Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Silvio, História climática leio apenas textos que recebo dos meus amigos especialmente o Gamboa e o Allef. São textos que servem como leitura de cabeceira. Agradáveis. (aliás, podem ser enviados por mp noites de insônia agradecem)

 

Até ontem pensei em brincar contigo. Quando vc disse _"são europeus", os viajantes. Eu iria responder_ Não, são em sua maioria franceses e alemães.

 

Nessa brincadeira apesar de tola e facilmente classificada por um chiste freudiano. A ideia central era questionar. Qual a nação dominante em 1820?

 

INGLATERRA....

 

Porém em 1819...eles já tinham 150 anos de registros na CET (central england temperature) o mais antigo banco de dados (de temperaturas) do mundo.

(The earliest years of the series, from 1659 to October 1722)

E não pensem que qualquer mer.. de Davis é melhor que qualquer termômetro.

Perceba em 1819 já tinha série de 100 anos (sic..quase..98).

 

Em 1612 ou 1610 Galileu já contava manchas solares. Aqui um adendo: Tenho muitos amigos pessoais que são adeptos da influência solar no clima da Terra. Assim por respeito aos amigos abstenho de qualquer manifestação sobre atividade solar seja no modelo baricêntrico, raios cósmicos "CERN" e especialmente aquele de Stanford que mantemos estreita correspondência. Aqui lamento. Minha "comunicação-extra-fóruns" prejudica emitir minha opinião sem ofender amigos. E amigos desse nível tenho poucos.

 

Silvio, Veja: aproximadamente a área da anomalias positivas nos EUA é 0,25% da área total do planeta. Sobrou, 99,75% do planeta.

 

A anomalia no Atlântico Central Sul compensou isso com folga.

 

O maior problema para a comunidade cética internacional é lidar com tipos (tipo) Joe Bastardi.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Hj eu fiz quase que absolutamente nada no trabalho. Fiquei "bazeando" direto! Essa onda de frio entrou em mim como um vírus. O pior é que estou substituindo o chefe...shame on me! Me sentindo mal, hehehe :mosking: Amanhã terei que compensar nas minhas análises :clapping:

 

Entre no blog da metsul...(novo)...e veja quantas vezes eles utilizaram a palavra onda?

 

Se você quer ter estação padrão OMM ....obedeça as regras OMM....um peso e uma medida.

 

Parabéns Alexandre e equipe...mesmo que a ordem não seja essa.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hj eu fiz quase que absolutamente nada no trabalho. Fiquei "bazeando" direto! Essa onda de frio entrou em mim como um vírus. O pior é que estou substituindo o chefe...shame on me! Me sentindo mal, hehehe :mosking: Amanhã terei que compensar nas minhas análises :clapping:

Imagina se amanhã houver quebra massiva de recordes: geadão aqui na cidade e no Litoral Norte, -8° em SJ, negativa em Caxias e Canela. Pronto! Teu trabalho estará em risco!!

 

Agora faz 18,5° com 47%. P.o. em 6,9°!!!! :good2: Vendo a S e SO, há pouquíssimos cumulus. A nebulosidade da tarde quase sumiu. Rezemos para que fique assim, senão coloco minha língua na cerca elétrica, hehehe!

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Até às 19 h fez 10,3° em Soledade e 10,5° em Vacaria!!!! Chegou a 9,2° em Ausentes! Que maravilha!!

 

POA e o litoral até a faixa central são os locais mais quente do RS. Agora tenho 18,3° com 47% e venta de NO a 12,1 km/h. O litoral de SC ainda está morno, acima de 20° e caindo mais devagar. Floripa deu 21,1° até agora.

Link to comment
Share on other sites

Tão dando máxima de apenas 21ºC aqui para SP amanhã com chuva. E pensar que o Inmet registrou mínima matinal de 22,1ºC hoje. :heat: Acabaram-se definitivamente os dias de calor e as noites sufocantes sub-20ºC por aqui. Agora é curtir! Outono climático instalou-se de vez chutando pra escanteio o período de transição verão-outono.

Link to comment
Share on other sites

Só fazendo uma observação do desenvolvimento do ar frio no desenrolar do dia até o começo dessa noite:

 

Interessante (mas óbvio) como fica bem mais frio no RS primeiro do que em SC. Só comparar em real-time os dados de São Chico com SJ (que estão bem próximos). E para destacar ainda mais a questão, os dados de PoA com Floripa.

 

Como o ar frio chegou mais rápido em Curitiba do que em SP. A máxima na capital paranaense foi de 21,5ºC e na capital paulista (com pré frontal) foi de 29,5ºC. Aqui em SP a FF chegou lá pelas 15 hs.

 

Tô curioso em saber quando a FF chega no RJ.

Link to comment
Share on other sites

Tão dando máxima de apenas 21ºC aqui para SP amanhã com chuva. E pensar que o Inmet registrou mínima matinal de 22,1ºC hoje. :heat: Acabaram-se definitivamente os dias de calor e as noites sufocantes sub-20ºC por aqui. Agora é curtir! Outono climático instalou-se de vez chutando pra escanteio o período de transição verão-outono.

 

Beleza, Caco.

 

Em Portugal chamam as mínimas superiores a 20ºC noturnas de NOITES TROPICAIS.

 

buenas noches no tropicales......cuidado....segundo Ronaldo....O outono é em ABRIL....não admito essa arrogância de tratar 27 de março como se fosse o distante Abril. [sarc/]

Link to comment
Share on other sites

Tão dando máxima de apenas 21ºC aqui para SP amanhã com chuva. E pensar que o Inmet registrou mínima matinal de 22,1ºC hoje. :heat: Acabaram-se definitivamente os dias de calor e as noites sufocantes sub-20ºC por aqui. Agora é curtir! Outono climático instalou-se de vez chutando pra escanteio o período de transição verão-outono.

 

Beleza, Caco.

 

Em Portugal chamam as mínimas superiores a 20ºC noturnas de NOITES TROPICAIS.

 

buenas noches no tropicales......cuidado....segundo Ronaldo....O outono é em ABRIL....não admito essa arrogância de tratar 27 de março como se fosse o distante Abril. [sarc/]

 

Mafili, noites tropicais ninguém merece, cara! Essa noite tava phoda outra vez; e dá-lhe ventilador de teto, sem camisa e só cueca mesmo para aguentar. Por isso que falo que Denver é sonho de consumo: alto verão com máximas de 31ºC com sol e tempo seco e mínimas de 15ºC. Alto inverno com médias de -9ºC à +8ºC, muita neve, sendo que você pode pegar um dia máxima de 15ºC e no outro dia mínima de -25ºC, fora que neva de outubro à abril, com uns 40 dias neve/ano. Meu, preciso morar pelo menos 1 ano de minha vida nesse lugar!

Link to comment
Share on other sites

Mas essa MP vai ser mais generosa com o Sul mesmo. O grosso do ar frio vai ficar concentrado do PR para baixo, e vai estar mais seco por estas bandas permitindo uma queda maior nas mínimas. SP só vai se dar bem nos próximos 2 dias nas máximas mais conservadoras. Por aqui, não deve baixar dos 14ºC e em Curitiba já chegam à casa de 1 dígito na manhã de 5ª feira.

Link to comment
Share on other sites

Tão dando máxima de apenas 21ºC aqui para SP amanhã com chuva. E pensar que o Inmet registrou mínima matinal de 22,1ºC hoje. :heat: Acabaram-se definitivamente os dias de calor e as noites sufocantes sub-20ºC por aqui. Agora é curtir! Outono climático instalou-se de vez chutando pra escanteio o período de transição verão-outono.

 

Não consigo imaginar mínima acima dos 22ºC por aqui (Itapevi)... :mosking:

 

Hoje a temperatura variou entre 17,8ºC à 28,7ºC, com chuva de FF dando as caras pontualmente às 15hs. No momento o céu está parcialmente aberto e a temperatura está em agradáveis 20,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada parece não estão curtindo um frio histórico para março. Tá rolando tanto assunto parelelo no tópico. Vai ver estão saudosos do calor.

Só espero que tudo ocorra como o previsto. Mas nossa querida POA se supera: entrou nebulosidade baixa com u.r. de 50%! CINQUENTE POR CENTO!! Ponho a mão no fogo para que alguém aponte outra cidade em que isso ocorra. Só Mostardas mais quente do que aqui... e caindo mais rápido.

 

Eu estava desconfiado. Estava bom demais aqui.

 

Soledade com 9,7°, Canela com 9,3° e Ausentes com 7,5°!!! SJ ainda com 8,7°.

 

Agora 17,5° com 50% e nebulosidade variada.

 

Abraços com MM!

Link to comment
Share on other sites

Eu queria saber quanto deu de mínima em SJ naquela MP do final de janeiro desse ano. Não sei se foi histórica para o mês Jan, mas o fato é que ela trouxe temperatura de 10ºC para Itapevi na Grande SP. O que eu gostaria de saber é do porquê uma MP ( a de jan desse ano) não com o potencial dessa do final de março, trazer temperaturas mais baixas para latitudes menores do que esta atual.

Link to comment
Share on other sites

Um forte temporal desabou sobre Goiânia agora no começo da noite. A frente está chegando aqui também. Só não vai esfriar, claro. Mas quem sabe alguma coisinha. O outono começou bem.

Bom frio aos sortudos.

 

Ro, Que história é essa de outono???? É ficção. Outono só existe em Uruguaiana ou Chicago.

 

Em Goiânia, é devaneio.

 

Em qualquer outro lugar é loucura,

 

Abração

 

PS1: Alexandre, ficou muito bonito o blog, e parabenizo pelo conteúdo como sempre. Teremos em breve 3000 users "nos fóruns". Na minha opinião no momento normal 28 de março e 02 de abril tanto faz. Sem dúvida histórico....na segunda-feira será passado....história.

 

Abraqços

Link to comment
Share on other sites

Ahh Urupema...como queria vc Online nestas duas madrugadas que virão...

 

O Alexandre fez uma reforma lá e desde então não conseguiu colocar online. Alguém tem que ir lá dar um gás na estação!

 

Uma pena que só devo estar pela região em Junho...senão iria lá....

 

Mas conseguiste recuperar a senha???

Link to comment
Share on other sites

Ahh Urupema...como queria vc Online nestas duas madrugadas que virão...

 

O Alexandre fez uma reforma lá e desde então não conseguiu colocar online. Alguém tem que ir lá dar um gás na estação!

 

Uma pena que só devo estar pela região em Junho...senão iria lá....

 

Mas conseguiste recuperar a senha???

 

É aquela que falei para ti. O problema não é a senha. É bios, mesmo!

Link to comment
Share on other sites

 

O Alexandre fez uma reforma lá e desde então não conseguiu colocar online. Alguém tem que ir lá dar um gás na estação!

 

Uma pena que só devo estar pela região em Junho...senão iria lá....

 

Mas conseguiste recuperar a senha???

 

É aquela que falei para ti. O problema não é a senha. É bios, mesmo!

 

hehehehehhehehehehheheheh entendo.... ;)

 

O cara que o Coutinho conhece, que mexe com informática, não pode ajudar??

Link to comment
Share on other sites

Ahh Urupema...como queria vc Online nestas duas madrugadas que virão...

 

O Alexandre fez uma reforma lá e desde então não conseguiu colocar online. Alguém tem que ir lá dar um gás na estação!

 

Uma pena que só devo estar pela região em Junho...senão iria lá....

 

Mas conseguiste recuperar a senha???

 

Tentarei ir para lá amanhã. Mas não sei lidar com a aparelhagem. Sabem se o Alessandro conhece o sistema?

Link to comment
Share on other sites

Me sentindo como se já fosse maio... boa parte do Planalto e Serra já com temperatura de 1 dígito a essa hora! Como diz o Ronaldo, coisa prá uma ou duas vezes na vida. E o melhor, o GFS vêm, rodada após rodada, ajustando o frio para mais. Significa que poderemos superar as expectativas caso nada atrapalhe.

Link to comment
Share on other sites

Mocinha do tempo anunciando -10º de sensação térmica em Urupema, (que como ela mesma anunciou, uma das cidades mais frias do Brasil) para amanhã, vai dar o que falar!!!!

Eles deram 2° para a cidade. Para mim zera. SJ teve 7,1° na última hora.

 

Canela atingiu 9,3° no INMET, mas ainda tem muito vento com a advecção de ar frio. Teve rajada de 38,5 km/h!! E mesmo assim o Castelinho está algo como 2,5° mais frio. Se diminuir o vento a temperatura afunda na baixada. Soledade bateu 8,7°.

 

Por aqui o céu limpou (aleluia) e faz 16,6° com 53%. P.o. de 6,9°. Mantendo essa taxa de queda devo chegar a pelo menos 11°, o que já seria maravilhoso, e daria um dígito no INMET (uns 9,5°). Na Lomba do Pinheiro faz 15,0°. Tem que diminuir o vento, que sopra de NO a 4,1 km/h

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Sâo Joaquim/Climaterra está mais frio que Urupema. Enquanto o vento não parar pode ser que este

quadro permaneça.

 

Sim, São Joaquim ta "vencendo" Urupema e Bom Jardim. Mas SJ tem várias estações; climaterra, colônia cotia e cruzeiro tão abaixo de Urupema e Bom Jardim.

Link to comment
Share on other sites

16 mm acumulados na última noite. Sem prejuízos em todo o estado, felizmente, apenas raios e mais raios, de estremecer a casa!

O ar frio começou a entrar no Noroeste do Paraná por volta das 10h30, com vento W-SW e uma intensa garoa/neblina. Do meio da tarde em diante o sol apareceu entre poucas nuvens. Máxima de apenas 23,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Mocinha do tempo anunciando -10º de sensação térmica em Urupema, (que como ela mesma anunciou, uma das cidades mais frias do Brasil) para amanhã, vai dar o que falar!!!!

 

E ae Rodrigo, será que bate 05C em Curitiba?

Pela normal 61/90, o recorde é de exatos 6C em 28/03/76, um dos anos análogos citados pela Metsul? Uma quebra de recorde seria perfeito... hehehe.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Um forte temporal desabou sobre Goiânia agora no começo da noite. A frente está chegando aqui também. Só não vai esfriar, claro. Mas quem sabe alguma coisinha. O outono começou bem.

Bom frio aos sortudos.

 

Ro, Que história é essa de outono???? É ficção. Outono só existe em Uruguaiana ou Chicago.

 

Em Goiânia, é devaneio.

 

Em qualquer outro lugar é loucura,

 

Abração

 

Amigo Mafili, quando me referi a outono não quis dizer aqui em Goiânia não e sim do sul do Brasil. Aqui as estações são:

verão - chuvoso e quente (final de outubro a início de abril);

outono - seco e sem frio (final de abril a fins de maio);

inverno - seco e ameno, por vezes com alguma "onda" de frio (início de junho a início de agosto);

primavera - seco e muito quente (final de agosto a início de outubro)

Link to comment
Share on other sites

16 mm acumulados na última noite. Sem prejuízos em todo o estado, felizmente, apenas raios e mais raios, de estremecer a casa!

O ar frio começou a entrar no Noroeste do Paraná por volta das 10h30, com vento W-SW e uma intensa garoa/neblina. Do meio da tarde em diante o sol apareceu entre poucas nuvens. Máxima de apenas 23,8°C.

 

8C na quinta-feira? Os modelos continuam apontando 6C para o extremo sul do MS, fronteira com o Paraná!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

16 mm acumulados na última noite. Sem prejuízos em todo o estado, felizmente, apenas raios e mais raios, de estremecer a casa!

O ar frio começou a entrar no Noroeste do Paraná por volta das 10h30, com vento W-SW e uma intensa garoa/neblina. Do meio da tarde em diante o sol apareceu entre poucas nuvens. Máxima de apenas 23,8°C.

 

8C na quinta-feira? Os modelos continuam apontando 6C para o extremo sul do MS, fronteira com o Paraná!

 

Sds.

 

Tenho um pé atrás com esses 8C pra quinta, Silvio. Com o giro natural da alta, umidade de nordeste pode entrar no PR e trazer umidade, nuvens e até chuva. Isso vai acontecer na quinta-feira, e espero que seja a tarde.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.