Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Novembro 2012


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 736
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pessoal....inaugurando o topico para Nov.....vejam como ficaram as anomalias deste inesquecível outubro onde Belo Horizonte teve seu dia mais quente em 102 anos com 37,1:

 

Porto Alegre RS: (+2,1)

Florianópolis SC: (+1,9)

Curitiba PR: (+2,6)

São Paulo SP: (+3,3)

Belo Horizonte MG: (+1,6)

Rio de Janeiro RJ (Jac): (+0,1)

 

*Estações Convencionais

 

Parabens Alexandre, esta região pra mim é a + bonita do Planeta.....Icefields Parkway é fantástica. Se der tempo dê um pulo a Canmore, fica apenas 24km de Banff

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Pessoal....inaugurando o topico para Nov.....vejam como ficaram as anomalias deste inesquecível outubro onde Belo Horizonte teve seu dia mais quente em 102 anos com 37,1:

 

Porto Alegre RS: (+2,1)

Florianópolis SC: (+1,9)

Curitiba PR: (+2,6)

São Paulo SP: (+3,3)

Belo Horizonte MG: (+1,6)

Rio de Janeiro RJ (Jac): (+0,1)

 

*Estações Convencionais

 

Parabens Alexandre, esta região pra mim é a + bonita do Planeta.....Icefields Parkway é fantástica. Se der tempo dê um pulo a Canmore, fica apenas 24km de Banff

 

abraço

 

se for por este ano, o GW é uma realidade profunda e incontestável.

Link to comment
Share on other sites

E vem muita chuva nos próximos dias no leste da região Sudeste. ES, MG e GO em estado de atenção!

 

anomalia_1_g.png

 

Tanta chuva decorrerá do estabelecimento de uma ZCOU (Zona de Convergência de Umidade).

 

Aqui choveu bastante ontem à tarde e depois veio mais chuva à noite. Hj não passamos de 26ºC, o que é 10 (dez) graus a menos que ontem. Tomara que venha realmente muita água.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Isso não seria uma ZACS? SP estaria fora. Como eu falei, por aqui ZACS só de meados de dez até meados de fev.

 

Eu também acho isso, mas no CPTEC está escrito ZCOU então ficarei com a opinião dos "profiça". Na verdade eu não sei bem

a diferença entre estas duas.

 

Por aqui chove fraco no momento, alguns trovões e 22,2ºC. Acumulou 2,2mm até o momento. Uma verdadeira benção!

Link to comment
Share on other sites

Renan, vai se formar uma baixa "interessante" na costa do ES, por isso tanta chuva prevista pra lá.

 

Aqui tivemos um dia fantástico, depois de bater 38C ante ontem hoje não passamos de 22,3C. É outro mundo! Choveu fraco desde o final da manhã até o meio da tarde acumulando apenas 5,8 mm. Espero que chova mais agora em novembro, pois outubro fechou com apenas a metade do esperado.

Link to comment
Share on other sites

O sudeste viveu o que acontece no RS no verão, isto é, ausência de ZCAS, o que resulta em muito calor. Logo as coisas se normalizam por aí.

É vero. Mas o que chama a atenção são as anomalias do Sudeste em relação ao desvio da normal. + 3,3° em SP é MUITA coisa!!

 

Por aqui um dia um pouco quente: de 17,8° a 26,3° sem baixar dos 53%. Se fosse mais seco estaria melhor. Agora faz 22,7° com 60%. Agora teremos uma semana com sol direto e aquecimento progressivo. Rezemos...

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Xiii Marcos, será que agora é o RS que viverá o inferninho? tomara que não!

 

Uma instabilidade bem forte (com topos das nuvens atingindo -70º) está sobre

parte da zona da mata mineira agora. Tenho receio de prejuízos à vista. Por aqui,

apenas chuva leve e 3,8mm acumulados. Vem muito mais água pela frente!

Link to comment
Share on other sites

Histórico do dia de finados:

 

Ano - mín/máx

 

1995 - 16°/29°

1996 - 21,0°/29,0°

1997 - 17,1°*/26,9°

1998 - 16,3°/24,5°

1999 - 19,0°/22,0°

2000 - 18,3°/26,6°

2001 - 14,9°/24,0° (mínima do mês)

2002 - 17,9°/28,4°

2003 - 12,7°/20,8° (menor máxima do mês)

2004 - 17,3°/33,6° (maior amplitude do mês: 16,3°)

2005 - 12,2°/27,2°

2006 - 18,8°/25,8°

2007 - 14,3°**/20,5°* (menor máxima do mês)

2008 - 19,1°/24,1°

2009 - 20,1°/35,8°

2010 - 14,5°/27,4°

2011 - 15,0°/25,2°

 

* INMET

** INMET automática

Link to comment
Share on other sites

1984:

 

26/08: Máxima de 16,8 / Mínima de 07,5 (máxima de 09,8 à tarde)

 

27/08: Máxima de 10,9 / Mínima de 06,9

 

28/08: Máxima de 11,1 / Mínima de 08,1

 

-Estes são dados de Juiz de Fora-INMET para o período citado. Esta MP foi forte demais! Pelas máximas, percebe-se que

esta onda de frio foi de tempo nublado e baixíssima sensação térmica.

 

A pergunta é: Será que nevou na Mantiqueira nesta ocasião? A julgar pela máxima do dia 27/08, parece que sim!

Link to comment
Share on other sites

Engraçado ver a virada do clima em Tapiraí, maxima de 34 anteontem, maxima de 20 ontem lol

 

Divinolândia/SP, cidade natal, bateu 36° no dia 30, maxima absurda pra uma cidade a 1040 metros... será pelo fato da cidade ser rodeada de montanhas, o vento acaba sendo pouco e por isso a maxima chegou a um patamar tão absurdo?

Link to comment
Share on other sites

Engraçado ver a virada do clima em Tapiraí, maxima de 34 anteontem, maxima de 20 ontem lol

 

Divinolândia/SP, cidade natal, bateu 36° no dia 30, maxima absurda pra uma cidade a 1040 metros... será pelo fato da cidade ser rodeada de montanhas, o vento acaba sendo pouco e por isso a maxima chegou a um patamar tão absurdo?

 

Exato! Os picos de calor nas baixadas são mais intensos que nos topos, de forma que um local a 1200m, localizado em baixada, pode ter uma

máxima maior do que um outro local a 800m, porém localizado num topo, recebendo bastante vento ao longo do dia.

Link to comment
Share on other sites

Histórico do dia de finados:

 

Ano - mín/máx

 

1995 - 16°/29°

1996 - 21,0°/29,0°

1997 - 17,1°*/26,9°

1998 - 16,3°/24,5°

1999 - 19,0°/22,0°

2000 - 18,3°/26,6°

2001 - 14,9°/24,0° (mínima do mês)

2002 - 17,9°/28,4°

2003 - 12,7°/20,8° (menor máxima do mês)

2004 - 17,3°/33,6° (maior amplitude do mês: 16,3°)

2005 - 12,2°/27,2°

2006 - 18,8°/25,8°

2007 - 14,3°**/20,5°* (menor máxima do mês)

2008 - 19,1°/24,1°

2009 - 20,1°/35,8°

2010 - 14,5°/27,4°

2011 - 15,0°/25,2°

 

* INMET

** INMET automática

No finados de 2009 registrei incríveis 33,9C em Canela. Hj, ao contrário, fez um dia maravilhoso de sol com 6C no Castelinho e 10C aqui no Alphaville. Abs!!

Link to comment
Share on other sites

No finados de 2009 registrei incríveis 33,9C em Canela. Hj, ao contrário, fez um dia maravilhoso de sol com 6C no Castelinho e 10C aqui no Alphaville. Abs!!

Completando o histórico, com 2012: 16,4°/27,9°.

 

Novembro de 2009 foi um inferno! Foi na época do El Niño moderado. Minha máxima daquele ano foi na véspera de finados, com 36,4°!! Terror total!

 

Ontem estive em Caxias do Sul. O dia foi muito agradável por lá!! Variação de 11,9° a 23,3°. O sol forte dava sensação de calor, mas na sombra estava uma delícia!!! Já hoje tive mínima de 16,4° de novo. Agora já faz 30,4° com 51%.

 

Abraços dos mortos!

Link to comment
Share on other sites

Lamentável... realmente lamentável, mas 2012 continua a se firmar como uma desgraça, MESMO com a sensação de não estar tão quente nos últimos dois meses. Pelos meus registros, outubro de 2012 foi o segundo mais quente na simples desde 1995, perdendo apenas para 2001. A simples foi de 22,1° contra 22,45° de 2001. A média mínima, de 17,7°, empata com 2002 e perde só para 2001, com 18,6°. A máxima ficou em 26,5°, perdendo apenas para 2006 e 2001. Out/95 é disparado o mais frio, com simples de 18,9°. A média simples de outubro 1995-2012 (fora 2000) é de 20,71°.

 

Agora faz 30,5° com 50%. Abafado e sol direto!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, Outubro foi quente no Brasil inteiro! Aqui foi o Outubro mais quente

desde 2005, mas não figurou no TOP-5 dos mais tórridos já registrados.

 

Entretanto, sua máxima absoluta foi a terceira maior já registrada. Bah!

 

Mas agora o calorão acabou -no Sudeste-...tenho apenas 21,4ºC nesta tarde de

Sábado. Chove uma barbaridade em cidades à nordeste de JF, não mais do que

150km em linha reta...mas aqui, nada! Uma lástima, nossa chuva continua bem

abaixo da média. Será que fomos esquecidos?

Link to comment
Share on other sites

Marcos, Outubro foi quente no Brasil inteiro! Aqui foi o Outubro mais quente

desde 2005, mas não figurou no TOP-5 dos mais tórridos já registrados.

 

Entretanto, sua máxima absoluta foi a terceira maior já registrada. Bah!

É vero. O Brasil inteiro torrou. Foi impressionante! Ao menos os inferno diminuiu no centro do país e no Nordeste. Teresina teve 38,3° hoje e 36,5° ontem. Melhorzinho perto dos 40,0 do dia 31. Dose são as mínimas sempre em 25°. Que horror!

 

Também ninguém tem comentado sobre o calor na Amazônia. Manaus teve 36,3° dia 30/10. É um valor perto do histórico da cidade, que é 37°/38°.

 

Por aqui tive máxima de 30,7° sem baixar dos 47%. Mas agora já faz 21,2° com 74%. Muito agradável!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

POSSÍVEL ONDA DE FRIO DO DIA 10 EM DIANTE, FORTE ATÉ O MOMENTO COM PREJÚ NA AGRICULTURA.

 

Eis o meu desânimo com essa primeira quinzena de novembro. Não com o frio, pode até aliviar esse calor, mas o fato é que AAO negativa em primavera/verão só dá m... Vide verão passado. Pelo GFS a chuva deve ficar escassa no Paraná até ao menos dia 15! É brincadeira.. já não está chovendo como deveria e ainda temos previsão de menos ainda.

 

Ontem o tempo fechou a tarde, trovejou muito mas o CB desviou. Tempos de estiagem continuam. Ao menos no centro do país deve chover muito, isso ajudará na recuperação do setor elétrico. Tive mínima de 18,7C hoje e já faz 25,9C. Céu azul.

Link to comment
Share on other sites

36ºC em Manaus? Deve ter dado uma sensação de uns 50ºC! :lol:

 

Felizmente a onda de calor já foi enterrada e eu realmente ESPERO que, até o final

desta temporada primavera/verão 2011/2012, nós NÃO venhamos a ter que passar

por outra dessas! Provavelmente não iremos...

 

Conforme eu esperava, a AAO negativa vai ditar as regras neste mês de Novembro.

Será um mês ameno e com ao menos 1 onda de frio mais intensa e com algum

evento de ZC aqui no Sudeste e Centro-Oeste. Agora o Coutinho já fala de uma

possível onda de frio no fim desta semana...não duvido, pois a queda da AAO foi

espetacular.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estive olhando os dados de chuva no INMET, e a coisa está séria mesmo

no oeste do RS.

 

Poderíamos até dizer que este extremamente chuvoso Outubro compensou pelos

outros 9 meses de precipitação abaixo da média, mas será mesmo? Tanta chuva

concentrada em apenas 1 mês não parece ser o caso de resolver a coisa de um

modo geral. De qualquer forma, é até engraçado ver o gráfico de São Luiz Gonzaga(RS):

 

graf_chuv_acu_6190_sim_anual.php?codEst=83907&mesAno=2012

Link to comment
Share on other sites

A umidade em Manaus tem batido 45%. Chegou a 37% dia 1º. Poderia até ser pior, ainda que nos dias mais úmidos a sensação bata os 45°!! :heat:

 

Por aqui tivemos uma manhã agradável. Mínima de 18,6°. Agora faz 29,7° com 53%. Pressão em 1010,0 mb. Céu limpinho com uma pequena nuvem perdida do lado sul.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva nesta madrugada. O pluviômetro acumulou 52,6mm! Uma verdadeira

benção da natureza para nós.

 

Tanta chuva foi ocasionada por nuvens Nimbustratus, haja vista que não havia desenvolvimento

vertical para CBs. Não tivemos um raio sequer, nem trovões, só muita chuva. Bem típico desse

tipo de nuvem.

 

E pelo satélite vemos o canal de umidade formado, indo desde o AM, passando pelo sudoeste

do PA, MT, TO, GO, BA e MG. Uma baita zona de convergência, com chance de chuva localmente

forte em várias partes destes estados no dia de hoje.

Link to comment
Share on other sites

POSSÍVEL ONDA DE FRIO DO DIA 10 EM DIANTE, FORTE ATÉ O MOMENTO COM PREJÚ NA AGRICULTURA.

 

Pois escutei o Cleo, hoje pela manhã, prevendo os próximos 15 dias de muito calor.

o frio entraria pelo PR e SC?

Novembro é sempre um m~es escaldante no RS.

Novembro sem calor, é que nem julho sem frio!

 

Lembro-me de um novembro que estive na região de Bento Gonçalves, acho que foi em 2009. Santos Deus, quanto calor! E olha que eu, nato em Joinville, tenho expertise em dias quentes e abafados hahahah

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.