Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Dados atualizados de Curitiba (Período 2000 - 2012)


JohnnyBoy
 Share

Recommended Posts

Bom, antes de mais nada, o usuário Aldo Santos, fez a mesma coisa que eu, só que fez de um período diferente, ele fez de 1991 - 2011, portanto, surgirão algumas diferenças em relação aos nosso posts.

 

Aqui está o link do post dele: viewtopic.php?f=63&t=15019

 

O intuito desse post é discutirmos sobre as mudanças climáticas locais e compararmos os dados de 1961 - 1990 e 2000 - 2012.

 

Vamos começar:

 

Dados de 1961 - 1990

 

[tabela]L=Mês&Janeiro&Fevereiro&Março&Abril&Maio&Junho&Julho&Agosto&Setembro&Outubro&Novembro&Dezembro&Média Anual

L=Temperatura Média Máxima&26,6°C&26,7°C&25,7°C&23,1°C&21,1°C&19,6°C&19,4°C&20,9°C&21,3°C&22,6°C&24,5°C&25,4°C&23,1°C

L=Temperatura Média Compensada&20,4°C&20,6°C&19,6°C&17,2°C&14,5°C&13,1°C&12,9°C&14,1°C&15,0°C&16,5°C&18,2°C&19,3°C&16,8°C

L=Temperatura Média Mínima&16,4°C&16,3°C&15,4°C&12,8°C&10,2°C&8,4°C&8,1°C&9,2°C&10,8°C&12,5°C&14,0°C&15,4°C&12,5°C

L=Precipitação&171,8mm&157,6mm&138,8mm&94,8mm&101,0mm&115,6mm&98,8mm&73,4mm&119,2mm&133,3mm&126,9mm&152,3mm&1483,4mm

L=Insolação&184,4h&160,8h&172,0h&164,2h&178,3h&160,2h&173,4h&175,4h&134,1h&155,5h&177,0h&170,9h&2006,2h[/tabela]

 

Fonte: INMET

Dados disponíveis para download através de http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisClimatologicas

 

Dados 2000 - 2012

 

[tabela]L=Mês&Janeiro&Fevereiro&Março&Abril&Maio&Junho&Julho&Agosto&Setembro&Outubro&Novembro&Dezembro&Média Anual

L=Temperatura Média Máxima&25,9°C&27,5°C&26,7°C&24,7°C&21,5°C&20,9°C&20,1°C&22,1°C&22,2°C&24,0°C&25,1°C&26,5°C&23,9°C

L=Temperatura Média Compensada&21,0°C&21,4°C&20,5°C&18,7°C&15,2°C&14,6°C&13,8°C&15,0°C&15,8°C&17,9°C&19,0°C&20,5°C&17,8°C

L=Temperatura Média Mínima&17,4°C&17,7°C&16,7°C&15,0°C&11,3°C&10,5°C&9,3°C&10,2°C&11,5°C&13,9°C&15,0°C&16,5°C&13,7°C

L=Precipitação&223,7mm&157,1mm&136,3mm&111,4mm&84,0mm&90,2mm&110,6mm&85,6mm&146,2mm&157,9mm&130,2mm&144,4mm&1577,6mm

L=Insolação&147,5h&162,9h&177,8h&155,0h&148,8h&146,8h&162,8h&185,8h&139,3h&139,4h&161,5h&159,3h&1886,9h[/tabela]

 

Fonte: BDMEP (INMET)

 

Estou terminando dados de São Joaquim, SC e logo postarei, farei também um de Campos do Jordão, SP e postarei o mais breve possível.

 

É isso aí, pessoal... Até mais! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 115
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O aumento das médias mínimas em Abril e Junho é notório. Patra mim, maior efeito da urbanização do que mudança da dinâmica natural.

 

Certo! O aumento da médias mínimas de Junho e Abril foram brutais! Agora, por que não houve aumento, na mesma proporção, nos meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro? Eu já acho justamente o contrário! Esse expressivo aumento em Abril e Junho se deve mais pelo fato da mudança da dinâmica, do que pela urbanização. Abril se tornou praticamente uma extensão do verão! Curitiba tem muito potencial pra afundar nas mínimas, e nos anos 70/80 isso ocorria ja em Abril e nos dias de hoje só da segunda quinzena de Maio em diante. Para mim, algo mudou na atmosfera! É demais ter um aumento de +2,x, causado em maior parte pela urbanização.

Link to comment
Share on other sites

Antes, muito legal o trabalho. Um dia vou ter paciência ("Saco") de aprender a fazer tabelas aqui... :laugh:

 

Eu também tenho o mesmo palpite em relação à São Paulo.

A urbanização é fator importantíssimo para o inverno ter ficado mais quente mas também acho que não é o único.

Afinal, em 1994, Sampa já era uma metrópole enorme. Eram 9,6 milhões de habitantes só no município da capital, no censo de 1991.

Link to comment
Share on other sites

Certo! O aumento da médias mínimas de Junho e Abril foram brutais! Agora, por que não houve aumento, na mesma proporção, nos meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro? Eu já acho justamente o contrário! Esse expressivo aumento em Abril e Junho se deve mais pelo fato da mudança da dinâmica, do que pela urbanização. Abril se tornou praticamente uma extensão do verão! Curitiba tem muito potencial pra afundar nas mínimas, e nos anos 70/80 isso ocorria ja em Abril e nos dias de hoje só da segunda quinzena de Maio em diante. Para mim, algo mudou na atmosfera! É demais ter um aumento de +2,x, causado em maior parte pela urbanização.

 

Perfeito! Um exemplo é abril de 1999, quando por duas madrugadas consecutivas Curitiba registrou mínimas de 2,3ºC!

Até aquela época, mínimas abaixo de 8ºC eram bastante comuns no mês de abril.

O Caco está equivocado, pois como você postou, houve sim significativa modificação na dinâmica, uma vez que abril se tornou uma

extensão do verão e no mês de junho e mesmo julho e agosto, a corrente de jato se fortificou e, por conseguinte, a duração e a

frequência dos bloqueios!

Link to comment
Share on other sites

CAPITAIS - Comportamento por *DÉCADA*

 

Porto Alegre SF

 

(51/60): 19,3

(61/70): 19,4

(71/80): 19,8

(81/90): 20,0

(91/00): 19,5

(01/10): 19,9

 

Florianópolis HL

 

(51/60): 20,6

(61/70): 20,5

(71/80): 20,7

(81/90): 20,8

(91/00): 20,8

(01/10): 20,9

 

Curitiba AP

 

(51/60): 16,3

(61/70): 16,5

(71/80): 16,6

(81/90): 17,0

(91/00): 17,5

(01/10): 17,6

Link to comment
Share on other sites

O aumento das médias mínimas em Abril e Junho é notório. Patra mim, maior efeito da urbanização do que mudança da dinâmica natural.

 

Certo! O aumento da médias mínimas de Junho e Abril foram brutais! Agora, por que não houve aumento, na mesma proporção, nos meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro? Eu já acho justamente o contrário! Esse expressivo aumento em Abril e Junho se deve mais pelo fato da mudança da dinâmica, do que pela urbanização. Abril se tornou praticamente uma extensão do verão! Curitiba tem muito potencial pra afundar nas mínimas, e nos anos 70/80 isso ocorria ja em Abril e nos dias de hoje só da segunda quinzena de Maio em diante. Para mim, algo mudou na atmosfera! É demais ter um aumento de +2,x, causado em maior parte pela urbanização.

 

Perfeito, é exatamente o que eu penso! Abril se tornou um mês inexistente do outono-inverno. Mesmo no RS percebe-se também meses de abril miuto quentes nos últimos anos, quase sem frio forte até mesmo na fronteira com o Uruguai.

 

Quanto a Junho, o Ronaldo Coutinho publicou no Climaterra uma reportagem sobre o mês de Junho na década de 2000 que teve muitos meses de junho quentes em S. Joaquim. Quem tiver paciência de pesquisar, deve estar no arquivo do Climaterra.

 

Uma pergunta aos amigos: Os bloqueios da década de 2000 foram causados pela urbanização? As geadas no Norte do Paraná no café sumiram devido a urbanização nos cafezais?? :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se isso é por causa apenas da urbanização, ou a localização dessa estação de Curitiba, (se ela é perto de uma área muito verticalizada, isso vai vai atrapalhar muito os dados de insolação) mas nisso tudo, dá para se tirar umas vantagens:

 

- A insolação média de Curitiba diminuiu, e diminuiu muito, foi de 2006,2 horas anuais para apenas 1886,9 horas anuais. Um dos menores índices de insolação do Sul, inferior até à São Joaquim e região;

 

- A precipitação aumentou, os meses de inverno ficaram mais úmidos, algo que, ao meu ver, foi ótimo, pois ficaria, teoricamente, mais difícil de ter secas. Mas apenas teoricamente, pois, se não me engano, em junho de 2007, choveram apenas 3 mm! Algo super escasso!

Link to comment
Share on other sites

Eu também tenho o mesmo palpite em relação à São Paulo.

A urbanização é fator importantíssimo para o inverno ter ficado mais quente mas também acho que não é o único.

Afinal, em 1994, Sampa já era uma metrópole enorme. Eram 9,6 milhões de habitantes só no município da capital, no censo de 1991.

 

Aldo, eu penso parecido com a capital paulista também! Mesmo com a superurbanização da cidade que afetou principalmente o regime de chuvas, penso que a mudança da dinâmica tem boa parcela no aquecimento das temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Gente, as médias mínimas de julho, agosto e setembro TAMBÉM aumentaram! Só que não tanto quanto Abril e junho. Também acho que no Pós-2000 houve uma mudança de dinâmica (Para SP e Curitiba), mas o aquecimento, especialmente nas médias mínimas no período de outono/inverno, para mim, são muito mais frutos de urbanização. Agora, se pegarem dados de um local à 10 Km de Curitiba ou 25 Km, BOTO MINHAS MÃOS NO FOGO, que os valores não sofreram este aumento observado nas médias mínimas no outono/inverno como Sampa e Curitba. Por ex, Cotia e Pinhais.

Link to comment
Share on other sites

Gente, as médias mínimas de julho, agosto e setembro TAMBÉM aumentaram! Só que não tanto quanto Abril e junho. Também acho que no Pós-2000 houve uma mudança de dinâmica (Para SP e Curitiba), mas o aquecimento, especialmente nas médias mínimas no período de outono/inverno, para mim, são muito mais frutos de urbanização. Agora, se pegarem dados de um local à 10 Km de Curitiba ou 25 Km, BOTO MINHAS MÃOS NO FOGO, que os valores não sofreram este aumento observado nas médias mínimas no outono/inverno como Sampa e Curitba. Por ex, Cotia e Pinhais.

 

Às vezes eu fico em dúvida se Pinhais (não confundir com São José dos Pinhais) também não está afetada pelas alterações da região metropolitana.

 

Talvez uma comparação com os dados de outro lugar, como Irati, poderiam colaborar para discernir o que é resultado da urbanização e o que é relativo à mudança da dinâmica.

Link to comment
Share on other sites

Gente, as médias mínimas de julho, agosto e setembro TAMBÉM aumentaram! Só que não tanto quanto Abril e junho. Também acho que no Pós-2000 houve uma mudança de dinâmica (Para SP e Curitiba), mas o aquecimento, especialmente nas médias mínimas no período de outono/inverno, para mim, são muito mais frutos de urbanização. Agora, se pegarem dados de um local à 10 Km de Curitiba ou 25 Km, BOTO MINHAS MÃOS NO FOGO, que os valores não sofreram este aumento observado nas médias mínimas no outono/inverno como Sampa e Curitba. Por ex, Cotia e Pinhais.

 

Caco, posso tentar fazer a mesma coisa de alguma estação mais próxima a Curitiba, por exemplo, Castro, Irati, Ivaí... Mas não sei quando ficaria pronto. Posso deixar alguma dessas como prioridade e fazer de Campos do Jordão e São Joaquim depois. Mas qual dessas cidades possui um clima mais próximo ao clima de Curitiba no período 1961 - 1990?

Link to comment
Share on other sites

Gente, as médias mínimas de julho, agosto e setembro TAMBÉM aumentaram! Só que não tanto quanto Abril e junho.

 

E como você explica o aumento dobrado dos meses de Abril e Junho, com relação aos demais? É desproporcional, fora da curva! Se o aquecimento desses meses seguisse o padrão de Mai/Jul/Ago/Set dava pra se pensar MAIS em urbanização.

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta aos amigos: Os bloqueios da década de 2000 foram causados pela urbanização? As geadas no Norte do Paraná no café sumiram devido a urbanização nos cafezais?? :mosking:

 

Sds.

E as do sul de Minas Gerais??

 

Cadê as geadas em Pouso Alegre, Varginha, São Lourenço, Andrelândia? Simplesmente sumiram! O último bom evento, em 2011,

não pode ser comparado com MPs típicas da década de 90, salvo a serra da Mantiqueira e certas regiões de SP. É sério, gente,

nós deveríamos nos empenhar em um trabalho em conjunto no sentido de descobrirmos POR QUE os ciclones próximos à costa

se tornaram tão raros...por que o jato polar não se comporta mais como antes.

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta aos amigos: Os bloqueios da década de 2000 foram causados pela urbanização? As geadas no Norte do Paraná no café sumiram devido a urbanização nos cafezais?? :mosking:

 

Sds.

E as do sul de Minas Gerais??

 

Cadê as geadas em Pouso Alegre, Varginha, São Lourenço, Andrelândia? Simplesmente sumiram! O último bom evento, em 2011,

não pode ser comparado com MPs típicas da década de 90, salvo a serra da Mantiqueira e certas regiões de SP. É sério, gente,

nós deveríamos nos empenhar em um trabalho em conjunto no sentido de descobrirmos POR QUE os ciclones próximos à costa

se tornaram tão raros...por que o jato polar não se comporta mais como antes.

 

São os prédios de Varginha, Guaxupé, Poços de Caldas, que seguram o calor e impedem a formação de geadas! :mosking:

 

A resposta provavelmente está aqui:

 

UAH_LT_1979_thru_Jan_2013_v5.5.png

 

Olhem a diferença de 1985(-o.6C) com 2013(+0.4C). É 1C de diferença na temperatura global, é muita coisa!!! :negative:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O salto das mínimas de abril e junho são impressionantes!!

 

Reparem que fevereiro também ficou bem mais quente, mas pela estabilidade da insolação e da precipitação, parece haver aí uma mudança na atuação das massas de ar. Suponho que haja uma atuação mais constante do calor e da umidade tropicais. Afinal, quando entra uma frente pelo oceano, Curitiba também fica úmida, mas menos quente. Em ambos os casos há umidade e nebulosidade, mas muda o comportamento da temperatura.

 

Curitiba "porto-alegrou" no inverno. Está com as mesmas médias de POA, mas com as máximas um pouco mais altas e a mínima de julho menor.

Link to comment
Share on other sites

Como a cidade de Castro, possui algumas ausências nos dados, tenho as opções de Ivaí e Irati, para comparar com o de Curitiba... Com qual cidade devo fazer?

Esse é o grande problema nos dados do BDMEP. Quando se sai das capitais, muitas estações estão incompletas.

 

Foi como eu disse dias atrás. Campos do Jordão, por exemplo, está sem as médias compensadas de julho/95 em diante, até 2011, e faltam a quase totalidade das médias das mínimas no mesmo período. Aí fica complicado... :sad:

São Lourenço, no sul de MG , outra cidade interessante, também está com muitos dados incompletos. Comecei a calcular as médias e desisti. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Gente, as médias mínimas de julho, agosto e setembro TAMBÉM aumentaram! Só que não tanto quanto Abril e junho. Também acho que no Pós-2000 houve uma mudança de dinâmica (Para SP e Curitiba), mas o aquecimento, especialmente nas médias mínimas no período de outono/inverno, para mim, são muito mais frutos de urbanização. Agora, se pegarem dados de um local à 10 Km de Curitiba ou 25 Km, BOTO MINHAS MÃOS NO FOGO, que os valores não sofreram este aumento observado nas médias mínimas no outono/inverno como Sampa e Curitba. Por ex, Cotia e Pinhais.

 

Mas se fosse apenas a urbanização, porquê alguns meses teriam se aquecido BEM mais do que outros? Você saberia explicar o porquê disso?

Eu que vivi 31 anos em Curitiba, posso garantir que, a partir de meados da década de 1990, os bloqueios passaram a se tornar muito mais

frequentes e duradouro nos meses de inverno. E que, a partir do ano 2000, abril deixou de apresentar uma típica dinâmica outonal, passando

a ser uma extensão do verão, compotando-se como outono a partir do último terço do mês, quando muito!

Só reforçando, eu vivi 31 anos em Curitiba!

Link to comment
Share on other sites

Como a cidade de Castro, possui algumas ausências nos dados, tenho as opções de Ivaí e Irati, para comparar com o de Curitiba... Com qual cidade devo fazer?

Esse é o grande problema nos dados do BDMEP. Quando se sai das capitais, muitas estações estão incompletas.

 

Foi como eu disse dias atrás. Campos do Jordão, por exemplo, está sem as médias compensadas de julho/95 em diante, até 2011, e faltam a quase totalidade das médias das mínimas no mesmo período. Aí fica complicado... :sad:

São Lourenço, no sul de MG , outra cidade interessante, também está com muitos dados incompletos. Comecei a calcular as médias e desisti. :negative:

 

Aldo, será que se eu pegar os dados do CPTEC.INPE eles serão menos "furados"?

 

É, e Campos do Jordão, nesse período de 2000 - 2012, quase nenhum ano completo foi encontrado... Apenas 2002, 2010 e 2011, se não me engano... Se fossem apenas ausência de alguns meses ou anos, no máximo 3, eu faria, e faria com o maior prazer! Este é atualmente o meu hobbie!

Link to comment
Share on other sites

Aldo, será que se eu pegar os dados do CPTEC.INPE eles serão menos "furados"?

Acho que dados do CPTEC devem ser confiáveis. Pelo menos nunca ouvi nada contra e as estações que eu já vi são instaladas respeitando todas as normas.

Só não sei onde encontrar.

 

Antigamente, no site do CPTEC a gente achava dados de estações do INMET, sem os décimos. Infelizmente, este link foi eliminado do site.

 

Agora, o BDMEP é estranho.

Em Sampa, por exemplo, falta praticamente todo o ano de 1983. Porém, esses dados foram coletados. Já vi em outras fontes, até do próprio INMET.

Não sei se eliminaram por achar que a qualidade não era boa, tinha furos, ou se simplesmente desapareceram lá em Brasília...

 

hlqKljA.jpg

Fonte: http://meteorologiaeclima.blogspot.com

 

Clicar na tabela para ampliar.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, será que se eu pegar os dados do CPTEC.INPE eles serão menos "furados"?

Acho que dados do CPTEC devem ser confiáveis. Pelo menos nunca ouvi nada contra e as estações que eu já vi são instaladas respeitando todas as normas.

Só não sei onde encontrar.

 

Antigamente, no site do CPTEC a gente achava dados de estações do INMET, sem os décimos. Infelizmente, este link foi eliminado do site.

 

Agora, o BDMEP é estranho.

Em Sampa, por exemplo, falta praticamente todo o ano de 1983. Porém, esses dados foram coletados. Já vi em outras fontes, até do próprio INMET.

Não sei se eliminaram por achar que a qualidade não era boa, tinha furos, ou se simplesmente desapareceram lá em Brasília...

 

hlqKljA.jpg

Fonte: http://meteorologiaeclima.blogspot.com

 

Clicar na tabela para ampliar.

 

Vou me cadastrar e dar uma olhada, obrigado, colega!

Link to comment
Share on other sites

Não estou falando que não houve alteração na dinâmica no Pós-2000. HOUVE SIM! Mias bloqueios das serras de SC e RS para cima, menos neve, etc. Só estou dizendo que Curitiba cresceu MUITO nos últimos 15 anos. Passou POA em habitantes. Resultado inevitável: suas mínimas no outono/inverno aumentaram. Por quê? URBANIZAÇÃO + ALTERAÇÃO DINÂMICA. Qual o maior peso? Nas mínimas absolutas, dinâmica. Nas médias, um misto dos dois. O maior peso vai para a dinâmica, embora a URBANIZAÇÃO tenha um grande grau no elevado crescimento das médias mínimas curitibanas. Em TODOS os meses do outono/inverno, no mínimo, no Pós-2000, aumento-se +1ºC as médias! Fora os bizarros Abril e Junho.

 

Curitiba "tropicalizou-se" ou ficou "menos subtropical"?

 

Bom, o fato é que houve alterações na dinâmica em funções de altterações de massas de ar, o que determina alterações no clima, concordam? Por que isso? Simplesmente porque Curitiba situa-se numa área sujeita a "desvios", pois está numa área de transição de climas, o que eu tanto falo de transição entre tropical de altitude e subtropical.

 

POA para baixo houve esta mudança na dinâmica nos últimos 13 anos? Não! Por quê? Porque é legítimo "puro sangue 100% subtropical", sem influências tropicais; quer dizer, embora o "subtropical seja de fato uma sub-espécie do tropical, mas não está na área de transição.

Link to comment
Share on other sites

Não estou falando que não houve alteração na dinâmica no Pós-2000. HOUVE SIM! Mias bloqueios das serras de SC e RS para cima, menos neve, etc. Só estou dizendo que Curitiba cresceu MUITO nos últimos 15 anos. Passou POA em habitantes. Resultado inevitável: suas mínimas no outono/inverno aumentaram. Por quê? URBANIZAÇÃO + ALTERAÇÃO DINÂMICA. Qual o maior peso? Nas mínimas absolutas, dinâmica. Nas médias, um misto dos dois. O maior peso vai para a dinâmica, embora a URBANIZAÇÃO tenha um grande grau no elevado crescimento das médias mínimas curitibanas. Em TODOS os meses do outono/inverno, no mínimo, no Pós-2000, aumento-se +1ºC as médias! Fora os bizarros Abril e Junho.

 

Curitiba "tropicalizou-se" ou ficou "menos subtropical"?

 

Bom, o fato é que houve alterações na dinâmica em funções de altterações de massas de ar, o que determina alterações no clima, concordam? Por que isso? Simplesmente porque Curitiba situa-se numa área sujeita a "desvios", pois está numa área de transição de climas, o que eu tanto falo de transição entre tropical de altitude e subtropical.

 

POA para baixo houve esta mudança na dinâmica nos últimos 13 anos? Não! Por quê? Porque é legítimo "puro sangue 100% subtropical", sem influências tropicais; quer dizer, embora o "subtropical seja de fato uma sub-espécie do tropical, mas não está na área de transição.

 

De fato, as Serras Catarinenses e Gaúchas esquentaram muito, estava fazendo os cálculos para São Joaquim de médias e houve um aumento brutal. Acho que agora vou fazer de Pelotas, RS, (32°S) para que assim, possamos comparar climas, defender teses, etc...

Link to comment
Share on other sites

POA para baixo houve esta mudança na dinâmica nos últimos 13 anos? Não! Por quê? Porque é legítimo "puro sangue 100% subtropical", sem influências tropicais; quer dizer, embora o "subtropical seja de fato uma sub-espécie do tropical, mas não está na área de transição.

 

 

A cidade que mais aqueceu na Am. do Sul foi Buenos Aires! O sul do RS (ao sul de Poa) já é uma variação do clima temperado, sendo considerado assim por muitos autores, assim, seria correto dizer que é 100% subtropical?

Mas acho que o seu objetivo é apenas desmerecer o frio de Curitiba para usar na sua "peleia" com o Shimutz. Caco, desculpe a sinceridade, mas a sua obsessão por Curitiba é no mínimo curiosa! Já vi você fazer elogios, e críticas ferrenhas! É meio que uma relação de amor e ódio!!! :mosking:

 

Não existe transição da transição, por isso o clima subtropical já é uma variação do clima tropical, sendo uma transição do clima temperado da Argentina para o tropical do Brasil.

 

Como de Poa pra baixo não houve mudança, resolvi postar alguns mapas:

 

 

5-25_zps0579825a.gif

 

4-18.gif

 

1-44.gif

 

 

Acredito que o aquecimento na Argentina não tenha haver apenas com urbanização, já que Cordoba está longe de ser uma metrópole, e mendoza nem se fala!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

POA para baixo houve esta mudança na dinâmica nos últimos 13 anos? Não! Por quê? Porque é legítimo "puro sangue 100% subtropical", sem influências tropicais; quer dizer, embora o "subtropical seja de fato uma sub-espécie do tropical, mas não está na área de transição.

 

 

A cidade que mais aqueceu na Am. do Sul foi Buenos Aires! O sul do RS (ao sul de Poa) já é uma variação do clima temperado, sendo considerado assim por muitos autores, assim, seria correto dizer que é 100% subtropical?

Mas acho que o seu objetivo é apenas desmerecer o frio de Curitiba para usar na sua "peleia" com o Shimutz. Caco, desculpe a sinceridade, mas a sua obsessão por Curitiba é no mínimo curiosa! Já vi você fazer elogios, e críticas ferrenhas! É meio que uma relação de amor e ódio!!! :mosking:

 

Não existe transição da transição, por isso o clima subtropical já é uma variação do clima tropical, sendo uma transição do clima temperado da Argentina para o tropical do Brasil.

 

Como de Poa pra baixo não houve mudança, resolvi postar alguns mapas:

 

 

5-25_zps0579825a.gif

 

4-18.gif

 

1-44.gif

 

 

Acredito que o aquecimento na Argentina não tenha haver apenas com urbanização, já que Cordoba está longe de ser uma metrópole, e mendoza nem se fala!

 

Sds.

 

Eu percebo uma diferença muito evidente no comportamento da estação do aeroporto de Cordoba em relação às de Mendoza e de Buenos Aires.

 

Cordoba não teve uma ascensão tão evidente nas temperaturas.

 

Seria interessante saber se houve uma alteração no entorno duas últimas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Silvio, esses aumentos em Cordoba, Mendoza e, principalmente BS Aires, é por URBANIZAÇÃO. Para ser bem objetivo: o sul do RS já tem um mínimo de temperado. Poderia considerar 5% de temperado e 95% de subtropical. (Bagé, Santana Livramento, Uruguaiana, Chuí,SVP). Percebe-se na região o já esboço da existência de estações mais definidas, maisr amplitude térmica entre verão/inverno, etc.

 

Cara, eu ADORO o clima de Curitiba! Mas confesso que tenho minhas dúvidas se atualmente passaria os meses de Maio à setembro em POA ou Curitiba. Atualmente acho que ando preferindo POA. Mas no ano inteiro, Curitiba sem dúvida!

 

Apenas defendo meu ponto de visto já conhecido por vovês:

 

1)SEMELHANÇA NA DINÂMICA DE CLIMA ENTRE SP E CURITIBA; MAIOR DO QUE COM POA

 

E

 

2) INFLUÊNCIA DE 30% DE TROPICAL NOS 70% SUBTROPICAL DE CURITIBA

 

Apenas isso...

Link to comment
Share on other sites

Urbanização???????????

 

Mendoza tem 114.000 hab.!!! :laugh: :laugh: Cordoba é menor que Curitiba, e a região metropolitana menor ainda. Quanto a Buenos Aires, ninguém é inocente aqui, 3.5C na média não foi só urbanização, até porque o gráfico mostra um aquecimento forte já na década de 60.

 

Você tá de brincadeira Caco...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mas por quê? Se de fato estamos vivendo em um período mais quente, por quê em Cordoba, ARG esquentou e em Pelotas, como algumas pessoas dizem, esfriou?

 

Mas JohnnyBoy, Cordoba foi justamente a estação que menos esquentou, ela mostrou uma tendência mais de estabilidade.

 

Mas se esquentou um pouco, que seja, seria bom descobrirmos o porquê disso

Link to comment
Share on other sites

Mas por quê? Se de fato estamos vivendo em um período mais quente, por quê em Cordoba, ARG esquentou e em Pelotas, como algumas pessoas dizem, esfriou?

 

Mas JohnnyBoy, Cordoba foi justamente a estação que menos esquentou, ela mostrou uma tendência mais de estabilidade.

 

Mas se esquentou um pouco, que seja, seria bom descobrirmos o porquê disso

 

Com certeza! Mas o fato de ter esquentado visivelmente pode indicar efeito de urbanização nas outras.

 

No fim, não bastam os dados, seria preciso fazer um levantamento até "urbanístico" do entorno das estações.

 

Certa feita o pessoal da Metsul mandou um post com vários e enormes absurdos a respeito das estações. Em todos os casos houve descaracterização do padrão, avanço de concreto e asfalto, avanço de construções muito próximas, urbanização avançada em estação que antes era "rural" e até um caso de uma estação que continuou funcionando mesmo tendo surgido ao lado um exaustor de uma central de ar condicionado. :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Mas por quê? Se de fato estamos vivendo em um período mais quente, por quê em Cordoba, ARG esquentou e em Pelotas, como algumas pessoas dizem, esfriou?

 

Mas JohnnyBoy, Cordoba foi justamente a estação que menos esquentou, ela mostrou uma tendência mais de estabilidade.

 

Mas se esquentou um pouco, que seja, seria bom descobrirmos o porquê disso

 

 

O mais impressionante é Mendoza. Cidade minúscula no pé da Cordilheira dos Andes. Como explicar esse aquecimento todo?

Tomara que seja erro da estação...

 

Bizarro...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mas acho que o seu objetivo é apenas desmerecer o frio de Curitiba para usar na sua "peleia" com o Shimutz. Caco, desculpe a sinceridade, mas a sua obsessão por Curitiba é no mínimo curiosa! Já vi você fazer elogios, e críticas ferrenhas! É meio que uma relação de amor e ódio!!! :mosking:

 

Sílvio, você conseguiu externar em palavras uma percepção que eu também tenho. O Caco que me perdoe, pois tem a qualidade de ser muito elegante nas discussões,

nunca vi o Caco destratar ninguém, mas eu preciso ser igualmente franco...

 

Por outro lado pode ser que o Caco goste tanto do clima de Curitiba, que queira acentuar as semelhanças entre o nosso clima e o de São Paulo...

Link to comment
Share on other sites

Johnny, Córdoba tem + de um milhão de habitantes. Mendoza é que é minúscula, e no pé da Cordilheira dos Andes...

 

Sds.

 

Ah, correto, desculpem-me. Me confundi! :laugh:

 

Acho que tão importante quanto a dimensão da população dessas cidades todas (Mendoza, Córdoba, Buenos Aires e Pelotas) seria aferir o que tem acontecido com o local de suas respectivas estações, quais alterações ocorreram no seu entorno, o padrão delas.

 

Digo isso sem desconsiderar o fato de que aconteceram mudanças no padrão atmosférico.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.