Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Indescritível o amor, Rodrigo. A curtição e a felicidade não tem parâmetros, é algo inexplicável.

 

Bom, acho que pela incrível 00Z do GFS o frio chega aí sim, e tende a ser uma onda de ar frio invernal para a maior parte do centro-sul. Será um contraste e tanto em relação ao calor dos últimos dias.

 

Pela 00Z do Europeu e GFS continuamos com cavado super ativo em altos níveis sobre os pontos mais altos da serra geral. Perturbação atmosférica que tende a ocasionar instabilidades e quiça nuvens desenvolvidas carregadas a ponto de bala.

 

GFS agora mostra cavado cobrindo todo o quadrilátero S.Chico, Urupema, Urubicí, Ausentes.

 

CapturadeTela2012-09-23s091814_zps54a974cc.png

 

Europe mantém exatamente igual a 12Z anterior.

 

CapturadeTela2012-09-23s091918_zps21fb29c7.png

 

Meus amigos, será que ficaremos de fora dessa "festa"?

Link to comment
Share on other sites

Aguardando com muita expectativa este evento!

 

Enquanto isso, vou curtindo as preliminares. Após mínima agradável de 13,8º, o tempo nublado

impede a subida da temperatura e ainda faz 17,1º. Boa mínima no Pico do Couto também, que

registrou 6º. Creio que na quinta-feira este pico fluminense terá seu dia mais frio do ano. Quem

sabe chega perto ou abaixo de zero.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, to de cara com os prognósticos! Torço para algo legal, mas o prejuízo será enorme, e isso vai impactar no nosso bolso lá na frente...

 

Que situação difícil de escolher..

 

Bom, estou atento aos amigos e modelos. Se se concretizar, to quase pegando o carro e dirigindo mais de 400 km para ver a tal da neve no final de setembro.

Link to comment
Share on other sites

Conforme já mencionado a Villaggio Grando teve sua 3 marca negativa em 4 dias!

 

Hoje foi a menor temperatura desde que comecei as mediçoes neste fatídico inverno, com -1,7 graus.

 

Aqui no nordeste de SC, adivinhem, nublou. Minha estação Serra Dona Francisca registrava 4,5 graus as 5 da manhã. As 7 já registrava quase 9 graus. Uma pena, pois gearia na região.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante as temperaturas que o GFS está colocando. Para o dia mais frio (geralmente 4°-feira) ele coloca os seguintes dados:

 

POA: 5°/14°

Bagé: 2°/14°

Uruguaiana: 4°/16°

Caxias do Sul: 0°/7° (3° com precipitação e -2,5° em 850 hpa)

Cambará: 0°/6° (0° com precipitação e -3,5° em 850 hpa)

Floripa: 7°/18°

SJ: -2°/11° (mas dá tempo seco no pico de frio)

Curitiba: 2°/15°

Foz do Iguaçu: 5°/16°

Palma: -1°/12°

SP: 6°/15° (na 5ª-feira)

 

O ETA dá de 6° a 16° para cá. E nebulosidade variada. Acho bem difícil que pelo frio em altura, batendo quase -4° na serra, e com nebulosidade, não ocorra neve. Nada com um ciclone e uma alta de 1030 mb no Prata!

 

Hoje tive mínima de 10,3°. Agora faz 20,7° com 41%. P.o. em 6,9° e vento ESE a 14,2 km/h. Apenas cirrus ao norte.

Link to comment
Share on other sites

Como podes ficar de fora da festa se estás no epicentro, Valdir?

 

Caio, obrigado pelo esclarecimento. É que quando mencionaram desde São Chico até Urupema e alhures, pensei que compreendia só aquela área da borda da serra geral aqui no RS, pois é mais fácil nevar lá e cair respingos de chuva por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Estou ansioso pelo evento que esta para acontecer aqui no Planalto Serrano catarinense!

Prejuízos podem até ocorrer, mas felizmente fenômenos climáticos sempre ocorreram e continuarão ocorrendo. Devemos então, curtir mais um belo episódio da mãe natureza, proteger vidas humanas, contabilizar os prejuízos e seguir a vida em um lugar abençoado por Deus!

Link to comment
Share on other sites

EM 1980 NEVOU NO DIA 30 E AMANHECEU COM NEVE NO CHÃO DIA 1/10/80.

 

A NEVE MAIS TARDIA; 22 DE OUT EM SF DE PAULA EM 1942.

 

80/100% DE NEVE NA TERÇA/QUARTA, SÓ NÃO COLOCO PARA NÃO ATRAIR MUITOS. TEM TUDO PARA BRANQUEAR.

 

PREJÚ; MILHÕES E MILHÕES..... PODE SIMPLISMENTE DIZIMAR AS FRUTEIRAS (UVA, PÊSSEGO, NESTARINA, AMEIXA, ALGUMA COISA DE PERA E MAÇÃ), ELIMINAR O TRIGO, CEVA, CENTEIO, AVEIA EM FLORAÇÃO.

 

QUEBRAR RECORDES DE FRIO.

 

OUTRA ONDA DE FRIO JÁ INDICANDO PARA O COMEÇO DE OUTUBRO (IGUAL AOS USA)

 

1,6 AGORA.

 

HOJE TIVE -0,5, JUNTO COM 2009, A MAIS BAIXA DEPOIS DO DIA 20 SET, EM 2001 DEU -2,2.

 

:russian:

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente surreal esse frio da semana que vem!!! Se houver acumulação, pra mim vai ser o maior evento de frio desde que existe o BAZ, já que os eventos de set/2002, set/2006 foram no comecinho de setembro, e a nevada de 2010, apesar de muito intensa, foi no comecinho de agosto.

 

Quanto aos prejuízos, esses temporais da semana passada no RS, deixaram algumas regiões inteiras com o Trigo totalmente "deitado" e bastante prejudicado. Agricultura é assim, a única certeza é o risco mesmo...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente surreal esse frio da semana que vem!!! Se houver acumulação, pra mim vai ser o maior evento de frio desde que existe o BAZ, já que os eventos de set/2002, set/2006 foram no comecinho de setembro, e a nevada de 2010, apesar de muito intensa, foi no comecinho de agosto.

 

Quanto aos prejuízos, esses temporais da semana passada no RS, deixaram algumas regiões inteiras com o Trigo totalmente "deitado" e bastante prejudicado. Agricultura é assim, a única certeza é o risco mesmo...

 

Sds.

 

Exatamente! E será o evento mais tardio de frio que eu voum acompanhar in loco na minha vida desde que acompanho meteorologia, já que 90 eu nem acompanhava. As ondas de set/06/02/08 foram as bombas mais tardias que recordo e a de abril de 99 a mais precoce. Simplesmente fantástico e histórico! Caras, será que vai nevar e vai dar uma excelente mínima aqui para Sampa? Tô ficando cada vez mais otimista. Por enquanto neste ano a menor mínima por aqui foi de 8,6ºC no Inmet e 5ºC na Granja Viana. Um lixo total!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, sou novo aqui mas viciado em clima e acho que essa mudança de tempo prevista pelo Ronaldo seria sensacional nesta época do ano, uma pena eu não poder curtir pessoalmente. :sad: :negative:

 

 

 

 

 

Simplesmente surreal esse frio da semana que vem!!! Se houver acumulação, pra mim vai ser o maior evento de frio desde que existe o BAZ, já que os eventos de set/2002, set/2006 foram no comecinho de setembro, e a nevada de 2010, apesar de muito intensa, foi no comecinho de agosto.

 

Quanto aos prejuízos, esses temporais da semana passada no RS, deixaram algumas regiões inteiras com o Trigo totalmente "deitado" e bastante prejudicado. Agricultura é assim, a única certeza é o risco mesmo...

 

Sds.

 

Exatamente! E será o evento mais tardio de frio que eu voum acompanhar in loco na minha vida desde que acompanho meteorologia, já que 90 eu nem acompanhava. As ondas de set/06/02/08 foram as bombas mais tardias que recordo e a de abril de 99 a mais precoce. Simplesmente fantástico e histórico! Caras, será que vai nevar e vai dar uma excelente mínima aqui para Sampa? Tô ficando cada vez mais otimista. Por enquanto neste ano a menor mínima por aqui foi de 8,6ºC no Inmet e 5ºC na Granja Viana. Um lixo total!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, sou novo aqui mas viciado em clima e acho que essa mudança de tempo prevista pelo Ronaldo seria sensacional nesta época do ano, uma pena eu não poder curtir pessoalmente. :sad: :negative:

 

 

Seja bem vindo Pedro :hi:

Realmente o que estamos prestes a ver é algo inacreditável, estou em São Joaquim desde 2008 e escuto muito o pessoal falando das Neves tardias, mas essa é a primeira vez que vou ver algo assim aqui.

A maior neve que peguei foi em 2010, mas não chegou a ter grandes acúmulos no centro de São Joaquim, tive que sair do centro da cidade para fazer fotos legais.

Esse ano quero ver um acumulo bacana no centro da cidade esta é a minha expectativa. :good:

Link to comment
Share on other sites

Em termos de acumulação na cidade, é difícil dizer...o cavado mencionado pelo Caio, penso eu, deve se formar em função

do rápido deslocamento do ar frio, gerando instabilidades na retaguarda da frente. O ciclone é bem distante, diferentemente

das duas ocasiões que tivemos neve no ano passado. Na minha visão amadora, vai nevar, porém não acho que vai superar

algum dos 2 eventos de 2011. Tomara que eu esteja errado e a natureza surpreenda, ocasionando uma acumulação na cidade

como vimos em Setembro-2002.

Link to comment
Share on other sites

A 12Z foi excelente, mas para a sorte de muitos não foi aquela Brastemp da 00Z (que poderá retornar). Mas o cenário está mantido com pouca variação para maior na temperatura e menor na janela da neve. Tanto Europeu como GFS variaram ligeiramente para cima, coisa de décimos, mas nem pensar tira o caráter excepcional desta erupção que tem tudo para ser histórica. O Europeu tirou as manchas de -4oC a -2oC em 850, ficando entre 0oC e -2oC na serra, mas pode retornar. O GFS está quase igual, com os absurdos -10oC em 700mb, mas espremeu pouca coisa a janela da neve e o frio em altura.

 

Em suma, está tudo lá: frio intenso e histórico de terça a sexta, neve entre terça e quarta, com a janela se estendendo até o final da quarta-feira se a nebulosidade persistir sobre o topo da serra geral. O cavado ativa instabilidades sobre a serra e como o Ronaldo bem observou, tem chance até até acumular em alguns pontos. Mbar e demais modelos apontam a mesma tendência.

 

Os modelos praticamente convergiram e definiram por 1037mb (CMC põe 1040mb!!!) continentais entrando no Cone-Sul. Persistindo com 1032mb até o Sul do Brasil.

 

É histórico, é excepcional, é incrível! Aproveitem a muito provável última janela de neve do ano!

Link to comment
Share on other sites

CONTINUA IMPRESSIONANTE!!!!!

 

Referência região de São Joaquim.

 

23/09/2012 GFS 18Z

 

UTC, T850, T800, T750, T700, T650, PREC

 

+ 54.      2.7           -1.1           -4.6           -5.5           -7.2           0.05
+ 57.     -1.1           -4.6           -7.3           -8.6          -10.5           0.00
+ 60.     -2.7           -5.2           -7.3          -10.7          -14.6           0.00
+ 63.     -2.7           -3.6           -5.9           -8.8          -12.8           0.03
+ 66.     -1.0           -4.0           -4.9           -8.4          -11.7           0.03
+ 69.      1.4           -2.7           -5.3           -7.4           -9.8           0.05
+ 72.      2.5           -1.6           -5.0           -6.3           -7.3           0.05
+ 75.      2.0           -1.0           -3.7           -4.3           -4.4           0.05
+ 78.      2.0           -0.9           -1.7           -1.9           -2.8           0.05
+ 81.      2.1           -0.0           -0.1           -1.3           -2.4           0.03

 

04/08/2010 GFS 00Z

 

+  0.     -0.6           -0.9           -2.3           -3.2           -4.3           0.00
+  3.     -0.7           -0.6           -2.1           -3.3           -3.9           0.08
+  6.     -0.9           -1.1           -2.9           -3.3           -4.2           0.00
+  9.     -0.6           -1.4           -2.9           -3.1           -3.9           0.00
+ 12.      0.2           -0.8           -2.1           -2.7           -3.8           0.02
+ 15.      2.3           -1.2           -2.9           -3.6           -4.2           0.00
+ 18.      1.9           -1.2           -3.8           -6.1           -7.0           0.03
+ 21.      1.3           -0.6           -3.1           -5.5           -6.4           0.00
+ 24.      1.5           -0.5           -3.2           -6.1           -6.9           0.02
+ 27.      2.0           -0.2           -3.0           -5.7           -7.8           0.00
+ 30.      2.2           -0.2           -2.8           -5.3           -8.6           0.00

 

 

Aguardando a 00Z de 25/09/2012 para a prova final.

Link to comment
Share on other sites

18Z volta ao patamar de frio da 00Z e 06Z. Cavado muito ativo, frio brutal em altos níveis e janela de neve aberta das 21h de terça a 00h de quinta, sendo a melhor chance entre 00h e 09h de quarta.

 

Vou monitorar e ficar de olho aqui até terça feira pela manhã. Mas comentei com minha família sobre a possibilidade do evento de neve e minha mãe já se escalou para ir comigo hahahaha (ela esteve junto comigo na frustrada caça a neve do início de junho de 2009).

 

Até agora, vocês apostariam suas fichas em qual local para visualizar o fenômeno??

 

Caio, dependendo como for a situação eu passo na Palhoça e vamos juntos!

Link to comment
Share on other sites

Até agora, vocês apostariam suas fichas em qual local para visualizar o fenômeno??

 

Caio, dependendo como for a situação eu passo na Palhoça e vamos juntos!

 

 

Toda região acima dos 1300/1400m me parece a mais favorável. Pelo que vi nos últimos anos in-loco, a região entre o Cruzeiro e o Novo Mundo/Vacas Gordas é o "pinico da neve".

 

Diego, agora tem pequena na área e uma semana intensa de trabalho. Massssssssssssssss, a chama está acesa.

Link to comment
Share on other sites

Até agora, vocês apostariam suas fichas em qual local para visualizar o fenômeno??

 

Caio, dependendo como for a situação eu passo na Palhoça e vamos juntos!

 

 

Toda região acima dos 1300/1400m me parece a mais favorável. Pelo que vi nos últimos anos in-loco, a região entre o Cruzeiro e o Novo Mundo/Vacas Gordas é o "pinico da neve".

 

Diego, agora tem pequena na área e uma semana intensa de trabalho. Massssssssssssssss, a chama está acesa.

 

Entendo perfeitamente, Caio. Mas vamos acompanhando até lá hehehe...

 

Também penso que entre Vacas Gordas e Mundo Novo seja um bom local, cujo acesso é relativamente fácil e não tão cansativo quanto no MI...

 

Obg!

Link to comment
Share on other sites

(ela esteve junto comigo na frustrada caça a neve do início de junho de 2009).
E quase que nos encontramos por lá, DSoares... :friends:

 

Naquele evento, o Ronaldo previu a neve uma semana antes, se não me engano. Foi memorável.

 

Pelo jeito vai rolar um mini encontro da neve. :good2: Penso em ir pro MT na madrugada já de quarta. Se bem que me palpita ir ao MI, igual 2010, lembra-te? :mosking: :clapping: :good:

Link to comment
Share on other sites

(ela esteve junto comigo na frustrada caça a neve do início de junho de 2009).
E quase que nos encontramos por lá, DSoares... :friends:

 

Naquele evento, o Ronaldo previu a neve uma semana antes, se não me engano. Foi memorável.

 

Pelo jeito vai rolar um mini encontro da neve. :good2: Penso em ir pro MT na madrugada já de quarta. Se bem que me palpita ir ao MI, igual 2010, lembra-te? :mosking: :clapping: :good:

 

Shima, era uma né?? Se realmente as coisas apontarem para um fenômeno interessante e eu conseguir subir a serra, estaremos juntos novamente com certeza!

 

Vamos acompanhando e nos falando, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos, que grande agito haverá aqui no Baz na próxima semana. Lembro que no ano passado estava solitário por aqui acompanhando aquelas duas neves (junho e agosto). Agora teremos companhias e reportes quase em tempo real sobre os acontecimentos! Será espetacular poder acompanhar todos estes eventos junto com vocês!!!! Uma pergunta que me veio agora: teremos chances de snowstorm, como ano passado em N.Petropolis e Caxias? Essa instabilidade terá capacidade para gerar isso? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Caio, 18z ficou melhor que 12z. Mais fria (7C para Fpolis pela primeira vez nesse evento).

Mas na minha opinião o sudeste do planalto da neve pode ser o melhor lugar de precipitação (RS sobretudo).

No entanto, é questão de poucas horas para uma sincronia temperatura/precipitação provocar uma bela neve no planalto da neve (pelo estilo "chicotada" nos modelos, não vejo muita chance de precipitar neve mais ao sul ou norte do planalto da neve). Pela 18z também não descartaria precipitação invernal no meio-oeste Catarinense (linha de 0C em 800 metros).

Link to comment
Share on other sites

AINDA BEM QUE EXISTE O BAZ NENHUM FAMOSO SITE DE PREVISÃO DO TEMPO TA COLOCANDO ESTA ONDA DE FRIO E OS QUE ESTÃO COLOCANDO COMO ESTE http://noticias.br.msn.com/tempo/local.aspx?wealocations=wc:BRXX0068&q=Caxias+do+Sul%2c+RS&src=Windows7 DE TARDE ESTAVA PREVENDO NA TERÇA 0 COM CHUVA E NA QUARTA -1 COM CHUVA AGORA SUBIU 7 GRAUS DE UMA HORA PRA OUTRA.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.