Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Novembro 2012


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 736
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Valeu Bruno, só pode ser o sinal 3G mesmo.

 

Outro pensamento: como teremos uma semana mais amena, com uma outra erupção de ar frio chegando na quinta-feira além do amanhecer frio de domingo e segunda, o predomínio dos ventos do quadrante sul pode ajudar a trazer uma corrente de água mais quente, do quadrante sul. Ajudado por um forte swell de sul que deve entrar junto com a frente-fria no final de semana.

 

CapturadeTela2012-11-22agraves181118.png

 

 

Com anomalias positivas fortes na região do Prata, é de se deduzir que o predomínio da corrente de sul possa induzir o espalhamento dessa água mais quente em direção a nossa região. A confirmar a tendência, será muito positivo para o turismo no começo do verão.

 

sst.daily.anom.gif

Link to comment
Share on other sites

Por que estou dando tanta bola para esta erupção de ar frio?

 

Nostalgia do inverno!

 

Bela aproximação de forte anticiclone polar de 1036mb sobre o Cone Sul na análise das 12Z:

 

CapturadeTela2012-11-22agraves182210.png

 

 

Bolsão frio com até 1022mb em 72h influenciando o tempo na maior parte do Sul do Brasil.

 

CapturadeTela2012-11-22agraves182256.png

 

 

Bonito de se ver nessa época do ano!

Link to comment
Share on other sites

Temporal destelha casas e derruba até torre de rádio em Candelária, RS

Chuva forte durou pouco mais de cinco minutos e provocou destruição.

Corpo de Bombeiros do município ainda avalia os estragos.

 

temporal_candelaria.jpg

 

O município de Candelária, na Região Central do Rio Grande do Sul, foi atingido por um forte temporal que durou pouco mais de cinco minutos por volta das 16h desta quinta-feira (22). Apesar do pouco tempo, a chuva e o vento provocaram grande destruição na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, que ainda avalia os estragos, mais de 20 casas foram destelhadas, árvores caíram em cima de carros e até a torre de uma rádio desabou com o vendaval.

A Defesa Civil do município aguarda que os estragos sejam contabilizados para providenciar ajuda. O Corpo de Bombeiros deve disponibilizar lonas para cobrir as casas destelhadas.

 

G1

Link to comment
Share on other sites

Intenso pré-frontal aqui no interior do Paraná. Não há nuvens e a URA está em apenas 36 % no momento, felizmente. Temperatura atual de 34,1C sendo que a máxima atingiu os 35,9C. Risco grande de temporais amanhã por todo o estado.

Me preocupa essa grande atuação de anticiclones no nosso litoral, reduzindo ainda mais as chuvas no Sul do Brasil. Mais um verão seco vai ser difícil de aturar.

Link to comment
Share on other sites

Tarde foi muito quente em Teutônia, com máxima de 38,8ºC na minha estação automática e 38,1ºC na estação do INMET.

 

Ainda não tinha entrado no site, é seu ? Muito legal.

 

Vai vir chuva.

 

Sim, é meu. Obrigado. É uma versão "beta" ainda! Nessas férias pretendo disponibilizar dados históricos e gráficos.

Link to comment
Share on other sites

Ok, obrigado!

 

Por enquanto a primeira etapa é conseguir colocar a minha outra estação online. Está instalada no ponto mais alto da cidade, a uns 490 m. Fica no interior do município e os proprietários da área já relataram neve algumas vezes por lá, mas nada registrado oficialmente.

Link to comment
Share on other sites

Ok, obrigado!

 

Por enquanto a primeira etapa é conseguir colocar a minha outra estação online. Está instalada no ponto mais alto da cidade, a uns 490 m. Fica no interior do município e os proprietários da área já relataram neve algumas vezes por lá, mas nada registrado oficialmente.

 

Legal, se tiver alguma web cam com certeza irá registrar a neve aí sim terá o registro oficial.

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo, Frederico! Hoje mesmo eu falava de Teutônia aqui no BAZ. Comentava como

a cidade era mais quente que as demais ao redor, ao menos as que possuem estações do

INMET. Parece que tua cidade fica no pé da serra, numa região com relevo acidentado e

vales profundos. Com certeza deve ter registros interessantes de mínimas baixas durante

o inverno. O verão, contudo, é escaldante.

 

Legal termos mais um usuário com Davis. Novamente, bem vindo! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo, Frederico! Hoje mesmo eu falava de Teutônia aqui no BAZ. Comentava como

a cidade era mais quente que as demais ao redor, ao menos as que possuem estações do

INMET. Parece que tua cidade fica no pé da serra, numa região com relevo acidentado e

vales profundos. Com certeza deve ter registros interessantes de mínimas baixas durante

o inverno. O verão, contudo, é escaldante.

 

Legal termos mais um usuário com Davis. Novamente, bem vindo! :ok:

 

Obrigado Renan! Observo que Teutônia no verão é mais quente e no inverno mais fria que as cidades vizinhas.

É, a cidade fica localizada ao pé da serra, a aproximadamente 50 km de Bento Gonçalves e Garibaldi. Ao sul não há praticamente morros, são somente coxilhas, mas para norte e principalmente nordeste, começa a serra. O relevo é acidentado, variando de 50/60 m até 490/500 m. Há uma baixada próxima da nova estação do INMET que faz um frio considerável para a altitude do local. Neste inverno registrei por lá -6,3ºC. Lá será o próximo local que pretendo instalar uma estação.

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos, boa noite. Depois de um bom tempo afastado estamos tentando retornar aos poucos e com um cenário preocupante, por duas razões:

1-Um princípio de seca iniciando aqui em Bom Jesus, pessoal da batata e mação de cabelos em pé, literalmente falando :hysteric: Comentam que se não chover nos próximos dias teremos grandes prejuízos.

2-Um cenário de pré-frontal por aqui impressionante. Durante o dia batemos em 30º, e agora, 22h30min. a temperatura está estagnada em 24 graus!!! :clapping: O que teremos com esse calorão? Temo pelo vendaval e granizo, mas espero que venha chuva, e bastante!

Link to comment
Share on other sites

Foi muy caliente hoje em Soledade, no INMET Soledade Aeroporto 35.2º a máxima!!!

 

Isso porque foi no topinho heim, imagina nas baixadas? Deve ter beirado os 37ºC :heat:

Em Espumoso e Mormaço relatos de 38º...Mas assim como nos topos altos (Raia da Pedra e pontos acima de 750m, não passou de 32º)... :mosking: :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Um estudo do Cepagri/Unicamp que através de pesquisas constatou que a região de Campinas está na rota dos tornados na Am. do Sul. Além disso, as pesquisas indicam que, pelo fato do país estar em uma faixa tropical, a umidade atrapalha na visualização dos funis e os estudos são feitos nas características dos danos causados pelos rastros de destruição. Segundo a pesquisa, além da área compor o chamado ‘Corredor dos tornados da América do Sul’, que compreende um polígono demarcado entre o norte da Argentina, Uruguai, centro-sul do Brasil, Paraguai, e parte da Bolívia, as condições que favorecem a formação do fenômeno são o crescimento das áreas urbanas que propiciam o surgimento de ilhas de calor, as costas d’ água como o leito do Rio Tietê, relevo, altitude e a presença de ventos. Na região de Campinas, as cidades que apresentam elevada possibilidade de registrar novos tornados são Sumaré, Nova Odessa , Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Paulínia e Indaiatuba com risco entre 20 a 25%. Além de Itu, Itupeva e na faixa litorânea. O pesquisador afirma ainda que em Campinas as regiões com maiores riscos são os distritos de Barão Geraldo e Aparecidinha, com taxa de ocorrência de 20%.....

 

 

Estudo completo:

http://www.unicamp.br/unicamp/ju/539/na-rota-dos-tornados

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/09/regiao-de-campinas-esta-na-rota-de-de-tornados-no-brasil-diz-unicamp.html?noAudience=true

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Amigos, a pouco vi fotos do sítio de uns amigos meus lá em Canela, onde é quase certo que foi alvo de um tornado na semana pré-finados. Pasto deitado, árvores arrancadas, porteiras estraçalhadas enquanto que outros locais por perto nada sofreram. Segundo eles, esse tornado teria passado pelo parque do caracol, pegado por Farroupilha, Caxias, etc... algumas fazendas no caminho até o sítio deles ficaram bem destruidas...

Link to comment
Share on other sites

Interessante estas diferenças, Luba e Feon. Poços de Caldas tem microclimas muito interessantes,

aquele morrão onde está o cristo da cidade seria um ponto interessantíssimo de se colocar uma

Davis. Aliás, a cidade merece uma observação climática mais detalhada, pois é uma das mais frias

de Minas!

 

Percebam que é durante o inverno que as baixadas costumam empatar ou mesmo passar à frente dos

topos. Estas diferenças que vocês observaram, talvez não fossem tão grandes numa manhã fria de inverno.

 

Aqui em Juiz de Fora temos chuva no momento, sendo que há 1h atrás estava até forte. Já acumulou 11,8mm.

Considerando que nossa média pluviométrica em Novembro é de 195mm, faltam pouco mais de 50mm para

atingirmos esta cota. Agora faz 18,4ºC no vale e 17,0ºC no topo.

 

 

Pow, pior que já fiz o teste nessa também haha, no inverno, não me recordo qual dia, acho que era algum random de agosto, dormi em Poços na casa da minha irmã, e acordamos cedo pra ir pro Cristo... amanheceu com 9° lá... e no alto de cristo tava 12, mas com aquele caracteristico vento de 40 km/h q se faz presente lá permanentemente :laugh: , mas no verão lá em cima desse ser bem mais fresco que embaixo.

 

 

^Vi a mesma coisa ontem na estrada Divinolândia/Poços de Caldas!

 

Em Divinolandia, a 1040 metros, o termometro do carro marcava 25.5°, indo em direção a Poços, a temperatura começou a cair, era 24° no bairro tres barras (1130 metros), 23° no bairro campestrinho (1280 metros) e chegou a 21.5° no alto da serra (1450 metros). Ao chegar em Poços, a 1150~1200 metros, o termometro voltou a subir pra 24°!

 

 

Esse Alto da Serra em Serra Negra é um local usado para decolagem de Asa Delta!

 

http://www.guia4ventos.com.br/det_rampa.php?id=453

 

Eis uma região que preciso conhecer =\

Link to comment
Share on other sites

Amigos, a pouco vi fotos do sítio de uns amigos meus lá em Canela, onde é quase certo que foi alvo de um tornado na semana pré-finados. Pasto deitado, árvores arrancadas, porteiras estraçalhadas enquanto que outros locais por perto nada sofreram. Segundo eles, esse tornado teria passado pelo parque do caracol, pegado por Farroupilha, Caxias, etc... algumas fazendas no caminho até o sítio deles ficaram bem destruidas...

 

Cadê as fotos ?? ? :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Situação atual

 

S11219753_201211230115.jpg

 

Belíssima imagem, mostrando uma frente fria bem organizada sobre o sul do país, ao mesmo tempo em que instabilidades estouram no norte e

centro-oeste, ao passo que em alto-mar observa-se um lindo ciclone extratropical (espero que nenhum navio esteja passando por aquela área

agora).

Link to comment
Share on other sites

Hoje, graças ao ar mais seco, tivemos um amanhecer frio em alguns lugares do

Sudeste. Confiram:

 

Nova Friburgo (RJ): 10,9ºC

 

Juiz de Fora (INMET): 15,2ºC

 

Juiz de Fora (Bandeirantes): 14,4ºC

 

Barbacena (MG): 13,5ºC

 

Coronel Pacheco (MG): 14,6ºC

 

Maria da Fé (MG): 08,2ºC

 

Campos do Jordão (INMET): 09,3ºC

 

Campos do Jordão (VI): 07,6ºC

 

Monte Verde (MG): 07,6ºC

 

Florestal (BH): 13,3ºC

 

 

Que frio em Monte Verde! Em Monte Alegre do Sul, mínima de 13ºC

Link to comment
Share on other sites

Mantiqueira sensacional hoje! :clapping: :clapping:

 

Mínima de 05,7ºC em Monte Verde hoje -sem ar polar, apenas ar seco-.

 

Em Campos do Jordão, apenas 05,1ºC de manhã cedo!

 

Viva a Mantiqueira!

 

Caracoles!!!!

 

5°C em CDJ. Impressionante. Sei que é difícil, mas bem que poderíamos ter umas temperaturas dessas em Janeiro. Ficaria extremamente feliz.

 

Voltando para a realidade do Vale, hoje amanhecemos com muitas nuvens, muita névoa e por enquanto, o sol ainda não mostrou sua cara. O vento continua. Temperatura agora em 22,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas na capital paulista

 

Lapa 16,7

Penha 16,1

Sé 15,8

Santo Amaro 15,7

Cidade Ademar 15,4

Santana/Tucuruvi 15,4

M Boi Mirim 15,2

Itaim Paulista 15,1

Vila Formosa 14,9

Pirituba 14,8

Ipiranga 14,8

Freguesia do Ó 14,7

Campo Limpo 14,7

Butantã 14,1

Capela do Socorro 14,0

Barragem Parelheiros 14,0

SÃO BERNARDO DO CAMPO ( MINHA TROYVIS ) 13,8

Tremembé 13,0

São Mateus 12,8 :dash1: :dash1:

Perus 12,5

Link to comment
Share on other sites

Europeu e GFS reduziram um pouco o potencial do frio, ainda sim manhãs frias a caminho para fins de novembro. Nada próximo dos incríveis -1,8oC registrados em Urupema em 11/11/2010.

 

Quando no dia anterior 10/11/2010 tínhamos uma análise de carta impressionante para um mês de novembro. Algo que mais se assemelhava a uma erupção de ar frio tipicamente invernal:

 

analiseeur.gif

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas na capital paulista

 

Lapa 16,7

Penha 16,1

Sé 15,8

Santo Amaro 15,7

Cidade Ademar 15,4

Santana/Tucuruvi 15,4

M Boi Mirim 15,2

Itaim Paulista 15,1

Vila Formosa 14,9

Pirituba 14,8

Ipiranga 14,8

Freguesia do Ó 14,7

Campo Limpo 14,7

Butantã 14,1

Capela do Socorro 14,0

Barragem Parelheiros 14,0

SÃO BERNARDO DO CAMPO ( MINHA TROYVIS ) 13,8

Tremembé 13,0

São Mateus 12,8 :dash1: :dash1:

Perus 12,5

 

Hoje Itapevi (casa) deu uma surra em todas essas estações: 9,4ºC de mínima, com névoa seca logo ao amanhecer:

 

401249_10200170957541828_245586502_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

São Paulo e Juiz de Fora com temperatura alta agora à tarde, mas há uma diferença do tipo de calor

entre as duas. Enquanto na capital paulista o calor é seco, aqui é úmido. Desta forma, a temperatura

em si (31,0ºC) é menor que em Sampa (de 32C a 33C, dependendo de qual PWS eu olho), mas a sensação

térmica está bem elevada (34,4ºC).

Link to comment
Share on other sites

Eu não tinha entendido porque o gfs tava dando mínima de 13 C pra manhã de hj em sp, tava achando que era loucura dele! Em compensação agora a tarde esquentou demais, só não tá encomodando porque tá MUITO seco!

 

Dúvido que algum ano de pelo menos dos 10 últimos tenha tido tantas máximas acima de 30 C como 2012!

 

Itapevi como sempre dando show, 9.4 C em quase dezembro e com o solão dessa época é sensacional!

 

A virada do tempo entre hj e amanhã vai ser interessante...

Link to comment
Share on other sites

 

Duvido que algum ano de pelo menos dos 10 últimos tenha tido tantas máximas acima de 30 C como 2012!

 

 

 

É mesmo, 2012 está realmente sendo um ano bem caloroso, anti-BAZ. Eu acredito em um 2013 bem melhor para nós,

até porque é muito, mas muito difícil um ano ser PIOR do que este para frio.

 

Entretanto, eu realmente acho que o pior já passou, que foi a fortíssima onda de calor de Outubro. Dificilmente, ao longo

do verão climático, teremos outra daquela. A estatística mostra isso, ainda bem!

Link to comment
Share on other sites

Dia em Juscimeira está sendo marcado mais um vez por chuvas periódicas. Tempo está fechado e chuvisca no momento, os acumulados são de 8mm. O bom de tudo isso é a temperatura amena de apenas 25,8°C. Tempo Agora lançou ALERTA para temporais no centro-sul de Mato Grosso consequentes do avanço da frente fria neste fim de semana.

Link to comment
Share on other sites

Baita amplitude aqui na Granja Viana hoje! 13,5ºC à 33,9ºC. Não é típico dia de verão porque está muito seco e a mínima foi bem baixa. Essa temperatura com ar seco se equipara à 29/30ºC com tempo úmido, por isso prefiro tempo seco.

 

Aqui, graças ao ar úmido, a sensação térmica é de forte calor: 35,0ºC de Heat Index na minha estação.

 

As temperaturas entre o aeroporto (910m) e lá em casa (720m) estão ambas em 32 graus. Isso é raro de acontecer, visto a diferença

grande de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.