Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo, Terremotos, Furacões,ciclones, etc


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Segundo a minha amiga Jay um local que ocorre um número gigantesco de tornados é na borda de tempestades tropicais.

Ásia e seus tufões.

O Brasil......como relatado acima....quase que eu comento.

================================================

Carlos Campos, Obrigado pelas palavras, na verdade eu sou um romântico que gostaria que todos fossem céticos.

 

Eu só contei 3.....o último que era um F3....deu para perseguir. É interessante o fascínio que esse bicho exerce

Surpreendentemente o deslocamento é muito lento.

================================================

 

Certa vez o André [não lembra]disse: Aqui se tivermos 2 termômetros indicando temperaturas diferentes aquele que indicar a mais baixa é o correto.

 

===============================================

Os danos são compatíveis com um F1 e alguns poucos indicativos de F2.....sem problemas, foi um F2.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 354
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sinistro, Carlos Campos! O funil chegou a tocar o solo?

 

O Artur disse que conhece apenas a "ponta do iceberg" sobre o assunto, mas eu

na verdade admiro a humildade do cara:

\/

 

posicionamento do Hook Echo e do Bow Echo - ambos seguem sendo a frente do ssitema, então vão estar voltados para a direção do vento dominante. Mas isso não quer dizer que o vento dominante ditará a direção da tempestade, então fica um alerta: olhar o campo de cisalhamento e indice K e LI dos modelos! Seguindo a direção principal do cisalhamento com indice K elevado e índice LI elevado, podem indicar supercélulas!

 

Não entendi nada? rs

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Sinistro, Carlos Campos! O funil chegou a tocar o solo?

 

Não consegui ver mais o funil, logo dp de registrar a foto em q ele aparece, pois em seguida veio chuva torrencial e granizo (iria molhar a makina fotograf e talvez até o rolo de filme, então parei).

Mas te digo:

Foi SINISTRO!

Nas imagens (tenho várias em sequência) não aparecem as descargas atmosféricas, q foram um espetáculo à parte!

O barulho era insuportável e com segundos apenas de intervalo entre uma e outra...

Eu achava q "a próxima" descarga, seria em mim.

Ng teve coragem de sair pra olhar,

era só eu: o maluco!

Dp disso, cada tempestade q se formava eu não desgrudava os olhos da nuvem, de tão impressionado q fikei!

 

Antes disso, em julho/2003, fotografei uma espécie de "micro-explosão" q lançou toneladas de granizo em bairros do norte de Curitiba.

Uma das imagens (feitas por mim, de Pinhais) mostra gigantescas "bolsas de ar" descendo da célula principal.

 

Ainda sobre o tornado, houve um fortíssimo vento lateral q se dirigia do solo em direção ao funil (antes da sua formação visível) e este vento arrastou consigo alguns pássaros q estavam próximos.

Consegui ver esse detalhe pois fikei mais d meia hora acompanhando a formação da célula.

Foi msmo sinistro!

 

Abraços!

 

(se kiserem, excluam as postagens)

Link to comment
Share on other sites

Tremor de magnitude 7,8 atinge oeste do Paquistão; é sentido na capital da Índia

 

Um forte terremoto atingiu o extremo oeste do Paquistão, nesta terça-feira, e foi sentido na capital da Índia, Nova Délhi, onde prédios balançaram em consequência do tremor.

 

O Serviço Geológico dos EUA (USGS) informou que o tremor de magnitude 7,8 ocorreu 233 quilômetros a sudeste de Dalbandin, na província paquistanesa do Baluchistão

 

Terra

Link to comment
Share on other sites

Sinistro, Carlos Campos! O funil chegou a tocar o solo?

 

O Artur disse que conhece apenas a "ponta do iceberg" sobre o assunto, mas eu

na verdade admiro a humildade do cara:

\/

 

posicionamento do Hook Echo e do Bow Echo - ambos seguem sendo a frente do ssitema, então vão estar voltados para a direção do vento dominante. Mas isso não quer dizer que o vento dominante ditará a direção da tempestade, então fica um alerta: olhar o campo de cisalhamento e indice K e LI dos modelos! Seguindo a direção principal do cisalhamento com indice K elevado e índice LI elevado, podem indicar supercélulas!

 

Não entendi nada? rs

:laugh:

 

Renan, vou lhe explicar o que são os índices que citei, e porque o conjunto deles te dá material pra avaliar se estamos diante de um potencial pra tempo severo ou não. Aqui vai mais um toque, li que os modelos não previram a formação do tornado de Taquarituba, agora devolvo a pergunta: alguem parou para analisar o potencial de tempo severo, já que os índices que citarei abaixo estão disponíveis na previsão do tempo que lemos todos os dias, seja no GFS, ECMWF, ETA, ou similares? Será que realmente os modelos não previram ou não foram interpretados corretamente?

 

Índice K

* É uma medida do potencial de tempestades baseado na diferença vertical de variação de temperatura, no conteúdo de umidade em camadas de altitude elevada e na extensão vertical da camada úmida.

* A estimativa é dada pela diferença entre as temperaturas em 850 e 500hPa.

* O conteúdo de umidade é avaliado pelo ponto de orvalho em 850hPa.

* A extensão vertical é dada pela depressão na temperatura do ponto de orvalho em 700hPa.

* Este índice é muito usado para avaliar chuvas fortes, pois a presença de camadas úmidas em 850 e 700hPa implica em bastante água precipitável.

* Quanto mais positivo este índice, maior será a chance de tempestades;

 

Índice LI - Lifted Index

É o índice que indica o levantamento de uma parcela do ar que varia da superfície até 500 hpa, comparando esta parcela com as temperaturas no ambiente de entorno. Este índice, se for abaixo de 0, será indicativo de tempestade, e abaixo de -4, pode significar tempestade com potencial para Danos. Este índice é uma melhoria do índice de Showalter, pois dá com maior precisão a diferença entre o observado pela parcela onde atua o balão de radiossondagem, com outras parcelas, em outros balões de radiossondagem. Locais com mais de um aeroporto, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, acabam tendo vantagem na determinação deste índice, onde poderia ser feita já a melhoria do sistema de monitoramento de tempestades severas.

 

Juntando os dois, se tivermos índice K muito positivo, acima de +6, e índice LI inferior a -4, aliado a condição atmosférica presente conhecida, no caso a primavera com suas chuvas precedendo ar polar, teremos um importante meio de decidir se a tempestade a se formar será severa ou não. Nos estados unidos, é considerado alto o risco de tornado se o índice K for superior a +6 e o Li for inferior a -6, então a partir de agora, atentem para este detalhe da previsão, ao lerem os mapas do wx Brasil.

 

O cisalhamento (saibam mais em http://www.master.iag.usp.br/ensino/indices.pdf)nada mais é que a diferença da velocidade do vento entre 500 hpa e a superfície dividido pela diferença entre a parcela de ar umida a 500hpa e a nivel do solo. Quanto maior a diferença de cisalhamento, maior a potencialidade para eventos de tempo severo. O cisalhamento é inversamente proporcional a capacidade da tempestade produzir grandes volumes de chuva.

 

Nos EUA, no levantamento e análise de 14 tempestades que geraram eventos como tornados e micro-explosões, o elemento água teve um decréscimo absurdo, ou seja, no processo de levantamento da umidade, a mesma econtrou uma camada seca, que faz o papel de peneira. Leva a umidade suficiente pra produzir a célula de tempestade, mas não o suficiente para eventos de chuva. Desta forma, a tempestade produz vento em excesso e chuva a menos. A produção de granizo neste caso é acelerada.

 

E assim chegamos nas páginas 6, 7 e 8 da cartilha "Como prever um tornado". Mais uma pontinha do iceberg desvendada :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Índice K

* É uma medida do potencial de tempestades baseado na diferença vertical de variação de temperatura, no conteúdo de umidade em camadas de altitude elevada e na extensão vertical da camada úmida.

* A estimativa é dada pela diferença entre as temperaturas em 850 e 500hPa.

* O conteúdo de umidade é avaliado pelo ponto de orvalho em 850hPa.

* A extensão vertical é dada pela depressão na temperatura do ponto de orvalho em 700hPa.

* Este índice é muito usado para avaliar chuvas fortes, pois a presença de camadas úmidas em 850 e 700hPa implica em bastante água precipitável.

* Quanto mais positivo este índice, maior será a chance de tempestades;

 

Porém, Renan, você está com pressa e não pode esperar a próxima rodada do modelo.....modo nowcast ON.

 

K = (T 850 – T 500) + TD 850 – (T 700 – TD 700)

 

em que,

T 850 = Temperatura em 850 hPa (em Celsius)

T 700 = Temperatura em 700 hPa (em Celsius)

T 500 = Temperatura em 500 hPa (em Celsius)

TD 850 = Temperatura do ponto de orvalho em 850 hPa (em Celsius)

TD 700 = Temperatura do ponto de orvalho em 700 hPa (em Celsius)

 

Para quem gosta pode brincar de calcular.....como eu li num blog certa vez, penso que todos aqui são nerds.....

Link to comment
Share on other sites

Artur,

Gostei muito das explicações!

Normalmente tenho dificuldades pra entender siglas+aritmética+índices complicados, mas captei vossa msg!

Excelente resumo! Esclarecedor!

 

Abraços descomplicados!

 

(ontem, o JN mostrou o tornado em SP e ainda as enchentes de SC... Tá melhorando ..)

Link to comment
Share on other sites

Arthur temos que analisar em alguma sondagem se havia esta camada seca e fria em médios níveis, porém pela rodada dos modelos me pareceu que não.

Quantos aos índices o modelo MBAR foi bem, posto agora as projeções de K e Lifted para as 18Z do domingo:

 

vyohhgr.png

MAOF5J9.png

 

Sobre índices temos dois que são interessantes no campo ''Como prever um tornado''

 

Índice SWEAT

-O Severe Weather Threat Index é bastante elaborado, pois é computado a partir de 5 termos:

*umidade nos baixos níveis, pelo ponto de orvalho em 850hPa

*instabilidade, através do Totals

*jato de baixos níveis, pelo vento em 850hPa

*jato de altos níveis, pelo vento em 500hPa

*advecção quente, entre 850 e 500hPa

 

-É especificamente utilizado para tempestades de ordinárias a severas e calculado pelo seguinte fórmula:

 

SWEAT =12Td(850)+20(TT-49)+2V(850)+V(500)+125(S+0.2)

onde:

- TT é o valor do índice Totals;

- S é função da diferença de direção entre o vento de 500 e o de 850hPa;

- os termos negativos são setados para zero e valores acima de 250 são considerados indicativos de condições significativas.

 

EHI

 

- Na mecânica dos fluidos a helicidade é a medida em que hélice de como ocorre movimento. Se a rotação é no sentido horário quando observado de frente do corpo, a helicidade será positivo, caso contrário, será negativo. Na meteorologia a helicidade corresponde à transferência de vorticidade do ambiente para uma parcela de ar convectivo em movimento, assim a definição de helicidade é simplificada para apenas usar o componente horizontal de vento e vorticidade.

- A partir disto foi criado o Índice de Energia-Hhelicidade Index ( EHI ), que é o resultado da helicidade relativa multiplicada pelo CAPE e depois dividido por um cabo limiar: EHI = (CAPE x SRH) / 160000 . Isso incorpora não só a helicidade mas a energia da parcela de ar e, assim, busca um melhor resultado na previsão de tempestades.

- Este índice sozinho porém não tem grande importância, pois a tempestades dependem também de outros fatores.

 

Valores (para a América do Sul com fonte observacional)

-0,5 a -2 - Chance pequena de supercélulas e tornados

-3 a -5 - Favorável a formação de supercélulas e tornados

< -5 - Favorável a grande formação de supercélulas e tornados

 

Mafili pra ti que adora postos de gasolina em dias de tempestade (vídeo é antigo - 2011):

Link to comment
Share on other sites

Arthur temos que analisar em alguma sondagem se havia esta camada seca e fria em médios níveis, porém pela rodada dos modelos me pareceu que não.

Quantos aos índices o modelo MBAR foi bem, posto agora as projeções de K e Lifted para as 18Z do domingo:

 

 

 

 

Pois é, agora que lançamos a semente, podemos ver como os modelos conseguem nos auxiliar, bastando lermos as variáveis certas.

Link to comment
Share on other sites

Imprensa começou a consultar meteorologista para saber sobre o tornado e entre análises boas, eis que me surge isto:

 

Em Taquarituba, o relevo seria também propício a tornados. Segundo o Inmet, o evento resultou de um raro choque entre a massa de ar quente amazônica e o ar polar frio do Sul.

 

REALMENTE, MUITOOO RARO.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada consegui uma ótima imagem de radar diretamente da tela do Ipmet kkkkkk enquanto uma repórter da Rede Record fazia a entrevista com uma meteorologista. Neste imagem pode-se notar o que seria a formação de hook echo na primeira imagem produzida pelo radar depois que a célula cruzou a cidade de Taquarituba.

 

69eVY5f.png

Link to comment
Share on other sites

Imprensa começou a consultar meteorologista para saber sobre o tornado e entre análises boas, eis que me surge isto:

 

Em Taquarituba, o relevo seria também propício a tornados. Segundo o Inmet, o evento resultou de um raro choque entre a massa de ar quente amazônica e o ar polar frio do Sul.

 

REALMENTE, MUITOOO RARO.

 

Muito raro mesmo...quem sabe numa frequencia de somente 200 vezes por ano?

Link to comment
Share on other sites

Interessante essa imagem do radar Murilo, realmente parece um Hook Echo, com o gancho ao sul de Taquarituba, ainda que eu não tenha visto um Bow Echo antes da formação do suposto Hook.

 

Fiz uma breve animação dessa imagem.

 

d9fg.gif

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

logo_apolo11_licenciamento.gif

 

Tornado de Taquarituba: Satélite mostra o momento da formação

 

 

 

Apesar de não existirem dados que confirmem a velocidade do vento no momento do tornado, a extensão e as características dos estragos apontam para um fenômeno raro no Brasil, com ventos de intensidade EF3 superiores a 250 km/h.

 

tornado_taquarituba_20130924-115129.jpg

 

Quando as primeiras imagens começaram a mostrar a dimensão dos estragos na pequena cidade de Taquarituba, no interior de São Paulo, logo se percebeu que não se tratava de um vendaval normal. As cenas eram típicas de um campo de destroços, com ônibus arremessados, árvores arrancadas de suas raízes e casas inteiras praticamente pulverizadas.

 

De acordo com testemunhas, a velocidade do vento foi tão intensa que arremessou um ônibus por 30 metros, matando seu condutor.

 

O polo industrial da cidade foi totalmente destruído e nada sobrou da rodoviária da cidade, que horas depois entrou em Estado de Calamidade Pública.

 

Tornado

O tornado é considerado como um dos mais violentos fenômenos da natureza. Diferente dos furacões, em que a energia total está espalhada ao longo de uma extensa área, o tornado concentra sua força em áreas minúsculas. O resultado é uma força devastadora capaz de virar e arremessar carros ou locomotivas como se fossem de brinquedo.

 

Apesar de não existirem dados que confirmem a velocidade do vento no momento da passagem por Taquarituba, a extensão e as características dos estragos apontam para um fenômeno raro no Brasil, um tornado de intensidade EF3 na escala Fujita Otimizada, com ventos compreendidos entre 218 e 266 km/h.

 

Neste nível da escala, os danos são bastante claros e graves. Telhados e paredes de casas bem construídas são arrancados e destruídos, carros e ônibus pesados são levantados do chão e arremessados e árvores inteiras são arrancadas do solo.

 

Imagem de Satélite

A animação das imagens de satélite da região mostra a velocidade com que o evento ocorreu. Na cena, as áreas mais escuras e quentes se localizam acima da cidade de Taquarituba, enquanto uma frente fria, em branco, se desenvolve ao sudoeste da cidade em direção nordeste. Em poucas horas ocorre o choque entre as duas massas de ar, dando origem a nuvens do tipo Cumulo Nimbus.

 

Essas nuvens crescem e absorvem o calor, formando uma forte corrente que desce em direção ao solo, dando origem a uma supercélula que passa a girar e crescer, formando o tornado.

Link to comment
Share on other sites

Terremoto no Paquistão forma ilha na costa do país.

 

O terremoto de terça-feira, com magnitude 7,7, ocorreu no Baluquistão, uma enorme província propensa a temores cheia de desertos e montanhas. O impacto do tremor foi sentido em vários pontos do sul asiático, inclusive em Nova Déli, na vizinha Índia.

Casas foram destruídas e a comunicação foi cortada com o local mais atingido, Awaran. O tremor foi tão forte que provocou a formação de uma pequena ilha no mar em frente ao litoral paquistanês no mar Arábico......

 

....Ilha

O terremoto foi tão forte que causou uma elevação do fundo do mar e criou uma pequena ilha a cerca de 600 metros da costa paquistanesa de Gwadar, no Mar Arábico.

As emissoras de televisão mostraram imagens de um trecho de terreno rochoso elevando-se acima do nível do mar, com um grupo de pessoas perplexo reunido na praia para testemunhar o fenômeno raro.

 

mapa-paquistao.jpg

 

Fotos da ilha e fonte : http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/numero-de-mortos-por-terremoto-no-paquistao-passa-de-300.html

Link to comment
Share on other sites

http://www.apolo11.com/imagens/divulga/logo_apolo11_licenciamento.gif

 

Tornado de Taquarituba: Satélite mostra o momento da formação

 

Apesar de não existirem dados que confirmem a velocidade do vento no momento do tornado, a extensão e as características dos estragos apontam para um fenômeno raro no Brasil, com ventos de intensidade EF3 superiores a 250 km/h.

 

http://www.apolo11.com/imagens/2013/tornado_taquarituba_20130924-115129.jpg

 

As cenas eram típicas de um campo de destroços, com ônibus arremessados, árvores arrancadas de suas raízes e casas inteiras praticamente pulverizadas.

 

De acordo com testemunhas, a velocidade do vento foi tão intensa que arremessou um ônibus por 30 metros, matando seu condutor.

 

Apesar de não existirem dados que confirmem a velocidade do vento no momento da passagem por Taquarituba, a extensão e as características dos estragos apontam para um fenômeno raro no Brasil, um tornado de intensidade EF3 na escala Fujita Otimizada, com ventos compreendidos entre 218 e 266 km/h.

 

Eu sabia que não deveria ter aberto mão do F1.

 

Até o momento não vi predominância de estragos F2.

 

A atividade tornádica é evidenciada pelos echos e comprovada pelo vídeo.

 

Não é claro que aquele funil é o responsável pelos danos na cidade.

 

A história do ônibus cada vez mais enrolada.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafili ainda fico com a classificação de F2, porém muitos danos foram são condizentes com um F1, mas sabemos que o tornado varia de intensidade então a maior predomina assim como se classifica em qualquer parte do mundo.

 

Pelo que pude entender você presenciou o tornado de Indaiatuba, poderia nos dar o relato ?

Link to comment
Share on other sites

Murilo,

 

não espere por respostas esclarecedoras da parte do Mafili...

 

Já perguntei algo sobre esse tal tornado de Indaiatuba e não obtive resposta!

Agora já até me desinteressei...

Me pergunto: o q ainda estou fznd aki?

Minha pergunta foi "idiota"?

 

Bem, vc sendo da "elite", não será ignorado!

 

Abraços, da ralé!

 

Vou dormir...

Link to comment
Share on other sites

Murilo,

 

não espere por respostas esclarecedoras da parte do Mafili...

 

Já perguntei algo sobre esse tal tornado de Indaiatuba e não obtive resposta!

Agora já até me desinteressei...

Me pergunto: o q ainda estou fznd aki?

Minha pergunta foi "idiota"?

 

Bem, vc sendo da "elite", não será ignorado!

 

Abraços, da ralé!

 

Vou dormir...

 

Ambos hão de catar coquinhos que rolam pelas ribanceiras.

 

É simples....aquilo foi um F3....capaz de virar vagões de trens e fazer picadinho de lindos carros no páteo da Toyota

 

Se alguém não conhece ...imaginem um CB pleno com um baita desenvolvimento vertical....

 

..stop...

 

No primeiro tive a reação do "garoto" do vídeo....igualzinho.

 

======================

 

No segundo, eu vi a 50 m dos meus olhos, [ainda plenamente operantes] a rotação da super célula sai do chão.

======================

 

Estou plenamente a par de teorias de tornados e posso tranquilamente às 6 da manhã dar aula de trigonometria e aceleração de Coriolis....

===============================

 

Beijos

Link to comment
Share on other sites

Como já disse antes, para mim tanto faz se foi no RS, SC ou SP, fica como curiosidade, mas o fato mais relevante é que a região com maior número de registros de tornado, é o quadrilátero que inclui Itu, Sumaré, Indaiatuba e Campinas. E aqui onde moro, em 1991 presenciei ao vivo o que provavelmente foi o registro de um tornado entre F0 e F1, isso mesmo, em São Bernardo do Campo. Agora, a força que os tornados tem na região de Campinas, meu amigo... tem F2, F3, F4, pra mais de metro...ainda acho até hoje que o de Indaiatuba poderia ser classificado como um F4, haja visto que foi um multivortex e dos grandes.

 

2013:

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/03/limeira-teve-tornado-f1-com-ventos-de-117-kmh-segundo-meteorologista.html

 

2006:

http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp23/Artigo_Luci_Hidalgo.pdf

 

2005:

tgsgkQ5wq9k kVm93A86PUs

 

2001:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u28441.shtml

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=CMUHE021224

 

1995:

http://rotaimpopular.com/2007/11/02/tornado-em-barao-geraldo/

Link to comment
Share on other sites

Ambos hão de catar cokinhos nas ribanceiras...

 

Estou plenamente a par de teorias de tornados e posso tranquilamente às 6 da manhã dar aula de trigonometria e aceleração de Coriolis....

===============================

 

Beijos

Msmo assim vc prefere nos ver catando cokinhos!

Não há nd de cientificamente interessante no ato de se acrocar (esta palavra é cientificamente interessante) e ficar enchendo a sacolinha de côcos miúdos!

 

Certa vez eu assisti ao vídeo (várias vzs) do tornado de Indaiatuba e havia uma legenda q dizia: "Houve formação de vários micro tornados em torno do principal" (algo assim)... Por isso te perguntei!

Eu nem sabia q vc tinha presenciado o fenômeno tão de perto!

Eu já presenciei um em 2004 e estava à apenas 100m de distância do msmo.

Consegui registrar pq sempre carrego cmg uma câmera fotográfica (e atualmente o cel).

Infelizmente não tenho mto conhecimento científico pra discutir o assunto!

Sou apenas um apreciador e anotador dos eventos atmosféricos!

Não há nada de errado nisso, ou há?

 

Bem, ainda tenho mtos cokinhos pra catar e um dia longo pela frente...

Vou primeiro tomar um café, em meio às lágrimas...

(q descem pela ribanceira)

 

Então, bjs!

Link to comment
Share on other sites

Ambos hão de catar cokinhos nas ribanceiras...

 

Estou plenamente a par de teorias de tornados e posso tranquilamente às 6 da manhã dar aula de trigonometria e aceleração de Coriolis....

===============================

 

Beijos

Msmo assim vc prefere nos ver catando cokinhos!

Não há nd de cientificamente interessante no ato de se acrocar (esta palavra é cientificamente interessante) e ficar enchendo a sacolinha de côcos miúdos!

 

Não há nada de errado nisso, ou há?

 

Bem, ainda tenho mtos cokinhos pra catar e um dia longo pela frente...

Vou primeiro tomar um café, em meio às lágrimas...

(q descem pela ribanceira)

 

Então, bjs!

 

Ô meu querido desculpe,

 

Eu me expressei muito mal.

 

Achei que vcs estavam "brincando" .....sorry,

 

mp para vc

Link to comment
Share on other sites

Ambos hão de catar cokinhos nas ribanceiras...

 

Estou plenamente a par de teorias de tornados e posso tranquilamente às 6 da manhã dar aula de trigonometria e aceleração de Coriolis....

===============================

 

Beijos

Msmo assim vc prefere nos ver catando cokinhos!

Não há nd de cientificamente interessante no ato de se acrocar (esta palavra é cientificamente interessante) e ficar enchendo a sacolinha de côcos miúdos!

 

Não há nada de errado nisso, ou há?

 

Bem, ainda tenho mtos cokinhos pra catar e um dia longo pela frente...

Vou primeiro tomar um café, em meio às lágrimas...

(q descem pela ribanceira)

 

Então, bjs!

 

Ô meu querido desculpe,

 

Eu me expressei muito mal.

 

Achei que vcs estavam "brincando" .....sorry,

 

mp para vc

Mensg pra ti...

Abçs

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.