Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - OUTUBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 602
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Carlos,

 

Sabe onde fica a estação de Barra do Una no litoral de SP? Sempre é a mais fria do litoral... já fui pra essa praia várias vezes e nunca reparei que o local era "frio" assim...

 

Acredito que ela fique no município de B. do Una, mas não na orla, porque se fosse perto da orla, certamente seria um desastre nas mínimas.

Por exemplo, tem a auto do Inmet em Itapoá, litoral de SC quase divisa com o PR. Lá chegou até a negativar. Mas por que? Por 2 razões:

- a estação fica a 3km da orla (relativamente longe);

- ela fica a 3 km de uma serrinha cujos cumes chegam a 500m, e isto produz um efeito baixada (neste caso, acredito que 3 km já sejam relativamente perto);

 

 

 

Pensei exatamente nisso, a estação deve ficar próxima da subida da Serra do Mar, produzindo um efeito "baixada" com o ar frio escorrendo para a estação.

Link to comment
Share on other sites

Agora que secou a superfície dos carros aqui na empresa dá para se ver claramente as cinzas vulcânicas depositadas...

 

E por aqui, tempo carrancuda, vento e 19ºC.

 

E essa Barra do Una, assim como Iguape, francamente viu??? Que mínimas que registram!

 

Olhei no Google Maps e perto de Barra do Una tem um pico de 1.223m, além de outros com mais de 1.000m e mais alguns com mais de 900m. A serra do Mar é bem alta nessa região e esse ar frio escorrendo deve fazer o "estrago"!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Ainda abordando a Serra do Mar, estava olhando no Google Earth e existe um lugar na estrada SP-171 que liga Guaratinguetá (SP) a Paraty (RJ) com casas a até 1.574m de altitude! A distância pela estrada até Paraty (nível do mar) é de apenas 21,7km!

 

Esse local deve apresentar temperaturas bem interessantes, já que a altitude é a mesma de Monte Verde! O contraste para Paraty deve ser enorme!

 

Quem quiser procurar no Google Earth as coordenadas são as seguintes:

 

23º10'00.36''S

44º50'16.03''O

elev. 1.574m

Link to comment
Share on other sites

Por causa dessa proximidade com as serras, eu lembro de ter visto a um tempo que a média das mínimas em Ubatuba era consideravelmente menor que as outras cidades do litoral.

Era diferença, em um dos meses, de 12.3 C pra Ubatuba e 14/15 C pras cidades que a serra tá mais distante, que nem Santos e Guarujá.

Em compensação, a média das máximas em Ubatuba era de 25 C e no Guarujá de 22/23 C

Link to comment
Share on other sites

Por causa dessa proximidade com as serras, eu lembro de ter visto a um tempo que a média das mínimas em Ubatuba era consideravelmente menor que as outras cidades do litoral.

Era diferença, em um dos meses, de 12.3 C pra Ubatuba e 14/15 C pras cidades que a serra tá mais distante, que nem Santos e Guarujá.

Em compensação, a média das máximas em Ubatuba era de 25 C e no Guarujá de 22/23 C

 

Paraty deve ter dados interessantes no Inverno, estando próxima de picos de 1.600m a cerca de 12km em linha reta de distância para a cidade...

Link to comment
Share on other sites

Luba, essa região serrana próxima do mar entre os litorais paulistas e fluminense devem apresentar valores extremamente baixos. Penso que a região da Bocaina deve apresentar alguns poços frios muito interessantes.

 

Existem estradinhas entre SP e RJ que passam por altitudes elevadas, e já vi fotos da região (viajando pelo Google Earth) com araucárias e tudo mais...

 

Ainda quero conhecer essa região...

Link to comment
Share on other sites

Luba, essa região serrana próxima do mar entre os litorais paulistas e fluminense devem apresentar valores extremamente baixos. Penso que a região da Bocaina deve apresentar alguns poços frios muito interessantes.

 

Existem estradinhas entre SP e RJ que passam por altitudes elevadas, e já vi fotos da região (viajando pelo Google Earth) com araucárias e tudo mais...

 

Ainda quero conhecer essa região...

 

 

É impressionante como é possível "descobrir" locais com bom potencial de frio pelo Google Earth! Sempre me interessei por locais altos e nem sabia que esse estrada de Paraty até Guaratinguetá era uma das mais altas do Brasil!

 

As temperaturas nessa "Monte Verde" ao lado de Paraty devem ser realmente baixas e a proximidade com uma cidade litorânea devem resultar em um contraste interessante. Deve ser estranho no inverno sair de Paraty com temperaturas amenas e em alguns minutos de carro pegar temperaturas negativas, que muito provavelmente devem acontecer neste local...

Link to comment
Share on other sites

Amanhã o tempo fica firme no estado do RS

 

Por Aline Cardoso

 

Quase um mês depois do início da primavera e as mudanças de tempo têm sido constantes. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, a primavera, assim como o outono, é uma estação de transição. "As vezes lembra o inverno, outras lembra o verão e por isso, as mudanças têm sido contínuas" - explica a meteorologista Cássia Beu. Apesar dessas variações, de forma geral, a temperatura está dentro do normal. No sul gaúcho é que a situação é um pouco diferente, as águas frias do mar tem dificultado a elevação da temperatura e as máximas estão quase 2ºC abaixo do normal.

Nessa quarta-feira (19), o sol aparece alternado com pancada rápida de chuva, a máxima prevista para porto Alegre é de 25ºC.

 

A massa de ar frio que está sobre o Rio Grande do Sul ainda deixa as temperaturas baixas na próxima madrugada. Novamente, as regiões mais frias serão a Serra e a Campanha. Mínima prevista de 8ºC para Bom Jesus e Vacaria. Nas primeiras horas da quinta-feira(20), ainda tem condição de chuva fraca entre a Serra e o litoral norte pela presença de instabilidades que enfraquecem no decorrer do dia e aos poucos dão lugar ao sol. Na maior parte do Estado o sol aparece desde cedo. Em Santa Maria, a máxima chega aos 25ºC. Já no sul do estado, a tarde ainda será fria e os termômetros não passam dos 22ºC em Pelotas. Na Capital, fica com mínimas em torno dos 14ºC, mas a temperatura sobe até o meio da tarde. A máxima prevista é de 24ºC em Porto Alegre.

 

O tempo fica firme para todo o Estado na sexta-feira (21), o sol predomina na capital e a máxima prevista de 27ºC em Porto Alegre. O final de semana será bastante aproveitável para as atividade ao ar livre.

 

somar1.gif

Link to comment
Share on other sites

Frio em Outubro:

 

Barueri: 11,3

 

 

Itapevi teve mínima de 10,5ºC hoje cedo e a sensação de frio úmido durou o dia todo, com máxima na casa dos 21ºC, mesmo com sol. Tá ótimo para esse mês. :good2:

 

Com certeza em varios pontos da RM os termômetros devem ter baixado dos 10C!!! Estamos a 10 dias de novembro, portanto está de bom tamanho...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Triple A. :hi:

 

Com relação às fotos que te mandei, continuo no aguardo de uma previsão de quando elas serão publicadas.

Sei que vocês precisam estar com uma certa folga pra postar o material. Até por isso, já elaborei um texto junto com as fotos pra ser usado como modelo, para deixar a coisa mais fácil pra vocês.

Há algum tempo, quando escrevi perguntando sobre o que ocorreu com as fotos, você explicou que tinha dado uma "virose virtual" na sua máquina, com perda de vários arquivos.

Ok, mas preciso saber se existe uma previsão de publicação do material, seja no blog principal da Metsul, ou no blog Mestsul 24h.

 

Até mais!

 

Abraços aguardantes!

 

Acho que minha msg no blog "Direto da Metsul", onde perguntei sobre a publicação das fotos, não foi aprovada... Primeiro fala que quer publicar, e depois ignora sistematicamente a gente? :punish: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 20/11:

 

Maria da Fé MG: 06,3

Campos do Jordão SP: 06,3

Monte Verde MG: 06,6

Bom Jardim da Serra SC: 08,5

Nova Friburgo RJ: 08,7

São Joaquim SC: 09,0

Tangará SC: 09,2

Urupema SC: 09,3

Ventania PR: 09,3

Caldas MG: 09,3

Caparaó MG: 09,4

São José dos Ausentes RS: 09,5

São Lourenço da Serra SP: 09,5

Curitiba PR: 09,6

Curitibanos SC: 09,7

Tapiraí SP: 09,7

Itapetininga SP: 09,7

Inacio Martins PR: 09,8

Pardinho SP: 09,8

Campos Novos SC: 09,9

Santa Teresa ES: 10,4

 

São Paulo (Marcilaq): 10,0

São Paulo (Parelheiros): 12,6

São Paulo (Congonhas): 13,0

São Paulo (IAG-USP - Agua Funda): 13,2

São Paulo (Sto Amaro): 13,3

São Paulo (Cidade Ademar): 13,7

São Paulo (M' Boi Mirim): 13,8

São Paulo (Itaim Paulista): 13,8

São Paulo (Mirante de Santana - Aut): 13,9

São Paulo (Penha): 14,4

São Paulo (Pirituba): 14,7

São Paulo (Vl Madalena): 14,7

São Paulo (Campo de Marte): 15,0

 

Porto Alegre (Salgado Filho): 15,0

Porto Alegre (Aut): 15,3

 

Florianópolis (Aut): 16,2

Florianópolis (Ilha): 16,4

Florianópolis (Hercilio Luz): 17,0

 

Curitiba (Simepar): 09,6

Curitiba (Afonso Pena): 10,0

Curitiba (Bacacheri): 10,0

Curitiba (Aut): 10,5

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 14,9ºC com neblina..as cinzas, se ainda estão por aqui, estão bem menos evidentes....

 

Mas meu carro permanece com uma camada de cinzas, vou lavá-lo hoje ainda!

Por aqui saiu nojornal que aumentou em 30% o movimento nas lavagens de automóveis. Graças às cinzas! Os postos de combustíveis agradecem! :good2:

 

O problema é que as cinzas poluíram o ar ao ponto de deixar a poluição de São Paulo no chinelo. Foi o ar mais sujo em pelo menos uma década: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/metroclima/default.php?reg=668&p_secao=6#. Coisa incrível!!

 

Hoje de manhã a mínima foi de 15,7°. Vento e MM segurando um resfriamento maior. Agora está quase nublado e faz 18,8° com 79%. Venta de SE a 25,0 km/h. Dia bem fresco.

 

Abraços com cinzas!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 20/11:

 

Maria da Fé MG: 06,3

Campos do Jordão SP: 06,3

Monte Verde MG: 06,6

Bom Jardim da Serra SC: 08,5

Nova Friburgo RJ: 08,7

São Joaquim SC: 09,0

Tangará SC: 09,2

Urupema SC: 09,3

Ventania PR: 09,3

Caldas MG: 09,3

Caparaó MG: 09,4

São José dos Ausentes RS: 09,5

São Lourenço da Serra SP: 09,5

Curitiba PR: 09,6

Curitibanos SC: 09,7

Tapiraí SP: 09,7

Itapetininga SP: 09,7

Inacio Martins PR: 09,8

Pardinho SP: 09,8

Campos Novos SC: 09,9

Santa Teresa ES: 10,4

 

São Paulo (Marcilaq): 10,0

São Paulo (Parelheiros): 12,6

São Paulo (Congonhas): 13,0

São Paulo (IAG-USP - Agua Funda): 13,2

São Paulo (Sto Amaro): 13,3

São Paulo (Cidade Ademar): 13,7

São Paulo (M' Boi Mirim): 13,8

São Paulo (Itaim Paulista): 13,8

São Paulo (Mirante de Santana - Aut): 13,9

São Paulo (Penha): 14,4

São Paulo (Pirituba): 14,7

São Paulo (Vl Madalena): 14,7

São Paulo (Campo de Marte): 15,0

 

Porto Alegre (Salgado Filho): 15,0

Porto Alegre (Aut): 15,3

 

Florianópolis (Aut): 16,2

Florianópolis (Ilha): 16,4

Florianópolis (Hercilio Luz): 17,0

 

Curitiba (Simepar): 09,6

Curitiba (Afonso Pena): 10,0

Curitiba (Bacacheri): 10,0

Curitiba (Aut): 10,5

 

 

 

Carlos,

 

Essas suas listas são excelentes! Parabéns!

 

Muito frio nas cidades altas da Serra da Mantiqueira! Mas o que mais me impressiona nessa lista é a diferença entre o Marcilaq e o Campo de Marte! Impressionante!

Link to comment
Share on other sites

O Carlos postou as mínimas do futuro. Essas são as mínimas que ACONTECERÃO no dia 20/11! :good2:

 

Agora faz 21,1° com 64% por aqui e venta de SE a 14,0 km/h. Por sinal, bastante vento hoje, típico dessa época. O interior está aquecendo. Já tive rajada de 33,2 km/h, mas o vento vai aumentar.

Link to comment
Share on other sites

Chuva no extremo sul catarinense começou às 19:35! Como o GPS sul dizia durante a semana e mudou agora à tarde, vai entender.

Mas onde trabalho eu continuava afirmando que chuva só a partir das 18:00. GPS deu na tampa! Modéstia a parte, que moral a minha amanhã lá no trabalho!heheheh (fiquei metido agora). Meu colega se baseou no tempoagora (Santa Rosa do Sul) se deu mal, dizia que a chuva seria pela manhã!

Link to comment
Share on other sites

Gente, vou levantar uma questão aqui no BAZ.

 

Gostaria que vcs avaliassem esta afirmação:

 

Um colega meu do trabalho (57 anos), cara sério, muito legal, me afirmou durante este inverno (muito frio por sinal, tenho vídeos de geadas desse ano) que Santa Rosa do Sul, no inverno de 1975 nevou! Quero lembrar que ficamos a uma latitude 29º e apenas a 30 metros de altitude. Estaria ele mentindo ou seria isso possível de ter acontecido?

 

Será que haverá algum dia (se isso ocorreu é claro) de ocorrer outro dia?

 

Sei que Urussanga, Lauro Muller e Orleans em 2010 nevou, mas são cidades próximas a serra, mais longe do mar do que Santa Rosa do Sul...

 

Um abraço e ficaria grato se alguém tivesse uma resposta.

 

Luciano

Link to comment
Share on other sites

Luciano, em 1975 tivemos uma das ondas de frio mais fortes de sempre no país. Porém, a onda de 1965 é que foi a mais intensa

e abrangente em termos de neve. Houve registros de neve no norte do Paraná em 75, o que prova o enorme frio em altura que esta

mp trouxe. Não acho nada impossível de ter nevado aí nesta ocasião. abraços

Link to comment
Share on other sites

GFS aponta uma baita onda de frio para daqui 6 dias no RS (apenas). A linha de 0C tangenciaria o sul do estado e POA teria 5C em 850hpa.

 

Chega inclusive a negativar em 850 no extremo sul do estado. Se avançar um pouco mais para norte, teremos sérios riscos para as plantações

sensíveis ao frio fora de época.

Link to comment
Share on other sites

Que venha o frio!!!

A m***** de tudo é esse horário de verão...totalmente sem sentido no Brasil. Seria como ter horário de inverno na Islândia.

 

:laugh:

Pois é, agora são 3 horas de diferença aqui pra Chicago!! Ficou dificil falar com minha família...

Porém, acho que mesmo com alguns inconvenientes, abre uma oportunidade para o pessoal aí no Brasil fazer exercícios com sol até mais de 8 da noite...

 

ps: se vier esse frio todo pro sul gaúcho que o GFS está apontando, pode ter geada na região! Já estamos na segunda quinzena de outubro!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Que venha o frio!!!

A m***** de tudo é esse horário de verão...totalmente sem sentido no Brasil. Seria como ter horário de inverno na Islândia.

 

:laugh:

Pois é, agora são 3 horas de diferença aqui pra Chicago!! Ficou dificil falar com minha família...

Porém, acho que mesmo com alguns inconvenientes, abre uma oportunidade para o pessoal aí no Brasil fazer exercícios com sol até mais de 8 da noite...

 

ps: se vier esse frio todo pro sul gaúcho que o GFS está apontando, pode ter geada na região! Já estamos na segunda quinzena de outubro!!!

 

Sds.

 

Eu até que gosto do H.V.

O problema é que entre dezembro e fevereiro, quando chega o horário entre 5 e 7 da tarde, ou ainda tá sol e abafado, ou tá desabando o mundo... assim fica difícil! :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Ambos os modelos, GFS e ECMWF, indicam entrada de ar frio na semana que vem, porém variam grandemente em intensidade.

O americano propõe um ciclone extratropical mais intenso que o europeu, além de estar bem mais próximo à costa, e consequentemente

indica muito mais frio, com chance de geada tardia e danosa. No momento, melhor torcer pelo europeu.

Link to comment
Share on other sites

Algém sabe qual o modelo base que a Somar usa em suas previsões automáticas, que dê embasamento à previsão deles de geada e temperaturas entre 1º e 3º na próxima semana por 3 dias para Curitiba??? Para mim é uma aberração!

http://www.tempoagora.com.br/previsaodotempo.html/brasil/Curitiba-PR/

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 21/11:

 

Pico do Couto RJ: 04,8

Campos do Jordão SP: 05,3

Morro da Igreja SC: 06,2

São Lourenço da Serra SP: 06,7

Maria da Fé MG: 06,7

São Mateus do Sul PR: 07,7

Monte Verde MG: 08,0

Nova Friburgo RJ: 08,2

Inacio Martins PR: 08,4

Juquitiba SP: 08,4

Itapetininga SP: 08,5

Papanduva SC: 08,6

Irati PR: 08,6

Ventania PR: 08,7

Barra do Turvo SP: 08,7

São José dos Ausentes RS: 08,8

São Joaquim SC: 08,9

Urupema SC: 08,9

Bom Jesus RS: 09,2

São Lourenço MG: 09,2

Caldas MG: 09,2

Vacaria RS: 09,3

Tangará SC: 09,4

Tapiraí SP: 09,6

Bom Jardim da Serra SC: 09,7

São Pedro SP: 09,8

Teresópolis RJ: 09,8

Castro PR: 09,9

 

São Paulo (IAG-USP - Agua Funda): 11,0

Guarulhos (Cumbica): 11,0

São Paulo (Marcilaq): 11,5

São Paulo (Itaim Paulista): 11,5

São Paulo (Mirante de Santana - Conv): 11,7

São Paulo (Parelheiros): 12,0

São Paulo (Mirante de Santana - Aut): 12,0

Barueri: 12,3

São Paulo (M' Boi Mirim): 12,4

São Paulo (Pirituba): 12,5

São Paulo (Sto Amaro): 12,5

São Paulo (Penha): 12,6

São Paulo (Vl Madalena): 12,8

São Paulo (Cidade Ademar): 12,9

São Paulo (Congonhas): 13,0

São Paulo (Campo de Marte): 13,0

 

Porto Alegre (Conv): 14,8

Porto Alegre (Aut): 14,9

Porto Alegre (Salgado Filho): 15,0

 

Florianópolis (Conv): 15,9

Florianópolis (Aut): 16,2

Florianópolis (Ilha): 16,1

Florianópolis (Hercilio Luz): 17,0

 

Curitiba (Conv): 11,5

Curitiba (Aut): 11,7

Curitiba (Afonso Pena): 12,0

Curitiba (Bacacheri): 12,0

 

Litoral Paulista:

 

Barra do Una: 11,0

Ubatuba: 12,8

Caraguatatuba: 13,2

Guarujá (Base Aerea): 14,0

Itanhaem: 15,0

Cananéia: 15,5

Ilhabela: 15,6

Santos: 15,8

Iguape: 16,0

Peruíbe: 16,0

Link to comment
Share on other sites

Salvador registrou a temperatura máxima mais baixa do ano em plena primavera

 

Por Deliane Assis

 

Ontem a Capital baiana registrou a menor temperatura máxima do ano, em plena primavera. Os termômetros não passaram dos 22,5°C, quase 6°C abaixo da média climatológica do mês de outubro, que é de 28,1°C. Nesta sexta-feira, pouca coisa muda na cidade e o tempo segue instável e frio. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, a chuva de hoje é forte e a máxima não deve chegar aos 25°C

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.