Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Novembro 2012


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Minimas de hoje - São Paulo e RM:

 

Marsilac: 10,0

Parelheiros: 10,9

São Lourenço da Serra: 10,9

Capela do Socorro: 10,9

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 11,6

Juquitiba: 11,8

São Bernardo do Campo (Troyano): 11,8

Água Funda (IAG/USP): 12,5

Congonhas (Aero): 13,0

Guarulhos (Cumbica): 13,0

Barueri: 13,1

Vl Formosa: 13,2

Tremembé: 13,2

Ipiranga: 13,3

Freguesia do Ó: 13,4

Campo Limpo: 13,7

Itaim Paulista: 13,7

M Boi Mirim: 13,7

Mirante de Santana (Conv): 13,8

Perus: 13,8

Sto Amaro: 13,8

Praça da Sé: 13,9

Butantã: 14,0

Guarulhos (Conv): 14,0

Santana/Tucuruvi: 14,0

Mirante de Santana (Aut): 14,1

Cidade Ademar: 14,1

Pirituba: 14,4

Penha: 14,5

Lapa: 14,9

Vl Madalena: 14,9

Campo de Marte: 15,0

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 736
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Boa tarde, sou novo no fórum.

 

Butantã com 21,3

 

O que esperar para os próximos dias aqui em Sampa, mais frio ?

 

Seja bem vindo.

 

Frio só nas próximas manhãs, durante o dia a temperatura deve aumentar gradativamente mas nada de calor.

 

 

Minimas de hoje - São Paulo e RM:

 

Hoje realmente as mínimas foram marcantes para um mês de novembro, quase tivemos um digito em algumas regiões de São Paulo, não descarto mínimas abaixo de dez na grande SP.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, sou novo no fórum.

 

Butantã com 21,3

 

O que esperar para os próximos dias aqui em Sampa, mais frio ?

 

Primeiramente seja bem vindo Vinicius...O tempo deve abrir na capital no fds e a temperatura deverá entrar em elevação....mas não com aquele calorão..!!

 

 

Calorão à vista a partir do meio da semana até final de Novembro.

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje - São Paulo e RM:

 

Marsilac: 10,0

Parelheiros: 10,9

São Lourenço da Serra: 10,9

Capela do Socorro: 10,9

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 11,6

Juquitiba: 11,8

São Bernardo do Campo (Troyano): 11,8

Água Funda (IAG/USP): 12,5

 

Só esses locais foram tão ou mais frios que Itapevi, que teve mínima de 12,5ºC hoje. No momento, céu encoberto com 21,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, cá estou em Búzios, na região dos lagos fluminense, e o tempo esteve encoberto

na maior parte do tempo, com pancadas rápidas de chuva. Isso era o esperado, visto que a

FF passa pelo litoral do Sudeste neste momento. Minha Davis lá em Juiz de Fora registrou

um dia interessante hoje, com máxima de 20,1C e mínima de 15,8C. Nada mal para Novembro.

 

Se vocês vierem a Búzios e souberem falar espanhol, vão se dar bem por aqui. É impressionante

a quantidade de argentinos e uruguaios trabalhando nesta cidade!!!

Link to comment
Share on other sites

23:00HS:

 

Porto Alegre: 19,0

Florianópolis: 18,0

Curitiba: 15,0

 

São Paulo: 15,0

Campinas: 17,0

Santos: 19,0

Rio de Janeiro: 20,0

Belo Horizonte: 20,0

 

Brasília: 21,0

Campo Grande: 24,0

Cuiabá: 26,0

 

Salvador: 25,0

Recife: 25,0

Natal: 25,0

Fortaleza: 26,0

 

Belem: 25,0

Manaus: 24,0

Rio Branco: 23,0

Link to comment
Share on other sites

Espero que essa primavera repita o padrão de 2011: dias frescos até a virada do ano. Quem dera mantivéssemos dias assim sempre nessa estação!! Hoje tive variação de 17,3° a 26,2°. Máxima não baixa, mas sempre com vento. Tive rajada de 42,0 km/h!

 

Agora faz 19,0° com 79%. Venta de E a 8,9 km/h. Noite excelente para dormir!!

Link to comment
Share on other sites

Histórico do Dia da Proclamação da República:

 

Ano - mín/máx

 

1995 - 18°/26°

1996 - 20,5°*/27,8°*

1997 - 13,7°*/29,0°* (mínima e maior amplitude do mês: 15,3°)

1998 - 18,5°*/34,0° (máxima e maior amplitude do mês: 15,5°)

1999 - ------/------

2000 - 12,7°/23,6° (mínima do mês)

2001 - 19,1°/26,1°

2002 - 21,2°*/31,2°

2003 - 16,0°/28,4°

2004 - 19,4°/24,9°

2005 - 19,9°/32,7°

2006 - 19,5°/33,4°

2007 - 10,9°/21,1° (mínima do mês)

2008 - 18,7°/29,9°

2009 - 18,5°/25,2°

2010 - 18,9°/28,0°

2011 - 16,6°/22,3° (menor máxima do mês)

2012 - 17,3°/26,2°

 

* INMET

 

O feriado da Proclamação da República não tem grandes extremos. Geralmente é comportado com algumas tardes quentes (4 máxima de 30° ou mais). Destacaria apenas a mínima de 2007, muito expressiva para novembro. Talvez seja meu recorde histórico de frio para o mês.

 

A falta de dados na primeira metade da lista deve-se às minhas viagens na época. Os dados do INMET, que inicialmente destoavam das minha medições que eram feitas em local mais protegido, contribuíam para a maior amplitude térmica, além de "comer" alguns recordes mensais de meus registros.

Link to comment
Share on other sites

Meus recordes em novembro:

 

Mínimas:

 

10,9° - 1º/11/2005 e 15/11/2007

11,5° - 10/11/1999

11,7° - 3/11/2003

11,9° - 10 e 12/11/2010

 

Máximas:

 

36° - 6/11/1995

36,1° - 8/11/2010 e 9/11/2011

36,4° - 29/11/2005 e 1º/11/2009

37,8° - 22/11/2005

38,6° - 23/11/2005

 

Há ainda diversos registros de 35°.

Link to comment
Share on other sites

Nesse levantamento de mínimas de hoje, tem 8 do município de São Joaquim, com mais uma do wunderground com mínima de 8,6C, são 9 estações em São Joaquim.

 

Incrível a quantidade de estações em São Joaquim, tudo graças ao Ronaldo. Quem dera tivéssemos este número por aqui.

 

 

Vamos fazer um esforço para tentar chamar aquele "Homem do Tempo" de Monte Verde! O cara tem umas 3 Estações Particulares na Suiça Mineira, ele poderia contribuir com muitas informações sobre o clima da região! Já falei pessoalmente e por telefone e...nada... quem sabe algum membro da Diretoria Baziana consegue! :good2:

 

Seria muito bom ter a sua participação. Se tiver o e-mail dele, poderia nos enviar?

 

Como diria o Marcos, Abraços duplos!

 

 

No rodapé dessa página com as temperaturas de Monte Verde tem o telefone da loja fo Homem do Tempo de Monte Verde!

 

http://www.guiamonteverde.com.br/tempo/index.html

 

(35) 3438-1677

Link to comment
Share on other sites

Desvios Anuais (Jan/Out):

 

Porto Alegre: 19,7 (+0,5)

Florianópolis: 20,9 (+0,7)

Curitiba: 17,7 (+1,7)

 

São Paulo: 20,2 (+1,0)

Belo Horizonte: 21,8 (+1,0)

 

Brasília: 21,2 (+0,1)

Goiania: 23,2 (+0,1)

Campo Grande: 23,7 (+1,4)

Rio Branco: 25,0 (+0,2)

Pelo visto as chuvas do Centro-Oeste e do Sudeste estão segurando a média, ainda mais com a mp de agora.

 

Aqui tenho as seguintes médias:

 

mínima: 18,5°

 

máxima: 29,2°

 

simples: 23,85°

 

Ainda está bem ruim. O pior é que se prevê uma escala de temperatura a partir do início da semana que vem. Tanto o ETA de 7 dias quanto a MetSul dão máxima de 33° para cá na 5ª-feira que vem após uma sequência de dias secos, talvez com alguma chuva na virada de domingo para 2ª. A cara de 2012, o que é um péssimo sinal!!

 

Agora tenho 28,4° com 45% e vento E a 7,6 km/h. A mínima foi de 17,8°.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Tem feito frio à noite e calor de dia na Serra do Botucaraí, máxima de 28.5º aqui no Bairro Bela Vista (antigo Loteamento Farrapos) por projeto de Lei de minha autoria foi aprovado pela Câmara de Vereadores, segunda-feira o Prefeito sancionará a Lei de criação do novo bairro.OBS O Almeida tmbm está incluído no Bela Vista... :mail: :ok: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Uma característica interessante de 2012 em sp é a de que as menores mínimas mensais estão ocorrendo sempre com precipitação.

 

A questão é:

 

as mps mais fortes com muita umidade, ou falta de capacidade de mínimas baixas em dias de céu limpo por causa da urbanização?

Em Sampa, a urbanização é determinante. Entre as normais 1931-1960 e 1961-1990, na estação do Mirante, a média das mínimas aumentou pelo menos 0,9°C em todos os meses do ano.

 

Alguns exemplos:

Abril: 14,8°C => 16,3°C

Maio: 12,9°C => 13,8°C

Junho: 11,0°C => 12,4°C

Julho: 10,1°C => 11,7°C

Agosto: 11,3°C => 12,8°C

Setembro: 12,7°C => 13,9°C

 

Na normal 1991-2020, a coisa certamente vai ser muito pior. Já existem 2 prédios de apartamentos há apenas 3 quadras da estação do Mirante.

Acho que podemos chegar ao ponto em que teremos anos sem nenhuma mínima sub-10 no Mirante, algo que jamais ocorreu.

 

O efeito da urbanização é tão forte que acontece algo semelhante na estação do IAG, que fica num parque de ~550 hectares (5,5 km²) mas que é totalmente cercado pela cidade.

Lá, as médias das mínimas aumentaram cerca de 1°C de abril a setembro entre as 2 normais (1931-1960 e 1961-1990).

Segundo informações do Boletim do IAG, a média anual da estação aumentou cerca de 2°C entre 1933 e 2011.

 

Além disso, de 2001 em diante não tivemos massas polares continentais fortes que passaram para o oceano com o centro sobre SP e PR, algo que não era tão raro antes.

Atualmente, todas as mais fortes passam para o mar com centro no RS, Uruguai... Aqui no sudeste passa só a "rabeira", a beirada.

 

 

 

Pois é Aldo! Eu não conheço a região do inmet, mas construirem em volta da estação era só questão de tempo mesmo.

Pelo menos se a estação deve refletir o clima da cidade, quanto mais prédios em volta do mirante de santana, mais representativo mesmo serão os dados!

 

A questão desse ano foi só a continuação do padrão dos últimos, como vc falou: "Além disso, de 2001 em diante não tivemos massas polares continentais fortes que passaram para o oceano com o centro sobre SP e PR, algo que não era tão raro antes."

Nem o litoral catarinense e Curitiba escaparam! É só pegar a mínima de 2012 que foi muito ruim nesses locais também. Cara, já foram 10 anos desse padrão, acho que o clima vai mudar de ciclo logo logo. Não é possível que nós vamos continuar passando por isso todos os invernos pra frente! haha

 

 

Ano passado o tempo ficou bem fresco até janeiro, daí começou o inferno! Tá difícil de acreditar que a anomalia esse ano ficou só em +1,0 C! Se fizer calorão em Porto Alegre agora em dezembro, pelo menos em janeiro/fevereiro a coisa deve ser diferente de 2012. É o equilíbrio do clima :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Dia ameno em Sampa, nublado na 1ª metade da manhã e depois sol, sempre com grande quantidade de nuvens, aqui na zona norte.

Ventos marítimos aumentando de intensidade agora no final da tarde.

 

Mirante (Conv.): 14,6°C / 23,1°C

IAG: 12,6°C / 23,3°C

 

Riacho Grande SBC: 12,1 / 20,9

 

Agora chove com 15,5

Link to comment
Share on other sites

Off topic, mas quanto custa uma Davis? Quero economizar para comprar uma para colocar aqui na Granja Viana. Quero perfeição nos dados!

Caco, custa a partir de uns 550 dólares nos US a vantage pro 2 mais em conta. Tem a vantage vue tb, um pouco mais simples mas ótima e confiável. Para colocar na net direto, mais uns 150 paus o weatheinkip. Se você comprar, eu te ajudo a instalar, a gente marca um sábado na sua casa. Seria muito legal ter uma Davis na Granja, pensa ai.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Off topic, mas quanto custa uma Davis? Quero economizar para comprar uma para colocar aqui na Granja Viana. Quero perfeição nos dados!

Caco, custa a partir de uns 550 dólares nos US a vantage pro 2 mais em conta. Tem a vantage vue tb, um pouco mais simples mas ótima e confiável. Para colocar na net direto, mais uns 150 paus o weatheinkip. Se você comprar, eu te ajudo a instalar, a gente marca um sábado na sua casa. Seria muito legal ter uma Davis na Granja, pensa ai.

Abs

 

 

Blz João! Qdo eu comprar te dou um toque.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Desvios Anuais (Jan/Out):

 

Porto Alegre: 19,7 (+0,5)

Florianópolis: 20,9 (+0,7)

Curitiba: 17,7 (+1,7)

 

São Paulo: 20,2 (+1,0)

Belo Horizonte: 21,8 (+1,0)

 

Brasília: 21,2 (+0,1)

Goiania: 23,2 (+0,1)

Campo Grande: 23,7 (+1,4)

Rio Branco: 25,0 (+0,2)

 

Dica: essa avaliação é indevida, pois a média de jan/out em todas essas cidades é diferente da média anual que vc acabou utilizando. Esses desvios positivos estão bem maiores. Porto Alegre, por exemplo, tem média de 18,9C para o período utilizado, logo a anomalia deveria ser de +0,8C.

 

O pior é saber que tem tudo para piorar até o fim do ano...

Link to comment
Share on other sites

Tem feito frio à noite e calor de dia na Serra do Botucaraí, máxima de 28.5º aqui no Bairro Bela Vista (antigo Loteamento Farrapos) por projeto de Lei de minha autoria foi aprovado pela Câmara de Vereadores, segunda-feira o Prefeito sancionará a Lei de criação do novo bairro.OBS O Almeida tmbm está incluído no Bela Vista... :mail: :ok: :hi:

 

 

Frutos rendendo... :good2: Mas houve diminuição no nr de bairros? Eram 7 não é? Precisava ter uns 15...

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia inteiro foi de sol com muitas nuvens. A temperatura não subiu muito, minha máxima ficou em 26,1°C. Depois do almoço, começou a bater um vento frio e ele continua até agora e não é um vento fraco não, pelo Inmet, ele está entre 20/30 km/h. Tenho agora 21,1°C.

 

CDJ pelo Inmet, acumulou na última hora, 0,2 mm; deve estar caindo uma chuvinha fraca por lá; com uma temperatura na casa dos 13°C.

 

Enquanto isso, em algumas regiões do estado, tem cidades com temperaturas acima dos 30°C nesse horário.

Link to comment
Share on other sites

Desvios Anuais (Jan/Out):

 

Porto Alegre: 19,7 (+0,5)

Florianópolis: 20,9 (+0,7)

Curitiba: 17,7 (+1,7)

 

São Paulo: 20,2 (+1,0)

Belo Horizonte: 21,8 (+1,0)

 

Brasília: 21,2 (+0,1)

Goiania: 23,2 (+0,1)

Campo Grande: 23,7 (+1,4)

Rio Branco: 25,0 (+0,2)

 

Dica: essa avaliação é indevida, pois a média de jan/out em todas essas cidades é diferente da média anual que vc acabou utilizando. Esses desvios positivos estão bem maiores. Porto Alegre, por exemplo, tem média de 18,9C para o período utilizado, logo a anomalia deveria ser de +0,8C.

 

O pior é saber que tem tudo para piorar até o fim do ano...

 

 

Bruno..não usei a normal 61/90 *anual*...e sim parcial de jan/out..ou seja mesmo período......Os desvios acima são com base em 10 meses....

Link to comment
Share on other sites

Aqui e S Bernardo do Campo um sábado bem ameno. Fiquei entre 13,2 / 19,8. Agora ceu com muitas nuvens e apenas 15,2....sensação de frio..!!

 

Enquanto Porto Alegre e Florianópolis tem 22,0 graus,a capital paulista assim como Curitiba contam com apenas 16,0 graus....Até Santos está mais fria que as capitais do sul com 20,0 graus.Campos do Jordão conta com apenas 11,0 graus..um bom anoitecer para novembro.

Link to comment
Share on other sites

O feriadão está sendo muuuuuuito chuvoso em Rio Branco. A ZCAS está simplesmente estacionada sobre a cidade desde o começo dessa semana. Chove e com muito volume quase toda hora, e são poucas e curtas as aberturas de sol desde segunda-feira. O mais interessante é que mesmo com tanta chuva, o tempo segue abafado, a mínima ainda nao foi menor que 22 graus desde o começo do feriado, e as máximas estão variando entre 27 e 30 graus. No momento, já é a terceira chuva desse sábado que cai, dessa vez veio um toró que começou desde as 5 da tarde. A chuva vai e volta... e o feriadão segue intediante por aqui. Pelo menos não está o calor insuportável que estava semana passada.

 

Quanto às médias do Carlos, eu acredito que a tendencia é que ela feche dentro do normal aqui até o fim do ano, já que a partir de agora a tendencia são de dias mais agradáveis por aqui, ou menos quentes.. contrariando a tendencia do resto do país, que terá dias mais quentes a partir de agora. Eu acredito que o "pior" já passou em termos de calor nesse 2012 por aqui..

 

O mais impressionante dessas chuvas que estão caindo é o acumulado, que só de domingo pra cá já deve ter atingido a marca dos 200 mm... é muuita água num curto período de tempo.

 

No momento, chuva e 22 graus no Inmet.. que já acumulou mais de 30mm hoje.

Link to comment
Share on other sites

Minima de 13,3°c hoje em Campinas, a temperatura subiu bastante e a máxima chegou aos 29,9°C....

Interessante.

Aqui em São Paulo, a apenas 100 km de distância (Mais próxima do mar, como o mundo inteiro sabe), hoje foi ligeiramente mais ameno do que ontem, mesmo com sol quase o dia todo (Sempre com quantidade variável de nuvens e vento marítimo constante).

 

Mirante: 14,6°C / 22,5°C

IAG: 13,1°C / 22,4°C

 

Barueri (Aut. INMET): 12,4°C / 23,1°C.

 

Em Iguape, litoral sul paulista (Aut. INMET): 15,1°C / 25,4°C.

Link to comment
Share on other sites

Caio, sensacional a sua análise!

Desse jeito fica "fácil" prever uma tendência! No caso do litoral catarinense a dinâmica climática ainda é ajudada porque as frentes frias passam de forma mais rápida sobre a região nessa época. Imagino que as questões locais como a temperatura do mar influenciem mais do que no caso do litoral mais pra cima.

 

O problema tá mais em cima, quando as frentes param e formam as ZCAS. Quem já foi pro litoral de sp no verão sabe bem como que é!!

Pelo menos do jeito que tá caminhando a temperatura do mar, o verão vai ser de tempo mais ensolarado...

To torcendo muito porque vou justamente pra Ubachuva hehe

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.