Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Se Janeiro foi uma boa surpresa, Fevereiro foi um pesadelo! Muito calor!

Aqui idem. Mas a capital gaúcha foi a mais quente da lista, batendo até Campo Grande e a abafada Floripa. Deprimente, muito deprimente!!

 

Hoje estamos "frescos". Esse "frescor" é com mínima de 21,1°. Agora está 24,3° com 77% e nublado. E semana que vem o calorão volta.

 

Abraços deprimentes!

Link to comment
Share on other sites

preparem-se para março, quente e seco.

O Mirante Santana bateu 34,3° ontem, recorde histórico para março!! Quase chegou nos 34,5°, recorde histórico da estação, que é de 15/10/2008!!

 

Aqui 24,7° e 74%.

 

Abraços recordes!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

preparem-se para março, quente e seco.

 

Seca parece que vai se configurando para o Sudeste, Oeste da Bahia e leste de Goiás!!! Março deve ser realmente seco nessa região, mas será que não volta a chover em abril no sudeste? Muito prematuro esse corte na estação chuvosa, não é possível!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

preparem-se para março, quente e seco.

 

Seca parece que vai se configurando para o Sudeste, Oeste da Bahia e leste de Goiás!!! Março deve ser realmente seco nessa região, mas será que não volta a chover em abril no sudeste? Muito prematuro esse corte na estação chuvosa, não é possível!!!

 

Sds.

Isso é péssimo para as barragens. Pode piorar se se instalar um El Niño. Além de um inverno potencialmente ruim, pode ser seco em grande parte do Brasil. Torcemos para que isso não ocorra, tanto por nós quanto pelo país.

 

Aqui 25,9° e 68%. Começa a predominar o sol.

 

Abraços secos!

Link to comment
Share on other sites

Neste momento em Carambeí fazem 25oC e a mínima dessa noite foi de 14,7oC.

 

Lucas, boa mínima aí em Carambeí...tens um termômetro apenas?? Ele fica localizado aonde??

 

Abraços.

Beleza de mínima. Também pudera: Carambeí fica a 1050 m de altitude e a 100 km ao NO de Curitiba. A cidade tem um leve declive ao sul. Certamente ocorrem boas negativas por lá quando de um mp empurrada por um ciclone.

 

Aqui já está quente: 28,3° com 59%. Prefiro nem pensar nos últimos 60 dias e na semana que vem. Começa a ficar chato olhar para os "lados" e só ver calor, alor, calor. Que coisa!

 

Abraços carambeianos!

Link to comment
Share on other sites

 

Aqui já está quente: 28,3° com 59%. Prefiro nem pensar nos últimos 60 dias e na semana que vem. Começa a ficar chato olhar para os "lados" e só ver calor, alor, calor. Que coisa!

 

Abraços carambeianos!

 

Desencana, Marcos...

 

Por aqui também tá um calor de lascar: 30ºC com muitas nuvens e sensação de UR mais alta que ontem.

 

Para descontrair (música perfeita para o dia de hoje :pleasantry: ):

 

OkGgdIBX1to

 

:sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Zé, o problema é que os modelos indicam posterior fortalecimento do aquecimento, virando El Nino. Acho que pela dinâmica apresentada, nao vamos parar na estabilidade.

São os mesmos modelos que mostravam El Niño para este verão há alguns meses...

Levo fé que o ritmo de aquecimento vai diminuir já na semana que vem e a partir de um certo ponto vamos começar a ter esfriadas e aquecidas novamente, como estávamos até janeiro! :good:

Link to comment
Share on other sites

eu to pessimista, nao choveu direito em fevereiro e março, com aquecimento no Pacifico, nao vai chover em abril acima do Paraná.

O grande risco dessa seca antecipada nas regiões tropicais do BR é a criação de UM MONSTRO QUENTE NO BRASIL CENTRAL, UMA BARREIRA BRASIL TROPICAL INSTRANSPONÍVEL, que não deixaria passar nem bafo fresco a partir do outono climático! Por isso o ritmo de aquecimento do Pacífico tem de diminuir JÁ!!!!!!!

 

Que cheiro de 2005 no ar... ARRRRRGHHH!!! :heat: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Que cheiro de 2005 no ar... ARRRRRGHHH!!! :heat: :negative:

 

Parece que os Maias estavam certos... :negative:

 

O que me deixa mais intrigado, é que verão com La Niña foi o que não faltou nos últimos anos! teve até La NIña forte no verão, como em 2007/2008.

Isso significou verões frescos para o sul do Brasil nos últimos anos? :cray:

 

SDs.

Link to comment
Share on other sites

Vocês viram o NASA GISS? O Silvio me fez um alerta e fui lá dar uma olhada. Ele reviu muitas de suas médias do passado e agora cidades que haviam sofrido um grande aquecimento no passado, como Ctba e Buenos Aires, praticamente passaram amostrar aquecimento nulo no século!! Muito estranho... quê será que houve? Mostraram a verdade? :mosking: Cagada? Mudança no critério de cálculo de médias? Dêem uma olhada e tirem as suas próprias conclusões.

 

Pelo novo critério 2011 foi um dos anos mais frios da história de Curitiba desde 1926.

Link to comment
Share on other sites

Vocês viram o NASA GISS? O Silvio me fez um alerta e fui lá dar uma olhada. Ele reviu muitas de suas médias do passado e agora cidades que haviam sofrido um grande aquecimento no passado, como Ctba e Buenos Aires, praticamente passaram amostrar aquecimento nulo no século!! Muito estranho... quê será que houve? Mostraram a verdade? :mosking: Cagada? Mudança no critério de cálculo de médias? Dêem uma olhada e tirem as suas próprias conclusões.

 

Pelo novo critério 2011 foi um dos anos mais frios da história de Curitiba desde 1926.

Brunão,

 

Os números não mentem: os dados do INMET mostram grande aquecimento, que na minha opinião foi principalmente causado pela urbanização (mas não só por ela)! O único jeito de essa tendência ter se revertido é a NASA ter aplicado um "fator de correção" para urbanização ou coisa do gênero! Mudou o critério, mas os dados coletados continuam os mesmos!

Link to comment
Share on other sites

Neste momento em Carambeí fazem 25oC e a mínima dessa noite foi de 14,7oC.

 

Lucas, boa mínima aí em Carambeí...tens um termômetro apenas?? Ele fica localizado aonde??

 

Abraços.

 

 

Tenho 3 termômetros.

Um deles fica na porta, daí vai um fio pra fora. Os outros dois são sem fio, daí eu coloco os sensores lá fora, um grudado no telhado e outro na janela. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, os anos mais frios continuam nas décadas de 60 e 70, porém, aqueceram as décadas de 20, 30, 40 e 50...

 

Bizarro!!!

Pra quem conhece Curitiba, e mora na cidade há muito tempo, fica difícil entrar numa discussão pra dizer se aqueceu! É perceptível o aquecimento em poucos dias que se fica na cidade... É difícil explicar pra alguém de fora, quem não viveu lá acaba achando que é exagero, mas vendo a velocidade com que indústrias estão entrando na cidade, e o tamanho que está o centro hoje, não é de se espantar tanto. Isso pra nem entrar no mérito dos fatores macro, que tem influência com certeza.

 

Bem, quanto aos dados da NASA, vai ser difícil recebermos uma explicação. Talvez o Carlos Dias pudesse mandar um e-mail pra eles e ver se eles nos dão uma resposta!

 

Quanto ao resto, concordo plenamente com o Zé Vicente!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, os anos mais frios continuam nas décadas de 60 e 70, porém, aqueceram as décadas de 20, 30, 40 e 50...

 

Bizarro!!!

Pra quem conhece Curitiba, e mora na cidade há muito tempo, fica difícil entrar numa discussão pra dizer se aqueceu! É perceptível o aquecimento em poucos dias que se fica na cidade... É difícil explicar pra alguém de fora, quem não viveu lá acaba achando que é exagero, mas vendo a velocidade com que indústrias estão entrando na cidade, e o tamanho que está o centro hoje, não é de se espantar tanto. Isso pra nem entrar no mérito dos fatores macro, que tem influência com certeza.

 

Bem, quanto aos dados da NASA, vai ser difícil recebermos uma explicação. Talvez o Carlos Dias pudesse mandar um e-mail pra eles e ver se eles nos dão uma resposta!

 

Quanto ao resto, concordo plenamente com o Zé Vicente!

 

Sds.

 

E Goiânia então? É só comparar as mínimas antes e depois da década de 90 para verificarmos o aquecimento. A cidade tinha geada (raro mas tinha) e hj para baixar de 10ºC é um sufoco. O frio hj basicamente é por perda de radiação. E o que foi dito anteriormente é certo, se o bloqueio no brasil central se configurar, para romper vamos ter que ter aquela onda de frio, o que não tem acontecido com muita frequência.

Mas vamos esperar

Link to comment
Share on other sites

Uma curiosidade: como fiquei ausente um tempo devido ao trabalho e férias pergunto o que aconteceu com o site da metsul. Acabou aqueles textos maravilhosos?

Abraços

 

Acho que acabou o Blog da Metsul, já que a última vez que atualizaram foi no dia 28 de outubro de 2011... :cray:

 

É o que pensei. Realmente uma lástima, espero que retorne.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de descobrir que no Sul do País, Carambeí só perde para Palmas em potencial eólico. Estão pra instalar muitas hélices pra cá para geração de energia!

 

:bomb: :bomb: :help:

Nao era Soledade?

Em Soledade o potencial eólico é, na verdade, exponencial eólico.

 

Aqui a rajada máxima foi 21,4 km/h. Agora venta de S a 12,2 km/h. Esse ventinho refrescou a tarde. Tive máxima de 28,8°, mas às 14:23. Agora está 25,3° com 67%.

 

Abraços ventosos!

Link to comment
Share on other sites

Uma curiosidade: como fiquei ausente um tempo devido ao trabalho e férias pergunto o que aconteceu com o site da metsul. Acabou aqueles textos maravilhosos?

Abraços

 

Acho que acabou o Blog da Metsul, já que a última vez que atualizaram foi no dia 28 de outubro de 2011... :cray:

 

É o que pensei. Realmente uma lástima, espero que retorne.

 

Sinto muita falta desse Blog, ao menos 1 atualização semanal seria uma boa pra nao deixá-lo jogado às traças..ele tinha potencial tanto pro meio científico quanto pro meio popular, era so uma questao de mexer na estrutura, trocar de tema e tornar a coisa mais social..iria bombar! Quem trabalha com internet sabe que estou falando. Porém, tudo é uma questão de prioridades, uma pena.

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo em Lages. Entardecer com jeitão de inverno. Está frequinho e hoje a temperatura afunda, com previsão de 11ºC para amanhã cedo.

 

Saudades de temperaturas de 11ºC... não sei o que é isso desde o final de janeiro (quando a mínimas por aqui ficaram na casa dos 10ºC por dois dias seguidos). :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Já estou feliz porque para Ctba o GFS tá colocando o retorno de temperaturas normais para Janeiro (26oC/16oC) - isso em pleno início de março - a partir do final de semana e daí por até 1 semana! Pelo menos voltaria a ser possível dormir direito, he he he!!! Que pobreza, he he he!!!! :good:

 

Salve Joseph Vincent!

O que dizer de nós, sobeviventes de Mauhá, que passamos fevereiro à base de 20,6/28,5? :hang1: :pleasantry:

Obs: ao nível do solo deve ter dado algo em torno de 19,5/30

Link to comment
Share on other sites

Já estou feliz porque para Ctba o GFS tá colocando o retorno de temperaturas normais para Janeiro (26oC/16oC) - isso em pleno início de março - a partir do final de semana e daí por até 1 semana! Pelo menos voltaria a ser possível dormir direito, he he he!!! Que pobreza, he he he!!!! :good:

 

Salve Joseph Vincent!

O que dizer de nós, sobeviventes de Mauhá, que passamos fevereiro à base de 20,6/28,5? :hang1: :pleasantry:

Obs: ao nível do solo deve ter dado algo em torno de 19,5/30

 

Estive no Aero(SJP) no comecinho dessa semana, e reparei que tanto lá quanto na capital havia neblina de madrugada!! Nos últimos dias, parece que houve céu limpo todos os dias...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo em Lages. Entardecer com jeitão de inverno. Está frequinho e hoje a temperatura afunda, com previsão de 11ºC para amanhã cedo.

 

Saudades de temperaturas de 11ºC... não sei o que é isso desde o final de janeiro (quando a mínimas por aqui ficaram na casa dos 10ºC por dois dias seguidos). :mosking:

Eu não sei o que é isso desde 4 de outubro, quando tive 11,2°!! Evandro, ofereço a minha casa para ficar aqui no verão e eu vou para Itapevi.

 

Para verem como está difícil a situação, no momento está 23,5° com 74% e venta fraco de SE. E parece fresco. Mas o pior não é isso: estamos sob uma "mp" e, claro, claro, claro... uma camada de MM vinda de leste até exatamente a linha da cidade. Do lado de lá do Guaíba o céu está limpo.

 

23,5° à noite com mp é dose... vou te contar.

 

Abraços porto-alegrenses!!

Link to comment
Share on other sites

Bela sexta-feira de céu azul intenso, vento variando entre S-SW e poucas nuvens. Apenas a leste viam-se anvis de CBs no final da tarde, concentrados entre Maringá e Londrina. Mas fez calor, suportável, chegando a 32,5°C. As últimas duas manhãs foram bem agradáveis. Hoje fez 19,6°C de mínima, ou seja, está começando a melhorar.. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo em Lages. Entardecer com jeitão de inverno. Está frequinho e hoje a temperatura afunda, com previsão de 11ºC para amanhã cedo.

 

Saudades de temperaturas de 11ºC... não sei o que é isso desde o final de janeiro (quando a mínimas por aqui ficaram na casa dos 10ºC por dois dias seguidos). :mosking:

 

Esse frio no final de Janeiro foi incrível! Peguei 11,3ºC em Monte Alegre do Sul! interessante que nos outros dias as mínimas ficaram em 13ºC e em todos os dias as máximas na casa de 30ºC, uma amplitude bem grande!

Link to comment
Share on other sites

Acabei de descobrir que no Sul do País, Carambeí só perde para Palmas em potencial eólico. Estão pra instalar muitas hélices pra cá para geração de energia!

 

:bomb: :bomb: :help:

Nao era Soledade?

Em Soledade o potencial eólico é, na verdade, exponencial eólico.

 

Aqui a rajada máxima foi 21,4 km/h. Agora venta de S a 12,2 km/h. Esse ventinho refrescou a tarde. Tive máxima de 28,8°, mas às 14:23. Agora está 25,3° com 67%.

 

Abraços ventosos!

Que tal lutar por energia eólica?

Link to comment
Share on other sites

Ontem foi registrada a temperatura máxima de 32,1ºC no topão do INMET de JF. Os

maluquinhos do centro apontavam 37ºC durante a tarde, e creio que a realidade deve ter

ficado em +- 34/35ºC. TÓRRIDO !

 

E como alguns já disseram, preocupa essa condição de falta de chuva durante a época em

que deveria estar chovendo. Estamos acostumados com a falta de chuva durante o

inverno, mas emendar uma seca de Março até Setembro não seria nada fácil !!!

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro fechou com anomalia positiva de +00,5ºC em Juiz de Fora. Bem parecido com a

anomalia de BH. O que salvou o mês foram as mínimas amenas, pois tivemos muitas tardes

quentes.

 

Este Fevereiro foi quente, mas não pode ser comparado ao TÓRRIDO Fevereiro de 2006,

que teve 23,8ºC de média compensada (+02,1ºC), o mês mais quente já registrado na normal

do INMET daqui :hi:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.