de estação, Carlos...mas deve girar por isso mesmo...

 

Acho interessante esse projeto, mas acho que tem outros locais muito interessantes para serem monitorados...

 

Vamos conversando...

 

Exatos Soares...o propósito do Topico é para todos darem sugestoes para o local desta 2a estação....Pode ser no PNI como uma baixada proxima ao Morro da Igreja....ninguem está impondo nada...é um começo apenas...abraço

Link to comment
Share on other sites

Nunca mais fiz cotação de estação, Carlos...mas deve girar por isso mesmo...

 

Acho interessante esse projeto, mas acho que tem outros locais muito interessantes para serem monitorados...

 

Vamos conversando...

 

Exatos Soares...o propósito do Topico é para todos darem sugestoes para o local desta 2a estação....Pode ser no PNI como uma baixada proxima ao Morro da Igreja....ninguem está impondo nada...é um começo apenas...abraço

 

Certeza, Carlos...não estou julgando o motivo nem o local do tópico....

 

A propósito, sabe quais locais eu acho que seriam interessantes de receber uma estação, além do PNI:

 

- Maciço do Urucum, em Mato Grosso do Sul, a 1000 metros de altitude;

- Parque Nacional do Caparaó

- Alguma baixada na Chapada Diamantina (dá para fazer parceria com alguma empresa agropecuária da região; grandes grupos de outras partes do Brasil estão lá produzindo um monte de frutas).

- Região da Serra do Sudeste no RS (Pinheiro Machado, por exemplo)

- Baixada a 1600 metros no Parque Nacional de São Joaquim

- Serra da Bocaina, entre SP e RJ.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Bem Evandro..resumindo temos 2 lugares caso seja o PNI

 

- Torre pequena (2.630m), localizada entre o Morro do Couto (2.680m) e o Morro da Antena (2.603m)

 

- Torre maior (2.603m), localizada no Morro da Antena , visivel do Posto Marcão e acesso por asfalto.

 

- Distância entre as antenas - cerca de 300/400 metros.

 

Agora que percebi Evandro....se temos uma estrada que vai até 2.603m....se trata do ponto asfaltado mais alto do Pais provavelmente...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

A propósito, sabe quais locais eu acho que seriam interessantes de receber uma estação, além do PNI:

 

- Maciço do Urucum, em Mato Grosso do Sul, a 1000 metros de altitude;

- Parque Nacional do Caparaó

- Alguma baixada na Chapada Diamantina (dá para fazer parceria com alguma empresa agropecuária da região; grandes grupos de outras partes do Brasil estão lá produzindo um monte de frutas).

- Região da Serra do Sudeste no RS (Pinheiro Machado, por exemplo)

- Baixada a 1600 metros no Parque Nacional de São Joaquim

- Serra da Bocaina, entre SP e RJ.

 

Abs.

 

Qto ao PNI já sabemos o caminho das pedras, ainda mais agora com a cooperação e parceria do nosso amigo do INPE acho que vai melhorar bastante. E qto estes lugares citados Diego...Urucum, Caparaó , Diamantina, Bocaina...na questão de se extrair dados, sinal de internet e de segurança dos locais...vc sabe algo..??

Link to comment
Share on other sites

A propósito, sabe quais locais eu acho que seriam interessantes de receber uma estação, além do PNI:

 

- Maciço do Urucum, em Mato Grosso do Sul, a 1000 metros de altitude;

- Parque Nacional do Caparaó

- Alguma baixada na Chapada Diamantina (dá para fazer parceria com alguma empresa agropecuária da região; grandes grupos de outras partes do Brasil estão lá produzindo um monte de frutas).

- Região da Serra do Sudeste no RS (Pinheiro Machado, por exemplo)

- Baixada a 1600 metros no Parque Nacional de São Joaquim

- Serra da Bocaina, entre SP e RJ.

 

Abs.

 

Qto ao PNI já sabemos o caminho das pedras, ainda mais agora com a cooperação e parceria do nosso amigo do INPE acho que vai melhorar bastante. E qto estes lugares citados Diego...Urucum, Caparaó , Diamantina, Bocaina...na questão de se extrair dados, sinal de internet e de segurança dos locais...vc sabe algo..??

 

Nada ainda...seria um trabalho árduo, mas poderíamos contar com a colaboração de pessoas dispostas a entrar em contato com alguns desses locais....

 

Para isso teríamos que ter um texto base para convencimento via email e, se surtir algum efeito, continuamos a negociação.

Link to comment
Share on other sites

Bem Evandro..resumindo temos 2 lugares caso seja o PNI

 

- Torre pequena (2.630m), localizada entre o Morro do Couto (2.680m) e o Morro da Antena (2.603m)

 

- Torre maior (2.603m), localizada no Morro da Antena , visivel do Posto Marcão e acesso por asfalto.

 

- Distância entre as antenas - cerca de 300/400 metros.

 

Agora que percebi Evandro....se temos uma estrada que vai até 2.603m....se trata do ponto asfaltado mais alto do Pais provavelmente...

 

Abraço

 

Isso mesmo... :good2:

 

E essa estrada é um desvio da via principal que vai até o Abrigo Rebouças.

Link to comment
Share on other sites

Pico do Itapeva - Campos do Jordão (Pindamonhangaba)

 

No Pico do Itapeva , distante 15km do Capivari em Campos do Jordão, situado há 2.005m de altitude (GPS), o lugar poderia ser este :

 

DSC08029.jpg

 

Alguem poderia dar uma olhada neste local e ver se tem chance, como internet, segurança, etc..

Link to comment
Share on other sites

Se bem que no PNI 2.451m (encosta) x 2.603m (topo)...Vamos ter máximas mais baixas. Já mininas penso que não...pelo menos acho que é isso, pois a dinamica lá não tem seguido bem as regras.

 

Mas entre ter uma estação no PNI a 2.603m sem internet e tendo apenas os dados no fim do mes e ter uma outra no Pico do Itapeva em Campos do Jordão a 2.005m e funcianando on-line onde poderemos acompanhar......pensando bem ,prefiro Campos..

Link to comment
Share on other sites

Envio e-mails de tempos em tempos para o setor de estações automáticas do INMET informando as estações em que as temperaturas estão(estiveram) altas demais(ex: Itaquiraí, Araxá, Ouro Branco etc),as que não estão medindo chuvas ou estão fora do ar,todas as vezes responderam meus e-mails.

 

Sugeri uma estação no Alto de Itatiaia em 2012,a resposta era que ficaria para o futuro quando fossem instalar mais estações com menos distâncias em linha reta uma das outras.

 

Ano passado perguntei o que tinha acontecido com a automática de Jacarepaguá, responderam que estavam procurando um outro lugar dentro do município do Rio de Janeiro para instalar,parece que até hoje não encontraram novo local,portanto está sobrando uma estação para ser instalada no estado do Rio de Janeiro.

Gostaria que fosse no parque de Itatiaia,mas não em topo de morro.

Link to comment
Share on other sites

Quem sou eu para sugerir alguma coisa. Mas da minha parte, não colocaria em topo, a menos que tenha muito vento que nem no Morro da Igreja. Ainda assim acredito que a maioria quer frio, e esse local pode ser decepcionante em mínimas. Falo isso me baseando que quando venta bem no PNI, a temperatura acaba não caindo tanto.

 

Ficaria com PNI ou baixada escolhida por Caio ou Coutinho em SC, por hora.

Link to comment
Share on other sites

Já existe uma convencional em Caparaó ~840m, mas não em Alto Caparaó ~1040m.

 

Parece que o centro de visitantes fica a ~1400m Existem casinhas a >~2.000m

 

http://www.hospedagenssomdasaguas.com.br/Terreirao.aspx

 

Achei isso também, parece que já tentaram colocar uma estação no Parque do Caparaó:

Instalação da GOAMet2 no Parque Nacional do Caparaó e Chuva de Meteoros:

 

Entre os dias 12 e 14 de Dezembro de 2012 a equipe do GOA/UFES esteve no Parque Nacional do Caparaó, para instalação da Estação Meteorológica Automática (EMA) do GOA (GOAMet2) na Casa Queimada(~>2.000) e realocação do registrador de temperatura para a Tronqueira(~2.000m), Alto Caparaó (MG) e observação da chuva de meteoros Geminídeas.

 

Os dados coletados poderão se tornar projetos de pesquisas em meteorologia, e também nos indicará se a região é adequada a instalação de um observatório astronômico remoto.

 

A perspectiva é tentar instalar as antenas de internet desde a sede do Parque até a Tronqueira. Com isso colocaremos os dados em tempo real na internet e, assim que possível, instalar uma câmera-de-todo-céu no Parque. Além dos dados ficarem acessiveis a qualquer um pela internet, poderemos instalar nosso Sistema de Alarme Meteorológico e, desta maneira, quando houver chuvas “fortes” no topo da montanha, poderemos avisar com antecedência sobre inundações nas regiões influenciadas.

 

http://tempo.ufes.br:40000/sitio/?q=node/37

Link to comment
Share on other sites

Pico do Itapeva - Campos do Jordão (Pindamonhangaba)

 

No Pico do Itapeva , distante 15km do Capivari em Campos do Jordão, situado há 2.005m de altitude (GPS), o lugar poderia ser este :

 

DSC08029.jpg

 

Alguem poderia dar uma olhada neste local e ver se tem chance, como internet, segurança, etc..

 

 

Carlos mesmo com a minha empresa pagando aluguel de uma dessas torres eles querem cobrar 1500 por mes pra poder colocar a estaçao la dentro .... e dar segurança pra mesma

Link to comment
Share on other sites

Gostei deste cercado em termos de segurança...

 

BEYYVM0CYAAZluW.jpg:large

 

Essa é a Estação de Livramento instalada por mim.

 

No mais, não tenho curiosidade alguma por uma estação no alto do 2603 do Morro das Antenas do PNI. Os dados serão quase os mesmos da atual estação, com mínimas muito piores e máximas cerca de 1C mais baixas. Apenas o vento é que deve ser pauleira. Acho também que os raios seriam um issue importante.

 

Prefiro muito mais uma estação dentro do vale do PNI ou numa baixada do MI em SC

Link to comment
Share on other sites

Aos bazianos de Curitiba, uma sugestão de projeto de longo prazo:

em um local de características semelhantes à das estações do INMET/SIMEPAR (centro

politécnico), isto é, com altitude e topografia parecida, porém em alguma região

sem urbanização da RMC ou, se ainda houver, dentro do Município de Curitiba,

para tecermos comparações e termos uma ideia do quanto as anomalias na

capital se devem à dinâmica climática ou à urbanização.

Que tal?

Link to comment
Share on other sites

Aos bazianos de Curitiba, uma sugestão de projeto de longo prazo:

em um local de características semelhantes à das estações do INMET/SIMEPAR (centro

politécnico), isto é, com altitude e topografia parecida, porém em alguma região

sem urbanização da RMC ou, se ainda houver, dentro do Município de Curitiba,

para tecermos comparações e termos uma ideia do quanto as anomalias na

capital se devem à dinâmica climática ou à urbanização.

Que tal?

O problema é a tal da topografia. As cidades da RMC são em geral mais altas que Curitiba, ou mais baixas, como Fazenda Rio Grande. Talvez o bairro Tanguá, em Almirante Tamandaré, tenha essas características, por estar às margens do alto Barigui.

Link to comment
Share on other sites

Aos bazianos de Curitiba, uma sugestão de projeto de longo prazo:

em um local de características semelhantes à das estações do INMET/SIMEPAR (centro

politécnico), isto é, com altitude e topografia parecida, porém em alguma região

sem urbanização da RMC ou, se ainda houver, dentro do Município de Curitiba,

para tecermos comparações e termos uma ideia do quanto as anomalias na

capital se devem à dinâmica climática ou à urbanização.

Que tal?

O problema é a tal da topografia. As cidades da RMC são em geral mais altas que Curitiba, ou mais baixas, como Fazenda Rio Grande. Talvez o bairro Tanguá, em Almirante Tamandaré, tenha essas características, por estar às margens do alto Barigui.

 

Pois é, exatamente igual será difícil, mas se for similar já dá para se ter uma boa ideia,

até porque as situações em que os microclimas são mais atuantes são mais esporádicas,

pois na maior parte do ano o tempo é mais para úmido do que para seco.

Link to comment
Share on other sites

No RS, além das famosas baixadas de Soledade, tenho curiosidade sobre dois locais de difícil acesso e um dentro de Porto Alegre, são eles:

 

1- Baixadas da Região do Herval e Pinheiro Machado no sul do RS. Razão: acredito em normais de julho ao redor de 9C.

2- Borda da Serra de São Francisco de Paula de 1005 metros de altitude. Razão: acredito em normal de julho entre 8C e 9C.

3- Região serrana de Porto Alegre, baixada e topo. Razão: acredito em normal de julho de 12C.

Link to comment
Share on other sites

Se bem que no PNI 2.451m (encosta) x 2.603m (topo)...Vamos ter máximas mais baixas. Já mininas penso que não...pelo menos acho que é isso, pois a dinamica lá não tem seguido bem as regras.

 

Mas entre ter uma estação no PNI a 2.603m sem internet e tendo apenas os dados no fim do mes e ter uma outra no Pico do Itapeva em Campos do Jordão a 2.005m e funcianando on-line onde poderemos acompanhar......pensando bem ,prefiro Campos..

 

 

Carlos,

 

Acredito que considerando algumas variáveis, essa estação no Pico do Itapeva é a opção, por hora, mais interessante.

 

A região tem acesso muito fácil, temos um Baziano morando em Campos do Jordão, aparentemente a segurança é boa e seria a segunda estação acima de 2.000m de altitude no Brasil. Seria extremamente interessante esta estação para comparar com as estações que estão na cidade de Campos do Jordão e também a comparação com o Pico do Couto de Petrópolis!

 

A Estação no alto do morro em Itatiaia não me agrada muito. Acho que perde o efeito baixada, que é um dos grandes atrativos do PNI...

 

É claro que exitem inúmeros locais que "pedem" uma estação, mas por hora temos que ver os locais em que é mais fácil o projeto efetivamente sair. Nesse quisito, acho o Pico do Itapeva imbatível. Espero ainda ver estações na Serra da Bocaína (região entre Cunha/Paraty a mais de 1.500m de altitude e ao lado do Mar!) e na região de Gonçalves e Visconde de Mauá.

Link to comment
Share on other sites

O que acham de Visconde de Mauá? Parece um lugar bem interessante e não sei se tem alguma estação lá.

Assim como o PNI, é um lugar que tenho enorme curiosidade. Provavelmente o distrito mais frio do Estado do Rio.

 

 

O problema é conseguir atualizar os dados pela internet. Na última vez que fui pra Visconde de Mauá não pegava celular em nenhum lugar... Espero que tenham melhorado, mas é, de fato, uma região com clima muito interessante que merece um acompanhamento!

Link to comment
Share on other sites

Luba concordo com vc....Pico do Itapeva em Campos do Jordão...Seria a 2a estação acima de 2 mil metros no Brasil.

 

Um outro ponto determinante é termos usuarios presentes no Municipio e neste caso , temos..!! Já sabemos que ao instalarmos uma estação sem ninguem aqui do Forum presente é um problema....vide PNI...que 80% das viagens , o Artur que foi lá resolver.....Então não podemos ficar sonhando em colocar no Caparaó, Bocaina´, Palmas no Parana e mesmo Visconde de Mauá...que irá lá de mês em mes..?? Temos que colocar este ponto, infelizmente..!!

Link to comment
Share on other sites

Vcs falam em Pinheiro Machado no sul do RS....Mato Grosso do Sul, Chapada da Diamantina....realmente é lindo , maravilhoso, mas........

 

Pergunta :

 

Se der um pepino de internet ou na estação, quem irá resolver...o Artur..??

 

Acho que temos que ser mais realistas com nossa situação..!!

 

Falo Pico do Itapeva em Campos , pois alem de ser um ponto interessante, temos o Sergio Moreira e o João Tucci pra resolver alguma eventualidade......temos que ser mais pés-no-chão....infelizmente..!!

Link to comment
Share on other sites

Vou falar mais uma vez no Pico do Itapeva voces estariam dispostos a pagar entre 1500 e 3000 por mes pra locaçao de um espaço em uma daquelas torres dentro do cercado ?

 

 

Só se colocar no pico mais pra fora do cercado das torres de transmiçao ai a segurança e o local seriam outros problemas ...

Link to comment
Share on other sites

Vou falar mais uma vez no Pico do Itapeva voces estariam dispostos a pagar entre 1500 e 3000 por mes pra locaçao de um espaço em uma daquelas torres dentro do cercado ?

 

 

Só se colocar no pico mais pra fora do cercado das torres de transmiçao ai a segurança e o local seriam outros problemas ...

 

Não pagaríamos nada William (aluguel)....seria feito via secretaria de Turismo de Pindamonhangaba....ou um outro caminho seria falar que o resposável onde fica aquela area...se eles cedem um espaço e com segurança tambem....Alguem teria que ir lá pra verificar as possibilidades...

Link to comment
Share on other sites

Vou falar mais uma vez no Pico do Itapeva voces estariam dispostos a pagar entre 1500 e 3000 por mes pra locaçao de um espaço em uma daquelas torres dentro do cercado ?

 

 

Só se colocar no pico mais pra fora do cercado das torres de transmiçao ai a segurança e o local seriam outros problemas ...

 

Não pagaríamos nada William (aluguel)....seria feito via secretaria de Turismo de Pindamonhangaba....ou um outro caminho seria falar que o resposável onde fica aquela area...se eles cedem um espaço e com segurança tambem....Alguem teria que ir lá pra verificar as possibilidades...

 

 

Entao por isso mesmo , se voce viu eu tambem tenho uma parceria pra tentar a instalaçao la , e a parceria é com um dos responsaveis por aquelas antenas , ta tudo certo com ele la , o problema é que pra instalar la eles querem uma estaçao comprada no Brasil com nota do brasil e mais algumas coisas , tambem la dentro do cercado é tudo movido a $$$$$ , todas as antenas penduradas naquelas torres sao obrigadas a ter contrato e pagar aluguel , por exemplo se alguem ceder a torre ao qual paga aluguel a uma pessoa da um rolo desgraçado , porque envolve contrato alugueis e um monte de burocracia pra deixar algo la dentro , tem que ter licença pra colocar la da ANATEL , eu tenho tudo aqui contrato e tals se quiser te mando pra voce ver , minha empresa tem uma torre la e a coisa é compricadisima ...

Link to comment
Share on other sites

Vcs falam em Pinheiro Machado no sul do RS....Mato Grosso do Sul, Chapada da Diamantina....realmente é lindo , maravilhoso, mas........

 

Pergunta :

 

Se der um pepino de internet ou na estação, quem irá resolver...o Artur..??

 

Acho que temos que ser mais realistas com nossa situação..!!

 

Falo Pico do Itapeva em Campos , pois alem de ser um ponto interessante, temos o Sergio Moreira e o João Tucci pra resolver alguma eventualidade......temos que ser mais pés-no-chão....infelizmente..!!

 

Amigos, vou lhes falar umas verdades que infelizmente não podem ser mudada.

Para termos a estação do PNI funcionando 100% (esqueçam internet pois o q vale é o datalogger), tivemos de passar por inúmeras barreiras:

1) Tivemos de ir lá falar com o cara do parque fisicamente, gastamos tempo apresentando até mesmo um projeto pros caras (Gustavo e cia)

2) A instalação foi feita debaixo de um ar frio bom pra deixar qq um doente, e envolveu muita gente que foi lá ajudar. Ricardo Graça, Carlos Dias, Lubacris, Amigo do Ricardo, Bruno.

 

3) Eu e o Carlos ainda levamos as patroas e ouvimos muita coisa delas q no fundo elas tem razão (acesso, hospedagem, cansaço da viagem, custo, etc). Minha noiva foi e ficou hospedada em Itamonte.

 

4) A estação teve diversos problemas até ficar "mais ou menos, mais ou menos" funcional. Internet, apesar de todos os esforços feitos, o máximo que conseguimos é a estação reportar esporadicamente os dados no wunderground. E só essa brincadeira de acertar a estação rendeu 5 viagens adicionais a mais, bancadas 100% por mim. Cada viagem custa, sem contar gasto extra de hospedagem e comida, 200 reais ´so pra ir e voltar com o carro. Mas cada viagem custou pra mim média de 500 reais pq tinha de gastar com comida e hospedagem pois minha noiva sempre me acompanha. Foram 6 viagens e 8 subidas ao PNI feitas por mim. Façam as contas aí.

 

5) TEm a distancia, o PNI fica a 300 km de distancia saindo da minha casa. Entendam, não estou reclamando, estou apenas mostrando as dificuldades que enfrentei em 2013 pra termos essa estação lá em cima. E ainda teve duas viagens do técnico do parque, o Duílio, as quais não acompanhei, onde ele nos ajudou a estabelecer o IP. Lembram quantos dias ficou fora do ar a estação lá, antes de entrar no ar? Lembro que ficamos aqui no site acompanhando minuto a minuto a ida do Duilio pra colocar a estação na net.

 

6) Para operar a estação e extrair os dados, foi necessário entender em ingles o que precisava ser feito e tinha de haver um conhecimento de informática até meio avançado pra entender os termos. Então não basta ir ao local pra poder fazer a estação sair com dados, tem que saber e entender o que tá fazendo. Na instalação do PNI, tinha eu e o Bruno com conhecimento técnico e mesmo assim patinamos na hora de fazer ir pra net os dados, é complicado mesmo!

 

7)Ainda tem a questão dos seguranças. Lembro que na segunda vez que fui ao PNI, um dos guardas quis me barrar pra mexer na estação. Então mesmo que haja garantia de segurança, tem o lado humano tb, hoje eu vou lá no PNI e não questionam mais o que vou fazer, fizemos amizade com os guardas e a noite, mesmo que os dados não sejam confiáveis, eles anotam pra gente os extremos, assim q o Carlos tem conseguido colocar os dados aqui. Tem que ter um bom relacionamento humano pro negócio andar.

 

8) Ainda tem a questão do arrependimento, mesmo com a estação instalada, nós mesmos pensamos em mudar o local. então tem a responsabilidade da escolha do local. hoje, a estação não só vai se manter no mesmo local, como não vejo a mínima necessidade de colocar mais pra dentro do parque. O local ficou ótimo no fim das contas!

 

Tem ainda outros fatores, mas creio que por ai já é suficiente entenderem a dificuldade muitas vezes pra instalar uma estação em local remoto. Eu sei disso, o Bruno sabe disso, o Carlos sabe disso, o Diego Soares sabe disso, o Luba, o William, etc etc sabem disso, assim como outros daqui do fórum. Querem colocar na Ilha de Marajó uma estação automática? Alguem vai ter de fazer o trabalho sujo! Chapada Diamantina? Mesma coisa, trabalho sujo!

 

Bom, se quiserem que eu saio pelo Brasil afora instalando estações automáticas, faço com o máximo de prazer e 5 mil reais a mais na conta bancária por viagem! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

ARTUR perfeito , voce merece uma estatua la em cima HAHA

 

 

Me permitem levar meu modem e minha antena rural no dia que eu for la pra ver se ue consigo algo ? Nao custa tentar né

 

Demorou!!! Tenho planos de ir e dependendo se o Duilio não botar a CPU pra baixar os dados lá até fim de Fevereiro, anteciparei meus planos!

 

Se precisar de dados técnicos sobre como tá montada a estação lá no PNI, tenho tudo aqui!

Link to comment
Share on other sites

ARTUR perfeito , voce merece uma estatua la em cima HAHA

 

 

Me permitem levar meu modem e minha antena rural no dia que eu for la pra ver se ue consigo algo ? Nao custa tentar né

 

Demorou!!! Tenho planos de ir e dependendo se o Duilio não botar a CPU pra baixar os dados lá até fim de Fevereiro, anteciparei meus planos!

 

Se precisar de dados técnicos sobre como tá montada a estação lá no PNI, tenho tudo aqui!

 

 

Quero ir no dia 26 de Abril de preferencia pra pegar um bom frio , se precisar ir antes eu vou la e baixo os dados se quiser , meu carro chegou a pouco tempo agora da pra ir sem depender dos outros , quero passar um sabado inteiro la em cima

Link to comment
Share on other sites

Lendo os 8 itens que o Artur escreveu temos poquíssimos lugares como opção. Penso que poderíamos estudar na região sudeste três pontos:

 

- PNI na faixa de 2600m

 

- Pico do Itapeva em Campos do Jordão (2005m)

 

- Pq do Ibirapuera na capital paulista

 

Na região sul acho que o Coutinho ou mais alguem da região poderá sugerir outros pontos no qual poderíamos contra com algum apoio para manutenção, extração de dados, etc...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, depois de feito o contato com alguém ou alguma empresa wue tenha pessoal em alguma das regiões, deve-se verificar a receptividade do projeto. Se eles gostarem, cria-se um vínculo bacana entre as partes. Digo isto pq tenho uma estação instalada numa vinícola isolada aqui no estado. E criei amizade com todos que tive contato lá. Assim sempre que dá um pepino eu peço a ajuda deles que sempre me ajudam, mesmo eu estando a 400 km de distância.

 

Pinheiro Machado, por exemplo, perde a chance de ser mais lembrada no país por não ter dados meteorológicos. O contato deveria ser feito vis secretaria de turismo também ou diretamente pela prefeitura.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.